quarta-feira, 26 de agosto de 2020

SEMANA 18 - 31/08 A 04/09

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


DATA 31/ 08  /2020  (2ª Feira)                                  5º ANO  
 
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 31 de Agosto de 2020
Hoje é segunda-feira
O dia está ________________
Nome:___________________

Bom dia!                                                                                   

ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.

 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Assista à seguinte videoaula e depois responda as perguntas a seguir:

Videoaula:


1.   Na Língua Portuguesa as palavras são classificadas e essa classificação podemos chamar de Classe de Palavras, neste exercício estudaremos a classe chamada pronomes exercendo a função de se referir a um termo anterior, por isso essa classe tem o nome de ‘pronome’, já que ela se refere a um nome. Dito isso, agora abra seu livro NAME na página 26 e leia o texto com o título Música e literatura: amigas quase inseparáveis. E responda:

a)   Na frase “... elas eram uma arte só!” (1º parágrafo) o pronome ‘elas’ se refere à qual termo da frase (oração) anterior?

b)   No segundo parágrafo o termo “elas” da frase “Elas decoravam dezenas, centenas, milhares de versos…” se refere qual termo da frase anterior?

c)   Temos a frase “... e até para facilitar a tarefa de guardá-las na memória…” o pronome “las” refere-se a qual termo? (3º parágrafo)

d)   Veja no 4º parágrafo o pronome “elas” na frase “... e elas se tornaram artes diferentes.” está retornando o termo __________________ e _______________, o qual literatura é o sujeito da frase anterior.


COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE




COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Vídeos complementares sobre a história da fotografia.

·         Aproveite o dia de hoje para conhecer a história da fotografia e sua funcionalidade, de uma maneira bem divertida, para realizar atividade da quarta-feira.

História da câmara escura:

https://youtu.be/q-D_p1OYXZw

Câmara escura caseira:

https://youtu.be/yZlt8VgjKdc

História da fotografia, resumidamente:

https://youtu.be/VDfwlD139Es

https://youtu.be/6XwdE2cu5Rg

https://youtu.be/P3AHZmJdKsw


DATA 01/09/2020  (3ª Feira)                          5º ANO                                                                                         

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 01 de setembro de 2020

Hoje é terça-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!

“Deus, dai-me ânimo, paciência e fé, para enfrentar qualquer tempestade que vier. Amém!”

 ATIVIDADES:


COMPONENTE CURRICULAR: História

ATIVIDADE: No seu livro NAME leia o texto na 218 até a 220 e faça e responda no seu caderno:

1)   Por que a família real e a corte portuguesa vieram ao Brasil em 1808?

2)   Qual foi a consequência, de forma geral, da instalação da família real na cidade do Rio de Janeiro?

3)   O rei D. João VI retornou à Portugal deixando seu filho, D. Pedro I, para reinar. Qual foi o motivo que o levou a fazê-lo?

4)   Explique o motivo que levou a relação entre Brasil e Portugal piorar a cada dia.

5)   O que aconteceu de importante em 7 de Setembro de 1822 e qual foi a reação do príncipe?

6)   Após o “grito” houve festas, qual era a função delas?


COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Nesta aula vamos fazer um jogo de tabuleiro adaptado, que ficou muito bacana de se jogar. Essa adaptação usa algumas peças do jogo de xadrez, dentro do jogo da velha.  A princípio parece difícil, mas não é. O raciocínio é do jogos da velha, mas a movimentação das peças segue o xadrez, então a primeira coisa a se fazer é conhecer o nome da peças de xadrez, e depois saber os movimentos que elas podem fazer.  Dessa forma esse jogo também serve para começar a aprender o xadrez.

1 – Conheça as peças do jogo de xadrez:




Rei – anda uma casa de cada vez, e em todas as direções.

Rainha – anda quantas casas quiser, e em todas as direções.

Bispo – Anda quantas casas quiser, mas somente nas diagonais

Cavalo – anda somente em L (éle). A letra L pode ser feita movendo uma casa e depois duas, ou duas e depois uma.

Torre – anda quantas casas quiser, mas somente em linha reta horizontal ou vertical

Peão – anda uma casa de cada vez, mas somente para frente

2 -  A segunda tarefa é construir um tabuleiro do jogo da velha, mas esse tabuleiro terá 16 casas (4 colunas e 4 linhas). As peças podem ser de xadrez mesmo se você tiver o jogo, ou fazer com tampinhas marcando na tampinha que peça ela será, ou desenhar num papel e recortar suas peças.  Para esse jogo vamos usar a rainha, o bispo, o cavalo e a torre.





3 – Agora vamos jogar.  Super simples! O jogo começa cada um colocando suas peças espalhadas como no jogo da velha, uma vez de cada. Depois das peças colocadas sorteiam quem começa. A peça escolhida tem que seguir o movimento que ela pode fazer como descrito na atividade 1.  Para ganhar é igual no jogo da velha, formando uma linha com as 4 peças da mesma cor. Nesse jogo não existe captura de peças como no xadrez. 


DATA   02  / 09 /2020  (4ª Feira)              5º ANO                                                        

 E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 02 de setembro de 2020

Hoje é quarta-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!                                

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE:  No seu livro NAME na página 60 leia o texto retirado do Jornal e responda:

1.   Na linha 4 no primeiro parágrafo onde lemos “... o filho dela foi até um escritório…” entendemos que o termo “dela” se refere a quem? Ou seja, filho de quem seria?

2.   Ainda no primeiro parágrafo na penúltima e última linhas a frase “pediu aos arquitetos que desenhassem para ela uma casa…” a palavra em destaque se refere a quem?

3.   Qual a personagem principal do texto?

4.   Ao ler o texto podemos identificar um assunto principal que é abordado, pois há palavras que se repetem várias vezes. Qual o assunto principal que você consegue identificar no texto?

5.   Se tivesse que dar um novo título a esse texto qual título você daria?


COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ATIVIDADE: Baseado em todo conhecimento adquirido até aqui responda de forma objetiva:

1)   Em qual continente fica o seu país?

2)   Quais são os quatro pontos cardeais? Desenhe.

3)   O Brasil é dividido em 5 regiões, quais são?

4)   Vimos que a cidade do Rio de Janeiro hospedou a família real, e esta já fora a capital do Brasil. Então diga qual região do Brasil fica a cidade do Rio de Janeiro e em qual estado?


 COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Atividade Livro NAME: História Da Fotografia

·        Agora que você assistiu aos vídeos sobre a história da fotografia, vamos realizar as atividades.

·        Leia as informações e as imagens sobre a Câmara Escura e sobre a Primeira Fotografia produzida no mundo, para responder a questão 3 da página 80.

·        Em seu caderno, desenhe uma Câmara Escura, como mostra na página 80 e nos vídeos assistidos na segunda-feira: Desenhe a caixa, que será a câmara escura, do lado de fora da caixa desenho um objeto, na parte interior da Caixa, na parede do fundo, desenho objeto de ponta cabeça (pois, Como já visto nos textos e vídeos complementares, o reflexo sem inverte ao entrar pelo pequeno caixa.

·        Observe bem a câmera escura da página 80.

·        Opcional: se tiver interesse e ajuda de responsáveis, você pode criar a sua própria câmera escura, com as instruções dos vídeos assistidos na segunda-feira 31/08.


DATA 03/09/2020  (5ª Feira)                           5º ANO                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 03 de setembro de 2020

Hoje é quinta-feira

O dia está _____________________

Nome: ________________________

Bom dia!

“Que o nosso dia seja de paz, amor, saúde, fé e o mais importante, a presença de Deus!”

 

ATIVIDADE:

Leia, pense e resolva as situações-problemas com bastante atenção:

Componente Curricular:Ciências






DATA   04   / 09  /2020  (6ª Feira)                        5º ANO                   

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 04 de setembro de 2020

Hoje é sexta-feira

O dia está _____________________

Nome: ________________________

Bom dia!                                                                             

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Pinte em cada frase da mesma cor  os pronomes e os termos em destaque que se refere tal pronome:

Exemplo: João tinha uma bola. Ele a chutou ao gol. Então a palavra ‘ele’ deverá ser pintada da mesma cor que ‘João’ e ‘bola’ da mesma cor que ‘a’, pois cada um se refere ao respectivo termo.

a)   A primeira atividade econômica na colônia foi a extração do pau-­brasil pelos portugueses, eles o extraíam para fazer corante para tingir tecidos.

b)   A extração do pau-brasil era efetuada pelos indígenas, e em troca os europeus davam produtos manufaturados de baixa qualidade. Esse comércio é chamado de escambo.

c)   Durante a colonização do Brasil os portugueses trouxeram muitos escravos da África, depois os enviaram para os canaviais.

d)   Os negros eram capturados na África e conduzidos para o Brasil em navios ( navios negreiros ), chamados de tumbeiros. Quando eles chegavam ao Brasil era exibidos como mercadorias nos principais portos.

e)   Dentre vários trabalhos executados pelos escravos havia o trabalho no campo, que eles o executavam com muito suor.

f)     A mão-de-obra africana contribui para a acumulação de capitais no tráfico como mercadoria; em seguida esta era servida como força de trabalho na produção do açúcar.

g)   Durante o período de escravidão no Brasil ocorreram vários movimentos de libertação, os quais tiveram líderes como Zumbi dos Palmares.

h)   Ao chegar ao Brasil os colonizadores portugueses não tiveram êxito em escravizar os índios, estes morriam muito fácil ao contrair doenças trazidas pelos colonizadores.

i)     Os portugueses católicos queriam converter os nativos, ou seja, os índios, às crenças do catolicismo, este ato é chamado catequização.

j)     O excedente de produção realizado pelo trabalho indígena era comercializado pelos jesuítas. Estes vieram ao Brasil com a missão de catequizar os índios.

k)   A catequização do índio fortaleceu e incentivou a escravidão negra, pelo tráfico negreiro. Catequizando-os poderia impor-lhes um novo modo de vida.

 Vídeo aula explicativo:



COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.   Trace uma linha e ligue as palavras e imagens. Em seguida, faça os exercícios do livro de inglês, página 33.





1.   Encontre as palavras abaixo no caça palavras.


School  – snack bar  – bakery  – supermarket – park – newsstand – pharmacy – Church -

 

   

DATA 04/09/2020  (6ª Feira)                                5º ANO                                                                                        

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Nesse bloco de aulas, vimos alguns jogos de tabuleiro. Para fechar essa parte dos jogos, vamos fazer um registro.

Mancala, Tsoro Yematatu, Tchuka Ruma, Shisima, Damas, Damas Turcas, Trilha, Jogo da velha com garrafa, Labirinto Moçambique, jogo da Velha de Xadrez.

1 - Quais jogos você já conhecia?

2 - Você conseguiu fazer todos os jogos? Se não, por que?

3 - Quais jogos você achou mais difícil de entender ou jogar?

4 - Separe os jogos de acordo com as características:

a.   Sorte:

b.   Bloqueio:

c.   Captura:

d.   Colheita e semeadura:

5 – Pesquise e anote quais desses jogos você encontra a versão digital que é possível jogar no celular, computador, etc.

6 – Converse com seus pais se é possível baixar um desses jogos e experimentar as diferenças de jogar on-line. Você pode escolher o que mais gostou, ou um que achou mais difícil e assim ver um pouco mais sobre o jogo.  Também pode experimentar vários deles.

7 – Registre qual foi sua experiência em jogar o mesmo jogo no tabuleiro com um parceiro e pelo computador.

8 – Guarde esse registro para quando for solicitado.