OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
Bom dia!
ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE:
Assista
à seguinte videoaula e depois responda as perguntas a seguir:
Videoaula:
1. Na
Língua Portuguesa as palavras são classificadas e essa classificação podemos
chamar de Classe de Palavras, neste exercício estudaremos a classe chamada
pronomes exercendo a função de se referir a um termo anterior, por isso essa
classe tem o nome de ‘pronome’, já que ela se refere a um nome. Dito isso,
agora abra seu livro NAME na página
26 e leia o texto com o título Música
e literatura: amigas quase inseparáveis. E responda:
a) Na
frase “... elas eram uma arte só!” (1º parágrafo) o pronome ‘elas’ se refere à
qual termo da frase (oração) anterior?
b) No
segundo parágrafo o termo “elas” da frase “Elas decoravam dezenas, centenas,
milhares de versos…” se refere qual termo da frase anterior?
c) Temos
a frase “... e até para facilitar a tarefa de guardá-las na memória…” o pronome
“las” refere-se a qual termo? (3º parágrafo)
d)
Veja no 4º parágrafo o pronome “elas” na frase
“... e elas se tornaram artes diferentes.” está retornando o termo
__________________ e _______________, o qual literatura é o sujeito da frase anterior.
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Vídeos complementares sobre a história da
fotografia.
·
Aproveite o dia de hoje para conhecer a
história da fotografia e sua funcionalidade, de uma maneira bem divertida, para
realizar atividade da quarta-feira.
História da câmara escura:
Câmara escura
caseira:
História da
fotografia, resumidamente:
DATA 01/09/2020 (3ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 01 de setembro de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
“Deus, dai-me ânimo, paciência e fé,
para enfrentar qualquer tempestade que vier. Amém!”
ATIVIDADES:
COMPONENTE CURRICULAR: História
ATIVIDADE: No
seu livro NAME leia o texto na 218
até a 220 e faça e responda no seu caderno:
1) Por
que a família real e a corte portuguesa vieram ao Brasil em 1808?
2) Qual
foi a consequência, de forma geral, da instalação da família real na cidade do
Rio de Janeiro?
3) O rei
D. João VI retornou à Portugal deixando seu filho, D. Pedro I, para reinar.
Qual foi o motivo que o levou a fazê-lo?
4) Explique
o motivo que levou a relação entre Brasil e Portugal piorar a cada dia.
5) O que
aconteceu de importante em 7 de Setembro de 1822 e qual foi a reação do
príncipe?
6) Após o “grito” houve festas, qual era a função delas?
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
Nesta aula vamos fazer
um jogo de tabuleiro adaptado, que ficou muito bacana de se jogar. Essa
adaptação usa algumas peças do jogo de xadrez, dentro do jogo da velha. A princípio parece difícil, mas não é. O
raciocínio é do jogos da velha, mas a movimentação das peças segue o xadrez,
então a primeira coisa a se fazer é conhecer o nome da peças de xadrez, e
depois saber os movimentos que elas podem fazer. Dessa forma esse jogo também serve para
começar a aprender o xadrez.
1 – Conheça as peças do jogo de xadrez:
Rei – anda uma casa de
cada vez, e em todas as direções.
Rainha – anda quantas
casas quiser, e em todas as direções.
Bispo – Anda quantas
casas quiser, mas somente nas diagonais
Cavalo – anda somente
em L (éle). A letra L pode ser feita movendo uma casa e depois duas, ou duas e
depois uma.
Torre – anda quantas
casas quiser, mas somente em linha reta horizontal ou vertical
Peão – anda uma casa de
cada vez, mas somente para frente
2 - A segunda tarefa é construir um tabuleiro do jogo da velha, mas esse tabuleiro terá 16 casas (4 colunas e 4 linhas). As peças podem ser de xadrez mesmo se você tiver o jogo, ou fazer com tampinhas marcando na tampinha que peça ela será, ou desenhar num papel e recortar suas peças. Para esse jogo vamos usar a rainha, o bispo, o cavalo e a torre.
3 – Agora vamos jogar. Super simples! O jogo começa cada um colocando
suas peças espalhadas como no jogo da velha, uma vez de cada. Depois das peças
colocadas sorteiam quem começa. A peça escolhida tem que seguir o movimento que
ela pode fazer como descrito na atividade 1.
Para ganhar é igual no jogo da velha, formando uma linha com as 4 peças
da mesma cor. Nesse jogo não existe captura de peças como no xadrez.
DATA 02 / 09 /2020 (4ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 02 de setembro de 2020
Hoje é quarta-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: No seu livro NAME na página 60 leia o texto retirado do Jornal e responda:
1. Na
linha 4 no primeiro parágrafo onde lemos “... o filho dela foi até um
escritório…” entendemos que o termo “dela” se refere a quem? Ou seja, filho de quem
seria?
2. Ainda
no primeiro parágrafo na penúltima e última linhas a frase “pediu aos
arquitetos que desenhassem para ela
uma casa…” a palavra em destaque se refere a quem?
3. Qual a
personagem principal do texto?
4. Ao ler
o texto podemos identificar um assunto principal que é abordado, pois há
palavras que se repetem várias vezes. Qual o assunto principal que você
consegue identificar no texto?
5.
Se tivesse que dar um novo título a esse texto
qual título você daria?
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
ATIVIDADE:
Baseado
em todo conhecimento adquirido até aqui responda de forma objetiva:
1) Em
qual continente fica o seu país?
2) Quais
são os quatro pontos cardeais? Desenhe.
3) O
Brasil é dividido em 5 regiões, quais são?
4)
Vimos que a cidade do Rio de Janeiro hospedou a
família real, e esta já fora a capital do Brasil. Então diga qual região do
Brasil fica a cidade do Rio de Janeiro e em qual estado?
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Atividade Livro NAME: História Da Fotografia
·
Agora que você assistiu aos vídeos sobre a
história da fotografia, vamos realizar as atividades.
·
Leia as informações e as imagens sobre a Câmara
Escura e sobre a Primeira Fotografia produzida no mundo, para responder a
questão 3 da página 80.
·
Em seu caderno, desenhe uma Câmara Escura, como
mostra na página 80 e nos vídeos assistidos na segunda-feira: Desenhe a caixa,
que será a câmara escura, do lado de fora da caixa desenho um objeto, na parte
interior da Caixa, na parede do fundo, desenho objeto de ponta cabeça (pois,
Como já visto nos textos e vídeos complementares, o reflexo sem inverte ao
entrar pelo pequeno caixa.
·
Observe bem a câmera escura da página 80.
·
Opcional: se tiver interesse e ajuda de
responsáveis, você pode criar a sua própria câmera escura, com as instruções
dos vídeos assistidos na segunda-feira 31/08.
DATA 03/09/2020 (5ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 03 de setembro de 2020
Hoje é quinta-feira
O dia está _____________________
Nome: ________________________
Bom dia!
“Que o nosso dia seja de paz, amor, saúde, fé e o mais importante, a
presença de Deus!”
ATIVIDADE:
Leia, pense e resolva as situações-problemas com bastante atenção:
DATA 04 / 09 /2020 (6ª Feira) 5º ANO
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 04 de setembro de 2020
Hoje é sexta-feira
O dia está _____________________
Nome: ________________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Pinte
em cada frase da mesma cor os pronomes e
os termos em destaque que se refere tal pronome:
Exemplo: João tinha uma bola.
Ele a chutou ao gol. Então a palavra
‘ele’ deverá ser pintada da mesma cor que ‘João’ e ‘bola’ da mesma cor que ‘a’,
pois cada um se refere ao respectivo termo.
a) A
primeira atividade econômica na colônia foi a extração do pau-brasil pelos portugueses, eles o extraíam para fazer corante para tingir
tecidos.
b) A
extração do pau-brasil era efetuada pelos indígenas, e em troca os europeus davam produtos manufaturados de baixa
qualidade. Esse comércio é chamado de escambo.
c) Durante
a colonização do Brasil os portugueses trouxeram muitos escravos da África, depois os enviaram para os canaviais.
d) Os negros eram capturados na África e
conduzidos para o Brasil em navios ( navios negreiros ), chamados de tumbeiros.
Quando eles chegavam ao Brasil era exibidos como mercadorias nos principais portos.
e) Dentre
vários trabalhos executados pelos escravos havia o trabalho no campo, que eles
o executavam com muito suor.
f) A mão-de-obra africana contribui para a
acumulação de capitais no tráfico como mercadoria; em seguida esta era servida
como força de trabalho na produção do açúcar.
g) Durante
o período de escravidão no Brasil ocorreram vários movimentos de libertação, os quais tiveram líderes como
Zumbi dos Palmares.
h) Ao
chegar ao Brasil os colonizadores portugueses não tiveram êxito em escravizar os índios, estes morriam muito
fácil ao contrair doenças trazidas pelos colonizadores.
i) Os
portugueses católicos queriam converter
os nativos, ou seja, os índios, às crenças do catolicismo, este ato é
chamado catequização.
j) O
excedente de produção realizado pelo trabalho indígena era comercializado pelos
jesuítas. Estes vieram ao Brasil com
a missão de catequizar os índios.
k)
A catequização do índio fortaleceu e incentivou
a escravidão negra, pelo tráfico negreiro. Catequizando-os poderia impor-lhes
um novo modo de vida.
Vídeo aula explicativo:
ATIVIDADE:
1.
Trace
uma linha e ligue as palavras e imagens. Em seguida, faça os exercícios do
livro de inglês, página 33.
1.
Encontre
as palavras abaixo no caça palavras.
School –
snack bar – bakery – supermarket – park – newsstand – pharmacy –
Church -
|
DATA 04/09/2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
Nesse
bloco de aulas, vimos alguns jogos de tabuleiro. Para fechar essa parte dos
jogos, vamos fazer um registro.
Mancala, Tsoro Yematatu, Tchuka Ruma, Shisima, Damas, Damas
Turcas, Trilha, Jogo da velha com garrafa, Labirinto Moçambique, jogo da Velha
de Xadrez.
1 - Quais jogos você já conhecia?
2 - Você conseguiu fazer todos os jogos? Se não, por que?
3 - Quais jogos você achou mais difícil de entender ou
jogar?
4 - Separe os jogos de acordo com as características:
a. Sorte:
b. Bloqueio:
c. Captura:
d. Colheita
e semeadura:
5 – Pesquise e anote quais desses jogos você encontra a
versão digital que é possível jogar no celular, computador, etc.
6 – Converse com seus pais se é possível baixar um desses
jogos e experimentar as diferenças de jogar on-line. Você pode escolher o que
mais gostou, ou um que achou mais difícil e assim ver um pouco mais sobre o
jogo. Também pode experimentar vários
deles.
7 – Registre qual foi sua experiência em jogar o mesmo jogo
no tabuleiro com um parceiro e pelo computador.
8 – Guarde esse registro para quando for solicitado.