quarta-feira, 26 de agosto de 2020

SEMANA 18 - 31/08 A 04/09

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


DATA 31/ 08  /2020  (2ª Feira)                                  4º ANO  
 
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 31 de Agosto de 2020
Hoje é segunda-feira
O dia está ________________
Nome:___________________

Bom dia!                                                                                   

ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.

Componente curricular: Língua  Portuguesa

à Atividade 

Existem vários tipos de contos. Você conhece muito bem os contos de fadas. Vamos agora ler um conto fantástico.

Kaleidoscópio  (L.F.Riesemberg)

“É um caleidoscópio”, disse a mãe, com o olho grudado no objeto. “Eu tinha um quando era menina, mas este é muito mais sofisticado”. O filho esperou impacientemente que ela lhe devolvesse o brinquedo, para que pudesse logo brincar. Gabriel espiou pelo pequeno buraco em uma das bases daquele cilindro feito de lata e madeira. A mãe explicou a mágica: “As paredes internas são espelhos, e conforme você gira, os cristais lá dentro criam essas lindas ilusões”.

Mas Gabriel não via apenas cristais. Parecia algo muito maior. Teve a impressão de olhar todo o universo, com suas estrelas, nebulosas e cometas correndo por todos os lados. “O mundo está aqui dentro”, pensou. Caminhou para o quarto sem tirar o olho daquela pequena janela mágica. “Cuidado para não se machucar andando assim”, alertou a mãe.

Mas como ele poderia se machucar? Estava diante da maior das criações! Quanto mais girava o cilindro, mais imagens surgiam no seu interior. Viu o planeta Terra, com todos os seus continentes mergulhados num mar verde. Encontrou as pirâmides do Egito antigo, que logo se transformaram em um navio cruzando o oceano. Quando mais girava, mais visões iam se revelando.

O menino não saberia dizer quanto tempo ficou ali, admirando aquele mundo de imagens que se formavam e se desmanchavam. Viu navios cruzando o oceano virarem guerreiros de uma tribo pré-histórica, que depois se transformavam em vulcões  de um planeta desconhecido. Girando mais devagar, observou todo o país, com todos os Estados, e seu Estado, com todas as cidades. Deu uma batidinha na lateral do aparelho e então viu surgir sua cidade vista do alto, e achou o telhado da própria casa.

Pouco depois pôde ver até a si mesmo, ali no quarto, maravilhado com tudo aquilo. Pelo visor do cilindro viu até sua mãe na cozinha, preparando o almoço, e depois enxergou a biblioteca fechada naquele sábado, onde pôde entrar e passear pelos corredores silenciosos.

“Que bom que gostou do brinquedo”, disse a mãe, na mesa do almoço. Seria inútil explicar a ela que não era só um brinquedo. “Sim, é muito legal”, concordou, tentando imaginar de onde teria vindo aquele poder fantástico. “Como será que isto foi parar no córrego?”, ela perguntou. Gabriel não sabia, mas em um impulso levantou-se e voltou correndo para o quarto, onde novamente levou o cilindro ao olho.

Os cristais foram se movendo dentro da câmara e revelaram o caminho contrário que o artefato havia percorrido antes de chegar até suas mãos. Gabriel viu-se naquela manhã, abrindo a caixa de madeira na beira do córrego, e antes disso boiando na água. Então viu a caixa subindo rio acima, por muitos quilômetros, até um forte impacto lançá-la na carroceria de um caminhão que sofreu um acidente durante a tempestade. O caminhão rumava para um museu na capital, mas sua carga ficou espalhada na estrada.

Gabriel tirou os olhos do visor e respirou fundo. Como era possível aquele objeto lhe revelar tanto sobre tudo? Que poder incrível ele tinha em mãos! Olhou novamente o exterior do caleidoscópio, com suas inscrições em japonês, e concluiu que, de posse daquilo, poderia saber sobre tudo o que quisesse. Nunca mais teria dúvidas a respeito do que quer que fosse. Bastava olhar e a resposta lhe seria revelada.

Grudou outra vez o olho no objeto, e procurou as questões da próxima prova de Matemática. E estavam lá! Começou a pensar em tudo o que queria saber, e lembrou-se da linda moça da biblioteca. Como seria o seu nome, que ele nunca teve coragem de perguntar? Procurou um pouco e logo viu, dentro do cilindro, o envelope de uma carta escrita por ela. “Sofia” repetiu, maravilhado.

E a gangue do Jackson? Onde estaria? Encontrou no caleidoscópio cada um dos garotos e viu como eles pareciam ridículos quando não estavam juntos fazendo maldades. A partir de agora, eles nunca mais o pegariam de surpresa na rua, nem o ameaçariam nunca mais.  

“Eu nunca mais vou ter medo de nada!”, disse, rindo como o Dr. Frankenstein ao constatar que o monstro estava vivo.

  Conto fantástico é o nome que se dá a uma narrativa curta que apresenta personagens que extrapolam os limites da realidade e/ou fatos igualmente estranhos e inexplicáveis.

§  Um caleidoscópio ou calidoscópio é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.

COMPREENSÃO DO TEXTO

1)     Tendo o texto como referência, você acha que essa narrativa é um conto fantástico?

Justifique sua resposta.

___________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________

2)     Nesta narrativa o narrador participa da história ou apenas narra? Retire um trecho que

justifica sua resposta.

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

3)     No conto o menino viu muitas coisas. Cite três delas.

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

4)     É possível ver estas coisas num caleidoscópio? Por quê?

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

 5) Retire do conto um trecho que justifica a narrativa ser um conto fantástico.

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

6)     Num texto, para escrevermos diálogo, usamos travessão ou aspas. Neste, há conversa

entre a mãe e o menino. Retire uma dessas conversas.

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

7)     Neste trecho, “Caminhou para o quarto sem tirar o olho daquela pequena janela mágica”. A palavra  janela refere-se à janela do quarto? Justifique sua resposta, transcrevendo o trecho condizente com a resposta.

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

8)“.E depois enxergou a biblioteca fechada naquele sábado, onde pôde entrar e passear pelos  corredores silenciosos”. O trecho narra que a biblioteca estava fechada, mas mesmo assim, o menino entrou e passeou por ela. Como isso foi possível? Descreva sua resposta justificando-a.

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

9)     “Eu nunca mais vou ter medo de nada!” Para quem Gabriel disse isso? Por quê?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

10) Grudou outra vez o olho no objeto...”. A palavra destacada quer dizer que o garoto fez o quê?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

                           

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1: Resolva os probleminhas no caderno com atenção. Não se esqueça de registrar o cálculo e dar a resposta ao problema.

         a)   Em uma escola há o total de 1.345 alunos. Sabendo que 856 são meninas, quantos meninos estudam nessa escola?

________________________________________________

b)  No quarto de Marcos há 145 livros. Seu amigo João pediu 6 para levar para casa, e Maria levou 3. Com quantos livros Marcos ficou?

______________________________________________________________

c)   Em uma barraca de feira havia 600 laranjas. Foram vendidas 6 dúzias. Quantas laranjas sobraram na barraca?

________________________________________________

     d)  Para a festa de aniversário de Marina foram feitas 45 coxinhas, 50 bolinhas de queijo e 70 esfihas. Quantos salgados a mãe de Marina encomendou no total?

________________________________________________

     e)   Para fazer um bolo, Joana comprou 1 dúzia de ovos. Na receita vão 3 ovos. Quantos ovos sobraram?

________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Paisagem Marinha no Japão

Observe a obra de arte “A Grande Onda”, de kanagawa Uauá, na página 80.

Responda às questões da seção Conversa Vai, Conversa Vem, da página 80

Em seu caderno, represente, da sua maneira, a onda dessa paisagem marinha.

  

DATA 01/09/2020 (Terça-feira)                                4º s ANOS                                                                                               

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 01 de setembro de 2020.

Hoje é terça-feira.

Nome completo:___________________ 4º Ano ______

Professora: ______________________.

 

ATIVIDADE 1: Arme, efetue as operações e tire a prova real. Se possível acesse o link   https://www.youtube.com/watch?v=7_BdJaajTvs  e assista a um vídeo sobre a Operação Inversa (Prova real) da subtração.




a) 859 - 235=                    b) 628 - 35=                    c) 968 - 54=

d) 732 – 328 =                  e) 895 – 68=                    f) 1.260 – 36 =

g) 1.435 – 238 =               h) 1.750 – 335=               i) 2.659 - 1.250 =       

j) 5.578 - 3.289 =


 COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

ATIVIDADE: Leia o texto  e responda as questões do caderno de atividades complementares NAME –páginas 103  e  104.

                                           Brasil Colônial

             O Brasil Colônia, na História do Brasil, é a época que compreende o período de 1530 a 1822.

             Este período começou quando o governo português enviou ao Brasil a primeira expedição colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza.

             Em 1532, ele fundou o primeiro núcleo de povoamento, a Vila de São Vicente, no litoral do atual estado de São Paulo.

            Período Pré-Colonial

            Logo após a chegada dos portugueses à sua nova colônia, a primeira atividade econômica girava em torno da exploração do pau-brasil, existente em grande quantidade na costa brasileira, principalmente no nordeste do País. Esse período ficou conhecido como Ciclo do Pau-Brasil.

            A exploração do pau-brasil foi meramente extrativista e não deu origem a uma ocupação efetiva.

            O trabalho de derrubar árvores e preparar a madeira para embarque era feito pelos indígenas e uns poucos europeus que permaneciam em feitorias na costa.      

           Explorado de forma predatória, as árvores próximas da costa desapareceram já na década de 1520.                             

            

 Mapa do Brasil no Período Colonial

Várias expedições foram enviadas por Portugal, visando reconhecer toda costa brasileira e combater 

os piratas e comerciantes franceses.

As mais importantes foram as comandadas por Cristóvão Jacques (1516 e 1526), que combateu 

os franceses.

Também Martim Afonso de Sousa (1532), combateu a pirataria francesa. Da mesma forma, ele 

instalou em São Vicente, a primeira povoação dotada de um engenho para produção de açúcar.

Nos séculos XVI e XVII, o Nordeste tornou-se o centro dinâmico da vida social, política e

 econômica do Brasil. Assim a cidade de Salvador foi a primeira capital do Brasil onde se

 localizava o Governo Geral.

                                                   O Governo Geral

                  O sistema de Governo Geral foi criado em 1548, pela Coroa, com o objetivo de 

organizar a administração colonial.

                   O primeiro governador foi Tomé de Souza (1549 a 1553), que recebeu do

governo português, um conjunto de leis. Estas determinavam as funções administrativas, 

judicial, militar e tributária do Governo Geral.

                  O segundo governador geral foi Duarte da Costa (1553 a 1558), e o terceiro foi 

Mem de Sá (1558 a 1572).

                 Em 1572, depois da morte de Mem de Sá e de seu sucessor Dom Luís de Vasconcelos, 

o governo português dividiu o Brasil em dois governos cuja unificação só voltou em 1578:

                 Além do Governo Geral as Câmaras Municipais também administravam o Brasil Colônia.


COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Nesta aula vamos fazer um jogo de tabuleiro adaptado, que ficou muito bacana de se jogar. Essa

 adaptação usa algumas peças do jogo de xadrez, dentro do jogo da velha.  A princípio parece 

difícil, mas não é. O raciocínio é do jogos da velha, mas a movimentação das peças segue o 

xadrez, então a primeira coisa a se fazer é conhecer o nome da peças de xadrez, e depois saber 

os movimentos que elas podem fazer.  Dessa forma esse jogo também serve para começar a 

aprender o xadrez.

1 – Conheça as peças do jogo de xadrez:

Rei – anda uma casa de cada vez, e em todas as direções.

Rainha – anda quantas casas quiser, e em todas as direções.

Bispo – Anda quantas casas quiser, mas somente nas diagonais

Cavalo – anda somente em L (éle). A letra L pode ser feita movendo uma casa e depois duas, ou duas

 e depois uma.

Torre – anda quantas casas quiser, mas somente em linha reta horizontal ou vertical

Peão – anda uma casa de cada vez, mas somente para frente

2 -  A segunda tarefa é construir um tabuleiro do jogo da velha, mas esse tabuleiro terá 16 casas

 (4 colunas e 4 linhas). As peças podem ser de xadrez mesmo se você tiver o jogo, ou fazer com 

tampinhas marcando na tampinha que peça ela será, ou desenhar num papel e recortar suas peças. 

 Para esse jogo vamos usar a rainha, o bispo, o cavalo e a torre.


3 – Agora vamos jogar.  Super simples! O jogo começa cada um colocando suas peças 
espalhadas como no jogo da velha, uma vez de cada. Depois das peças colocadas sorteiam 
quem começa. A peça escolhida tem que seguir o movimento que ela pode fazer como
 descrito na atividade 1.  
Para ganhar é igual no jogo da velha, formando uma linha com as 4 peças da mesma cor.
Nesse jogo não existe captura de peças como no xadrez. 


Data: 02 / 09 / 2020 (4ª feira)                          4º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 02 de setembro de 2020.

Hoje  é quarta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade

 Releia o texto Kaleidoscópio e reescreva-os com suas palavras

Você pode iniciar seu texto assim; Exemplo: Neste texto, o narrador relata uma experiência 

vivida por um garoto quando ele encontra um caleidoscópio... O texto narra a experiência 

de um menino...

*NOTA: Não esqueça de iniciar a produção com letra maiúscula, fazer parágrafo,

 colocar pontuação adequada e escrever o  início, o meio e o fim.


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

ATIVIDADE:  Caderno de atividades complementares NAME –páginas 121  e  122.

Obs.: Se necessário pesquise na internet  ou pergunte para alguém de sua família sobre a unidade

 federativa em que você mora.


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: livro NAME: Paisagem Marinha do Japão.

Observe a imagem da onda, na página 81. Escolha seus lápis de cor, somente em tons de azul, 

para representar uma onda no quadro abaixo, na mesma página.

Leia o texto Qual É A Cor Do Mar, na página 81.  

 Segundo sua leitura, responda em seu caderno:

·        O mar é da cor azul ou verde? E por quê?


DATA 03/09/2020 (Quinta-feira)                         4ºs ANOS                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 03 de setembro de 2020.

Hoje é quinta-feira.

Nome completo: ____________________4º Ano ______

Professora: ____________________.


 ATIVIDADE 1: Análise o gráfico e responda às perguntas no caderno. Não se esqueça de registrar 

as continhas quando necessário.



a) Qual foi o dia que vendeu menos chocolate? ____________________________________

b) Qual foi o dia “Campeão” de vendas de chocolate? _______________________________

c) Qual foi a diferença de vendas entre o dia que vendeu mais chocolates e o dia que vendeu

 menos? __________________________________

d) Qual foi o total de chocolates vendidos durante a semana toda? ________

e) Quantos chocolates foram vendidos nos três primeiros dias da semana? ______


COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Atividade 1: Leia o texto.

Aquífero

        Aquífero é uma unidade geológica onde se infiltra e se armazena água que pode ser 

utilizada como fonte de abastecimento. Geralmente, ao penetrar em camadas porosas, quase sempre 

de rochas sedimentares, a água passa por um natural processo de filtragem, tornando-se própria

 para consumo. Em um aquífero ocorre também uma permeabilidade que permite a movimentação

 do volume de água em seu interior.

        Existem vários tipos de aquíferos, classificados de diferentes formas com base nos mais 

distintos critérios. Em uma dessas possibilidades, há a divisão que apresenta três tipos de aquíferos: 

os livres, os suspensos e os confinados

       O aquífero livre apresenta-se com um extrato superior permeável, sendo inferiormente 

limitado por uma rocha permeável ou semipermeável. Encontram-se, em geral, em profundidades 

pequenas, sendo quase sempre limitados pela própria superfície ou pelo limite de acumulação da água.

 Esse tipo de aquífero é o de mais fácil extração de recursos hídricos, sendo, muitas vezes, chamado 

de aquífero freático.

        Os aquíferos suspensos são formados por uma base inferior impermeável e uma base 

superior permeável ou semipermeável, sem a capacidade de transmitir, acumular ou receber mais

 água.

        Já os aquíferos confinados são aqueles cercados por camadas impermeáveis e mantidos sob 

uma pressão interna superior à pressão atmosférica. Quando perfurados, os seus poços costumam

 jorrar água em velocidade razoável em razão dessa pressão superior.




Esquema simplificado dos principais tipos de aquíferos

            Os aquíferos são importantes fontes de recursos em razão de sua grande quantidade de água 

armazenada. No entanto, torna-se problemática a sua utilização excessiva e, principalmente, a sua 

contaminação com a poluição dos solos e a utilização de reagentes químicos na superfície, pois isso 

compromete a durabilidade e o poder de renovação desse recurso natural. No Brasil, há dois grandes 

e importantes aquíferos: o Guarani, situado no Centro-sul e que se estende por outros países, além do 

aquífero Alter do Chão, localizado na região Norte.

São os aquíferos que alimentam boa parte das nascentes de água.

                                                                       Rodolfo F. Alves Pena

Para saber mais:https://www.youtube.com/watch?v=hwBEfPJm1Ak




     

         Atividade 2: Releia o texto do dia 20/08 Atmosfera”

         Atividade 3: Após a leitura dos textos responda as questões do Caderno de Atividades 

         Complementares NAME- páginas  83  e 84.


 Data: 04 / 09 / 2020 (6ª feira)                                 Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 04 de setembro de 2020.

Hoje  é sexta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ 


à Atividade: Resolva com atenção. Consulte um dicionário, caso necessário.





à Retire da atividade anterior:

a) Duas palavras oxítonas. (palavras com a última sílaba tônica)

 _____________________________________________

______________________________________________

c) Duas  palavras  paroxítonas. (palavras com a penúltima sílaba tônica)

______________________________________________

______________________________________________ 

d) Duas palavras proparoxítonas. (palavras com a antepenúltima sílaba tônica)

______________________________________________

______________________________________________ 

e) Duas dissílabas. (palavras com duas sílaba)

______________________________________________

______________________________________________

f) Duas trissílabas. (palavras com três sílabas)

_______________________________________________

_______________________________________________

g) Duas polissílabas. (palavras com quatro ou mais sílabas)

_______________________________________________

_______________________________________________ 

h) Quatro substantivos genéricos (comuns)

_______________________________________________

_______________________________________________

i) Quatro substantivos concretos (nomes de objetos que se pode pegar) 

______________________________________________

______________________________________________

J) Separe as palavras em sílabas.

_______________________________________________

Componente curricular: INGLÊS

      ATIVIDADE:

1.   Encontre as palavras abaixo no caça-palavras.

 

FEVER – COUGH – COLD – SORE THROAT – EARACHE - HEADACHE




1.Observe as palavras abaixo e faça 

   a tradução para o português.


a) Sore throat - __________________

b)   Fever - _______________________

c)   Cold - ________________________

d)   Earache - _____________________

e)   Cough - _______________________

f)    Headache - ____________________



COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Nesse bloco de aulas, vimos alguns jogos de tabuleiro. Para fechar essa parte dos jogos, vamos fazer um registro.

Mancala, Tsoro Yematatu, Tchuka Ruma, Shisima, Damas, Damas Turcas, Trilha, Jogo da velha com garrafa, Labirinto Moçambique, jogo da Velha de Xadrez.

1 - Quais jogos você já conhecia?

2 - Você conseguiu fazer todos os jogos? Se não, por que?

3 - Quais jogos você achou mais difícil de entender ou jogar?

4 - Separe os jogos de acordo com as características:

a.   Sorte:

b.   Bloqueio:

c.   Captura:

d.   Colheita e semeadura:

5 – Pesquise e anote quais desses jogos você encontra a versão digital que é possível jogar no

 celular, computador, etc.

6 – Converse com seus pais se é possível baixar um desses jogos e experimentar as diferenças de 

jogar on-line. Você pode escolher o que mais gostou, ou um que achou mais difícil e assim

 ver um pouco mais sobre o jogo.  Também pode experimentar vários deles.

7 – Registre qual foi sua experiência em jogar o mesmo jogo no tabuleiro com um parceiro

 e pelo computador.

8 – Guarde esse registro para quando for solicitado.