OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
Bom dia!
ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.
Componente curricular: Língua Portuguesa
à Atividade
Existem vários tipos de
contos. Você conhece muito bem os contos de fadas. Vamos agora ler um conto
fantástico.
Kaleidoscópio (L.F.Riesemberg)
“É um caleidoscópio”, disse a mãe, com o olho grudado no objeto. “Eu tinha um quando era menina, mas este é muito mais sofisticado”. O filho esperou impacientemente que ela lhe devolvesse o brinquedo, para que pudesse logo brincar. Gabriel espiou pelo pequeno buraco em uma das bases daquele cilindro feito de lata e madeira. A mãe explicou a mágica: “As paredes internas são espelhos, e conforme você gira, os cristais lá dentro criam essas lindas ilusões”.
Mas Gabriel não via apenas cristais. Parecia algo muito maior. Teve a impressão de olhar todo o universo, com suas estrelas, nebulosas e cometas correndo por todos os lados. “O mundo está aqui dentro”, pensou. Caminhou para o quarto sem tirar o olho daquela pequena janela mágica. “Cuidado para não se machucar andando assim”, alertou a mãe.
Mas como ele poderia se machucar? Estava diante da maior das criações!
Quanto mais girava o cilindro, mais imagens surgiam no seu interior. Viu o
planeta Terra, com todos os seus continentes mergulhados num mar verde.
Encontrou as pirâmides do Egito antigo, que logo se transformaram em um navio
cruzando o oceano. Quando mais girava, mais visões iam se revelando.
O menino não saberia dizer quanto tempo ficou ali, admirando aquele
mundo de imagens que se formavam e se desmanchavam. Viu navios cruzando o
oceano virarem guerreiros de uma tribo pré-histórica, que depois se
transformavam em vulcões de um planeta desconhecido. Girando mais
devagar, observou todo o país, com todos os Estados, e seu Estado, com todas as
cidades. Deu uma batidinha na lateral do aparelho e então viu surgir sua cidade
vista do alto, e achou o telhado da própria casa.
Pouco depois pôde ver até a si mesmo, ali no quarto, maravilhado com
tudo aquilo. Pelo visor do cilindro viu até sua mãe na cozinha, preparando o
almoço, e depois enxergou a biblioteca fechada naquele sábado, onde pôde entrar
e passear pelos corredores silenciosos.
“Que bom que gostou do brinquedo”, disse a mãe, na mesa do almoço. Seria
inútil explicar a ela que não era só um brinquedo. “Sim, é muito legal”,
concordou, tentando imaginar de onde teria vindo aquele poder fantástico. “Como
será que isto foi parar no córrego?”, ela perguntou. Gabriel não sabia, mas em
um impulso levantou-se e voltou correndo para o quarto, onde novamente levou o
cilindro ao olho.
Os cristais foram se movendo dentro da câmara e revelaram o caminho
contrário que o artefato havia percorrido antes de chegar até suas mãos.
Gabriel viu-se naquela manhã, abrindo a caixa de madeira na beira do córrego, e
antes disso boiando na água. Então viu a caixa subindo rio acima, por muitos
quilômetros, até um forte impacto lançá-la na carroceria de um caminhão que
sofreu um acidente durante a tempestade. O caminhão rumava para um museu na
capital, mas sua carga ficou espalhada na estrada.
Gabriel tirou os olhos do visor e respirou fundo. Como era possível
aquele objeto lhe revelar tanto sobre tudo? Que poder incrível ele tinha em
mãos! Olhou novamente o exterior do caleidoscópio, com suas inscrições em
japonês, e concluiu que, de posse daquilo, poderia saber sobre tudo o que
quisesse. Nunca mais teria dúvidas a respeito do que quer que fosse. Bastava
olhar e a resposta lhe seria revelada.
Grudou outra vez o olho no objeto, e procurou as questões da próxima
prova de Matemática. E estavam lá! Começou a pensar em tudo o que queria saber,
e lembrou-se da linda moça da biblioteca. Como seria o seu nome, que ele nunca
teve coragem de perguntar? Procurou um pouco e logo viu, dentro do cilindro, o
envelope de uma carta escrita por ela. “Sofia” repetiu, maravilhado.
E a gangue do Jackson? Onde estaria? Encontrou no caleidoscópio cada um
dos garotos e viu como eles pareciam ridículos quando não estavam juntos
fazendo maldades. A partir de agora, eles nunca mais o pegariam de surpresa na
rua, nem o ameaçariam nunca mais.
“Eu nunca mais vou
ter medo de nada!”, disse, rindo como o Dr. Frankenstein ao constatar que o
monstro estava vivo.
§ Um caleidoscópio ou calidoscópio é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.
COMPREENSÃO DO TEXTO
1) Tendo o texto como
referência, você acha que essa narrativa é um conto fantástico?
Justifique sua resposta.
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
2)
Nesta narrativa o narrador participa da história ou apenas
narra? Retire um trecho que
justifica sua resposta.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
3)
No conto o menino viu muitas coisas. Cite
três delas.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
5) Retire do conto um trecho que justifica a narrativa ser um conto fantástico.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
6)
Num texto, para escrevermos diálogo, usamos
travessão ou aspas. Neste, há conversa
entre a
mãe e o menino. Retire uma dessas conversas.
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
7) Neste trecho, “Caminhou para o quarto sem tirar o olho daquela pequena janela mágica”. A palavra janela refere-se à janela do quarto? Justifique sua resposta, transcrevendo o trecho condizente com a resposta.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
8)“.E depois enxergou a biblioteca fechada naquele sábado, onde pôde entrar e passear pelos corredores silenciosos”. O trecho narra que a biblioteca estava fechada, mas mesmo assim, o menino entrou e passeou por ela. Como isso foi possível? Descreva sua resposta justificando-a.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
9)
“Eu nunca mais vou ter medo de nada!” Para quem Gabriel
disse isso? Por quê?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
10) “Grudou outra vez o olho no objeto...”. A palavra destacada quer dizer que o garoto fez o quê?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE 1: Resolva
os probleminhas no caderno com atenção. Não se esqueça de registrar o cálculo e dar a
resposta ao problema.
a) Em uma escola há o total de 1.345 alunos. Sabendo que 856 são meninas, quantos meninos estudam nessa escola?
________________________________________________
b) No quarto de Marcos há 145 livros. Seu amigo João pediu 6 para levar para casa, e Maria levou 3. Com quantos livros Marcos ficou?
______________________________________________________________
c) Em uma barraca de feira havia 600 laranjas. Foram vendidas 6 dúzias. Quantas laranjas sobraram na barraca?
________________________________________________
d) Para a
festa de aniversário de Marina foram feitas 45 coxinhas, 50 bolinhas de queijo
e 70 esfihas. Quantos salgados a mãe de Marina encomendou no total?
________________________________________________
e) Para
fazer um bolo, Joana comprou 1 dúzia de ovos. Na receita vão 3 ovos. Quantos
ovos sobraram?
________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME: Paisagem Marinha no Japão
Observe a obra de arte “A Grande Onda”, de kanagawa Uauá, na página 80.
Responda às questões da seção Conversa Vai, Conversa Vem, da página 80
Em seu caderno, represente, da sua maneira, a onda dessa paisagem marinha.
DATA 01/09/2020 (Terça-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO
CADERNO)
E. M. “Coronel
Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 01 de
setembro de 2020.
Hoje é
terça-feira.
Nome completo:___________________
4º Ano ______
Professora: ______________________.
ATIVIDADE 1: Arme, efetue as operações e tire a prova real. Se possível acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=7_BdJaajTvs e assista a um vídeo sobre a Operação Inversa (Prova real) da subtração.
a) 859 - 235= b) 628 - 35= c) 968 - 54=
d) 732 – 328 = e) 895 – 68= f) 1.260 – 36 =
g) 1.435 – 238 = h) 1.750 – 335= i) 2.659 - 1.250 =
j) 5.578 - 3.289 =
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ATIVIDADE: Leia o texto e responda as questões do caderno de atividades complementares NAME –páginas 103 e 104.
Brasil Colônial
O Brasil
Colônia, na História do Brasil, é a época que compreende o período
de 1530 a 1822.
Este período começou quando o
governo português enviou ao Brasil a primeira expedição colonizadora chefiada
por Martim Afonso de Souza.
Em 1532, ele fundou o primeiro
núcleo de povoamento, a Vila de São Vicente, no litoral do atual estado de São
Paulo.
Período Pré-Colonial
Logo após a chegada dos portugueses
à sua nova colônia, a primeira atividade econômica girava em torno da
exploração do pau-brasil, existente em grande quantidade na costa brasileira,
principalmente no nordeste do País. Esse período ficou conhecido como Ciclo do Pau-Brasil.
A exploração do pau-brasil foi
meramente extrativista e não deu origem a uma ocupação efetiva.
O trabalho de derrubar árvores e preparar a madeira para embarque era feito pelos indígenas e uns poucos europeus que permaneciam em feitorias na costa.
Explorado de forma predatória, as árvores próximas da costa desapareceram já na década de 1520.
Mapa do Brasil no Período Colonial Várias expedições foram enviadas por Portugal, visando reconhecer toda costa brasileira e combater os piratas e comerciantes franceses. As mais importantes foram as comandadas por Cristóvão Jacques (1516 e 1526), que combateu os franceses. Também Martim Afonso de Sousa (1532), combateu a pirataria francesa. Da mesma forma, ele instalou em São Vicente, a primeira povoação dotada de um engenho para produção de açúcar. Nos séculos XVI e XVII, o Nordeste tornou-se o centro dinâmico da vida social, política e econômica do Brasil. Assim a cidade de Salvador foi a primeira capital do Brasil onde se localizava o Governo Geral.
O Governo Geral O sistema de Governo Geral foi criado em 1548, pela Coroa, com o objetivo de organizar a administração colonial. O primeiro governador foi Tomé de Souza (1549 a 1553), que recebeu do governo português, um conjunto de leis. Estas determinavam as funções administrativas, judicial, militar e tributária do Governo Geral. O segundo governador geral foi Duarte da Costa (1553 a 1558), e o terceiro foi Mem de Sá (1558
a 1572). Em 1572, depois da morte de Mem de Sá e de seu sucessor Dom Luís de Vasconcelos, o governo português
dividiu o Brasil em dois governos cuja unificação só voltou em 1578:
Além do Governo Geral as Câmaras
Municipais também administravam o Brasil Colônia. COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física ATIVIDADE:
Nesta aula vamos fazer um jogo de tabuleiro adaptado, que ficou muito bacana de se jogar. Essa adaptação usa algumas peças do jogo de xadrez, dentro do jogo da velha. A princípio parece difícil, mas não é. O raciocínio é do jogos da velha, mas a movimentação das peças segue o xadrez, então a primeira coisa a se fazer é conhecer o nome da peças de xadrez, e depois saber os movimentos que elas podem fazer. Dessa forma esse jogo também serve para começar a aprender o xadrez. 1 – Conheça as peças do jogo de xadrez: Rei – anda uma casa de
cada vez, e em todas as direções. Rainha – anda quantas
casas quiser, e em todas as direções. Bispo – Anda quantas
casas quiser, mas somente nas diagonais Cavalo – anda somente em L (éle). A letra L pode ser feita movendo uma casa e depois duas, ou duas e
depois uma. Torre – anda quantas
casas quiser, mas somente em linha reta horizontal ou vertical Peão – anda uma casa de cada vez, mas somente para frente 2 - A segunda tarefa é construir um tabuleiro do jogo da velha, mas esse tabuleiro terá 16 casas (4 colunas e 4 linhas). As peças podem ser de xadrez mesmo se você tiver o jogo, ou fazer com tampinhas marcando na tampinha que peça ela será, ou desenhar num papel e recortar suas peças. Para esse jogo vamos usar a rainha, o bispo, o cavalo e a torre. 3 – Agora vamos jogar. Super simples! O jogo começa cada um colocando
suas peças espalhadas como no jogo da velha, uma vez de cada. Depois das peças
colocadas sorteiam quem começa. A peça escolhida tem que seguir o movimento que
ela pode fazer como descrito na atividade 1. Para ganhar é igual no jogo da velha, formando uma linha com as 4 peças
da mesma cor. Nesse jogo não existe captura de peças como no xadrez. Data: 02 / 09 / 2020 (4ª feira) 4º Ano Componente curricular: Língua Portuguesa Cabeçalho
(copiar no caderno) E.M.Coronel Domingos
Ferreira. Monte Mor, 02 de setembro
de 2020. Hoje é quarta-feira. Nome completo: Professora: ________________ . 4º Ano _____ . à Atividade Releia o texto “Kaleidoscópio” e reescreva-os com suas palavras Você pode iniciar seu texto assim; Exemplo: Neste texto, o narrador relata uma experiência vivida por um garoto quando ele encontra um caleidoscópio... O texto narra a experiência de um menino... *NOTA: Não esqueça de iniciar a produção com letra maiúscula, fazer parágrafo, colocar pontuação adequada e escrever o início, o meio e o fim. COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA ATIVIDADE: Caderno de atividades complementares NAME –páginas 121 e 122. Obs.: Se necessário pesquise na internet ou pergunte para alguém de sua família sobre a unidade federativa em que você mora.
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE ATIVIDADE: livro NAME: Paisagem Marinha do Japão. Observe a imagem da onda, na página 81. Escolha seus lápis de cor, somente em tons de azul, para representar uma onda no quadro abaixo, na mesma página. Leia o texto Qual É A Cor Do Mar, na página 81. Segundo sua leitura, responda em seu caderno: · O mar é da cor azul ou verde? E por quê? DATA 03/09/2020
(Quinta-feira) 4ºs ANOS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO) E. M. “Coronel Domingos Ferreira”. Monte Mor, 03 de
setembro de 2020. Hoje é
quinta-feira. Nome completo:
____________________4º Ano ______ Professora: ____________________. ATIVIDADE 1: Análise o gráfico e responda às perguntas no caderno. Não se esqueça de registrar as continhas quando necessário. a) Qual foi o dia que vendeu menos chocolate? ____________________________________ b) Qual foi o dia “Campeão” de vendas de chocolate? _______________________________ c) Qual foi a diferença de vendas entre o dia que vendeu mais chocolates e o dia que vendeu menos? __________________________________ d) Qual foi o total de chocolates vendidos durante a semana toda? ________ e) Quantos chocolates foram vendidos nos três primeiros dias da semana? ______ COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS Atividade 1: Leia o texto. Aquífero Aquífero é uma unidade geológica onde se infiltra e se armazena água que pode ser utilizada como fonte de abastecimento. Geralmente, ao penetrar em camadas porosas, quase sempre de rochas sedimentares, a água passa por um natural processo de filtragem, tornando-se própria para consumo. Em um aquífero ocorre também uma permeabilidade que permite a movimentação do volume de água
em seu interior. Existem vários tipos de aquíferos, classificados de diferentes formas com base nos mais distintos critérios. Em uma dessas possibilidades, há a divisão que apresenta três tipos de aquíferos: os livres, os suspensos e os
confinados O aquífero livre apresenta-se com um extrato superior permeável, sendo inferiormente limitado por uma rocha permeável ou semipermeável. Encontram-se, em geral, em profundidades pequenas, sendo quase sempre limitados pela própria superfície ou pelo limite de acumulação da água. Esse tipo de aquífero é o de mais fácil extração de recursos hídricos, sendo, muitas vezes, chamado de aquífero freático. Os aquíferos suspensos são formados por uma base inferior impermeável e uma base superior permeável ou semipermeável, sem a capacidade de transmitir, acumular ou receber mais água. Já os aquíferos confinados são aqueles cercados por camadas impermeáveis e mantidos sob uma pressão interna superior à pressão atmosférica. Quando perfurados, os seus poços costumam jorrar água em velocidade razoável em razão dessa pressão superior. Esquema simplificado dos principais
tipos de aquíferos Os aquíferos são importantes fontes de recursos em razão de sua grande quantidade de água armazenada. No entanto, torna-se problemática a sua utilização excessiva e, principalmente, a sua contaminação com a poluição dos solos e a utilização de reagentes químicos na superfície, pois isso compromete a durabilidade e o poder de renovação desse recurso natural. No Brasil, há dois grandes e importantes aquíferos: o Guarani, situado no Centro-sul e que se estende por outros países, além do aquífero Alter do Chão, localizado
na região Norte. São os aquíferos que alimentam boa parte das
nascentes de água.
Rodolfo F. Alves Pena Para saber mais:https://www.youtube.com/watch?v=hwBEfPJm1Ak Atividade 2: Releia o texto do dia 20/08
“ Atmosfera” Atividade 3: Após a leitura dos textos responda as questões do Caderno de Atividades Complementares NAME- páginas
83 e 84. Data: 04 / 09 / 2020 (6ª feira) 4º Ano Componente curricular: Língua Portuguesa Cabeçalho
(copiar no caderno) E.M.Coronel Domingos
Ferreira. Monte Mor, 04 de setembro
de 2020. Hoje é sexta-feira. Nome completo: Professora: ________________ . 4º Ano _____ à Atividade: Resolva com atenção. Consulte um dicionário, caso necessário. |
à Retire da atividade
anterior:
a) Duas
palavras oxítonas. (palavras com a última sílaba tônica)
c) Duas palavras
paroxítonas. (palavras com a penúltima sílaba tônica)
______________________________________________
______________________________________________
d) Duas
palavras proparoxítonas. (palavras com a antepenúltima sílaba tônica)
e) Duas dissílabas. (palavras com duas sílaba)
______________________________________________
______________________________________________
f) Duas trissílabas. (palavras com três sílabas)
_______________________________________________
_______________________________________________
g) Duas polissílabas. (palavras com quatro ou mais sílabas)
_______________________________________________
_______________________________________________
h) Quatro substantivos genéricos (comuns)
_______________________________________________
_______________________________________________
i) Quatro substantivos concretos (nomes de objetos que se pode pegar)
J) Separe as palavras em sílabas.
_______________________________________________
Componente curricular: INGLÊS
ATIVIDADE:
1.
Encontre as palavras abaixo no caça-palavras.
FEVER – COUGH – COLD – SORE THROAT – EARACHE -
HEADACHE
|
1.Observe as palavras abaixo e faça
a tradução para o português.
a) Sore
throat - __________________
b)
Fever -
_______________________
c)
Cold -
________________________
d)
Earache -
_____________________
e)
Cough -
_______________________
f) Headache
- ____________________
ATIVIDADE:
Nesse
bloco de aulas, vimos alguns jogos de tabuleiro. Para fechar essa parte dos
jogos, vamos fazer um registro.
Mancala, Tsoro Yematatu, Tchuka Ruma, Shisima, Damas, Damas
Turcas, Trilha, Jogo da velha com garrafa, Labirinto Moçambique, jogo da Velha
de Xadrez.
1 - Quais jogos você já conhecia?
2 - Você conseguiu fazer todos os jogos? Se não, por que?
3 - Quais jogos você achou mais difícil de entender ou
jogar?
4 - Separe os jogos de acordo com as características:
a. Sorte:
b. Bloqueio:
c. Captura:
d. Colheita
e semeadura:
5 – Pesquise e anote quais desses jogos você encontra a versão digital que é possível jogar no
celular, computador, etc.
6 – Converse com seus pais se é possível baixar um desses jogos e experimentar as diferenças de
jogar on-line. Você pode escolher o que mais gostou, ou um que achou mais difícil e assim
ver um pouco mais sobre o
jogo. Também pode experimentar vários
deles.
7 – Registre qual foi sua experiência em jogar o mesmo jogo no tabuleiro com um parceiro
e pelo computador.
8 – Guarde esse registro para quando for solicitado.