Segunda-feira, dia 17
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
Data: 17/08/2020Atividade: Poema ou poesia - - exercícios de interpretação e gramática contextualizada.
Link: https://forms.gle/ySWRcQuP9Lgvgq4n6
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: O sistema de numeração romano (coloque a Pauta em seu caderno).
Leia a introdução a seguir:
Os
antigos romanos também possuíam um sistema de numeração formado por sete
símbolos:
Os símbolos representados pelas letras I, X, C e M podem ser repetidos até no máximo três vezes consecutivas; já os símbolos representados pelas letras V, L e D podem ser repetidos apenas uma vez. Observe os exemplos de números escritos em nosso sistema e no sistema romano:
No
sistema romano encontramos:
No
entanto, para representar o 9, em vez de VIIII, escreve-se IX, pois não podemos
repetir o I quatro vezes.
Da
mesma forma:
Os romanos usaram a subtração para não precisar repetir o mesmo símbolo mais de três vezes seguidas.
Exemplos:
Se à direita de um símbolo romano se escreve outro igual ou menor, o valor desta se soma ao valor da anterior.
Exemplos:
VI = 6 ( 5 + 1)
XVI = 16 (10 + 5 + 1)
XXIII = 23 (10 + 10 + 1 + 1 + 1)
LV = 55 (50
+ 5)
LXVII = 67 (50 + 10 + 5 + 1 + 1)
Quando um símbolo romano for colocado à esquerda de um maior, este valor deve ser diminuído do valor anterior.
Exemplos:
IV = 4 (5
– 1)
IX = 9 (10
– 1)
XL = 40 (50
– 10)
XC = 90 (100
– 10)
CD = 400 (500
– 100)
CM = 900 (1000 – 100)
Outros exemplos:
XIII = 13
XIV = 14
XXXIII = 33
XXXIV = 34
XIX = 19
LIV = 54
CXXIX = 129
O valor dos números romanos quando multiplicados por mil, colocam-se traços horizontais em cima dos mesmos.
Agora, responda no caderno ou no formulário:
1. Os símbolos romanos podem ser
repetidos no máximo quantas vezes seguidas?
2. Todos os símbolos romanos podem ser
repetidos?
3. Quais os símbolos que podem ser
repetidos?
4. Quais os símbolos que não podem ser
repetidos?
5. O que acontece com o símbolo do
número IV quando colocamos um traço horizontal sobre ele?
6. A introdução do traço horizontal permitia aos romanos escrever todos os números, menos um deles. Qual é este número?
Terça-feira, dia 18
Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo
O que é espaço geográfico?
O espaço geográfico é
o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em termos gerais, ele
se difere do espaço natural, em função do fato de o último não sofrer
diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e
cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o
meio urbano.
Na verdade, existem vários conceitos de
espaço geográfico, variando conforme a abordagem e a corrente de pensamento
empregada. Em alguns casos, ele é visto como um “receptáculo”, um palco das
atividades humanas; em outros, ele é concebido como uma conjunção de elementos
da natureza, sendo também conceituado como reflexo e condicionante das práticas
sociais.
Milton Santos, em seu livro A Natureza do Espaço, afirma que “o espaço é formado por um conjunto
indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e
sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no
qual a história se dá”[1]. Sendo formado por objetos e por ações, ele se insere
e se estrutura a partir da lógica de produção, em que objetos naturais
propiciam um espaço natural que, por meio das técnicas, transforma-se em
objetos tecnológicos que modificam e são modificados pelo meio.
Sendo assim, o espaço geográfico
constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas
antrópicas. Por isso, ele guarda consigo as marcas históricas das civilizações
e suas transformações ao longo do tempo, haja vista que novas construções e
reconstruções estão sempre acontecendo, porém não de forma igualitária ao longo
da extensão das sociedades.
1.Esta
categoria pode ser definida como o espaço percebido, ou seja, uma determinada
área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu
conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada
pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a
própria casa.”
PENA, Rodolfo F. Alves. "Categorias da Geografia"; Brasil
Escola.
A que categoria
geográfica refere-se o fragmento acima?
a) região
b) território
c) paisagem
cultural
d) lugar
e) espaço
geográfico
2.Categoria
amplamente utilizada no âmbito da política, esse conceito é comumente entendido
como uma área delimitada por fronteiras e está relacionado com uma configuração
de poder. É, portanto, uma área apropriada, uma porção do espaço geográfico
onde uma relação hierárquica estabelece-se.
A que categoria
geográfica refere-se a definição acima?
a) paisagem
b) lugar
c) espaço
geográfico
d) território
3. Leia o texto a seguir:
[...]
Fechado ao sul pelo morro, descendo escancelado de gargantas até o rio,
fechavam-no, a oeste, uma muralha e um vale. De fato, infletindo naquele rumo,
o Vaza-Barris, comprimido entre as últimas casas e as escarpas a pique dos
morros sobranceiros, torcia para o norte feito um cañon fundo. A sua curva forte
rodeava, circunvalando-a, depressão em que se erigia o povoado, que se trancava
a leste pelas colinas, a oeste e norte pelas ladeiras das terras mais altas,
que dali se intumescem até aos contrafortes extremos do Cambaio e do Caipá; e
ao sul pela montanha. [...]
CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000091.pdf. Acesso em: 4 abr. 2007.
O texto acima
descreve um(a):
a) Paisagem.
b) Território.
c) Região.
d) Lugar.
4. Defina o que é
espaço geográfico.
História__Estimativa: 1h30 de estudo
Professora
Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a
atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante
neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos
estudar.
- Orientações,
registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização,
bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Se preferir você
também pode responder pelo formulário do Google Forms
QUEM FAZ A HISTÓRIA?
Há cerca de 3 milhões de anos o homem habita o planeta Terra. Nele,
encontra todos os recursos de que precisa para sobreviver. Porém, para retirar
esses
recursos da natureza e transformá-los em alimentos, ferramentas,
habitações, vestuários, etc., ele precisa trabalhar.
Ao transformar a natureza, o homem modifica a Terra. Assim, no decorrer
de milhares e milhares de anos, florestas deram lugar a campos de cultivo ou a
cidades; montanhas foram perfuradas, com o objetivo de encurtar caminhos; e
rios foram desviados de seu curso, para que suas águas pudessem alcançar
regiões áridas.
Esse gigantesco trabalho de transformação da natureza nunca foi uma tarefa individual,
pois os homens sempre viveram em
grupos, atuando juntos para sobreviver. E, nesse longo percurso, a humanidade foi construindo a sua história.
Será que só os reis, imperadores, presidentes, ministros e generais
fazem a História?
Poucos jornais se preocupam em noticiar que os moradores de um bairro
pobre se reuniram no fim de semana para limpar a rua e plantar árvores na
pracinha. Mas, se o presidente da República se encontrou com o dirigente de
outro país, essa notícia estará em todos os jornais.
Os jornais noticiam os fatos que acham mais importantes para os
leitores e para a população. E quem decide se os fatos são importantes ou não
geralmente são os donos e diretores dos jornais, que com freqüência estão de
acordo com quem manda no país.
Também os livros de História trazem mais fatos referentes à vida dos
governantes do que notícias sobre os governados (o povo, em geral).
MAS TODOS NÓS FAZEMOS A HISTÓRIA
DO BRASIL
Você, seus professores, seus amigos, seus parentes constituem uma parte
da sociedade brasileira. Esta parcela da população estuda, trabalha, vota para
eleger seus dirigentes, reúne-se em entidades como sindicatos de trabalhadores,
associação de moradores, grupos da igreja, etc. Numa nação democrática, esses
grupos de cidadãos devem atuar politicamente, e com isso ter uma participação
maior na História do país.
Todos fazem a história: produzindo, governando, estudando, combatendo,
realizando trabalhos científicos, manuais ou artísticos.
Neste trabalho coletivo, de milhares de anos e de milhões de pessoas, o
homem venceu inúmeros desafios, mas, ao mesmo tempo, criou problemas de difícil
solução. Herdamos de nossos antepassados um mundo com guerras, conflitos e
ameaças. Diante disso, muitas vezes nos sentimos pequenos e frágeis. Como
encontrar soluções para os problemas que enfrentamos nos dias atuais?
Para isso vamos estudar a História, e tentar fazer a nossa parte na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU
CADERNO OU CLIQUE NO LINK E RESPONDA NO GOOGLE FORMS
1. Quem faz a
História?
2. Por que vamos estudar História?
3. O que significa dizer que todos nós fazemos a
História?
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS)
PAUTA: alongamento sentado
Portal Coop . O link
é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS)
PAUTA: Atletismo
Após relembrar o que foi visto em sala
de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos,
pois ao retomarmos nossa rotina.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. Abaixo, você vê o nome de três desses atletas. Faça uma breve pesquisa sobre a vida desses atletas, o período em que competiam, quais as modalidades que participavam, o que vocês julgarem mais importante em relação a eles.
·
João do Pulo:
·
Vanderlei Cordeiro de Lima:
·
Adhemar Ferreira da Silva:
2. Segue
abaixo alguns links para assistirem em relação ao atletismo. Será muito bacana,
ao término dos vídeos, vocês apresentarem as experiências em seu caderno:
SALTO EM DISTÂNCIA
O link é: https://www.youtube.com/watch?v=-2_c85LYiAI
SALTO TRIPLO
O link é: https://www.youtube.com/watch?v=t7CzcZmqTvI
JOÃO DO PULO
O link é: https://www.youtube.com/watch?v=Fi-fVRrHzCs
VANDERLEI DE LIMA
O link é: https://www.youtube.com/watch?v=zBYufdDIOrE
Quarta-feira, dia 19
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
Data: 19/08/2020PAUTA: Teste de conhecimentos básicos.
Link: https://forms.gle/i7nxwSckucLtKWkx9
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
Leia a introdução a seguir:
Durante mais de 1 000 anos, o sistema de numeração romano foi utilizado na Europa. Por volta do século XIII, com a expansão do comércio e das navegações, os símbolos romanos foram substituídos pelos algarismos indo-arábicos.
Hoje, a numeração romana ainda é utilizada em algumas situações, como nos mostradores de alguns relógios, na escrita dos números dos séculos, na numeração de capítulos de livros e de leis, na designação de reis e papas de mesmo nome etc.
Exemplos: Século XXI, Papa João Paulo II, capítulo XIV
Agora, responda no caderno ou no formulário:
Sabemos que os antigos romanos utilizavam a subtração para não repetir o mesmo símbolo mais de três vezes seguidas.
1. Usando esse raciocínio, escreva como se representa 900 no sistema romano.
2. O número CM tem o mesmo valor que MC?
3. Observando o item anterior, podemos concluir que no sistema romano a posição do símbolo é importante?
4. Em que ano foi construída esta casa?
5. Estou lendo o capítulo 38 de um livro. Como podemos representar esse número no sistema romano?
6. Quais números estão representados a seguir: LXXIII, DCCCII e MCDIX?
7. Qual a representação romana do número a seguir: 1034
8. Escreva o ano do seu nascimento usando algarismos romanos.
Quinta-feira, dia 20
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
Link: https://forms.gle/GaSgjzMKkWuFnpL56
Leia o texto: Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada até 31 de agosto
Responda no caderno e no formulário:
Inglês__Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: Guide Line English – 21 th August 2020Arte__Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: Arte na pré-históriaLink: https://forms.gle/PEZwm39nETWNbiXi7
Sexta-feira, dia 21
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Pesquisa sobre poemas folclóricos.Observação:
realize essa atividade no caderno, na parte de português. Não esqueça de
colocar a pauta corretamente. No dia 30/08/2019, deverá ser enviada, por foto,
à professora.
Na aula 7 estudamos o gênero textual “poema” e
aprendemos que difere de poesia, pois poesia tem um conceito muito mais amplo
que poema, podendo ser considerada várias manifestações artísticas: uma
paisagem, um quadro, uma escultura, um filme, entre outros.
Lembrando que dia 22/08 é comemorado o dia do Folclore
e folclore é o que entendemos como as formas pelas quais
a cultura popular manifesta-se
e que são parte da identidade cultural de um povo. As representações
folclóricas podem ser manifestadas por meio de ações individuais e coletivas e
são formadas por costumes e tradições que são transmitidos de geração em
geração.
O folclore representa apenas a cultura popular e manifesta-se
por mitos, canções, ritmos, poemas, literatura de cordel, danças, festas,
crendices, brincadeiras etc. São uma parte importante da cultura de um povo e
por isso devem ser preservados.
Assim
sendo, proponho que faça uma pesquisa sobre poetas e poemas brasileiros que
falam/expressam, em suas obras, o folclore. Escolha um poema que mais lhe
agrade e transcreva no seu caderno. Não esqueça do título, de registrar quem é
o autor do poema e onde você fez a pesquisa (internet (sites), livro,
enciclopédia etc).
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: O sistema de numeração decimal e os algarismos indo-arábicos (coloque a Pauta em seu caderno).Leia a explicação a seguir:
Muitas civilizações antigas criaram seus próprios sistemas de numeração. Um deles, criado na Índia, deu origem ao sistema de numeração que hoje usamos. Depois de aperfeiçoado, esse sistema apresentou características que o tornaram mais prático que os outros.
• As quantidades de 1 a 9 têm símbolos diferentes para representá-las.
• O sistema é decimal ou de base 10, ou seja, agrupamos de 10 em 10.
• Possui um símbolo (o zero) para representar no número a ausência de unidades, dezenas, centenas etc.
• Com somente dez símbolos (os algarismos) é possível registrar todos os números, pois o mesmo algarismo assume valor diferente de acordo com sua posição na escrita do número.
Agora, responda no caderno ou no formulário:
1. Numa farmácia, um medicamento foi embalado em caixas onde cabem 1.000, 100, 10 e 1 unidade. O total de caixas utilizadas aparece na figura a seguir.
Quantas unidades desse medicamento foram embaladas?
2. Numa gincana ficou acertado que:
✔ cada ponto valeria um cartão branco;
✔ quando uma equipe fizesse 10 pontos, trocaria os cartões
brancos por um cartão azul;
✔ quando uma equipe juntasse 10 cartões azuis, trocaria por 1 cartão vermelho.
Veja o resultado no final das provas:
a) Quantos pontos fez cada equipe?
b) Qual é a equipe vencedora? A equipe B.
c) Qual equipe fez menos pontos?
3. Complete com o resultado: 5 000 + 80 + 9 = __________
4.
Complete com o valor que está faltando: 8.435 = 8.000 + __ + 30 + 5
5. Complete com o resultado: 40.000 +
3.000 + 600 + 2 = __________
6. Veja a placa de um carro:
a) Quantos algarismos tem esta placa?
b) Escreva por extenso o número da placa.
c) Qual é o maior número que se pode escrever utilizando todos esses algarismos?
d) Nesta situação, o zero pode ser suprimido?
FONTE: LIVRO 6 ANO, PRATICANDO MATEMÁTICA, EDIÇÃO RENOVADA