sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Semana 3 - de 17 a 21/8 - 6o ano EJA

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 17

Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

Data: 17/08/2020
Atividade:  Poema ou poesia - - exercícios de interpretação e gramática contextualizada.
Link: https://forms.gle/ySWRcQuP9Lgvgq4n6


Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de português. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.


Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


POEMA OU POESIA?
Poema é um gênero textual que utiliza as palavras como matéria-prima, organizando-as em versos, estrofes ou prosa, ou seja, apresenta uma estrutura que permite defini-lo como gênero. A palavra poema é derivada do verbo grego poein, que significa “fazer, criar, compor”. A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema. A estrofe, por sua vez, é o conjunto de versos em um poema e, por fim, a rima trata do resultado de sons iguais ou semelhantes entre as palavras, tanto no final como no meio dos versos.)

A poesia é um conceito mais amplo do que o poema. Muitas pessoas acham que a poesia é um gênero textual, mas, na verdade, ela não está necessariamente relacionada à palavra escrita. Um belo quadro, por exemplo, pode estar repleto de poesia, assim como uma escultura, um filme, uma música e até mesmo uma bela paisagem, como o nascer ou o pôr do sol. Portanto, a poesia é uma definição mais abrangente e contempla diversas manifestações artísticas e formas de expressão.

Fontes: 
https://www.infoescola.com/literatura/versos-rimas-e-estrofes/
https://escolakids.uol.com.br/portugues/diferencas-entre-a-poesia-o-poema-e-o-soneto.htm 


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Leia o poema e responda as questões abaixo.

LUZ DE FANTASIA

Não é fácil ter um sonho
Feito só de poesia
Cheio de imaginação
De esperança e alegria.

Sonho de felicidade
De emoção e de folia
De surpresa e novidade
Feito luz de fantasia.

Sonho assim faz bem à vida
Sonho assim é necessário
Quero um desse de presente
Para o meu aniversário!

(AZEVEDO, Ricardo. Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais! São Paulo: Moderna, 2007, p.57).


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Qual o título do poema? *


Quem é o autor do texto? *


Quantos versos há no poema? *
a) 15
b) 16
c) 12
d) 9


E quantas estrofes? *
a) 2
b) 4
c) 3
d) 1


O que a pessoa quer de presente de aniversário? *
a) Sonho de felicidade, emoção e novidade.
b) Sonho de felicidade, emoção, folia, surpresa, novidade, feito luz e fantasia.
c) Um grande amor.
d) Sonho feito só de poesia, cheio de imaginação, esperança, alegria, felicidade, emoção, surpresa, novidade, feito de luz e fantasia.


Assinale as alternativas em que as palavras rimam. *
a) Poesia e alegria.
b) Felicidade e novidade.
c) Surpresa e novidade.
d) Esperança e alegria
e) Necessário e aniversário.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Leia a poesia e responda as questões abaixo.

PENSO E PASSO (Alice Ruiz)

quando penso
que uma palavra
pode mudar tudo
não fico mudo
MUDO

quando penso
que um passo
descobre um mundo
não paro
PASSO

e assim que
passo e mudo
um novo mundo nasce
na palavra que penso.

Fonte: http://tudosaladeaula.blogspot.com/2016/11/atividade-de-interpretacao-textual.html


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Assinale o que significa, para a poeta, PASSO no 10º verso.
A) andar.
(B) ultrapassar.
(C) passagem.
(D) espaço


Identifique a melhor interpretação para o verso "um novo mundo nasce".
(A) Transformação da realidade.
(B) Surgimento de outro mundo.
(C) Nova geração aparece.
(D) Tudo é passageiro.


A palavra MUDO aparece duas vezes na 1ª estrofe. Aponte o sentido dela no 4º e 5º versos.
(A) transformar / transformar.
(B) deficiência na fala / silencioso.
(C) calado / silencioso.
(D) calado / transformar


Quantas estrofes e versos têm o poema, respectivamente?
(A) 3 estrofes e 14 versos.
(B) 4 estrofes e 15 versos.
(C) 3 estrofes e 13 versos.
(D) 4 estrofes e 14 versos.

Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: O sistema de numeração romano (coloque a Pauta em seu caderno).

 

Leia a introdução a seguir:

Os antigos romanos também possuíam um sistema de numeração formado por sete símbolos:

Os símbolos representados pelas letras I, X, C e M podem ser repetidos até no máximo três vezes consecutivas; já os símbolos representados pelas letras V, L e D podem ser repetidos apenas uma vez. Observe os exemplos de números escritos em nosso sistema e no sistema romano:

No sistema romano encontramos:

 

No entanto, para representar o 9, em vez de VIIII, escreve-se IX, pois não podemos repetir o I quatro vezes.

Da mesma forma:

Os romanos usaram a subtração para não precisar repetir o mesmo símbolo mais de três vezes seguidas.

Exemplos:

Se à direita de um símbolo romano se escreve outro igual ou menor, o valor desta se soma ao valor da anterior.

Exemplos:

VI = 6             ( 5 + 1)

XVI = 16        (10 + 5 + 1)              

XXIII = 23      (10 + 10 + 1 + 1 + 1)

LV = 55          (50 + 5)

LXVII = 67     (50 + 10 + 5 + 1 + 1)

Quando um símbolo romano for colocado à esquerda de um maior, este valor deve ser diminuído do valor anterior.

Exemplos:

IV = 4             (5 – 1)            

IX = 9             (10 – 1)         

XL = 40          (50 – 10)                   

XC = 90         (100 – 10)     

CD = 400       (500 – 100)

CM = 900      (1000 – 100)

Outros exemplos:

XIII = 13

XIV = 14

XXXIII = 33

XXXIV = 34

XIX = 19

LIV = 54

CXXIX = 129

O valor dos números romanos quando multiplicados por mil, colocam-se traços horizontais em cima dos mesmos.

Agora, responda no caderno ou no formulário:

1. Os símbolos romanos podem ser repetidos no máximo quantas vezes seguidas?

2. Todos os símbolos romanos podem ser repetidos?

3. Quais os símbolos que podem ser repetidos?

4. Quais os símbolos que não podem ser repetidos?

5. O que acontece com o símbolo do número IV quando colocamos um traço horizontal sobre ele?

6. A introdução do traço horizontal permitia aos romanos escrever todos os números, menos um deles. Qual é este número?


Terça-feira, dia 18

Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: O que é espaço geográfico? Leia o texto e responda as questões.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O que é espaço geográfico?

espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em termos gerais, ele se difere do espaço natural, em função do fato de o último não sofrer diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano.

Na verdade, existem vários conceitos de espaço geográfico, variando conforme a abordagem e a corrente de pensamento empregada. Em alguns casos, ele é visto como um “receptáculo”, um palco das atividades humanas; em outros, ele é concebido como uma conjunção de elementos da natureza, sendo também conceituado como reflexo e condicionante das práticas sociais.

Milton Santos, em seu livro A Natureza do Espaço, afirma que “o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá”[1]. Sendo formado por objetos e por ações, ele se insere e se estrutura a partir da lógica de produção, em que objetos naturais propiciam um espaço natural que, por meio das técnicas, transforma-se em objetos tecnológicos que modificam e são modificados pelo meio.

Sendo assim, o espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas antrópicas. Por isso, ele guarda consigo as marcas históricas das civilizações e suas transformações ao longo do tempo, haja vista que novas construções e reconstruções estão sempre acontecendo, porém não de forma igualitária ao longo da extensão das sociedades.


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1.Esta categoria pode ser definida como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.”

PENA, Rodolfo F. Alves. "Categorias da Geografia"; Brasil Escola.

A que categoria geográfica refere-se o fragmento acima?

a) região

b) território

c) paisagem cultural

d) lugar

e) espaço geográfico

 

2.Categoria amplamente utilizada no âmbito da política, esse conceito é comumente entendido como uma área delimitada por fronteiras e está relacionado com uma configuração de poder. É, portanto, uma área apropriada, uma porção do espaço geográfico onde uma relação hierárquica estabelece-se.

A que categoria geográfica refere-se a definição acima?

a) paisagem

b) lugar

c) espaço geográfico

d) território


3.  Leia o texto a seguir:

[...] Fechado ao sul pelo morro, descendo escancelado de gargantas até o rio, fechavam-no, a oeste, uma muralha e um vale. De fato, infletindo naquele rumo, o Vaza-Barris, comprimido entre as últimas casas e as escarpas a pique dos morros sobranceiros, torcia para o norte feito um cañon fundo. A sua curva forte rodeava, circunvalando-a, depressão em que se erigia o povoado, que se trancava a leste pelas colinas, a oeste e norte pelas ladeiras das terras mais altas, que dali se intumescem até aos contrafortes extremos do Cambaio e do Caipá; e ao sul pela montanha. [...]

CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000091.pdf. Acesso em: 4 abr. 2007.

O texto acima descreve um(a):

a) Paisagem.

b) Território.

c) Região.

d) Lugar.


4. Defina o que é espaço geográfico.




História__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA:  QUEM FAZ A HISTÓRIA?

Professora Lívia Sgarbosa

ORIENTAÇÕES:

- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.

- Orientações, registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.

- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google Forms

QUEM FAZ A HISTÓRIA?

Há cerca de 3 milhões de anos o homem habita o planeta Terra. Nele, encontra todos os recursos de que precisa para sobreviver. Porém, para retirar esses

recursos da natureza e transformá-los em alimentos, ferramentas, habitações, vestuários, etc., ele precisa trabalhar.

Ao transformar a natureza, o homem modifica a Terra. Assim, no decorrer de milhares e milhares de anos, florestas deram lugar a campos de cultivo ou a cidades; montanhas foram perfuradas, com o objetivo de encurtar caminhos; e rios foram desviados de seu curso, para que suas águas pudessem alcançar regiões áridas.

Esse gigantesco trabalho de transformação da  natureza nunca foi uma tarefa individual, pois os homens sempre viveram em

grupos, atuando juntos para sobreviver. E, nesse longo percurso, a humanidade foi construindo a sua história.

Será que só os reis, imperadores, presidentes, ministros e generais fazem a História?

Poucos jornais se preocupam em noticiar que os moradores de um bairro pobre se reuniram no fim de semana para limpar a rua e plantar árvores na pracinha. Mas, se o presidente da República se encontrou com o dirigente de outro país, essa notícia estará em todos os jornais.

Os jornais noticiam os fatos que acham mais importantes para os leitores e para a população. E quem decide se os fatos são importantes ou não geralmente são os donos e diretores dos jornais, que com freqüência estão de acordo com quem manda no país.

Também os livros de História trazem mais fatos referentes à vida dos governantes do que notícias sobre os governados (o povo, em geral).

MAS TODOS NÓS FAZEMOS A HISTÓRIA DO BRASIL

Você, seus professores, seus amigos, seus parentes constituem uma parte da sociedade brasileira. Esta parcela da população estuda, trabalha, vota para eleger seus dirigentes, reúne-se em entidades como sindicatos de trabalhadores, associação de moradores, grupos da igreja, etc. Numa nação democrática, esses grupos de cidadãos devem atuar politicamente, e com isso ter uma participação maior na História do país.

Todos fazem a história: produzindo, governando, estudando, combatendo, realizando trabalhos científicos, manuais ou artísticos.

Neste trabalho coletivo, de milhares de anos e de milhões de pessoas, o homem venceu inúmeros desafios, mas, ao mesmo tempo, criou problemas de difícil solução. Herdamos de nossos antepassados um mundo com guerras, conflitos e ameaças. Diante disso, muitas vezes nos sentimos pequenos e frágeis. Como encontrar soluções para os problemas que enfrentamos nos dias atuais?

Para isso vamos estudar a História, e tentar fazer a nossa parte na construção de uma sociedade mais justa e solidária.


RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO OU CLIQUE NO LINK E RESPONDA NO GOOGLE FORMS

1.  Quem faz a História?

2.  Por que vamos estudar História?

3.   O que significa dizer que todos nós fazemos a História?

 



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo

FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS)

PAUTA:  alongamento sentado



Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa , do canal





TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS)

PAUTA:  Atletismo


Baseado no que foi proposto e desenvolvido em aula, vimos alguns fatos sobre o atletismo. Por exemplo, como é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremesso/lançamentos). No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical. No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo central do corpo.

Após relembrar o que foi visto em sala de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. Abaixo, você vê o nome de três desses atletas. Faça uma breve pesquisa sobre a vida desses atletas, o período em que competiam, quais as modalidades que participavam, o que vocês julgarem mais importante em relação a eles.

·         João do Pulo:

·         Vanderlei Cordeiro de Lima:

·         Adhemar Ferreira da Silva:

 

2. Segue abaixo alguns links para assistirem em relação ao atletismo. Será muito bacana, ao término dos vídeos, vocês apresentarem as experiências em seu caderno:

SALTO  EM DISTÂNCIA

O link é: https://www.youtube.com/watch?v=-2_c85LYiAI


SALTO TRIPLO

O link é: https://www.youtube.com/watch?v=t7CzcZmqTvI


JOÃO DO PULO

O link é: https://www.youtube.com/watch?v=Fi-fVRrHzCs 


VANDERLEI DE  LIMA

O link é: https://www.youtube.com/watch?v=zBYufdDIOrE 



Quarta-feira, dia 19

Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

Data: 19/08/2020
PAUTA:  Teste de conhecimentos básicos.
Link: https://forms.gle/i7nxwSckucLtKWkx9


Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de português. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.


Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. De acordo com as regras da ortografia brasileira para o uso do “g” e do “j”, assinale a alternativa que apresenta palavra grafada CORRETAMENTE.
a) Estranjeiro.
b) Sarjento.
c) Berinjela.
d) Lage.
e) Tijela.


2. ________________ Barack Obama foi o melhor presidente dos EUA. *
a) Concerteza.
b) Comcerteza.
c) Com certeza.
d) Com certesa.


3. "Os técnicos não conseguiram mensurar o tamanho do estrago feito na fonte de energia" A palavra MENSURAR é sinônimo de: *
a) enxergar.
b) calcular.
c) observar.
d) manusear.


4. Assinale as alternativas em que há ERROS de ortografia nas frases. *
a) As crianças dormem serenamente.
b) Ninguém mais acredita nas previzões meteorológicas.
As aves migram para outro continente no inverno.
d) Todos os dias passo por aquele mendingo.


Não gosto de comer pão com mortandela. Me faz mal.
5. Marque a afirmativa em que a frase contém ERRO de escrita de acordo com a gramática normativa. *
a) Milhares de pessoas foram às ruas para reivindicar seus direitos..
b) Ninguém sabe o que agente passa de verdade.
c) A depressão é uma doença séria e assim deve ser tratada.
d) Com este calor, não paro de suar.


6. Assinale a alternativa cujas palavras estejam CORRETAMENTE grafadas:
a) pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego
b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
c) gorjeta, sargeta, picina, florescer, consiliar
d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada


7. Garçom, por favor, traga uma pizza de _________________. *
a) mozarela.
b) mussarela.
c) muçarela.
d) moçarela.


8. Qual é o feminino da palavra marquês? *
a) marqueza.
b) marquesa.
c) marquesina.
d) marquezina


9. _________________ ouviu-se um grito atemorizante vindo da janela do quarto andar. *
a) Derrepente
b) De repente.
c) Derepente.
d) Todas as alternativas estão corretas.


10. Assinale a alternativa que não contém nenhum erro de grafia nas palavras *
a) Exceção, por isso, embaixo, em cima.
b) Excessao, por isso, em baixo, em cima.
c) Excesão, porisso, em baixo, emcima
d) Exceção, porisso, embaixo, em cima.




Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA:  Exercícios de fixação sobre algarismos romanos (coloque a Pauta em seu caderno).

Leia a introdução a seguir:

Durante mais de 1 000 anos, o sistema de numeração romano foi utilizado na Europa. Por volta do século XIII, com a expansão do comércio e das navegações, os símbolos romanos foram substituídos pelos algarismos indo-arábicos.

Hoje, a numeração romana ainda é utilizada em algumas situações, como nos mostradores de alguns relógios, na escrita dos números dos séculos, na numeração de capítulos de livros e de leis, na designação de reis e papas de mesmo nome etc.

Exemplos: Século XXI, Papa João Paulo II, capítulo XIV

Agora, responda no caderno ou no formulário:

Sabemos que os antigos romanos utilizavam a subtração para não repetir o mesmo símbolo mais de três vezes seguidas.

1. Usando esse raciocínio, escreva como se representa 900 no sistema romano.

2. O número CM tem o mesmo valor que MC?

3. Observando o item anterior, podemos concluir que no sistema romano a posição do símbolo é importante?

4. Em que ano foi construída esta casa?

5. Estou lendo o capítulo 38 de um livro. Como podemos representar esse número no sistema romano?

6. Quais números estão representados a seguir: LXXIII, DCCCII e MCDIX?

7. Qual a representação romana do número a seguir: 1034

8. Escreva o ano do seu nascimento usando algarismos romanos.



Quinta-feira, dia 20

Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: vacinação.

Link: https://forms.gle/GaSgjzMKkWuFnpL56


Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de CIÊNCIAS. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O professor vai receber e validar sua atividade.


Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


Leia o texto: Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada até 31 de agosto

Ministério da Saúde adia fim da campanha devido à baixa adesão. Apenas 4,2% do público-alvo da quarta fase, focada em adultos de 20  a 49 anos, foi imunizado 

A quarta fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até 31 de agosto de 2020. O Ministério da Saúde tomou essa decisão porque, até a última quarta-feira (15 de julho), apenas 4,2% do público-alvo dessa etapa, que é focada em pessoas de 20 a 49 anos, recebeu a imunização. 

Esse número corresponde a 3,7 milhões de indivíduos, sendo que a população-alvo totaliza mais de 90 milhões de brasileiros. “É um dado muito preocupante. O sarampo é uma doença que pode ser bastante grave e estamos com um número crescente de infectados no país”, alerta o pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). 

A campanha começou em 2019, quando irrompeu um surto do vírus no país. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado, com o objetivo de vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e, depois, jovens de 20 a 29 anos. 

O terceiro estágio teve como público-alvo as pessoas de 5 a 19 anos e ocorreu entre 10 de fevereiro a 13 de março de 2020. Agora, a ideia é proteger os brasileiros de 20 a 49 anos. 

Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/campanha-de-vacinacao-contra-o-sarampo-e-prorrogada-ate-31-de-agosto/. Acessado em 14/8/2020.

Assista ao vídeo:



Responda no caderno e no formulário:

ITEM 1 - Sabemos que as vacinas são capazes de estimular a produção de anticorpos pelo corpo, protegendo-nos, portanto, de doenças. Graças a essa capacidade, dizemos que as vacinas garantem-nos: *

A) uma imunização imediata.
B) uma imunização prolongada.
C) uma imunização ativa.
D) uma imunização contínua.


Vacinação: é a administração de vacinas (substâncias preparadas) para a estimulação da resposta imunológica com a finalidade de prevenir doenças em uma população. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/51vacinacao.html - Acessado em 14/8/2020.



ITEM 2 - Qual a sua idade? Como está a sua vacinação? E a vacinação da sua família? 
___________________


Inglês__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: Guide Line English – 21 th August 2020
                Teacher Deise Hélen 
                Good Evening !!!
                Sondagem Inicial – Enviar foto no privado para correção 

Orientações
1. Faça a Pauta acima em seu caderno:
2. Leia atentamente todas as questões, antes de responder.
3. Comece a sondagem pelas questões que você achar mais fáceis de tiverem duvida só me chamar.
4. Fique de olho na organização: evite rasuras e faça uma letra caprichada!
5. Releia a sondagem  antes de enviar a foto para a professora fazer a correção.


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Answer (Responda):

Hello, My name's Deise. What's your name?

My name is ____________________



2. Translate (Traduza):

Mother - _____________________

Sister - _____________________

Brother - _____________________
 
Boy - _____________________

Girl - _____________________



3. Translate the greeting (Traduza a saudação):

a. Good afternoon! ______________________

b. Good morning! _______________________

c. Good morning, Father! _______________________



4. Write the numbers (Escreva os números):

three - _____

one - _____

two - _____



5. Check (Verifique e marque X): 

Mother

Sister

Brother



Arte__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: Arte na pré-história


Link: https://forms.gle/PEZwm39nETWNbiXi7


Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de ARTE. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! a professora vai receber e validar sua atividade.


Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


Arte na pré-história
Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre.  A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha.

Em geral, trazem representações de animais, plantas e pessoas, e sinais gráficos abstratos, às vezes usados em combinação. Sua interpretação é difícil e está cercada de controvérsia, mas pensa-se correntemente que possam ilustrar cenas de caça, ritual, cotidiano, ter caráter mágico, e expressar, como uma espécie de linguagem visual, conceitos, símbolos, valores e crenças.



1. Observe as imagens acima e descreva o que vê em cada uma delas. Quais os temas mais trabalhados pelos artistas da pré-história? 


Em seu caderno, faça uma representação (desenho) com uma temática pré-histórica. Em seguida, tire uma foto e envie via WhatsApp para a professora Natália.



Sexta-feira, dia 21

Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA:  Pesquisa sobre poemas folclóricos.
Data: 21/08/2020

Observação: realize essa atividade no caderno, na parte de português. Não esqueça de colocar a pauta corretamente. No dia 30/08/2019, deverá ser enviada, por foto, à professora.

Na aula 7 estudamos o gênero textual “poema” e aprendemos que difere de poesia, pois poesia tem um conceito muito mais amplo que poema, podendo ser considerada várias manifestações artísticas: uma paisagem, um quadro, uma escultura, um filme, entre outros.

Lembrando que dia 22/08 é comemorado o dia do Folclore e folclore é o que entendemos como as formas pelas quais a cultura popular manifesta-se e que são parte da identidade cultural de um povo. As representações folclóricas podem ser manifestadas por meio de ações individuais e coletivas e são formadas por costumes e tradições que são transmitidos de geração em geração.

O folclore representa apenas a cultura popular e manifesta-se por mitos, canções, ritmos, poemas, literatura de cordel, danças, festas, crendices, brincadeiras etc. São uma parte importante da cultura de um povo e por isso devem ser preservados.

Assim sendo, proponho que faça uma pesquisa sobre poetas e poemas brasileiros que falam/expressam, em suas obras, o folclore. Escolha um poema que mais lhe agrade e transcreva no seu caderno. Não esqueça do título, de registrar quem é o autor do poema e onde você fez a pesquisa (internet (sites), livro, enciclopédia etc).




Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: O sistema de numeração decimal e os algarismos indo-arábicos (coloque a Pauta em seu caderno).

Leia a explicação a seguir:

Muitas civilizações antigas criaram seus próprios sistemas de numeração. Um deles, criado na Índia, deu origem ao sistema de numeração que hoje usamos. Depois de aperfeiçoado, esse sistema apresentou características que o tornaram mais prático que os outros.

• As quantidades de 1 a 9 têm símbolos diferentes para representá-las.

• O sistema é decimal ou de base 10, ou seja, agrupamos de 10 em 10.

• Possui um símbolo (o zero) para representar no número a ausência de unidades, dezenas, centenas etc.

• Com somente dez símbolos (os algarismos) é possível registrar todos os números, pois o mesmo algarismo assume valor diferente de acordo com sua posição na escrita do número.

Agora, responda no caderno ou no formulário:

1.  Numa farmácia, um medicamento foi embalado em caixas onde cabem 1.000, 100, 10 e 1 unidade. O total de caixas utilizadas aparece na figura a seguir.

Quantas unidades desse medicamento foram embaladas?


2. Numa gincana ficou acertado que:

cada ponto valeria um cartão branco;

quando uma equipe fizesse 10 pontos, trocaria os cartões brancos por um cartão azul;

quando uma equipe juntasse 10 cartões azuis, trocaria por 1 cartão vermelho.

Veja o resultado no final das provas:

a) Quantos pontos fez cada equipe?

b) Qual é a equipe vencedora? A equipe B.

c) Qual equipe fez menos pontos?


3. Complete com o resultado: 5 000 + 80 + 9 = __________


4.  Complete com o valor que está faltando: 8.435 = 8.000 + __ + 30 + 5

 

5. Complete com o resultado: 40.000 + 3.000 + 600 + 2 = __________

 

6. Veja a placa de um carro:

a) Quantos algarismos tem esta placa?

b) Escreva por extenso o número da placa.

c) Qual é o maior número que se pode escrever utilizando todos esses algarismos?

d) Nesta situação, o zero pode ser suprimido?

FONTE: LIVRO 6 ANO, PRATICANDO MATEMÁTICA, EDIÇÃO RENOVADA




 ----------------

6o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!