Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 17
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Data: 17/08/2020 Atividade: Poema ou poesia - - exercícios de
interpretação e gramática contextualizada. Link:https://forms.gle/RCdhCqgsLe2upcvh7
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de português. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
POEMA OU POESIA?
Poema é um gênero textual que utiliza as palavras como matéria-prima, organizando-as em versos, estrofes ou prosa, ou seja, apresenta uma estrutura que permite defini-lo como gênero. A palavra poema é derivada do verbo grego poein, que significa “fazer, criar, compor”. A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema. A estrofe, por sua vez, é o conjunto de versos em um poema e, por fim, a rima trata do resultado de sons iguais ou semelhantes entre as palavras, tanto no final como no meio dos versos.)
A poesia é um conceito mais amplo do que o poema. Muitas pessoas acham que a poesia é um gênero textual, mas, na verdade, ela não está necessariamente relacionada à palavra escrita. Um belo quadro, por exemplo, pode estar repleto de poesia, assim como uma escultura, um filme, uma música e até mesmo uma bela paisagem, como o nascer ou o pôr do sol. Portanto, a poesia é uma definição mais abrangente e contempla diversas manifestações artísticas e formas de expressão.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.
Fonte:https://armazemdetexto.blogspot.com/
Leia o poema de Pedro Bandeira
NAMORO DESMANCHADO
Já não tenho namorada
e nem ligo para isso.
É melhor ficar sozinho,
namorar só dá enguiço.
Eu conheço os meus colegas
sei que vão argumentar
que pra não ser mais criança
é preciso namorar.
Mas a outra só gostava
de conversa e de passeio
e queria que eu ficasse
de mãos dadas no recreio!
E eu ali, sentado e quieto,
no recreio lá na escola,
de mãos dadas feito um bobo,
vendo a turma jogar bola!
Fonte:https://armazemdetexto.blogspot.com/
1. A que gênero textual pertencem os dois textos? *
a) conto.
b) narrativa.
c) poema.
d) carta.
2. Quantas estrofes possui o texto de Manoel de Barros? *
a) Quatro.
b) Um.
c) Dois.
d) Cinco.
3. Quantos versos possui o poema de Pedro Bandeira? *
a) Quinze.
b) Dezesseis.
c) Dez.
d) Quatro.
4. Qual o tema do primeiro poema? *
_______________
5. Do que trata o segundo poema? *
________________
6. Qual a diferença do texto 2 em relação ao 1? *
a) na vontade do autor namorar.
b) na forma de namorar no recreio.
c) na constatação que namorar dá enguiço.
d) no argumento dos colegas quanto ao namoro
7. Está correta a alternativa em que os VERBOS presentes nos versos são: [...]"A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão e pinchava a pedra no quintal da casa dela" [...]. *
a) Amarrava, por, pinchava.
b) Pedra, quintal, bilhete.
c) Amarrava, pinchava.
d) Pedra, por.
8. Marque as alternativas corretas. Na estrofe "E eu ali, sentado e quieto, no recreio lá na escola, de mãos dadas feito um bobo, vendo a turma jogar bola!" São adjetivos: *
a) Sentado e quieto.
b) Bobo e quieto.
c) Mãos e recreio.
d) Bobo e dadas.
9. Qual o sinônimo da palavra "pinchava"? *
a) Batia.
b) Levantava.
c) Jogava.
d) N. d. a.
10. O que quer significa a expressão "no tempo do onça" no primeiro texto?? *
a) em tempos de agonia.
b) no tempo em que não havia e-mail.
a) algo ocorrido há muito tempo.
c) Na época que o pai era uma onça.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Representação na reta e comparação de números naturais
Faça a leitura de a explicação apresentada a seguir:
A
cada número natural, fizemos corresponder um ponto na reta numérica.
Essa
representação facilita a comparação entre dois números: o maior número é
o que está representado à direita do outro na reta numérica. Veja os
exemplos:
•
5 > 3 (lemos cinco é maior que três)
•
1 > 0 (um é maior que zero)
•
2 < 7 (dois é menor que sete)
•
4 = 4 (quatro é igual a quatro)
Leitura e escrita
Os números
naturais aparecem com frequência em tabelas e gráficos. Veja a tabela de dados
e o gráfico de barras com a estimativa feita pelo IBGE para a população de
capitais de alguns dos estados brasileiros e do Distrito Federal.
Vamos tomar
como exemplo a população estimada de Brasília: 2.562.963 habitantes.
Lemos: dois
milhões, quinhentos e sessenta e dois mil, novecentos e sessenta e três
habitantes.
1. A figura
abaixo mostra quantos metros André, Bento e César já percorreram na corrida que
estão apostando.
Qual é a
distância, em metros, percorrida individualmente pelos meninos?
2. Escreva
como lemos esse número: 4.806.289
3. Observe a
tabela:
a) Qual é a
cidade mais populosa? E a menos populosa?
b) Quais
cidades têm menos de um milhão de habitantes?
4. Considere
todos os números naturais de três algarismos diferentes formados por 3, 4 e 5 e
responda:
a) Quais
começam por 3?
b) Quais
começam por 4?
c) Quais
começam por 5?
d) Quantos
são no total? 6
Terça-feira, dia 18
Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO; Leia o texto e responda as questões.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
Congresso Nacional
O Brasil é uma república federal constituída pela união de 26 estados federais – divididos em 5.570 municípios – e pelo Distrito Federal. Os municípios são as menores unidades autônomas da Federação. Cada município possui certa autonomia administrativa e sua própria Lei Orgânica, que define sua organização política. Contudo, esta é limitada pela Constituição Federal.
O estado brasileiro que possui o maior número de municípios é Minas Gerais: 853. A região com o maior número de municípios é a Nordeste.
É importante ressaltar que o conceito de municípios não se aplica ao Distrito Federal.
Estrutura do governo brasileiro
O Brasil é um República Federativa Presidencialista formada pela União e por estados e municípios, nos quais o exercício do poder se atribui a órgãos independentes. Esse sistema federal permite que o governo central represente as várias entidades territoriais que possuem interesses em comum: relações exteriores, defesa, comunicações, etc. Ao mesmo tempo, permite que essas entidades mantenham suas próprias identidades, leis e planos de ação. Os estados possuem autonomia política.
O chefe de Estado é eleito pela população, mantendo-se no poder por um período de quatro anos e tenho direito a se recandidatar uma vez. As funções tanto de chefe de Estado como de chefe de Governo são exercidas pelo Presidente da República.
O Presidente da República é também o chefe máximo do Poder Executivo, já que o Brasil adota o regime presidencialista. O Presidente exerce o comando supremo das Forças Armadas do país e tem o dever de sustentar a independência e a integridade do Brasil.
O Poder Executivo Federal é formado por órgãos de administração direta – como os ministérios – e indireta, como empresas públicas – coloca programas de governo em prática ou na prestação de serviço público.
O Executivo age junto ao Poder Legislativo ao participar da elaboração das leis e sancionando ou vetando projetos. Em situações de urgência, o Executivo adota medidas provisórias e propõe emendas à Constituição, projetos de leis complementares e ordinárias e leis delegadas. Constituição, projetos de leis complementares e ordinárias e leis delegadas.
É o Vice-Presidente da República que substitui o Presidente em caso de impedimento ou caso o cargo se torne vago. O Vice-Presidente deve auxiliar o Presidente sempre que for convocado para realizar missões especiais. Já os ministros auxiliam o Presidente na direção superior da administração federal.
No Executivo Estadual, o chefe supremo é o governador do estado. Ele tem sob seu comando secretários e auxiliares diretos. O governador representa sua Unidade Federativa junto ao Estado brasileiro e aos demais estados. Além disso, o governador coordena as relações jurídicas, políticas e administrativas de seu estado e defende sua autonomia.
O chefe do Poder Executivo Municipal é o prefeito. Ele precisa ter, no mínimo, 18 anos de idade e é eleito para exercer um mandato de quatro anos. O prefeito possui atribuições políticas e administrativas, que se expressam no planejamento de atividades, obras e serviços municipais.
O prefeito pode apresentar, sancionar, promulgar e vetar proposições e projetos de lei. Todo ano, o Executivo Municipal elabora a proposta orçamentária, que é submetida à Câmara dos Vereadores.
De acordo com a Constituição Federal e as constituições estaduais, os municípios gozam de autonomia. Todo município é regido por uma Lei Orgânica, aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal.
O sistema brasileiro é multipartidário: permite a formação legal de vários partidos políticos.
Como é definido o número de deputados federais por estado?
A Constituição Federal estabelece que o número de deputados federais por estado deve ser proporcional ao seu número de habitantes (determinado pelo Censo).
Nenhuma das unidades da Federação pode ter menos de oito ou mais de 70 deputados federais. Atualmente, os estados mais populosos elegem proporcionalmente menos deputados.
Número de deputados por estado
Acre 8
Alagoas 9
Amazonas 8
Amapá 8
Bahia 39
Ceará 22
Distrito Federal 8
Espírito Santo 10
Goiás 17
Maranhão 18
Minas Gerais 53
Mato Grosso do Sul 8
Mato Grosso 8
Pará 17
Paraíba 12
Pernambuco 25
Piauí 10
Paraná 30
Rio de Janeiro 46
Rio Grande do Norte 8
Rondônia 8
Roraima 8
Rio Grande do Sul 31
Santa Catarina 16
Sergipe 8
São Paulo 70
Tocantins 8
Como é definido o número de senadores por estado?
Três senadores são eleitos por estado, independentemente do número de habitantes. O Brasil possui 26 estados e o Distrito Federal. Portanto, há 81 senadores.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Quantos anos precisa ter um candidato para ser eleito prefeito e quantos anos é o mandato de prefeito?
2. Quantos deputados pode ter os seguintes estados (SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS, BAHIA, MINAS GERAIS, PARANÁ, RIO GRANDE DO SUL)?
3. Como é definido o número de deputado por estado?
4. Marque a alternativa que corresponde à quantidade correta de estados do Brasil.
a) 26 estados e 1 Distrito Federal
b) 25 estados
c) 25 estados e 1 Distrito Federal
d) 27 estados.
5. Qual é o estado que possui o maior número de municípios?
a) Acre
b) Santa Catarina
c) Rondônia
d) Minas Gerais
História__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA:A POLÍTICA NO FEUDALISMO
Professora
Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a
atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante
neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos
estudar.
- Orientações,
registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização,
bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Se preferir você
também pode responder pelo formulário do Google Forms
A POLÍTICA NO FEUDALISMO
A Europa ficou
dividida em reinos, mas os reis não tinham muito poder, pois esses reinos eram
divididos em grandes extensões de terras, chamados feudos. O domínio no feudo
era exercido pelo senhor feudal, que possuía poder absoluto dentro dele
O feudo era o
domínio do senhor feudal e era a unidade básica de produção. Nele havia:
o castelo: onde morava o senhor
feudal.
a vila ou aldeia: onde moravam os
servos.
as terras: onde os servos
trabalhavam.
SOCIEDADE NO FEUDALISMO:
No feudalismo, a
sociedade era dividida em estamentos, ou seja, as pessoas permaneciam desde o
nascimento até à morte, numa mesma posição dentro da sociedade.
A sociedade era
dividida em: clero, nobres e servos e não permitia a mobilidade social, isto é,
não havia possibilidade da pessoa mudar sua situação social; quem nascia servo,
jamais poderia deixar de sê-lo.
COMO ERA A VIDA NOS FEUDOS?
Os nobres viviam
caçando, participavam de torneios e guerreavam; o clero, além de possuir 2/3 das
terras da Europa feudal, cuidava da vida religiosa e influenciava o poder
político nos feudos.
Nessa sociedade, o
senhor feudal, em sua propriedade (feudo), concentrava toda a administração e a justiça. A maior parte da
sociedade era composta pelos servos.
E a vida do servo? Como era?
Os servos
trabalhavam devendo obrigações aos seus senhores (nobres). Viviam em condições
precárias de subsistência. Embora pudessem usar um pedaço de terra, bem pouco
daquilo que produziam ficava para o sustento da família, pois grande parte da
produção era entregue a seus senhores e à Igreja sob forma de tributos
(impostos). (A Igreja também aumentou seus domínios graças ao dízimo, taxa de
10% sobre a produção dos fiéis).
Então o servo era como o escravo?
Como o servo
necessitava da proteção oferecida pelo senhor feudal, ele tinha a obrigação de
permanecer e trabalhar na terra desse senhor, mas apesar do servo estar ligado
à terra, não podia ser vendido; o servo não era propriedade do seu senhor,
diferente do escravo que era vendido porque era propriedade do dono.
RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU
CADERNO OU CLIQUE NO LINK E RESPONDA NO GOOGLE FORMS
Caracterise
a política na Idade Média?
Explique
como vivia a sociedade feudal?
Como
era a vida dos Servos?
Qual a diferença entre servo e
escravo?
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS: TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA. TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS)
PAUTA:alongamento sentado
Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa , do canal
Baseado no que foi proposto e desenvolvido em aula, vimos alguns fatos sobre o atletismo. Por exemplo, como é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremesso/lançamentos). No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical. No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo central do corpo.
Após relembrar o que foi visto em sala de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. Abaixo, você vê o nome de três desses atletas. Faça uma breve pesquisa sobre a vida desses atletas, o período em que competiam, quais as modalidades que participavam, o que vocês julgarem mais importante em relação a eles.
·João do Pulo:
·Vanderlei Cordeiro de Lima:
·Adhemar Ferreira da Silva:
2. Segue abaixo alguns links para assistirem em relação ao atletismo. Será muito bacana, ao término dos vídeos, vocês apresentarem as experiências em seu caderno:
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de português. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
1. O conjunto de letras do alfabeto chama-se ______________ . Das alternativas abaixo a que preenche corretamente a lacuna é: *
a) abecedário.
b) abecedalho.
c) abcdário.
d) abecdário.
2. Observe a maneira correta de escrever a palavra “poesia”. Que outra palavra também está escrita CORRETAMENTE: *
a) Cafesinho.
b) Azia.
c) Marezia.
d) Cazulo.
3. ________________ Pelé foi o melhor jogador de futebol do século XX. *
Concerteza.
Comcerteza.
Com certeza.
Com certesa.
4. Na frase “O lugar onde se vende carne chama-se _____________.” A palavra que preenche a lacuna corretamente é *
a) açogue.
b) assogue.
c) açouge.
e) açougue.
5. Qual é o significado da palavra "supérfluo"? *
a) Grande.
b) Desnecessário.
c) Lucro.
d) Poderoso.
6. Qual dessas alternativas melhor define a palavra "esdrúxulo"? *
a) Normal.
b) Estranho.
c) Semelhante.
d) Falante.
7. Preciso levar o meu carro para ____________. *
a) concertar.
b) consertar.
c) conçertar.
d) comsertar.
8. Assinale as alternativas em que há ERROS de ortografia nas frases. *
a) Sabem quais são as propriedades da água?
b) Ninguém mais acredita nas previsões meteorológicas.
c) Eu juro que sou inocente, meretíssimo.
d) Todos os dias passo por aquele mendingo.
d) O nó está froucho.
9. Assinale a única afirmativa que apresenta um ERRO de ortografia. *
a) Milhares de pessoas cometem suicídio a cada ano.
b) A tristesa se refere a uma angústia ou uma desesperança.
c) A depressão é uma doença séria e assim deve ser tratada.
d) Não é evidente se a medicação contra a depressão afeta o risco de suicídio.
10. Assinale a única alternativa cujas palavras estejam CORRETAMENTE grafadas: *
a) pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego.
b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço.
c) gorjeta, sargeta, picina, florescer, consiliar.
d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada.
e) pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Múltiplos de um número natural
Faça a leitura de a explicação apresentada a seguir:
Em geral, os ovos são vendidos em embalagens com 12
unidades cada uma.
Quantos ovos teremos se comprarmos:
• 4 embalagens?
•
5 embalagens?
• 6
embalagens?
Para obter o número de ovos, multiplicamos o número
de embalagens por 12.
O número de ovos será sempre um múltiplo de
12.
0, 12, 24, 36, 48, 60, ... é a sequência dos
múltiplos de 12. Essa sequência é infinita.
Observe que ela é obtida multiplicando os números
naturais por 12.
e assim por diante. Conhecemos os primeiros múltiplos de um
número por TABUADA.
Resolva os exercícios a seguir em seu
caderno ou no formulário:
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de CIÊNCIAS. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O professor vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Leia o texto: Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada até 31 de agosto
Ministério da Saúde adia fim da campanha devido à baixa adesão. Apenas 4,2% do público-alvo da quarta fase, focada em adultos de 20 a 49 anos, foi imunizado
A quarta fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até 31 de agosto de 2020. O Ministério da Saúde tomou essa decisão porque, até a última quarta-feira (15 de julho), apenas 4,2% do público-alvo dessa etapa, que é focada em pessoas de 20 a 49 anos, recebeu a imunização.
Esse número corresponde a 3,7 milhões de indivíduos, sendo que a população-alvo totaliza mais de 90 milhões de brasileiros. “É um dado muito preocupante. O sarampo é uma doença que pode ser bastante grave e estamos com um número crescente de infectados no país”, alerta o pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
A campanha começou em 2019, quando irrompeu um surto do vírus no país. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado, com o objetivo de vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e, depois, jovens de 20 a 29 anos.
O terceiro estágio teve como público-alvo as pessoas de 5 a 19 anos e ocorreu entre 10 de fevereiro a 13 de março de 2020. Agora, a ideia é proteger os brasileiros de 20 a 49 anos.
Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/campanha-de-vacinacao-contra-o-sarampo-e-prorrogada-ate-31-de-agosto/. Acessado em 14/8/2020.
ITEM 1 - Sabemos que as vacinas são capazes de estimular a produção de anticorpos pelo corpo, protegendo-nos, portanto, de doenças. Graças a essa capacidade, dizemos que as vacinas garantem-nos: *
A) uma imunização imediata.
B) uma imunização prolongada.
C) uma imunização ativa.
D) uma imunização contínua.
Vacinação: é a administração de vacinas (substâncias preparadas) para a estimulação da resposta imunológica com a finalidade de prevenir doenças em uma população. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/51vacinacao.html - Acessado em 14/8/2020.
ITEM 2 - Qual a sua idade? Como está a sua vacinação? E a vacinação da sua família?
___________________
Inglês__Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: Guide Line English – 21 th August 2020
Teacher Deise Hélen
Good Evening !!!
Sondagem Inicial – Enviar foto no privado para correção
Orientações
1. Faça a Pauta acima em seu caderno:
2. Leia atentamente todas as questões, antes de responder.
3. Comece a sondagem pelas questões que você achar mais fáceis de tiverem duvida só me chamar.
4. Fique de olho na organização: evite rasuras e faça uma letra caprichada!
5. Releia a sondagem antes de enviar a foto para a professora fazer a correção.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Traduza e marque a letra das saudações à imagem correspondente: (COPIE AS TRADUÇÕES)
A) Good Morning _______________
B) Good Afternoon _______________
C) Good Evening _______________
D) Good Night_______________
2. Observe a figura e responda BOY or GIRL: (COPIE AS FRASES)
Maria is a _______________
João is a _______________
3. Ligue os números. (COPIE TUDO)
1 Three
2 Eight
3 One
4 Nine
5 Two
6 Ten
7 Four
8 Five
9 Six
10 Seven
4. Traduza os números em PORTUGUÊS. (COPIE A LETRA E AS TRADUÇÕES)
a) Thirteen ______________
b) Eleven ______________
c) Fourteen ______________
d) Nineteen ______________
e) Twenty ______________
f) Seventeen ______________
g) Fifteen ______________
h) Eighteen ______________
i) Sixteen ______________
j) Twelve ______________
5. Marque um X na alternativa correta para cada número. (COPIE A LETRA E O NÚMERO POR EXTENSO)
a) O número 15 é:
( ) five
( ) seventeen
( ) fifteen
b) O número 16 é:
( ) nineteen
( ) sixteen
( ) seventeen
c) O número 20 é:
( ) twenty
( ) ten
( ) twelve
d) O número 18 é:
( ) eight
( ) fourteen
( ) eighteen
6. Coloque o resultado com nome da SOMA em inglês. (COPIE AS LETRAS E AS TRADUÇÕES)
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de ARTE. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Nas artes visuais exite o gênero paisagem. A paisagem é a extensão de terreno que se pode apreciar a partir de um determinado lugar. Pode-se dizer que é tudo aquilo que entra no campo visual a partir de um determinado lugar (ponto ou ângulo). Em outras palavras, paisagem é tudo aquilo que se pode ver em um lugar aberto até a linha do horizonte.
1. Descreva os elementos que vê na imagem. *
2. Descreva as cores que vê na imagem. *
3. Essa paisagem é um local: *
( ) Rural
( ) Urbano.
( ) Natural
( ) Construído
( ) Noturno.
( ) Diurno
( ) Nublado.
( ) Ensolarado
( ) Quente
( ) Frio
( ) De diversão
( ) De trabalho
4. Descreva, com suas palavras, a paisagem das proximidades da sua casa.
Sexta-feira, dia 21
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
Data: 21/08/2020
Atividade:
Pesquisa sobre poemas folclóricos.
Observação:
realize esta atividade no caderno, na parte de português. Não esqueça de
colocar a pauta corretamente. No dia 30/08/2019, deverá ser enviada, por foto,
à professora.
Na aula 7 estudamos o gênero textual poema e
aprendemos que difere de poesia, pois poesia tem um conceito muito mais amplo
que poema, podendo ser considerada várias manifestações artísticas: uma
paisagem, um quadro, uma escultura, um filme, entre outros.
Lembrando que dia 22/08 é comemorado o dia do Folclore e folclore é o que entendemos como as formas pelas
quais a culturapopular manifesta-se
e que são parte da identidadeculturaldeumpovo. As representações
folclóricas podem ser manifestadas por meio de ações individuais e coletivas e
são formadas por costumes e tradições que são transmitidos de geração em
geração.
O
folclore representa apenas a culturapopular e manifesta-se
por mitos, canções, ritmos, poemas, literatura de cordel, danças, festas,
crendices, brincadeiras etc. São uma parte importante da cultura de um povo e
por isso devem ser preservados.
Assim
sendo, proponho que faça uma pesquisa sobre poetas e poemas brasileiros que
falam/expressam, em suas obras, o folclore. Escolha um poema que mais lhe
agrade e transcreva no seu caderno. Não esqueça do título, de registrar quem é
o autor do poema e onde você fez a pesquisa (internet (sites), livro,
enciclopédia etc).
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Divisores de um número natural
Faça a leitura de a explicação apresentada a seguir:
Nas embalagens mais encontradas no comércio, os
ovos são dispostos assim:
No entanto, podemos imaginar outras formas de
dispô-los:
Observe que encontramos os fatores ou divisores de
12: 1, 2, 3, 4, 6 e 12.
Também dizemos que 12 é divisível por 1, 2,
3, 4, 6, e 12.
Observe outro exemplo: Lucas vai receber 20 reais
de troco. O caixa pode dar o troco da seguinte maneira usando notas ou moedas
iguais e inteiras:
Resolva os exercícios a seguir em seu
caderno:
1. Determine todos os divisores do número 18.
___, ___, ___, ___, ___, ___
2. Qual é o número que
• é divisível de 5,
• está compreendido entre 30 e 50,
• é divisível de 8?
3. Numa sala de aula há 35 alunos.
a) Essa turma poderia ser dividida em 5 grupos com
o mesmo número de alunos? Justifique.
b) Essa turma poderia ser dividida em 4 grupos com
o mesmo número de alunos? Justifique.
c) Existe outra possibilidade de formação de grupos
com o mesmo número de alunos (não valem os grupos com apenas 1 aluno)? Qual é?
4. Vou receber R$ 50,00 da minha mãe de presente de
aniversário. De quantas maneiras posso receber estes cinquenta reais usando
notas ou moedas iguais e inteiras?
----------------
7o ano__________
Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas