segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Semana 4 - de 24 a 28/8 - 9o ano EJA

 Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 24


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Apresentação e desenvolvimento do Projeto EPTV na escola.

Leia o texto, em seguida clique no link abaixo para assistir ao vídeo de abertura do Projeto.

O que é o Projeto EPTV NA ESCOLA?

O EPTV NA ESCOLA traz um desafio diferente para os alunos do último ano do ensino fundamental de todas as escolas da nossa região de cobertura: participar de um concurso de redações.
Estimular a imaginação é desafiador e a cada ano temas ligados a vivência social ou escolar são passados para os alunos que devem nos trazer soluções e novas ideias. Um projeto que valoriza a educação, estimulando o pensamento e a criatividade.
As redações passam por uma comissão formada pela EPTV e as selecionadas além de concorrerem a uma premiação em um evento especial, participam de uma visita à emissora, conhecendo nossos estúdios e departamentos. Em um bloco especial no Jornal da EPTV, participam mostrando o processo de criação do tema.
Nossa proposta é trazer a aproximação dos patrocinadores com os estudantes, educadores e suas famílias, além de trazer a integração entre as escolas.

O Projeto EPTV na escola de 2020 com a temática “A TECNOLOGIA QUE MELHORA O MUNDO, MELHORA MESMO A MINHA VIDA?

Fonte: http://www.eptvnaescola.com.br/

Informações adicionais estarão disponíveis no nosso Grupo de Estudos (whatsapp).

Observação: O Projeto será usado como uma atividade de Produção Textual.




Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: 


1. O professor de Matemática do 6º ano colocou no quadro algumas expressões numéricas e o nome dos alunos que deveriam resolvê-las. 

• CAIO       100 – 64 – 26 + 88 
• THEO       82 + 7 x 11 
• FERNANDO   93 – 48  :  6
• LUCCA      64 – 2 x 27 

a) Quem obteve o maior e o menor valor ?  


2. Determine o valor das expressões numéricas a seguir. 

a)  4 x (32- 28 : 4)                              

b)  450 – 3 x (45 : 5 + 3)²


3. Uma loja está vendendo um modelo de aparelho celular por R$596,48 de acordo com as condições abaixo. 
O valor de cada prestação é: 
a) R$ 124,12   
b) R$ 149,12  
c) R$ 123,11   
d) R$ 148,10


4. Observe o caminho que Pedro utiliza para ir e voltar da escola.  


Considerando a ida e a volta, quantos quilômetros Pedro percorre durante os 5 dias de aula de uma semana? 
a) 60 km     
b) 0,6 km   
c) 6 km  
d) 3 km  


5. Num ginásio de esportes cabem 2750 pessoas nas cadeiras e 1850 nas arquibancadas. Na decisão do futsal masculino , havia 2588  pessoas. Quantos lugares ficaram vagos?
a) 1980
b) 2012
c) 2038
d) 1578


Terça-feira, dia 25


Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: O Socialismo

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS  QUESTÕES.

O Socialismo

O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.

Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda. Pensadores importantes que se enquadram no socialismo científico são os conhecidos Karl Marx e Friedrich Engels.

Apesar das idéias socialistas terem sido criadas ainda no século XIX, foram somente no século XX colocadas em vigor. O primeiro país a implantar esse regime político foi a Rússia, a partir de 1917, quando ocorreu a Revolução Russa, momento em que o governo monarquista foi retirado do poder e instaurado o socialismo. Após a Segunda Guerra Mundial, esse regime foi introduzido em países do leste europeu, nesse mesmo momento outras nações aderiram ao socialismo em diferentes lugares do mundo, a China, Cuba, alguns países africanos e outros do sudeste asiático.

Diante de todas as considerações, a seguir os principais aspectos do socialismo que deixam claro a disparidade com o sistema capitalista.

• Socialização dos meios de produção: todas as formas produtivas, como indústrias, fazendas entre outros, passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado, não concentrando a riqueza nas mãos de uma minoria.

• Não existem classes, ou seja, existe somente a classe trabalhadora e todos possuem os mesmos rendimentos e oportunidades.

• Economia planificada: corresponde a todo controle dos setores econômicos, dirigidos pelo Estado, determinando os preços, os estoques, salários, regulando o mercado como um todo.

O principal pensador do socialismo foi Karl Marx, para ele esse regime surgiu a partir do capitalismo e seus meios de produção, tendo seu controle desempenhado pelo proletário, assim como o Estado, que posteriormente seria extinto, dando origem ao comunismo que corresponde a uma sociedade sem governo, polícia, forças armadas entre outros, além de não possuir classes sociais e economia de mercado.

Após o declínio do socialismo, a partir de 1991 com a queda da União Soviética, o sistema perdeu força no mundo, atualmente poucos países são socialistas, é o caso da China, Vietnã, Coréia do Norte e Cuba.

Karl Marx e Friedrich Engels, criadores do socialismo científico.


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. “Os proletários nada têm a perder com ela [a revolução], a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos.”
(Karl Marx e Friedrich Engels)

Neste trecho do Manifesto Comunista escrito há 150 anos, estão expressos alguns dos fundamentos do socialismo científico, cujos princípios são:

a) internacionalismo e dialética idealista.

b) ditadura do proletariado e organização dos Sovietes.

c) corporativismo e materialismo dialético.

d) comunismo e nacional-socialismo.

e) materialismo histórico e luta de classes.


2. De acordo com o pensamento socialista, qual a relação entre a teoria da mais valia e a exploração da força de trabalho dos operários?
_________________________


3. Quais os dois principais pensadores responsáveis pelo surgimento do socialismo?
_________________________


4.Quais são os países do mundo que ainda tem o sistema socialista?
_________________________



História__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: SEGUNDO  - Algumas características:

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.

- Orientações, registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.

- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google Forms


SEGUNDO  - Algumas características: 

Agricultura e Pecuária

Sem dúvida, a maior riqueza do Brasil durante o Segundo Reinado foi o café. A partir de 1850, as exportações do café representavam mais da metade do total das exportações brasileiras.

Os principais   compradores   de  café  foram os países europeus e, o fim do império, também os Estados Unidos.

Além do café, outros produtos eram também exportados: o açúcar, o algodão, o fumo, o cacau e a borracha.

A pecuária continuava a ser a principal atividade econômica do Sul e foi responsável pela ocupação e povoamento de novos territórios. Era o único produto que não se voltava para a exportação.

Industrialização

Você sabe que para montar uma indústria são necessárias algumas condições básicas:

·        Capital para aquisição dos meios de produção (prédio e máquinas);

·        Mercado consumidor (compradores para os produtos);

·        Mão-de-obra disponível.

 Observe:

Durante todo o período colonial foi proibida a formação de indústrias. Os produtos ingleses sempre entraram no Brasil em larga escala, consumidos principalmente pelos grandes proprietários de terras.

Somente a partir de meados do século XIX as indústrias passaram a ter importância no Brasil, quando a produção industrial brasileira passou a se desenvolver. Isso ocorreu devido a certos fatores do momento:

      Capital disponível nas mãos dos cafeicultores (os chamados barões do café);

      Extinção do tráfico de escravos e a liberação de capital que, então, pôde ser aplicado nos setores industriais;

      A tarifa Alves Branco que, indiretamente, favoreceu as indústrias nacionais pois aumentava os impostos sobre os produtos importados;

      Grande quantidade de mão-de-obra disponível, principalmente              de imigrantes.

Embora muitas indústrias nacionais tenham se desenvolvido durante esse período, o setor  agrícola permaneceu predominante no Brasil até a década de 1850.

Nessa época, começa a ser empregada na agricultura, a mão-de-obra vinda principalmente da Europa, dando origem a uma grande corrente imigratória.


RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO OU CLIQUE NO LINK E RESPONDA NO GOOGLE FORMS

1.    Quais as características a respeito do 2° Reinado que o texto aponta?

2.    Como se deu o processo de industrialização do Brasil?

3.    Qual a importância do Café na economia brasileira durante o 2° Reinado?





Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo

FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS)

PAUTA:  alongamento sentado



Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa , do canal






TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS)
PAUTA:  Os Jogos Eletrônicos


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Os Jogos Eletrônicos

     Nos jogos eletrônicos, o console (hardware) e o programa de computador (software) trabalham em conjunto para gerar os sons e as imagens. O console fica conectado a controles e a um aparelho de TV. O jogador comanda as ações por meio desses controles, que vão desde simples joysticks, teclados e manches com botões até peças que simulam objetos reais, como instrumentos musicais ou o volante de um carro.

     A internet eliminou a necessidade de os jogadores estarem no mesmo espaço físico. Hoje em dia, é possível jogar com pessoas localizadas em qualquer parte do mundo. Uma modalidade de videogame que vem se popularizando no início do século XXI são os jogos de realidade virtual. Neles, óculos especiais criam simulações em 3D, dando ao jogador a sensação de estar em uma situação real.

     O primeiro jogo de fliperama chamou-se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos  de sucesso surgiram, como ‘Pong’, ‘Invasores do espaço’ e ‘Pac-Man’. O primeiro console caseiro também surgiu nessa época.

Em 1977, a empresa Atari lançou um console com cartuchos removíveis. Cada cartucho fazia rodar um jogo diferente. Com esse sistema, os jogos eletrônicos ganharam popularidade, mas as pessoas ainda queriam imagens e sons melhores.

     Percebendo o grande interesse do público, muitas outras empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos. Elas melhoraram não só a qualidade do som e das imagens, mas também a tecnologia usada para rodar os games.

Efeitos no comportamento dos Usuários dos Jogos Eletrônicos

Benefícios

*Agilidade no raciocínio e criatividade são afeitos benéficos no uso de jogos eletrônicos, assim como a coordenação olho-mãos e coordenação motora visual como resistência à distração, aumento da sensibilidade à informação na visão periférica e aumento da habilidade de descrever objetos mostrados recentemente;

*Os jogos eletrônicos requerem a aprendizagem de sistemas mais complexos com muitas variáveis, isso requer alta habilidade analítica, flexibilidade e adaptabilidade;

*Os princípios de aprendizagem encontrado nos jogos eletrônicos podem aplicados na educação, como os jogos demandam muita concentração, os jogadores não percebem que estão aprendendo, de fato, os jogos podem contribuir para o "aprender fazendo";

*Os jogos eletrônicos também podem aumentar a habilidade motriz fina, assim como a habilidade de resolução de problemas.

Malefícios

*O vício em jogos é um tipo de vício comportamental em que a pessoa deixa de fazer suas atividades diárias para ficar jogando, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social, etc.

*individuo pode desenvolver menor controle emocional e cognitivo.

*Diminuição dos exercícios (em relação aos movimentos corporais) na vida cotidiana mesmo utilizando jogos de movimentos ativos podendo gerar um número maior de pessoas obesas;

*Menor interesse das relações internas familiares, bem como convívio social extra familiar.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Com base nos textos anteriores responda as questões a seguir: 


1- Qual aparelho você utiliza para jogar? 
____________________________

2- Cite o nome dos jogos eletrônicos que você costuma jogar. 
____________________________

3- Qual a modalidade de videogame que se popularizou no início do século XXI? 
____________________________

4- Quais foram os primeiros jogos de fliperama? 
____________________________

5- Por que muitas empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos?
____________________________

6- Você costuma utilizar diferentes meios eletrônicos (aplicativos, sites) no seu cotidiano? 

(   ) Sim Cite 2 situações em que você utiliza.
____________________________

(   ) Não. 

7- Você acredita que os jogos eletrônicos influenciam negativamente no comportamento e na saúde das pessoas? Justifique.
____________________________

COMPLEMENTANDO NOSSO CONTEÚDO

Assista ao vídeo:

Veja a Evolução dos Jogos Eletrônicos (1958 - 2020) 

PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=oSalCF9CaDU



Quarta-feira, dia 26


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA:  Desenvolvimento do Projeto EPTV NA ESCOLA

A atividade será desenvolvida por meio de vídeo chamada, vídeos gravados e áudios no nosso grupo de Estudos (whatsapp).

Esse momento será usado para debatermos a temática “A TECNOLOGIA QUE MELHORA O MUNDO, MELHORA MESMO A MINHA VIDA? Mas antes disso, gostaria que vocês assistissem a mais alguns vídeos sobre o assunto.


https://youtu.be/caTicFc71FY  (A tecnologia melhora ou piora as nossas vidas?)


https://youtu.be/_0ImchUo0GQ  (O avanço da Tecnologia e o impacto na vida das pessoas)

Aproveite para registrar, no caderno, suas impressões sobre o tema.




Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: 


1. O piso de uma sala foi recoberto com cerâmica em forma de quadrado como mostra a imagem abaixo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A superfície de cada cerâmica mede 0,25 m². O piso dessa sala mede 
A)  10 m²  
B) 100 m²    
C)  25 m²     
D) 250 m²


2. Dois sacos de ração alimentam 6 galinhas por semana. Sabendo que se trata de uma situação de proporcionalidade direta, os valores que preenchem corretamente as lacunas na tabela são respectivamente: 

Número de sacos (x)

2

3

5

7

?

Número de galinhas (y)

6

?

15

21

33


a) 9 e 65        
b) 12 e 14     
c) 9 e 11     
d) 10 e 12 


3. Na venda de um tênis de R$150,00 um vendedor obteve uma comissão de R$12,00. Essa comissão representa quantos por cento do preço do produto? 
a) 10%       
b) 12%       
c) 8%       
d) 15%  

 
4. Se você comprar um objeto por R$2000,00 e ganhar um desconto de 25% quanto pagará no preço final? 
a) R$ 1500 
b) R$ 1400 
c) R$ 1300  
d) R$ 1800  
e) R$ 1700


Quinta-feira, dia 27


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: alimentação. CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS”. (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência. Alimentação temática: Selecionar informações e dados, argumentos e outras referências em fontes confiáveis impressas e digitais.


Link: https://forms.gle/6jRF4aizApM23pHGA

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de CIÊNCIAS. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O professor vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Brasileiro consome menos arroz e feijão e mais pizza e salgadinho

Consumo de refrigerante cai em dez anos, mas bebida ainda é o quinto alimento mais consumido, diz IBGE

Pedro Capetti, Karen Garcia e Carolina Nalin

21/08/2020 - 10:00 / Atualizado em 21/08/2020 - 23:29 (acessado em 22/8/2020).

Consumo de pizza e outros alimentos cresceu em dez anos

RIO - O arroz com feijão continua a ser a base da dieta do brasileiro, mas aquela pizza de fim de semana ou sanduíche ocasional é cada vez mais frequente. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o mais amplo levantamento sobre consumo e hábitos domésticos das famílias no país, em dez anos, a frequência no consumo de sanduíches e pizzas entre adultos passou de 10,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.

A frequência no consumo de arroz, por exemplo, para a faixa etária de 19 a 59 anos caiu de 84,4% para 76,3% e a de feijão recuou de 73,3% para 60,6%. De modo geral, a pesquisa mostra que o consumo de produtos in natura ou minimamente processados está caindo, enquanto o brasileiro abre espaço na despensa para os processados e os ultraprocessados, como o biscoito recheado e o salgadinho. Quanto mais jovem, maior a presença destes itens no menu.

“A maior participação de alimentos ultraprocessados, em relação ao total calórico, foi para adolescentes (26,7%), sendo intermediária entre adultos (19,5%) e menor entre idosos (15,1%)”, diz o IBGE.

O IBGE ressalta que a maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros é natural ou minimamente processada, mas frisa que alimentos ultraprocessados, “que deveriam ser evitados, somam cerca de um quinto das calorias consumidas”.

A pesquisa indica que não se trata apenas de questão de gosto, mas de peso no bolso. A redução do consumo de frutas, verduras e legumes ocorreu principalmente entre a parcela mais pobre da população, embora o levantamento também aponte neste período o aumento na ingestão de alimentos como salada crua. Houve queda ainda no consumo de refrigerantes.

André Braz, economista e coordenador do Índice de Produto ao Consumidor do Ibre/FGV, explica que à medida que a renda familiar diminui há um aumento no consumo de alimentos processados.

— Quanto menos se ganha, mais se concentram os gastos com alimentação. Conforme a renda aumenta, cresce a participação de produtos in natura, que são mais saudáveis. As famílias de baixa renda muitas vezes têm acesso a proteínas por meio de alimentos processados e embutidos, como a salsicha, o nugget, a mortadela, que são mais baratos — diz.

Pandemia muda hábitos

Braz afirma que, apesar da queda no consumo de arroz e feijão, a questão cultural, o componente nutricional e a resiliência desses produtos às variações de preço fazem com que eles tenham relevância na alimentação do brasileiro.

Transformações nas relações de trabalho, como as registradas durante a pandemia do novo coronavírus, devem reforçar os gastos com alimentação em casa, segundo Braz:

— Tenho a impressão de que a despensa das famílias será reforçada. Muitos trabalhadores não voltarão ao regime presencial e outros sequer terão uma recolocação profissional. Investir na alimentação doméstica é a saída para driblar a queda no orçamento ou aumento de preço.

Mas se para alguns a quarentena foi a oportunidade de desenvolver habilidades culinárias e descobrir receitas, para outros ela reforçou os pedidos de comida por delivery. A publicitária Maria Elysia Moreira, de 40 anos, que mora em São Paulo, optou por refeições prontas:

— Meus pedidos de comida por aplicativo aumentaram tanto nos últimos meses que são quase a base exclusiva da minha alimentação. Chego a pedir duas ou três vezes por dia, principalmente alimentos fritos e fast-food. As compras no supermercado agora são de itens básicos, como café e açúcar. É uma forma de aliviar o estresse do home office no fim do dia e diminuir a ansiedade com a pandemia.

A estudante de Publicidade Mariana Barbalho, de 24 anos, que mora em Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio, teve de adaptar a alimentação para que ela coubesse no orçamento durante a pandemia. Em junho, um auxílio extra oferecido pela empresa onde faz estágio ajudou a equilibrar os gastos com as compras no supermercado.

— Antes da pandemia eu tinha direito a almoço gratuito no refeitório. Com o home office, tive que lidar com a ausência do benefício. Precisei racionalizar a comida para equilibrar as contas. Passei a comprar milharina para fazer angu e sopa durante os primeiros meses, mas a restrição alimentar me deixava sem energia. Dois meses depois da quarentena, a empresa oficializou um benefício extra e pude consumir mais itens no mercado.

Mas, para reduzir o risco de exposição à Covid-19, a feira deu lugar ao supermercado e a mais industrializados no carrinho.

— As frutas, verduras e legumes são mais caros no mercado do que nas feiras, então acabo percebendo que o preço de alguns industrializados fica mais competitivo se comparado aos saudáveis. Estressada com o trabalho, passei a comprar batata frita, pão de queijo e pizza congelados, macarrão instantâneo, hambúrguer e açúcar refinado para fazer doces em casa.

A nutricionista Tânia Alves ressalta que a população brasileira vem adoecendo nos últimos anos e isso aumenta os gastos públicos em saúde. Segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 67,8% nos índices de obesidade em relação aos últimos 13 anos, seguindo a tendência de países como Reino Unido e Estados Unidos.

— Além do aspecto humanista, devemos refletir sobre o impacto que doenças relacionadas a hábitos alimentares e estilo de vida representam aos cofres públicos com gastos em saúde. A prevenção consiste em incentivar uma alimentação mais saudável, reduzindo principalmente o consumo de ultraprocessados — explica Tânia.

A pesquisa do IBGE mostra que a alimentação dos brasileiros ainda está aquém das necessidades nutricionais recomendadas por organizações internacionais. Mais da metade da população consome sódio acima do limite aceitável, de duas gramas por dia. Além disso, houve aumento no consumo de açúcar na última década.

Cerca de 85% dos adolescentes de ambos os sexos consumiam pouco cálcio e vitaminas D e E, e entre 50% e 85% deles ingeriam pouco magnésio, fósforo, vitamina A e piridoxina.

Nesta edição da pesquisa, técnicos do IBGE visitaram cerca de 58 mil dos 70 milhões de lares brasileiros, em 1.900 cidades. A coleta de dados durou um ano.

As famílias que participaram do estudo tiveram de preencher cadernetas e questionários com todos seus hábitos de consumo. Em média, elas eram compostas por três pessoas.

Com o levantamento do IBGE, também será possível identificar quantas famílias brasileiras vivem em insegurança alimentar. Ou seja, têm acesso escasso a alimentos e podem estar em situação de fome.

Sem vínculo. O entregador Alex Melo, de 27 anos, nunca teve emprego com carteira. Hoje, já se organizou para dividir as despesas da casa com a mulher e contribuir como MEI para a aposentadoria.

Reforma tributária não alivia peso de impostos no consumo

O sistema tributário brasileiro está na contramão da maioria dos países e ainda não há indicação de que a reforma que começa a ser discutida em Brasília será capaz de alterar esse rumo. 


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Com que frequência o consumo de sanduíches e pizzas entre adultos entre os anos de 2017 e 2018?
A) passou de 8,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.
B) passou de 10,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.
C) passou de 11,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.
A) passou de 12,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.


2. A pesquisa mostra que o consumo de produtos in natura ou minimamente processados está caindo, enquanto o brasileiro abre espaço na despensa para os processados e os ultraprocessados, como o biscoito recheado e o salgadinho. É correto afirmar que:
A) Em famílias com crianças, há maior a presença destes itens no menu.
B) Quanto mais jovem, há maior a presença destes itens no menu.
C) Em todas as idades, há maior a presença destes itens no menu.
D) Entre os mais velhos, há maior a presença destes itens no menu.


3. “A maior participação de alimentos ultraprocessados, em relação ao total calórico, foi para:
A) crianças.
B) adolescentes.
C) adultos.
D) idosos.


4. O IBGE ressalta que a maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros é:
A) natural
B) minimamente processada
C) totalmente processada
D) natural ou minimamente processada


5. Pelo texto, ‘— Quanto menos se ganha’:
A) menos se gasta com alimentação.
B) maior é a parte do salário gasto com alimentação.
D menos se concentram os gastos com alimentação. 
D) menos pesam os gastos com alimentação.


6. Segundo André Braz, economista e coordenador do Índice de Produto ao Consumidor do Ibre/FGV, explica que à medida que a renda familiar diminui:
A) não altera o consumo de alimentos processados.
B) há uma redução no consumo de alimentos processados.
C) há um aumento no consumo de alimentos processados.
D) há um grande aumento no consumo de alimentos processados.


7. Copie do texto o trecho que complementa a frase: ‘Investir na alimentação doméstica é’:
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8. As famílias de baixa renda muitas vezes têm acesso a proteínas por meio de alimentos:
A) processados e embutidos, como a salsicha, o nugget, a mortadela, que são mais baratos.
B) ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão “instantâneo”.
C) alimentos in natura, que são obtidos diretamente de animais e não sofrem qualquer alteração.
D) alimentos minimamente processados, ou seja, que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.


9. A pesquisa do IBGE mostra que a alimentação dos brasileiros ainda está aquém das necessidades nutricionais recomendadas por organizações internacionais. Mais da metade da população consome:
A) sódio e açúcar na quantidade correta nutricionais recomendada por organizações internacionais.
B) sódio na acima do limite e de açúcar em quantidade certa.
C) sódio na quantidade certa e aumento no consumo de açúcar.
D) sódio acima do limite e aumento no consumo de açúcar.


10. As famílias que participaram do estudo tiveram de preencher cadernetas e questionários com todos seus hábitos de consumo. Em média, elas eram compostas por: 
A) três pessoas.
B) quatro pessoas.
C) cinco pessoas.
D) duas pessoas.




Inglês__Estimativa: 1h de estudo

9o A - Professora Deise

PAUTA: vocabulário .

Link: https://forms.gle/8pkjkAYRmKLbb4AL7

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de INGLÊS. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Perceba que o seu vocabulário em inglês é muito maior do que imagina. Procure lembrar e anotar as palavras em inglês que se costuma encontrar em revistas, jornais, camisetas, roupas, placas de banheiro, restaurantes, fachadas de lojas, propagandas na TV, filmes e séries, internet, jogos, outdoors, placas de orientação de turistas. Enfim, tudo o que conseguir lembrar. Converse com seus colegas, faça uma lista e anote o significado ao lado delas. Não use o dicionário; Mesmo sem ter estudado o inglês antes você pode perceber que já conhece muitas palavras na língua inglesa e sabe o que elas querem dizer; Vamos, agora, fazer uma lista abaixo .


1. Pesquise, no Google,  as 20 palavras mais comuns usadas em textos em inglês, faça uma lista e memorize, ou consulte, e facilitara compreensão dos textos que estudaremos a seguir.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Ler em inglês não é difícil, mas exige perseverança e treino. Veja algumas estratégias que podem ajudar no desenvolvimento da leitura em inglês: 

1) Para desenvolver a sua percepção do uso do vocabulário,escolha ou recorte um pequeno texto em inglês e faça uma leitura silenciosa do texto e sublinhe as palavras que se parecem com a língua portuguesa e, que têm o mesmo significado. Essas palavras chamam-se cognatos ou palavras transparentes. 

2) Sublinhe também aquelas que você conhece o significado (conhecimento prévio). 

3) Circule as palavras que você não conhece. 

4) Use as palavras que estão em torno das desconhecidas para ajudá-lo. 

5) Cuidado com os “false-friends” (falsos amigos ou falsos cognatos), palavras que são parecidas ao português, mas têm significados diferentes. Elas nos induzem ao erro e nos levam a uma conclusão errada. 

6) À medida que for evoluindo nos estudos, você os identificará por experiência e pelo contexto. Vale lembrar que contexto pode ser a frase, a situação, o cenário onde a palavra está inserida. 

7) Consulte a lista das 20 palavras mais usadas em textos em inglês que pesquisou na atividade acima para descartar mais algumas palavras. 

8) Use um caderno separado ou as últimas folhas do seu caderno para criar um glossário e consulte-o sempre que for necessário. 

9) As palavras em inglês não têm acento a menos que tenham sua origem em outras línguas, como por exemplo: “fiancé” do francês, que quer dizer noivo (a). 

10)Antes de procurar no dicionário as palavras que não conhece, retire o “S”, IES,IER, D, “ED”, IED e “ING” do final delas. Podem ser plural ou outro conteúdo que veremos mais a frente. Por exemplo: “playing”. Procure no dicionário a palavra play sem ING. 11) Algumas vezes no dicionário, as palavras em inglês têm mais de um significado.Use aquele que melhor se adapte ao contexto.



9o B - Professora Elisabeth

PAUTA: OBJECT PRONOUNS.

Link: https://forms.gle/vGby9cRg1rQL1JTYA

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de INGLÊS. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

OBJECT PRONOUNS – têm a função de objeto direto ou indireto na oração. São sempre precedidos por um verbo ou uma preposição.

Subject Pronouns

Object Pronouns

Tradução

I

Me

me, mim

You

You

te, ti, o, a, lhe

He

Him

o, lhe

She

Her

a, lhe

It

It

o, a

We

Us

nos, conosco

They

Them

os, as, lhes

 

EXEMPLOS:

Tom is my boyfriend. I love him very much. Tom é meu namorado. Eu o amo.

Look, Jane is coming! Tell her the news. Olhe, Jane está vindo! Conte-lhe as novidades.

They never talk to us. Elas nunca conversam conosco.

There are many differences between me and you. Há muitas diferenças entre mim e ti.

Marcy and Lucy are sisters. I know them well. Marcy e Lucy são irmãs. Eu as conheço bem.

Com base nas explicações e exemplos, responda os exercícios abaixo. Atente-se para o termo destacado.


COPIE NO CADERNO
 - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1.    Sheila loves ________ (JIM), but he doesn’t love _________ (SHEILA).

a.    Him, It

b.    Him, Her

c.    Her, Him


2.    Never leave home without _________ (YOUR CREDIT CARD).

a.    Him

b.    Her

c.    It


3.    The dogs are hungry. Feed __________ (THE DOGS), please.

a.    Them

b.    Us

c.    You


4.    There’s a marvelous opportunity for ____________ (YOU AND ME).

a.    You

b.    Us

c.    Them


5.    MY DAUGHTERS are not here. Can you tell me where I can find _____________.

a.    Us

b.    Her

c.    Them


6.    I see MR. SMITH on the bus every morning. I see __________ on the bus every morning.

a.    Him

b.    Her

c.    You


7.    He saw the GIRL after school. He saw _________ after school.

a.    It

b.    Him

c.    Her


8.    Mila always goes out with JANE AND ANITA.

a.    Them

b.    Her

c.    Him


9.    My parents go to the cinema with MY BROTHER AND I.

a.    Them

b.    It

c.    Us


10. Patricia helps ALEX to wash the dishes.

a.    Her

b.    Him

c.    It



Arte__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: Arte rupestre

Link: https://forms.gle/27oiehBg4UBMc7JNA

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de ARTE. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


Arte na pré-história

Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha.

Em geral, trazem representações de animais, plantas e pessoas, e sinais gráficos abstratos, às vezes usados em combinação. Sua interpretação é difícil e está cercada de controvérsia, mas pensa-se correntemente que possam ilustrar cenas de caça, ritual, cotidiano, ter caráter mágico, e expressar, como uma espécie de linguagem visual, conceitos, símbolos, valores e crenças.






1. Observe as imagens acima e descreva o que vê em cada uma delas. Quais os temas mais trabalhados pelos artistas da pré-história?

Em seu caderno, faça uma representação (desenho) com uma temática pré-histórica. Em seguida, tire uma foto e envie via WhatsApp para a professora Natália.


Sexta-feira, dia 28


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Desenvolvimento do Projeto EPTV NA ESCOLA

Assista ao vídeo e leia o texto abaixo para darmos continuidade à atividade:


https://youtu.be/QU_F2fCKqmU  (Os efeitos da tecnologia no cotidiano dos jovens)

Uso excessivo de tecnologia pode causar insônia, dores e prejudicar visão

É difícil imaginar a vida sem computadores e smartphones, não é? Ainda mais para nós, brasileiros, que somos um dos povos mais conectados do mundo. De acordo com o relatório "2018 Global Digital", divulgado pela agência We Are Social, em parceria com a HootSuite, passamos em média 9 horas e 14 minutos na internet e 3 horas e 39 minutos nas redes sociais. Não há dúvidas de que os aparelhos eletrônicos são úteis no trabalho, facilitam a comunicação e oferecem infinitas opções de lazer. Mas, se usados com exagero, eles podem ser prejudiciais à saúde. Veja a seguir alguns problemas desenvolvidos por quem abusa da tecnologia.

Dores nas mãos e no pescoço

Quem vive digitando pode ter dores nos punhos, nas mãos e nos dedos. Isso acontece porque fazer sempre os mesmos movimentos pode gerar uma inflamação nas articulações. "Lesões por esforço repetitivo são a principal causa de afastamento médico. E diversos desses problemas são ocasionadas pelo uso de dispositivos tecnológicos, como o celular", afirma Marcus Gaz, clínico geral do Hospital Albert Einstein. Outros incômodos relacionados ao uso de smartphones e afins são as dores no pescoço, nos ombros e nas costas. Ao manter a cabeça flexionada para baixo, na direção do queixo, você sobrecarrega a coluna cervical. Só para ter ideia, quando o pescoço fica inclinado para baixo, o peso da cabeça passa de cerca de 5 kg para 27 kg, de acordo com a revista científica Surgical Technology International.

Alterações na visão

Não é raro os usuários sofrerem de "falsa miopia", um tipo de contração demasiada da musculatura dos olhos, que acontece quando a vista é forçada por muito tempo com imagens próximas e acaba ficando embaçada para longe. Outros incômodos comuns são ardência, irritação e vermelhidão, além da sensação de vista cansada, que ocorre pelo ressecamento dos olhos quando ficamos diante das telas sem piscar. Esse esforço que as telas pequenas exigem dos olhos leva à dificuldade de enxergar em lugares mais abertos, segundo Gaz. O risco é maior para crianças, adolescentes e adultos jovens, já que os músculos em volta dos olhos ainda estão em formação. " Quando eles se acostumam a olhar em curtas distâncias e ao movimento repetitivo de ler na tela, isso pode ocasionar uma alteração de movimento do olho e estar relacionado com a necessidade de correção de grau de miopia, de astigmatismo e hipermetropia", explica.

Problemas de audição

Ouvir a sua playlist no transporte, no treino ou no trabalho é muito prazeroso. Mas usar fones constantemente pode comprometer a saúde do seu ouvido. "Ficar muitas horas com algo obstruindo o seu canal auditivo e um som muito alto pode causar um dano permanente na audição", diz o clínico geral. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que jovens entre 12 e 35 anos de idade correm o risco de terem perdas auditivas irreversíveis porque escutam música em volume muito alto em fones de ouvido. Infecções Não é novidade que teclados de computador, celulares, tablets e fones de ouvido estão cheios de micróbios. Uma pesquisa da Devry Metrocamp  identificou nesses equipamentos a presença de até 23 mil fungos e bactérias. Não é algo tão comum de acontecer, mas, principalmente se sua imunidade estiver baixa, esses micro-organismos podem causar infecções respiratórias, otite externa, conjuntivite, acne, irritações na pele e acne.

Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/07/21/quais-problemas-de-saude-o-uso-excessivo-de-tecnologia-pode-causar.htm?cmpid=copiaecola

No caderno você deverá responder, em forma de texto, a essas duas questões:

1ª) Como a tecnologia melhora a minha vida?

2ª) Como a tecnologia prejudica a minha vida?



Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: 


1. Calculando 40% de 300, quanto vou achar? 
a) 100     
b) 110    
c) 120   
d) 90   
e) 40


2) Caio tirou o extrato bancário de sua conta corrente e verificou que    havia R$ 1900,00. Ele pagou contas com três cheques:  um R$ 400,00 para o supermercado, outro de R$ 600,00 para a prestação do carro e outro de R$ 1300,00 para o aluguel. Qual é o valor que Caio vai depositar na conta para, após os descontos, não ficar com saldo negativo? Resposta:
a) R$ 300,00     
b) R$ 500,00  
c) R$ 600,00   
d) R$ 400,00   
e) R$ 700,00


3) Dados os números inteiros -12, -10, -7, -2, 0, 1, 3, 7, 10, quantos deles são menores que o número inteiro -4?
a) 7      
b) 6    
c) 5    
d) 4   
e) 3


4) Quando você calcula a soma entre o quadrado do número 1 e o cubo do número -1,  você obtém:
a) 0      
b) -1    
c) +1     
d) -2    
e) +2
         

5) Qual é o número natural  expresso por: 302 : (72 x 3 – 102 – 2) ?
a) 25       
b) 20     
c) 22     
d) 10     
e) 30







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9o ano__________

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Fique bem, fique em casa!