Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
Segunda-feira, dia 24
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
Leia o texto, em seguida clique no link abaixo para assistir ao vídeo de
abertura do Projeto.
O que é o Projeto EPTV NA ESCOLA?
O EPTV NA
ESCOLA traz um desafio diferente para os alunos do último ano do ensino
fundamental de todas as escolas da nossa região de cobertura: participar de um concurso
de redações.
Estimular a imaginação é desafiador e a cada ano temas ligados a vivência
social ou escolar são passados para os alunos que devem nos trazer soluções e
novas ideias. Um projeto que valoriza a educação, estimulando o pensamento e a
criatividade.
As redações passam por uma comissão formada pela EPTV e as selecionadas além de
concorrerem a uma premiação em um evento especial, participam de uma visita à
emissora, conhecendo nossos estúdios e departamentos. Em um bloco especial no
Jornal da EPTV, participam mostrando o processo de criação do tema.
Nossa proposta é trazer a aproximação dos patrocinadores com os estudantes,
educadores e suas famílias, além de trazer a integração entre as escolas.
O Projeto EPTV na escola de 2020 com a temática “A
TECNOLOGIA QUE MELHORA O MUNDO, MELHORA MESMO A MINHA VIDA?
Fonte: http://www.eptvnaescola.com.br/
Informações adicionais estarão disponíveis no nosso Grupo
de Estudos (whatsapp).
Observação: O Projeto será usado como uma atividade de
Produção Textual.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Terça-feira, dia 25
Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo
LEIA O TEXTO E RESPONDA AS
QUESTÕES.
O Socialismo
O Socialismo é um sistema político-econômico ou
uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o
capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o
trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme
jornada de trabalho entre outras.
Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da
propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do
proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda. Pensadores
importantes que se enquadram no socialismo científico são os conhecidos Karl
Marx e Friedrich Engels.
Apesar das idéias socialistas terem sido
criadas ainda no século XIX, foram somente no século XX colocadas em vigor. O
primeiro país a implantar esse regime político foi a Rússia, a partir de 1917,
quando ocorreu a Revolução Russa, momento em que o governo monarquista foi
retirado do poder e instaurado o socialismo. Após a Segunda Guerra Mundial,
esse regime foi introduzido em países do leste europeu, nesse mesmo momento
outras nações aderiram ao socialismo em diferentes lugares do mundo, a China,
Cuba, alguns países africanos e outros do sudeste asiático.
Diante de todas as considerações, a seguir os
principais aspectos do socialismo que deixam claro a disparidade com o sistema
capitalista.
• Socialização dos meios de produção: todas as
formas produtivas, como indústrias, fazendas entre outros, passam a pertencer à
sociedade e são controladas pelo Estado, não concentrando a riqueza nas mãos de
uma minoria.
• Não existem classes, ou seja, existe somente a
classe trabalhadora e todos possuem os mesmos rendimentos e oportunidades.
• Economia planificada: corresponde a todo
controle dos setores econômicos, dirigidos pelo Estado, determinando os preços,
os estoques, salários, regulando o mercado como um todo.
O principal pensador do socialismo foi Karl Marx, para ele esse regime surgiu a partir do capitalismo e seus meios de produção, tendo seu controle desempenhado pelo proletário, assim como o Estado, que posteriormente seria extinto, dando origem ao comunismo que corresponde a uma sociedade sem governo, polícia, forças armadas entre outros, além de não possuir classes sociais e economia de mercado.
Após o declínio do socialismo, a partir de 1991 com a queda da União Soviética, o sistema perdeu força no mundo, atualmente poucos países são socialistas, é o caso da China, Vietnã, Coréia do Norte e Cuba.
Karl Marx e Friedrich Engels, criadores do socialismo
científico.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. “Os proletários nada têm a perder com ela [a revolução], a não
ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todo os
países, uni-vos.”
(Karl Marx e
Friedrich Engels)
Neste trecho do Manifesto Comunista
escrito há 150 anos, estão expressos alguns dos fundamentos do socialismo
científico, cujos princípios são:
a) internacionalismo e dialética
idealista.
b) ditadura do proletariado e
organização dos Sovietes.
c) corporativismo e materialismo dialético.
d) comunismo e nacional-socialismo.
e) materialismo histórico e luta de
classes.
2. De
acordo com o pensamento socialista, qual a relação entre a teoria da mais valia
e a exploração da força de trabalho dos operários?
_________________________
3.
Quais os dois principais pensadores responsáveis pelo surgimento do socialismo?
_________________________
4.Quais são os países do mundo que ainda tem o sistema socialista?
_________________________
História__Estimativa: 1h30 de estudo
SEGUNDO - Algumas características:
Agricultura e Pecuária
Sem dúvida, a maior riqueza do Brasil durante o Segundo Reinado foi o café. A partir de 1850, as exportações do café representavam mais da metade do total das exportações brasileiras.
Os principais compradores de café foram os países europeus e, o fim do império, também os Estados Unidos.
Além do café, outros produtos eram também exportados: o açúcar, o algodão, o fumo, o cacau e a borracha.
A pecuária continuava a ser a principal atividade econômica do Sul e foi responsável pela ocupação e povoamento de novos territórios. Era o único produto que não se voltava para a exportação.
Industrialização
Você sabe que para montar uma indústria são necessárias algumas condições básicas:
· Capital para aquisição dos meios de produção (prédio e máquinas);
· Mercado consumidor (compradores para os produtos);
· Mão-de-obra disponível.
Observe:
Durante todo o período colonial foi proibida a formação de indústrias. Os produtos ingleses sempre entraram no Brasil em larga escala, consumidos principalmente pelos grandes proprietários de terras.
Somente a partir de meados do século XIX as indústrias passaram a ter importância no Brasil, quando a produção industrial brasileira passou a se desenvolver. Isso ocorreu devido a certos fatores do momento:
✓ Capital disponível nas mãos dos cafeicultores (os chamados barões do café);
✓ Extinção do tráfico de escravos e a liberação de capital que, então, pôde ser aplicado nos setores industriais;
✓ A tarifa Alves Branco que, indiretamente, favoreceu as indústrias nacionais pois aumentava os impostos sobre os produtos importados;
✓ Grande quantidade de mão-de-obra disponível, principalmente de imigrantes.
Embora muitas indústrias nacionais tenham se desenvolvido durante esse período, o setor agrícola permaneceu predominante no Brasil até a década de 1850.
Nessa época, começa a ser empregada na agricultura, a mão-de-obra vinda principalmente da Europa, dando origem a uma grande corrente imigratória.
RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO OU CLIQUE NO LINK E RESPONDA NO GOOGLE FORMS
1. Quais as características a
respeito do 2° Reinado que o texto aponta?
2. Como se deu o processo de
industrialização do Brasil?
3. Qual a importância do Café na
economia brasileira durante o 2° Reinado?
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
PAUTA: alongamento sentado
Portal Coop . O link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS)
Os Jogos Eletrônicos
Nos jogos eletrônicos, o console (hardware) e o programa de computador (software) trabalham em conjunto para gerar os sons e as imagens. O console fica conectado a controles e a um aparelho de TV. O jogador comanda as ações por meio desses controles, que vão desde simples joysticks, teclados e manches com botões até peças que simulam objetos reais, como instrumentos musicais ou o volante de um carro.
A internet eliminou a necessidade de os jogadores estarem no mesmo espaço físico. Hoje em dia, é possível jogar com pessoas localizadas em qualquer parte do mundo. Uma modalidade de videogame que vem se popularizando no início do século XXI são os jogos de realidade virtual. Neles, óculos especiais criam simulações em 3D, dando ao jogador a sensação de estar em uma situação real.
O primeiro jogo de fliperama chamou-se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos de sucesso surgiram, como ‘Pong’, ‘Invasores do espaço’ e ‘Pac-Man’. O primeiro console caseiro também surgiu nessa época.
Em 1977, a empresa Atari lançou um console com cartuchos removíveis. Cada cartucho fazia rodar um jogo diferente. Com esse sistema, os jogos eletrônicos ganharam popularidade, mas as pessoas ainda queriam imagens e sons melhores.
Percebendo o grande interesse do público, muitas outras empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos. Elas melhoraram não só a qualidade do som e das imagens, mas também a tecnologia usada para rodar os games.
Efeitos no comportamento dos Usuários dos Jogos Eletrônicos
Benefícios
*Agilidade no raciocínio e criatividade são afeitos benéficos no uso de jogos eletrônicos, assim como a coordenação olho-mãos e coordenação motora visual como resistência à distração, aumento da sensibilidade à informação na visão periférica e aumento da habilidade de descrever objetos mostrados recentemente;
*Os jogos eletrônicos requerem a aprendizagem de sistemas mais complexos com muitas variáveis, isso requer alta habilidade analítica, flexibilidade e adaptabilidade;
*Os princípios de aprendizagem encontrado nos jogos eletrônicos podem aplicados na educação, como os jogos demandam muita concentração, os jogadores não percebem que estão aprendendo, de fato, os jogos podem contribuir para o "aprender fazendo";
*Os jogos eletrônicos também podem aumentar a habilidade motriz fina, assim como a habilidade de resolução de problemas.
Malefícios
*O vício em jogos é um tipo de vício comportamental em que a pessoa deixa de fazer suas atividades diárias para ficar jogando, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social, etc.
*individuo pode desenvolver menor controle emocional e cognitivo.
*Diminuição dos exercícios (em relação aos movimentos corporais) na vida cotidiana mesmo utilizando jogos de movimentos ativos podendo gerar um número maior de pessoas obesas;
*Menor interesse das relações internas familiares, bem como convívio social extra familiar.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Com base nos textos anteriores responda as questões a seguir:
1- Qual aparelho você utiliza para jogar?
____________________________
2- Cite o nome dos jogos eletrônicos que você costuma jogar.
____________________________
3- Qual a modalidade de videogame que se popularizou no início do século XXI?
____________________________
4- Quais foram os primeiros jogos de fliperama?
____________________________
5- Por que muitas empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos?
____________________________
6- Você costuma utilizar diferentes meios eletrônicos (aplicativos, sites) no seu cotidiano?
( ) Sim Cite 2 situações em que você utiliza.
____________________________
( ) Não.
7- Você acredita que os jogos eletrônicos influenciam negativamente no comportamento e na saúde das pessoas? Justifique.
____________________________
COMPLEMENTANDO NOSSO CONTEÚDO
Assista ao vídeo:
Veja a Evolução dos Jogos Eletrônicos (1958 - 2020)
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=oSalCF9CaDU
Quarta-feira, dia 26
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Desenvolvimento do Projeto EPTV NA ESCOLAA atividade será desenvolvida por
meio de vídeo chamada, vídeos gravados e áudios no nosso grupo de Estudos
(whatsapp).
Esse momento será usado para
debatermos a temática “A
TECNOLOGIA QUE MELHORA O MUNDO, MELHORA MESMO A MINHA VIDA? Mas antes disso, gostaria que vocês
assistissem a mais alguns vídeos sobre o assunto.
https://youtu.be/caTicFc71FY (A
tecnologia melhora ou piora as nossas vidas?)
https://youtu.be/_0ImchUo0GQ (O avanço da
Tecnologia e o impacto na vida das pessoas)
Aproveite para registrar, no caderno, suas impressões sobre o tema.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
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Número de sacos (x) |
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Número de galinhas (y) |
6 |
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15 |
21 |
33 |
Quinta-feira, dia 27
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
Link: https://forms.gle/6jRF4aizApM23pHGA
Brasileiro consome menos arroz e feijão e mais pizza e salgadinho
Consumo de refrigerante cai em dez anos, mas bebida ainda é o quinto alimento mais consumido, diz IBGE
Pedro Capetti, Karen Garcia e Carolina Nalin
21/08/2020 - 10:00 / Atualizado em 21/08/2020 - 23:29 (acessado em 22/8/2020).
Consumo de pizza e outros alimentos cresceu em dez anos
RIO - O arroz com feijão continua a ser a base da dieta do brasileiro, mas aquela pizza de fim de semana ou sanduíche ocasional é cada vez mais frequente. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o mais amplo levantamento sobre consumo e hábitos domésticos das famílias no país, em dez anos, a frequência no consumo de sanduíches e pizzas entre adultos passou de 10,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.
A frequência no consumo de arroz, por exemplo, para a faixa etária de 19 a 59 anos caiu de 84,4% para 76,3% e a de feijão recuou de 73,3% para 60,6%. De modo geral, a pesquisa mostra que o consumo de produtos in natura ou minimamente processados está caindo, enquanto o brasileiro abre espaço na despensa para os processados e os ultraprocessados, como o biscoito recheado e o salgadinho. Quanto mais jovem, maior a presença destes itens no menu.
“A maior participação de alimentos ultraprocessados, em relação ao total calórico, foi para adolescentes (26,7%), sendo intermediária entre adultos (19,5%) e menor entre idosos (15,1%)”, diz o IBGE.
O IBGE ressalta que a maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros é natural ou minimamente processada, mas frisa que alimentos ultraprocessados, “que deveriam ser evitados, somam cerca de um quinto das calorias consumidas”.
A pesquisa indica que não se trata apenas de questão de gosto, mas de peso no bolso. A redução do consumo de frutas, verduras e legumes ocorreu principalmente entre a parcela mais pobre da população, embora o levantamento também aponte neste período o aumento na ingestão de alimentos como salada crua. Houve queda ainda no consumo de refrigerantes.
André Braz, economista e coordenador do Índice de Produto ao Consumidor do Ibre/FGV, explica que à medida que a renda familiar diminui há um aumento no consumo de alimentos processados.
— Quanto menos se ganha, mais se concentram os gastos com alimentação. Conforme a renda aumenta, cresce a participação de produtos in natura, que são mais saudáveis. As famílias de baixa renda muitas vezes têm acesso a proteínas por meio de alimentos processados e embutidos, como a salsicha, o nugget, a mortadela, que são mais baratos — diz.
Pandemia muda hábitos
Braz afirma que, apesar da queda no consumo de arroz e feijão, a questão cultural, o componente nutricional e a resiliência desses produtos às variações de preço fazem com que eles tenham relevância na alimentação do brasileiro.
Transformações nas relações de trabalho, como as registradas durante a pandemia do novo coronavírus, devem reforçar os gastos com alimentação em casa, segundo Braz:
— Tenho a impressão de que a despensa das famílias será reforçada. Muitos trabalhadores não voltarão ao regime presencial e outros sequer terão uma recolocação profissional. Investir na alimentação doméstica é a saída para driblar a queda no orçamento ou aumento de preço.
Mas se para alguns a quarentena foi a oportunidade de desenvolver habilidades culinárias e descobrir receitas, para outros ela reforçou os pedidos de comida por delivery. A publicitária Maria Elysia Moreira, de 40 anos, que mora em São Paulo, optou por refeições prontas:
— Meus pedidos de comida por aplicativo aumentaram tanto nos últimos meses que são quase a base exclusiva da minha alimentação. Chego a pedir duas ou três vezes por dia, principalmente alimentos fritos e fast-food. As compras no supermercado agora são de itens básicos, como café e açúcar. É uma forma de aliviar o estresse do home office no fim do dia e diminuir a ansiedade com a pandemia.
A estudante de Publicidade Mariana Barbalho, de 24 anos, que mora em Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio, teve de adaptar a alimentação para que ela coubesse no orçamento durante a pandemia. Em junho, um auxílio extra oferecido pela empresa onde faz estágio ajudou a equilibrar os gastos com as compras no supermercado.
— Antes da pandemia eu tinha direito a almoço gratuito no refeitório. Com o home office, tive que lidar com a ausência do benefício. Precisei racionalizar a comida para equilibrar as contas. Passei a comprar milharina para fazer angu e sopa durante os primeiros meses, mas a restrição alimentar me deixava sem energia. Dois meses depois da quarentena, a empresa oficializou um benefício extra e pude consumir mais itens no mercado.
Mas, para reduzir o risco de exposição à Covid-19, a feira deu lugar ao supermercado e a mais industrializados no carrinho.
— As frutas, verduras e legumes são mais caros no mercado do que nas feiras, então acabo percebendo que o preço de alguns industrializados fica mais competitivo se comparado aos saudáveis. Estressada com o trabalho, passei a comprar batata frita, pão de queijo e pizza congelados, macarrão instantâneo, hambúrguer e açúcar refinado para fazer doces em casa.
A nutricionista Tânia Alves ressalta que a população brasileira vem adoecendo nos últimos anos e isso aumenta os gastos públicos em saúde. Segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 67,8% nos índices de obesidade em relação aos últimos 13 anos, seguindo a tendência de países como Reino Unido e Estados Unidos.
— Além do aspecto humanista, devemos refletir sobre o impacto que doenças relacionadas a hábitos alimentares e estilo de vida representam aos cofres públicos com gastos em saúde. A prevenção consiste em incentivar uma alimentação mais saudável, reduzindo principalmente o consumo de ultraprocessados — explica Tânia.
A pesquisa do IBGE mostra que a alimentação dos brasileiros ainda está aquém das necessidades nutricionais recomendadas por organizações internacionais. Mais da metade da população consome sódio acima do limite aceitável, de duas gramas por dia. Além disso, houve aumento no consumo de açúcar na última década.
Cerca de 85% dos adolescentes de ambos os sexos consumiam pouco cálcio e vitaminas D e E, e entre 50% e 85% deles ingeriam pouco magnésio, fósforo, vitamina A e piridoxina.
Nesta edição da pesquisa, técnicos do IBGE visitaram cerca de 58 mil dos 70 milhões de lares brasileiros, em 1.900 cidades. A coleta de dados durou um ano.
As famílias que participaram do estudo tiveram de preencher cadernetas e questionários com todos seus hábitos de consumo. Em média, elas eram compostas por três pessoas.
Com o levantamento do IBGE, também será possível identificar quantas famílias brasileiras vivem em insegurança alimentar. Ou seja, têm acesso escasso a alimentos e podem estar em situação de fome.
Sem vínculo. O entregador Alex Melo, de 27 anos, nunca teve emprego com carteira. Hoje, já se organizou para dividir as despesas da casa com a mulher e contribuir como MEI para a aposentadoria.
Reforma tributária não alivia peso de impostos no consumo
Inglês__Estimativa: 1h de estudo
9o A - Professora Deise
Link: https://forms.gle/8pkjkAYRmKLbb4AL7
9o B - Professora Elisabeth
PAUTA: OBJECT PRONOUNS.
Link: https://forms.gle/vGby9cRg1rQL1JTYA
OBJECT PRONOUNS – têm a função de objeto direto ou indireto na
oração. São sempre precedidos por um verbo ou uma preposição.
Subject
Pronouns |
Object
Pronouns |
Tradução |
I |
Me |
me, mim |
You |
You |
te, ti,
o, a, lhe |
He |
Him |
o, lhe |
She |
Her |
a, lhe |
It |
It |
o, a |
We |
Us |
nos,
conosco |
They |
Them |
os, as,
lhes |
EXEMPLOS:
Tom is my boyfriend. I love him very much. Tom é meu namorado. Eu o amo.
Look, Jane is coming! Tell her the news. Olhe, Jane está vindo! Conte-lhe as novidades.
They never talk to us. Elas nunca conversam
conosco.
There are many differences between me and you. Há
muitas diferenças entre mim
e ti.
Marcy and Lucy are sisters. I know them well. Marcy e Lucy são irmãs. Eu as conheço bem.
Com
base nas explicações e exemplos, responda os exercícios abaixo. Atente-se para
o termo destacado.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Sheila loves ________ (JIM), but he doesn’t love _________ (SHEILA).
a. Him, It
b. Him, Her
c. Her, Him
2. Never leave home without _________ (YOUR CREDIT CARD).
a. Him
b. Her
c. It
3. The dogs are hungry. Feed __________ (THE DOGS), please.
a. Them
b. Us
c. You
4. There’s a marvelous opportunity for ____________ (YOU AND ME).
a. You
b. Us
c. Them
5. MY DAUGHTERS are not here. Can you tell me where I can find _____________.
a. Us
b. Her
c. Them
6. I see MR. SMITH on the bus every morning. I see __________ on the bus every morning.
a. Him
b. Her
c. You
7. He saw the GIRL after school. He saw _________ after school.
a. It
b. Him
c. Her
8. Mila always goes out with JANE AND ANITA.
a. Them
b. Her
c. Him
9. My parents go to the cinema with MY BROTHER AND I.
a. Them
b. It
c. Us
10. Patricia helps ALEX to wash the dishes.
a. Her
b. Him
c. It
Arte__Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: Arte rupestre1. Observe as imagens acima e descreva o que vê em cada uma delas. Quais os temas mais trabalhados pelos artistas da pré-história?
Em seu caderno, faça uma representação (desenho) com uma temática pré-histórica. Em seguida, tire uma foto e envie via WhatsApp para a professora Natália.
Sexta-feira, dia 28
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Desenvolvimento do Projeto EPTV NA ESCOLAAssista ao vídeo e leia o texto abaixo para darmos continuidade à
atividade:
https://youtu.be/QU_F2fCKqmU (Os efeitos da tecnologia no cotidiano dos
jovens)
Uso excessivo de tecnologia pode causar
insônia, dores e prejudicar visão
É difícil imaginar a vida sem computadores e smartphones,
não é? Ainda mais para nós, brasileiros, que somos um dos povos mais conectados
do mundo. De acordo com o relatório "2018 Global Digital", divulgado
pela agência We Are Social, em parceria com a HootSuite, passamos em média 9
horas e 14 minutos na internet e 3 horas e 39 minutos nas redes sociais. Não há
dúvidas de que os aparelhos eletrônicos são úteis no trabalho, facilitam a
comunicação e oferecem infinitas opções de lazer. Mas, se usados com exagero,
eles podem ser prejudiciais à saúde. Veja a seguir alguns problemas
desenvolvidos por quem abusa da tecnologia.
Dores nas mãos e no pescoço
Quem vive digitando pode ter dores nos punhos, nas mãos e
nos dedos. Isso acontece porque fazer sempre os mesmos movimentos pode gerar
uma inflamação nas articulações. "Lesões por esforço repetitivo são a
principal causa de afastamento médico. E diversos desses problemas são
ocasionadas pelo uso de dispositivos tecnológicos, como o celular", afirma
Marcus Gaz, clínico geral do Hospital Albert Einstein. Outros incômodos
relacionados ao uso de smartphones e afins são as dores no pescoço, nos ombros
e nas costas. Ao manter a cabeça flexionada para baixo, na direção do queixo,
você sobrecarrega a coluna cervical. Só para ter ideia, quando o pescoço fica
inclinado para baixo, o peso da cabeça passa de cerca de 5 kg para 27 kg, de
acordo com a revista científica Surgical Technology International.
Alterações na visão
Não é raro os usuários sofrerem de "falsa
miopia", um tipo de contração demasiada da musculatura dos olhos, que
acontece quando a vista é forçada por muito tempo com imagens próximas e acaba
ficando embaçada para longe. Outros incômodos comuns são ardência, irritação e
vermelhidão, além da sensação de vista cansada, que ocorre pelo ressecamento
dos olhos quando ficamos diante das telas sem piscar. Esse esforço que as telas
pequenas exigem dos olhos leva à dificuldade de enxergar em lugares mais
abertos, segundo Gaz. O risco é maior para crianças, adolescentes e adultos
jovens, já que os músculos em volta dos olhos ainda estão em formação. "
Quando eles se acostumam a olhar em curtas distâncias e ao movimento repetitivo
de ler na tela, isso pode ocasionar uma alteração de movimento do olho e estar
relacionado com a necessidade de correção de grau de miopia, de astigmatismo e
hipermetropia", explica.
Problemas de audição
Ouvir a sua playlist no transporte, no treino ou no
trabalho é muito prazeroso. Mas usar fones constantemente pode comprometer a
saúde do seu ouvido. "Ficar muitas horas com algo obstruindo o seu canal
auditivo e um som muito alto pode causar um dano permanente na audição",
diz o clínico geral. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que jovens
entre 12 e 35 anos de idade correm o risco de terem perdas auditivas
irreversíveis porque escutam música em volume muito alto em fones de ouvido.
Infecções Não é novidade que teclados de computador, celulares, tablets e fones
de ouvido estão cheios de micróbios. Uma pesquisa da Devry Metrocamp identificou nesses equipamentos a presença de
até 23 mil fungos e bactérias. Não é algo tão comum de acontecer, mas,
principalmente se sua imunidade estiver baixa, esses micro-organismos podem
causar infecções respiratórias, otite externa, conjuntivite, acne, irritações
na pele e acne.
No caderno você deverá responder,
em forma de texto, a essas duas questões:
1ª) Como a tecnologia melhora a
minha vida?
2ª) Como a tecnologia prejudica a
minha vida?