segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Semana 4 - de 24 a 28/8 - 8o ano EJA

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 24


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: leitura, compreensão e interpretação com descritores. Descritor: Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.

Formulário para respostas: 
https://forms.gle/fkXu8DziomCYYxow6


Leia o texto abaixo com atenção para responder à questão:

Eu sou Clara

Sabe, toda a vez que me olho no espelho, ultimamente, vejo o quanto eu mudei por fora. Tudo cresceu: minha altura, meus cabelos lisos e pretos, meus seios. Meu corpo tomou novas formas: cintura, coxas, bumbum. Meus olhos (grandes e pretos) estão com um ar mais ousado. Um brilho diferente. Eu gosto dos meus olhos. São bonitos. Também gosto dos meus dentes, da minha franja... Meu grande problema são as orelhas. Acho orelha uma coisa horrorosa, não sei por que (nunca vi ninguém com uma orelha bonitona, bem-feita). Ainda bem que cabelo cobre orelha!

Chego à conclusão de que tenho mais coisas que gosto do que desgosto em mim. Isso é bom, muito bom. Se a gente não gostar da gente, quem é que vai gostar? (Ouvi isso em algum lugar...) Pra eu me gostar assim, tenho que me esforçar um monte.

Tomo o maior cuidado com a pele por causa das malditas espinhas (babo quando vejo um chocolate!). Não como gordura (é claro que maionese não falta no meu sanduíche com batata frita, mas tudo light...) nem tomo muito refri (celulite!!!). Procuro manter a forma. Às vezes sinto vontade de fazer tudo ao contrário: comer, comer, comer... Sair da aula de ginástica, suando, e tomar três garrafas de refrigerante geladinho. Pedir cheese bacon com um mundo de maionese.

Engraçado isso. As pessoas exigem que a gente faça um tipo e o pior é que a gente acaba fazendo. Que droga! Será que o mundo feminino inteiro tem que ser igual? Parecer com a Luíza Brunet ou com a Bruna Lombardi ou sei lá com quem? Será que tem que ser assim mesmo?

Por que um monte de garotas que eu conheço vivem cheias de complexos? Umas porque são mais gordinhas. Outras porque os cabelos são crespos ou porque são um pouquinho narigudas.

Eu não sei como me sentiria se fosse gorda, ou magricela, ou nariguda, ou dentuça, ou tudo junto. Talvez sofresse, odiasse comprar roupas, não fosse a festas... Não mesmo! Bobagem! Minha mãe sempre diz que beleza é “um conceito muito relativo”. O que pode ser bonito pra uns, pode não ser pra outros. Ela também fala sempre que existem coisas muito mais importantes que tornam uma mulher atraente: inteligência e charme, por exemplo. Acho que minha mãe está coberta de razão!

Pois bem, eu sou Clara. Com um pouco de tudo e muito de nada. 

RODRIGUES, Juciara. Difícil decisão. São Paulo: Atual, 1996.


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 - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. No trecho “...nem tomo muito refri (celulite!!!).” (ℓ.25), a repetição do “ponto de exclamação” sugere que a personagem tem

A)   Incerteza quanto às causas da celulite.

B)   Medo da ação do refrigerante.

C)   Horror ao aparecimento da celulite.

D)   Preconceito contra os efeitos da celulite.


Leia o texto para responder à questão abaixo:

Boa Ação

(...) De repente, zapt, a cusparada veio lá do alto do edifício e varreu-lhe o braço direito que nem onda de ressaca. Horror, nojo, revolta: no meio das três sensações, o triste consolo de não ter sido no rosto, nem mesmo no vestido.

Como limpar “aquilo” sem se sujar mais? Teve ímpeto de atravessar a rua, a praia, meter-se de ponta cabeça no mar. Depois veio a ideia de entrar no primeiro edifício, apertar a primeira campainha, rogar em pranto à dona da casa: Me salve desta imundície!

ANDRADE, Carlos Drummond de. Boa ação. In: Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971.

 COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2. O uso das aspas no trecho Me salve desta imundície! foram usadas para revelar:

A)   a revolta pela situação vivida.

B)   a intenção de fala do personagem.

C)   o destaque dado a palavras do texto.

D)   o estranhamento da personagem diante do fato.


Leia atenciosamente o texto abaixo e responda à pergunta.

Essa Velhinha

Desculpe entrar assim sem pedir licença...

Doença!

Não,... quem está doente?

 Mas quem está doente?

Não – Sorriu o homem -, a senhora entendeu errado.

Resfriado?

 Ora... quer dizer... bem, eu estava lá fora e ...

Xi! Catapora?

 Senhora, por favor não confunda...

 Caxumba!!! Cuidado, menino, isso é perigoso... Sabe, sei fazer um chazinho muito bom pra caxumba.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

3. Os pontos de exclamação em Caxumba!!!, exprimem:

A)   Espanto.

B)   Dor.

C)   Entusiasmo.

D)   Tristeza.


Leia o texto abaixo para responder ao que se pede. 

Pico da Neblina, Monte Pascoal, Dedo de Deus, Pico das Agulhas Negras... São muitos os nomes das montanhas. Estas que citamos são apenas uma amostra das mais famosas que estão espalhadas pelo Brasil.

 Os nomes dados aos elementos da paisagem tinham função semelhante à de um mapa: serviam para indicar rotas de caça, de água, de tipos de alimentos ou mesmo de abrigos referentes aos lugares por onde precisariam tornar a passar.

FARIA, Antonio Paulo. Ciência Hoje. 2 ed, n. 180, p. 07, jul. 2007. Fragmento.


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 - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

4. Na primeira linha, as reticências (...) foram usadas para

A)   Citar uma montanha que é a mais famosa de todas.

B)   Destacar algumas montanhas que o autor prefere.

C)   Indicar que há outras montanhas além daquelas citadas.

D)   Iniciar uma explicação ao leitor sobre as montanhas.


Leia o texto abaixo para responder à questão: 

Tintura milionária 

A apresentadora Angélica recebeu uma proposta de 1,5 milhões de reais de uma gigante de tinturas para cabelos para pintar de ruivo suas louras melenas. Não topou. Não porque se importe de ficar ruiva mas é que achou pouco.

(VEJA, nº19, 12 de maio de 2004, p. 37)

 COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

5. O travessão ( ) foi usado no texto para

A)   Comentar a quantia que seria paga.

B)   Destacar a opinião do autor.  

C)   Explicar a cor da tintura. 

D)   Iniciar a fala da apresentadora.

Fonte: sóescola.com



Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Construção da reta numérica usando números negativos e revisão do conceito de valor positivo e negativo.

Leia a explicação a seguir com atenção:

Já sabemos que o conjunto dos Números Inteiros é formado por números positivos e negativos. Vamos relembrar como é feita a construção da reta numérica e adicionar os valores correspondentes.

 

Faça no caderno: Inicialmente com a régua, trace uma linha horizontal de 12 centímetros começando do zero.

 

 


Faça a marcação nesta linha de 1 em 1 centímetro. Lembre-se que no centro da linha marcamos o ponto ZERO. À direita do zero temos os valores positivos e à esquerda do zero os valores negativos. Complete a reta numérica de acordo com a orientação.

 


 

Os valores positivos e negativos são utilizados em diferentes situações do cotidiano como, por exemplo, em temperaturas, saldo bancário, saldo de gols, profundidades, nos andares de um prédio, etc.

 

Faça no caderno: Em cada situação abaixo indique com NEGATIVO ou POSITIVO conforme o enunciado:

 

a) Uma temperatura de 19 graus acima de zero: ____________

 

b) Um débito de 200 reais na conta bancária: ____________

 

c) Uma temperatura de 3 graus abaixo de zero: ____________

 

d) Um crédito de 500 reais: ____________

 

e) Seis andares acima do térreo: ____________

 

f) Uma profundidade de 1000 metros: ____________

 

Agora use a imaginação e crie duas situações com a utilização dos números negativos conforme o exemplo.

 

Exemplo: Fui viajar para uma cidade onde a temperatura estava 5 graus negativos.

 

I)

 

II)






Terça-feira, dia 25


Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: Imigração no Brasil

LEIA O TEXTO e responda as questões propostas no caderno.

Imigração no Brasil

A marca da imigração no Brasil pode ser percebida especialmente na cultura e na economia das duas mais ricas regiões brasileiras: Sudeste e Sul.
A colonização foi o objetivo inicial da imigração no Brasil, visando ao povoamento e à exploração da terra por meio de atividades agrárias. A criação das colônias estimulou o trabalho rural. Deve-se aos imigrantes a implantação de novas e melhores técnicas agrícolas, como a rotação de culturas, assim como o hábito de consumir mais legumes e verduras. A influência cultural do imigrante também é notável.

A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra. A tendência acentuou-se a partir de 1534, quando o território foi dividido em capitanias hereditárias e se formaram núcleos sociais importantes em São Vicente e Pernambuco. Foi um movimento ao mesmo tempo colonizador e povoador, pois contribuiu para formar a população que se tornaria brasileira, sobretudo num processo de miscigenação que incorporou portugueses, negros e indígenas.

Imigração portuguesa

A criação do governo-geral em 1549 atraiu muitos portugueses para a Bahia. A partir de então, a migração tornou-se mais constante. O movimento de portugueses para o Brasil foi relativamente pequeno no século XVI, mas cresceu durante os cem anos seguintes e atingiu cifras expressivas no século XVIII. Embora o Brasil fosse, no período, um domínio de Portugal, esse processo tinha, na realidade, sentido de imigração.
A descoberta de minas de ouro e de diamantes em Minas Gerais foi o grande fator de atração migratória. Calcula-se que nos primeiros cinquenta anos do século XVIII entraram só em Minas, mais de 900.000 pessoas. No mesmo século, registra-se outro movimento migratório: o de açorianos para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amazônia, estados em que fundaram núcleos que mais tarde se tornaram cidades prósperas.

Os colonos, nos primeiros tempos, estabeleceram contato com uma população indígena em constante nomadismo. Os portugueses, embora possuidores de conhecimentos técnicos mais avançados, tiveram que aceitar numerosos valores indígenas indispensáveis à adaptação ao novo meio. O legado indígena tornou-se um elemento da formação do brasileiro. A nova cultura incorporou o banho de rio, o uso da mandioca na alimentação, cestos de fibras vegetais e um numeroso vocabulário nativo, principalmente tupi, associado às coisas da terra: na toponímia, nos vegetais e na fauna, por exemplo. As populações indígenas não participaram inteiramente, porém, do processo de agricultura sedentária implantado, pois seu padrão de economia envolvia a constante mudança de um lugar para outro. Daí haver o colono recorrido à mão de obra africana.

Elemento africano

Surgiu assim o terceiro grupo importante que participaria da formação da população brasileira: o negro africano. É impossível precisar o número de escravos trazidos durante o período do tráfico negreiro, do século XVI ao XIX, mas admite-se que foram cerca de 4 milhões de negros trazidos da África para serem escravizados. O negro africano contribuiu para o desenvolvimento populacional e econômico do Brasil e tornou-se, pela mestiçagem, parte inseparável de seu povo. Os africanos espalharam-se por todo o território brasileiro, em engenhos de açúcar, fazendas de criação, arraiais de mineração, sítios extrativos, plantações de algodão, fazendas de café e áreas urbanas. Sua presença projetou-se em toda a formação humana e cultural do Brasil com técnicas de trabalho, música e danças, práticas religiosas, alimentação e vestimentas.

Espanhóis, franceses, judeus

A entrada de estrangeiros no Brasil era proibida pela legislação portuguesa no período colonial, mas isso não impediu que chegassem espanhóis entre 1580 e 1640, quando as duas coroas estiveram unidas; judeus (originários, sobretudo da península ibérica), ingleses, franceses e holandeses. Esporadicamente, viajavam para o Brasil cientistas, missionários, navegantes e piratas ingleses, italianos ou alemães.


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Confira a manchete a seguir e assinale a alternativa correta:

Brasil se torna destino de novos imigrantes

[…] Além de atrair cada vez mais imigrantes de países vizinhos e executivos europeus e americanos que fogem da crise econômica, o Brasil tem assistido a um aumento expressivo na chegada de migrantes e refugiados de nacionalidades que tradicionalmente não migram ao país.[...] 

O crescimento do número de estrangeiros no país, conforme podemos observar no trecho acima, ocorre em razão dos seguintes fatores, EXCETO:

a) busca por melhores condições vida por parte dos migrantes.

b) caos social ou conflitos nos países de origem.

c) excessiva propaganda migratória brasileira no exterior.

d) crescimento econômico do Brasil nos últimos anos.

e) aumento das restrições a imigrantes na Europa e EUA.

 

 2.“[…] o Haiti viu milhares de cidadãos deixarem sua terra natal em busca de melhores condições no exterior. Muitos chegaram ao Brasil de maneira ilegal, por meio de coiotes, à procura de oportunidades e postos de trabalho. A chegada, no entanto, também se deu em condições difíceis. Muitos imigrantes acabaram submetidos a trabalho semiescravo e ainda aguardam regularização de sua situação junto à Polícia Federal”. 

O aumento repentino do número de imigrantes haitianos no Brasil no início dessa década deve-se, principalmente, a uma combinação de fatores, a saber:

a) dificuldades socioeconômicas locais – liderança do Brasil na missão de paz da ONU no Haiti.

b) política governamental brasileira pró-imigração – incentivos das comunidades regionais à chegada de estrangeiros.

c) necessidade de entrada de mão de obra barata no Brasil – isenção de impostos para imigrantes e refugiados.

d) proximidade diplomática entre ambos os países – incapacidade burocrática nacional de deportação de imigrantes ilegais.

e) situação econômica favorável no Brasil – incentivos fiscais para empresas que empregam imigrantes ilegais.

 

3.A entrada maciça dos grupos haitianos no Brasil a partir de 2010 gerou diversas polêmicas na sociedade e acirrou o debate acerca das condições humanas de estrangeiros ilegais no território nacional. A entrada clandestina desses migrantes ocorreu principalmente:

a) pelas zonas litorâneas, em embarcações ilegais.

b) durante a realização da Copa do Mundo de 2014.

c) por via aérea, com falsificação de documentos.

d) em rotas de imigração na fronteira amazônica.

e) por estradas e fluxos do extremo sul do país.

 

4. O Brasil tem recebido um elevado número de migrantes haitianos, que entram no Brasil e acabam chegando à cidade de São Paulo. Sobre esse fluxo migrante, é correto afirmar que

a) a destruição de parte do Haiti, observada principalmente em Porto Príncipe, a capital, devido a um intenso terremoto ocorrido em 2010, permitiu grande ajuda internacional, que incluiu estímulo à migração.

b) o Brasil é o país com maior comércio externo com o Haiti, com protocolos de troca de mão de obra entre esses países.

c) a crise econômica que assola o Haiti gera uma elevada taxa de migração, apoiada pelo programa Minustah, do  NAFTA.

d) as forças de ocupação, lideradas pelos EUA, exercem forte ação repressiva sobre a população, que tem emigrado em massa.

e) o crescimento econômico do Brasil é um fator favorável à entrada de um grande número desses haitianos, atraídos pela possibilidade de melhores empregos e salários.


5. Qual foi o objetivo principal  da imigração no Brasil, no início?
___________________




História__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: ESCRAVISMO


Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.

- Orientações, registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.

- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google Forms


ESCRAVISMO
O sistema econômico montado na América foi o escravista.
O escravismo é um sistema social e econômico no qual o agente de produção é predominantemente o escravo, que é comercializado, sendo vendido, comprado ou trocado como uma mercadoria ou objeto.


Os motivos da utilização da mão-de-obra escrava na América foram:

·        escravismo proporcionou a montagem do tráfico internacional de escravos gerando lucros fabulosos aos traficantes;

·        os escravos supriam a mão-de-obra no trabalho dentro das colônias em lugar dos colonizadores europeus.

O escravismo, na época moderna, não era uma novidade, pois já havia escravidão entre povos da Antigüidade, como por exemplo, entre os gregos e romanos.


O escravismo era aceito e justificado pela Igreja e pela sociedade como uma prática normal e lucrativa, pois, tanto os traficantes como à Igreja ganhavam grandes porcentagens com o tráfico de negros.


A igreja impedia que o índio fosse escravizado, pois estava interessada em sua catequese e como mão-de-obra nas aldeias jesuítas, mas, ao mesmo tempo, continuava justificando a escravidão do negro.


Assim,os colonizadores, utilizavam o negro como escravo, aumentando o volume do tráfico africano  e conseqüentemente as vantagens e lucros obtidos por quem promovia esse comércio.



Escravidão e preconceito persistem no século XXI.


A proteção ao índio era relativa, pois ao mesmo tempo em que se proibia legalmente a sua escravização, o governo permitia que a mesma ocorresse através das “guerras justas”.



Aquelas feitas com licença do rei ou do governador-geral contra os povos indígenas que combatiam os portugueses, impediam o comércio ou que fizessem aliança com outras nações européias. Os índios capturados nessas guerras justas eram levados para aldeias de repartição e distribuídos entre os colonos por tempo determinado
”. (Azanha, G. Senhores destas terras. Atual, 1991).


Os padres jesuítas eram grandes defensores da não escravização do índio pelos colonos, no entanto, os jesuítas faziam uso da mão-de-obra indígena para os diversos trabalhos nas missões, além de desestruturarem a sua cultura quando lhes impunham os costumes e a religião do colonizador português, através das catequeses.


RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO OU CLIQUE NO LINK E RESPONDA NO GOOGLE FORMS

1.    O que é escravismo?

2.    Qual era a posição dos jesuítas?

3.    Você considera que no Brasil ainda existe preconceito racial?



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo

FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS)

PAUTA:  alongamento sentado



Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa , do canal






TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS)
PAUTA:  Os Jogos Eletrônicos


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Os Jogos Eletrônicos

     Nos jogos eletrônicos, o console (hardware) e o programa de computador (software) trabalham em conjunto para gerar os sons e as imagens. O console fica conectado a controles e a um aparelho de TV. O jogador comanda as ações por meio desses controles, que vão desde simples joysticks, teclados e manches com botões até peças que simulam objetos reais, como instrumentos musicais ou o volante de um carro.

     A internet eliminou a necessidade de os jogadores estarem no mesmo espaço físico. Hoje em dia, é possível jogar com pessoas localizadas em qualquer parte do mundo. Uma modalidade de videogame que vem se popularizando no início do século XXI são os jogos de realidade virtual. Neles, óculos especiais criam simulações em 3D, dando ao jogador a sensação de estar em uma situação real.

     O primeiro jogo de fliperama chamou-se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos  de sucesso surgiram, como ‘Pong’, ‘Invasores do espaço’ e ‘Pac-Man’. O primeiro console caseiro também surgiu nessa época.

Em 1977, a empresa Atari lançou um console com cartuchos removíveis. Cada cartucho fazia rodar um jogo diferente. Com esse sistema, os jogos eletrônicos ganharam popularidade, mas as pessoas ainda queriam imagens e sons melhores.

     Percebendo o grande interesse do público, muitas outras empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos. Elas melhoraram não só a qualidade do som e das imagens, mas também a tecnologia usada para rodar os games.

Efeitos no comportamento dos Usuários dos Jogos Eletrônicos

Benefícios

*Agilidade no raciocínio e criatividade são afeitos benéficos no uso de jogos eletrônicos, assim como a coordenação olho-mãos e coordenação motora visual como resistência à distração, aumento da sensibilidade à informação na visão periférica e aumento da habilidade de descrever objetos mostrados recentemente;

*Os jogos eletrônicos requerem a aprendizagem de sistemas mais complexos com muitas variáveis, isso requer alta habilidade analítica, flexibilidade e adaptabilidade;

*Os princípios de aprendizagem encontrado nos jogos eletrônicos podem aplicados na educação, como os jogos demandam muita concentração, os jogadores não percebem que estão aprendendo, de fato, os jogos podem contribuir para o "aprender fazendo";

*Os jogos eletrônicos também podem aumentar a habilidade motriz fina, assim como a habilidade de resolução de problemas.

Malefícios

*O vício em jogos é um tipo de vício comportamental em que a pessoa deixa de fazer suas atividades diárias para ficar jogando, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social, etc.

*individuo pode desenvolver menor controle emocional e cognitivo.

*Diminuição dos exercícios (em relação aos movimentos corporais) na vida cotidiana mesmo utilizando jogos de movimentos ativos podendo gerar um número maior de pessoas obesas;

*Menor interesse das relações internas familiares, bem como convívio social extra familiar.

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Com base nos textos anteriores responda as questões a seguir: 


1- Qual aparelho você utiliza para jogar? 
____________________________

2- Cite o nome dos jogos eletrônicos que você costuma jogar. 
____________________________

3- Qual a modalidade de videogame que se popularizou no início do século XXI? 
____________________________

4- Quais foram os primeiros jogos de fliperama? 
____________________________

5- Por que muitas empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos?
____________________________

6- Você costuma utilizar diferentes meios eletrônicos (aplicativos, sites) no seu cotidiano? 

(   ) Sim Cite 2 situações em que você utiliza.
____________________________

(   ) Não. 

7- Você acredita que os jogos eletrônicos influenciam negativamente no comportamento e na saúde das pessoas? Justifique.
____________________________

COMPLEMENTANDO NOSSO CONTEÚDO

Assista ao vídeo:

Veja a Evolução dos Jogos Eletrônicos (1958 - 2020) 

PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=oSalCF9CaDU




Quarta-feira, dia 26


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Leitura e interpretação textual com descritores. Descritor: Identificar efeitos de ironia ou humor no texto

Mafalda é uma garotinha de seis anos que sempre lança perguntas desconcertantes para os adultos

QUINO, J. L Mafalda. Tradução de Mônica S. M. da Silva, São
Paulo: Martins Fontes, 1988.


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1. O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda:

A) Não demonstrou interesse pela leitura do dicionário.

B) Tentava ler um dicionário, que é uma obra muito extensa.

C) Causou surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.

D) Queria apenas consultar o dicionário para tirar uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava.


Leia o texto abaixo:

O cabo e o soldado

Um cabo e um soldado de serviço dobravam a esquina, quando perceberam que a multidão fechada em círculo observava algo. O cabo foi logo verificar do que se tratava.

Não conseguindo ver nada, disse, pedindo passagem:

— Eu sou irmão da vítima.

Todos olharam e logo o deixaram passar.

Quando chegou ao centro da multidão, notou que ali estava um burro que tinha acabado de ser atropelado e, sem graça, gaguejou dizendo ao soldado:

— Ora essa, o parente é seu.

Revista Seleções. Rir é o melhor remédio. 12/98, p.91.


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2. No texto, o traço de humor está no fato de:

A) O cabo e um soldado terem dobrado a esquina.

B) No cabo ter ido verificar do que se tratava.

C) Todos terem olhado para o cabo.

D) Ter sido um burro a vítima do atropelamento.

 

Leia o texto parar responder à questão:

Passaram-se dois dias e dois ladrões tentaram entrar na nossa casa. Um ficou do lado de fora enquanto o outro pulou o muro. Eu, que sempre fui muito esperta, já estava alerta; quando ele entrou e me viu correr para impedi-lo, seu sangue gelou nas veias, pois sou muito grande e forte (30 cm de altura).



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3. Nesse trecho o efeito de ironia é causado:

A) Pelo contraste entre o tamanho da cadela e sua caracterização.

B) Pela velocidade com que a cadela avançou sobre o ladrão.

C) Pela reação do ladrão ao encontrar uma cadela na casa

D) Pelo número de dias decorridos até os ladrões aparecerem.

 

Leia o texto abaixo.

O visitante vai passando pelo corredor do hospital, quando vê o amigo saindo disparado, cheio de tubos, da sala de cirurgia:

– Aonde é que você vai, rapaz?

– Tá louco, bicho, vou cair fora!

– Mas, qual é, rapaz?! Uma simples operação de apendicite! Você tira isso de letra. E o paciente:

– Era o que a enfermeira estava dizendo lá dentro: “Uma operaçãozinha de nada, rapaz! Coragem! Você tira isso de letra! Vai fundo, homem!”

– Então, por que você está fugindo?

– Porque ela estava dizendo isso era pro médico que ia me operar!

Disponível em: <http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid...>. Acesso em: 17: jul. 2009.



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 - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

4. O humor desse texto reside no fato de o

A) Visitante ver o amigo saindo disparado da sala.

B) Rapaz estar com medo da operação de apendicite.

C) Paciente ter visto a enfermeira falando com o médico.

D) Médico também estar com medo de fazer a operação.


Leia atenciosamente o texto abaixo.

Juquinha, o terrível

Sabendo que o filho não era chegado a assuntos religiosos, a mãe estranha ao ver  

Juquinha ajoelhado no quarto, de mãos postas.             

– O que está fazendo, meu filho?

– Rezando para que o Rio Amazonas vá para a Bahia – responde o menino.

– Mas por quê?

– Porque foi isso que eu escrevi na prova de Geografia.

Almanaque Brasil, maio 2001.

 COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

5. O que torna esse texto engraçado é a

A) segunda resposta do filho.

B) mãe estranhar a atitude do filho.

C) primeira resposta do filho.

D) curiosidade da mãe sobre o filho.



Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Revisão: conjunto dos números inteiros, antecessor, sucessor e ordenar números.

Leia a explicação a seguir com atenção:

 

Utilizamos a letra Z para representar os números inteiros. A letra Z vem da palavra número em alemão: Zahl

 

Esse conjunto é infinito dos dois lados, tanto para negativos quanto para positivos e é representado da seguinte forma:


 

Baseando-se agora na representação deste conjunto e na reta numérica construída na aula anterior, vamos relembrar os conceitos de sucessor e antecessor.

 

Antecessor: número inteiro que está imediatamente à esquerda do número analisado, isto é, que vem antes.

 

Sucessor: número inteiro que vem imediatamente à direita do número analisado, isto é, que vem depois.

 

Faça no caderno: Indique o que se pede, conforme o exemplo:

 

a) O sucessor de 8 é 9.                             b) O sucessor de – 5 é – 4.

 

c) O antecessor de 4 é 3.                          d) O antecessor de – 8 é – 9.      

 

e) O sucessor de 12 é ____                      f) O sucessor de – 20 é ____

 

g) O antecessor de 17 é ____                  h) O antecessor de – 39 é ____

 

Agora, coloque em ordem crescente os números apresentados em cada sequência:

 

a) – 3, + 4 , – 6, 0, – 1, + 5

____ , ____ , ____, ____, ____, ____

 

b) + 13, + 24 , – 16, + 20, – 19, – 10

____ , ____ , ____, ____, ____, ____

 

Para finalizar a aula, resolva o desafio:

Partindo do sucessor do número – 3 onde fica o carro na garagem do meu edifício, quantos andares devo subir de elevador para chegar ao meu apartamento que fica no sexto andar? Faça um desenho para representar a situação.



Quinta-feira, dia 27


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: alimentação. CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS”. (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência. Alimentação temática: Selecionar informações e dados, argumentos e outras referências em fontes confiáveis impressas e digitais.


Link: https://forms.gle/RFgMhaSvm1o97dij6

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de CIÊNCIAS. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O professor vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


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Brasileiro consome menos arroz e feijão e mais pizza e salgadinho

Consumo de refrigerante cai em dez anos, mas bebida ainda é o quinto alimento mais consumido, diz IBGE

Pedro Capetti, Karen Garcia e Carolina Nalin

21/08/2020 - 10:00 / Atualizado em 21/08/2020 - 23:29 (acessado em 22/8/2020).

Consumo de pizza e outros alimentos cresceu em dez anos

RIO - O arroz com feijão continua a ser a base da dieta do brasileiro, mas aquela pizza de fim de semana ou sanduíche ocasional é cada vez mais frequente. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o mais amplo levantamento sobre consumo e hábitos domésticos das famílias no país, em dez anos, a frequência no consumo de sanduíches e pizzas entre adultos passou de 10,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.

A frequência no consumo de arroz, por exemplo, para a faixa etária de 19 a 59 anos caiu de 84,4% para 76,3% e a de feijão recuou de 73,3% para 60,6%. De modo geral, a pesquisa mostra que o consumo de produtos in natura ou minimamente processados está caindo, enquanto o brasileiro abre espaço na despensa para os processados e os ultraprocessados, como o biscoito recheado e o salgadinho. Quanto mais jovem, maior a presença destes itens no menu.

“A maior participação de alimentos ultraprocessados, em relação ao total calórico, foi para adolescentes (26,7%), sendo intermediária entre adultos (19,5%) e menor entre idosos (15,1%)”, diz o IBGE.

O IBGE ressalta que a maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros é natural ou minimamente processada, mas frisa que alimentos ultraprocessados, “que deveriam ser evitados, somam cerca de um quinto das calorias consumidas”.

A pesquisa indica que não se trata apenas de questão de gosto, mas de peso no bolso. A redução do consumo de frutas, verduras e legumes ocorreu principalmente entre a parcela mais pobre da população, embora o levantamento também aponte neste período o aumento na ingestão de alimentos como salada crua. Houve queda ainda no consumo de refrigerantes.

André Braz, economista e coordenador do Índice de Produto ao Consumidor do Ibre/FGV, explica que à medida que a renda familiar diminui há um aumento no consumo de alimentos processados.

— Quanto menos se ganha, mais se concentram os gastos com alimentação. Conforme a renda aumenta, cresce a participação de produtos in natura, que são mais saudáveis. As famílias de baixa renda muitas vezes têm acesso a proteínas por meio de alimentos processados e embutidos, como a salsicha, o nugget, a mortadela, que são mais baratos — diz.

Pandemia muda hábitos

Braz afirma que, apesar da queda no consumo de arroz e feijão, a questão cultural, o componente nutricional e a resiliência desses produtos às variações de preço fazem com que eles tenham relevância na alimentação do brasileiro.

Transformações nas relações de trabalho, como as registradas durante a pandemia do novo coronavírus, devem reforçar os gastos com alimentação em casa, segundo Braz:

— Tenho a impressão de que a despensa das famílias será reforçada. Muitos trabalhadores não voltarão ao regime presencial e outros sequer terão uma recolocação profissional. Investir na alimentação doméstica é a saída para driblar a queda no orçamento ou aumento de preço.

Mas se para alguns a quarentena foi a oportunidade de desenvolver habilidades culinárias e descobrir receitas, para outros ela reforçou os pedidos de comida por delivery. A publicitária Maria Elysia Moreira, de 40 anos, que mora em São Paulo, optou por refeições prontas:

— Meus pedidos de comida por aplicativo aumentaram tanto nos últimos meses que são quase a base exclusiva da minha alimentação. Chego a pedir duas ou três vezes por dia, principalmente alimentos fritos e fast-food. As compras no supermercado agora são de itens básicos, como café e açúcar. É uma forma de aliviar o estresse do home office no fim do dia e diminuir a ansiedade com a pandemia.

A estudante de Publicidade Mariana Barbalho, de 24 anos, que mora em Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio, teve de adaptar a alimentação para que ela coubesse no orçamento durante a pandemia. Em junho, um auxílio extra oferecido pela empresa onde faz estágio ajudou a equilibrar os gastos com as compras no supermercado.

— Antes da pandemia eu tinha direito a almoço gratuito no refeitório. Com o home office, tive que lidar com a ausência do benefício. Precisei racionalizar a comida para equilibrar as contas. Passei a comprar milharina para fazer angu e sopa durante os primeiros meses, mas a restrição alimentar me deixava sem energia. Dois meses depois da quarentena, a empresa oficializou um benefício extra e pude consumir mais itens no mercado.

Mas, para reduzir o risco de exposição à Covid-19, a feira deu lugar ao supermercado e a mais industrializados no carrinho.

— As frutas, verduras e legumes são mais caros no mercado do que nas feiras, então acabo percebendo que o preço de alguns industrializados fica mais competitivo se comparado aos saudáveis. Estressada com o trabalho, passei a comprar batata frita, pão de queijo e pizza congelados, macarrão instantâneo, hambúrguer e açúcar refinado para fazer doces em casa.

A nutricionista Tânia Alves ressalta que a população brasileira vem adoecendo nos últimos anos e isso aumenta os gastos públicos em saúde. Segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 67,8% nos índices de obesidade em relação aos últimos 13 anos, seguindo a tendência de países como Reino Unido e Estados Unidos.

— Além do aspecto humanista, devemos refletir sobre o impacto que doenças relacionadas a hábitos alimentares e estilo de vida representam aos cofres públicos com gastos em saúde. A prevenção consiste em incentivar uma alimentação mais saudável, reduzindo principalmente o consumo de ultraprocessados — explica Tânia.

A pesquisa do IBGE mostra que a alimentação dos brasileiros ainda está aquém das necessidades nutricionais recomendadas por organizações internacionais. Mais da metade da população consome sódio acima do limite aceitável, de duas gramas por dia. Além disso, houve aumento no consumo de açúcar na última década.

Cerca de 85% dos adolescentes de ambos os sexos consumiam pouco cálcio e vitaminas D e E, e entre 50% e 85% deles ingeriam pouco magnésio, fósforo, vitamina A e piridoxina.

Nesta edição da pesquisa, técnicos do IBGE visitaram cerca de 58 mil dos 70 milhões de lares brasileiros, em 1.900 cidades. A coleta de dados durou um ano.

As famílias que participaram do estudo tiveram de preencher cadernetas e questionários com todos seus hábitos de consumo. Em média, elas eram compostas por três pessoas.

Com o levantamento do IBGE, também será possível identificar quantas famílias brasileiras vivem em insegurança alimentar. Ou seja, têm acesso escasso a alimentos e podem estar em situação de fome.

Sem vínculo. O entregador Alex Melo, de 27 anos, nunca teve emprego com carteira. Hoje, já se organizou para dividir as despesas da casa com a mulher e contribuir como MEI para a aposentadoria.

Reforma tributária não alivia peso de impostos no consumo

O sistema tributário brasileiro está na contramão da maioria dos países e ainda não há indicação de que a reforma que começa a ser discutida em Brasília será capaz de alterar esse rumo. 


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Com que frequência o consumo de sanduíches e pizzas entre adultos entre os anos de 2017 e 2018?
A) passou de 8,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.
B) passou de 10,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.
C) passou de 11,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.
A) passou de 12,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.


2. A pesquisa mostra que o consumo de produtos in natura ou minimamente processados está caindo, enquanto o brasileiro abre espaço na despensa para os processados e os ultraprocessados, como o biscoito recheado e o salgadinho. É correto afirmar que:
A) Em famílias com crianças, há maior a presença destes itens no menu.
B) Quanto mais jovem, há maior a presença destes itens no menu.
C) Em todas as idades, há maior a presença destes itens no menu.
D) Entre os mais velhos, há maior a presença destes itens no menu.


3. “A maior participação de alimentos ultraprocessados, em relação ao total calórico, foi para:
A) crianças.
B) adolescentes.
C) adultos.
D) idosos.


4. O IBGE ressalta que a maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros é:
A) natural
B) minimamente processada
C) totalmente processada
D) natural ou minimamente processada


5. Pelo texto, ‘— Quanto menos se ganha’:
A) menos se gasta com alimentação.
B) maior é a parte do salário gasto com alimentação.
D menos se concentram os gastos com alimentação. 
D) menos pesam os gastos com alimentação.


6. Segundo André Braz, economista e coordenador do Índice de Produto ao Consumidor do Ibre/FGV, explica que à medida que a renda familiar diminui:
A) não altera o consumo de alimentos processados.
B) há uma redução no consumo de alimentos processados.
C) há um aumento no consumo de alimentos processados.
D) há um grande aumento no consumo de alimentos processados.


7. Copie do texto o trecho que complementa a frase: ‘Investir na alimentação doméstica é’:
_________________________


8. As famílias de baixa renda muitas vezes têm acesso a proteínas por meio de alimentos:
A) processados e embutidos, como a salsicha, o nugget, a mortadela, que são mais baratos.
B) ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão “instantâneo”.
C) alimentos in natura, que são obtidos diretamente de animais e não sofrem qualquer alteração.
D) alimentos minimamente processados, ou seja, que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.


9. A pesquisa do IBGE mostra que a alimentação dos brasileiros ainda está aquém das necessidades nutricionais recomendadas por organizações internacionais. Mais da metade da população consome:
A) sódio e açúcar na quantidade correta nutricionais recomendada por organizações internacionais.
B) sódio na acima do limite e de açúcar em quantidade certa.
C) sódio na quantidade certa e aumento no consumo de açúcar.
D) sódio acima do limite e aumento no consumo de açúcar.


10. As famílias que participaram do estudo tiveram de preencher cadernetas e questionários com todos seus hábitos de consumo. Em média, elas eram compostas por: 
A) três pessoas.
B) quatro pessoas.
C) cinco pessoas.
D) duas pessoas.




Inglês__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: cumprimentos.

Link: https://forms.gle/1mxNetHmZY8uXQTF6

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LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

A leitura de diferentes situações em que se utilizam os cumprimentos pode ser treinada realizando a leitura em coro pelos alunos, iniciando a frase sempre pela primeira palavra, repetindo as palavras até seja lida toda a frase, esta técnica contribui para o desenvolvimento de uma boa pronúncia.

As técnicas de leitura devem ser exercitadas para desenvolver uma boa pronúncia na comunicação diária, pois o que se pretende é formar um sistema de comunicação competente que permita ao aluno da modalidade EJA comunicar-se em inglês em situações cotidianas.

Para desenvolver uma comunicação inicial é necessário desenvolver conhecimento de algumas palavras utilize o dicionario ou app Tradutor .


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Leia as palavras abaixo e escreva o seu significado de cada palavra .

Nice That Hello Afternoon Name Bye Why Good bye Help Fine Are Night Meet Good How


1. Agora, que sabem o que significam pode-se praticar oralmente. Escreva um pequeno diálogo e registre-o aqui . Utilize nome de dois ou mais alunos de sua sala para criar dialogo. Esta atividade vai contribuir para promover a interação entre os alunos, a socialização, a amizade e a prática de pequenas conversas em inglês.

2. Escreva as frases em inglês e pratique com um colega de sala.




Arte__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: Arte indígena


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Arte indígena - ARTESANATO
A arte indígena está presente na essência do povo brasileiro, sendo um dos pilares para a cultura do país, que é resultado da miscigenação de vários grupos, dentre eles os povos indígenas - os primeiros habitantes do território nacional.
Desta forma, cerâmica, máscaras, pintura corporal, cestaria e plumagem resultam em uma arte tradicional compartilhada: a arte indígena.


Assista ao vídeo que explica, brevemente, sobre a arte indígena.




De acordo com o vídeo, quais os principais materiais para produzir as cestarias:
(    ) Cipós, fios de cobre, folhas de palmeira etc.
(    ) Folhas, Palmas, cipós etc.
(    ) Folhas de Palmeiras, fios de plástico, cordas etc.
(    ) Palmas vírgulas folhas, plumas etc.


De acordo com o vídeo, qual é a utilidade dos cestos indígenas: 
(    ) Decorar o corpo, fazer poções, cozinhar etc.
(    ) Guardar alimentos, peneirar farinha, filtrar etc.
(    ) Caçar, lutas, rituais etc.
(    ) Cozinhar, caçar, brincar etc.


Qual o nome da arte indígena decoradora com vários símbolos, que tem a utilidade de armazenar líquidos e cozinhar:
(    ) Cestaria.
(    ) Pintura corporal.
(    ) Arte plumaria.
(    ) Cerâmica.


Assinale a alternativa que define a arte de confeccionar objetos com penas e plumas de aves, associadas a outros materiais, e em sua maioria usados como ornamento corpóreo, seja de uso cotidiano seja em funções solenes e ritualizadas. 
(    ) Cerâmica
(    ) Cestaria
(    ) Arte plumaria
(    ) Pintura corporal


A pintura corporal indígena tem como objetivo:
(    ) Pintura corporal é uma das formas de pintura arte indígena onde os corpos são pintados com tinturas extraídas de planta. A pintura corporal é uma forma de expressão, usada como forma de demonstrar seus sentimentos por algo ou alguém, ou mesmo por questão religiosa.
(    ) Pintura corporal é uma das formas de pintura arte indígena diz respeito aos objetos confeccionados com penas e plumas de aves, amiúde associadas a outros materiais, e em sua maioria usados como ornamento corpóreo, seja de uso cotidiano seja em funções solenes e ritualizadas.
(    ) Pintura corporal é entendida como um conjunto de objetos ou utensílios, obtido através de objetos trançados.
(    ) Pintura corporal é usada normalmente para preparar e armazenar alimentos e a sua arte é impressionante.

Sexta-feira, dia 28


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Produção textual - Diário (ainda que esqueçam de escrever um ou outro dia não desistam, retomem a produção sempre que for possível).

Essa atividade pode ser feita no Caderno de Produção textual ou no caderno de Português.

Bons estudos!!!        




Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Módulo de um número, números simétricos ou opostos e comparação de números inteiros.

Leia a explicação a seguir:

Quando representamos a reta numérica, temos dois sentidos a seguir: direita ou esquerda. Agora vamos imaginar a reta numérica como se fosse uma rodovia. O centro da rodovia será considerado o Terminal de Ônibus que fica na entrada do bairro São Clemente.

Representando o São Clemente como o ponto ZERO da reta numérica e considerando uma distância de 4 quilômetros até o Jd Paviotti e a mesma distância até o Jd Panorama, podemos dizer que o Jd. Paviotti é representado pelo ponto – 4 e o Jd. Panorama pelo ponto + 4.

 

Em quilômetros a distância percorrida é a mesma tanto do São Clemente até o Paviotti, como do São Clemente ao Panorama. Essa distância, na matemática é chamada de MÓDULO. Para representar o módulo de um número, utilizamos duas barras ao redor deste número. Assim temos:

│– 4│= 4 (Lemos que o módulo de quatro negativo é igual a quatro)

│+ 4│= 4 (Lemos que o módulo de quatro positivo é igual a quatro)

 

Faça no caderno: Agora determine o módulo de cada valor apresentado abaixo:

a) │– 12│=                            b) │+ 15│=

 

c) │+100│=                           d) │– 29│=

Não se esqueça. O módulo de um número é a distância deste número até chegar ao zero.

Observação importante: dois números que possuem o mesmo módulo são chamados de números OPOSTOS ou SIMÉTRICOS. Assim dizemos que os números + 4 e – 4 são números opostos ou simétricos.


Faça no caderno: Determine ou de cada número apresentado:

a) o oposto de – 10 é _____ 

b) o simétrico de + 15 é ­_____  

c) o oposto de + 24 é _____ 

d) o oposto de – 333 é _____

Quando pensamos em distância, podemos comparar os valores utilizando os sinais de maior ( > ), menor ( <  ) ou igual ( = ).

A regra é clara: todo número à esquerda sempre é o menor e é pra ele que devemos apontar.


Faça no caderno: Observe os exemplos e complete as comparações:

a) 10   <   12  

b) – 8  >  – 20 

c) 0   >   – 2  

d) – 12   <    + 1

e) – 1         + 4 

f) – 14       – 3

g) 0         + 5

h) 36          100

Lembre-se, quando o número não tem sinal ele é positivo.




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8o ano__________

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