segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Semana 4 - de 24 a 28/8 - EJA Alfabetização

 Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 24


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

1.      ACRÓSTICO: ESCREVA DUAS PALAVRAS INICIADAS PELAS LETRAS ABAIXO:

S =

A =

C =

I =

 

2.    PASSE AS PALAVRAS PARA O DIMINUTIVO. VEJA O EXEMPLO:

BALA = BALINHA

CAVALO =

GATA =

PANELA =

SAPO =

RATO =

CABEÇA =

 

3.    SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS:

CABELUDO =

JAVALI =

CANETA =

NARIZ =

LÁPIS =

CAFÉ =

RÃ =

 

4.    LEIA AS PALAVRAS E SEPARE-AS EM GRUPOS:

LEÃO – LARANJA – LÂMPADA – BALEIA – LEQUE –LOBO – FIVELA – LIMÃO - MELÃO

 

 

 

FRUTAS:_______________

ANIMAIS:_______________

OBJETOS: _____________

 

5.    COMPLETE AS FRASES  COM AS PALAVRAS ABAIXO:

CABELUDO – LEITE – BALÃO - BOLADA

 

MAMÃE FEZ DOCE DE ________________.

LUANA CORTOU O ___________________.

NÃO DEVEMOS SOLTAR ______________.

O MENINO LEVOU UMA ________________NO JOELHO.




Matemática__Estimativa: 2h de estudo

APRENDA MAIS: TRIPLO!

            PARA ACHAR O TRIPLO DE UM NÚMERO BASTA MULTIPLICÁ-LO POR 3:

TENHO 4 REAIS           QUERO O TRIPLO

            VEJA COMO FAÇO:

               3 X 4 = 12

LEIO: TRÊS VEZES O QUATRO É IGUAL A DOZE

 

ATIVIDADES:

  1. OBSERVE E CONTINUE:

3 X 2 = 6

 

O TRIPLO DE 2 É 6      

 

 

O TRIPLO DE 5 É 15       

 

 

O TRIPLO DE 9 É 27

 

 

O TRIPLO DE 6 É 18           

 

 

  1. RESOLVA AS SITUAÇÕES:

a.    MALU TEM 4 ANOS DE IDADE. BETO TEM O TRIPLO DA IDADE DE MALU. QUAL É A IDADE DE BETO? (FAZER A CONTINHA).

 

 

 

               R: BETO TEM ______ANOS.

b.    EM UM ESTACIONAMENTO  CABEM 10 MOTOS. EM OUTRO HÁ O TRIPLO. QUANTAS MOTOS HÁ NESSE ESTACIONAMENTO? (FAZER A CONTINHA).

 

 

 

                 R: HÁ ____ MOTOS.

 

  1. FAÇA AS TABUADAS DO 2 E DO 3. ESTUDE!




Terça-feira, dia 25


Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo

ATIVIDADES - REVISÃO: A CASA

  1. FECHE SEUS OLHOS E PENSE EM SUA CASA. DEPOIS RESPONDA ESCREVENDO:

a.    QUANTOS CÔMODOS SUA CASA TEM?

R:

 

b.    QUANTAS PESSOAS MORAM NELA?

R:

 

c.    QUAL É O MAIOR CÔMODO DE SUA CASA? E O MENOR?

R:

 

d.    VOCÊ CONHECE ALGUMA CASA COM MAIS CÔMODOS DO QUE A SUA? ONDE ELA FICA? QUEM MORA NELA?

R:

 

 

  1. HORA DE ARRUMAR A CASA. EM QUE CÔMODO VOCÊ COLACARIA OS SEGUINTES OBJETOS:

GELADEIRA –

      TELEVISÃO –

      FOGÃO –

CAMA –

      SOFÁ –

      CHUVEIRO –

GUARDA-ROUPA -







História__Estimativa: 1h30 de estudo

ATIVIDADES - LEIA COM ATENÇÃO:

            HOJE É “DIA DO SOLDADO”!

            NO DIA 25 DE AGOSTO COMEMORAMOS O NASCIMENTO DO DUQUE DE CAXIAS, O PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

            LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, O DUQUE DE CAXIAS, PREOCUPOU-SE MUITO COM A CONSTRUÇÃO DE QUARTÉIS PARA A DEFESA DE NOSSAS FRONTEIRAS E COM A CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS MILITARES. POR ESSE MOTIVO FOI CHAMDADO DE PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

DE OLHO NO FOLCLORE:

  1. ADIVINHA: O QUE É, O QUE É?

a.    CAI EM PÉ E CORRE DEITADO?

RESPOSTA:

 

b.    ANDA COM OS PÉS NA CABEÇA?

RESPOSTA:

 

c.    COLOCA NA MESA CORTA MAS NÃO SE COME?

RESPOSTA:

 

d.    DÁ UM PULO E SE VESTE DE NOIVA?

RESPOSTA:

 

  1. COMPLETE COM DITOS POPULARES COM AS PALAVRAS CERTAS. VEJA ABAIXO:

DOIS – PÁSSAROS – GALHO – MACACO - BOCA

 

a.    MAIS VALE UM ___________ NA MÃO DO QUE _________ VOANDO.

b.    QUEM TEM ___________ VAI A ROMA.

c.    CADA _____________ NO SEU  _____________.

 

  1. ESCREVA O NOME DE TRÊS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ GOSTAVA QUANDO ERA CRIANÇA.
R: 





Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo

FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS)

PAUTA:  alongamento sentado



Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa , do canal







Quarta-feira, dia 26


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

ATIVIDADES: APRENDA MAIS!

  1. COPIE O ALFABETO E CIRCULE A LETRA M:

     A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z

 

ESCREVA A FAMÍLIA SILÁBICA:

         MA – ME – MI – MO – MU - MÃO

         ma – me – mi – mo – mu – mão

 

  1. JUNTE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS:

MA + PA =

MA + MÃO =

MA + TA =

ME + DO =

ME + SA =

ME + IA =

MI + CO =

MI + MO =

MI + LHO =

MO + DO =

MO + TO =

MO + LA =

MU + LA =

MU + DO =

 

  1. COMPLETE AS PALAVRAS COM MA – ME – MI – MO – MU:

CA ___LO = __________

COGU___LO = ________

____LADO = __________

____LEQUE = _________

____ÇA = _____________

CO ____DA = __________

____NINA = ___________

____CACO = __________

____LETA = ___________

____CO = _____________

CA ____ = _____________

____LA = ______________

LEGU ____ = ___________

E____ = ______________

____LA = _____________

____LE = _____________

____DO = ____________

FO____ = ____________

 

  1. ESCREVA PALAVRAS COMEÇADAS PELA LETRA M:

·         ANIMAL =

·         FRUTA =

·         ALIMENTO =

·         SENTIMENTO =

·         HOMEM =

·         MULHER =

 

 

  1.  DESCUBA E ESCREVA AS ADIVINHAS:

a.    QUAL É A PIOR COISA PARA A SAÚDE?

RESPOSTA:

 

 

b.    O QUE É, O QUE É?

ENCHE UMA CASA MAS NÃO ENCHE A MÃO?

RESPOSTA:

 

 

c.     O QUE É, O QUE É?

QUANTO MAIS SE TIRA, MAIOR FICA?

 

RESPOSTA:

 



Matemática__Estimativa: 2h de estudo

ATIVIDADES:

  1. PENSE, FAÇA AS CONTAS E RESPONDA:

DENTRO DE UM AQUÁRIO ESTÃO 7 PEIXINHOS.

a.    QUAL É O DOBRO DOS PEIXINHOS QUE ESTÃO NO AQUÁRIO?

R:

 

b.    QUAL É O TRIPLO DOS PEIXINHOS DO AQUÁRIO?

R:

 

c.    SE JUNTARMOS O DOBRO  E O TRIPLO QUAL SERÁ O RESULTADO?

R:

 

  1. ESCREVA COMO SE LÊ:

  7 – ____________________________________

  3 – ____________________________________

  2 – ____________________________________

 14 – ____________________________________

 21 – ____________________________________

 35 – ____________________________________






Quinta-feira, dia 27


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo

ATIVIDADES -  TESTE SEUS CONHECIMENTOS:

ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

VAMOS BRINCAR DE ADIVNHAR!

O QUE É, O QUE É?

 

  1. SOMOS CINCO E FAZEMOS COM QUE VOCÊ SE RELACIONE COM O AMBIENTE:

RESPOSTA:

 

 

  1. SOMOS OS ÓRGÃOS LIGADOS AOS SONS:

RESPOSTA:

 

  1. SOU O ÓRGÃO QUE SENTE GOSTOS BONS OU RUINS:

RESPOSTA:

 

 

  1. SOU O ÓRGÃO QUE QUANDO SENTE FRIO  FICA ARREPIADO:

RESPOSTA:

 

 

  1. SOMOS OS ÓRGÃOS QUE SERVEM PARA OBSERVAR, ENXERGAR...

RESPOSTA:

 

 

  1. SOU O ÓRGÃO QUE SENTE PERFUMES AGRADÁVEIS OU NÃO:

RESPOSTA:

 






Arte__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: Linguagens artísticas


Leitura de imagem
Observe a imagem para responder às perguntas:

Fantoches


1. Descreva o que vê na imagem.


2. A qual linguagem artística essa imagem pertence:
(   ) Artes visuais
(   ) Dança
(   ) Música
(   ) Teatro


3. A linguagem do teatro pode identificar-se por: *
(   ) As formas de arte como a cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, vídeo, produção cinematográfica e arquitetura
(   ) A arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização etc.
(   ) Conjunto organizado de movimentos ritmados do corpo, acompanhados por música; bailado.
(   ) É uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar.



Sexta-feira, dia 28


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

ATIVIDADES - LEITURA E ENTENDIMENTO DO TEXTO:

                        O MACACO

            O MACACO VIU A SEREIA,

            MAS NÃO O MAR,

            MAS NA AREIA.

 

            O MACACO VIU A SEREIA,

            E ESTAVA SOZINHO.

 

            O SANGU SUBIU-LHE À VEIA,

            E DE SUSTO

            SE ESCONDEU NO ARBUSTO.

 

 

  1. GRIFE TODAS AS PALAVRAS ESCRITAS COM A LETRA M.

 

  1. AGORA RESPONDA:

a.    QUEM VIU A SEREIA?

R:

 

b.    POR QUE O MACACO SE ESCONDEU NO ARBUSTO?

R:

 

c.    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

R:

d.    VOCÊ SABE O QUE É UMA SEREIA? DESENHE UMA BEM BONITA!

R:

 

 

  1. COMPLETE USANDO APENAS VOGAIS (A – E – I – O – U), LEIA E ESTUDE:

M___ LA = __________

M___ LA = __________

M___ LA = __________

M___ DA = __________

M___ DA = __________

M___ DO = __________

M___ TA = __________

M___ TA = __________

M___ TO = __________

M___ TO = __________

 

 

  1. SEPARE AS SÍLABAS:

LIMONADA =

MALETA =

MULATO =

MIADO =

MELADO =

MOTO =

MIMO =

MÃO =







Matemática__Estimativa: 2h de estudo

ATIVIDADES:

OBSERVE OS NÚMEROS E FAÇA O QUE SE PEDE:

  48 – 12 – 87 – 33 – 51 – 64

 

 

1.    ESCREVA-OS DO MENOR PARA O MAIOR NÚMERO (ORDEM CRESCENTE):

R:

 

 

2.    ESCREVA-OS DO MAIOR PARA O MENOR NÚMERO (ORDEM DECRESCENTE):

R:

 

 

3.    SEPARE-OS EM:

·         PARES: ____________

·         ÍMPARES: __________

 

4.    COMPLETE:

a.    O NÚMERO MAIOR É O ______.

b.    O NÚMERO MENOR É O _____.

 

5.    ACHE O TOTAL, JUNTANDO O MAIOR E O MENOR. (FAZER A CONTA +)

R:

 

 

 

6.    DÊ A DIFERENÇA ENTRE O MAIOR E O MENOR. (FAZER A CONTA )

R:

 

 

 

7.    ESCREVA O ANTECESSOR (VEM ANTES) E O SUCESSOR (VEM DEPOIS):

 

48

 

 

12

 

 

87

 

 

33

 

 

51

 

 

64

 

 

75

 

 

99

 









----------------

Termo 1__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!