segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Semana 4 - de 24 a 28/8 - 6o ano EJA

 Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 24


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Gênero textual: Narração - Lendas do folclore

Link: https://forms.gle/YjCk1HTu7RuZr63o6

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de LÍNGUA PORTUGUESA. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Narração

A narração é um dos gêneros literários mais fecundos, criativos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o Romance, a Novela, o Conto, a Crônica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros.

O principal objetivo do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos, perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor, ou seja, um leitor.

O texto narrativo apresenta personagens que atuam em um tempo e em um espaço, organizados por uma narração feita por um narrador. Tudo na narrativa depende do narrador, da voz que conta a história. Esse narrador pode ser:

* Narrador-personagem: é aquele que conta a história na qual é participante. Nesse caso ele é narrador e personagem ao mesmo tempo, a história é contada em 1ª pessoa.

* Narrador-observador: é aquele que conta a história como alguém que observa tudo que acontece e transmite ao leitor, a história é contada em 3 pessoa.

É comum que o texto narrativo apresente a seguinte estrutura:

* Apresentação: é a parte do texto em que são apresentados alguns personagens e expostas algumas circunstâncias da história, como o momento e o lugar onde a ação se desenvolverá.

* Desenvolvimento: é a parte do texto em que se inicia propriamente a ação. Encadeados, os episódios se sucedem, conduzindo ao clímax.

* Clímax: é o ponto da narrativa em que a ação atinge seu momento crítico, tornando o desfecho inevitável.

* Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.

Os personagens têm muita importância na construção de um texto narrativo, são elementos vitais. As personagens são principais ou secundárias, conforme o papel que desempenham no enredo (história).

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/narracao.htm

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Lendas do folclore

As lendas do folclore são um conjunto de mitos e personagens que nasceram da imaginação coletiva de um povo, como uma verdadeira tradição passada de geração para geração. As lendas brasileiras, em sua maioria, são de origem indígena, mas receberam influência dos mitos e histórias trazidos de portugueses e africanos.

Com o tempo, as lendas foram adaptadas por indivíduos comuns e se tornaram ainda mais populares, em virtude da comparação que existe entre o seu teor narrativo e os costumes de cada região. Algumas encantam, outras assustam, mas, acima de tudo, elas representam as características de quem as inventou.

A cultura brasileira apresenta diversos personagens em seu folclore. São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, lobisomem e a erva-mate.

A utilização de elementos do folclore em obras literárias, ajudou na popularização dos personagens. Dentre os autores brasileiros que mais retrataram o folclore em suas obras estão: Ariano Suassuna, Cecília Meireles, Monteiro Lobato e Mário de Andrade.

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/lendas-do-folclore

 

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada. 

1. Quais tipos de texto são considerados narrativas?
a) Fábula.
b) Receita.
c) Conto.
d) Notícia.
e) Crônica.
f) Parábola.
g) Notícia.
h) Reportagem.
i) Lenda.
j) Bula de remédio.

2. Qual o principal objetivo do texto narrativo?
_____________

3. Defina o que é lenda.
_____________

4. As lendas brasileiras, em sua maioria, são de origem:
a)    Brasileira.
b)    Romana.
c)    Indígena.
d)    Americana.

5. Dentre os autores brasileiros que mais retrataram o folclore em suas obras está:
a)    Machado de Assis.
b)    Euclides da Cunha.
c)    Ariano Suassuna.
d)    Oswald de Andrade.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Leitura e escrita de números no sistema de numeração decima. Exercícios de fixação.
Coloque sempre a Pauta em seu caderno!

Leia a introdução a seguir:

Cheques, recibos, notícias... É preciso saber ler e escrever os números corretamente para não ter dificuldades na vida prática!

 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em certo momento do ano de 2010 a população brasileira era de 190.732.694 habitantes. Lê-se: cento e noventa milhões, setecentos e trinta e dois mil, seiscentos e noventa e quatro habitantes. Esse número tem nove algarismos. Partindo da direita para a esquerda, cada algarismo corresponde a uma ordem.

Note que também separamos os algarismos da direita para a esquerda em grupos de três ordens. Cada grupo desses grupos forma uma classe. Assim, temos:

À esquerda da classe dos milhões vem a classe dos bilhões, depois dela, a classe dos trilhões, dos quatrilhões, e assim por diante.

Agora, responda no caderno ou no formulário:

1. Escreva como se lê os números abaixo:

a) 20.137 =

b) 62.074 =

c) 1.100.011 =

 

2. Represente usando algarismos:

a) nove mil, seiscentos e sessenta =

b) oito mil, duzentos e quatro =

c) doze milhões, cento e vinte e quatro mil e quarenta cinco =

 

3. Quando emitimos um cheque, é necessário escrevermos por extenso o seu valor.

Escreva por extenso a quantia que deveria ser preenchida no cheque acima.

 

4. Ao final de um jogo de futebol, o painel eletrônico mostrou:

a) Escreva como se lê o número que representa o público pagante nesta partida de futebol.

b) Escreva como se lê o número que representa a renda desta partida.

 

5. No painel de controle dos automóveis podemos ler o número de quilômetros que o veículo já percorreu. Observe:

 

a) Quantos quilômetros esse automóvel já percorreu? Escreva por extenso.

b) Qual é o maior número que esse marcador de quilometragem pode mostrar?




Terça-feira, dia 25


Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: Vegetação no Brasil

LEIA O TEXTO e responda as questões propostas no caderno.

Vegetação no Brasil

Os principais tipos de vegetação no Brasil são: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.

O espaço geográfico brasileiro abrange seis tipos de cobertura vegetal: Floresta Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa. Apesar de essas vegetações sofrerem com o processo de desmatamento desde o período da colonização, elas ainda recobrem uma considerável parte do território nacional. A seguir, as principais características de cada uma delas:

Floresta Amazônica

Também chamada de Floresta Latifoliada Equatorial, é a maior e mais extensa forma de vegetação no Brasil, ocupando também vários outros países da América do Sul. Sua área aproximada, atualmente, corresponde a mais de seis milhões de km², sendo que quatro milhões deles encontram-se no Brasil. Ocupa quase a metade do território brasileiro, apesar de 20% de sua área já ter sido devastada.

Caracteriza-se por ser uma floresta do tipo heterogênea, ou seja, com uma acentuada variedade de espécies vegetais. É do tipo perene (as árvores não perdem as suas folhas em um determinado período do ano), higrófita (com fácil adaptação à umidade) e latifoliada (as folhas costumam ser grandes e largas).

Mata Atlântica

Também chamada de Floresta Latifoliada Tropical, ocupa cerca de 13% do território nacional, sendo menor apenas que a Floresta Amazônica e o Cerrado. É o tipo de cobertura vegetal mais devastado, apresentando atualmente apenas 14% de sua área original. Localiza-se ao longo de todo o litoral brasileiro, estendendo-se da região Nordeste do país. Em alguns de seus trechos, encontram-se os maiores índices de biodiversidade do planeta, ou seja, apresenta uma grande quantidade de espécies de animais e vegetais por m².

Cerrado

É uma formação florestal do tipo Savana, sendo considerado por muitos autores como o mais complexo tipo de savana do mundo. É o segundo maior domínio florestal brasileiro, ocupando mais de 24% da área do país. Assim como a Mata Atlântica, o Cerrado também foi bastante devastado, tendo quase 80% de sua biomassa destruída pela ação do homem.

Em virtude do fato de a baixa umidade ser predominante durante a maior parte do ano, bem como por apresentar um solo pobre em nutrientes, o Cerrado apresenta árvores esparsas, não muito altas e de tronco retorcido para evitar a perda de água. Existem também os chamados Cerradões, em que a formação florestal é mais densa.

Por apresentar um solo muito ácido, seu território pouco favoreceu a agricultura até os anos 1970, quando se descobriu que, acrescendo Calcário ao solo, essa acidez era corrigida. Tal descoberta contribuiu para um avanço da agricultura no país, porém também foi responsável pela intensificação de processo de devastação dessa composição florestal.

Caatinga

Localizada quase totalmente na região Nordeste do Brasil, a Caatinga é o único bioma 100% situado em território nacional, ocupando cerca 10% da área do Brasil. Apesar de ser aparentemente pobre em diversidade, é a mata de clima semiárido mais rica em fauna e flora do mundo, o que justifica a necessidade de sua preservação.

A sua vegetação caracteriza-se por ser do tipo xerófila (que se adapta facilmente à aridez). Sua composição muda conforme variam as condições climáticas. Durante os períodos de estiagem, perde suas folhas e fica praticamente seca. No entanto, durante o período de chuvas, rapidamente se transforma, tornando-se uma vegetação verde recoberta de folhas.

Pantanal

O complexo do Pantanal ocupa parte da região Centro-oeste do país, estendendo-se por outros países, como Paraguai e Argentina. Ocupa cerca de 2% do território brasileiro, caracterizando-se, principalmente, por ser a formação florestal mais heterogênea do país e por ser considerada a maior planície inundável do mundo.

As condições de vida animal nesse ambiente são determinadas pela dinâmica dos fluxos de água. Durante a época das chuvas (a maior parte do ano), os leitos dos rios costumam transbordar, em virtude da baixa declividade do terreno; nesse período, as espécies terrestres migram buscando refúgio e os animais aquáticos se reproduzem. Durante a época das secas, o nível das águas novamente diminui e deixa o solo rico em nutrientes, favorecendo o retorno das espécies de animais e facilitando a reprodução das aves.

Por ser uma zona de transição entre a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado, apresenta uma elevada biodiversidade, chegando a registrar um dos maiores índices de concentração de animais em todo o mundo.

Pampa

Também chamado de Campos Sulinos e Campanha Gaúcha, é uma vegetação de campo, formada por plantas herbáceas (predominantemente rasteiras). Ocupa cerca de 2% do território nacional na região Sul do país e se estende ao Uruguai.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Descreva em linhas gerais a localização geográfica das principais formações vegetais do Brasil (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Mata de Araucária).
_________________________


2. Sobre os mangues, assinale a alternativa INCORRETA:

a) São encontrados em ambientes alagados;

b) São adaptados a cursos d’água com alta concentração de sal, em razão da proximidade com o mar;

c) No Brasil, são encontrados em regiões litorâneas;

d) A extração de caranguejo é a principal atividade econômica nesse ambiente;

e) É uma vegetação do tipo homogênea.


3. A Amazônia é uma área em evidência, seja pela questão ecológica ou pela riqueza de seus recursos minerais. A expansão e a crescente valorização dessa área provocam uma infinidade de suposições a respeito do seu quadro natural. Sobre a Amazônia são feitas as afirmações a seguir:

I - As queimadas podem alterar o clima do planeta e a destruição da floresta pode influenciar o aumento da temperatura;

II - A floresta Amazônica funciona como "pulmão do mundo", sendo a principal fonte produtora de oxigênio;

III - A bacia hidrográfica do Amazonas é a maior do mundo, drenando em torno de 20% da água doce dos rios para os oceanos;

IV - Os solos amazônicos são de alta fertilidade, a qual é facilmente explicada pela concentração de matéria orgânica e pelo tempo de formação.

As afirmações corretas são:

a) somente I e III.

b) somente II e III.

c) somente I, II e III.

d) somente II, III e IV.

e) somente I, II e IV


4. Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares. As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:

a) Cascas finas e sem sulco ou fendas.

b) Caules estreitos e retilíneos.

c) Folhas estreitas e membranosas.

d) Gemas apicais com densa pilosidade.

e) Raízes superficiais, em geral, aéreas.




História__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: COMO SABEMOS O QUE ACONTECEU NO PASSADO?

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.

- Orientações, registe as questões no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.

- Se preferir você também pode responder pelo formulário do Google Forms


COMO SABEMOS O QUE ACONTECEU NO PASSADO?

Para conhecermos a vida de nossos antepassados, recorremos a velhos álbuns de fotografias e às pessoas mais velhas. São eles que podem nos relatar algo sobre nossos parentes mais antigos.

Podemos saber como se vestiam, onde moravam, que atividades tinham, qual era o seu lazer, como se relacionavam uns com os outros e quais eram seus costumes. Enfim, dependendo da qualidade das informações e do nosso interesse, podemos reconstituir parte desse passado.

Na História a investigação é parecida com isso, pois através dos tempos, os homens vão deixando sinais de sua vida: restos de esqueletos e de casas, objetos de uso doméstico, vestimentas, calçados, obras de arte, desenhos, inscrições, cartas, textos impressos em livros, revistas e jornais, etc.

Esses são os chamados documentos históricos ou fontes históricas, utilizados pelos historiadores (guardiões da memória da humanidade, seu trabalho é descobrir o máximo possível a respeito dos fatos que já aconteceram, para registrá-los e, assim, impedir que sejam esquecidos) para conhecer o passado.

Os documentos históricos podem ser escritos (jornais, livros, inscrições em monumentos etc.) e não-escritos (monumentos, objetos, restos humanos, ruínas de construções etc.).

Essas imensas construções, as pirâmides do Egito, são exemplos de vestígios.

Através do estudo das pirâmides, construídas há mais de 4000 anos, pôde-se conhecer muitos hábitos, crenças e modos de vida desse antigo povo.

Sabe-se,por exemplo,que eles acreditavam que   após   amorte a alma voltava ao corpo. É por isso que se embalsamavam os mortos.

Os corpos embalsamados recebem o nome de múmias. Os faraós construíram

templos imensos, como as pirâmides, onde seus corpos embalsamados eram colocados.

COMO CONTAR O TEMPO?

A sucessão de dias e de noites nos dá a primeira idéia da passagem do tempo. Assim, o homem sempre se preocupou em saber quanto tempo o separa de um acontecimento ocorrido no passado ou quanto tempo falta para se dar um acontecimento previsto para o futuro.Por isso, ao longo da História, o homem sempre procurou pôr em ordem cronológica os acontecimentos históricos. Muitos calendários foram organizados para isso. Mas a forma mais aceita de contar o tempo foi estabelecida a partir do nascimento de Cristo.

O nascimento de Cristo, que marcou o início do calendário cristão, é o ponto de referência para a contagem dos anos e das datas dos grandes acontecimentos históricos.

Os anos anteriores ao nascimento de Cristo, contam-se de forma decrescente, adicionando-se as letras a.C. (antes de Cristo). Exemplo: Roma, segundo a lenda, foi fundada em 753 a.C., isto é, 753 anos antes do nascimento de Cristo.

Os anos posteriores contam-se de forma crescente e são representados pelas letras d.C. (depois de Cristo), mas, tornou-se comum usar apenas o ano sem nenhuma sigla. Exemplo: Brasília foi fundada em 1960, isto é, 1960 anos depois do nascimento de Cristo.

Então, para os países que seguem o cristianismo, o nascimento de Cristo é o marco principal para a contagem do tempo.

Outros povos, não cristãos, consideram outros fatos mais importantes; portanto, têm outros calendários. É o que acontece com os chineses, os judeus e os árabes, por exemplo.

Para os árabes, que seguem o Islamismo, religião fundada por Maomé, o fato central é a ida deste profeta da cidade de Meca para a de Medina (na atual Arábia Saudita).

Segundo o nosso calendário, isso ocorreu no ano de 622. Portanto, o ano 1 do calendário árabe corresponde ao ano 622 do nosso calendário. Nosso ano de 2004 corresponde ao ano 1382 do calendário árabe.


RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO OU CLIQUE NO LINK E RESPONDA NO GOOGLE FORMS

01.  Como sabemos o que aconteceu no passado?

02.  Como contamos o tempo?

03.  O que são calendários?




Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo

FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.


TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS)

PAUTA:  alongamento sentado



Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa , do canal






TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS)

PAUTA:  Os Jogos Eletrônicos


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Os Jogos Eletrônicos

     Nos jogos eletrônicos, o console (hardware) e o programa de computador (software) trabalham em conjunto para gerar os sons e as imagens. O console fica conectado a controles e a um aparelho de TV. O jogador comanda as ações por meio desses controles, que vão desde simples joysticks, teclados e manches com botões até peças que simulam objetos reais, como instrumentos musicais ou o volante de um carro.

     A internet eliminou a necessidade de os jogadores estarem no mesmo espaço físico. Hoje em dia, é possível jogar com pessoas localizadas em qualquer parte do mundo. Uma modalidade de videogame que vem se popularizando no início do século XXI são os jogos de realidade virtual. Neles, óculos especiais criam simulações em 3D, dando ao jogador a sensação de estar em uma situação real.

     O primeiro jogo de fliperama chamou-se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos  de sucesso surgiram, como ‘Pong’, ‘Invasores do espaço’ e ‘Pac-Man’. O primeiro console caseiro também surgiu nessa época.

Em 1977, a empresa Atari lançou um console com cartuchos removíveis. Cada cartucho fazia rodar um jogo diferente. Com esse sistema, os jogos eletrônicos ganharam popularidade, mas as pessoas ainda queriam imagens e sons melhores.

     Percebendo o grande interesse do público, muitas outras empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos. Elas melhoraram não só a qualidade do som e das imagens, mas também a tecnologia usada para rodar os games.

Efeitos no comportamento dos Usuários dos Jogos Eletrônicos

Benefícios

*Agilidade no raciocínio e criatividade são afeitos benéficos no uso de jogos eletrônicos, assim como a coordenação olho-mãos e coordenação motora visual como resistência à distração, aumento da sensibilidade à informação na visão periférica e aumento da habilidade de descrever objetos mostrados recentemente;

*Os jogos eletrônicos requerem a aprendizagem de sistemas mais complexos com muitas variáveis, isso requer alta habilidade analítica, flexibilidade e adaptabilidade;

*Os princípios de aprendizagem encontrado nos jogos eletrônicos podem aplicados na educação, como os jogos demandam muita concentração, os jogadores não percebem que estão aprendendo, de fato, os jogos podem contribuir para o "aprender fazendo";

*Os jogos eletrônicos também podem aumentar a habilidade motriz fina, assim como a habilidade de resolução de problemas.

Malefícios

*O vício em jogos é um tipo de vício comportamental em que a pessoa deixa de fazer suas atividades diárias para ficar jogando, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social, etc.

*individuo pode desenvolver menor controle emocional e cognitivo.

*Diminuição dos exercícios (em relação aos movimentos corporais) na vida cotidiana mesmo utilizando jogos de movimentos ativos podendo gerar um número maior de pessoas obesas;

*Menor interesse das relações internas familiares, bem como convívio social extra familiar.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Com base nos textos anteriores responda as questões a seguir: 


1- Qual aparelho você utiliza para jogar?
____________________________

2- Cite o nome dos jogos eletrônicos que você costuma jogar. 
____________________________

3- Qual a modalidade de videogame que se popularizou no início do século XXI? 
____________________________

4- Quais foram os primeiros jogos de fliperama? 
____________________________

5- Por que muitas empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos?
____________________________

6- Você costuma utilizar diferentes meios eletrônicos (aplicativos, sites) no seu cotidiano? 

(   ) Sim Cite 2 situações em que você utiliza.
____________________________

(   ) Não. 

7- Você acredita que os jogos eletrônicos influenciam negativamente no comportamento e na saúde das pessoas? Justifique.
____________________________

COMPLEMENTANDO NOSSO CONTEÚDO

Assista ao vídeo:

Veja a Evolução dos Jogos Eletrônicos (1958 - 2020) 

PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=oSalCF9CaDU



Quarta-feira, dia 26


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Texto e interpretação de texto – O misterioso boitatá

Link: https://forms.gle/hE8MaUGHRj9Y51DZ6

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de LÍNGUA PORTUGUESA . Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O misterioso Boitatá

Havia uma cobra imensa que dormia sossegada em sua cova. Para que conseguisse ver alguma coisa, precisava abrir muito os olhos. Dessa forma, suas pupilas ficaram dilatadas, enormes. 
Certo dia, começou a chover, choveu muito, mais parecia um dilúvio. E todos os lugares começaram a alagar, pois a água chegou violentamente e foi engolindo tudo por onde passava. Os animais, desesperados, correram todos para o alto de uma montanha, onde se reuniram. 
A cobra grande, também chamada de boiguaçu, que dormia tranquila em sua cova, foi obrigada a deixar sua moradia e também subiu a montanha. Quando chegou lá em cima e encontrou os outros animais, foi devorando-os um a um, porém só comia os olhos dos bichos.
Começou a acontecer uma coisa fantástica: o corpo da cobra foi ficando transparente e luminoso, pois os olhos dos animais comidos continuaram brilhando. Os olhos da cobra ficaram muito maiores, imensos, parecia que soltava fogo pelos olhos, eram como duas grandes fornalhas. Foi quando o boiguaçu se transformou em boitatá! 
Boitatá recebeu um castigo pela sua malvadeza; foi obrigado a vigiar eternamente os campos, assustando os viajantes descuidados. Sua missão é proteger todos os campos e relvados contra a destruição e incêndios. 
 “Aprendendo a ler e escrever textos, Língua Portuguesa” - Editora Ediouro. (Fragmento).

1) O texto acima trata-se de:
a) uma crônica.
b) uma lenda.
c) uma fábula.
d) um conto.


2) Identifique o fato que gerou a história:
a) “Havia uma cobra imensa que dormia sossegada em sua cova”.
b) “Certo dia, começou a chover, choveu muito, mais parecia um dilúvio”.
c) “E todos os lugares começaram a alagar [...]”
d) “Os animais, desesperados, correram todos para o alto de uma montanha, onde se reuniram.


3) Segundo o narrador do texto, os animais correram para o alto da montanha, visando à proteção contra o dilúvio. Porém, um fato inesperado aconteceu quando lá se encontravam. Cite-o:
_________________


4) As lendas brasileiras, em sua maioria, são de origem:
a) brasileira.
b) romana.
c) indígena.
d) americana.


5) A história termina quando:
a) “[...] o corpo da cobra foi ficando transparente e luminoso [...]”
b) “Os olhos da cobra ficaram muito maiores, imensos [...]”
c) “[...] o boiguaçu se transformou em boitatá!”
d) “Boitatá recebeu um castigo pela sua malvadeza [...]”



Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Os números naturais e os processos de contagem

Leia a explicação a seguir:

Muitas situações de nosso dia a dia envolvem contagens.

Dona Sílvia foi à padaria comprar oito pãezinhos.

Enquanto coloca os pães no saquinho, o funcionário vai contando: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.

Para contar, usamos os números 1, 2, 3, 4, 5, 6 etc. Eles são chamados de números naturais.

Alguns matemáticos, mais recentemente, optaram por incluir o zero nesta sequência. Escrevemos a sequência dos números naturais assim: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, ...

As reticências ao fim indicam que a sequência prossegue infinitamente, pois é sempre possível escrever o sucessor de um número natural. Basta somar 1 a ele.

Observe que:

• o sucessor de 8 é 9;

• o sucessor de 13 é 14;

• o sucessor de 2.345 é 2.346, e assim por diante.

Com base no conceito de sucessor, podemos entender o que é antecessor de um número natural: é o número que vem imediatamente antes dele.

• O antecessor de 10 é 9.

• O antecessor de 2.413 é 2.412.

E o que seriam números naturais consecutivos?

Veja alguns exemplos:

• 7 e 8 são consecutivos;

• 23, 24 e 25 são consecutivos;

• 4 300, 4 301, 4 302 e 4 303 são consecutivos.

Conhecemos também a sequência dos números naturais pares:

 

E a sequência dos números naturais ímpares:

 

Veja outras situações em que empregamos os números naturais:



Quinta-feira, dia 27


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: alimentação. CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS”. (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência. Alimentação temática: Selecionar informações e dados, argumentos e outras referências em fontes confiáveis impressas e digitais.


Link: https://forms.gle/BSJqpALZVNhJRJ9Y8

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de CIÊNCIAS. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O professor vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Brasileiro consome menos arroz e feijão e mais pizza e salgadinho

Consumo de refrigerante cai em dez anos, mas bebida ainda é o quinto alimento mais consumido, diz IBGE

Pedro Capetti, Karen Garcia e Carolina Nalin

21/08/2020 - 10:00 / Atualizado em 21/08/2020 - 23:29 (acessado em 22/8/2020).

Consumo de pizza e outros alimentos cresceu em dez anos

RIO - O arroz com feijão continua a ser a base da dieta do brasileiro, mas aquela pizza de fim de semana ou sanduíche ocasional é cada vez mais frequente. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o mais amplo levantamento sobre consumo e hábitos domésticos das famílias no país, em dez anos, a frequência no consumo de sanduíches e pizzas entre adultos passou de 10,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.

A frequência no consumo de arroz, por exemplo, para a faixa etária de 19 a 59 anos caiu de 84,4% para 76,3% e a de feijão recuou de 73,3% para 60,6%. De modo geral, a pesquisa mostra que o consumo de produtos in natura ou minimamente processados está caindo, enquanto o brasileiro abre espaço na despensa para os processados e os ultraprocessados, como o biscoito recheado e o salgadinho. Quanto mais jovem, maior a presença destes itens no menu.

“A maior participação de alimentos ultraprocessados, em relação ao total calórico, foi para adolescentes (26,7%), sendo intermediária entre adultos (19,5%) e menor entre idosos (15,1%)”, diz o IBGE.

O IBGE ressalta que a maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros é natural ou minimamente processada, mas frisa que alimentos ultraprocessados, “que deveriam ser evitados, somam cerca de um quinto das calorias consumidas”.

A pesquisa indica que não se trata apenas de questão de gosto, mas de peso no bolso. A redução do consumo de frutas, verduras e legumes ocorreu principalmente entre a parcela mais pobre da população, embora o levantamento também aponte neste período o aumento na ingestão de alimentos como salada crua. Houve queda ainda no consumo de refrigerantes.

André Braz, economista e coordenador do Índice de Produto ao Consumidor do Ibre/FGV, explica que à medida que a renda familiar diminui há um aumento no consumo de alimentos processados.

— Quanto menos se ganha, mais se concentram os gastos com alimentação. Conforme a renda aumenta, cresce a participação de produtos in natura, que são mais saudáveis. As famílias de baixa renda muitas vezes têm acesso a proteínas por meio de alimentos processados e embutidos, como a salsicha, o nugget, a mortadela, que são mais baratos — diz.

Pandemia muda hábitos

Braz afirma que, apesar da queda no consumo de arroz e feijão, a questão cultural, o componente nutricional e a resiliência desses produtos às variações de preço fazem com que eles tenham relevância na alimentação do brasileiro.

Transformações nas relações de trabalho, como as registradas durante a pandemia do novo coronavírus, devem reforçar os gastos com alimentação em casa, segundo Braz:

— Tenho a impressão de que a despensa das famílias será reforçada. Muitos trabalhadores não voltarão ao regime presencial e outros sequer terão uma recolocação profissional. Investir na alimentação doméstica é a saída para driblar a queda no orçamento ou aumento de preço.

Mas se para alguns a quarentena foi a oportunidade de desenvolver habilidades culinárias e descobrir receitas, para outros ela reforçou os pedidos de comida por delivery. A publicitária Maria Elysia Moreira, de 40 anos, que mora em São Paulo, optou por refeições prontas:

— Meus pedidos de comida por aplicativo aumentaram tanto nos últimos meses que são quase a base exclusiva da minha alimentação. Chego a pedir duas ou três vezes por dia, principalmente alimentos fritos e fast-food. As compras no supermercado agora são de itens básicos, como café e açúcar. É uma forma de aliviar o estresse do home office no fim do dia e diminuir a ansiedade com a pandemia.

A estudante de Publicidade Mariana Barbalho, de 24 anos, que mora em Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio, teve de adaptar a alimentação para que ela coubesse no orçamento durante a pandemia. Em junho, um auxílio extra oferecido pela empresa onde faz estágio ajudou a equilibrar os gastos com as compras no supermercado.

— Antes da pandemia eu tinha direito a almoço gratuito no refeitório. Com o home office, tive que lidar com a ausência do benefício. Precisei racionalizar a comida para equilibrar as contas. Passei a comprar milharina para fazer angu e sopa durante os primeiros meses, mas a restrição alimentar me deixava sem energia. Dois meses depois da quarentena, a empresa oficializou um benefício extra e pude consumir mais itens no mercado.

Mas, para reduzir o risco de exposição à Covid-19, a feira deu lugar ao supermercado e a mais industrializados no carrinho.

— As frutas, verduras e legumes são mais caros no mercado do que nas feiras, então acabo percebendo que o preço de alguns industrializados fica mais competitivo se comparado aos saudáveis. Estressada com o trabalho, passei a comprar batata frita, pão de queijo e pizza congelados, macarrão instantâneo, hambúrguer e açúcar refinado para fazer doces em casa.

A nutricionista Tânia Alves ressalta que a população brasileira vem adoecendo nos últimos anos e isso aumenta os gastos públicos em saúde. Segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 67,8% nos índices de obesidade em relação aos últimos 13 anos, seguindo a tendência de países como Reino Unido e Estados Unidos.

— Além do aspecto humanista, devemos refletir sobre o impacto que doenças relacionadas a hábitos alimentares e estilo de vida representam aos cofres públicos com gastos em saúde. A prevenção consiste em incentivar uma alimentação mais saudável, reduzindo principalmente o consumo de ultraprocessados — explica Tânia.

A pesquisa do IBGE mostra que a alimentação dos brasileiros ainda está aquém das necessidades nutricionais recomendadas por organizações internacionais. Mais da metade da população consome sódio acima do limite aceitável, de duas gramas por dia. Além disso, houve aumento no consumo de açúcar na última década.

Cerca de 85% dos adolescentes de ambos os sexos consumiam pouco cálcio e vitaminas D e E, e entre 50% e 85% deles ingeriam pouco magnésio, fósforo, vitamina A e piridoxina.

Nesta edição da pesquisa, técnicos do IBGE visitaram cerca de 58 mil dos 70 milhões de lares brasileiros, em 1.900 cidades. A coleta de dados durou um ano.

As famílias que participaram do estudo tiveram de preencher cadernetas e questionários com todos seus hábitos de consumo. Em média, elas eram compostas por três pessoas.

Com o levantamento do IBGE, também será possível identificar quantas famílias brasileiras vivem em insegurança alimentar. Ou seja, têm acesso escasso a alimentos e podem estar em situação de fome.

Sem vínculo. O entregador Alex Melo, de 27 anos, nunca teve emprego com carteira. Hoje, já se organizou para dividir as despesas da casa com a mulher e contribuir como MEI para a aposentadoria.

Reforma tributária não alivia peso de impostos no consumo

O sistema tributário brasileiro está na contramão da maioria dos países e ainda não há indicação de que a reforma que começa a ser discutida em Brasília será capaz de alterar esse rumo. 


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Com que frequência o consumo de sanduíches e pizzas entre adultos entre os anos de 2017 e 2018?
A) passou de 8,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.
B) passou de 10,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.
C) passou de 11,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.
A) passou de 12,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e 2018.


2. A pesquisa mostra que o consumo de produtos in natura ou minimamente processados está caindo, enquanto o brasileiro abre espaço na despensa para os processados e os ultraprocessados, como o biscoito recheado e o salgadinho. É correto afirmar que:
A) Em famílias com crianças, há maior a presença destes itens no menu.
B) Quanto mais jovem, há maior a presença destes itens no menu.
C) Em todas as idades, há maior a presença destes itens no menu.
D) Entre os mais velhos, há maior a presença destes itens no menu.


3. “A maior participação de alimentos ultraprocessados, em relação ao total calórico, foi para:
A) crianças.
B) adolescentes.
C) adultos.
D) idosos.


4. O IBGE ressalta que a maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros é:
A) natural
B) minimamente processada
C) totalmente processada
D) natural ou minimamente processada


5. Pelo texto, ‘— Quanto menos se ganha’:
A) menos se gasta com alimentação.
B) maior é a parte do salário gasto com alimentação.
D menos se concentram os gastos com alimentação. 
D) menos pesam os gastos com alimentação.


6. Segundo André Braz, economista e coordenador do Índice de Produto ao Consumidor do Ibre/FGV, explica que à medida que a renda familiar diminui:
A) não altera o consumo de alimentos processados.
B) há uma redução no consumo de alimentos processados.
C) há um aumento no consumo de alimentos processados.
D) há um grande aumento no consumo de alimentos processados.


7. Copie do texto o trecho que complementa a frase: ‘Investir na alimentação doméstica é’:
_________________________


8. As famílias de baixa renda muitas vezes têm acesso a proteínas por meio de alimentos:
A) processados e embutidos, como a salsicha, o nugget, a mortadela, que são mais baratos.
B) ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão “instantâneo”.
C) alimentos in natura, que são obtidos diretamente de animais e não sofrem qualquer alteração.
D) alimentos minimamente processados, ou seja, que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.


9. A pesquisa do IBGE mostra que a alimentação dos brasileiros ainda está aquém das necessidades nutricionais recomendadas por organizações internacionais. Mais da metade da população consome:
A) sódio e açúcar na quantidade correta nutricionais recomendada por organizações internacionais.
B) sódio na acima do limite e de açúcar em quantidade certa.
C) sódio na quantidade certa e aumento no consumo de açúcar.
D) sódio acima do limite e aumento no consumo de açúcar.


10. As famílias que participaram do estudo tiveram de preencher cadernetas e questionários com todos seus hábitos de consumo. Em média, elas eram compostas por: 
A) três pessoas.
B) quatro pessoas.
C) cinco pessoas.
D) duas pessoas.



Inglês__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: Greetings - Saudações

Link: https://forms.gle/Zypu77iNLgp3GxPC6

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de INGLÊS. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Greetings: / Cumprimentos:

Hello! / Olá!

Hi! / Oi!

Good Morning! / Bom dia!

Good Afternoon! / Boa tarde!

Good Evening! / Boa noite!

Good bye / Adeus ! 

Greetings with questions: / Cumprimentos com perguntas:

How are you? / Como vai você?

What are you doing? / O que você está fazendo?

How is your day? / Como está seu dia?

How are you feeling today? / Como você está se sentindo hoje?

Answers: / Respostas:

I'm fine! / Eu estou bem!

I'm wonderful! / Eu estou maravilhosa(o)!

I'm pretty good! / Eu estou muito bem!

I'm tired! / Eu estou cansada(o)!

I'm hungry! / Eu estou com fome!

I'm not so good! / Eu não estou muito bem!


COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Sobre Greetings quais as saudações que usa diariamente? Cite 3 ou mais delas .
________________


2. Ao despedir-se, você pode expressar quais cumprimentos em inglês? Assinale apenas uma alternativa.
(    ) Good Bye !
(    ) Hello !
(    ) Hi !
(    ) Good Morning !


3. Leia atentamente as alternativas e assinale o significado em inglês do cumprimento com a pergunta " Como esta seu dia ? ":
(    ) Good
(    ) See you tomorrow
(    ) How is your day ?
(    ) Come Again
(    ) Good Afternoon


4.Assinale a alternativa que contém expressões em inglês, as quais podem ser utilizadas em qualquer momento do dia.
(    ) Hi!, Hello!
(    ) Good afternoon!, Good night!, Good evening!,
(    ) Good afternoon!,See you later!, Good evening!,
(    ) So long!, Good afternoon!, Good morning!


5.Assinale a alternativa que contém a informação correta:
(    ) Hi ! Hello! sao cumprimentos utilizados somente aos sábados.
(    ) Come Again ! Significa sono atrasado .
(    ) See you Later ! Dizemos quando nos despedimos pela manha .
(    ) So long ! Tchau
(    ) I'm fine! Eu estou bem!


6.Como você esta se sentindo hoje ? Se possível responda em Inglês .
_________________



Arte__Estimativa: 1h de estudo

PAUTA: Linguagens artísticas

Link: https://forms.gle/dP93DKHrXrXd8fvC6

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de ARTE. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.

Leitura de imagem
Observe a imagem para responder às perguntas:

Fantoches


1. Descreva o que vê na imagem.


2. A qual linguagem artística essa imagem pertence:
(   ) Artes visuais
(   ) Dança
(   ) Música
(   ) Teatro


3. A linguagem do teatro pode identificar-se por: *
(   ) As formas de arte como a cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, vídeo, produção cinematográfica e arquitetura
(   ) A arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização etc.
(   ) Conjunto organizado de movimentos ritmados do corpo, acompanhados por música; bailado.
(   ) É uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar.



Sexta-feira, dia 28


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Continuação da aula anterior - interpretação de texto – O misterioso boitatá

Link: https://forms.gle/3M8aAjMAhgdFKeSv9

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de LÍNGUA PORTUGUESA. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.

Leia, novamente, o texto “O misterioso Boitatá” para continuar e responder às questões.

COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) No trecho “Sua missão é proteger todos os campos e relvados contra a destruição e incêndios”. De quem é essa missão?
a) Dos bichos.
b) Do boiguaçu.
c) Do Boitatá.
d) Dos viajantes.


2) Identifique o fato que gerou a história:
a) “Havia uma cobra imensa que dormia sossegada em sua cova.”
b) “Certo dia, começou a chover, choveu muito, mais parecia um dilúvio.”
c) “E todos os lugares começaram a alagar [...]”
d) “Os animais, desesperados, correram todos para o alto de uma montanha, onde se reuniram.


3) Na frase “[...] pois a água chegou "violentamente" [...]”, a palavra entre aspas indica:
a) o meio com que a água chegou.
b) o tempo com que a água chegou.
c) a intensidade com que a água chegou.
d) o modo com que a água chegou.


4) Pode-se concluir que o texto acima explica o surgimento:
a) de uma cobra imensa.
b) do boiguaçu.
c) dos olhos da cobra.
d) do Boitatá.


5) Cite um personagem do folclore brasileiro e descreva-o, detalhadamente, como são suas características.
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Matemática__Estimativa: 2h de estudo

PAUTA: Exercícios de fixação

Responda no caderno ou no formulário os exercícios abaixo:

1. Quais os números que aparecem nas quatro situações abaixo que representam números naturais?

 

2.  Responda.

a) Qual é o menor número natural?

b) Existe o maior número natural?

c) Quantos números naturais existem?

 

3. Responda:

a) O antecessor de 200.000 é:

b) O sucessor de 100.101 é:

c) O antecessor de 579 é:

d) O sucessor de 2020 é:

 

4. Responda:

a) Qual é o sucessor do zero?

b) Todo número natural tem sucessor?

c) O 4.000 é sucessor de que número?

d) O 1.690 é antecessor de que número?

 

5.  Descubra os números que estão faltando:


6. Veja os números:

a) Qual é o maior deles?

b) Qual deles é o menor?

c) Quais são menores que 1 010?

c) Quais são maiores que 1 111?

d) Qual deles é sucessor de outro?

 

7 Dois números naturais consecutivos somam 325. Quais são eles?

 

8. Numa rua, a numeração das casas é indicada pela prefeitura. Para quem segue do começo para o fim da rua as casas do lado direito são as de número par, e as do lado esquerdo, as de número ímpar.

a) Qual será o número da casa azul?

b) Eu moro na casa de número 436. A casa vizinha tem um número par ou ímpar? E a casa de frente? Par; ímpar.


FONTE: 
LIVRO 6 ANO, PRATICANDO MATEMÁTICA, EDIÇÃO RENOVADA




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6o ano__________

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Fique bem, fique em casa!