Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
Segunda-feira, dia 24
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
Narração
A narração é um dos gêneros literários mais
fecundos, criativos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos
narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo.
Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o Romance, a Novela, o Conto, a
Crônica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros.
O principal objetivo do texto narrativo é
contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como
informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto narrativo não consegue
atingir seus objetivos, perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa
sempre um receptor, ou seja, um leitor.
O texto narrativo apresenta personagens que
atuam em um tempo e em um espaço, organizados por uma narração feita por um
narrador. Tudo na narrativa depende do narrador, da voz que conta a história.
Esse narrador pode ser:
* Narrador-personagem: é aquele que conta a
história na qual é participante. Nesse caso ele é narrador e personagem ao
mesmo tempo, a história é contada em 1ª pessoa.
* Narrador-observador: é aquele que conta a
história como alguém que observa tudo que acontece e transmite ao leitor, a
história é contada em 3 pessoa.
É comum que o texto narrativo apresente a
seguinte estrutura:
* Apresentação: é a parte do texto em que são
apresentados alguns personagens e expostas algumas circunstâncias da história,
como o momento e o lugar onde a ação se desenvolverá.
* Desenvolvimento: é a parte do texto em que se
inicia propriamente a ação. Encadeados, os episódios se sucedem, conduzindo ao
clímax.
* Clímax: é o ponto da narrativa em que a ação
atinge seu momento crítico, tornando o desfecho inevitável.
* Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.
Os personagens têm muita importância na
construção de um texto narrativo, são elementos vitais. As personagens são
principais ou secundárias, conforme o papel que desempenham no enredo (história).
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Lendas do folclore
As lendas do folclore são um conjunto de mitos
e personagens que nasceram da imaginação coletiva de um povo, como uma
verdadeira tradição passada de geração para geração. As lendas brasileiras, em
sua maioria, são de origem indígena, mas receberam influência dos mitos e
histórias trazidos de portugueses e africanos.
Com o tempo, as lendas foram adaptadas por
indivíduos comuns e se tornaram ainda mais populares, em virtude da comparação
que existe entre o seu teor narrativo e os costumes de cada região. Algumas
encantam, outras assustam, mas, acima de tudo, elas representam as
características de quem as inventou.
A cultura brasileira apresenta diversos
personagens em seu folclore. São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê,
caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá,
cobra grande, vitória régia, lobisomem e a erva-mate.
A utilização de elementos do folclore em obras literárias, ajudou na popularização dos personagens. Dentre os autores brasileiros que mais retrataram o folclore em suas obras estão: Ariano Suassuna, Cecília Meireles, Monteiro Lobato e Mário de Andrade.
Fonte:
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/lendas-do-folclore
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
_____________
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Leitura e escrita de números no sistema de numeração decima. Exercícios de fixação.Leia a introdução a seguir:
Cheques, recibos, notícias... É preciso saber ler e escrever os números corretamente para não ter dificuldades na vida prática!
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em certo momento do ano de 2010 a população brasileira era de 190.732.694 habitantes. Lê-se: cento e noventa milhões, setecentos e trinta e dois mil, seiscentos e noventa e quatro habitantes. Esse número tem nove algarismos. Partindo da direita para a esquerda, cada algarismo corresponde a uma ordem.
Note que também separamos os algarismos da direita para a esquerda em grupos de três ordens. Cada grupo desses grupos forma uma classe. Assim, temos:
À esquerda da
classe dos milhões vem a classe dos bilhões, depois dela, a classe dos
trilhões, dos quatrilhões, e assim por diante.
Agora, responda no caderno ou no formulário:
1. Escreva como se lê os números abaixo:
a) 20.137 =
b) 62.074 =
c) 1.100.011 =
2. Represente usando algarismos:
a) nove mil, seiscentos e sessenta =
b) oito mil, duzentos e quatro =
c) doze milhões, cento e vinte e quatro mil e
quarenta cinco =
3. Quando emitimos um cheque, é necessário escrevermos por extenso o seu valor.
Escreva por extenso a quantia que deveria ser
preenchida no cheque acima.
4. Ao final de um jogo de futebol, o painel eletrônico mostrou:
a) Escreva como se lê o número que representa o público pagante nesta partida de futebol.
b) Escreva como
se lê o número que representa a renda desta partida.
5. No painel de controle dos automóveis podemos ler o número de quilômetros que o veículo já percorreu. Observe:
a) Quantos quilômetros esse automóvel já percorreu? Escreva por extenso.
b) Qual é o
maior número que esse marcador de quilometragem pode mostrar?
Terça-feira, dia 25
Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo
LEIA O TEXTO e responda as questões
propostas no caderno.
Vegetação no Brasil
Os principais tipos de vegetação no Brasil são: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.
O espaço
geográfico brasileiro abrange seis tipos de cobertura vegetal: Floresta Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado,
Caatinga, Pantanal e Pampa. Apesar de essas vegetações
sofrerem com o processo de desmatamento desde o período da colonização, elas
ainda recobrem uma considerável parte do território nacional. A seguir, as
principais características de cada uma delas:
Floresta
Amazônica
Também chamada
de Floresta Latifoliada
Equatorial, é a maior e mais extensa forma de vegetação no Brasil,
ocupando também vários outros países da América do Sul. Sua área aproximada,
atualmente, corresponde a mais de seis milhões de km², sendo que quatro milhões
deles encontram-se no Brasil. Ocupa quase a metade do território brasileiro,
apesar de 20% de sua área já ter sido devastada.
Caracteriza-se
por ser uma floresta do tipo heterogênea, ou seja, com uma acentuada variedade
de espécies vegetais. É do tipo perene (as árvores não perdem as suas folhas em
um determinado período do ano), higrófita (com fácil adaptação à umidade) e
latifoliada (as folhas costumam ser grandes e largas).
Mata Atlântica
Também chamada
de Floresta Latifoliada
Tropical, ocupa cerca de 13% do território nacional, sendo menor apenas
que a Floresta Amazônica e o Cerrado. É o tipo de cobertura vegetal mais
devastado, apresentando atualmente apenas 14% de sua área original. Localiza-se
ao longo de todo o litoral brasileiro, estendendo-se da região Nordeste do
país. Em alguns de seus trechos, encontram-se os maiores índices de
biodiversidade do planeta, ou seja, apresenta uma grande quantidade de espécies
de animais e vegetais por m².
Cerrado
É uma formação
florestal do tipo Savana,
sendo considerado por muitos autores como o mais complexo tipo de savana do
mundo. É o segundo maior domínio florestal brasileiro, ocupando mais de 24% da
área do país. Assim como a Mata Atlântica, o Cerrado também foi bastante
devastado, tendo quase 80% de sua biomassa destruída pela ação do homem.
Em virtude do
fato de a baixa umidade ser predominante durante a maior parte do ano, bem como
por apresentar um solo pobre em nutrientes, o Cerrado apresenta árvores
esparsas, não muito altas e de tronco retorcido para evitar a perda de água.
Existem também os chamados Cerradões,
em que a formação florestal é mais densa.
Por apresentar um solo muito ácido, seu território pouco favoreceu a agricultura até os anos 1970, quando se descobriu que, acrescendo Calcário ao solo, essa acidez era corrigida. Tal descoberta contribuiu para um avanço da agricultura no país, porém também foi responsável pela intensificação de processo de devastação dessa composição florestal.
Caatinga
Localizada
quase totalmente na região Nordeste do Brasil, a Caatinga é o único bioma 100%
situado em território nacional, ocupando cerca 10% da área do Brasil. Apesar de
ser aparentemente pobre em diversidade, é a mata de clima semiárido mais rica
em fauna e flora do mundo, o que justifica a necessidade de sua preservação.
A sua
vegetação caracteriza-se por ser do tipo xerófila (que se adapta facilmente à
aridez). Sua composição muda conforme variam as condições climáticas. Durante
os períodos de estiagem, perde suas folhas e fica praticamente seca. No
entanto, durante o período de chuvas, rapidamente se transforma, tornando-se
uma vegetação verde recoberta de folhas.
Pantanal
O complexo do
Pantanal ocupa parte da região Centro-oeste do país, estendendo-se por outros
países, como Paraguai e Argentina. Ocupa cerca de 2% do território brasileiro,
caracterizando-se, principalmente, por ser a formação florestal mais
heterogênea do país e por ser considerada a maior planície inundável do mundo.
As condições
de vida animal nesse ambiente são determinadas pela dinâmica dos fluxos de
água. Durante a época das chuvas (a maior parte do ano), os leitos dos rios
costumam transbordar, em virtude da baixa declividade do terreno; nesse
período, as espécies terrestres migram buscando refúgio e os animais aquáticos
se reproduzem. Durante a época das secas, o nível das águas novamente diminui e
deixa o solo rico em nutrientes, favorecendo o retorno das espécies de animais
e facilitando a reprodução das aves.
Por ser uma
zona de transição entre a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado,
apresenta uma elevada biodiversidade, chegando a registrar um dos maiores
índices de concentração de animais em todo o mundo.
Pampa
Também chamado
de Campos Sulinos e Campanha Gaúcha, é uma
vegetação de campo, formada por plantas herbáceas (predominantemente
rasteiras). Ocupa cerca de 2% do território nacional na região Sul do país e se
estende ao Uruguai.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Descreva em
linhas gerais a localização geográfica das principais formações vegetais do
Brasil (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Mata de
Araucária).
_________________________
2. Sobre os mangues, assinale a
alternativa INCORRETA:
a) São encontrados em ambientes
alagados;
b) São adaptados a cursos d’água com alta
concentração de sal, em razão da proximidade com o mar;
c) No Brasil, são encontrados em
regiões litorâneas;
d) A extração de caranguejo é a
principal atividade econômica nesse ambiente;
e) É uma vegetação do tipo homogênea.
3. A Amazônia é uma área em
evidência, seja pela questão ecológica ou pela riqueza de seus recursos
minerais. A expansão e a crescente valorização dessa área provocam uma
infinidade de suposições a respeito do seu quadro natural. Sobre a Amazônia são
feitas as afirmações a seguir:
I - As queimadas podem alterar
o clima do planeta e a destruição da floresta pode influenciar o aumento da
temperatura;
II - A floresta Amazônica
funciona como "pulmão do mundo", sendo a principal fonte produtora de
oxigênio;
III - A bacia hidrográfica do
Amazonas é a maior do mundo, drenando em torno de 20% da água doce dos rios
para os oceanos;
IV - Os solos amazônicos são de
alta fertilidade, a qual é facilmente explicada pela concentração de matéria
orgânica e pelo tempo de formação.
As afirmações corretas são:
a) somente I e III.
b) somente II e III.
c) somente I, II e III.
d) somente II, III e IV.
e) somente I, II e IV
4. Muitas espécies de plantas
lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas
condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse
ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares. As
estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de
plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:
a) Cascas finas e sem sulco ou
fendas.
b) Caules estreitos e
retilíneos.
c) Folhas estreitas e
membranosas.
d) Gemas apicais com densa
pilosidade.
e) Raízes superficiais, em
geral, aéreas.
História__Estimativa: 1h30 de estudo
COMO SABEMOS O QUE ACONTECEU NO PASSADO?
Para conhecermos a
vida de nossos antepassados, recorremos a velhos álbuns de fotografias e às
pessoas mais velhas. São eles que podem nos relatar algo sobre nossos parentes
mais antigos.
Podemos saber como
se vestiam, onde moravam, que atividades tinham, qual era o seu lazer, como se
relacionavam uns com os outros e quais eram seus costumes. Enfim, dependendo da
qualidade das informações e do nosso interesse, podemos reconstituir parte desse
passado.
Na História a
investigação é parecida com isso, pois através dos tempos, os homens vão
deixando sinais de sua vida: restos de esqueletos e de casas, objetos de uso
doméstico, vestimentas, calçados, obras de arte, desenhos, inscrições, cartas,
textos impressos em livros, revistas e jornais, etc.
Esses são os
chamados documentos históricos ou fontes históricas, utilizados pelos
historiadores (guardiões da memória da humanidade, seu trabalho é descobrir o
máximo possível a respeito dos fatos que já aconteceram, para registrá-los e,
assim, impedir que sejam esquecidos) para conhecer o passado.
Os documentos
históricos podem ser escritos (jornais, livros, inscrições em monumentos etc.)
e não-escritos (monumentos, objetos, restos humanos, ruínas de construções
etc.).
Essas imensas
construções, as pirâmides do Egito, são exemplos de vestígios.
Através do estudo
das pirâmides, construídas há mais de 4000 anos, pôde-se conhecer muitos
hábitos, crenças e modos de vida desse antigo povo.
Sabe-se,por exemplo,que
eles acreditavam que após amorte a alma voltava ao corpo. É por isso
que se embalsamavam os mortos.
Os corpos
embalsamados recebem o nome de múmias. Os faraós construíram
templos imensos, como as pirâmides, onde seus corpos embalsamados eram colocados.
COMO CONTAR O TEMPO?
A sucessão de dias
e de noites nos dá a primeira idéia da passagem do tempo. Assim, o homem sempre
se preocupou em saber quanto tempo o separa de um acontecimento ocorrido no
passado ou quanto tempo falta para se dar um acontecimento previsto para o futuro.Por
isso, ao longo da História, o homem sempre procurou pôr em ordem cronológica os
acontecimentos históricos. Muitos calendários foram organizados para isso. Mas
a forma mais aceita de contar o tempo foi estabelecida a partir do nascimento
de Cristo.
O nascimento de
Cristo, que marcou o início do calendário cristão, é o ponto de referência para
a contagem dos anos e das datas dos grandes acontecimentos históricos.
Os anos anteriores
ao nascimento de Cristo, contam-se de forma decrescente, adicionando-se as
letras a.C. (antes de Cristo). Exemplo: Roma, segundo a lenda, foi fundada em
753 a.C., isto é, 753 anos antes do nascimento de Cristo.
Os anos posteriores
contam-se de forma crescente e são representados pelas letras d.C. (depois de
Cristo), mas, tornou-se comum usar apenas o ano sem nenhuma sigla. Exemplo:
Brasília foi fundada em 1960, isto é, 1960 anos depois do nascimento de Cristo.
Então, para os
países que seguem o cristianismo, o nascimento de Cristo é o marco principal
para a contagem do tempo.
Outros povos, não
cristãos, consideram outros fatos mais importantes; portanto, têm outros
calendários. É o que acontece com os chineses, os judeus e os árabes, por
exemplo.
Para os árabes, que
seguem o Islamismo, religião fundada por Maomé, o fato central é a ida deste
profeta da cidade de Meca para a de Medina (na atual Arábia Saudita).
Segundo o nosso
calendário, isso ocorreu no ano de 622. Portanto, o ano 1 do calendário árabe
corresponde ao ano 622 do nosso calendário. Nosso ano de 2004 corresponde ao ano
1382 do calendário árabe.
RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO OU CLIQUE NO LINK E RESPONDA NO GOOGLE FORMS
01. Como sabemos o que
aconteceu no passado?
02. Como contamos o tempo?
03. O que são calendários?
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
PAUTA: alongamento sentado
Portal Coop . O link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS)
PAUTA: Os Jogos Eletrônicos
Os Jogos Eletrônicos
Nos jogos eletrônicos, o console
(hardware) e o programa de computador (software) trabalham em conjunto para
gerar os sons e as imagens. O console fica conectado a controles e a um
aparelho de TV. O jogador comanda as ações por meio desses controles, que vão
desde simples joysticks, teclados e manches com botões até peças que simulam
objetos reais, como instrumentos musicais ou o volante de um carro.
A internet eliminou a necessidade de os
jogadores estarem no mesmo espaço físico. Hoje em dia, é possível jogar com
pessoas localizadas em qualquer parte do mundo. Uma modalidade de videogame que
vem se popularizando no início do século XXI são os jogos de realidade virtual.
Neles, óculos especiais criam simulações em 3D, dando ao jogador a sensação de
estar em uma situação real.
O primeiro jogo de fliperama chamou-se
Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos de sucesso surgiram, como ‘Pong’, ‘Invasores
do espaço’ e ‘Pac-Man’. O primeiro console caseiro também surgiu nessa época.
Em 1977, a empresa Atari
lançou um console com cartuchos removíveis. Cada cartucho fazia rodar um jogo
diferente. Com esse sistema, os jogos eletrônicos ganharam popularidade, mas as
pessoas ainda queriam imagens e sons melhores.
Percebendo o grande interesse do público, muitas outras empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos. Elas melhoraram não só a qualidade do som e das imagens, mas também a tecnologia usada para rodar os games.
Efeitos no comportamento dos Usuários dos Jogos Eletrônicos
Benefícios
*Agilidade no raciocínio e criatividade são afeitos benéficos no uso de jogos eletrônicos, assim como a coordenação olho-mãos e coordenação motora visual como resistência à distração, aumento da sensibilidade à informação na visão periférica e aumento da habilidade de descrever objetos mostrados recentemente;
*Os jogos eletrônicos requerem a aprendizagem de sistemas mais complexos com muitas variáveis, isso requer alta habilidade analítica, flexibilidade e adaptabilidade;
*Os princípios de aprendizagem encontrado nos jogos eletrônicos podem aplicados na educação, como os jogos demandam muita concentração, os jogadores não percebem que estão aprendendo, de fato, os jogos podem contribuir para o "aprender fazendo";
*Os jogos eletrônicos também podem aumentar a habilidade motriz fina, assim como a habilidade de resolução de problemas.
Malefícios
*O vício em jogos é um tipo de vício comportamental em que a pessoa deixa de fazer suas atividades diárias para ficar jogando, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social, etc.
*individuo pode desenvolver menor controle emocional e cognitivo.
*Diminuição dos exercícios (em relação aos movimentos corporais) na vida cotidiana mesmo utilizando jogos de movimentos ativos podendo gerar um número maior de pessoas obesas;
*Menor interesse das relações internas
familiares, bem como convívio social extra familiar.
COPIE NO CADERNO - Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Com base nos textos anteriores responda as questões a seguir:
1- Qual aparelho você utiliza para jogar?
____________________________
2- Cite o nome dos jogos eletrônicos que você costuma jogar.
____________________________
3- Qual a modalidade de videogame que se popularizou no início do século XXI?
____________________________
4- Quais foram os primeiros jogos de fliperama?
____________________________
5- Por que muitas empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos?
____________________________
6- Você costuma utilizar diferentes meios eletrônicos (aplicativos, sites) no seu cotidiano?
( ) Sim Cite 2 situações em que você utiliza.
____________________________
( ) Não.
7- Você acredita que os jogos eletrônicos influenciam negativamente no comportamento e na saúde das pessoas? Justifique.
____________________________
COMPLEMENTANDO NOSSO CONTEÚDO
Assista ao vídeo:
Veja a Evolução dos Jogos Eletrônicos (1958 - 2020)
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=oSalCF9CaDU
Quarta-feira, dia 26
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
Leia a explicação a seguir:
Muitas situações de nosso dia a dia envolvem contagens.
Dona Sílvia foi à padaria comprar oito pãezinhos.
Enquanto coloca os pães no saquinho, o funcionário vai contando: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.
Para contar, usamos os números 1, 2, 3, 4, 5, 6 etc. Eles são chamados de números naturais.
Alguns matemáticos, mais recentemente, optaram por incluir o zero nesta sequência. Escrevemos a sequência dos números naturais assim: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, ...
As reticências ao fim indicam que a sequência prossegue infinitamente, pois é sempre possível escrever o sucessor de um número natural. Basta somar 1 a ele.
Observe que:
• o sucessor
de 8 é 9;
• o sucessor
de 13 é 14;
• o sucessor de 2.345 é 2.346, e assim por diante.
Com base no conceito de sucessor, podemos entender o que é antecessor de um número natural: é o número que vem imediatamente antes dele.
• O
antecessor de 10 é 9.
• O antecessor de 2.413 é 2.412.
E o que seriam números naturais consecutivos?
Veja alguns exemplos:
• 7 e 8 são
consecutivos;
• 23, 24 e 25
são consecutivos;
• 4 300, 4 301, 4 302 e 4 303 são consecutivos.
Conhecemos também a sequência dos números naturais pares:
E a sequência dos números naturais ímpares:
Veja outras situações em que empregamos os números naturais:
Quinta-feira, dia 27
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
Link: https://forms.gle/BSJqpALZVNhJRJ9Y8
Brasileiro consome menos arroz e feijão e mais pizza e
salgadinho
Consumo de refrigerante cai em dez anos, mas bebida ainda é
o quinto alimento mais consumido, diz IBGE
Pedro Capetti, Karen Garcia e Carolina Nalin
21/08/2020 - 10:00 / Atualizado em 21/08/2020 - 23:29 (acessado
em 22/8/2020).
Consumo de pizza e outros alimentos cresceu em dez anos
RIO - O arroz com feijão continua a ser a base da dieta do
brasileiro, mas aquela pizza de fim de semana ou sanduíche ocasional é cada vez
mais frequente. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o mais
amplo levantamento sobre consumo e hábitos domésticos das famílias no país, em
dez anos, a frequência no consumo de sanduíches e pizzas entre adultos passou
de 10,5% para 17% na última edição do estudo, referente aos anos de 2017 e
2018.
A frequência no consumo de arroz, por exemplo, para a faixa
etária de 19 a 59 anos caiu de 84,4% para 76,3% e a de feijão recuou de 73,3%
para 60,6%. De modo geral, a pesquisa mostra que o consumo de produtos in
natura ou minimamente processados está caindo, enquanto o brasileiro abre
espaço na despensa para os processados e os ultraprocessados, como o biscoito
recheado e o salgadinho. Quanto mais jovem, maior a presença destes itens no
menu.
“A maior participação de alimentos ultraprocessados, em
relação ao total calórico, foi para adolescentes (26,7%), sendo intermediária
entre adultos (19,5%) e menor entre idosos (15,1%)”, diz o IBGE.
O IBGE ressalta que a maioria dos alimentos consumidos pelos
brasileiros é natural ou minimamente processada, mas frisa que alimentos
ultraprocessados, “que deveriam ser evitados, somam cerca de um quinto das
calorias consumidas”.
A pesquisa indica que não se trata apenas de questão de
gosto, mas de peso no bolso. A redução do consumo de frutas, verduras e legumes
ocorreu principalmente entre a parcela mais pobre da população, embora o
levantamento também aponte neste período o aumento na ingestão de alimentos
como salada crua. Houve queda ainda no consumo de refrigerantes.
André Braz, economista e coordenador do Índice de Produto ao Consumidor do Ibre/FGV, explica que à medida que a renda familiar diminui há um aumento no consumo de alimentos processados.
— Quanto menos se ganha, mais se concentram os gastos com
alimentação. Conforme a renda aumenta, cresce a participação de produtos in
natura, que são mais saudáveis. As famílias de baixa renda muitas vezes têm
acesso a proteínas por meio de alimentos processados e embutidos, como a
salsicha, o nugget, a mortadela, que são mais baratos — diz.
Pandemia muda hábitos
Braz afirma que, apesar da queda no consumo de arroz e
feijão, a questão cultural, o componente nutricional e a resiliência desses
produtos às variações de preço fazem com que eles tenham relevância na
alimentação do brasileiro.
Transformações nas relações de trabalho, como as registradas
durante a pandemia do novo coronavírus, devem reforçar os gastos com
alimentação em casa, segundo Braz:
— Tenho a impressão de que a despensa das famílias será
reforçada. Muitos trabalhadores não voltarão ao regime presencial e outros
sequer terão uma recolocação profissional. Investir na alimentação doméstica é
a saída para driblar a queda no orçamento ou aumento de preço.
Mas se para alguns a quarentena foi a oportunidade de
desenvolver habilidades culinárias e descobrir receitas, para outros ela
reforçou os pedidos de comida por delivery. A publicitária Maria Elysia
Moreira, de 40 anos, que mora em São Paulo, optou por refeições prontas:
— Meus pedidos de comida por aplicativo aumentaram tanto nos
últimos meses que são quase a base exclusiva da minha alimentação. Chego a
pedir duas ou três vezes por dia, principalmente alimentos fritos e fast-food.
As compras no supermercado agora são de itens básicos, como café e açúcar. É
uma forma de aliviar o estresse do home office no fim do dia e diminuir a
ansiedade com a pandemia.
A estudante de Publicidade Mariana Barbalho, de 24 anos, que
mora em Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio, teve de adaptar a alimentação
para que ela coubesse no orçamento durante a pandemia. Em junho, um auxílio
extra oferecido pela empresa onde faz estágio ajudou a equilibrar os gastos com
as compras no supermercado.
— Antes da pandemia eu tinha direito a almoço gratuito no
refeitório. Com o home office, tive que lidar com a ausência do benefício.
Precisei racionalizar a comida para equilibrar as contas. Passei a comprar
milharina para fazer angu e sopa durante os primeiros meses, mas a restrição
alimentar me deixava sem energia. Dois meses depois da quarentena, a empresa
oficializou um benefício extra e pude consumir mais itens no mercado.
Mas, para reduzir o risco de exposição à Covid-19, a feira
deu lugar ao supermercado e a mais industrializados no carrinho.
— As frutas, verduras e legumes são mais caros no mercado do
que nas feiras, então acabo percebendo que o preço de alguns industrializados
fica mais competitivo se comparado aos saudáveis. Estressada com o trabalho,
passei a comprar batata frita, pão de queijo e pizza congelados, macarrão instantâneo,
hambúrguer e açúcar refinado para fazer doces em casa.
A nutricionista Tânia Alves ressalta que a população
brasileira vem adoecendo nos últimos anos e isso aumenta os gastos públicos em
saúde. Segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 67,8% nos índices de
obesidade em relação aos últimos 13 anos, seguindo a tendência de países como
Reino Unido e Estados Unidos.
— Além do aspecto humanista, devemos refletir sobre o
impacto que doenças relacionadas a hábitos alimentares e estilo de vida
representam aos cofres públicos com gastos em saúde. A prevenção consiste em
incentivar uma alimentação mais saudável, reduzindo principalmente o consumo de
ultraprocessados — explica Tânia.
A pesquisa do IBGE mostra que a alimentação dos brasileiros
ainda está aquém das necessidades nutricionais recomendadas por organizações
internacionais. Mais da metade da população consome sódio acima do limite
aceitável, de duas gramas por dia. Além disso, houve aumento no consumo de
açúcar na última década.
Cerca de 85% dos adolescentes de ambos os sexos consumiam
pouco cálcio e vitaminas D e E, e entre 50% e 85% deles ingeriam pouco
magnésio, fósforo, vitamina A e piridoxina.
Nesta edição da pesquisa, técnicos do IBGE visitaram cerca
de 58 mil dos 70 milhões de lares brasileiros, em 1.900 cidades. A coleta de
dados durou um ano.
As famílias que participaram do estudo tiveram de preencher
cadernetas e questionários com todos seus hábitos de consumo. Em média, elas
eram compostas por três pessoas.
Com o levantamento do IBGE, também será possível identificar
quantas famílias brasileiras vivem em insegurança alimentar. Ou seja, têm
acesso escasso a alimentos e podem estar em situação de fome.
Sem vínculo. O entregador Alex Melo, de 27 anos, nunca teve
emprego com carteira. Hoje, já se organizou para dividir as despesas da casa
com a mulher e contribuir como MEI para a aposentadoria.
Reforma tributária não alivia peso de impostos no consumo
Inglês__Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: Greetings - Saudações
Link: https://forms.gle/Zypu77iNLgp3GxPC6
Arte__Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: Linguagens artísticasSexta-feira, dia 28
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Continuação da aula anterior - interpretação de texto – O misterioso boitatá
Link: https://forms.gle/3M8aAjMAhgdFKeSv9
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms precisa ser feita antes no caderno, na parte de LÍNGUA PORTUGUESA. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! A professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Exercícios de fixaçãoResponda no caderno ou no formulário os exercícios abaixo:
1. Quais os números que aparecem nas quatro situações abaixo que representam números naturais?
2. Responda.
a) Qual é o menor número natural?
b) Existe o maior número natural?
c) Quantos números naturais existem?
3. Responda:
a) O
antecessor de 200.000 é:
b) O sucessor
de 100.101 é:
c) O
antecessor de 579 é:
d) O sucessor
de 2020 é:
4. Responda:
a) Qual é o sucessor do zero?
b) Todo número natural tem sucessor?
c) O 4.000 é sucessor de que número?
d) O 1.690 é antecessor de que número?
5. Descubra os números que estão faltando:
6. Veja os números:
a) Qual é o maior deles?
b) Qual deles
é o menor?
c) Quais são menores que 1 010?
c) Quais são maiores que 1 111?
d) Qual deles é sucessor de outro?
7 Dois
números naturais consecutivos somam 325. Quais são eles?
8. Numa rua, a numeração das casas é indicada pela prefeitura. Para quem segue do começo para o fim da rua as casas do lado direito são as de número par, e as do lado esquerdo, as de número ímpar.
a) Qual será o número da casa azul?
b) Eu moro na casa de número 436. A casa vizinha tem um número par ou ímpar? E a casa de frente? Par; ímpar.
FONTE: LIVRO 6 ANO, PRATICANDO MATEMÁTICA, EDIÇÃO RENOVADA