domingo, 30 de agosto de 2020

Semana 5 - de 31/8 a 4/9 - EJA Alfabetização

 Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 31


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: SÍLABAS


COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. LEIA AS PALAVRAS, ESCREVA-AS SEPARANDO DE ACORDO COM O NÚMERO DE SÍLABAS:

MAMÃO – CAMA - CAMALEÃO – MALUCO – LIMONADA – AMIZADE – LIMÃO – MIOJO MOLA – MOTOCA - CAMADA – MENINADA

2 SÍLABAS: ____________________
3 SÍLABAS: ____________________
4 SÍLABAS: ____________________


2. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO:
MACACO – MEIA – MALA – MOTO

O MENINO CAIU DA __________________________.
A ___________________ DO JUCA ESTÁ FURADA.
PAPAI VIAJOU E LEVOU A ____________________.
O __________________COMEU A BANANA.


3. DESCUBRA AS PALAVRAS:


4. ESCREVA AS PALAVRAS NO FEMININO:
AMIGO =
PRIMO =
MACACO =
MUDO =
MÉDICO =
MENINO =
MOÇO =
MULATO =


Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: 
MULTIPLICAÇÃO 


COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. MULTIPLICAÇÃO USANDO UNIDADE E DEZENA:



2. RESOLVA AS SITUAÇÕES- PROBLEMA:

a. UM CRIADOR DE CACHORROS TINHA 27 CÃES. VENDEU 14 DESSES CÃES. QUANTOS CÃES RESTARAM? (FAZER A CONTA).

R: RESTARAM _____ CÃES.


b. EM UM JOGO DE BASQUETE OSCAR MARCOU 21 PONTOS NO PRIMEIRO TEMPO E 15 PONTOS NO SEGUNDO TEMPO. QUANTOS PONTOS OSCAR MARCOU NO JOGO? (FAZER A CONTA).

R: OSCAR MARCOU ______ PONTOS.


Terça-feira, dia 1


Geografia__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 TRÂNSITO


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O TRÂNSITO

NAS RUAS DAS CIDADES, O MOVIMENTO DE PESSOAS E VEÍCULOS (CARRO, ÔNIBUS, CAMINHÕES, MOTOCICLETAS...) É INTENSO. ESSE MOVIMENTO CHAMA–SE TRÂNSITO.

O TRÂNSITO COSTUMA SER MAIS INTENSO PELA MANHÃ, QUANDO AS PESSOAS ESTÃO INDO PARA O TRABALHO, E À TARDE, QUANDO ELAS VOLTAM PARA CASA.


COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. ASSINALE COM X:
a. NA RUA ONDE VOCÊ MORA CIRCULAM:
(   ) ÔNIBUS
(   ) CAMINHÕES
(   ) TRATORES
(   ) AUTOMÓVEIS
(   ) MOTOCICLETAS
(   ) BICICLETAS

b. A RUA ONDE FICA A SUA ESCOLA É:
(   ) MUITO MOVIMENTADA.
(   ) POUCO MOVIMENTADA.

c. NA RUA ONDE FICA A SUA ESCOLA CIRCULAM:
(   ) MUITOS PESSOAS
(   ) POUCAS PESSOAS
(   ) MUITOS VEÍCULOS
(   ) POUCOS VEÍCULOS

2. PENSE NA RUA ONDE VOCÊ MORA E ESCREVA SOBRE ELA: COMO É, O QUE EXISTE NELA, COMO É O MOVIMENTO DE PESSOAS E VEÍCULOS.
R:


História__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

D. PEDRO PROCLAMOU A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NO DIA 07 DE SETEMBRO DE 1822.

VOCÊ SABE COMO ISSO ACONTECEU?

O BRASIL PERTENCIA A PORTUGAL. TODAS AS ORDENS ERAM DADAS PELO GOVERNO PORTUGUÊS.

UM DIA, O REI DE PORTUGAL VEIO MORAR NO BRASIL. O REI D. JOÃO VI MOROU NO BRASIL POUCO TEMPO.

QUANDO ELE FOI EMBORA DEIXOU AQUI SEU FILHO D. PEDRO.

D. PEDRO PASSOU A GOVERNAR O BRASIL.  ELE RECEBIA ORDENS DE PORTUGAL, MAS COMEÇOU A NÃO OBEDECÊ-LAS.

OS PORTUGUESES QUERIAM QUE D. PEDRO VOLTASSE A PORTUGAL PARA NÃO FICAR INFLUENCIADO PELAS IDEIAS DOS  BRASILEIROS. ELES QUERIAM A INDEPENDÊNCIA DO NOSSO PAÍS.

NO DIA 07 DE SETEMBRO DE  1822, D. PEDRO VOLTAVA DE UMA VIAGEM. ELE ESTAVA EM SÃO PAULO QUANDO RECEBEU ALGUMAS CARTAS DE BRASILEIROS QUE O ACONSELHAVAM A PROCLAMAR A INDEPENDÊNCIA.

ENTÃO, AS MARGENS  DO RIO IPIRANGA D. PEDRO, LIBERTOU O BRASIL DE PORTUGAL, PROCLAMANDO A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.

A PARTIR DESSE DIA, D. PEDRO GOVERNOU O BRASIL ATÉ 1831, COM O NOME DE D. PEDRO I.

ATIVIDADES: LEIA  E ESTUDE! AS ATIVIDADES SERÃO FEITAS NA PRÓXIMA AULA.



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



PAUTA: alongamento


O QUE É A YOGA 
A YOGA SURGIU NA ÍNDIA HÁ MAIS DE 5.000 ANOS. EM MEIO A ESSE LOCAL CONHECIDO PELA SUA MISTICIDADE, ELA FOI INFLUENCIADA PELO BUDISMO E PELO HINDUÍSMO. POR ESSE MOTIVO, A PRÁTICA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL HARMONIZAR O CORPO E A MENTE. O MAIS INTERESSANTE É QUE CADA PESSOA PODE DESCOBRIR O QUE É YOGA À SUA MANEIRA.

- SOLETRE SEU NOME E FAÇA A SEQUÊNCIA DE EXERCÍCIOS 




Quarta-feira, dia 2


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
  FAMÍLIAS SILÁBICAS


COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. COPIE E ESTUDE AS FAMÍLIAS SILÁBICAS:
BA – BE – BI – BO – BU – BÃO

CA – CO – CU – CÃO
CE - CI

DA – DE – DI – DO – DU – DÃO

FA – FE – FI – FO – FU – FÃO

GA – GO – GU – GÃO
GE – GI

HA – HE – HI – HO – HU – HÃO

JA – JE – JI – JO – JU – JÃO

LA – LE – LI – LO – LU - LÃO

MA – ME – MI – MO – MU - MÃO


2. SEPARE AS PALAVRAS EM GRUPOS:
MAMÃO – MOEDA – MULA – MELÃO – MALA – MACACO – MANGA – MOLA – MARITACA – MELANCIA – MÁQUINA - MICO

ANIMAIS: ___________________________
OBJETOS: __________________________
FRUTAS: ___________________________



3. LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E FAÇA O QUE SE PEDE:
MIMO
MIMO É O MACADO DE JUCA.
JUCA FALA:
____  MIMO, JOGA A BOLA!
O MACACO JOGA A BOLA.
JUCA DÁ MELADO A MIMO.

a. QUAL É O NOME DO MACACO?
R:

b. QUEM  É O JUCA?
R:

c. O QUE JUCA FALA?
R:

d. O QUE JUCA DÁ AO MACACO?
R:


4. COPIE AS PALAVRAS E SEPARE AS SÍLABAS. SIGA O MODELO:
MAMÃO = MA – MÃO = 2
LIMÃO
AMIGÃO =
MELÃO =
MACACÃO =
GAMÃO =
MATÃO =


Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: ESTUDO DO CALENDÁRIO!
 
                      
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
  


DATAS IMPORTANTES!
7- INDEPENDÊNCIA DO  BRASIL.
21 – DIA DA ÁRVORE.
22 – INÍCIO DA PRIMAVERA.
25 – DIA DO TRÂNSITO.


COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. FAÇA COM ATENÇÃO:
a. NOME DO MÊS ______________________.
b. DIA DA SEMANA QUE INICIOU __________________.
c. DIA DA SEMANA QUE TERMINARÁ ______________.
d. O MÊ DE SETEMBRO TEM _______ DIAS.
e. O MÊS PASSADO FOI ___________________.
f. O PRÓXIMO MÊS SERÁ _________________.


2. RESPONDA:

a. O QUE SE COMEMORA NO DIA 07 DE SETEMBRO? EM QUE DIA DA SEMANA CAIRÁ?
R:

b. EM QUE DIA COMEMORAMOS O DIA DA ÁRVORE? QUE DIA DA SEMANA CAIRÁ?
R:


3. ESCREVA O NOME DOS DIAS DA SEMANA:
1º -
2º -
3º -
4º -
5º -
6º -
7º -

Quinta-feira, dia 3


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 RESPONDA AS QUESTÕES: 


COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. RESPONDA AS QUESTÕES:

a. QUE SONS VOCÊ NÃO GOSTA DE OUVIR?
R:

b. QUE TIPO DE MÚSICA VOCÊS COSTUMA OUVIR?
R:

c. VOCÊ PREFERE DOCE OU SALGADO?
R:

d. VOCÊ GOSTA DE LER?
R:

e. DÊ EXEMPLO DE UM CHEIRO QUE VOCÊ CONSIDERA FORTE E DE UM QUE VOCÊ  CONSIDERA SUAVE.
R:


2. ASSINALE COM X O NOME DO SENTIDO PELO QUAL PERCEBEMOS CALOR, FRIO, DOR:
(   ) PALADAR
(   ) AUDIÇÃO
(   ) OLFATO
(   ) TATO
(   ) VISÃO


Arte__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: Linguagens artísticas


HISTÓRIA EM QUADRINHOS
As histórias em quadrinhos são narrativas gráficas, ou seja, histórias narradas compostas por imagem e texto. Sua denominação varia entre arte sequencial, narrativa figurada e literatura ilustrada. As histórias em quadrinhos podem ser vistas como revistas ou em jornais, no formato de tirinhas.

Leitura de imagem
Observe a imagem para responder às perguntas:


1. Escreva, com suas palavras, o que entendeu da história em quadrinhos acima. 
____________________

2. A qual linguagem artística essa imagem pertence:
(   ) Artes visuais
(   ) Dança
(   ) Música
(   ) Teatro


3. A linguagem das artes visuais pode identificar-se por:
(   ) As formas de arte de se exprimir por meio da cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, literatura, vídeo, produção cinematográfica, história em quadrinhos e arquitetura
(   ) A arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização etc.
(   ) Conjunto organizado de movimentos ritmados do corpo, acompanhados por música; bailado.
(   ) É uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar.



Sexta-feira, dia 4


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 REVISÃO


1. LEIA E COPIE:
MEIO – DIA,
MACACA SOFIA,
PANELA NO FOGO,
BARRIGA VAZIA.

NOSSO FOLCLORE!
MA – ME – MI – MO – MU – MÃO
ma – me – mi – mo – mu – mão


2. COMPLETE AS FRASES ESCREVENDO O DIMINUTIVO. VEJA O EXEMPLO:
UMA MALA PEQUENA É UMA MALINHA.
UMA CHUVA FININHA É UMA ________________.
UMA CAMA PEQUENA É UMA ________________.
UM CHINELO PEQUENO É UM _______________.
UMA CASA PEQUENA É UMA ________________.
UM SAPATO PEQUENO É UM ________________.


3. AGORA ESCREVA O FEMININO DAS PALAVRAS TROCANDO ÃO POR AO:
VEJA O EXEMPLO: LEÃO         LEOA
PAVÃO –
PATRÃO –
LEITÃO –
CAMALEÃO –


4. DÊ O CONTRÁRIO DAS PALAVRAS.  VEJA O EXEMPLO:
BRANCO = PRETO
BONITO =
DURO =
AZEDO =
CLARO =
LONGE =
SIM =


5. ESCREVA 2 PALAVRAS COMEÇADAS PELAS VOGAIS:
A –
E –
I –
O –
U -


Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: MESES DO ANO


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

VAMOS RELEMBRAS OS MESES DO ANO:

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO



COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. PINTE OS RETÂNGULOS DE ACORDO COM O COMANDO:
a. DE AZUL O 8º MÊS DO ANO;
b. DE VERMELHO O 1º MÊS DO ANO;
c. DE AMARELO O 6º MÊS DO ANO;
d. DE VERDE O 4º MÊS DO ANO;
e. DE ROXO O 10º MÊS DO ANO;
f. DE MARROM O 2º MÊS DO ANO.


2. EM QUE MÊS DO ANO SE COMEMORA:
a. O DIA DOS PAIS: ___________________
b. O DIA DAS MÃES: __________________
c. O DIA DA CRIANÇA: ________________
d. A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL ________________
e. O NATAL: _______________________


3. COMPLETE:
O ANO TEM ____ MESES.
O PRIMEIRO MÊS DO ANO É __________________.
O ÚLTIMO MÊS DO ANO É __________________.
O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO É ________________.



----------------

Termo 1__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!