domingo, 30 de agosto de 2020

Semana 5 - de 31/8 a 4/9 - EJA Turma 2

 Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 31


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: Desafio, diálogo popular cantado, composto de improviso; provocação; incitação. 


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.


Literatura de cordel
A literatura de cordel foi trazida para o Brasil pelos colonos portugueses e se tornou uma forte tradição, principalmente na Região Nordeste. Recebe o nome de cordel, porque os poemas são escritos em folhetos que são pendurados em cordões (ou varais) para serem vendidos. 

Exemplo de cordel

Eu vi narrar um fato
Que fiquei admirado
Um sertanejo me disse
Que nesse século passado
Viu enterrar um cachorro
Com honras de um potentado.

Um inglês tinha um cachorro 
De uma grande estimação.
Morreu o dito cachorro 
E o inglês disse então:
Mim enterra esse cachorro
Inda que gaste um milhão.

Foi ao vigário e lhe disse:
Morreu cachorra de mim
E urubu no Brasil
Não poderá dar-lhe fim...
- Cachorro deixou dinheiro?
Perguntou o vigário assim.

- Mim quer enterrar cachorro!
Disse o vigário: Oh! Inglês!
Você pensa que isto aqui
É o país de vocês?
Disse o inglês: Oh! Cachorro!
Gasta tudo esta vez.
Ele antes de morrer
Um testamento aprontou
Só quatro contos de réis
Para o vigário deixou.
Antes do inglês findar 
O vigário suspirou.

- Coitado! Disse o vigário,
De que morreu esse pobre?
Que animal inteligente!
Que sentimento tão nobre!
Antes de partir do mundo
Fez-me presente do cobre.

Leve-o para o cemitério,
Que vou o encomendar
Isto é, traga o dinheiro
Antes dele se enterrar,
Estes sufrágios fiados
É factível não salvar.

E lá chegou o cachorro
O dinheiro foi na frente,
Teve momento o enterro,
Missa de corpo presente,
Ladainha e seu rancho
Melhor do que certa gente.


Mandaram dar parte ao bispo
Que o vigário tinha feito
O enterro do cachorro,
Que não era de direito
O bispo aí falou muito
Mostrou-se mal satisfeito.

Mandou chamar o vigário
Pronto o vigário chegou
As ordens sua excelência...
O bispo lhe perguntou:
Então que cachorro foi,
Que seu vigário enterrou?

Foi um cachorro importante
Animal de inteligência 
Ele antes de morrer
Deixou à vossa excelência 
Dois contos de réis em ouro...
Se errei, tenha paciência.

Não foi erro, sr. Vigário,
Você é um bom pastor
Desculpe eu incomodá-lo
A culpa é do portador,
Um cachorro como este 
Já vê que é merecedor.

O meu informante disse-me
Que o caso tinha se dado
E eu julguei que isso fosse
Um cachorro desgraçado.
Ele lembrou-se de mim
Não o faço desprezado.

O vigário aí abriu
Os dois contículos de réis.
O bispo disse: é melhor
Do que diversos fiéis.
E disse: Provera Deus
Que assim lá morresse uns dez.

E se não fosse o dinheiro
A questão ficava feia,
Desenterrava o cachorro
O vigário ia a cadeia.
Mas como gimbre correu
Ficou qual letras na areia.
O testamento do cachorro, Leandro Gomes de Barros

Retirado de:
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/literatura-cordel.htm
Data do acesso: 17/08/2020


Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: Observe o numeral e responda:


Classe dos milhares

Classe das unidades simples

4ª ordem

3ª ordem

2ª ordem

1ª ordem

Unidade

Centena

Dezena

Unidade

5

9

4

1



COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Quantas ordens ele tem?______________

2- Quantas classes ele tem?______________

3- Qual algarismo ocupa a ordem da dezena?_____

4- Qual algarismo ocupa a 3ª ordem?_____

5- Como é chamada a ordem ocupada pelo algarismo 1?______________

6- Que ordem o algarismo 5 ocupa? ____ordem

7- O antecessor (que vem antes) desse numeral é o _________ e o sucessor (que vem depois) é o _________.


8- Escreva por extenso o nome desse numeral:
5.941:____________________________________________________________


9- Dê o valor absoluto e o valor relativo de cada algarismo do numeral:
5:   
9:   
4:   
1:



Terça-feira, dia 1


Geografia__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 Vegetação


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Vegetação

Vegetação é o conjunto de plantas que nascem e crescem naturalmente, isto é, sem serem plantadas, em uma região.

As sementes dessas plantas são espalhadas pelo vento, pela chuva, pelos animais.

Os tipos de vegetação que ocorrem nos lugares são determinados pelo relevo, pelo tipo de solo e pelo clima.

Por isso, os lugares apresentam diferentes tipos de vegetação.

De acordo com os tipos de plantas e árvores que formam a vegetação, ela recebe um nome.

Os principais tipos de vegetação que ocorrem no Brasil são: floresta, campo, cerrado e caatinga.
• Floresta: é formada por muitas árvores altas, que geralmente crescem bem próximas umas das outras.
• Campo: é formado por plantas rasteiras, chamadas capim ou grama, e por poucas árvores isoladas. É usado como pasto para o gado.
• Cerrado: é formado por árvores baixas, de tronco retorcido e casca grossa, e por arbustos.
• Caatinga: É formada por plantas baixas, espinhosas (cactos), com galhos secos e poucas folhas.



COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Vegetação é o conjunto de plantas que nascem e crescem:
(     ) com o auxílio do homem.
(     ) naturalmente, isto é, sem serem plantadas. 
(     ) as duas respostas estão corretas.

2- As sementes das plantas da vegetação de um lugar são espalhadas pelo ______________, pela ______________ e pelos ______________.

3- Os tipos de vegetação que ocorrem nos lugares são determinados pelo _____________, pelo tipo de _____________ e pelo _____________.

4- Relacione:

( A ) floresta
( B ) campo
( C ) cerrado
( D ) caatinga

(     ) é formada por plantas baixas, espinhosas (cactos), com galhos secos e poucas folhas
(     ) é formado por árvores baixas, de tronco retorcido e casca grossa, e por arbustos
(     ) é formada por muitas árvores altas, que geralmente crescem bem próximas umas das outras
(     ) é formado por plantas rasteiras, chamadas capim ou grama, e por poucas árvores isoladas

5- Que tipo de vegetação é usado como pasto para o gado? _____________



História__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 A família real vem para o Brasil


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

A família real vem para o Brasil

Desde 1500, quando Portugal tomou posse da nossa terra, os reis portugueses nunca tinham vindo conhecê-la, até que, no ano de 1808, o rei da França mandou invadir Portugal e a família real fugiu para o Brasil.

Nessa época, a rainha de Portugal era D. Maria I, mas, como estava doente, seu filho D. João governava no lugar dela.

No dia 22 de janeiro de 1808, a família real portuguesa desembarcou em Salvador, na Bahia, sendo muito bem recebida pelo povo. Alguns dias depois, D. João seguiu para o Rio de Janeiro, onde instalou a sede do governo.

A família real permaneceu no Brasil durante treze anos e, nesse período, o país progrediu bastante. O governo português realizou muitas melhorias e fez várias coisas boas pela nossa terra. 

Apesar do progresso que a vinda da família real trouxe para o nosso país, D. João não fez um bom governo, pois seu objetivo era favorecer somente as famílias ricas; as famílias pobres não eram beneficiadas por ele.

Em 1815, o Brasil foi elevado à categoria de reino, em igualdade de condições com Portugal.

Com a morte de D. Maria I, D. João tornou-se rei de Portugal, com o título de D. João VI. Em 1821, voltou para a sua terra e deixou aqui o seu filho D. Pedro, como príncipe regente, para governar o Brasil.


COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Por que a família real portuguesa fugiu para o Brasil?
__________________________

2- Quem governava Portugal nessa época?
__________________________

3- A família real portuguesa desembarcou em ________________ e dias depois instalou a sede do governo no ________________________.

4- D. João:
(     ) fez um bom governo.
(     ) não fez um bom governo.
(     ) favorecia somente os ricos.
(     ) favorecia somente os pobres.
(     ) favorecia os ricos e os pobres.

5- __________________ tornou-se rei de Portugal por causa da morte de __________________.

6- Quando D. João voltou para Portugal, quem ele deixou aqui para governar o Brasil? 
__________________________



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



PAUTA: alongamento


O QUE É A YOGA 
A YOGA SURGIU NA ÍNDIA HÁ MAIS DE 5.000 ANOS. EM MEIO A ESSE LOCAL CONHECIDO PELA SUA MISTICIDADE, ELA FOI INFLUENCIADA PELO BUDISMO E PELO HINDUÍSMO. POR ESSE MOTIVO, A PRÁTICA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL HARMONIZAR O CORPO E A MENTE. O MAIS INTERESSANTE É QUE CADA PESSOA PODE DESCOBRIR O QUE É YOGA À SUA MANEIRA.

- SOLETRE SEU NOME E FAÇA A SEQUÊNCIA DE EXERCÍCIOS 




Quarta-feira, dia 2


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
  Remédios caseiros


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Remédios caseiros
Remédio caseiro é aquele cujo preparo é feito em casa. 

Alguns exemplos de preparo de remédios caseiros são: 
  • Chá infusão: coloque a erva em um recipiente de vidro e despeje a água fervente. Abafe por cinco a dez minutos e deixe repousar. A infusão é recomendada para folhas, flores e frutos. 

O chá deve ser tomado no mesmo dia do preparo.

  • Decocção ou cozimento: Coloque a erva em um recipiente com água, tampe e deixe ferver por cinco a dez minutos e coe em seguida. Deixe repousar. Recomendado para sementes, cascas ou pedaços.

  • Maceração: Coloque as ervas de molho em água fria durante doze horas, após esse tempo, coe e tome. 

  • Banho: Ferva o tipo de erva a ser utilizada, deixe repousar, coe e use.

  • Inalação: Ferva as ervas. Para concentrar a saída do vapor, faça um cone com a base maior encaixada no recipiente.

  • Cataplasma: Misture as ervas com pouca água, socando até formar uma pasta. Coloque entre dois panos e aplique sobre a parte afetada.
Alguns exemplos de ervas para o preparo de remédios caseiros são:
Alecrim
Alfavaca
Alfazema
Arnica
Arruda
Babosa
Barbatimão
Boldo do Chile
Buchinha
Camomila
Carqueja
Cavalinha
Chá preto
Chá verde
Chapéu de couro
Confrei
Erva cidreira
Erva de Santa Maria
Erva doce
Espinheira santa
Eucalipto
Gengibre
Guaco
Hortelã
Jurubeba
Losna
Macela
Malva
Melão-de-São-Caetano
Melissa
Mentrasto
Poejo
Quebra pedra
Romã
Sálvia
Sene
Sete sangrias
Urtiga


COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Pesquise sobre as propriedades (para que serve) de uma erva e escreva.

2- Escreva o nome de outras ervas que você conhece. 



Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: Calculos.


COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Calcule e assinale a alternativa correta:

a) 93 + 37 = 
(    ) 140
(    ) 130
(    ) 120

b) 158 + 75 =
(    ) 123
(    ) 133
(    ) 233

c) 235 + 119 =
(    ) 354
(    ) 344
(    ) 345

d) 69 – 46
(    ) 33
(    ) 13
(    ) 23

e) 92 – 38 = 
(    ) 54
(    ) 44
(    ) 34

f) 168 – 81 =
(    ) 77
(    ) 87
(    ) 97

g) 31 x 3 =
(    ) 103
(    ) 83
(    ) 93
h) 18 x 7 =
(    ) 126
(    ) 116
(    ) 136

i) 112 x 3 =
(    ) 236
(    ) 336
(    ) 436

j) 28 : 2 =
(    ) 11
(    ) 14
(    ) 41

k) 46 : 2 =
(    ) 23
(    ) 32
(    ) 33

l) 86 : 2 = 
(    ) 33
(    ) 34
(    ) 43

Quinta-feira, dia 3


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Sistema excretor 


LEIA OS TEXTOS - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Sistema excretor 
Para que nosso organismo possa funcionar, ele produz e transforma muitas substâncias, algumas das quais precisam ser eliminadas pelo próprio organismo porque são prejudiciais à saúde. 

A eliminação das substâncias inúteis pelo organismo chama-se excreção. Os órgãos responsáveis pela excreção formam o sistema excretor.

O organismo utiliza várias formas de excreção:
- Excreção pelo intestino grosso: fezes.
- Excreção pelas vias respiratórias: gás carbônico.
- Excreção pela pele: suor.

A excreção é feita principalmente por meio do sistema urinário e pelas glândulas sudoríparas da pele. 


Sistema urinário
O sistema urinário é formado pelos rins e pelas vias urinárias, que são os ureteres, a bexiga e a uretra. 

Os rins são dois órgãos situados no abdome, um de cada lado da coluna vertebral. Eles funcionam como filtros, retirando as substâncias nocivas do sangue e transformando-as em urina.

À medida que a urina vai sendo produzida pelos rins, ela é conduzida até a bexiga por canais chamados ureteres.

 Quando uma certa quantidade de urina é acumulada, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada do organismo pelo canal da uretra.


COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Por que algumas substâncias precisam ser eliminadas do nosso organismo?
_____________________

2- Como é chamada a eliminação das substâncias inúteis pelo organismo?
_____________________

3- Relacione:
( A ) intestino grosso
( B ) vias respiratórias
( C ) pele
( D ) uretra

(     ) suor
(     ) urina
(     ) gás carbônico
(     ) fezes

4- Numere corretamente o caminho percorrido pela urina depois que é produzida pelos rins:
(     ) bexiga
(     ) ureteres
(     ) uretra

5- Relacione:
( A ) rins
( B ) ureteres
( C ) bexiga
( D ) uretra

(     ) acumula a urina até sua eliminação
(     ) filtram o sangue e fabricam a urina
(     ) elimina a urina
(     ) conduzem a urina até a bexiga



Arte__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: Linguagens artísticas


HISTÓRIA EM QUADRINHOS
As histórias em quadrinhos são narrativas gráficas, ou seja, histórias narradas compostas por imagem e texto. Sua denominação varia entre arte sequencial, narrativa figurada e literatura ilustrada. As histórias em quadrinhos podem ser vistas como revistas ou em jornais, no formato de tirinhas.

Leitura de imagem
Observe a imagem para responder às perguntas:


1. Escreva, com suas palavras, o que entendeu da história em quadrinhos acima. 
____________________

2. A qual linguagem artística essa imagem pertence:
(   ) Artes visuais
(   ) Dança
(   ) Música
(   ) Teatro


3. A linguagem das artes visuais pode identificar-se por:
(   ) As formas de arte de se exprimir por meio da cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, literatura, vídeo, produção cinematográfica, história em quadrinhos e arquitetura
(   ) A arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização etc.
(   ) Conjunto organizado de movimentos ritmados do corpo, acompanhados por música; bailado.
(   ) É uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar.


Sexta-feira, dia 4


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Trava línguas


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Trava línguas
Os trava-línguas são frases difíceis de pronunciar, formadas por muitas sílabas parecidas. Fazem parte do folclore brasileiro, sendo manifestações da cultura oral popular, transmitida de geração em geração.

Os trava-línguas são usados em brincadeiras infantis e em jogos de clareza e rapidez de articulação das palavras. São memorizados e repetidos de forma rápida, tendo como objetivo a sua pronúncia clara, sem erros de articulação. É, contudo, frequente a troca e a omissão de sílabas, bem como a sua errada articulação, produzindo cacofonia e divertimento.

Exemplos de trava-línguas
1. O rato roeu a roupa do rei de Roma.

2. O rato roeu a rolha da garrafa de rum do rei da Rússia.

3. Três pratos de trigo para três tigres tristes.

4. Um tigre, dois tigres, três tigres.

5. O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.

6. Um ninho de mafagafos tinha sete mafagafinhos. Quem desmafagar esses mafagafinhos bom desmagafigador será.

7. O peito do pé de Pedro é preto. Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto, tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.

8. O Tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo, tempo tem.

9. O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.

10. Larga a tia, largatixa!
Lagartixa, larga a tia!
Só no dia que sua tia
Chamar largatixa de lagartixa!

11. A aranha arranha a rã.
A rã arranha a aranha.
Nem a aranha arranha a rã.
Nem a rã arranha a aranha.

12. Uma aranha dentro da jarra. Nem a jarra arranha a aranha nem a aranha arranha a jarra.

13. Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!

14. Atrás da pia tem um prato
Um pinto e um gato
Pinga a pia, apara o prato
Pia o pinto e mia o gato.

15. A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.

16. A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.

17. Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.

18. Um limão, mil limões, um milhão de limões.

19. O que é que Cacá quer?
Cacá quer caqui.
Qual caqui que Cacá quer?
Cacá quer qualquer caqui.

20. O caju do Juca
e a jaca do Cajá.
O jacá da Juju
e o caju do Cacá.

21. Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando o vento.

22. Se o papa papasse papa,
Se o papa papasse pão,
Se o papa tudo papasse,
Seria um papa-papão.

23. Tinha tanta tia tantã.
Tinha tanta anta antiga.
Tinha tanta anta que era tia.
Tinha tanta tia que era anta.

24. Maria-Mole é molenga, se não é molenga,
Não é Maria-Mole. É coisa malemolente,
Nem mala, nem mola, nem Maria, nem mole.

25. Luiza lustrava o lustre listrado; o lustre lustrado luzia.

26. Pilha de palha e telha velha. Palha na pilha e velha telha. Pilha de telha e palha velha.

27. É muito socó para um socó só coçar!

28. Bagre branco, branco bagre.

29. Atrás da porta torta tem uma porca morta.

30. O original não se desoriginaliza! O original não se desoriginaliza! O original não se desoriginaliza! Se o desoriginalizássemos, original não seria!

31. Não confunda ornitorrinco
com otorrinolaringologista,
ornitorrinco com ornitologista,
ornitologista com otorrinolaringologista,
porque ornitorrinco é ornitorrinco,
ornitologista é ornitologista,
e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.

32. Se o bispo de Constantinopla
a quisesse desconstantinoplatanilizar
não haveria desconstantinoplatanilizador
que a desconstantinoplatanilizaria
desconstantinoplatanilizadoramente.

33. Essa casa está ladrilhada.
Quem a desenladrilhará?
O desenladrilhador que a desenladrilhar,
Bom desenladrilhador será !

34. Casa suja, chão sujo.

35. Toco preto, porco fresco, corpo crespo.

36. Quem a paca cara compra, paca cara pagará.

37. Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.

38. Lá vem o velho Félix,
com um fole velho nas costas
Tanto fede o velho Félix,
como o fole do velho Félix fede.

39. Tecelão tece o tecido
em sete sedas de Sião.
Tem sido a seda tecida
na sorte do tecelão.

40. Chupa cana chupador de cana na cama, chupa cana chuta cama cai no chão.

41. O padre pouca capa tem, porque pouca capa compra.

42. Bote a bota no bote e tire o pote do bote.

43. Fala, arara loura. A arara loura falará.

44. Uma trinca de trancas trancou Tancredo.

45. Se vaivém fosse e viesse, vaivém ia, mas como vaivém vai e não vem, vaivém não vai.

46. A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso.

47. Se a liga me ligasse, eu também ligava a liga. Mas a liga não me liga, eu 
também não ligo a liga.

48. Não sei se é fato ou se é fita. Não sei se é fita ou fato. O fato é que você me fita e fita mesmo de fato.

49. Sabendo o que sei e sabendo
o que sabes e o que não sabes
e o que não sabemos, ambos saberemos
se somos sábios, sabidos
ou simplesmente saberemos
se somos sabedores.

50. Há quatro quadros três e três quadros quatro. Sendo que quatro destes quadros são quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três. Os três quadros que não são quadrados, são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.

Retirado de:
https://www.normaculta.com.br/18-trava-linguas-do-folclore-brasileiro/#:~:text=Os%20trava%2Dl%C3%ADnguas%20s%C3%A3o%20frases,clara%2C%20sem%20erros%20de%20articula%C3%A7%C3%A3o.
Dia do acesso: 17/08/2020


Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: sequências numéricas


COPIE NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Escreva as sequências numéricas:

1- De 1 em 1, de 701 a 710.
701, 702, ___________________________________________________________

2- De 2 em 2, de 202 a 220.
202, 204, ___________________________________________________________

3- De 3 em 3, de 803 a 830.
 803, 806,___________________________________________________________

4- De 4 em 4, de 904 a 940.
904, 908, ___________________________________________________________

5- De 5 em 5, de 605 a 650.
605, 610, __________________________________________________________

6- De 6 em 6, de 306 a 360.
306, 312, __________________________________________________________

7- De 7 em 7, de 407 a 470.
407, 414, __________________________________________________________

8- De 8 em 8, de 508 a 580.
508, 516, __________________________________________________________

9- De 9 em 9, de 109 a 190.
109, 118, __________________________________________________________



----------------

Termo 2__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!