Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 9
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Correção das atividades da semana anterior.
1. Nos textos
acima podemos dizer que
(A) há narração em 1ª
pessoa no texto I e narração em 3ª pessoa no texto II.
Sabe-se que o primeiro texto foi escrito em 1ª
pessoa pela presença do verbo consigo “Não consigo descrever meu
desespero.” (eu não consigo, primeira pessoa).
No segundo texto o verbo encontraram (terceira
pessoa) “Encontraram muitas coisas maravilhosas, mas nada que fosse
espantoso.”
2. Esses dois
textos têm em comum
D) os programas infantis
na TV.
3. Esses dois
textos falam sobre
A) a criação de novos
idiomas para filmes.
4. Esse dois
textos
A) apresentam uma biografia.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1)Três caminhões transportam 200m³ de areia. Para transportar 1600m³ de areia, quantos caminhões iguais a esse seriam necessários?
a) 25
b) 24
c) 23
d) 22
e) 27
2) A comida que restou para 3 náufragos seria suficiente para alimentá-los por 12 dias. Um deles resolveu saltar e tentar chegar em terra nadando. Com um náufrago a menos, qual será a duração dos alimentos?
a) 15
b) 17
c) 13
d) 18
e) 21
3) Para atender todas as ligações feitas a uma empresa são utilizadas 3 telefonistas, atendendo cada uma delas, em média, a 125 ligações diárias. Aumentando-se para 5 o número de telefonistas, quantas ligações atenderá diariamente cada uma delas em média?
a)125
b) 118
c) 80
d) 75
e) 60
4) A quantia de R$ 1143,00 representa qual porcentagem de R$ 2540,00?
5) Responda:
a) ) Uma hora tem quantos segundos?______
b) Um dia tem quantos segundos?_______
c) Uma semana tem quantas horas?________
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Vande - 19 99440-5318.
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Os rios europeus constituem importantes eixos de integração entre os países do continente. Dentre eles destacam o Volga e o Reno. *
( ) verdadeiro
( ) falso
2. Situados no Hemisfério Norte, o continente europeu está quase totalmente na zona temperada com exceção do extremo norte, localizado na zona polar
( ) verdadeiro
( ) falso
3. Entre as três grandes regiões europeias a região da Europa do Norte apresenta como principais aspectos naturais:
A. O clima mediterrâneo e a vegetação mediterrânea.
B.O clima temperado oceânico e a floresta temperada
C. O clima temperado continental e a floresta temperada
D. O clima semiárido e as pradarias.
4. Uma característica física que se destaca na Europa e seu aspecto recortado e irregular devido ao grande número de penínsulas, arquipélagos, e os mares interiores.
( ) verdadeiro
( ) falso
5. São os principais aspectos naturais apresentados pela região da Europa do Sul , exceto:
A. Apresenta as médias térmicas anuais mais altas da Europa.
B. Apresenta verões secos e invernos chuvosos.
C. Apresenta o clima mediterrâneo.
D. A vegetação típica é a floresta mediterrânea.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Rosinei - 17 98826-1065.
História__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: A ERA VARGAS
Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: A ERA VARGAS
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje.
- É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta:
DESTA VEZ VOCÊS NÃO PRECISAM COPIAR, APENAS LEIAM E TIREM AS INFORMAÇÕES PARA RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.
ESSE TEXTO COMPLEMENTA O ASSUNTO TRATADO NA SEMANA ANTERIOR:
O Governo Constitucionalista (1934 - 1937)
Getúlio Vargas convocou uma Assembléia em 1933, e em 16 de julho de 1934 ficou pronta a nova Constituição, trazendo novidades como o voto secreto e o voto feminino. Foi um avanço, pois na República Velha o voto não era secreto, daí as oportunidades para os coronéis controlarem os votos e manipularem as eleições a favor dos grupos no poder.
Ação Integralista Brasileira (AIB) X Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Nessa mesma época, duas orientações políticas rivais começaram a influenciar a sociedade brasileira. De um lado, a extrema direita fundara a Aliança Integralista Brasileira (AIB), de caráter fascista e pregando um Estado autoritário e totalitário. Inspiravam-se nos fascistas europeus até mesmo nas fardas e nos rituais. Eram extremamente nacionalistas e odiavam os comunistas. Seguiam o lema “Deus, pátria e família”. Tal corrente política também ficou conhecida como Integralismo. Era liderada por Plinio Salgado. No começo, Vargas mostrou alguma simpatia pelos integralistas.
Do lado contrário, crescia a força do Partido Comunista Brasileiro (PCB), inspirado no regime socialista da União Soviética. A união das pessoas com idéias de esquerda, deu origem a Aliança Nacional Libertadora (ANL). Vargas percebeu que a ANL poderia incomodar, por isso proibiu o seu funcionamento. As sedes pelo Brasil foram fechadas. Quem tentasse organizá-la clandestinamente iria para cadeia. O pessoal da ANL ficou inconformado. Planejaram uma revolução socialista no Brasil para derrubar Vargas. Foi tudo mal planejado. O governo tinha espiões no movimento. Em 1935 a rebelião estourou, mas foi pequena. Getúlio derrotou-a com facilidade. Essa revolta ficou conhecida como Intentona Comunista, (tinha o apoio da Internacional Comunista (Comintern). Depois dessa derrota, o Partido Comunista e a ANL deixaram de existir. Todos os seus militantes foram presos, inclusive os líderes Luis Carlos Prestes e Olga Benário.
O Plano Cohen e o Golpe de 1937
Getúlio Vargas sempre se mostrou contra o socialismo. Por isso deu apoio a uma grande farsa política - o golpe de 1937. Os integralistas, com o pleno conhecimento do governo, armaram uma mentira de grandes proporções, forjando o "Plano Cohen". Os integralistas diziam que os socialistas planejavam uma revolução maior e mais bem-arquitetada do que a de 1935, e teria o amplo apoio do Partido Comunista da União Soviética. Na verdade foi tudo um pretexto para um golpe antidemocrático. Os militares, e a maior parte da classe média brasileira, apoiaram a idéia de um governo mais fortalecido, uma ditadura para espantar o fantasma do socialismo no Brasil. Com o apoio militar e popular, Getúlio Vargas derruba a Constituição, e declara o Estado Novo. Assim, uma rígida ditadura é implantada no Brasil.
Responda as questões no caderno. Serão pontuados os cadernos vistados pelo professor.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
COPIE AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDA:
1)Sinteitze as principais “novidades “ da Constituição de 1937.
2)Que recursos e organizações foram utilizados por Getúlio e seu governo para propagar suas ideias, sua imagem e conquistar a simpatia popular?
3)O que foi o Plano Cohen?
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Lívia - 19 99652-6587.
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS: TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA. TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS):
PAUTA: Ginástica.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Olá, pessoal, tudo bem com vocês?
Habilidades: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo
Ginástica para conscientização corporal
ATIVIDADE: Automassagem
A Automassagem também faz parte das ginásticas de conscientização corporal. Podemos entendê-la como o ato de tocarmos nosso corpo em alguns pontos ou áreas específicas com a finalidade de relaxar, soltar a musculatura, uma autoterapia com o objetivo que cuidar e preservar a nossa a saúde.
Durante o dia a dia se prestarmos mais atenção no nosso corpo, sentimos algumas regiões mais tensas, seja o pescoço, ombros, pés, costas… A automassagem pode ajudar a aliviar essas tensões, evitar dores e nos trazendo uma percepção melhor do nosso corpo.
Mas como podemos fazer a automassagem?
Essa massagem pode ser feita em qualquer ambiente e dura cerca de cinco minutos. Quando estamos muito tempo sentados ou frequentemente em situações de estresse, há um encurtamento e uma tensão maior em nossa musculatura, a automassagem ajuda a relaxar essa musculatura.
Primeiro passo
Sente-se em uma cadeira, feche os olhos e apoie bem a coluna nas costas da cadeira e deixe os braços estendidos ao lado do corpo;
Segundo passo
Agora respire profundamente três vezes seguidas e coloque a mão direita apoiada sobre o ombro esquerdo apertando toda a região que vai da nuca até o ombro tentando relaxar. Repita o mesmo procedimento no outro lado;
Terceiro passo
Apoiando as duas mãos na nuca e no pescoço, com as pontas dos dedos, massageie como se estivesse digitando em sua nuca e volte a fazer a massagem desde o pescoço até os ombros;
Quarto passo
Por último, coloque as duas mãos na cabeça e com as pontas dos dedos faça uma suave massagem em todo couro cabeludo.
Continuando sobre o tema automassagem assista o vídeo a seguir para maiores esclarecimentos.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Agora que concluímos nossa vivência de ginástica para a conscientização corporal, a automassagem, responda a seguinte questão: A automassagem é uma boa opção de ginástica para quem permanece por muito tempo sentado ou frequentemente em situações de estresse. A partir das experiências de hoje, quais os benefícios da automassagem você consegue perceber para manutenção da sua saúde?
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):
PAUTA: Ginástica.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Olá, pessoal, tudo bem com vocês?
Habilidades: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo
Ginástica para conscientização corporal
ATIVIDADE: Automassagem
A Automassagem também faz parte das ginásticas de conscientização corporal. Podemos entendê-la como o ato de tocarmos nosso corpo em alguns pontos ou áreas específicas com a finalidade de relaxar, soltar a musculatura, uma autoterapia com o objetivo que cuidar e preservar a nossa a saúde.
Durante o dia a dia se prestarmos mais atenção no nosso corpo, sentimos algumas regiões mais tensas, seja o pescoço, ombros, pés, costas… A automassagem pode ajudar a aliviar essas tensões, evitar dores e nos trazendo uma percepção melhor do nosso corpo.
Mas como podemos fazer a automassagem?
Essa massagem pode ser feita em qualquer ambiente e dura cerca de cinco minutos. Quando estamos muito tempo sentados ou frequentemente em situações de estresse, há um encurtamento e uma tensão maior em nossa musculatura, a automassagem ajuda a relaxar essa musculatura.
Primeiro passo
Sente-se em uma cadeira, feche os olhos e apoie bem a coluna nas costas da cadeira e deixe os braços estendidos ao lado do corpo;
Segundo passo
Agora respire profundamente três vezes seguidas e coloque a mão direita apoiada sobre o ombro esquerdo apertando toda a região que vai da nuca até o ombro tentando relaxar. Repita o mesmo procedimento no outro lado;
Terceiro passo
Apoiando as duas mãos na nuca e no pescoço, com as pontas dos dedos, massageie como se estivesse digitando em sua nuca e volte a fazer a massagem desde o pescoço até os ombros;
Quarto passo
Por último, coloque as duas mãos na cabeça e com as pontas dos dedos faça uma suave massagem em todo couro cabeludo.
Continuando sobre o tema automassagem assista o vídeo a seguir para maiores esclarecimentos.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Agora que concluímos nossa vivência de ginástica para a conscientização corporal, a automassagem, responda a seguinte questão: A automassagem é uma boa opção de ginástica para quem permanece por muito tempo sentado ou frequentemente em situações de estresse. A partir das experiências de hoje, quais os benefícios da automassagem você consegue perceber para manutenção da sua saúde?
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Pedro - 19 99317-0044.
Quarta-feira, dia 11
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Leitura do conto As formigas.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
As formigas
Lygia Fagundes Telles
Quando minha prima e eu descemos do táxi, já era quase noite. Ficamos imóveis diante do velho sobrado de janelas ovaladas, iguais a dois olhos tristes, um deles vazado por uma pedrada. Descansei a mala no chão e apertei o braço da prima.
– É sinistro.
Ela me impeliu na direção da porta. Tínhamos outra escolha? Nenhuma pensão nas redondezas oferecia um preço melhor a duas pobres estudantes com liberdade de usar o fogareiro no quarto, a dona nos avisara por telefone que podíamos fazer refeições ligeiras com a condição de não provocar incêndio. Subimos a escada velhíssima, cheirando a creolina.
– Pelo menos não vi sinal de barata – disse minha prima.
A dona era uma velha balofa, de peruca mais negra do que a asa da graúna. Vestia um desbotado pijama de seda japonesa e tinha as unhas aduncas recobertas por uma crosta de esmalte vermelho-escuro, descascado nas pontas encardidas. Acendeu um charutinho.
– É você que estuda medicina? – perguntou soprando a fumaça na minha direção.
– Estudo direito. Medicina é ela.
A mulher nos examinou com indiferença. Devia estar pensando em outra coisa quando soltou uma baforada tão densa que precisei desviar a cara. A saleta era escura, atulhada de móveis velhos, desparelhados. No sofá de palhinha furada no assento, duas almofadas que pareciam ter sido feitas com os restos de um antigo vestido, os bordados salpicados de vidrilho.
Vou mostrar o quarto, fica no sótão – disse ela em meio a um acesso de tosse. Fez um sinal para que a seguíssemos. – O inquilino antes de vocês também estudava medicina, tinha um caixotinho de ossos que esqueceu aqui, estava sempre mexendo neles.
Minha prima voltou-se:
– Um caixote de ossos?
A mulher não respondeu, concentrada no esforço de subir a estreita escada de caracol que ia dar no quarto. Acendeu a luz. O quarto não podia ser menor, com o teto em declive tão acentuado que nesse trecho teríamos que entrar de gatinhas. Duas camas, dois armários e uma cadeira de palhinha pintada de dourado. No ângulo onde o teto quase se encontrava com o assoalho, estava um caixotinho coberto com um pedaço de plástico. Minha prima largou a mala e, pondo-se de joelhos, puxou o caixotinho pela alça de corda. Levantou o plástico. Parecia fascinada.
– Mas que ossos tão miudinhos! São de criança?
– Ele disse que eram de adulto. De um anão.
De um anão? É mesmo, a gente vê que já estão formados… Mas que maravilha, é raro a beça esqueleto de anão. E tão limpo, olha aí – admirou-se ela. Trouxe na ponta dos dedos um pequeno crânio de uma brancura de cal. – Tão perfeito, todos os dentinhos!
– Eu ia jogar tudo no lixo, mas se você se interessa pode ficar com ele. O banheiro é aqui ao lado, só vocês é que vão usar, tenho o meu lá embaixo. Banho quente extra. Telefone também. Café das sete às nove, deixo a mesa posta na cozinha com a garrafa térmica, fechem bem a garrafa recomendou coçando a cabeça. A peruca se deslocou ligeiramente. Soltou uma baforada final: – Não deixem a porta aberta senão meu gato foge.
Ficamos nos olhando e rindo enquanto ouvíamos o barulho dos seus chinelos de salto na escada. E a tosse encatarrada.
Esvaziei a mala, dependurei a blusa amarrotada num cabide que enfiei num vão da veneziana, prendi na parede, com durex, uma gravura de Grassman e sentei meu urso de pelúcia em cima do travesseiro. Fiquei vendo minha prima subir na cadeira, desatarraxar a lâmpada fraquíssima que pendia de um fio solitário no meio do teto e no lugar atarraxar uma lâmpada de duzentas velas que tirou da sacola. O quarto ficou mais alegre. Em compensação, agora a gente podia ver que a roupa de cama não era tão alva assim, alva era a pequena tíbia que ela tirou de dentro do caixotinho. Examinou- a. Tirou uma vértebra e olhou pelo buraco tão reduzido como o aro de um anel. Guardou-as com a delicadeza com que se amontoam ovos numa caixa.
– Um anão. Raríssimo, entende? E acho que não falta nenhum ossinho, vou trazer as ligaduras, quero ver se no fim da semana começo a montar ele.
Abrimos uma lata de sardinha que comemos com pão, minha prima tinha sempre alguma lata escondida, costumava estudar até de madrugada e depois fazia sua ceia. Quando acabou o pão, abriu um pacote de bolacha Maria.
– De onde vem esse cheiro? – perguntei farejando. Fui até o caixotinho, voltei, cheirei o assoalho. – Você não está sentindo um cheiro meio ardido?
– É de bolor. A casa inteira cheira assim – ela disse. E puxou o caixotinho para debaixo da cama.
No sonho, um anão louro de colete xadrez e cabelo repartido no meio entrou no quarto fumando charuto. Sentou-se na cama da minha prima, cruzou as perninhas e ali ficou muito sério, vendo-a dormir. Eu quis gritar, tem um anão no quarto! mas acordei antes. A luz estava acesa. Ajoelhada no chão, ainda vestida, minha prima olhava fixamente algum ponto do assoalho.
– Que é que você está fazendo aí? – perguntei.
– Essas formigas. Apareceram de repente, já enturmadas. Tão decididas, está vendo?
Levantei e dei com as formigas pequenas e ruivas que entravam em trilha espessa pela fresta debaixo da porta, atravessavam o quarto, subiam pela parede do caixotinho de ossos e desembocavam lá dentro, disciplinadas como um exército em marcha exemplar.
– São milhares, nunca vi tanta formiga assim. E não tem trilha de volta, só de ida – estranhei.
– Só de ida.
Contei-lhe meu pesadelo com o anão sentado em sua cama.
– Está debaixo dela – disse minha prima e puxou para fora o caixotinho. Levantou o plástico. – Preto de formiga. Me dá o vidro de álcool.
– Deve ter sobrado alguma coisa aí nesses ossos e elas descobriram, formiga descobre tudo. Se eu fosse você, levava isso lá pra fora.
– Mas os ossos estão completamente limpos, eu já disse. Não ficou nem um fiapo de cartilagem, limpíssimos. Queria saber o que essas bandidas vem fuçar aqui.
Respingou fartamente o álcool em todo o caixote. Em seguida, calçou os sapatos e como uma equilibrista andando no fio de arame, foi pisando firme, um pé diante do outro na trilha de formigas. Foi e voltou duas vezes. Apagou o cigarro. Puxou a cadeira. E ficou olhando dentro do caixotinho.
– Esquisito. Muito esquisito.
– O quê?
– Me lembro que botei o crânio em cima da pilha, me lembro que até calcei ele com as omoplatas para não rolar. E agora ele está aí no chão do caixote, com uma omoplata de cada lado. Por acaso você mexeu aqui?
– Deus me livre, tenho nojo de osso. Ainda mais de anão.
Ela cobriu o caixotinho com o plástico, empurrou-o com o pé e levou o fogareiro para a mesa, era a hora do seu chá. No chão, a trilha de formigas mortas era agora uma fita escura que encolheu. Uma formiguinha que escapou da matança passou perto do meu pé, já ia esmagá-la quando vi que levava as mãos a cabeça, como uma pessoa desesperada. Deixei-a sumir numa fresta do assoalho.
Voltei a sonhar aflitivamente mas dessa vez foi o antigo pesadelo em torno dos exames, o professor fazendo uma pergunta atrás da outra e eu muda diante do único ponto que não tinha estudado. Às seis horas o despertador disparou veementemente. Travei a campainha. Minha prima dormia com a cabeça coberta. No banheiro, olhei com atenção para as paredes, para o chão de cimento, a procura delas
Não vi nenhuma. Voltei pisando na ponta dos pés e então entreabri as folhas da veneziana. O cheiro suspeito da noite tinha desaparecido. Olhei para o chão: desaparecera também a trilha do exército massacrado. Espiei debaixo da cama e não vi o menor movimento de formigas no caixotinho coberto.
Quando cheguei por volta das sete da noite, minha prima já estava no quarto. Achei-a tão abatida que carreguei no sal da omelete, tinha a pressão baixa. Comemos num silêncio voraz. Então me lembrei:
– E as formigas?
– Até agora, nenhuma.
– Você varreu as mortas?
Ela ficou me olhando.
– Não varri nada, estava exausta. Não foi você que varreu?
– Eu?! Quando acordei, não tinha nem sinal de formiga nesse chão, estava certa que antes de deitar você juntou tudo… Mas então quem?!
Ela apertou os olhos estrábicos, ficava estrábica quando se preocupava.
– Muito esquisito mesmo. Esquisitíssimo.
Fui buscar o tablete de chocolate e perto da porta senti de novo o cheiro, mas seria bolor? Não me parecia um cheiro assim inocente, quis chamar a atenção da minha prima para esse aspecto mas estava tão deprimida que achei melhor ficar quieta. Espargi água-de-colônia flor de maçã por todo o quarto (e se ele cheirasse como um pomar?) e fui deitar cedo. Tive o segundo tipo de sonho que competia nas repetições com o sonho da prova oral: nele, eu marcava encontro com dois namorados ao mesmo tempo. E no mesmo lugar. Chegava o primeiro e minha aflição era levá-lo embora dali antes que chegasse o segundo. O segundo, desta vez, era o anão. Quando só restou o oco de silêncio e sombra, a voz da minha prima me fisgou e me trouxe para a superfície. Abri os olhos com esforço. Ela estava sentada na beira da minha cama, de pijama e completamente estrábica.
– Elas voltaram.
– Quem?
– As formigas. Só atacam de noite, antes da madrugada. Estão todas aí de novo.
A trilha da véspera, intensa, fechada, seguia o antigo percurso da porta até o caixotinho de ossos por onde subia na mesma formação até desformigar lá dentro. Sem caminho de volta.
– E os ossos?
Ela se enrolou no cobertor, estava tremendo.
Aí é que está o mistério. Aconteceu uma coisa, não entendo mais nada! Acordei pra fazer pipi, devia ser umas três horas. Na volta senti que no quarto tinha algo mais, está me entendendo? Olhei pro chão e vi a fila dura de formiga, você lembra? não tinha nenhuma quando chegamos. Fui ver o caixotinho, todas trançando lá dentro, lógico, mas não foi isso o que quase me fez cair pra trás, tem uma coisa mais grave: é que os ossos estão mesmo mudando de posição, eu já desconfiava mas agora estou certa, pouco a pouco eles estão… estão se organizando.
– Como, organizando?
Ela ficou pensativa. Comecei a tremer de frio, peguei uma ponta do seu cobertor. Cobri meu urso com o lençol.
– Você lembra, o crânio entre as omoplatas, não deixei ele assim. Agora é a coluna vertebral que já está quase formada, uma vértebra atrás da outra, cada ossinho tomando seu lugar, alguém do ramo está montando o esqueleto, mais um pouco e… Venha ver!
– Credo, não quero ver nada. Estão colando o anão, é isso?
Ficamos olhando a trilha rapidíssima, tão apertada que nela não caberia sequer um grão de poeira. Pulei-a com o maior cuidado quando fui esquentar o chá. Uma formiguinha desgarrada (a mesma daquela noite?) sacudia a cabeça entre as mãos. Comecei a rir e tanto que se o chão não estivesse ocupado, rolaria por ali de tanto rir. Dormimos juntas na minha cama. Ela dormia ainda quando saí para a primeira aula. No chão, nem sombra de formiga, mortas e vivas, desapareciam com a luz do dia.
Voltei tarde essa noite, um colega tinha se casado e teve festa. Vim animada, com vontade de cantar, passei da conta. Só na escada é que me lembrei: o anão. Minha prima arrastara a mesa para a porta e estudava com o bule fumegando no fogareiro.
– Hoje não vou dormir, quero ficar de vigia – ela avisou.
O assoalho ainda estava limpo. Me abracei ao urso.
– Estou com medo.
Ela foi buscar uma pílula para atenuar minha ressaca, me fez engolir a pílula com um gole de chá e ajudou a me despir.
– Fico vigiando, pode dormir sossegada. Por enquanto não apareceu nenhuma, não está na hora delas, é daqui a pouco que começa. Examinei com a lupa debaixo da porta, sabe que não consigo descobrir de onde brotam?
Tombei na cama, acho que nem respondi. No topo da escada o anão me agarrou pelos pulsos e rodopiou comigo até o quarto, acorda, acorda! Demorei para reconhecer minha prima que me segurava pelos cotovelos. Estava lívida. E vesga.
– Voltaram – ela disse.
Apertei entre as mãos a cabeça dolorida.
– Estão aí?
Ela falava num tom miúdo como se uma formiguinha falasse com sua voz.
– Acabei dormindo em cima da mesa, estava exausta. Quando acordei, a trilha já estava em plena. Então fui ver o caixotinho, aconteceu o que eu esperava…
– Que foi? Fala depressa, o que foi?
Ela firmou o olhar oblíquo no caixotinho debaixo da cama.
– Estão mesmo montando ele. E rapidamente, entende? O esqueleto está inteiro, só falta o fêmur. E os ossinhos da mão esquerda, fazem isso num instante. Vamos embora daqui.
– Você está falando sério?
– Vamos embora, já arrumei as malas.
A mesa estava limpa e vazios os armários escancarados.
– Mas sair assim, de madrugada? Podemos sair assim?
– Imediatamente, melhor não esperar que a bruxa acorde. Vamos, levanta.
– E para onde a gente vai?
– Não interessa, depois a gente vê. Vamos, vista isto, temos que sair antes que o anão fique pronto.
Olhei de longe a trilha: nunca elas me pareceram tão rápidas. Calcei os sapatos, descolei a gravura da parede, enfiei o urso no bolso da japona e fomos arrastando as malas pelas escadas, mais intenso o cheiro que vinha do quarto, deixamos a porta aberta. Foi o gato que miou comprido ou foi um grito?
No céu, as últimas estrelas já empalideciam. Quando encarei a casa, só a janela vazada nos via, o outro olho era penumbra.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1) Em um jogo de basquete o time de Leandro fez 9 cestas de 3 pontos, 12 cestas de 2 pontos e 11 cestas de 1 ponto. Quantos pontos esse time fez no jogo?
a)61
b)70
c)62
d)63
2)Na escola de Pedro há 8 classes de 35 alunos, 5 classes de 33 alunos e 12 classes de 30 alunos. Qual é o total de alunos nessa escola?
a)900
b)805
c)750
d)800
3)Uma empresa possui três unidades de produção. Na primeira trabalham 965 pessoas, na segunda 1028, e na terceira trabalham 692 pessoas. Quantas pessoas trabalham nessa empresa?
a) ( ) 2785
b) ( ) 3120
c) ( ) 2685
d) ( ) 2950
4)Uma TV pode ser comprada à vista por R$490,00, ou a prazo, em 03 pagamentos de R$172,00 cada uma. Comprado a prazo, vou pagar quanto a mais do que se comprasse à vista?
a) R$26,00
b) R$ 31,00
c) R$ 42,00
d) R$35,00
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Vande - 19 99440-5318.
Quinta-feira, dia 12
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Projeto Consciência Negra - Genética, presença ou ausência de melanina e suas consequências. (EF01CI04) Comparar características físicas entre colegas reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Entenda as diferenças entre preto, pardo e negro
11/06/2013 (publicado), acessado em 9/11/2020 em https://www.geledes.org.br/entenda-as-diferencas-entre-preto-pardo-e-negro/
Especialista diz não ser correto, para efeito de pesquisas, reunir pardos e pretos em um só grupo, de negros. Segundo ele, a discriminação contra os pretos é muito maior do que a verificada entre as pessoas que se autodeclaram pardas
A divulgação, por parte da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), de notícia sobre a ausência de pessoas pretas nos cursos mais concorridos da Universidade de São Paulo (USP) alimentou uma polêmica sobre a forma mais correta de se classificar a população pela cor ou raça. Com a bandeira do “politicamente correto” levantada, alguns defenderam que seria melhor utilizar os termos negros ou afrodescendentes. Mas é errado chamar alguém de preto?
O debate começou porque a Fuvest, responsável pela seleção dos alunos da USP, adotou o padrão de classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divide a população do País em cinco grupos: pretos, pardos, brancos, amarelos e indígenas.
A alegação é histórica: o primeiro censo demográfico do Brasil foi feito em 1872 e perguntava aos brasileiros em qual dos quatro grupos eles se enquadravam: preto, pardo, caboclo ou branco. Ao longo de mais de 140 anos, foram feitas algumas mudanças na nomenclatura, mas ainda não há consenso sobre a forma de classificar a população.
José Luiz Petruccelli, que faz pesquisas sobre diversidade racial há mais de 20 anos no IBGE, reconhece que a classificação pode ser aprimorada, embora defenda que o modelo segue uma série histórica e mudanças poderiam prejudicar a comparação dos dados. “Esse é um tema muito polêmico. Alguns defendem que deveríamos usar a classificação negro, mas o negro é uma identidade social. Leva em conta uma visão política, a identidade de um povo muito mais do que a cor da pele”, defende.
O especialista diz não ser correto, para efeito de pesquisas, reunir pardos e pretos em um só grupo, de negros. Segundo ele, a discriminação contra os pretos é muito maior do que a verificada entre as pessoas que se autodeclaram pardas, e essa diferença precisa estar presente nos levantamentos demográficos. “Existe diferença no comportamento social entre pretos e pardos: quanto mais escuro, mais discriminado”, afirma.
Já a União de Negros pela Igualdade (Unegro), organização de movimentos sociais criada na Bahia e presente em 24 Estados, defende que o mais adequado é usar o termo negro, embora aceite as regras do IBGE. “Como não existe um critério científico para essa classificação, acordou-se em usar a nomenclatura do IBGE para pesquisas, que seria o mais próximo do viável”, disse Alexandre Braga, diretor de comunicação da entidade.
Apesar de concordar que quanto mais escura a cor da pele, maior a discriminação, a Unegro acredita que o IBGE possa vir a usar apenas a classificação negro no futuro. “As pessoas se identificam mais como negras do que pretas ou pardas”, afirma Alexandre.
Preto e pardo
Nas pesquisas do Censo feitas pelo IBGE, é apresentada uma relação com as cinco nomenclaturas utilizadas e as pessoas precisam indicar a qual cor pertencem. Segundo Petruccelli, cada pessoa tem liberdade para dizer a sua classificação. Ele explica que pretos normalmente são as pessoas que se enxergam com a cor mais escura. Mas em relação aos pardos não há consenso. “Normalmente são as pessoas que se classificam como ‘morenas’ ou ‘mulatas’, mas isso depende na região”, afirma.
O pesquisador diz ainda que nas regiões Sul e Sudeste, a população que se declara parda normalmente é de origem africana. Porém, no Norte, muitos pardos são, na verdade, descendentes de indígenas. Ele ainda conta uma história curiosa sobre a situação no Distrito Federal. “A população local, por mais branca que seja a sua pele, se classifica como parda porque vê os brancos como os funcionários públicos que vieram de fora”.
De acordo com o pesquisador do IBGE, a presença de pretos é menor no Brasil, por isso existe a tendência em reunir pardos e pretos em um grupo de negros. Ele diz que apenas para as pesquisas o termo não se aplica, mas que na convivência social é válido agrupar as duas nomenclaturas. Para o representante da Unegro, ocorre também a resistência em assumir a cor preta e muitos preferem ser incluídos na lista dos pardos – que seria uma forma intermediária. “A identidade do negro é muito maior, por isso defendemos a utilização desse termo”, afirma.
E o afrodescendente?
De acordo com o diretor da Unegro, o termo afrodescendente – ou afrobrasileiro – está em desuso. “Acredito que hoje seja muito mais adequado chamar alguém de negro do que de afrodescendente. Essa é muito mais uma nomenclatura política, de ação dos movimentos sociais na luta contra discriminação do que para designar a cor”, explica.
Mas, de onde vem a cor da pele? Para entender isso precisamos conhecer um pouquinho de genética!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Conceitos básicos em Genética
Acessado em 9/11/2020 em https://brasilescola.uol.com.br/biologia/conceitos-basicos-genetica.htm
A Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Sendo assim, podemos dizer, resumidamente, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.
Ao estudar Genética, entender alguns termos é essencial. Assim sendo, separamos uma lista dos principais termos que devem ser compreendidos para um maior entendimento da Genética.
Mapa Mental: Conceitos em Genética
Conceitos Básicos em Genética
Alelo: Forma alternativa de um mesmo gene que ocupa o mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Aneuploidia: Alteração cromossômica numérica que afeta um ou mais tipos de cromossomos. O tipo mais comum de aneuploidia é a trissomia, em que há um cromossomo extra, ou seja, a pessoa apresenta 47 cromossomos, mas o padrão é 46.
Autossômico: Dizemos que os cromossomos são autossômicos quando não são sexuais, ou seja, todos os cromossomos, exceto o X e o Y. No total, temos 22 pares de cromossomos autossômicos.
Cariótipo: É a constituição cromossômica de um indivíduo.
Codominância: Quando dois alelos que estão em heterozigose expressam-se.
Cromossomos:sequências de DNA espiraladas que carregam os genes.
Cromossomos homólogos: cromossomos que formam pares durante a meiose I, apresentando formato e tamanho similares e mesmo loci.
Dominância: Um gene exerce dominância quando ele se expressa mesmo que em dose simples, ou seja, em heterozigose.
Epistasia: Condição em que um alelo de um gene bloqueia a expressão dos alelos de outro gene.
Euploidia: Alteração cromossômica numérica em que todo o conjunto cromossômico é alterado.
Fenótipo: Características bioquímicas, fisiológicas e morfológicas observáveis em um indivíduo. O fenótipo é determinado pelo genótipo e pelo meio ambiente.
Genes:Sequência de DNA que codifica e determina as características dos organismos. É a unidade fundamental da hereditariedade.
Genótipo: Constituição genética de um organismo.
Heterozigoto: Indivíduo que apresenta dois alelos diferentes em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Homozigoto: Indivíduo que apresenta o mesmo alelo em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Locus gênico (plural loci): Posição que um gene ocupa em um cromossomo.
Recessividade:Um gene recessivo só se expressa em homozigose.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Conceitos básicos em Genética"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/conceitos-basicos-genetica.htm. Acesso em 09 de novembro de 2020.
Agora que sabemos um pouco de genética, podemos entender onde vem a cor da pele!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Herança genética da cor da pele
Acessado em 9/11/2020 em https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-cor-pele-na-especie-humana.htm
A cor da pele humana resulta de uma relação estabelecida entre vários genes. Trata-se de uma herança complexa que determina uma série de fenótipos (expressão do genótipo mais a interação do ambiente), que vão desde uma pele muito clara até uma pele muito escura, com vários fenótipos intermediários. Além dos fatores genéticos, não podemos esquecer que fatores ambientais também determinam a coloração da pele.
Como a cor da pele é determinada geneticamente?
A herança genética da cor da pele é estabelecida por uma grande quantidade de genes, sendo considerada uma herança poligênica, isto é, em que se observa o efeito aditivo de dois ou mais genes sobre uma determinada característica única. A cor da pele, dessa forma, é considerada um caráter quantitativo, pois é uma característica controlada por muitos genes e cada um apresenta uma contribuição cumulativa para a formação do fenótipo final.
Para compreender melhor a herança poligênica da cor da pele, consideraremos três genes: A, B e C. Esses genes contribuem de forma a deixar a pele mais escura e possuem dominância incompleta sobre a, b e c. Dessa forma, uma pessoa com pele muito escura teria genótipo AABBCC, enquanto uma pessoa de pele muito clara teria aabbcc. Uma cor intermediária da pele seria observada em indivíduos AaBbCc.
A cor da pele, como já dito, apresenta alelos com efeito aditivo, sendo assim genótipos como AABbcc e AaBBcc teriam a mesma contribuição para a cor da pele, uma vez que apresentam três unidades que deixam a pele mais escura.
Cruzamento envolvendo herança genética da cor da pele
Veja a seguir um cruzamento simplificado entre indivíduos heterozigotos (AaBbCc). Nesse cruzamento, foram considerados três genes que afetam a cor da pele. Cada indivíduo heterozigoto apresenta três alelos que se relacionam com a pele escura (A, B e C) e três alelos para a pele clara (a, b e c). A primeira linha e a primeira coluna apresentam os gametas de cada um desses indivíduos.
Nesse quadro podemos perceber a presença de sete diferentes fenótipos, na seguinte proporção: 1:6:15:20:15:6:1. Os indivíduos com genótipo AABBCC apresentam a pele mais escura, enquanto os indivíduos aabbcc apresentam pele mais clara. Quanto mais alelos referentes à cor escura uma pessoa apresenta (A, B ou C), mais escura é a pele.
Caso tenha dúvidas a respeito do cruzamento apresentado, acesse o texto Quadro de Punnette tire suas dúvidas sobre o tema!
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Herança genética da cor da pele"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-cor-pele-na-especie-humana.htm. Acesso em 09 de novembro de 2020.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Hoje são apenas leituras e vídeos. As questões serão feitas na próxima aula.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Franco - 19 98921-4366.
Inglês__Estimativa: 1h de estudo
9o A - Professora Deise
PAUTA: TEXT - READ AND ANSWER
Instrução: anote suas respostas em seu caderno para futura correção. Faça tradução em seu caderno
A great summer vacation
I just returned from the greatest summer vacation! It was so fantastic, I never wanted it to end. I spent eight days in Paris, France. My best friends, Henry and Steve, went with me. We had a beautiful hotel room in the Latin Quarter, and it wasn’t even expensive. We had a balcony with a wonderful view. We visited many famous tourist places. My favorite was the Louvre, a well-known museum. I was always interested in art, so that was a special treat for me. The museum is so huge, you could spend weeks there. Henry got tired walking around the museum and said “Enough! I need to take a break and rest.”
We took lots of breaks and sat in cafes along the river Seine. The French food we ate was delicious. The wines were tasty, too. Steve’s favorite part of the vacation was the hotel breakfast. He said he would be happy if he could eat croissants like those forever. We had so much fun that we’re already talking about our next vacation!
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1- Para qual cidade eles viajaram na férias ?
a) Latin
b) Lyon
c) Paris
d) Louvre
2- Por quanto tempo eles ficaram em férias?
a) 8 semanas
b) 2 semanas
c) 1 semana
d) 8 dias
3- O que tinha no quarto do hotel onde eles ficaram?
a) Uma sacada com uma vista linda
b) Vista para o metrô
c) Uma garrafa de suco
d) Uma geladeira
4- Quem ficou cansado de tanto andar pelo Museu Louvre?
a) Seine
b) Henry
c) Steve
d) Harry
5- Do que Steve mais gostou?
a) Dos Cafes perto do Rio Seine
b) Do café da manhã do hotel e dos croissants
c) Do Latin Quarter e da sacada
d) Das comidas e bebidas
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Deise - 19 98715-6564.
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. New Year’s Day in western countries is in ________.
( ) December
( ) June
( ) January
2. Christmas is in _________.
( ) January
( ) December
( ) October
3. The Brazilian Independence Day is in _______.
( ) September
( ) June
( ) April
4. The first month of the second semester is ________.
( ) August
( ) June
( ) July
5. The month immediately before June is __________.
( ) February
( ) May
( ) March
6. We ski in Switzerland every ________.
( ) Winter
( ) Spring
( ) Summer
7. In ________ the weather is usually hot.
( ) Fall
( ) Spring
( ) Summer
8. In Brazil _________ begins in March.
( ) Spring
( ) Fall
( ) Winter
9. _______ is the season after winter.
( ) Spring
( ) Summer
( ) Fall
10. Beaches are crowded in ________.
( ) Winter
( ) Fall
( ) ummer
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Elizabeth - 19 98183-4330.
Arte__Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: Elementos do teatro.
Leia o texto a seguir para realizar a atividade.
Cenário
O cenário é composto pelos objetos e pelos elementos visuais que irão compor a cena. Precisamos diferenciar o cenário do espaço da cena, que pode ser um palco de um teatro, a rua, um barco ou uma sala de aula.
O cenário é o que colocamos em um espaço de cena já definido e que irá dialogar com o trabalho dos atores para a construção da cena.
Cenógrafo é o profissional que cria, conceitua, projeta e coordena a construção do cenário de teatro, show, teledramaturgia, eventos e entretenimento em geral. Ele supervisiona a realização e montagem de todos os espaços necessários à cena, incluindo a programação. Aquele que idealiza o espaço cênico.
Veja alguns exemplos de cenários:
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Agora que você já criou seu roteiro teatral e os figurinos dos seus personagens, é hora de criar o cenário para a peça “O circo do Senhor bolacha”. Faça o desenho de cenário da sua peça e se atende as regras de perspectiva.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Natália - 19 99747-3440.
Sexta-feira, dia 13
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Compreensão do conto As formigas.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. De que forma o espaço contribuiu, nesse texto, para a construção do clima da história?
2. O que o antigo inquilino tinha esquecido no quarto? Por que esse detalhe impressionou as moças?
3. Identifique a situação inicial e a quebra dessa situação nessa narrativa.
4. Identifique o clímax (parte culminante do conto em que ocorre um fato de grande tensão), o conflito e sua solução.
5. Identifique, no texto, trecho em que há personificação e explique-a.
6. Nesse conto, quem é o narrador da história? Qual é o foco narrativo?
7. O tempo na narrativa é cronológico ou psicológico? Por quê?
8. Comente o desfecho (final) da história.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1 ) Um sexto de uma pizza custa R$ 3,00, quanto custa :
Exemplo: 3/6 Uma parte custa R$ 3,00, logo 3x3 = 9
a) 5/6 =
b) A pizza toda =
2) Calcule as expressões numéricas.
a) ( 12 + 2 x 5 ) - 8 =
b) ( 25 - ( 15 + 6 : 3) =
c) 25 + [ 7 + ( 8 - 4 : 2 ) ] =
d) 60 - [ 8 + ( 10 - 2 ) : 2 ] =
e) 80 - [ 22 + ( 5 x 2 - 1) + 6 ] =
f ) 14 : 2 + [ 13 - ( 4 x 2 +1) ] =
3) Na venda de um tênis de R$ 250,00 um vendedor obteve uma comissão de R$ 35,00. Essa comissão representa quantos por cento do preço do produto? Resposta____________________
4) Um quarto da metade de 48 é:
a) 8
b) 12
c) 6
d) 9
5) Considere o retângulo abaixo, sabendo que o perímetro (soma dos lados) do mesmo é 52 cm, o valor de x é:
a) 10cm
b) 8cm
c) 6cm
d) 5cm
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Vande - 19 99440-5318.
----------------
9o ano__________
Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!