Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 9
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
•Trava-línguas;
•Vídeos divertidos;
•Leitura de trava-línguas;
•Atividades.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente.
Os trava-línguas são oriundos da cultura popular, são modalidades de parlendas (rimas infantis), podendo aparecer sob a forma de prosa, versos ou frases. Os trava-línguas recebem essa denominação devido à dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem "travar a língua". Além de aperfeiçoarem a pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
2.Veja abaixo 22 trava-línguas superdifíceis. Tente ler rapidamente e sem a língua travar.
1.Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado luzia.
2.Uma trinca de trancas trancou Tancredo.
3.A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.
4.O bispo de Constantinopla, é um bom desconstantinopolitanizador. Quem o desconstantinopolitanizar, um bom desconstantinopolitanizador será.
5.Tecelão tece o tecido em sete sedas de Sião. Tem sido a seda tecida na sorte do tecelão.
6.Num ninho de mafagafos há sete mafagafinhos. Quando a mafagafa gafa, gafam os sete mafagafinhos.
7.Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
8.A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.
9.O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.
10.Se percebeste, percebeste. Se não percebeste, faz que percebeste para que eu perceba que tu percebeste. Percebeste?
11.O Rato roeu a rica roupa do rei de Roma! A rainha raivosa rasgou o resto e depois resolveu remendar!
12.Não sei se é fato ou se é fita. Não sei se é fita ou fato. O fato é que você me fita e fita mesmo de fato.
13.Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
14.O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.
15.Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
16.Olha o sapo dentro do saco. O saco com o sapo dentro. O sapo batendo papo e o papo soltando o vento.
17.A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.
18.Fala, arara loura. A arara loura falará.
19.Quem a paca cara compra, paca cara pagará.
20.O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.
21.Bagre branco, branco bagre.
22.A babá boba bebeu o leite do bebê.
Fonte 1: https://www.todamateria.com.br/trava-linguas/ acesso em 20 de outubro de 2020.
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Sobre as Zonas Térmicas da Terra, responda a alternativa correta:
A. ) A zona intertropical recebe maior incidência de luz que as zonas polares, porém em menor intensidade em comparação com as zonas temperadas
B. As zonas temperadas, em um determinado período do ano, registram temperaturas inferiores em relação às zonas polares da Terra.
C. Quando mais próxima uma localidade se encontra do Meridiano de Greenwich, maior a sua exposição aos raios solares
D. A zona intertropical costuma registrar elevadas temperaturas por se localizar próxima à Linha do Equador, zona da Terra onde os raios solares incidem perpendicularmente
2. ) Sabe-se que, além de fatores regionais, o principal elemento que propicia as baixas temperaturas e favorece o “turismo de inverno” em países como Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia é:
A. ) a posição desses países em baixas latitudes, em função de sua proximidade com os polos
B. ) posição desses países em altas latitudes, pois nesses locais os raios solares sempre incidem de forma inclinada
C. posição desses países em regiões temperadas localizadas em cadeias montanhosas, em que a altitude torna-se fator decisivo para a diminuição das temperaturas.
D. a distribuição desigual do calor na Terra, que direciona todas as massas de ar quente para as zonas polares
3. ) Assinale a alternativa que aponta todas as zonas climáticas da Terra:
A. ) Zona Temperada Ártica, Zona Polar Antártica e Zona Intertropical
B. Zona Temperada Norte, Zona Temperada Sul e Zona Temperada Intertropical.
C. Zona Latitudinal, Zona Cardinal e Zona Polar Atlântica
D. Zona Temperada Sul, Zona Polar Norte, Zona Polar Sul, Zona Intertropical e Zona Temperada Norte.
4. ) As zonas climáticas da Terra estão distribuídas de acordo com as faixas de latitude, ou seja, a incidência de luz e calor. Essas faixas apresentam diferentes tipos climáticos indicam países que se encontram na zona temperada como:) Rússia, Índia e Egito.
( ) verdadeira
( ) falso
5. O território brasileiro possui uma grande variabilidade climática. Além de sofrer os mais diversos efeitos, como a maritimidade em algumas regiões, a altitude em outras, o Brasil apresenta também uma grande diversidade de climas provenientes de sua elevada extensão latitudinal. Assim, o país apresenta, por exemplo, uma região Sul mais fria e as regiões Norte e Nordeste mais quentes. Tal variação decorre do fato de o espaço brasileiro estar localizado em diferentes zonas térmicas da Terra, que são:
A. Intertropical e Glacial Antártica.
B. Temperada Norte e Temperada Sul.
C. ) Intertemperada e Tropical Norte.
D. Intertropical e Temperada Sul.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Rosinei - 17 98826-1065.
História__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: EGITO
Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: EGITO
- Orientações: Registre todas as questões de revisão em seu caderno
EGITO
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
- O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos : o da Líbia e o da Arábia.
- O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas grandes regiões: o Alto Egito (região do vale) e o Baixo Egito região do Delta do Nilo).
- O Nilo corta o Egito de sul a norte e deságua no mar Mediterrâneo.
- Anualmente, de junho a setembro, o Nilo transborda e rega a terra, tornando-a favorável à agricultura. A partir de outubro, inicia-se o período de semeadura, que se prolonga até mais ou menos fevereiro. A colheita ocorre de abril a junho.
FORMAÇÃO DO ESTADO NO EGITO ANTIGO
Nomos : conjuntos de aldeias governadas pelos nomarcas, nome dado aos chefes mais poderosos.
- Com o tempo, as disputas entre os nomarcas por poder e terras geraram guerras e alianças entre eles. Alguns deles, ao vencerem os demais, tornavam-se reis, passando a controlar vários “nomos”. Surgiram então no Egito reinos que foram ficando cada vez maiores, até resumirem a dois : o Alto Egito (no vale do Nilo) e o Baixo Egito (no Delta do Nilo) .
- Por volta do ano 3200 a .C., o rei Menés, do Alto Egito (no vale do Nilo), conquistou o Baixo Egito (no delta do Nilo), unificando os dois reinos.
- Menés tornou-se então o primeiro faraó (nome que se dava ao rei entre os egípcios) e o fundador da primeira dinastia (sucessão de reis pertencentes a uma mesma família).
- A coroa era um dos principais símbolos do faraó. Antes da unificação, o soberano do Alto Egito utilizava a coroa branca; a coroa vermelha era usada no Baixo Egito. Quando o Egito passou a ser governado por um único soberano, o faraó, a coroa tornou-se dupla: vermelha e branca, simbolizando a união dos dois reinos. Ao comandar suas tropas na guerra, o faraó usava a coroa azul.
•A PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA EGÍPCIA
•Antigo Império: Durante a maior parte deste longo período, os faraós conseguiram impor sua autoridade ao reino e, auxiliados por seus funcionários, coordenaram a construção de grandes obras públicas, entre elas as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos
•Médio Império: - neste período os egípcios expandiram seu território em direção ao Sul, conquistando a Núbia, região rica em minerais, entre os quais o ouro. Apesar da prosperidade material, o reino continuou envolvido em guerras e revoltas internas que o enfraqueceram. Isso encorajou os hicsos, povo originário da Ásia Central, a atravessarem o deserto e invadir o Egito, conquistando-o. A vitória dos hicsos deveu-se ao uso de cavalos e carros de combate, desconhecidos pelos egípcios. O domínio dos hicsos em território egípcio durou mais de 150 anos.
•Novo Império: - Este período inicia-se com a expulsão dos hicsos. Amósis, o líder militar da luta contra o invasor, inaugurou uma nova dinastia. Os faraós do Novo Império organizaram um poderoso exército com cavalaria e carros de combate e adotaram uma política expansionista. Pela força, reconquistaram a Núbia, ocuparam a Síria, a Fenícia e a Palestina e estenderam seus domínios até o rio Eufrates. Depois de efetuar estas conquistas, o governo egípcio passou a exigir pesados impostos dos povos dominados. Essa situação provocou revoltas sociais dentro do Egito, o que, somado às sublevações dos povos conquistados contra a cobrança de impostos abusivos, acabou debilitando o poder do faraó. A partir do século VIII a.C., o Egito foi sucessivamente invadido por núbios, assírios e persas, até que, em 332 a.C. foi conquistado por Alexandre Magno.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
RESPONDA AS QUESTÕES COM BASE NA LEITURA DO TEXTO:
1)QUAL A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO?
2)EXPLIQUE A FORMAÇÃO DO ESTADO NO EGITO ANTIGO
3)RESUMA A PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA EGÍPCIA.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Lívia - 19 99652-6587.
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS: TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA. TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS):
PAUTA: Ginástica.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Olá, pessoal, tudo bem com vocês?
Habilidades: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo
Ginástica para conscientização corporal
ATIVIDADE: Automassagem
A Automassagem também faz parte das ginásticas de conscientização corporal. Podemos entendê-la como o ato de tocarmos nosso corpo em alguns pontos ou áreas específicas com a finalidade de relaxar, soltar a musculatura, uma autoterapia com o objetivo que cuidar e preservar a nossa a saúde.
Durante o dia a dia se prestarmos mais atenção no nosso corpo, sentimos algumas regiões mais tensas, seja o pescoço, ombros, pés, costas… A automassagem pode ajudar a aliviar essas tensões, evitar dores e nos trazendo uma percepção melhor do nosso corpo.
Mas como podemos fazer a automassagem?
Essa massagem pode ser feita em qualquer ambiente e dura cerca de cinco minutos. Quando estamos muito tempo sentados ou frequentemente em situações de estresse, há um encurtamento e uma tensão maior em nossa musculatura, a automassagem ajuda a relaxar essa musculatura.
Primeiro passo
Sente-se em uma cadeira, feche os olhos e apoie bem a coluna nas costas da cadeira e deixe os braços estendidos ao lado do corpo;
Segundo passo
Agora respire profundamente três vezes seguidas e coloque a mão direita apoiada sobre o ombro esquerdo apertando toda a região que vai da nuca até o ombro tentando relaxar. Repita o mesmo procedimento no outro lado;
Terceiro passo
Apoiando as duas mãos na nuca e no pescoço, com as pontas dos dedos, massageie como se estivesse digitando em sua nuca e volte a fazer a massagem desde o pescoço até os ombros;
Quarto passo
Por último, coloque as duas mãos na cabeça e com as pontas dos dedos faça uma suave massagem em todo couro cabeludo.
Continuando sobre o tema automassagem assista o vídeo a seguir para maiores esclarecimentos.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Agora que concluímos nossa vivência de ginástica para a conscientização corporal, a automassagem, responda a seguinte questão: A automassagem é uma boa opção de ginástica para quem permanece por muito tempo sentado ou frequentemente em situações de estresse. A partir das experiências de hoje, quais os benefícios da automassagem você consegue perceber para manutenção da sua saúde?
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):
PAUTA: Ginástica.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Olá, pessoal, tudo bem com vocês?
Habilidades: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo
Ginástica para conscientização corporal
ATIVIDADE: Automassagem
A Automassagem também faz parte das ginásticas de conscientização corporal. Podemos entendê-la como o ato de tocarmos nosso corpo em alguns pontos ou áreas específicas com a finalidade de relaxar, soltar a musculatura, uma autoterapia com o objetivo que cuidar e preservar a nossa a saúde.
Durante o dia a dia se prestarmos mais atenção no nosso corpo, sentimos algumas regiões mais tensas, seja o pescoço, ombros, pés, costas… A automassagem pode ajudar a aliviar essas tensões, evitar dores e nos trazendo uma percepção melhor do nosso corpo.
Mas como podemos fazer a automassagem?
Essa massagem pode ser feita em qualquer ambiente e dura cerca de cinco minutos. Quando estamos muito tempo sentados ou frequentemente em situações de estresse, há um encurtamento e uma tensão maior em nossa musculatura, a automassagem ajuda a relaxar essa musculatura.
Primeiro passo
Sente-se em uma cadeira, feche os olhos e apoie bem a coluna nas costas da cadeira e deixe os braços estendidos ao lado do corpo;
Segundo passo
Agora respire profundamente três vezes seguidas e coloque a mão direita apoiada sobre o ombro esquerdo apertando toda a região que vai da nuca até o ombro tentando relaxar. Repita o mesmo procedimento no outro lado;
Terceiro passo
Apoiando as duas mãos na nuca e no pescoço, com as pontas dos dedos, massageie como se estivesse digitando em sua nuca e volte a fazer a massagem desde o pescoço até os ombros;
Quarto passo
Por último, coloque as duas mãos na cabeça e com as pontas dos dedos faça uma suave massagem em todo couro cabeludo.
Continuando sobre o tema automassagem assista o vídeo a seguir para maiores esclarecimentos.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Agora que concluímos nossa vivência de ginástica para a conscientização corporal, a automassagem, responda a seguinte questão: A automassagem é uma boa opção de ginástica para quem permanece por muito tempo sentado ou frequentemente em situações de estresse. A partir das experiências de hoje, quais os benefícios da automassagem você consegue perceber para manutenção da sua saúde?
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Pedro - 19 99317-0044.
Quarta-feira, dia 11
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Advinhas
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
As adivinhas ou adivinhações começam tradicionalmente com a pergunta "o que é, o que é...?". Elas fazem parte da literatura popular e das brincadeiras folclóricas. Em sua estrutura é feita uma pergunta e, geralmente, as respostas são engraçadas e algumas até bem difíceis.
Assim, as adivinhas usam a lógica e diversos trocadilhos. Por esse motivo, são muito disseminadas entre as crianças.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
2. Tente acertar a resposta correta das advinhas abaixo. Caso não consiga, pesquise na internet.
1. O que é, o que é? É feito para andar e não anda?
(a) Moleque;
(b) Pneu;
(c) Rua;
2. O que é, o que é? Tem cabeça e tem dente, não é bicho e nem é gente.
(a) Cebola;
(b) Alho;
c) Gato.
3. O que é, o que é? Uma impressora disse a outra?
(a) Eu imprimo e tu impressas.
(b) Não falou nada.
(c) Essa folha é tua ou é impressão minha?
4. O que é, o que é? Ele é magro pra chuchu, tem dentes, mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome?
(a) Colher;
(b) Garfo;
(c) Faca.
5. O que é, o que é? Que tem mais de 10 cabeças, mas não sabe pensar?
(a) O alho;
(b) A caixa de fósforo;
(c) Um dragão.
6. O que é, o que é? Está sempre no meio da rua e de pernas para o ar?
_______________________
7. O que é, o que é? Quanto mais aumenta, menos se vê?
_______________________
8. O que é, o que é? Quebra quando se fala.
_______________________
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Coloque a Pauta em seu caderno:Tratamento da informação:
leitura e interpretação de gráficos.
Responda as questões em seu caderno:
1. Leia o
gráfico abaixo e responda:
a) Qual é o
assunto tratado no gráfico?
b) Qual foi o
estado brasileiro que mais produziu feijão em 2007? Quantas toneladas? Escreva
por extenso.
c) No ano de
2007, quais foram os estados brasileiros que produziram entre 200.000 a 400.000
toneladas de feijão?
d) Quais
foram os estados brasileiros que produziram mais de 400 000 toneladas de feijão
em 2007?
2. A
Sociedade Amigos do Bairro São José realizou eleições para o cargo de
presidente, com três candidatos. Na apuração dos votos, dois moradores, membros
do comitê eleitoral, trabalhavam da seguinte forma: um deles ditava o nome do
candidato indicado no voto e o outro fazia marcas em uma tabela. Terminada a
apuração, a tabela apresentou o resultado abaixo:
a) Qual a
quantidade de eleitores participaram desta votação?
b) Quantos
votos teve cada um dos candidatos?
c) Qual a
quantidade de cotos brancos e votos nulos?
d) Quem foi o candidato vencedor?
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.
Quinta-feira, dia 12
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: Projeto Consciência Negra - Genética, presença ou ausência de melanina e suas consequências. (EF01CI04) Comparar características físicas entre colegas reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Entenda as diferenças entre preto, pardo e negro
11/06/2013 (publicado), acessado em 9/11/2020 em https://www.geledes.org.br/entenda-as-diferencas-entre-preto-pardo-e-negro/
Especialista diz não ser correto, para efeito de pesquisas, reunir pardos e pretos em um só grupo, de negros. Segundo ele, a discriminação contra os pretos é muito maior do que a verificada entre as pessoas que se autodeclaram pardas
A divulgação, por parte da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), de notícia sobre a ausência de pessoas pretas nos cursos mais concorridos da Universidade de São Paulo (USP) alimentou uma polêmica sobre a forma mais correta de se classificar a população pela cor ou raça. Com a bandeira do “politicamente correto” levantada, alguns defenderam que seria melhor utilizar os termos negros ou afrodescendentes. Mas é errado chamar alguém de preto?
O debate começou porque a Fuvest, responsável pela seleção dos alunos da USP, adotou o padrão de classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divide a população do País em cinco grupos: pretos, pardos, brancos, amarelos e indígenas.
A alegação é histórica: o primeiro censo demográfico do Brasil foi feito em 1872 e perguntava aos brasileiros em qual dos quatro grupos eles se enquadravam: preto, pardo, caboclo ou branco. Ao longo de mais de 140 anos, foram feitas algumas mudanças na nomenclatura, mas ainda não há consenso sobre a forma de classificar a população.
José Luiz Petruccelli, que faz pesquisas sobre diversidade racial há mais de 20 anos no IBGE, reconhece que a classificação pode ser aprimorada, embora defenda que o modelo segue uma série histórica e mudanças poderiam prejudicar a comparação dos dados. “Esse é um tema muito polêmico. Alguns defendem que deveríamos usar a classificação negro, mas o negro é uma identidade social. Leva em conta uma visão política, a identidade de um povo muito mais do que a cor da pele”, defende.
O especialista diz não ser correto, para efeito de pesquisas, reunir pardos e pretos em um só grupo, de negros. Segundo ele, a discriminação contra os pretos é muito maior do que a verificada entre as pessoas que se autodeclaram pardas, e essa diferença precisa estar presente nos levantamentos demográficos. “Existe diferença no comportamento social entre pretos e pardos: quanto mais escuro, mais discriminado”, afirma.
Já a União de Negros pela Igualdade (Unegro), organização de movimentos sociais criada na Bahia e presente em 24 Estados, defende que o mais adequado é usar o termo negro, embora aceite as regras do IBGE. “Como não existe um critério científico para essa classificação, acordou-se em usar a nomenclatura do IBGE para pesquisas, que seria o mais próximo do viável”, disse Alexandre Braga, diretor de comunicação da entidade.
Apesar de concordar que quanto mais escura a cor da pele, maior a discriminação, a Unegro acredita que o IBGE possa vir a usar apenas a classificação negro no futuro. “As pessoas se identificam mais como negras do que pretas ou pardas”, afirma Alexandre.
Preto e pardo
Nas pesquisas do Censo feitas pelo IBGE, é apresentada uma relação com as cinco nomenclaturas utilizadas e as pessoas precisam indicar a qual cor pertencem. Segundo Petruccelli, cada pessoa tem liberdade para dizer a sua classificação. Ele explica que pretos normalmente são as pessoas que se enxergam com a cor mais escura. Mas em relação aos pardos não há consenso. “Normalmente são as pessoas que se classificam como ‘morenas’ ou ‘mulatas’, mas isso depende na região”, afirma.
O pesquisador diz ainda que nas regiões Sul e Sudeste, a população que se declara parda normalmente é de origem africana. Porém, no Norte, muitos pardos são, na verdade, descendentes de indígenas. Ele ainda conta uma história curiosa sobre a situação no Distrito Federal. “A população local, por mais branca que seja a sua pele, se classifica como parda porque vê os brancos como os funcionários públicos que vieram de fora”.
De acordo com o pesquisador do IBGE, a presença de pretos é menor no Brasil, por isso existe a tendência em reunir pardos e pretos em um grupo de negros. Ele diz que apenas para as pesquisas o termo não se aplica, mas que na convivência social é válido agrupar as duas nomenclaturas. Para o representante da Unegro, ocorre também a resistência em assumir a cor preta e muitos preferem ser incluídos na lista dos pardos – que seria uma forma intermediária. “A identidade do negro é muito maior, por isso defendemos a utilização desse termo”, afirma.
E o afrodescendente?
De acordo com o diretor da Unegro, o termo afrodescendente – ou afrobrasileiro – está em desuso. “Acredito que hoje seja muito mais adequado chamar alguém de negro do que de afrodescendente. Essa é muito mais uma nomenclatura política, de ação dos movimentos sociais na luta contra discriminação do que para designar a cor”, explica.
Mas, de onde vem a cor da pele? Para entender isso precisamos conhecer um pouquinho de genética!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Conceitos básicos em Genética
Acessado em 9/11/2020 em https://brasilescola.uol.com.br/biologia/conceitos-basicos-genetica.htm
A Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Sendo assim, podemos dizer, resumidamente, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.
Ao estudar Genética, entender alguns termos é essencial. Assim sendo, separamos uma lista dos principais termos que devem ser compreendidos para um maior entendimento da Genética.
Mapa Mental: Conceitos em Genética
Conceitos Básicos em Genética
Alelo: Forma alternativa de um mesmo gene que ocupa o mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Aneuploidia: Alteração cromossômica numérica que afeta um ou mais tipos de cromossomos. O tipo mais comum de aneuploidia é a trissomia, em que há um cromossomo extra, ou seja, a pessoa apresenta 47 cromossomos, mas o padrão é 46.
Autossômico: Dizemos que os cromossomos são autossômicos quando não são sexuais, ou seja, todos os cromossomos, exceto o X e o Y. No total, temos 22 pares de cromossomos autossômicos.
Cariótipo: É a constituição cromossômica de um indivíduo.
Codominância: Quando dois alelos que estão em heterozigose expressam-se.
Cromossomos:sequências de DNA espiraladas que carregam os genes.
Cromossomos homólogos: cromossomos que formam pares durante a meiose I, apresentando formato e tamanho similares e mesmo loci.
Dominância: Um gene exerce dominância quando ele se expressa mesmo que em dose simples, ou seja, em heterozigose.
Epistasia: Condição em que um alelo de um gene bloqueia a expressão dos alelos de outro gene.
Euploidia: Alteração cromossômica numérica em que todo o conjunto cromossômico é alterado.
Fenótipo: Características bioquímicas, fisiológicas e morfológicas observáveis em um indivíduo. O fenótipo é determinado pelo genótipo e pelo meio ambiente.
Genes:Sequência de DNA que codifica e determina as características dos organismos. É a unidade fundamental da hereditariedade.
Genótipo: Constituição genética de um organismo.
Heterozigoto: Indivíduo que apresenta dois alelos diferentes em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Homozigoto: Indivíduo que apresenta o mesmo alelo em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Locus gênico (plural loci): Posição que um gene ocupa em um cromossomo.
Recessividade:Um gene recessivo só se expressa em homozigose.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Conceitos básicos em Genética"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/conceitos-basicos-genetica.htm. Acesso em 09 de novembro de 2020.
Agora que sabemos um pouco de genética, podemos entender onde vem a cor da pele!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Herança genética da cor da pele
Acessado em 9/11/2020 em https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-cor-pele-na-especie-humana.htm
A cor da pele humana resulta de uma relação estabelecida entre vários genes. Trata-se de uma herança complexa que determina uma série de fenótipos (expressão do genótipo mais a interação do ambiente), que vão desde uma pele muito clara até uma pele muito escura, com vários fenótipos intermediários. Além dos fatores genéticos, não podemos esquecer que fatores ambientais também determinam a coloração da pele.
Como a cor da pele é determinada geneticamente?
A herança genética da cor da pele é estabelecida por uma grande quantidade de genes, sendo considerada uma herança poligênica, isto é, em que se observa o efeito aditivo de dois ou mais genes sobre uma determinada característica única. A cor da pele, dessa forma, é considerada um caráter quantitativo, pois é uma característica controlada por muitos genes e cada um apresenta uma contribuição cumulativa para a formação do fenótipo final.
Para compreender melhor a herança poligênica da cor da pele, consideraremos três genes: A, B e C. Esses genes contribuem de forma a deixar a pele mais escura e possuem dominância incompleta sobre a, b e c. Dessa forma, uma pessoa com pele muito escura teria genótipo AABBCC, enquanto uma pessoa de pele muito clara teria aabbcc. Uma cor intermediária da pele seria observada em indivíduos AaBbCc.
A cor da pele, como já dito, apresenta alelos com efeito aditivo, sendo assim genótipos como AABbcc e AaBBcc teriam a mesma contribuição para a cor da pele, uma vez que apresentam três unidades que deixam a pele mais escura.
Cruzamento envolvendo herança genética da cor da pele
Veja a seguir um cruzamento simplificado entre indivíduos heterozigotos (AaBbCc). Nesse cruzamento, foram considerados três genes que afetam a cor da pele. Cada indivíduo heterozigoto apresenta três alelos que se relacionam com a pele escura (A, B e C) e três alelos para a pele clara (a, b e c). A primeira linha e a primeira coluna apresentam os gametas de cada um desses indivíduos.
Nesse quadro podemos perceber a presença de sete diferentes fenótipos, na seguinte proporção: 1:6:15:20:15:6:1. Os indivíduos com genótipo AABBCC apresentam a pele mais escura, enquanto os indivíduos aabbcc apresentam pele mais clara. Quanto mais alelos referentes à cor escura uma pessoa apresenta (A, B ou C), mais escura é a pele.
Caso tenha dúvidas a respeito do cruzamento apresentado, acesse o texto Quadro de Punnette tire suas dúvidas sobre o tema!
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Herança genética da cor da pele"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-cor-pele-na-especie-humana.htm. Acesso em 09 de novembro de 2020.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Hoje são apenas leituras e vídeos. As questões serão feitas na próxima aula.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Franco - 19 98921-4366.
Inglês__Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: TEXT - READ AND ANSWER
Instrução: anote suas respostas em seu caderno para futura correção. Faça tradução em seu caderno
The House
Mr. and Mrs. Smith have one son and one daughter. The son's name is John. The daughter's name is Sarah. The Smiths live in a house. They have a living room. They watch TV in the living room. The father cooks food in the kitchen. They eat in the dining room. The house has two bedrooms. They sleep in the bedrooms. They keep their clothes in the closet. There is one bathroom. They brush their teeth in the bathroom. The house has a garden. John and Sarah play in the garden. They have a dog. John and Sarah like to play with the dog.
Fonte: https://lingua.com/pt/ingles/leitura/
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Did you understand the text?
1)How many children do Mr. and Mrs. Smithhave?
a) One son
b) One daughter
c) One son and one daughter
d) No children
2)Who cooks in the kitchen?
a) Mother
b) Sarah
c) Father
d) John
3)Where does the family eat?
a) Living room
b) Kitchen
c) Bedroom
d) Dining room
4)How many bedrooms are in the house?
a) One
b) Two
c) Three
d) Four
5)What do John and Sarah do in the garden?
a) play
b) Sleep
c) cook
d) Brush their teeth
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Deise - 19 98715-6564.
Arte__Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: ARTE MODERNA NO BRASIL
Leia o texto a seguir para realizar a atividade.
Leitura de imagem: O ABAPURU, Tarsila do Amaral.
Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral. Considerada uma obra-prima da autora, a tela foi pintada a óleo em 1928 para ser oferecida ao seu então marido, o escritor Oswald de Andrade.
No quadro vemos a valorização do trabalho braçal (observe o pé e a mão enormes) e a desvalorização do trabalho mental (repare na cabeça minúscula).
O nome da obra é de origem tupi-guarani e significa "homem que come gente" (canibal ou antropófago). O título da tela é resultado de uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
•Qual a técnica que o artista utilizou para realizar a obra? (pintura, gravura, colagem etc).
•Em seu caderno, faça sua representação (desenho) do ABAPURU.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Natália - 19 99747-3440.
Sexta-feira, dia 13
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
•Parlendas;
•Atividade de escrita.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. São usadas por adultos também para embalar, entreter e distrair as crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.
Uma mesma parlenda pode ter várias versões. Isto ocorre, pois são passadas oralmente entre as pessoas, que as modificam no processo de transmissão oral. São criações anônimas (não sabemos os autores) e fazem parte da cultura popular do Brasil.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1.Observe as duas parlendas abaixo e explique a diferença entre ambas. Você conhecia as duas versões? Comente.
Resposta
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2.Observe estas outras duas parlenda e escreva, também, a diferença entre ambas e se já tinha lido duas versões.
Resposta:
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3.Escreva três parlendas que mais lhe agrada e traz boas recordações de sua infância.
1ª
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2ª
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3ª
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Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Coloque a Pauta em seu caderno:Continuação sobre tratamento
da informação: leitura e interpretação de gráficos.
Responda as questões em seu caderno:
3. Veja, na
tabela a seguir, quantas cabeças de gado possuem os fazendeiros de um município
brasileiro.
a) Qual é o
fazendeiro que tem mais bois? Quantos bois ele tem?
b) Há dois
fazendeiros que têm o mesmo número de bois. Quem são? Quantos bois tem cada um?
c) Se
juntarmos os bois dos cinco fazendeiros, quantos animais serão ao todo?
4. Os jogos
Pan-Americanos foram realizados pela primeira vez em 1951, em Buenos Aires,
Argentina. Até os jogos de Santo Domingo, realizados em 2003 na República
Dominicana, a tabela dos seis primeiros classificados era a seguinte:
a) Qual o
total de medalhas de cada país? Complete a coluna da tabela.
b) Escreva o
nome dos países, classificando-os do maior ganhador de medalhas para o menor.
c) Qual é a
classificação do Brasil, em números de medalhas?
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.
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6o ano__________
Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!