sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Semana 15 - de 16/11 a 19/11 - EJA Termo 2

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 16


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: Pronome pessoal do caso oblíquo

Os pronomes pessoais do caso oblíquo são:

Pessoa

Singular

Plural

1ª pessoa

2ª pessoa

3ª pessoa

me, mim, comigo

te, ti, contigo

se, si, consigo, o, a, lhe

nos, conosco

vos, convosco

se, si, consigo, os, as, lhes


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Circule os pronomes pessoais do caso oblíquo.

a) O Paulinho quer conversar conosco.
b) Quem nos convidou para o piquenique?
c) Aquelas meninas me devem um favor.
d) Deixei-a sozinha para poder estudar.
e) Dei-lhe parabéns por seu aniversário.
f) Ela se chama Gabriela.
g) Entreguei-lhe as cartas.
h) Quem irá conosco para o teatro?
i) Nós já nos despedimos de todos.
j) Como você está se sentindo?
k) Clara sairá comigo amanhã.
l) Tu te esqueceste da festa?


2- Observe os exemplos e substitua os nomes por pronomes pessoais do caso oblíquo:

Exemplo: Comprei um carro. Comprei-o.
a) Guarde as blusas. _______________________
b) Pegue os vasos. ________________________
c) Joguei a água. ______________________
d) Leve o presente. _____________________

Exemplo: Vou comprar o carro. Vou comprá-lo.
a) Iremos aguar as plantas. _____________________ 
b) Vou repartir a fruta.  ________________________
c) Preciso varrer o quintal. _____________________
d) Consegui vender os doces. ___________________

Exemplo: Venderam o carro. Venderam-no. 
a) Deram o recado. ____________________________
b) Disseram a verdade. _________________________
c) Quebraram as caixas. ________________________
d) Guardaram os brinquedos. ___________________

Exemplo: Dei a ela um presente. Dei-lhe um presente.
a) Mostrei a ele a cidade. _______________________
b) Emprestei a eles os livros. _____________________
c) Ofereci a elas um sorvete. _____________________
d) Vendi a ela um colar. ________________________


3- Complete as frases com os pronomes pessoais do caso oblíquo: me, te, se, nos e vos.

a) Eu me cansei do filme.
Nós nos cansamos do filme.
Ela _______ cansou do filme.

b) Eu ______ esqueci da festa.
Nós ______ esquecemos da festa.
Eles ______ esqueceram da festa.

c) Eu _______ levanto cedo.
Tu _______ levantas tarde.
Ele _______ levanta atrasado.
Nós _______ levantamos na hora.
Vós _______ levantais alegres.
Elas _______ levantaram tristes.



Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Medidas de comprimento


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

As medidas de comprimento são usadas, por exemplo, para medir o lado de uma figura geométrica, o comprimento de um tecido, a altura de uma pessoa ou de um muro, a frente de um terreno, a distância entre dois lugares etc.
Para medir usam-se instrumentos de medida como a régua, a fita métrica, o metro articulado (metro de pedreiro), o metro rígido (metro de lojas de tecidos), a trena.
O metro é a unidade básica das medidas de comprimento. O símbolo do metro é m.
Além do metro, outras medidas são utilizadas.
O centímetro (cm) é 100 vezes menor que o metro. É usado para medir pequenas distâncias.
O quilometro (Km) é 1.000l vezes maior que o metro. É usado para medir grandes distâncias.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Escreva que unidade de medida de comprimento (centímetro, metro ou quilometro) é utilizada para medir:

a) A altura de uma pessoa: ___________________________
b) O comprimento de um lápis: _________________________
c) O tamanho de uma casa: ____________________________
d) A distância entre dois municípios: _____________________
e) A altura de um prédio: ______________________________
f) A distância entre dois Estados: ________________________
g) O tamanho de um terreno: ___________________________
h) O tamanho de um caderno: ___________________________


2- Na corrida dos 1.200 m, um amigo grita para o atleta: “Força! Faltam só 350 m.” Quantos metros o atleta já correu?


3- Um carretel tem 50 m de barbante. Zeca comprou 9 para colocar um em cada pipa. Quantos metros de barbante Zeca comprou? 


4- O terreno de uma chácara mede 160 m de largura por 250 m de comprimento. O dono comprou arame para dar três voltas em torno da chácara. Quantos metros ele comprou de arame?


5- Para ir da cidade onde mora até a cidade onde trabalha, Lúcia percorre 28 km. Sabendo que ela vai e volta todos os dias, 5 dias na semana, quantos quilômetros ela percorre por semana?


6- Uma costureira foi à loja e comprou: 
- 4 m de tecido: R$15,90 o metro
- 6 m de fita: R$ 3,20 o metro
- 2 m de elástico: R$1,70 o metro
- 3 m de renda: R$ 4,50 o metro
Quanto a costureira gastou?



Terça-feira, dia 17


Geografia__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 População


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

População é o conjunto de todas as pessoas que moram em um lugar.
Os moradores da cidade (centro e bairros) formam a população urbana. 
Os moradores do campo (fazendas, sítios, chácaras e granjas) formam a população rural.
A maior parte da população brasileira vive nas cidades, principalmente nas capitais dos Estados.
Muitas pessoas saem do campo para viver na cidade. A saída da população do campo para viver na cidade é chamada êxodo rural.
Muitos moradores dos municípios vivem neles desde que nasceram. Outros vieram de municípios, Estados ou países diferentes.
As pessoas que saem do seu município ou do seu Estado para viver em outro município ou em outro Estado são chamadas migrantes.
As pessoas que saem do seu país para viver em outro país são chamadas emigrantes.
As pessoas que entram em outro país para nele viver são chamadas imigrantes.

Formação da população brasileira.

Os primeiros habitantes do Brasil foram os índios, que aqui já estavam quando chegaram os portugueses em 1500. 
Logo no início da colonização do Brasil, os portugueses trouxeram os negros da África para trabalharem como escravos. 
A população brasileira originou-se, então: 
° do índio, que aqui estava.
° do branco português, que colonizou a nossa terra.
° do negro africano, que trabalhou como escravo.
Da mistura do índio, do branco e do negro surgiram:
- o caboclo ou mameluco: mistura do índio com o branco.
- o cafuzo: mistura do índio com o negro.
- o mulato: mistura do branco com o negro.
Com o passar do tempo, muitas pessoas de outros países vieram viver no Brasil. Essas pessoas são chamadas imigrantes. Elas contribuíram com seu trabalho para o desenvolvimento de diversos municípios.
Os principais imigrantes que vieram viver no Brasil são: italianos, alemães, espanhóis, franceses, japoneses, sírios, suíços, libaneses, árabes, judeus.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- O que é população?
______________________________________________________________


2- Rosana mora em um bairro próximo do centro. Ela faz parte da população:
(     ) do município e urbana
(     ) do município e rural
(     ) urbana e rural


3- Cláudio mora em um sítio. Ele faz parte da população:
(     ) do município e urbana
(     ) do município e rural
(     ) urbana e rural


4- A saída da população do campo para a cidade é chamada êxodo:
(     ) municipal
(     ) urbano
(     ) rural


5- Paulo mudou de Campinas para Monte Mor. Ele é:
(     ) emigrante
(     ) imigrante
(     ) migrante


6- Manuel nasceu e sempre morou em Portugal. Outro dia, mudou para o Brasil. Ele é:
(     ) emigrante
(     ) imigrante
(     ) migrante


7- Laura nasceu e sempre morou aqui. No ano 2000 ela se mudou para a Itália. Ela é:
(     ) emigrante
(     ) imigrante
(     ) migrante


8- Relacione:

( A ) mulato
( B ) mameluco
( C ) cafuzo

(     ) índio e negro
(     ) branco e negro
(     ) índio e branco


9- Escreva dois exemplos de imigrantes que vieram para o Brasil:
______________________________________________________________




História__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 A proclamação da República

O Brasil era uma monarquia. Na monarquia, quem governa é um rei ou imperador, durante um longo período, geralmente até morrer, passando o direito de governar aos seus descendentes. 
Os brasileiros não estavam satisfeitos e queriam implantar a república no país. Na república, quem governa é um presidente escolhido pelo povo.
Os brasileiros achavam que, com D. Pedro, deveria terminar a monarquia no Brasil.
Um fator importante que contribuiu para a queda da monarquia foi a libertação dos escravos. Como os fazendeiros tinham muita influência na política do país e estavam descontentes com a monarquia, porque não haviam recebido indenização do governo pelos escravos libertos, passaram a apoiar a república. 
O movimento foi planejado por Benjamim Constant, ilustre professor da Escola Militar e ardente republicano.
No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República no Brasil e tornou-se o primeiro presidente do nosso país. 
No dia 19 de novembro, foi criada a Bandeira republicana, usada até hoje.
Logo após a proclamação da República, D. Pedro II e sua família tiveram que deixar o Brasil. 
O atual presidente do Brasil é Jair Bolsonaro.



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS) E 
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):

PAUTA: saúde mental na Pandemia.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Como o exercício físico pode ajudar você a manter sua saúde mental na Pandemia?
A pandemia do coronavírus e a quarentena contribuíram para que muitas pessoas parassem para repensar sobre o cuidado com a nossa saúde não apenas do ponto de vista físico, mas também mental. A ciência já revelou que o isolamento social, a instabilidade financeira, a falta de previsões e o medo da covid-19 são alguns dos fatores que podem levar a sintomas depressivos, crises de ansiedade, síndrome do pânico e dificuldades para dormir, que, claramente, reduzem a qualidade de vida de qualquer pessoa. Dados também apontam a tendência a comportamentos sedentários na população durante esse período de quarentena...

Impactos do sedentarismo
É importante traduzir o impacto desses dados, uma vez que o Ministério da Saúde alerta que três a cada 100 mortes registradas em 2017 podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo, que está associado ao aumento de muitas doenças crônicas, como infarto, AVC e diabetes, além de problemas respiratórios e psicológicos.

Praticar exercícios físicos regularmente é muito importante para cuidar da saúde do corpo e da mente. Do ponto de vista da manutenção da saúde mental, estudos já comprovaram que doses diárias de exercícios realizados de forma consistente aliviam o estresse, melhoram os distúrbios de sono, a oxigenação cerebral e funcionamento do cérebro. A partir de um ponto de vista biológico, vale destacar que há neurotransmissores liberados com a prática e o corpo se beneficia de forma geral.

Além disso, estudos revelam que o exercício físico estimula o crescimento de novas células do cérebro, ajudando no processo de memória e tomada de decisão e de forma geral, interrompendo o ciclo de pensamentos e emoções negativas. Diante de todos esses benefícios, para se manter com mais sanidade mental, a dica da ciência é estar sempre em movimento!

E como a saúde mental é muito importante nesse momento em que vivemos, abaixo dou outras dicas que podem ajudar você a manter o equilíbrio.
Conecte seu corpo e mente A atividade física aumenta a oxigenação cerebral, elevando a quantidade de endorfinas --substâncias químicas que dão a sensação de felicidade. Dessa forma, não é de surpreender que as pessoas que cuidam da sua saúde com exercícios e uma boa alimentação também tendem a desfrutar de um nível de agilidade mental. Além do mais, uma rotina de exercícios auxiliam na prevenção da depressão, redução do estresse e ter uma visão mais positiva da vida.

Inclua exercícios para a mente
Exercícios mentais são também super benéficos, pois, certos exercícios de treinamento em memória, como caça-palavras ou quebra-cabeças, podem aumentar a capacidade de raciocinar e resolver novos problemas.

Medite
Enquanto o exercício é bom para o cérebro e o corpo, a meditação, em conjunto com outros métodos, é uma maneira alternativa de melhorar a saúde mental, acalmando a mente e permitindo que você resolva problemas de uma maneira mais relaxada.... - 

Seja positivo
A afirmação positiva é uma via para o aumento da proficiência mental. A afirmação, ou falar consigo mesmo de maneira positiva, envolve o fortalecimento de vias neurais para elevar sua autoconfiança, bem-estar e satisfação a um nível superior. Para começar, faça uma lista de suas boas qualidades. Lembre-se de que você não precisa ser perfeito. Defina metas para o que você deseja melhorar e comece pequeno para evitar ficar sobrecarregado.

Aproveite seu tempo
A aptidão mental não precisa ocupar muito do seu tempo. Passar alguns minutos nele todos os dias pode ajudá-lo a se sentir melhor e a pensar com mais clareza. Lembre-se de que o relaxamento e a visualização são tão importantes em um treino mental quanto as atividades mais energéticas, como exercícios de memória ou jogos.

Assista o vídeo como meditar:


https://youtu.be/3wO7_Xx5nG8



Quarta-feira, dia 18


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
  Dia da Consciência Negra


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no nordeste.

A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-brasileiros que sucederam a época de escravidão sofreram (e ainda sofrem) diversos níveis de preconceito.


 Marcha no dia Consciência Negra

A data foi estabelecida pelo projeto Lei n.º 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011) pela então presidente Dilma Rousseff.

Em alguns estados do país, o Dia da Consciência Negra é feriado como no Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

História do Dia da Consciência Negra
As diversas nações africanas não se reconheciam como negros, e sim como Bantos, Haúças, Niams, Fulas, Kanembus, etc.

Os primeiros africanos trazidos para o Brasil como escravos chegaram aqui em 1532 e o fim do tráfico negreiro deu-se em 1850, pela Lei Eusébio de Queiroz.

Após a abolição formal da escravidão no dia 13 de maio de 1888, a busca pela igualdade por direitos dos negros jamais cessou.

A discriminação, sentida em todas as áreas, tornou o negro excluído da sociedade, da educação e consequentemente, do mercado de trabalho.

Essa exclusão, através de muita luta, foi aos poucos se diminuindo e o negro foi encontrando lugar nos esportes e artes, mas não tinha acesso à universidade, por exemplo.

Deste modo, era preciso um dia para lembrar desta manifestação constante que os negros realizam para serem aceitos da mesma forma que os brancos no Brasil.

Criação do Dia da Consciência Negra
A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira.

No dia 9 de janeiro de 2003, a Lei Federal 10.639 instituiu o "Dia Nacional da Consciência Negra", no calendário escolar. Desta maneira, o ensino da cultura afro-brasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país.

Durante o período de novembro, diversas atividades e projetos são realizados nas escolas de todo o país para comemorar a luta dos afrodescendentes.

Além disso, tem o intuito de conscientizar a população para a importância desse povo na formação social, histórica e cultural de nosso país.



Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: adição e subtração.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Resolva as adições e relacione:
 
A) 563 + 428 + 274 =
B) 4.416 + 890 + 159 =
C) 2.084 + 653 + 21 =
D) 3.146 + 2.319 + 1.032 =
E) 1.022 + 509 + 21 = 
F) 2.319 + 1.253 + 602 =
G) 99 + 46 + 5 =
H) 316 + 147 + 32 = 
I) 847 + 905 = 
J) 4.231 + 3.234 =
K) 2.054 + 395 = 
L) 836 + 749 =

(     ) 495
(     ) 2.449
(     ) 4.174
(     ) 7.465
(     ) 1.585
(     ) 2.758
(     ) 1.552
(     ) 6.497
(     ) 5.465
(     ) 1.752
(     ) 1.265
(     ) 150


2- Resolva as subtrações e relacione:

A) 34 – 15 = 
B) 163 – 128 = 
C) 2.342 – 123 =
D) 369 – 87 = 
E) 4.284 – 1.165 =
F) 1.878 – 1.269 =
G) 4.321 – 854 =
H) 8.000 – 4.031 =
I) 1.298 – 389 =
J) 342 – 190 =
K) 2.100 – 600 =
L) 6.158 – 2.782 =

(     ) 152
(     ) 19
(     ) 3.969
(     ) 3.376
(     ) 35
(     ) 3.119
(     ) 3.467
(     ) 609
(     ) 282
(     ) 1.500
(     ) 2.219
(     ) 909



Quinta-feira, dia 19


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Acidentes


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Acidentes são ocorrências traumáticas ou provocadas por doença. Exemplos: escorregões, quedas, queimaduras, contusões, fraturas, ingestão de corpos estranhos, feridas etc.
Os acidentes podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar acidentes: 
- Não tocar em fios elétricos e tomadas.
- Subir e descer escadas com cuidado.
- Carregar objetos de vidro com atenção especial.
- Ter cuidado ao usar objetos cortantes ou pontiagudos. 
- Brincar somente nas áreas de lazer e calçadas.
- Atravessar a rua com cuidado e atenção.
- Evitar pular de lugares altos.
- Nunca colocar álcool ou outros materiais inflamáveis perto do fogo.
- Não soltar pipas perto de fios elétricos.
- Só tomar remédios com orientação médica.
- Nadar apenas em lugares seguros.
- Evitar mexer com animais que você não conhece.

Primeiros socorros

A qualquer hora e em qualquer lugar estamos sujeitos a sofrer acidentes.
Os acidentes podem causar ferimentos, hemorragias, queimaduras, fraturas ou outros prejuízos à nossa saúde. 
Muitos acidentes acontecem por falta de cuidado, de atenção ou de informação.
Em casos de acidente ou mal-estar, existem alguns cuidados que podem ajudar a pessoa acidentada ou que passou mal e, às vezes, até salvar sua vida. Esses cuidados chamam-se primeiros socorros.
Para prestar os primeiros socorros, existem regras básicas:
- Manter a calma.
- Acalmar a vítima.
- Chamar a ambulância.
- Afastar os curiosos e agir com rapidez.
- Não remover a vítima. Esperar o socorro especializado. 
- Não dar de beber e comer a vítimas inconscientes. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- O que são acidentes?
___________________________________________________________


2- Escreva os exemplos de acidentes citados no texto:
___________________________________________________________


3- Os acidentes podem acontecer a qualquer _____________ e em qualquer _____________.


4- Escreva exemplos de acidentes que você já sofreu:
____________________________________________________________


5- O que os acidentes podem causar?
____________________________________________________________


6- Por que muitos acidentes acontecem?
______________________________________________________________


7- Os cuidados que podem ajudar a pessoa acidentada ou que passou mal e, às vezes, até salvar a sua vida são chamados __________________ __________________.



Arte__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
As principais representações do negro e da negra no Brasil começam no Modernismo, com atenção especial dada por artistas como Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Emílio Di Cavalcanti e Anita Malfatti.
A beleza dos traços e uso das cores é indiscutível: os quadros mostram como se dá a presença do negro e da negra no Brasil, trazendo as curvas da boca, dos seios, do nariz para o físico do brasileiro e da brasileira e as cores fortes e festivas para a cultura e festas tradicionais.

Veja algumas obras modernistas que representam a beleza negra:


“Limpando metais”, Armando Vianna, 1923



“Lavrador de café”, Cândido Portinari, 1939      



“A negra”, Tarsila do Amaral,1923


A beleza das telas se mistura com a tristeza do passado e do presente, criada pela desigualdade extrema que afeta os negros e negras de forma violenta. Mas também deixa esperança para um futuro mais igual, mais livre, mais cheio de oportunidades.
Os negros e negras ainda não recebem o reconhecimento que lhes é devido. Mas isso pode mudar, se conseguirmos mudar o pensamento, avaliar as políticas públicas e distribuir a riqueza (grande parte dela, conseguida com o trabalho escravo).


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Agora que você sabe a origem do dia da Consciência Negra e como ela é representada na Arte, faça, em uma folha de sulfite, uma representação (desenho) do negro na sociedade atual. 



Sexta-feira, dia 20


Feriado: Consciência Negra




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Termo 2__________


Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!