sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Semana 28 ---- 16/11 à 19/11

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA

DATA  16/11/2020  ( 2ª  FEIRA)          3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR,16  DE NOVEMBRO  DE  2020

HOJE É SEGUNDA-FEIRA

O DIA ESTÁ _________________

NOME _____________________3º ANO _____

PROFESSORA________________

BOM DIA!

ATIVIDADE 1: LEITURA INFORMATIVA


ATIVIDADE 2: LEITURA E INTERPRETAÇÃO


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE: Decomposição dos números. Sucessor e antecessor. Ordem crescente.

1-  Faça a decomposição dos numerais abaixo:

Ex. 247 – 2 centenas, 4 dezenas e 7 unidades.

185 – ___________________________________________

424 – ___________________________________________

392 – ___________________________________________

236 – ____________________________________________

199 - ____________________________________________


2-  Escreva o antecessor e sucessor dos números:

____ 165 ____        ____ 530 ____        ____ 297 ____

____ 259 ____        ____ 418 ____        ____ 348 ____


3-  Coloque os numerais em ordem crescente:

530 – 141 – 297 – 373 - 165 – 259 – 418 – 225 – 348.

________________________________________________

 

COMPONENTE CURRICULAR : ARTE

1-   ATIVIDADE: LIVRO NAME: OS LUGARES E OS SONS ;CAPÍTULO 04; PÁGINA 36.

·        OBSERVE NOVAMENTE A OBRA LADEIRA DA CASA TORTA E RESPONDA ÀS PERGUNTAS.

1 – QUAL É A COR DA CASA TORTA?

2 – ONDE FICA A CASA TORTA?

3 – EM SUA OPINIÃO, POR QUE A CASA TORTA É TORTA?

4 – VOCÊ GOSTARIA DE MORAR NA CASA TORTA? POR QUE ?

USE SEU LIVRO NAME PARA REALIZAR SUA ATIVIDADE.


DATA  17/11/2020  ( 3ª  FEIRA)          3º ANO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 17 DE NOVEMBRO DE 2020.

HOJE  É TERÇA – FEIRA.

PROFESSORA: _________________________ 3º ANO: ______

NOME: _________________________________________            

 

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE: Adição, subtração e atividades sobre o calendário.

1-   Arme e resolva as continhas:

a)  227 + 201 =

b)  358 + 340 =

c)  436 + 143 =

d)  585 – 371 =

e)  379 – 162 =

f)    467 – 345 = 

2-  Responda as questões:

a)  Quantos dias tem uma semana? __________

b)  Quantos dias tem um mês? __________

c)  Quantos dias tem um ano? __________

d)  Quantos meses tem um ano? __________

e)  Escreva os meses do ano abaixo:

_______________________________________________

_______________________________________________

_______________________________________________

 

f)    Escreva os dias da semana abaixo:

________________________________________________

________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

ATIVIDADE 1 -  Leitura

Dia  da  Consciência  Negra

A data  de 20  de novembro foi escolhida como o dia da Consciência  Negra. Nesse dia no ano de 1695, foi morto Zumbi Palmares um importante  personagem da História do Brasil.

Zumbi era líder dos Palmares, o maior e mais organizado quilombo de toda a América e onde chegou a viver uma população de milhares de pessoas.

Os quilombos eram  lugares, em geral, de difícil acesso para onde iam os africanos e seus descendentes, fugindo da escravidão.

O Quilombo dos Palmares foi fundado em 1597 e por quase 100 anos resistiu aos inúmeros ataques das  forças do governo e dos fazendeiros. Em 1694, no entanto foi destruído e, no ano seguinte Zumbi foi morto.

Zumbi  dos Palmares é símbolo da  luta contra os sofrimentos causados pela escravidão, no passado. Também nos faz refletir e buscar soluções para os problemas que muitos afrodescendentes ainda enfrentam no Brasil como o preconceito  falta de moradias, de emprego , de acesso á escola etc.


ATIVIDADE 2 -  Complete a cruzadinha

 ATIVIDADE 3 -  Assistir o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=RbydoLmDMv8

 

Quintal da Cultura - Instrumentos Africanos 08/09/11


 COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

GINÁSTICA GERAL: ELEMENTOS GÍMNICOS

HABILIDADES: EXPERIMENTAR E DEMONSTRAR, DE FORMA INDIVIDUAL E COLETIVA, COMBINAÇÕES DE DIFERENTES ELEMENTOS DA GINÁSTICA GERAL, COMO EQUILÍBRIOS, SALTOS, GIROS, ROTAÇÕES, ACROBACIAS, COM E SEM MATERIAIS, PROPONDO COREOGRAFIAS COM DIFERENTES TEMAS DO COTIDIANO.

OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS?! ESPERO QUE SIM! E QUE ESTEJAM BEM ANIMADAS PARA CONHECEREM E APRENDEREM UM POUCO MAIS.

NA AULA DE HOJE, VAMOS CONHECER E PRATICAR UM POUCO DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A GINÁSTICA, O QUE ACHAM DESSA IDEIA? VAMOS CONFERIR?





FONTE DA IMAGEM: HTTP://WWW.OBJETIVOPRAIAGRANDE.COM.BR/EDUCACAO

VOCÊS SABIAM QUE EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE GINÁSTICA? EXISTE A GINÁSTICA ARTÍSTICA, A GINÁSTICA OLÍMPICA, A GINÁSTICA ACROBÁTICA, DENTRE OUTRAS. ALÉM DESSAS CLASSIFICAÇÕES, ELAS PODEM SER SEPARADAS EM DOIS GRUPOS, COMPETITIVAS E NÃO COMPETITIVAS. E AQUI VAMOS CONHECER OS DIFERENTES ELEMENTOS DA GINÁSTICA GERAL, COMO EQUILÍBRIOS, SALTOS, GIROS, ROTAÇÕES, ACROBACIAS, COM E SEM MATERIAIS. NESSA AULA, E NAS SUBSEQUENTES VAMOS CONHECER E EXERCITAR AS CAPACIDADES FÍSICAS QUE ESTÃO ENVOLVIDAS NAS ATIVIDADES DE GINÁSTICA, QUE SÃO ELAS:

- FORÇA; - RESISTÊNCIA; - VELOCIDADE; - FLEXIBILIDADE; - EQUILÍBRIO; - AGILIDADE; - COORDENAÇÃO MOTORA.

ATIVIDADE 1- AGORA QUE SABEMOS MINIMAMENTE O QUE É A GINÁSTICA E O QUE ELA PODE PROPORCIONAR PARA O NOSSO CORPO, VAMOS REALIZAR UMA PEQUENA PRÁTICA ENVOLVENDO UMA CAPACIDADE FÍSICA QUE É O EQUILÍBRIO. PARA ESSA ATIVIDADE VAMOS PRECISAR DE UMA GARRAFA PET. ESSA É UMA ATIVIDADE MUITO SIMPLES, PORÉM EXIGE DE NÓS MUITA ATENÇÃO E EQUILÍBRIO. O EXERCÍCIO CONSISTE EM PEGAR A GARRAFA, E ENCHER ELA COM ÁGUA OU AREIA, SEM QUE ELA FIQUE MUITO CHEIA, ISSO VAI FACILITAR NA HORA DE SE EQUILIBRAR. DEPOIS DE ENCHER PARCIALMENTE A GARRAFA, O NOSSO DESAFIO É SE EQUILIBRAR NELA COM OS DOIS PÉS, E FAZENDO ESSA ATIVIDADE, COMO NA IMAGEM ABAIXO. LEMBRANDO QUE PRECISAREMOS DE UM ADULTO TE ACOMPANHANDO, E TE AJUDANDO COM O EQUILÍBRIO INICIAL.


DATA 18/11/2020  ( 4ª  FEIRA)                            3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 18 DE NOVEMBRO  DE  2020

HOJE É QUARTA-FEIRA

O DIA ESTÁ ________________

NOME ________________ 3º ANO _____

PROFESSORA____________________

BOM DIA!

ATIVIDADE 1: LEITURA INFORMATIVA


ATIVIDADE 2: ESCREVA COM ATENÇÃO


 

ATIVIDADE 3: VÍDEO – Hino à Bandeira Nacional - LEGENDADO!

https://www.letras.mus.br/hinos/hino-a-bandeira-nacional/

Hino à Bandeira Nacional

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,

Da amada terra do Brasil!

(fonte: Portal do Governo Brasileiro)

 

 COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

ATIVIDADE 1 - Recorte de jornais e revistas, imagens de produtos que o campo oferece para a cidade.


 ATIVIDADE 2 - Recorte de jornais e revistas, imagens de produtos que a cidade oferece  para o campo.



 ATIVIDADE 3 – Escreva  o nome dos meios de transporte das  imagens. 

           ______________________________________________________________________


                   ______________________________________________________



ATIVIDADE 4 – Escreva  o  nome de dois meios de transporte coletivos  que levam  pessoas.

_______________________________________________

_______________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: LIVRO NAME; OS LUGARES E OS SONS; CAPÍTULO 04; PÁGINA 37.

·        DESENHE UM MORADOR DA CASA TORTA.

·        USE O ESPAÇO ABAIXO.

·        USE SEU LIVRO NAME PARA REALIZAR SUA ATIVIDADE.


DATA  18/11/2020  ( 3ª  FEIRA)          3º ANO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 18 DE NOVEMBRO DE 2020.

HOJE  É QUINTA – FEIRA

PROFESSORA: ___________________ 3º ANO:______

NOME: _____________________________________

 

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE: Divisão com desenhos.






COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ATIVIDADE 1 -  “ÁGUA E AGRICULTURA”

A água é um recurso vital para a sobrevivência. Não somente para consumo, ela é fundamental para a produção de alimentos.

As primeiras civilizações se desenvolveram nas bordas de rios e córregos, o que permitiu se estabelecerem em comunidades fixas e produzir o próprio alimento.

A agricultura é uma atividade que demanda o uso da água para a cultura de alimentos e a manutenção de lavouras em diferentes regiões do mundo. A agricultura mundial consome cerca de 70% do total de toda a água consumida no planeta.


Complete as lacunas com informações do texto “Água e Agricultura”:

A) “A ______________ é um recurso vital para a sobrevivência. Não somente para consumo, ela é fundamental para a _____________________.”

B) “A ___________________ é uma atividade que demanda o uso da __________ para a cultura de _____________________ e a manutenção de ____________________em diferentes regiões do mundo.


A Água no Planeta”

 

Nós habitamos o planeta Terra, também conhecido como “Planeta Água”. Cerca de 71% da superfície terrestre é coberta por água, sobretudo por água salgada, encontrada nos mares.

Após a leitura do pequeno texto acima, responda à seguinte questão:

ATIVIDADE 2-  Você já sabe que a água ocupa a maior parte do nosso planeta. O desenho abaixo é uma representação:


( ) Da Lua

( ) Do Sol

( ) Da Terra

DATA 20/ 11 /2020  (6ª Feira)                       1º ANO        

           FERIADO : DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA