domingo, 22 de novembro de 2020

Semana 16 - de 23/11 a 27/11 - 9o ano EJA

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 23


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Leitura e intepretação textual com descritores.
Objetivo: Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um mesmo tema; reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos  coesivos que contribuem para sua continuidade.


(SEED/PR) Leia os textos abaixo. 

Texto 1 
Brasil de Todos os Santos 
Brasil, meu Brasil de todos os Santos 
Descobrir a sua cara de espanto 
Descobrir o seu encanto em um segundo 
Um país que sonha ser o Novo Mundo 

Matas, praias, céu, diamante e chapadas 
Transamazônicas estradas te percorrem 
Feito rios de águas e florestas 
Transformando sua paisagem numa festa 
Nas suas avenidas todas coloridas 

Desfilam homens e mulheres 
[...] 

Disponível em: http://www.lyricstime.com/ Acesso em: 30/10/08. 


Texto 2 
Desmatamento 
Desde a ocupação portuguesa, o Brasil enfrenta queima de vegetação original e desmatamento  com o intuito de aumentar as áreas de cultivo e pastagens, bem como facilitar a ocupação  humana e, consequentemente, a especulação imobiliária. Estes procedimentos, ao longo dos  anos, levaram à extinção de várias espécies vegetais e animais, à erosão e à poluição do meio ambiente em geral. 

Disponível em: http//www.geocities.com/naturacia/desmatamento.html - Acesso em: 15/05/06. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Na comparação dos textos 1 e 2, pode-se afirmar que: 
A) A vida do homem é mais importante que a natureza. 
B) As nossas riquezas estão sendo bem tratadas ao longo dos anos. 
C) O Brasil é rico pela sua natureza, pelo seu povo. 
D) Os dois textos tratam do mesmo assunto – meio ambiente.


Leia os textos abaixo. 

Texto 01 
 Para que inserir as novas tecnologias no ambiente educacional? 
1. Aprimorar a qualidade da educação: proporcionando novos caminhos para o ensino e aprendizagem, além de novas metodologias, formando educadores e os ajudando a descobrir estratégias inovadoras para o aperfeiçoamento do processo educacional. 
2. Ajudar a elevar os índices de desenvolvimento da educação básica: para que, em 2022, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), oferecida nas escolas públicas brasileiras, alcance a meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC) de 6,0. 
3. Tornar as aulas mais atraentes e inovadoras: ampliando possibilidades para alunos e para professores e transformando a aprendizagem, tornando-a mais motivadora e significativa.
4. Contribuir para a diminuição das reprovações e da evasão escolar: auxiliando os alunos com facilidades ou dificuldades de aprendizagem através da educação personalizada, e despertando o interesse deles para os estudos. 
5. Aumentar a integração e o diálogo entre alunos e professores: incentivando a autoconfiança, afetividade, autonomia e socialização entre docentes e discentes. 
6. Auxiliar na melhoria do desempenho dos alunos: ampliando a sala de aula para fora 
do horário e do ambiente escolar, e melhorando, inclusive, a produtividade na lição de casa. 
7. Estimular alunos a aprenderem e a ensinarem: aumentando, também, o diálogo com   família, em casa, sobre os assuntos vistos em aula. 
8. Despertar a curiosidade e as novas descobertas: estimulando novas experiências através da cultura digital, construindo novas competências e contribuindo para o  desenvolvimento de crianças e adolescentes. 

Disponível em: <https://www.positivoteceduc.com.br/blos/motivos-para-usar-a-tecnologia-na-educacao> Acesso em: 26 set. 2019 


Texto 02 
As tecnologias de comunicação e informação na educação 
No post de hoje trouxemos quais os benefícios em utilizar as TICs na educação, como as  tecnologias podem ajudar no processo de educação dos alunos. 
Agiliza as atividades do dia a dia 
Os usos das ferramentas tecnológicas na escola agilizam as atividades desenvolvidas no dia  
a dia tanto pelos alunos, como pelos professores [...] 
Desperta a curiosidade 
Quando o conteúdo é passado de forma atraente, dinâmico, os alunos tende a ter um maior  interesse e buscam novas formas de resolver os problemas apresentados em sala de aula. Redução de papel 
A escola é o principal local onde ocorrem os maiores desperdícios de papel [...] Comunicação direta 
As tecnologias ajudam na construção de uma comunicação mais clara, direta e global.  

Disponível em: <https://blog.agendakidsdigital.com/tecnologia-na-escola/qu/> Acesso em: 26 set. 2019 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2. Com relação aos textos apresentados acima, pode-se afirmar que 
A) o texto I e o texto II abordam temáticas opostas. 
B) o texto I mostra o surgimento da tecnologia no ambiente educacional. 
C) o texto II mostra os motivos que levam os alunos a utilizarem a tecnologia na escola. 
D) os dois textos apresentam os benefícios da utilização da tecnologia na educação.


(CAED) Leia o texto abaixo. 

A mentira 
 João chegou em casa cansado e disse para sua mulher, Maria, que queria tomar um banho, jantar e ir direto para a cama. Maria lembrou a João que naquela noite eles tinham ficado de jantar na casa de Pedro e Luíza. João deu um tapa na testa [...] e declarou que, de maneira nenhuma, não iria jantar na casa de ninguém. Maria disse que o jantar estava marcado há uma semana e seria uma falta de consideração com Pedro e Luíza, que afinal eram seus amigos, deixar de ir. João reafirmou que não ia. Encarregou Maria de telefonar para Luíza e dar uma desculpa qualquer. Que marcassem o jantar para a noite seguinte. 
Maria telefonou para Luíza e disse que João chegara em casa muito abatido, até com um pouco de febre, e que ela achava melhor não tirá-lo de casa aquela noite. Luíza disse que era  
uma pena, que tinha preparado uma Blanquette de Veau que era uma beleza, mas que tudo bem. Importante é a saúde e é bom não facilitar. Marcaram o jantar para a noite seguinte, se João estivesse melhor. João tomou banho, jantou e foi se deitar. Maria ficou na sala vendo televisão. Ali pelas nove bateram na porta. Do quarto, João, que ainda não dormira, deu um gemido. Maria, que já estava de camisola, entrou no quarto para pegar seu robe de chambre.  João sugeriu que ela não abrisse a porta. Naquela hora só podia ser um chato. Ele teria que sair da cama. Que deixasse bater. Maria concordou. Não abriu a porta. 
Meia hora depois, tocou o telefone, acordando João. Maria atendeu. Era Luíza querendo saber o que tinha acontecido. 
 — Por quê? – perguntou Maria. 
 — Nós estivemos aí há pouco, batemos, batemos, e ninguém atendeu. 
— Vocês estiveram aqui? 
 — Para saber como estava o João. O Pedro disse que andou sentindo a mesma coisa há 25 
alguns dias e queria dar umas dicas. O que houve? 
— Nem te conto – contou Maria, pensando rapidamente. – O João deu uma piorada. Tentei chamar um médico e não consegui. Tivemos que ir a um hospital. 
— O quê? Então é grave. [...]. 

Fonte VERÍSSIMO. Luis Fernando. Festa de criança. São Paulo: Ática, 2000, p. 77. Fragmento. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

3. No trecho “— Nós estivemos há pouco...” (ℓ. 21), a palavra destacada retoma 
A) casa. 
B) hospital. 
C) quarto. 
D) sala.


4. No trecho “Que marcassem o jantar para a noite seguinte. ” (ℓ. 8-9), a expressão em destaque dá ideia de 
A) causa.  
B) lugar. 
C) modo. 
D) tempo.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:  


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) O professor de Matemática do 6º ano colocou no quadro algumas expressões numéricas e o nome dos alunos que deveriam resolvê-las. 
CAIO              100 – 64 – 26 + 88 
THEO             82 + 7 x 11 
FERNANDO  93 – 48  :  6
LUCCA          64 – 2 x 27 

a) Quem obteve o maior e o menor valor ?  


2) Observe o caminho que Pedro utiliza para ir e voltar da escola. 

Considerando a ida e a volta, quantos quilômetros Pedro percorre durante os 5 dias de aula de uma semana? 

A) 60 km     B) 0,6 km   C) 6 km  D) 3 km 


3) Observe a reta a seguir, na qual as letras representam números inteiros. Dada a sequência ( 3; 4; - 2; - 4 ), assinale a sequência de letras correspondente:
a) B, C, G, E           b) B, C, F, H         c) C, B, F, H     d) C, B, G, E
 

4) Bianca e suas amigas saíram para comer uma pizza. Depois de 20 minutos de conversa elas já haviam comido 50 % da pizza. Qual fração abaixo representa o total da pizza que elas já comeram?                                           


5) Dois sacos de ração alimentam 6 galinhas por semana. Sabendo que se trata de uma situação de proporcionalidade direta, os valores que preenchem corretamente as lacunas na tabela são respectivamente: 

Número de sacos (x)

2

3

5

7

?

Número de galinhas (y)

6

?

15

21

33



Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Vande - 19 99440-5318.



Terça-feira, dia 24


Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Ásia


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

A Ásia é o maior dos continentes terrestres, localizada totalmente no hemisfério oriental, em maior parte no hemisfério setentrional e com uma pequena porção de terras no hemisfério austral. Existem, ao todo, 50 países asiáticos.
Além de possuir a maior área territorial (com 44.579.000 km²), abriga também a maior parte da população do planeta, com muitas de suas regiões alcançando as mais elevadas densidades demográficas já registradas. Se o continente asiático corresponde a um terço das terras emersas do planeta, seus habitantes correspondem a 61% da população mundial, com cerca de 4,299 bilhões de pessoas.
O país mais populoso do mundo atualmente se encontra na Ásia: a China, com aproximadamente 1 bilhão e 400 milhões de habitantes. No entanto, em alguns anos, ela deverá perder esse posto para a Índia (atual segunda colocada com 1 bilhão e 250 milhões de pessoas), que também se encontra no continente asiático.
A Ásia é, sem dúvidas, o continente dos extremos. Além da maior área e população, o continente também apresenta o maior país do mundo (a Rússia, com 17 milhões de km²), o ponto mais alto do mundo (o Everest, com 8.848 metros acima do nível do mar) e a depressão absoluta mais profunda (o Mar Morto, com 427 metros abaixo do nível do mar).
O relevo da Ásia abriga todas as formas existentes. As cadeias de montanhas que se destacam são a Cordilheira do Himalaia, ao sul da China; os Montes Urais, que se estendem no sentido norte-sul e separam a Ásia da Europa no território da Rússia; e as montanhas localizadas na região do Cáucaso. Os planaltos asiáticos, próximos às cadeias montanhosas, formam as regiões com as maiores altitudes médias do planeta, tornando a ocupação humana praticamente impossível nesses espaços em função das baixas temperaturas. Há também algumas zonas de planícies, com ótimos solos para agricultura, e que, por isso, contam com grandes contingentes populacionais.
Há também no continente asiático uma grande diversidade atmosférica, com dez tipos climáticos diferenciados: Equatorial, Mediterrâneo, Tropical Úmido, Tropical, Subtropical, Semiárido, Desértico, Frio, Frio de Montanha e Polar. Uma expressão climática característica também de uma parte do continente é a zona das Monções, com duas grandes estações – uma muito seca e outra muito chuvosa – que se manifestam em função das diferenças de pressão atmosférica ao longo do ano.
Os dois principais blocos econômicos da Ásia são a CEI (Comunidade dos Estados Independentes) e a APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), sendo que esse último também conta com países das Américas. A CEI, na verdade, é composta por quase todos os países que faziam parte da extinta União Soviética, que, em face da constituição do socialismo, estão extremamente interligados estrutural e economicamente.
É na Ásia também que se encontram três dos cinco países que compõem os BRICS, como Rússia, China e Índia. Esses países são considerados como os de economia emergente, com grandes potenciais de crescimento. Outros países asiáticos que se encaixam nesse perfil são a Indonésia e a Coreia do Sul. A maior potência econômica da Ásia é a China, e o país que apresenta os melhores índices de desenvolvimento é o Japão.


Mapa temático do continente asiático


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
 
1. Por quantos países é composto o continente asiático?
___________________________
 

2. O que significa a sigla CEI?

___________________________
 

3. O que significa a sigla APEC?

___________________________
 

4. Qual é o maior país da Ásia?
___________________________
 
 
5. Assinale falso (F) ou verdadeiro (V) nas alternativas abaixo, sobre o continente asiático.
(     ) É o segundo maior continente do mundo em área.
(     ) É o continente mais populoso do  mundo.
(     ) Abriga as maiores altitudes do pla¬neta.
(     ) Possui o maior deserto do mundo.
(     ) Mais de 50% da população mundial vivem nesse continente.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Rosinei - 17 98826-1065.



História__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES EM ATRASO


Prezados alunos,

Devido ao atraso ou não entrega de algumas atividades, por parte de alguns alunos, nesta semana oportunizarei que coloquem as entregas em dia, através de uma atividade revisional. Peço que todos respondam e enviem fotos com nome completo e série.

A foto precisa estar legível pois farei a impressão para documentar a entrega desta atividade.

Leia o texto e responda as questões propostas.

República? De quem? Para quem?
Em 15 de novembro de 1889, um projeto que uniu os militares e parte da elite, principalmente a de importantes centros econômicos do período, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, proclamou a República no Brasil. Esses grupos acreditavam que a Monarquia era um obstáculo para a modernização do país e que o regime republicano garantiria maior liberdade econômica e possibilidade de intervenção política.
No início do período republicano, a participação popular na política era restrita. O voto era aberto e permitido somente a homens alfabetizados maiores de 21 anos ( o que significava 3% dos 30 milhões de habitantes que então viviam no país). Além disso, havia uma série de mecanismos que manipulava as eleições, garantindo ao mesmo grupo que sempre se mantivesse no poder.
O projeto de modernização do Brasil incluiu a repressão e a proibição de manifestações culturais populares, como a batucada e a proibição de manifestações culturais populares, como a batucada e a capoeira, consideradas “ atrasadas” e “ inferiores” pelas elites. A falta de correspondência entre os anseios e as necessidades da população pobre e os projetos das elites ficou evidente por meio das revoltas e movimentos que eclodiram no período.

LUCAS, Kadine Teixeira. e Martins, Ana Paula. Caminhas e Transformar História. 1ª ed. São Paulo: FTD, 1996.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) O que significa dizer que no dia 15 de Novembro de 1889 o Brasil se tornou um República?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2) A população foi participativa na instauração da República no Brasil?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3) Por que houveram várias Revoltar Populares no período Republicano? Cite e explique uma Revolta estudada.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Lívia - 19 99652-6587.



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.


TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):


PAUTA: Ginástica para o condicionamento físico. 

Refletindo sobre as ginásticas para o Condicionamento Físico:
Nas aulas anteriores vimos que a cultura e o meio no qual estamos inseridos, tem fortes influências nas práticas corporais que fazemos e no nosso jeito de ser e agir no mundo. Vimos também que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um bem estar físico, mental e social, e ainda vimos que há diferença entre atividade física e exercício físico. Hoje trataremos de um tema importante para pensarmos de como nossas práticas corporais e nosso corpo vem sendo tratado. Atualmente uma prática corporal que vem ganhando força, cada vez mais adeptos, e muito difundida e confundida com a própria Educação Física, são as ginásticas para o condicionamento físico. Já ouviu falar? Vamos lá.

Aqui temos alguns exercícios que buscam desenvolver a força muscular, resistência cardiovascular, resistência muscular. Antes de executá-los, procure um lugar adequado e seguro para a prática. Faremos um alongamento preparando o nosso corpo para os próximos exercícios. Os alongamentos ajudam a manter e aumentar a flexibilidade dos nossos músculos. Abaixo, siga os movimentos da imagem, a seta indica a direção na qual o movimento deve seguir. Mantenham a posição do alongamento por aproximadamente 20 segundos.



Agora que pensamos e refletimos sobre a ginástica para o condicionamento físico e suas principais características, vamos praticar:

Assista o vídeo e vamos treinar.





Link: https://forms.gle/ETkpqhvgF2NqcRXP7

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Pedro - 19 99317-0044.

Quarta-feira, dia 25


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
  Leitura e interpretação textual com descritores
Objetivo: Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos  coesivos que contribuem para sua continuidade.


(CAED) Leia o texto abaixo. 

Humor de adolescência 
 A convivência com os adolescentes é cheia de surpresas, pois esse ser mutante e complexo apresenta constantes alterações de humor. [...] São seres indecisos e carentes, mas também são rebeldes e defensivos. 
 A adolescência é uma fase que deixa marcas por toda uma vida. Nessa fase descobre se a sexualidade, o desejo de ser independente, a ousadia de experimentar o diferente e, entre outras coisas, descobre-se também a beleza da liberdade e o valor do respeito.  A escola é, certamente, um dos locais em que as descobertas da adolescência ganham maior evidência, pois é ali que adolescentes relacionam-se com outros adolescentes, trocando experiências e medos. 
 Os comportamentos dos adolescentes, tais como rebeldia, humor alterado, arrogância e outros podem até ser explicados pela frequente metamorfose física e mental decorrente dessa fase, porém, é preciso que o adolescente aprenda a respeitar os limites. E por mais difícil que seja, professores, pais e amigos precisam lidar com essa complexa fase da vida.  A compreensão é, sem dúvida, fundamental, pois o adolescente necessita sentir-se num ambiente amigável e confiável para assim agir de forma natural, espontânea e sensata. [...] Quando há essa resistência em relacionar-se com respeito, surgem os maiores problemas, pois os adolescentes partem para as provocações, rebeldia exagerada, descontrole e desprezo por tudo que possa contrariá-los. Nenhuma relação suporta o desrespeito contínuo, e, quando se trata de adolescente, os adultos – pais e educadores – podem encontrar grandes e verdadeiros conflitos de relacionamento pela frente. 
 Apesar de não haver uma receita pronta, cabe aos adultos a tarefa de educarem os mais jovens, mostrando o valor do respeito, da liberdade e da confiança, lembrando que o melhor  exemplo deve ser a própria conduta do adulto. 

Disponível em: <http://eaprender.ig.com.br/liquid.asp?RegSel=24&Pagina=1#materia>. Acesso em: 20 abr. 2011. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

5. No trecho “... e desprezo por tudo que possa contrariá-los.” (ℓ. 21), a palavra destacada substitui A) adolescentes. 
B) adultos. 
C) educadores. 
D) pais.


6. (SEED/PR) Leia o texto abaixo. 

 “Ainda que eu falasse a língua dos homens. 
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria. 
É só o amor, é só o amor. 
Que conhece o que é verdade. 
O amor é bom, não quer o mal. 
Não sente inveja ou se envaidece. ” 

Disponível em: http://vagalume.uol.com.br/legiao-urbana/monte-castelo.html - Acesso em: 21/05/2008. QUESTÃO 03 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Nesse texto, a expressão “se envaidece”, (l. 6) refere-se 
A) ao amor. 
B) ao mal. 
C) aos anjos. 
D) aos homens.


Leia o texto abaixo para responder ao que se peder:

Assaltos insólitos 
Assalto não tem graça nenhuma, mas alguns, contados depois, até que são engraçados. É igual a certos incidentes de viagem, que, quando acontecem, deixam a gente aborrecidíssimo, mas depois, narrados aos amigos num jantar, passam a ter sabor de anedota. 
Uma vez me contaram de um cidadão que foi assaltado em sua casa. Até aí, nada demais. Tem gente que é assaltada na rua, no ônibus, no escritório, até dentro de igrejas e hospitais, mas muitos o são na própria casa. O que não diminui o desconforto da situação. 
Pois lá estava o dito-cujo em sua casa, mas vestido em roupa de trabalho, pois resolvera dar uma pintura na garagem e na cozinha. As crianças haviam saído com a mulher para fazer compras e o marido se entregava a essa terapêutica atividade, quando, da garagem, vê adentrar pelo jardim dois indivíduos suspeitos. 
Mal teve tempo de tomar uma atitude e já ouvia: 
— É um assalto, fica quieto senão leva chumbo. 
Ele já se preparava para toda sorte de tragédias quando um dos ladrões pergunta: 
— Cadê o patrão? 
Num rasgo de criatividade, respondeu: 
— Saiu, foi com a família ao mercado, mas já volta. 
— Então vamos lá dentro, mostre tudo. 
Fingindo-se, então, de empregado de si mesmo, e ao mesmo tempo para livrar sua cara, começou a dizer: 
— Se quiserem levar, podem levar tudo, estou me lixando, não gosto desse patrão. Paga mal, é um pão-duro. Por que não levam aquele rádio ali? Olha, se eu fosse vocês, levava aquele som também. Na cozinha tem uma batedeira ótima da patroa. Não querem uns discos? Dinheiro não tem, pois ouvi dizerem que botam tudo no banco, mas ali dentro do armário tem uma porção de caixas de bombons, que o patrão é tarado por bombom. 
Os ladrões recolheram tudo o que o falso empregado indicou e saíram apressados. Daí a pouco chegavam a mulher e os filhos. Sentado na sala, o marido ria, ria, tanto nervoso quanto aliviado do próprio assalto que ajudara a fazer contra si mesmo.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

7. No trecho: “... o marido se entregava a essa terapêutica atividade...” (l. 11), a expressão destacada  refere-se 
A) à entrada de dois indivíduos suspeitos. 
B) à pintura na garagem e na cozinha. 
C) ao desconforto de ser assaltado. 
D) ao fato de as crianças terem saído com a mulher. 


(SEED/PR) Leia o texto abaixo. 

Os bichinhos e a depressão 
 Alguns podem achar que a depressão é uma doença típica de seres humanos, e que os bichinhos de estimação não apresentam “estas frescuras”. Mas tome cuidado, se o seu animalzinho estiver meio triste ou abatido. Podem ser os primeiros sintomas da doença. “Ela pode chegar após mudanças na rotina familiar. Como a chegada de um bebê”, conta a médica veterinária Andréa Karpen. Muitas visitas em sua casa também podem ser a causa da “tristeza”, que “acontece bastante”. “Essas situações podem estressar os bichinhos”, admite a médica. 

Fonte: Caderno Findi. Diário dos Campos. 16/09/2007. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

8. No trecho “Essas situações podem estressar os bichinhos”, (l. 6) a expressão destacada refere-se A) à tristeza e ao abatimento dos animais. 
B) às “frescuras” dos animais, que fingem estar doentes. 
C) às mudanças na rotina familiar e muitas visitas. 
D) aos seres humanos, que maltratam os animais


Leia a tirinha abaixo para responder à questão:
 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

9. Nesse texto, qual trecho expressa a ideia de tempo? 
A) “Você vai comer tudo isso...”. 
B) “... antes de ir pra cama?”. 
C) “Assim vai ter pesadelos,...”. 
D) “Por mim tudo bem...”. 


(CAED) Leia o texto abaixo. 

Para leitor, não há motivo para impedir uso de bermuda no trabalho 
 Vi uma reportagem nessa semana sobre um cidadão que foi trabalhar de saia no Rio de Janeiro porque no trabalho dele não é permitido para homens o uso de bermuda, e ele não estava mais aguentando o calor no escritório. [...] 
 O fato de a maioria das empresas brasileiras obrigarem os funcionários a usar calça é no 
mínimo ilógico. Somos um país tropical que importou os costumes de vestimenta oriundos de países europeus, de clima temperado. [...] 
 Como seria bom se mais empresários brasileiros tivessem a coragem de começar a mudar esse panorama e desenvolver uma cultura “made in Brazil”. Só vejo benefícios nisso: 
1) É mais confortável para os funcionários, [...]. 
2) É mais barato para as empresas, pois poderiam ajustar os equipamentos de ar condicionado cerca de 2°C ou 3°C mais quente. Para um prédio grande, isso é uma economia de algumas centenas ou milhares de reais por mês. 
Lembrando que não usar calça não significa andar esculhambado. É muito possível usar bermuda e camisa e estar alinhado. [...] 

Oliver Abreu Küffner. Alemanha) 
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/. Acesso em: 31 jan 2014. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

10. Nesse texto, no trecho “Vi uma reportagem nessa semana...” (ℓ. 1), a expressão destacada indica uma ideia de 
A) causa. 
B) intensidade.  
C) modo. 
D) tempo.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Grandezas Proporcionais


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) Complete o quadro para que as grandezas  A e B fiquem diretamente proporcionais.

A

15000

30000

 

1500

B

150

 

600

 



2) Em um estacionamento, o espaço ocupado por uma moto está para o espaço ocupado por um automóvel na razão de 2 para 3. Quantas motos ocuparão o espaço de 10 automóveis?

Motos

3

 

9

 

Carros

2

4

 

10



3) Conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em dezembro de 2015, para cada 100 brasileiros havia 24 automóveis. Quantos automóveis há para 1700 pessoas?

Brasileiros

100

 

 

 

Automóveis

24

48

120

408



4) Ricardo tem um coelho e, para alimentá-lo, compra um pacote de ração que dura 20 dias. Se ele tivesse 5 coelhos, em quantos dias esse pacote de ração seria consumido, mantendo -se a mesma quantidade de ração para cada coelho?

Coelhos

1

2

 

5

Dias para consumir

20

 

5

 


5) Um artesão demorou 60 dias para pintar uma coleção de vasos, todos iguais, fazendo 12 peças por dia. Quantos dias ele teria levado para pintar a mesma coleção se pintasse 6 peças por dia?

Dias

60

 

 

 

Peças por dia

12

24

2

6



Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Vande - 19 99440-5318 .


Quinta-feira, dia 26


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Consequências do uso do cigarro

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Efeitos à saúde
Fumar pode causar problemas respiratórios. Os fumantes contraem mais resfriados e problemas das vias aéreas superiores. 
Fumar causa doença cardíaca.
O cigarro é a causa mais comum de câncer de pulmão.

Também é a principal causa de câncer de boca, garganta, bexiga e rim.

O fumo livre de fumaça (rapé, fumo de mascar) pode causar câncer de boca, perda de dentes e outros problemas de saúde.
• O cigarro afeta o desenvolvimento do corpo.
• Há mais de 4.700 substâncias tóxicas na fumaça do cigarro.
• O cigarro contém nicotina, uma substância nociva, poderosa, que causa dependência. 
• O cigarro é uma das principais causas de morte que pode ser evitada em nosso país.

Mais de 200 mil pessoas morrem de causas relacionadas ao cigarro, por ano, no Brasil.
A maioria delas começou a fumar antes dos 18 anos.

Fatos relacionados ao cigarro

• No Brasil, a venda de produtos à base de tabaco, para menores de 18 anos, é proibida.

• Se você fumar, os venenos contidos no cigarro podem afetar a sua aparência, pois o fumo:
- resseca a pele e causa rugas;
- amarela os dentes e causa mau hálito;
- o cigarro causa dificuldade respiratória e tontura;
- mastigar fumo causa desidratação;
- pode ser difícil praticar esportes se você fuma.

• O fumo coloca em risco a saúde das pessoas que não fumam, mas que estão em lugares onde há fumantes: os chamados fumantes passivos.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Fumar pode causar problemas __________________. 


2- No cigarro, encontramos mais de 4.700 substâncias ______________.


3- Os venenos contidos no cigarro podem afetar sua ________________, pois resseca a pele e causa rugas.


4- A ________________ é uma substância nociva encontrada no cigarro.


5- Se uma pessoa não fuma, mas convive com quem fuma, ela também pode sofrer as consequências do cigarro. É o chamado fumante ______________.


6- O fumo de mascar causa, entre outras doenças, câncer de ____________.


7- Quando você fuma, você pode ter dificuldades para praticar ______________.


8- O cigarro causa estreitamento nos vasos sanguíneos e por isso surgem doenças ________________.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Franco - 19 98921-4366.



Inglês__Estimativa: 1h de estudo

9o A - Professora Deise


PAUTA:
 Classifique as comidas e as bebidas na tabela abaixo de acordo com a sua preferência.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Leia os textos e complete as tabelas abaixo com os nomes das comidas e bebidas que cada um dos personagens gostam e/ou não gostam.



Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Deise - 19 98715-6564.




9o B - Professora Elizabeth


PAUTA: numbers.


Link: https://forms.gle/B7D7LRtZb3zAUYyN9

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.






NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. Six X ____________ = eighteen 
(  ) Three
(  ) Twelve
(  ) Nine

2. __________ + four = five 
(  ) One
(  ) Three
(  ) Two

3. Nine + seven = ___________ 
(  ) Seventeen
(  ) Fourteen
(  ) Sixteen

4. ___________ - two = nine
(  ) Eleven
(  ) Ten
(  ) Twelve

5. Seventeen – four = ____________ 
(  ) Fifteen
(  ) Thirteen
(  ) Fourteen

6. __________ + five = seventeen
(  ) Eleven
(  ) Twelve
(  ) Ten

7. ________ X three = fifteen 
(  ) Seven
(  ) Two
(  ) Five

8. Nine + eleven = ___________ *
(  ) Twenty-one
(  ) Twenty
(  ) Eighteen

9. Eight X __________ = Eighty 
(  ) Ten
(  ) Nine
(  ) Five

10. Twenty-five - ____________ = eight 
(  ) Nineteen
(  ) Seventeen
(  ) Eighteen



Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Elizabeth - 19 98183-4330.



Arte__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 Elementos do teatro


Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística (cinema, programa, teatro ou vídeo) e o figurinista é o profissional que idealiza ou cria o figurino. É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Agora que você seu roteiro teatral (história que continuou) desenhe o figurino dos personagens. Observe alguns exemplos para criar seus personagens de acordo com a sua história.






Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Natália - 19 99747-3440.


Sexta-feira, dia 27


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 Leitura e interpretação textual com descritores.
Objetivo: Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios.


(SEED/PR) Leia o texto abaixo. 

O leão, o burro e o rato 
 Um leão, um burro e um rato voltavam, afinal, da caçada que haviam empreendido juntos e colocaram numa clareira tudo que tinham caçado: dois veados, algumas perdizes, três tatus, uma paca e muita caça menor. O leão sentou-se num tronco e, com voz tonitruante que procurava inutilmente suavizar, berrou: 
 — Bem, agora que terminamos um magnífico dia de trabalho, descansemos aqui,  
camaradas, para a justa partilha do nosso esforço conjunto. Compadre burro, por favor, você, que é o mais sábio de nós três, com licença do compadre rato, você, compadre burro, vai fazer a partilha desta caça em três partes absolutamente iguais. Vamos, compadre rato, até o rio, beber um pouco de água, deixando nosso grande amigo burro em paz para deliberar. 
 Os dois se afastaram, foram até o rio, beberam água e ficaram um tempo. Voltaram e  
verificaram que o burro tinha feito um trabalho extremamente meticuloso, dividindo a caça em três partes absolutamente iguais. Assim que viu os dois voltando, o burro perguntou ao leão: 
 — Pronto, compadre leão, aí está: que acha da partilha? 
 O leão não disse uma palavra. Deu uma violenta patada na nuca do burro, prostrando-o no chão, morto. 
 Sorrindo, o leão voltou-se para o rato e disse: 
 — Compadre rato, lamento muito, mas tenho a impressão de que concorda em que não podíamos suportar a presença de tamanha inaptidão e burrice. Desculpe eu ter perdido a paciência, mas não havia outra coisa a fazer. Há muito que eu não suportava 
mais o compadre burro. Me faça um favor agora - divida você o bolo da caça, incluindo, por favor, o corpo do compadre burro. Vou até o rio, novamente, deixando-lhe calma para uma deliberação sensata. 
 Mal o leão se afastou, o rato não teve a menor dúvida. Dividiu o monte de caça em dois: de um lado, toda a caça, inclusive o corpo do burro. Do outro apenas um ratinho 
cinza morto por acaso. O leão ainda não tinha chegado ao rio, quando o rato chamou:  — Compadre leão, está pronta a partilha! 
 O leão, vendo a caça dividida de maneira tão justa, não pôde deixar de cumprimentar o rato: 
 — Maravilhoso, meu caro compadre, maravilhoso! Como você chegou tão depressa 
a uma partilha tão certa? 
 E o rato respondeu: 
 — Muito simples. Estabeleci uma relação matemática entre seu tamanho e o meu - é claro que você precisa comer muito mais. Tracei uma comparação entre a sua força e a minha - é claro que você precisa de muito maior volume de alimentação do que eu. 
Comparei, ponderadamente, sua posição na floresta com a minha - e, evidentemente, a partilha só podia ser esta. Além do que, sou um intelectual, sou todo espírito!  — Inacreditável, inacreditável! Que compreensão! Que argúcia! - exclamou o leão, realmente admirado.  
 — Olha, juro que nunca tinha notado, em você, essa cultura. Como você escondeu isso o tempo todo, e quem lhe ensinou tanta sabedoria? 
 — Na verdade, leão, eu nunca soube nada. Se me perdoa um elogio fúnebre, se não se ofende, acabei de aprender tudo agora mesmo, com o burro morto. 

Millôr Fernandes 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

11. Nesse texto, no trecho “Comparei, ponderadamente...” (l. 36), a palavra destacada indica 
A) modo. 
B) causa. 
C) condição. 
D) intensidade. 


Leia o texto abaixo. 

O silêncio do rouxinol 
Na época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança. 
Certo dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu. 
Desesperado, o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio. 
O rouxinol disse a Salomão: 
— Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me dizer:  
“Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. 
Então, decidi me calar.  
Salomão traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe devolveu a liberdade. 

CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

12. No trecho: “Então, decidi me calar” (l. 19), o uso da palavra destacada estabelece uma relação de 
A) adição.  
B) conclusão.  
C) condição. 
D) contradição. 


(SEED/PR) Leia o texto abaixo. 

Recebi uma correspondência muito interessante de uma leitora que é mãe de uma menina de cinco anos. Ela conta que saiu com o marido para uma compra aparentemente simples: uma sandália para a filha usar no verão. O que parecia fácil, porém tornou-se motivo de receio, indignação e reflexão.  
[...] Existem sandálias com salto plataforma, com salto anabela, com saltinho e com saltão. Mas sandálias para a menina correr, pular e virar cambalhota, saltar, nada! Ou seja, é difícil encontrar sandália para criança, porque agora a menina tem que se vestir como mulher. 

Fonte: Adaptação: SAYÃO, Rosely. Folha de São Paulo, São Paulo, 29 nov. 2001. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

13. Nesse texto, os termos em negrito indicam 
A) consequência, finalidade, oposição. 
B) explicação, oposição, consequência. 
C) Oposição, explicação, finalidade. 
D) Oposição, explicação, conclusão. 


Leia o texto abaixo. 

Redes sociais: interação ou isolamento? 
“As redes sociais aproximam quem está longe e distanciam quem está perto”. A frase de Márcia Araújo, estudante de produção audiovisual das Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM), resume uma discussão comum em tempos de relações sociais mantidas com a ajuda da internet ou do celular. Certo dia, ela passava por uma rua e viu um amigo do outro lado da calçada. “Não tive vontade de atravessar e falar com ele pessoalmente”, conta Márcia, que atribui à falta de tempo o gesto de usar o telefone quando poderia ter simplesmente ido falar “ao vivo” com o colega. 
Quase tudo na vida de Márcia é resolvido com ajuda da internet. “Não faço mais compras no mercado, só pela internet, porque meu tempo é curto. Quando chego em casa não tenho ânimo para sair ou buscar qualquer tipo de diversão”, diz a estudante. A psicóloga Agata Matei Rohling diz que a internet traz uma incapacidade de se comunicar e se aprofundar, a atenção das pessoas fica reduzida. Segundo ela, existe o agravante de que as crianças estão perdendo a alegria de brincar de bola com os amiguinhos do prédio ou da rua, para jogar videogames e se comunicar com os amigos pelo skype. [...] As redes sociais não atingem somente as crianças e os adolescentes – esta ferramenta poderosa tem atraído idades variadas. [...] Na questão profissional, existem redes sociais voltadas para esses interesses, possibilitando a integração de quem busca novas oportunidades no mercado de trabalho. 
“As redes sociais aproximam milhares de pessoas que sem este recurso não teriam qualquer possibilidade de ‘convivência’. Mas isso ocorre apenas de forma virtual e superficial sem comprometimento afetivo”, diz o Prof. Dr. PhD Michel Batlouni, cardiologista do Instituto  
Dante Pazzanese de Cardiologia, que também usa a comunicação à distância no dia a dia. 

Disponível em: < http://fiamfaam.br/momento/?pg=leitura&id=4015&cat=> Acesso em: 26 set. 2019 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

14. As palavras destacadas no texto: “Não; Porque; Mas; E, exprimem uma ideia de:
A) afirmação, adição, oposição, conformidade. 
B) negação, causa, adição, consequência. 
C) negação, condição, oposição, afirmação. 
D) negação, explicação, oposição, adição.  


Leia o texto abaixo. 

Beleza 
A beleza está nos olhos da dona Maria Francisca. Há alguns dias ela não estava tão bela.  Deitada na maca, com suplemento de oxigênio em suas narinas, sua fala ainda cansada e intercortada, buscava me deixar feliz dizendo que estava melhorando. Mesmo no seu pior dia, olhava-me com seus marejados e dizia: só um pouco de falta de ar. Em pôr preceitos que  
ultrapassam qualquer lógica natural da vida, ela melhorou. Respirava agora por conta própria.  5
Enchia o peito e agora dizia com fôlego: estou ótima, graças ao senhor e a Deus! Mais belas que sua face agora corada estavam naquele momento as lágrimas que desciam de seus olhos. Mais belas estavam sua fé e força de vontade. Minha função foi cumprida, mas meu esforço foi recompensado. Não há beleza maior que a gratidão mais sincera. 
 
Disponível em: https://cronicassimples.wordpress.com/Acesso em: 21 set. 2019 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

15. No trecho “Há alguns dias ela não estava tão bela.” (ℓ. 1), a palavra destacada indica uma ideia de  

A) dúvida.  
B) intensidade. 
C) modo. 
D) negação.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1) O piso de uma cozinha foi revestido de ladrilhos brancos e pretos, conforme a figura. Cada ladrilho branco custou R$ 2,00 e cada ladrilho preto custou R$ 3,00. Quanto foi gasto na compra dos ladrilhos? 
 
(A) R$ 126,00
(B) R$ 144,00
(C) R$ 174,00
(D) R$ 177,00


2) Daniela quer cercar o terreno representado pela figura. Nessa figura dois lados consecutivos são sempre perpendiculares e as medidas de alguns lados estão indicadas em metros.Quantos metros de cerca Daniela terá que comprar?


              (A)14    (B) 280    (C) 320   (D) 1 800    (E) 4 800   
 

3) Marina, ao comprar uma blusa de R$ 17,00, enganou-se deu ao vendedor uma nota de R$10,00 e outra  de R$ 50,00. O vendedor, distraído, deu o troco como se Marina lhe tivesse dado duas notas de R$ 10,00. Qual foi o prejuízo de Maria?

      (A) R$ 13,00    (B) R$ 37,00   (C) R$ 40,00  (D) R$ 47,00    (E) R$ 50,0


4)    O  número de consultas mensais realizadas em 2006 por um posto de saúde está representado no gráfico abaixo. Em quantos meses foram realizadas mais de 1200 consultas?
A)( )5      B)( )6      C)( )7           D)( )8        E)( )9 
      

5) A figura mostra um quadrado dividido em 16 quadradinhos iguais. A área em preto corresponde a que fração da área do quadrado que fração da área do quadrado? 

Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Vande - 19 99440-5318,





----------------

9o ano__________


Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!