domingo, 22 de novembro de 2020

Semana 16 - de 23/11 a 27/11 - 8o ano EJA

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 23


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Leitura e interpretação de textos com descritores. 
Objetivo: o aluno deverá ser capaz de compreender o sentido do texto, bem como reconhecer elementos coesivos.

Leia a fábula para responder as questões 1 e 2:

O asno e a carga de sal
Um asno carregado de sal atravessava um rio. Um passo em falso e ei-lo dentro da água. O sal então derreteu e o asno se levantou mais leve. Ficou todo feliz. Um poucodepois, estando carregado de esponja às margens do mesmo rio, pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas. O que aconteceu? 
As esponjas ficaram encharcadas e, impossibilitado de se erguer, o asno morreu afogado.
Algumas pessoas são vítimas de suas próprias artimanhas.

Fonte: Esopo. Fábulas. Porto Alegre: L&M Pocket, 1997, p. 139-140.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Na expressão retirada do texto, “... pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas...”, a expressão em negrito pode significar também:
a) Casualmente
b) Intencionalmente.
c) Coincidentemente.
d) Proporcionalmente.


2. As ações do Asno dão ideia de:
a) Certeza.
b) Fraqueza.
c) Estranheza.
d) Esperteza.


Leia o texto abaixo para responder à questão 3:

O Brasil no Pólo Sul
Foi no verão de 1982 para 1983 que os brasileiros fizeram as primeiras pesquisas
científicas na Antártica. Por lá, a temperatura no verão é mais amena: em média zero grau centígrado.
Os brasileiros viajaram nos navios oceanográficos Barão de Teffé, da Marinha, e
Professor W. Besnard, da Universidade de São Paulo. Era o início do Proantar (Programa Antártico Brasileiro). No verão seguinte, começou a funcionar a Estação Antártica Comandante Ferraz, que abriga os pesquisadores brasileiros no continente gelado.
Localizada na ilha Rei George, no arquipélago Shetland do Sul, ela funciona até
hoje quase como se fosse uma cidadezinha. Existem alojamentos, laboratórios, sala de estar, cozinha, ginásio de esportes, biblioteca, sala de comunicações e lugar para pouso de helicóptero.

Fonte: Almanaque Recreio - São Paulo: Editora Abril, 2003 – p.151.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

3.  No trecho: “No verão seguinte, começou a funcionar a Estação Antártica Comandante Ferraz”, a palavra destacada indica:
a) As quatro estações do ano.
b) O local que abriga os pesquisadores.
c) A próxima parada do metrô.
d) O inverno no Pólo Sul.


4. No ditado popular “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”, as
palavras destacadas são ideia de:
a) Lugar.
b) Tempo.
c) Intensidade.
d) Adversidade.


Leia a fábula abaixo:

O Galo e a Raposa
No meio dos galhos de uma árvore bem alta, um galo estava empoleirado e cantava a todo volume. Sua voz esganiçada ecoava na floresta. Ouvindo aquele som tão conhecido, uma raposa que estava caçando se aproximou da árvore. Ao ver o galo lá no alto, a raposa começou a imaginar algum jeito de fazer o outro descer. Com a voz mais boazinha do mundo, cumprimentou o galo dizendo:
- Ó meu querido primo, por acaso você ficou sabendo da proclamação de paz e harmonia universal entre todos os tipos de bichos da terra, da água e do ar? Acabou essa história de ficar tentando agarrar os outros para come-los. Agora vai ser tudo na base do amor e da amizade. Desça para a gente conversar com calma sobre as grandes novidades!
 O galo, que sabia que não dava para acreditar em nada do que a raposa dizia, fingiu que estava vendo uma coisa lá longe. Curiosa, a raposa quis saber o que ele estava olhando com ar tão preocupado.
- Bem, disse o galo -, acho que estou vendo uma matilha de cães ali adiante.
- Nesse caso é melhor eu ir embora – disse a raposa.
- O que é isso, prima? – disse o galo. - Por favor, não vá ainda! Já estou descendo! Não vá me dizer que está com medo dos cachorros neste tempo de paz?!
- Não, não é medo – disse a raposa -, mas... e se eles ainda não estiverem sabendo da proclamação?
Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas.

Fonte: Fábulas de Esopo. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1999. p.22.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

5. A intenção do galo ao falar que estava vendo uma matilha foi de:
a) Ludibriar a raposa para salvar sua vida.
b) Aguçar a curiosidade da raposa.
c) Mostrar que lá do alto ele podia ver mais que a raposa.
d) Avisar que estavam chegando animais para a proclamação da paz.


Leia o poema:

O Pato
Vinícius de Moraes/Toquinho
 
Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
La vem o Pato
Para ver o que é que há.
O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
 Caiu no poço
 Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela.
 
Fonte: http://www.revista.agulha.nom.br/vmi10.html


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

6. O motivo do pato ir para panela, foi:
a) Travessura.
b) Cautela.
c) Insegurança.
d) Confiança.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:  Atividade de Avaliação de Conteúdos

Nesta semana, estou enviando 10 exercícios que deverão ser feitos através do formulário ou entregues na escola entre os dias 23 a 27 de novembro para verificação das dificuldades e planejamento do ano letivo de 2021.

AVALIAÇÃO FINAL DE CONTEÚDOS

 

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1 - Dona Lourdes estava com saldo positivo de R$500,00. Durante os quatro primeiro dias do mês de junho, ela fez a seguinte movimentação:

• primeiro dia: depositou R$ 150,00                   

• segundo dia: retirou R$ 250,00

• terceiro dia: retirou R$ 600,00                          

• quarto dia: depositou R$ 100,00

Faça os cálculos necessários e determine qual é o saldo final da dona Lourdes após esses quatro dias? O saldo ficou negativo ou positivo?

 

2 - Dona Maria é uma das mulheres responsáveis pelo sustento da família que recebeu um auxílio do governo no valor de R$1.200,00. Ela vai utilizar este valor para efetuar o pagamento das contas mensais.

R$ 92,00 de energia elétrica,

R$ 77,00 de água,             

R$ 80,00 de internet,

R$ 700,00 de aluguel.

a) Qual o valor total das contas que dona Maria deve pagar?

b) Quanto sobrará do benefício recebido por ela?

 

3 - Transforme cada fração em número decimal:

Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.



Terça-feira, dia 24


Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 América Anglo-saxônica


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

América Anglo-saxônica
A América Anglo-saxônica é constituída pelo Canadá e Estados Unidos, países que se destacam pelo elevado desenvolvimento.

A América Anglo-saxônica é uma região do continente americano formada pelos Estados Unidos e Canadá. Apesar do termo “anglo-saxônico” fazer referência aos países que possuem como língua oficial o inglês, apenas os Estados Unidos e o Canadá são considerados como parte dessa regionalização, pois o elemento unificador não é o idioma, mas sim as características econômicas e socioculturais. Como os Estados Unidos e o Canadá são os únicos países desenvolvidos da América e estabelecem muitas relações entre eles, convencionou-se agrupá-los em uma única região. Os demais países do continente integram a América Latina, onde predomina o subdesenvolvimento e a dependência econômica.
Diferentemente da América Latina, onde predominou a colonização espanhola e portuguesa do tipo de exploração, os Estados Unidos e Canadá foram colonizados pela França (parte do Canadá) e, principalmente, pela Inglaterra, que desenvolveu um modelo de colonização diferente das que ocorreram nos demais países da América. Na chamada colonização de povoamento, que ocorreu nessas duas nações, as metrópoles incentivavam a fixação permanente e o desenvolvimento da colônia, pois acreditavam que, quanto mais desenvolvida fosse a colônia, maior seria o seu lucro. Assim, grandes contingentes populacionais migraram da Europa movidos, principalmente, pelos problemas sociais, econômicos e religiosos de seu país de origem e pela grande expectativa de prosperidade nessa nova terra.
Como esses migrantes tinham a intenção de construir um “novo mundo”, uma “nova Europa”, foi necessário criar uma série de infraestruturas que permitissem aos europeus viverem com uma qualidade de vida semelhante àquela que possuíam na Europa. Com isso, o período colonial nos Estados Unidos e Canadá foi marcado por um grande desenvolvimento econômico mercantil e manufatureiro. Embora parte do lucro das atividades econômicas ficasse para os colonizadores, outra parte desse dinheiro era investida no desenvolvimento da própria colônia, com a criação de estradas, cidades e o desenvolvimento de manufaturas e técnicas de produção que garantissem o aumento gradativo da produtividade.
O desenvolvimento dessas infraestruturas foi fundamental para garantir a autonomia política e econômica desses países após a sua independência, já que, como possuíam um adiantado desenvolvimento econômico e de manufaturas, esses dois países não tiveram dificuldades para ingressar na lógica imperialista mundial e para se industrializar sem depender de capital ou tecnologia estrangeiros. Com isso, essas duas nações se desenvolveram rapidamente, tornando-se grandes potências econômicas e militares.
Atualmente, com um PIB de cerca de 17 trilhões de dólares, os Estados Unidos são a maior potência econômica e militar do mundo, exercendo uma grande influência na maioria dos países do globo, principalmente na América Latina. Já o Canadá ocupa hoje o 10º lugar no ranking das maiores potências econômicas mundiais, com um PIB de quase 2 trilhões de dólares. A economia dos dois países que integram a América Anglo-Saxônica baseia-se principalmente no desenvolvimento das atividades industriais, com o emprego de muita tecnologia, altamente competitiva e diversificada, e no setor de serviços, principalmente o comércio, bancos e o turismo.
Em algumas áreas dos Estados Unidos e do Canadá (nas grandes planícies e no estado americano da Califórnia), o setor primário também é forte. Os Estados Unidos destacam-se pelos produtos agropecuários, como a produção altamente industrializada de trigo, milho e algodão, bem como a criação de suínos e bovinos. Já o Canadá, em virtude do clima muito frio de grande parte do seu território, encontra dificuldades para produzir produtos agrícolas. Sua produção no setor primário deriva principalmente da extração mineral.
Em virtude do alto grau de desenvolvimento econômico desses países, o padrão de vida da população na América Anglo-Saxônica é alto. Juntas, as duas potências possuem cerca de 353 milhões de habitantes. A expectativa de vida é alta, cerca de 78¹ anos, nos Estados Unidos, e 81 anos, no Canadá. Os níveis de escolaridade são bons, pois cerca de 99% da população canadense e norte-americana é alfabetizada, e a média de anos de estudo é de 12,4 anos nos Estados Unidos e 11,5 anos no Canadá. Os investimentos na saúde ultrapassam 17% do PIB desses países. Além disso, a mão de obra americana e canadense, em razão da forte pressão da sociedade, na maioria das vezes, é bem remunerada.

 A América Anglo-saxônica é formada pelos Estados Unidos (Azul) e Canadá(Vermelho)

América Latina
A América Latina é uma porção do continente americano localizada entre o Rio Grande (fronteira entre os Estados Unidos e o México) e a Terra do Fogo (conjunto de ilhas situado no extremo sul da América do Sul). Nessa porção do continente americano, vivem cerca de 586 milhões de pessoas*. A área total é de 21.060.501 km2, o que resulta em uma densidade demográfica de 27,8 habitantes por km2 .
Essa regionalização leva em conta a história e as características culturais. O continente americano fica então dividido em América Anglo-saxônica (Estados Unidos e Canadá) e América Latina, que recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês. Por essa razão, o México também está incluído nessa divisão.
Os países da América Latina possuem um passado colonial em comum. A colonização de exploração foi a marca do passado desses países. A maioria dessas atuais nações serviu às suas metrópoles e teve suas economias voltadas à exportação, o que impediu a constituição de um mercado interno consolidado e causou prejuízos que permanecem até os dias atuais. Essa característica também diferencia expressivamente a América Latina da América Anglo-saxônica.
Outra característica histórica que é comum aos países da América Latina é a concentração de terras nas mãos da elite, mesmo após a descolonização. Esse fator é um dos responsáveis pelas marcantes desigualdades sociais e econômicas presentes nesses países. Todavia, apesar de muitas semelhanças, esse conjunto de países possui diferenças que nos permitem agrupá-los em grandes conjuntos regionais:
México
América Central e Guianas
A América Central é a região formada por dois conjuntos de países: a porção ístmica (ligada ao continente) e a porção insular (composta por ilhas).
Suriname e Guiana – países independentes – e Guiana Francesa (departamento ultramarino francês), embora estejam na América do Sul, possuem características socioeconômicas mais parecidas com as dos países caribenhos (América Central).
América do Sul:
→ América Andina
É marcada pela presença da Cordilheira dos Andes. São chamados andinos os países que compõem essa sub-região latino-americana: Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Chile.
→ América Platina
Os países platinos são aqueles banhados pela Bacia do Prata (Plata, em espanhol), que é formada pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. Os países que constituem essa sub-região são: Argentina, Paraguai e Uruguai.
→ Brasil
É o país mais extenso da América Latina e com maior população. O Brasil é o único país que tem a língua portuguesa como idioma oficial. Faz fronteira com quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e do Equador.
Aspectos físicos da América Latina
Os principais elementos do relevo da América Latina são: A Serra Madre Ocidental, no planalto mexicano; a Cordilheira Montanhosa dos Andes, situada na porção oeste da América do Sul; o Planalto das Guianas e o Planalto Brasileiro; e as Planície do Orinoco, Planície Amazônica e Planície Platina, localizadas na porção central da América do Sul.
A América Latina é rica em recursos hídricos e possui extensas bacias hidrográficas, como a Bacia do Orinoco, a Bacia Amazônica e a Bacia Platina.


O Rio Amazonas é o maior da América Latina. Sua bacia compreende Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname, Bolívia e Brasil

A América Latina está situada na zona intertropical, onde predominam os climas quentes, com exceção do extremo sul (Argentina e Chile) e das áreas montanhosas (Andes).
Sua grande extensão no sentido norte-sul, as diferentes latitudes e a variação climática conferem à América Latina uma enorme diversidade de formações vegetais. Destacam-se as principais paisagens: Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Pampa ou Estepes e desertos (México, Atacama e Patagônia).
 



NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1.Por quais países é formada a América Anglo Saxônica?
____________________________

 
2.Cite nomes de 10 países que compõe a América Latina;
____________________________

 
3.Cite nomes de dois oceanos que banham a América Latina;
____________________________

 
4.Que países da América compõe a bacia platina?
____________________________

 
5. A respeito das características da América Latina, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

a) A América Latina representa a maior parte do continente americano e localiza-se entre o Rio Grande (fronteira entre os Estados Unidos e o México) e a Terra do Fogo (extremo sul do continente).

b) A América Latina é regionalizada de acordo com critérios físicos, como relevo, hidrografia e clima.

c) A América Latina é muito extensa no sentindo norte-sul. Sua área total é de 21.060.501 km2, o que resulta em uma densidade demográfica de 27,8 habitantes por km2.

d) A América Latina recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês.

e) O México, embora tenha proximidade com os países da América Anglo-saxônica, é um país que possui mais semelhanças históricas e culturais com os países que compõem a América Latina.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Rosinei - 17 98826-1065.



História__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES EM ATRASO

Prezados alunos,

Devido ao atraso ou não entrega de algumas atividades, por parte de alguns alunos, nesta semana oportunizarei que coloquem as entregas em dia, através de uma atividade revisional. Peço que todos respondam e enviem fotos com nome 
completo e série.

A foto precisa estar legível pois farei a impressão para documentar a entrega desta atividade.

Leia o texto e responda as questões propostas:

CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), milhares de brasileiros ainda são vítimas de condições de trabalho semelhantes à da escravidão. O trabalho forçado dessas pessoas é empregado em diversas atividades, por exemplo, na agricultura, na pecuária, na construção civil, em confecções etc.
De acordo com a OIT, algumas práticas caracterizam o trabalho escravo no mundo contemporâneo, como a limitação de liberdade do indivíduo, a imposição de longas jornadas de trabalho, a cobrança de supostas dividas, a retenção de documentos, a oferta de alojamentos precários e de comida insuficiente para os trabalhadores e a violência física e psicológica.
Para acabar com o trabalho forçado no Brasil são necessárias diversas ações: a veiculação de campanhas de conscientização sobre os perigos do trabalho escravo, a fiscalização do cumprimento das leis que proíbem essa prática, a aplicação de punições severas para os infratores e a criação de alternativas para a geração de renda em diferentes setores econômicos.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) O que você entende por escravidão?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2) Qual a relação entre escravidão e das Grandes Navegações? (Conteúdo que estudamos durante este mês).
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3) Explique as relações de exploração do trabalho que estudamos durante nossas aulas.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4) O que são Direitos Humanos? Qual sua importância?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Lívia - 19 99652-6587.



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):


PAUTA: Ginástica para o condicionamento físico. 

Refletindo sobre as ginásticas para o Condicionamento Físico:
Nas aulas anteriores vimos que a cultura e o meio no qual estamos inseridos, tem fortes influências nas práticas corporais que fazemos e no nosso jeito de ser e agir no mundo. Vimos também que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um bem estar físico, mental e social, e ainda vimos que há diferença entre atividade física e exercício físico. Hoje trataremos de um tema importante para pensarmos de como nossas práticas corporais e nosso corpo vem sendo tratado. Atualmente uma prática corporal que vem ganhando força, cada vez mais adeptos, e muito difundida e confundida com a própria Educação Física, são as ginásticas para o condicionamento físico. Já ouviu falar? Vamos lá.

Aqui temos alguns exercícios que buscam desenvolver a força muscular, resistência cardiovascular, resistência muscular. Antes de executá-los, procure um lugar adequado e seguro para a prática. Faremos um alongamento preparando o nosso corpo para os próximos exercícios. Os alongamentos ajudam a manter e aumentar a flexibilidade dos nossos músculos. Abaixo, siga os movimentos da imagem, a seta indica a direção na qual o movimento deve seguir. Mantenham a posição do alongamento por aproximadamente 20 segundos.



Agora que pensamos e refletimos sobre a ginástica para o condicionamento físico e suas principais características, vamos praticar:

Assista o vídeo e vamos treinar.





Link: https://forms.gle/ETkpqhvgF2NqcRXP7

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Pedro - 19 99317-0044.

Quarta-feira, dia 25


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
  Leitura e interpretação de textos com descritores. 
Objetivo: o aluno deverá ser capaz de compreender o sentido do texto, bem como reconhecer elementos coesivos e temática presentes no texto.


Leia a piada abaixo para responder à questão 7:

 Juquinha foi visitar o Museu Histórico. Aí, cansou de andar e sentou-se numa cadeira belíssima que estava no centro da sala. Veio o guarda:
- Meu filho, você não pode sentar aí. Esta cadeira é do Pedro I.
E o Juquinha:
- Não tem problema. Quando ele chegar eu me levanto!

Fonte: Lucas Samuel, Jaboatão/Pernambuco. Revista Ciência Hoje das crianças, nº 78 - Março/1998. Ano


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

7. O Pedro I da piada era:
a) Amigo do Juquinha.
b) Guarda do museu.
c) Professor de história.
d) Imperador do Brasil.


Leia a reportagem abaixo:

Diretor de musicais critica “espetaculozinhos oportunistas”
O teatro infantil não é dividido em megaproduções com personagens de TV e pequenas peças ligadas a clássicos de Literatura. Boa fatia é abocanhada por grandes musicais. Amanhã, estréia do show “Hi-5”, entra em cartaz “Mágico de Oz”.
É o mesmo lançado em 2003 e visto por 1,5 milhão. Billy Bond, diretor deste musical e de outros bem-sucedidos (“Les Misérables”, “A Bela e a Fera”) não quer se misturar a “espetaculozinhos oportunistas baseados em sucessos da TV”. “Não é um bonequinho da moda, é um clássico que passa mensagem e não só proporciona ao público um momentozinho”, dispara.
A psicóloga e colunista da Folha Rosely Sayão diz que, se os pais tiverem de optar entre um show da TV ou um clássico, o segundo é melhor. “Mas shows ligados à TV também podem ser bons porque a criança sabe o enredo e se liga na apresentação.
O importante é criar o hábito de ir ao teatro” (LM)

Fonte: Folha de São Paulo, 4 de julho de 2008, E1


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

8. O tema central da reportagem é:
a) Não existe relação entre teatro e cultura.
b) Defesa de apresentação de clássicos da literatura nos espetáculos infantis.
c) A defesa de shows como “Hi-5”.
d) Teatros infantis baseados em personagens de TV são mais indicados para o
público infantil.


Leia a fábula de Esopo:

O Lobo e o Cão
Esopo

Encontraram-se na estrada
Um cão e um lobo. E este disse:
“Que sorte amaldiçoada!
Feliz seria, se um dia
Como te vejo me visse
Andas gordo e bem tratado,
Vendes saúde e alegria:
Ando triste e arrepiado,
Sem ter onde cair morto!
Gozas de todo o conforto,
E estás cada vez mais moço;
E eu, para matar a fome,
Nem acho às vezes um osso!
Esta vida me consome...
Dize-me tu, companheiro:
Onde achas tanto dinheiro?”
Disse-lhe o cão:
“Lobo amigo!
Serás feliz, se quiseres
Deixar tudo e vir comigo;
Vives assim porque queres...
Terás comida à vontade,
Terás afeto e carinho,
Mimos e felicidade,
Na boa casa em que vivo!”
Foram-se os dois. Em caminho,
Disse o lobo, interessado:
“Que é isto? Por que motivo
Tens o pescoço esfolado?”
“É que, às vezes, amarrado
Me deixam durante o dia...”
“Amarrado? Adeus, amigo!
“Disse o lobo: Não te sigo!
Muito bem me parecia
Que era demais a riqueza...
Adeus! Inveja não sinto:
Quero viver como vivo!
Deixa-me antes com a pobreza!
- Antes livre, mas faminto,
Do que gordo, mas cativo!”
Adap. Olavo Bilac
 
Fonte: MACHADO, Ana Maria. Literatura em minha casa.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

9. Os versos que expressam uma opinião são:
a) - Antes livre, mas faminto,
Do que gordo, mas cativo!
b) Dize-me tu, companheiro:
Onde achas tanto dinheiro?
c) “Que é isto? Por que motivo
Tens o pescoço esfolado?”
d) Encontraram-se na estrada
Um cão e um lobo. E este disse:



Leia o texto:

Descuido com a natureza
Os efeitos da poluição e destruição da natureza são desastrosos: se um rio é contaminado, a população inteira sofre as consequências. A poluição está prejudicando os rios, mares e lagos; em poucos anos, um rio sujeito a poluição poderá estar completamente morto. Para despoluir um rio gasta-se muito dinheiro, tempo e o pior: mais uma enorme quantidade de água. Os mananciais também estão em constante ameaça, pois acabam recebendo a sujeira das cidades, levada pela enxurrada junto com outros detritos.

Fonte: Adaptação: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/index.htm


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

10. O tema tratado no texto é:
a) Poluição da água.
b) Poluição da natureza.
c) Conservação da água.
d) Conservação da natureza


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Atividade de Avaliação de Conteúdos


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

4 - Uma indústria, necessitando contratar mão de obra, elaborou um gráfico no qual apresenta a distribuição das vagas que precisa preencher. Porém, ficou faltando especificar o percentual de vagas para operador de máquinas.

Determine a porcentagem referente ao cargo de operador de máquinas que está faltando no gráfico.

 

 

5 - Em determinada loja, uma geladeira estava sendo vendida conforme o anúncio:

Quanto será pago nesta geladeira caso o cliente decida pagar a geladeira à vista?

 

6 - Determine o valor de cada potência apresentada a seguir:

a) 2=

b) 13=

c) 3=

d) 2020



Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.


Quinta-feira, dia 26


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA
: Acidentes

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Acidentes são ocorrências traumáticas ou provocadas por doença. Exemplos: escorregões, quedas, queimaduras, contusões, fraturas, ingestão de corpos estranhos, feridas etc.
Os acidentes podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar acidentes: 
- Não tocar em fios elétricos e tomadas.
- Subir e descer escadas com cuidado.
- Carregar objetos de vidro com atenção especial.
- Ter cuidado ao usar objetos cortantes ou pontiagudos. 
- Brincar somente nas áreas de lazer e calçadas.
- Atravessar a rua com cuidado e atenção.
- Evitar pular de lugares altos.
- Nunca colocar álcool ou outros materiais inflamáveis perto do fogo.
- Não soltar pipas perto de fios elétricos.
- Só tomar remédios com orientação médica.
- Nadar apenas em lugares seguros.
- Evitar mexer com animais que você não conhece.

Primeiros socorros

A qualquer hora e em qualquer lugar estamos sujeitos a sofrer acidentes.
Os acidentes podem causar ferimentos, hemorragias, queimaduras, fraturas ou outros prejuízos à nossa saúde. 
Muitos acidentes acontecem por falta de cuidado, de atenção ou de informação.
Em casos de acidente ou mal-estar, existem alguns cuidados que podem ajudar a pessoa acidentada ou que passou mal e, às vezes, até salvar sua vida. Esses cuidados chamam-se primeiros socorros.
Para prestar os primeiros socorros, existem regras básicas:
- Manter a calma.
- Acalmar a vítima.
- Chamar a ambulância.
- Afastar os curiosos e agir com rapidez.
- Não remover a vítima. Esperar o socorro especializado. 
- Não dar de beber e comer a vítimas inconscientes. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- O que são acidentes?
___________________________________________________________


2- Escreva os exemplos de acidentes citados no texto:
___________________________________________________________


3- Os acidentes podem acontecer a qualquer _____________ e em qualquer _____________.


4- Escreva exemplos de acidentes que você já sofreu:
____________________________________________________________


5- O que os acidentes podem causar?
____________________________________________________________


6- Por que muitos acidentes acontecem?
______________________________________________________________


7- Os cuidados que podem ajudar a pessoa acidentada ou que passou mal e, às vezes, até salvar a sua vida são chamados __________________ __________________.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Franco - 19 98921-4366.



Inglês__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 Escute a trilha sonora do filme "A Bela e a Fera" - “Beauty and the Beast” (Ariana Grande & John Legend). 


Para isso, acesse o link: 




NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Complete a música com as palavras em destaque abaixo.

SCARED - BE - CHANGE - SURPRISE - SUN - SOMEBODY - SUN

Tale as old as time, true as it can
___________________________

Barely even friends, then ____________________ bends, unexpectedly
Just a little change, small, to say the least, both a
little __________________ Neither one prepared, Beauty and the Beast
Ever just the same, ever a __________________ Ever as before and ever just as sure as the sun will rise
Ever just the same, And ever a surprise
Ever as before, and ever just as sure as the sun will rise
Tale as old as time, tune as old as song Bitter sweet and strange,
Finding you can __________________, learning
you were wrong
Certain as the __________________(Certain as the _______________)

Rising in the east Tale as old as time
Song as old as rhyme, Beauty and the Beast
Tale as old as time Song as old as rhyme Beauty 
and the Beast


Links para conferência Link com a letra em inglês




Link com tradução 



Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Deise - 19 98715-6564.



Arte__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 Arte e religiosidade


 "Primeira missa no Brasil", de Victor Meirelles.

A primeira missa no Brasil foi celebrada por Henrique de Coimbra, frade e bispo português, no dia 26 de abril de 1500, um domingo, na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Observe a obra acima e, em seu caderno, desenhe como você imagina a Primeira Missa feita no Brasil para os indígenas.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Natália - 19 99747-3440.


Sexta-feira, dia 27


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 Leitura e interpretação de textos com descritores. 
Objetivo: o aluno deverá ser capaz de compreender a finalidade do texto, estabelecer relação de afinidade e temática, bem como traços de humor presentes no texto .


O texto abaixo pertence ao “Manual de Etiqueta: 

 33 dicas de como enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade”.
“Ao fazer compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente”, aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

11. O conselho dado por Ricardo Young tem por finalidade:
a) Entreter o leitor.
b) Influenciar o leitor para que ele mude de atitude.
c) Vender um produto ao leitor.
d) Dar uma notícia ao leitor.


Leia os textos A e B: Sinopse do filme

Texto A
O casamento dos Trapalhões
Quatro irmãos, Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Mussum) e Zacarias (Zacarias), são caipiras que vivem na área rural. Didi vai até uma cidade próxima e, após entrar em uma briga com Expedito, conquista Joana, que o segue até o seu rancho. Eles resolvem se casar, apesar dela não se sentir muito à vontade com a presença dos seus irmãos, que são bem pouco educados. Quando Joana consegue melhorar o jeito deles, Didi diz que recebeu uma carta da irmã perguntando se os filhos dela podem ficar no rancho, pois vão cantar e tocar na festa do rodeio da cidade.
Joana fica animada, principalmente quando os irmãos e sobrinhos de Didi arrumam namoradas e todos vão para o rancho. Mas Expedito descobriu que eles moram no Vale Profundo e organizou um grupo para atacar o lugar.

Fonte: http://www.adorocinema.com.br/filmes/casamento-dos-trapalhoes/casamento-dos-trapalhoes.

Texto B: Críticas ao filme
O casamento dos Trapalhões
Resumo
Crítica do leitor
Cyntia: “Um filme divertido, dá pra rir, mas muito bobo.”
Israel Gusmão: “Como sempre DIDI e companhia estão demais.”
Luciano Rodrigues: “Um dos melhores filmes com o quarteto Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.”
André Luiz: “Grande sucesso de público e bem a cara dos anos 80. Que saudades dos Trapalhões.”
Pedro Henrique Pereira: “Não é um dos melhores filmes dos Trapalhões, mas diverte.”
Fábio Ananias Moisés: “Não gostei, achei super chato e muito sem graça. Não assisto mais.”
Natália: “Legalzinho, mas um pouco idiota (também, o filme é do Didi).”
Paulo José Emmer: “Um filme simples e gostoso de se assistir.”
 
Fonte: http://www.adorocinema.com.br/filmes/casamento-dos-trapalhoes/casamento-dos-trapalhoes.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

12. Se uma pessoa quisesse ter informações sobre o filme “O casamento dos Trapalhões”, ela leria:
a) O texto B para saber o enredo e o texto A para conhecer a opinião de outras
pessoas sobre o filme.
b) O texto A para saber o enredo e o texto B para conhecer a opinião de outras
pessoas sobre o filme.
c) O texto A para saber o enredo e o texto B para conhecer as pessoas que
assistiram ao filme.
d) O texto A para conhecer todos os profissionais que trabalharam no filme e o
texto B para saber a opinião das pessoas que trabalharam no filme.


Leia os textos I e II para responder as questões:

Texto I
Manual de etiqueta sustentável
50 Dicas para enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade.
“Passe adiante este manual. Discuta-o com os amigos, vizinhos, o pessoal do prédio. Dissiminar as práticas aqui sugeridas é uma atitude sustentável. Depois de lido e discutido, recicle a revista. Ou faça origamis, calço de mesa. Aproveite o embalo para ajudar uma ONG. Melhor: invente sua própria ONG e cobre ações de seus representantes. O futuro a gente faz agora”.

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/cartilha/


Texto II
“Nossas ideias comprometidas com o bem comum, são como sementes. Se as guardamos, nunca darão frutos. Se as distribuímos, estamos possibilitando que os outros as plantem e colham os frutos de um novo mundo, melhor e possível.”
Beatriz Dornelas

Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=21414


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

13. Os textos lidos tratam do mesmo assunto. Qual é o assunto comum em ambos os textos?
a) A necessidade de plantar árvores.
b) A valorização da amizade
c) Os cuidados que devemos ter ao plantar e colher.
d) A importância de partilhar ideias e práticas visando o bem comum.


Leia os textos I e II:

Texto I
Palavras
Há palavras verdadeiramente mágicas.
O que há de mais assustador nos monstros é a palavra “monstro”.
Se eles se chamassem leques ou ventarolas, ou outro nome assim, todo arejado de vogais, quase tudo se perderia do fascinante horror de Frankenstein...

Fonte: QUINTANA, Mário. Sapo Amarelo. Ed. Mercado Aberto. 1984.


Texto II
Receita de acordar palavras

palavras são como estrelas
facas ou flores
elas têm raízes pétalas espinhos
são lisas ásperas leves ou densas
para acordá-las basta um sopro
em sua alma
e como pássaros
vão encontrar seu caminho

Fonte: MURRAY, Roseana. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

14. O que há em comum nos dois textos?
a) Palavras mágicas.
b) Palavras assustadoras.
c) O segredo das palavras.
d) Palavras fascinantes ou ásperas.


Leia o texto abaixo para responder ao que se pede:

Operário
O operário pegou o minguado salário em notas fedorentas, rasgadas, imundas.
Olhou para o caixa com cara tão desconsolada que o caixa disse:
- Espero que você não tenha medo de micróbios!
- Micróbios? Que micróbios podem sobreviver com um salário desses?


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

15. Há um traço de humor no trecho:
a) O operário pegou o minguado salário.
b) Espero que não tenha medo de micróbios!
c) Que micróbios podem sobreviver com um salário desses?
d) Notas fedorentas, rasgadas e imundas


Leia a piada abaixo:

A supervisora vai a uma escola da Zona Rural para avaliar a qualidade de aprendizagem dos alunos. Pede permissão à professora e faz algumas perguntas aos alunos.
- Você, qual é o seu nome?
- Nerso.
- Nélson, por favor, diga-me um verbo.
- Azur.
- Não é azur, é azul! E azul não é um verbo, é adjetivo!
A supervisora chama outro aluno.
- Você, fale-me um verbo.
- Biscreta.
- Não, isso não é um verbo, e também não é biscreta, e, sim, bicicleta, que é substantivo!
- Você aí no fundo, um verbo, por favor.
- Ospedar.
- Muito bem! Qual é o seu nome?
- João.
- Até que enfim, João, encontrei um que sabe! Forme uma frase com o verbo hospedar.
- Sim, professora. “ Os pedar da biscreta são azur!”

Fonte: Ciranda Cultural – Donald Buchweitz – Coleção 50 piadas


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

16. Há traços de humor no trecho:
a) “A supervisora vai a uma escola...”
b) “Pede permissão à professora...”
c) “Você aí no fundo, um verbo, por favor...”
d) “Os pedar da biscreta são azur!”

Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 Atividade de Avaliação de Conteúdos

 

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

7 - Assinale a alternativa correspondente à solução da expressão abaixo:

(A) –13 

(B) –1                                   

(C) 1                                     

(D) 13 

 

8 - Os números –1 e 2 ocupam, na reta numérica, as posições indicadas, respectivamente, por quais letras:

(     ) P e Q                (     ) Q e R

 

(     ) P e R                (     ) Q e S 

9 - Assinale a alternativa que representa a dízima periódica da fração :

(A) 0,133...                                       

(B) 1,333...

(C) 0,333...

(D) 0,111...

 

10 - Elabore um problema de aplicação utilizando frações ou números decimais


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.





----------------

8o ano__________


Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!