domingo, 29 de novembro de 2020

Semana 17 - de 30/11 a 4/12 - EJA Termo 2

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 30


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Passe para o plural o que está grifado:
a) Ela canta bem. _______________________________
b) Você correu hoje? ____________________________
c) Eu li ontem. _________________________________
d) Ele estudará cedo. ____________________________
e) Eu consigo tudo. ______________________________
f) Você passeará amanhã? ________________________


2- Relacione as formas indicando o modo verbal:
( a ) indicativo 
( b ) subjuntivo
( c ) imperativo

(    ) Não rasgue o papel!
(    ) Eu cantava muito.
(    ) Talvez ele volte logo.
(    ) Nós já resolvemos tudo.
(    ) Corra, menino!
(    ) Queremos que ele decida logo.


3- Complete as frases com os verbos indicados nos tempos indicados:

1º) pretérito (ontem)
2º) presente (hoje)
3º) futuro (amanhã)

a) Plantar
Ontem eu _________________ a árvore.
Hoje eu __________________ a árvore.
Amanhã eu _______________ a árvore.

b) Vender
Ontem o rapaz ________________ a bicicleta.
Hoje o rapaz __________________ a bicicleta.
Amanhã o rapaz _______________ a bicicleta.

c) Dançar
Ontem nós __________________ no baile.
Hoje nós ____________________ no baile.
Amanhã nós __________________ no baile.

d) Sentir
Ontem as meninas __________________ medo.
Hoje as meninas __________________ medo.
Amanhã as meninas ________________ medo.



Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: 
Medidas de capacidade


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Para medir a quantidade de líquidos ou gases que um recipiente pode conter, usamos o litro. 
O litro é a unidade fundamental das medidas de capacidade. O símbolo do litro é a letra  l (ele).
Medir a capacidade de um recipiente significa conhecer, por exemplo, quantos litros de refrigerante cabem em uma garrafa ou quantos litros de combustível cabem no tanque do carro.
Quando precisamos medir pequenas quantidades de líquidos, por exemplo, no caso de remédios, usamos o mililitro (ml). Cada litro tem 1.000 ml.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Em uma fazenda de gado são retirados 350 litros de leite diariamente. Quantos litros são retirados em uma semana (7 dias)? 


2- São distribuídos diariamente 8 litros de leite entre 4 famílias. Quantos litros receberão cada família no final de 30 dias?


3- Dois litros de refrigerante custam R$4,50. Quanto custarão 6 litros?


4- Um litro de leite custa R$2,70. Uma família consome 2 litros de leite por dia, quanto gastará em 7 dias?


5- Uma caixa-d’água tem capacidade para 500 l. Foram usados 270 l. Quantos litros restaram?


6- Complete, lembrando que 1 l é igual 1.000m l.
a) 5 garrafas com 200 ml é igual a _________ l.
b) 5 garrafas com 600 ml é igual a_________ l.
c) 2 garrafas com 2.000 ml é igual a ________ l.
d) 8 garrafas com 500 ml é igual a _________l. 


7- Escreva que unidade de medida de capacidade (l ou ml) deve ser usada para saber a quantidade de:
a) Leite: ____
b) Xarope: __
c) Álcool: ____
d) Água: _____
e) Remédio: _____
f) Gasolina: ____
g) Injeção: ____
h) Óleo: ____



Terça-feira, dia 1


Geografia__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 Serviços públicos


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O governo realiza e mantém vários serviços públicos.
Os serviços públicos propiciam melhores condições de vida para o povo.
Para obter recursos para realizar e manter os serviços públicos, o governo cobra taxas e impostos da população.
Taxas: são pagamentos que fazemos ao governo por serviços que recebemos, como água, luz, telefone, gás etc.
Impostos: são pagamentos que fazemos ao governo pelos bens que possuímos, como casas, terrenos, carros, motos etc.
Alguns serviços públicos são de responsabilidades da prefeitura, outros são realizados pelo governo do Estado e outros, ainda, pelo governo federal (do país).
Os principais serviços públicos são:
- construção e manutenção de escolas, creches, bibliotecas, postos de saúde etc.;
- atendimento médico em postos de saúde e hospitais;
- limpeza, iluminação e conservação de ruas, praças, avenidas e parques;
- coleta de lixo;
- serviços de água, esgoto, luz e transporte público;
- serviço de correios e telégrafos;
- calçamento e arborização de ruas e locais públicos;
- construção de pontes e viadutos;
- manutenção dos serviços do Corpo de Bombeiros e da Polícia;
- organização do trânsito na cidade e nas estradas.
As pessoas que trabalham nos serviços públicos são chamadas servidores públicos e recebem salário do governo.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Os serviços públicos são realizados e mantidos pelo __________________ para propiciar melhores condições de _____________ para o __________.


2- Para obter recursos para realizar e manter os serviços públicos, o governo cobra _________ e _______________ da ____________________.


3- Os pagamentos que fazemos ao governo pelos bens que possuímos são ____________________.


4- Os pagamentos que fazemos ao governo por serviços que recebemos são ____________________.


5- Escreva um exemplo de serviço público:
______________________________________________________________


6- As pessoas que trabalham nos serviços públicos são os _____________________       __________________________, eles recebem salário do _______________________.


7- Escreva uma coisa que você faria se fosse o prefeito do Município onde mora. 
______________________________________________________________




História__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 Presidentes do Brasil


 

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Conheça as personalidades que chefiaram o país

A lista dos presidentes do Brasil soma 38 nomes que marcaram a história política do País. De 1889 (ano da Proclamação da República) até os dias de hoje, a forma de eleger um representante para assumir o Poder mudou consideravelmente e ao longo desses anos o Brasil já foi comandado por militares e generais, assim como enfrentou reforma administrativa, alta inflação, mudança da moeda e até impeachment. Para ajudá-lo nos estudos, o Guia Enem listou as personalidades que já chefiaram o País e pontuou algumas ações dos respectivos Governos.

Marechal Deodoro da Fonseca (1889- 1981)

Deodoro da Fonseca assumiu o poder após invadir a Praça da Aclamação no Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889 e proclamar a república. Em seu governo, promoveu a implantação de um sistema político, separando Estado e Igreja, e realizou a convocação de eleições para a formação da Assembleia Constituinte, que futuramente iria resultar na primeira Constituição Republicana do Brasil.

Marechal Floriano Peixoto (1891-1894) 

Floriano Peixoto era vice-presidente de Deodoro da Fonseca. Assim como o presidente anterior, ele não foi eleito diretamente pelo povo. Entretanto, ficou conhecido pela adoção de medidas populares como a suspensão do “estado de sítio”. Além disso, Peixoto reabriu o Congresso Nacional.

Prudente de Moraes (1894-1898)

Prudente de Morais foi o primeiro da lista de presidentes do Brasil eleito diretamente pelo povo. O seu governo foi marcado pela influência marcante de fazendeiros da cidade de São Paulo e Minas Gerais. No ambiente econômico, Prudente de Morais enfrentou a crise e a inflação elevada, mesmo com a adoção de políticas para estimular a indústria, pois a população estava insatisfeita com os baixos salários.

Manuel Ferraz de Campos Salles (1898-1902)

Campos Sales encarou uma grande dívida do Brasil com outros países. Para combater esse problema, ele propôs um acordo financeiro conhecido como “Funding Loan”, durante o período em que o café alcançava uma superprodução interna, porém com baixos preços no mercado mundial.

Rodrigues Alves (1902-1906)

Rodrigues Alves foi um dos presidentes do Brasil que teve a sua gestão marcada por rebeliões. Entre elas, a Revolta da Vacina, movimento organizado pela população do Rio de Janeiro insatisfeita com as agressões sofridas durante o ato obrigatório de se vacinar contra a varíola. Nesse período, a falta de informação e a atitude agressiva do governo provocou grande agitação na cidade, além de conflitos com a polícia. O resultado de toda essa agitação foi um cenário trágico com mortes, diversas pessoas feridas, detidas e até deportadas.

Afonso Augusto Moreira Pena (1906-1909)

Afonso Pena tentou estabelecer a economia do país, adotando algumas medidas drásticas como a superprodução cafeeira, retirando milhares de sacas de café do mercado à espera de uma valorização do produto.

Nilo Procópio Peçanha (1909-1910)

Nilo Peçanha foi um dos presidentes do Brasil que teve o mandato curto. Ele governou o país por apenas 1 ano e 5 meses, mas durante esse período incentivou a criação do SPI (Serviço de Proteção ao Índio) e ainda apoiou a formação do ensino técnico no Brasil, com a criação da Escola de Aprendizes Artífices.


Marechal Hermes da Fonseca (1910-1914)

Marechal Hermes da Fonseca era sobrinho de Deodoro da Fonseca. Ele tentou restaurar a influência militar na política durante o seu mandato. A sua gestão foi marcada pela Revolução da Chibata, movimento que teve início com a insatisfação dos marinheiros devido aos maus tratos recebidos.

Wenceslau Braz (1914-1918) 

No seu mandato, Venceslau Brás enfrentou movimentos políticos, entre eles um grande marco da história, que foi a Primeira Guerra Mundial. Nesse período, os problemas encontrados em importar produtos da Europa ajudou a desencadear um grande desenvolvimento industrial, já que crescia significadamente o número de operários dentro do país. 

Delfim Moreira da Costa Ribeiro (1918-1919)

Delfim Moreira assumiu a presidência do país em substituição a Rodrigues Alves, que não conseguiu se reeleger por motivos de saúde. Mesmo com a curta duração de mandato, Moreira promoveu algumas alterações no código civil, sancionado por Venceslau Brás no governo anterior.

Epitácio Pessoa (1919-1922)

Epitácio Pessoa solucionou as manifestações causadas por imigrantes europeus insatisfeitos com a situação do trabalho na indústria, por meio da lei de Repressão ao Anarquismo em 1921. O presidente ficou reconhecido por implantar grandes melhorias na região do Nordeste.

Arthur Bernardes (1922-1926) 

Arthur Bernardes foi um dos presidentes do Brasil conhecido por adotar medidas mais repressivas, visando combater os focos de revoltas pelo país. Em sua gestão, ele restringiu a liberdade de imprensa e enfrentou movimentos tenentistas.

Washington Luís (1926-1930)

Washington Luís marcou o fim do governo de presidentes do Brasil durante o período conhecido como República Velha. Em seu mandato, ele propôs uma reforma econômica em todo país. Ainda como presidente, enfrentou a crise de 1929 e o início da Revolução de 1930.

Getúlio Vargas (1930- 1945)

Getúlio Vargas foi o único, entre todos os presidentes do Brasil, que governou por mais tempo, permanecendo na presidência durante 15 anos. Ele chegou ao cargo através de um golpe. O movimento ficou conhecido como a Revolução de 1930 e foi organizado por partidos insatisfeitos com a maneira como as eleições vinham sendo conduzidas no país.

José Linhares (1945-1946)

José Linhares assumiu o poder após o período conhecido como a “Era de Vargas”, momento em que Getúlio Vargas comandava a presidência do país. Após esse período, o Brasil enfrentava uma grande divisão de poderes e se esforçava para estabelecer a economia. No seu governo, Linhares lutou para implantar um nova Constituição no país e reduzir os efeitos da inflação.

Eurico Gaspar Dutra (1946-1951)

Eurico Dutra elaborou a criação da Constituição de 1946 e nela foram previstas acontecimentos importantes, como: a igualdade de todos os cidadãos perante a lei, liberdade de associação com fins permitidos pelas leis e a liberdade de manifestação do pensamento.

Getúlio Vargas (1951-1954)

Após comandar a presidência do país por 15 anos, Getúlio Vargas voltou ao poder e governou por mais quatro anos. Em sua nova gestão, criou a Petrobrás e ampliou os direitos dos trabalhadores. No entanto, a carreira de Vargas teve um fim trágico, quando ele cometeu suicídio prestes a renunciar ao cargo. 

João Fernandes Café Filho (1954 – 1955)

Café Filho era vice-presidente de Getúlio Vargas e assumiu o poder para dar continuidade à gestão de Vargas. Em um ano de mandato ele montou um governo conciliador com a participação de militares no poder, adotando uma política de caráter liberal. Confira abaixo um breve resumo de todos os presidente do Brasil.

Carlos Luz (1955)

Carlos Luz assumiu o governo do país em substituição a Café filho, que precisou se afastar do cargo por motivos de saúde. Luz permaneceu apenas dois dia no cargo de presidente, pois ele também ficou doente.

Nereu Ramos (1955-1956)

Nereu Ramos assumiu interinamente a presidência do Brasil em substituição a Carlos Luz, que também precisou se afastar do cargo por motivos de saúde. Ele governou por apenas um ano, mas tornou-se ministro da justiça no mandato de Juscelino Kubitschek.

Juscelino Kubitschek (1955 – 1961)

O principal objetivo do governo de Juscelino Kubitschek era tornar o Brasil uma potência subdesenvolvida da época, chegando ao desenvolvimento de cinquenta anos em apenas cinco de governo. O seu famoso “Plano de Metas” consistia em investir nas áreas de maior importância para o desenvolvimento econômico do país. Com isso, o seu mandato foi marcado por grandes avanços na indústria, principalmente no setor automobilístico.

Jânio quadros (1961) 

Jânio Quadros cobriu o fim do mandato de Juscelino Kubitschek, permanecendo por sete meses no poder. Com o objetivo de reestruturar a economia fragilizada, Quadros congelou salários, desvalorizou a moeda nacional e restringiu o acesso aos fundos de crédito.

Ranieri Mazzilli (1961 e 1964)

Ranieri Mazzilli foi um dos presidentes do Brasil que governou interinamente entre a renúncia de Jânio Quadros e a volta do vice-presidente João Goulart, que se encontrava em uma missão na China. Ele governou o país em dois momentos: o primeiro, em 1961, e o segundo, em 1964. Em ambos, atuou pelo período de 13 dias, por isso teve pouca influência política.

João Goulart (1961 – 1964)

João Goulart diminuiu a participação de empresas estrangeiras em setores importantes e defendia a realização de uma série de reformas com o objetivo de promover a distribuição de renda, a exemplo da reforma tributária.

Castello Branco (1964-1967)

Castello Branco foi um dos presidentes que assumiu o poder durante a Ditadura Militar no Brasil. Em sua gestão foi implantada toda a estrutura de repressão que deu origem ao período conhecido como “anos de chumbo”.

Costa e Silva (1967 -1969)

Costa e Silva implantou uma reforma administrativa em seu governo, priorizando uma política voltada para o combate da inflação e a expansão do comércio exterior. A sua gestão, foi marcada pela instituição de um cruel Ato Institucional(AI-5). Entre as medidas repressivas desse ato estava a pena de morte para crimes políticos. 

Junta Governativa Provisória (1969)

Os ministros militares da marinha (Augusto Rademaker), da aeronáutica (Aurélio de Lyra Tavares) e do exército (Márcio de Souza e Mello), apesar de terem governado o país provisoriamente, integram a lista de presidentes do Brasil. Eles assumiram o poder após o afastamento de Costa e Silva.

Emílio Garrastazu Médici (1969 -1974)

Durante o governo de Emílio Médici o país alcançou a instabilidade política. A indústria e o setor de exportação agrícola aumentavam de forma significativa. Isso gerou milhões de novos empregos, de modo que alguns setores industriais disputavam entre si a contratação de novos trabalhadores.

Ernesto Geisel (1974-1979) 

O mandato de Ernesto Geisel enfrentou um avanço significativo na inflação. Com isso, ele sugeriu a implantação de um Plano Nacional de Desenvolvimento, que não obteve muito sucesso, já que a crise do petróleo estava instalada no país. Geisel conseguiu ainda revogar a “AI-5” instituída no governo anterior.

João Baptista Figueiredo (1979-1985)

O governo de João Baptista Figueiredo foi o último do regime militar. Durante sua atuação, ele promulgou a lei da anistia e instituiu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o objetivo de disponibilizar créditos às empresas brasileiras para financiar obras públicas.

José Sarney (1985-1990) 

A candidatura de José Sarney marca o início de uma Nova República. Em sua gestão foi criada uma nova Constituição, prevendo o fim da atuação das forças armadas, a independência dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) e as eleições diretas para presidente. Com a inflação em alta, o governo de Sarney foi marcado pela elevação dos produtos nos supermercados.

Fernando Collor de Melo (1990-1992)

Fernando Collor iniciou o seu mandato com vestígios da alta inflação advindos do governo anterior. Com intuito de combater tal situação, ele apresentou o “Plano Collor”. Entre as propostas, o plano previa o corte de despesas públicas, o congelamento de preços e o aumento das taxas de juros. No entanto, o mandato do presidente terminou em 1992, quando sofreu um impeachment, acusado por desviar dinheiro público.

Itamar Franco (1992-1995)

O governo de Itamar Franco foi marcado pela criação do Plano Real. O objetivo era garantir o aumento do poder de compra dos brasileiros e o controle da inflação. A população gostou da iniciativa e com isso Itamar Franco ajudou na candidatura de Fernando Henrique Cardoso, antes Ministro da Fazenda do seu governo.

Fernando Henrique Cardoso (1995-2003)

O governo de Fernando Henrique Cardoso teve destaque para as privatizações de empresas estatais. Ele pretendia manter a mínima participação do Estado na economia, porém isso trouxe um aumento do índice de desemprego, já que muitas empresas começaram a fechar com a alta dos juros.

Luís Inácio Lula da Silva (2003-2011)

Lula foi considerado um dos mais populares presidentes do Brasil. Eleito em 2003, a sua forma de governar ganhou a simpatia do público brasileiro, pois o presidente incluiu em seu mandato ações voltadas à inclusão social. Com isso, Lula conseguiu diminuir a pobreza e aumentou os investimentos na economia. Ele foi reeleito e continuou na presidência do país até 2011.

Dilma Rousseff (2011-2016)

Dilma Rousseff deu continuidade aos programas de governo do seu antecessor, Lula. Sendo a primeira presidente mulher do país, enquanto esteve no poder, Dilma sancionou algumas leis, entre elas, a Lei de Acesso à Informação. Essa lei obriga órgãos públicos a prestarem informações sobre suas atividades e disponibilizá-las para o público. No entanto, Dilma Rousseff não deu continuidade ao seu mandando. Sendo acusada por crime de responsabilidade, sofreu o impeachment em agosto de 2016.

Michel Elias Temer (2016 – 2018)

Michel Temer foi vice-presidente de Dilma Rousseff e assumiu o poder após a cassação do mandato da presidenta, em 2016. Entre as suas propostas de governo, destacaram-se as mais polêmicas: Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista. O presidente manteve-se no poder até dezembro de 2018, quando passou o cargo para o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro.

Jair Messias Bolsonaro (2019)

Antes de ser eleito para a presidência, Jair Messias Bolsonaro foi deputado federal por 7 vezes, no período de 1991 a 2018. O candidato do Partido Social Liberal (PSL) venceu a última eleição para presidente, em outubro de 2018, contra o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad. Ele assumiu o poder junto ao seu vice-presidente general Hamilton Mourão, em janeiro de 2019.

Retirado de:

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/presidentes-do-brasil




Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS): 

PAUTA: exercício e relaxamento.


Assista o vídeo e acompanhe os movimentos para exercício e relaxamento.



Aula de exercício e relaxamento

Aqui temos alguns exercícios que buscam desenvolver a força muscular, resistência cardiovascular, resistência muscular. Antes de executá-los, procure um lugar adequado e seguro para a prática. Faremos um alongamento preparando o nosso corpo para os próximos exercícios. Os alongamentos ajudam a manter e aumentar a flexibilidade dos nossos músculos. Abaixo, siga os movimentos da imagem, a seta indica a direção na qual o movimento deve seguir. Mantenham a posição do alongamento por aproximadamente 20 segundos.





TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):

PAUTA: LUTAS.


Hoje iremos iniciar mais uma jornada de aprendizagens sobre uma temática que é abordada na Educação Física da escola. As LUTAS.

As lutas estão e são parte da história da humanidade há muito tempo. Em várias culturas e partes do mundo existem registros de lutas e atividades de combate. Em cada período da história as lutas tiveram suas características e finalidades. Hoje em dia as lutas estão em espaços de lazer e nos esportes. Nas ruas encontramos as brigas. Falaremos mais adiante dessa diferença, entre lutas e brigas.



NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

ATIVIDADE 1 – Você provavelmente já deve ter conhecido alguma luta. Visto na televisão, ou até mesmo praticado alguma. E se não conhece, não tem problema, vamos conhecer juntos!!!

Escolha algumas lutas da imagem abaixo pesquise sua origem e características.

Diferentes lutas

Valores Humanos
Você já ouviu falar em Valores Humanos? Os valores humanos podem ser definidos como os princípios morais e éticos que conduzem a vida de uma pessoa. Eles fazem parte da formação de sua consciência e da maneira como vive e se relaciona na sociedade. Os valores humanos funcionam como normas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, honesta e justa. São os valores cultivados por uma pessoa que vão basear suas decisões e demonstrar ao mundo quais os princípios que regem sua vida. Assim, os valores humanos estão sempre sendo expressos em nossas condutas e comportamentos, mesmo que às vezes sem ter consciência. Nas lutas, os valores são importantíssimos de serem observados e praticados, evitando confundirmos luta com briga. Respeito, honestidade, empatia, senso de justiça, solidariedade, coragem são exemplos de valores humanos. Escreva em seu caderno alguns  valores humanos que você conhece e que são importantes na sua vida.


Quarta-feira, dia 2


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
  


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Complete com o verbo “estar” no presente (hoje). 
a) Eles _____________ viajando para a praia.
b) Eu ______________ indo à escola.
c) Tu ______________ atrasado para o trabalho.
d) Nós _____________ viajando há duas semanas.
e) Ela _____________ fazendo aniversário hoje.


2- Relacione os animais com os verbos que indicam suas vozes:
(a) O gato
(b) O burro
(c) O grilo
(d) O pato
(e) A vaca
(f) O peru
(g) A ovelha
(h) A cobra
(i) O porco
(j) O leão
(k) O cavalo
(l) O lobo

(     ) muge
(     ) zurra
(     ) grasna
(     ) cricrila
(     ) mia
(     ) grunhe
(     ) ruge
(     ) bale
(     ) grugruleja
(     ) relincha
(     ) silva
(     ) uiva


3- Complete com verbos no pretérito (passado).
a) Ele miou, eles _______________.
b) Eu aplaudi, ele ______________.
c) Eu respondi, eles _____________.
d) Eu gostei, tu gostaste, ele _________________.
e) Eu corri, nós ______________________.
f) Ela abraçou, elas __________________.
g) Eu abri, nós ____________________.
h) Ela repartiu, elas _________________.
i) Eu apreciei, nós __________________.
j) Eu saí, tu saíste, ele ________________.
k) Eu limpei, ele ____________________.
l) Eu continuei, nós __________________.
m) Eu bati, tu bateste, ele _______________.


4- Passe os verbos do passado para o futuro. 
a) Eles cantaram. Eles cantarão.
b) Elas sentaram. Elas _________.
c) Eles esperaram. Eles ____________.
d) Vocês comeram. Vocês _________.
e) Elas varreram. Elas _____________.
f) Eles beberam. Eles _____________.
g) Vocês dormiram. Vocês _____________.
h) Elas serviram. Elas _______________.
i) Eles ouviram. Eles ______________.
j) Eles pescaram. Eles ______________.
k) Elas chegaram. Elas ______________.
l) Vocês falaram. Vocês ______________.
m) Elas leram. Elas __________________.
n) Vocês partiram. Vocês ______________.



Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: Relembre como são feitas as multiplicações e divisões por 10, 100 e 1.000 e resolva as atividades:


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000

Para multiplicar um número por 10, 100 ou 1.000, basta acrescentar 1, 2 ou 3 zeros à direita desse número.
6 x 10 = 60
6 x 100 = 600
6 x 1.000 = 6.000
25 x 10 = 250
25 x 100 = 2.500
25 x 1.000 = 25.000
473 x 10 = 4.730
473 x 100 = 47.300
473 x 1.000 = 473.000

Para dividir um número por 10, 100 ou 1.000, basta eliminar 1, 2 ou 3 zeros desse número.
7.000 : 10 = 700
7.000 : 100 = 70
7.000 : 1.000 = 7
61.000 : 10 = 6.100
61.000 : 100 = 610
61.000 : 1.000 = 61
589.000 : 10 = 58.900
589.000 : 100 = 5.890
589.000 : 1.000 = 589


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Resolva as multiplicações: 
9 x 1.000=
9 x 10=
9 x 100=
58 x 100=
58 x 1.000=
58 x 10=
716 x 10=
716 x 100=
716 x 1.000=


2- Resolva as divisões:
1.000 : 100=
1.000 : 1.000=
1.000 : 10=
94.000 : 1.000=
94.000 : 10=
94.000 : 100=
823.000 : 10=
823.000 : 100=
823.000 : 1.000=


Quinta-feira, dia 3


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Saneamento básico e saúde


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

A água dos rios e das represas, o lixo, os dejetos humanos, isto é, as fezes e a urina, podem transmitir doenças.
Para evitar essas doenças, geralmente as prefeituras das cidades tomam certos cuidados, para que a população tenha saúde e viva bem.
Ao conjunto desses cuidados chamamos saneamento básico.
Conheça alguns desses cuidados:
- tratamento e distribuição de água;
- coleta e tratamento do lixo;
- construção e manutenção das redes de esgoto e o tratamento do esgoto. 

Água
A população de uma cidade precisa receber água limpa em suas casas. 
Nas estações de tratamento, a água dos rios e represas é tratada e fica limpa. Assim ela é distribuída para todas as casas, através de muitos canos. 
Quando a água é de poço, devemos tratá-la com cloro.
O poço deve ser protegido das águas das chuvas que escorrem pelo solo. Para isso, se constrói um muro a sua volta e é colocada uma tampa em sua abertura.
Em nossas casas, a água deve ser filtrada ou fervida.
A água quando não é tratada pode transmitir doenças.

Lixo
Nas cidades, geralmente é feita a coleta, o recolhimento do lixo das casas, das ruas, das fábricas, dos comércios.
O lixo deve ser colocado em sacos plásticos, para ser recolhido.
           Onde não há recolhimento do lixo, ele deve ser enterrado.
O lixo pode ser tratado e transformado em adubo, para fertilizar a terra.
           Muitas vezes ele é queimado em lugares próprios chamados incineradores. Essa queima geralmente é feita para lixo de hospitais. 
Outras vezes, o lixo é jogado em grandes buracos e coberto com terra.
O lixo, quando é jogado em qualquer lugar, pode contaminar o solo e a água com micróbios e vermes que causam doenças.

Esgoto
Nas cidades, os dejetos humanos ( fezes e urina ) são recolhidos das casas por uma rede de esgoto.
A rede de esgoto é um conjunto de grandes tubos que ficam embaixo da terra e recebem a água suja que sai das pias e banheiros.
A água suja do esgoto deve ser tratada para não poluir os rios e as represas.
Onde não há rede de esgoto, deve se construir fossas para recolher os dejetos humanos.
           As fezes e a urina contaminam o solo e a água, transmitindo-nos doenças. Por isso, não devemos eliminar as fezes nem urinar em qualquer lugar. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Assinale as frases corretas:
a) (     ) O lixo contamina a água e o solo e transmite doenças.
b) (     ) As fezes e a urina devem ser colocadas no solo e na água.
c) (     ) Em estações de tratamento, a água do rio é tratada e se torna limpa.
d) (    ) Não é preciso filtrar a água das torneiras para beber.


2- Relacione:
( A ) A água deve ser tratada
( B ) O lixo é recolhido
( C ) Os dejetos humanos e a água suja são recolhidos

(     ) pelo caminhão de coleta.
(     ) na estação de tratamento.
(     ) pela rede de esgoto.


3- O lixo deve ser colocado:
(     ) em terrenos baldios.
(     ) no quintal para ser queimado.
(     ) em saco plásticos.


4- A água, antes de chegar às casas:
(     ) deve ser tratada.
(     ) não precisa ser tratada.
(     ) pode ser usada como é retirada da natureza.


5- Onde não há rede de esgotos, deve-se:
(     ) construir poço.
(     ) construir fossas.
(     ) jogar na rua.


6- Devemos tomar água:
(     ) direto da torneira.
(     ) filtrada ou fervida.
(     ) direto das fontes naturais.




Arte__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 CÍCULO CROMÁTICO


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

 
Entende-se por círculo cromático, como o próprio nome designa uma paleta composta por doze cores, sendo elas:
Três cores primárias: não podem ser obtidas através de outras, como o amarelo, azul e vermelho. 
Três cores secundárias: formadas pela mistura das cores primárias, obtemos laranja, violeta e verde.
Seis cores terciárias: compostas pela mistura das cores secundárias.

Harmonia monocromática: utilizamos a mesma cor com diferentes saturações e luminosidade. Para que não fique sem graça e monótono, pode-se utilizar o preto e branco para destacar os detalhes.







NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Veja os exemplos acima, de desenhos monocromáticos (pintados com tons da MESMA COR). Em seu caderno, faça um desenho de sua preferência e pinte-o de forma monocromática (USANDO APENAS UMA COR), com sua cor preferida. Lembre-se de usar todos os tons da mesma cor ( do mais fraco ao mais escuro)



Sexta-feira, dia 4


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Escreva três frases para cada desenho: uma no pretérito (passado), uma no presente e uma no futuro. 

Exemplo: A menina correu para não chegar atrasada.
         A menina corre para não chegar atrasada.
         A menina correrá para não chegar atrasada.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.





Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: Resolva as divisões


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

A) 124 : 2 =
B) 128 : 2 =
C) 126 : 2 =
D) 122 : 2 =
E) 146 : 2 =
F) 142 : 2 =
G) 148 : 2 =
H) 144 : 2 =
I) 168 : 2 =
J) 164 : 2 =
K) 162 : 2 =
L) 166 : 2 =
M) 182 : 2 =
N) 186 : 2 =
O) 184 : 2 =
P) 188 : 2 =


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Termo 2__________


Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!