domingo, 29 de novembro de 2020

Semana 17 - de 30/11 a 4/12 - EJA Alfabetização

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 30


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: ALFABETO;  LETRA X.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. COPIE O ALFABETO E CIRCULE A LETRA X.

A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z


JUNTE A LETRA X COM AS VOGAIS E FORME A FAMÍLIA SILÁBICA:
X + A = ____
X + E = ____
X + I = _____
X + O = ____
X + U = ____
X + ÃO = ____


AGORA, COPIE A FAMÍLIA SILÁBICA:

     XA – XE – XI – XO – XU – XÃO
       xa – xe – xi – xo – xu - xão


2. JUNTE AS SÍLABAS FORMANDO PALAVRAS:
XA + LE = ______________
XA + DREZ = ____________
XA + RO + PE = __________
XÍ + CA + RA = ___________
XI + I + TA =_ _____________
XE + RE + TA = ___________
XE + RI + FE = ____________
XO + DÓ = _______________
XO + TE =  _______________
XU + XA = _______________


3. CIRCULE A PALAVRA QUE NÃO PERTENCE AO GRUPO.

FRUTAS

OBJETOS

   ABACAXI

AMEIXA

MEXERICA

MAXIXE

PEIXE

      LIXA

CAIXA

XERIFE

CAIXÃO

XÍCARA




Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: 
RESOLVA OS PROBLEMAS.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. FÁBIO COMPROU 32 FIGURINHAS E GANHOU 15 DE SEU IRMÃO. COM QUANTAS FIGURINHAS FÁBIO FICOU? (FAZER A CONTA)

R: FÁBIO FICOU COM _____ FIGURINHAS.


2. NA BIBLIOTECA DA ESCOLA HAVIA 58  LIVROS DE AVENTURA. OS ALUNOS RETIRARAM 12. QUANTOS LIVROS FICARAM? (FAZER A CONTA)

R: FICARAM _____ LIVROS.


3. PARA FAZER UM CREME, SÃO NECESSÁRIOS 12 OVOS. QUANTOS OVOS PRECISO PARA FAZER:

a. 2 CREMES IGUAIS A ESSE?
R:

b. 3 CREMES IGUAIS A ESSE?
R:




Terça-feira, dia 1


Geografia__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 LEIA ATENTAMENTE O TEXTO DA AULA PASSADA: O MUNDO 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
MARQUE COM X A RESPOSTA CORRETA:
1. É UMA GRANDE ESTRELA QUE ILUMINA E AQUECE A TERRA:
(   ) LUA
(   ) SOL
(   ) MARTE


2. SÃO ASTROS LUMINOSOS (TEM LUZ PRÓPRIA):
(   ) FAROL
(   ) LÂMPADAS
(   ) ESTRELAS


3. REPRESENTA NOSSO PLANETA:
(   ) BOLA DE CRISTAL
(   ) GLOBO TERRESTRE
(   ) GLOBO RURAL


4. O PLANETA TERRA TEM A FORMA:
(   ) QUADRADA
(   ) ARREDONDADA
(   ) TRIÂNGULAR



História__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 LEIA O TEXTO.
     

NO DIA  25 DE DEZEMBRO COMEMORAMOS O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO QUE VEIO AO MUNDO PARA LIVRAR OS PECADORES.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS:
MARQUE COM X A RESPOSTA CORRETA:


1. JESUS NASCEU NUMA ESTREBARIA E FOI COLOCADO EM UMA:
(   ) CAMA
(   ) REDE
(   ) MANJEDOURA


2.  A MÃE DE JESUS CRISTO É:
(   ) MARA
(   ) MARIA
(   ) MARIANA


3. O NOME DA ESTRELA QUE OS REIS MAGOS SEGUIRAM É:
(   ) ESTRELA DALVA
(   ) ESTRELA DE BELÉM
(   ) ESTRELA CADENTE


4. NO NATAL AS PESSOAS COSTUMAM ENFEITAR UMA:
(   ) ÁRVORE
(   ) SAIA
(   ) CABANA


5. O PAPAI NOEL USA COMO VEÍCULO PARA ENTREGAR OS PRESENTES:
(   ) CARRO
(   ) ÔNIBUS
(   ) TRENÓ


6. EM 25 DE DEZEMBRO COMEMORA-SE O:
(   ) CARNAVAL
(   ) NATAL
(   ) ANO NOVO



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS): 

PAUTA: exercício e relaxamento.


Assista o vídeo e acompanhe os movimentos para exercício e relaxamento.



Aula de exercício e relaxamento

Aqui temos alguns exercícios que buscam desenvolver a força muscular, resistência cardiovascular, resistência muscular. Antes de executá-los, procure um lugar adequado e seguro para a prática. Faremos um alongamento preparando o nosso corpo para os próximos exercícios. Os alongamentos ajudam a manter e aumentar a flexibilidade dos nossos músculos. Abaixo, siga os movimentos da imagem, a seta indica a direção na qual o movimento deve seguir. Mantenham a posição do alongamento por aproximadamente 20 segundos.





TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):

PAUTA: LUTAS.


Hoje iremos iniciar mais uma jornada de aprendizagens sobre uma temática que é abordada na Educação Física da escola. As LUTAS.

As lutas estão e são parte da história da humanidade há muito tempo. Em várias culturas e partes do mundo existem registros de lutas e atividades de combate. Em cada período da história as lutas tiveram suas características e finalidades. Hoje em dia as lutas estão em espaços de lazer e nos esportes. Nas ruas encontramos as brigas. Falaremos mais adiante dessa diferença, entre lutas e brigas.



NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

ATIVIDADE 1 – Você provavelmente já deve ter conhecido alguma luta. Visto na televisão, ou até mesmo praticado alguma. E se não conhece, não tem problema, vamos conhecer juntos!!!

Escolha algumas lutas da imagem abaixo pesquise sua origem e características.

Diferentes lutas

Valores Humanos
Você já ouviu falar em Valores Humanos? Os valores humanos podem ser definidos como os princípios morais e éticos que conduzem a vida de uma pessoa. Eles fazem parte da formação de sua consciência e da maneira como vive e se relaciona na sociedade. Os valores humanos funcionam como normas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, honesta e justa. São os valores cultivados por uma pessoa que vão basear suas decisões e demonstrar ao mundo quais os princípios que regem sua vida. Assim, os valores humanos estão sempre sendo expressos em nossas condutas e comportamentos, mesmo que às vezes sem ter consciência. Nas lutas, os valores são importantíssimos de serem observados e praticados, evitando confundirmos luta com briga. Respeito, honestidade, empatia, senso de justiça, solidariedade, coragem são exemplos de valores humanos. Escreva em seu caderno alguns  valores humanos que você conhece e que são importantes na sua vida.



Quarta-feira, dia 2


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
  LETRA X.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS.
ABACAXI = ___________________
FAXINA = ____________________
REMEXE = ___________________
BEXIGA = ____________________
COXA = ______________________
LIXÃO = ______________________
ROXO = ______________________


2. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO.

ABACAXI – XAROPE – AMEIXA                                

BRUXA - PEIXE - BEXIGA

XUXA NÃO TOMOU O _______________.
A _____________ ASSUSTOU AS CRIANÇAS.
O _____________ESTÁ MADURO.
MAMÃE FRITOU O ________________.
O GATO ESTOUROU A ____________.
CÁTIA PEGOU A LATA DE ______________.


3. LEIA AS FRASES E CIRCULE AS PALAVRAS ESCRITAS COM X. 

O XALE DA VOVÓ É ROXO.
XÊNIA DEU O XALE À VOVÓ.
O XALE É MUITO BONITO.
VOVÓ GUARDOU O XALE NA CAIXA.
A CAIXA É UM LUXO!



Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: ESTUDO DO CALENDÁRIO.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.



NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. COMPLETE AS FRASES:
a. O MÊS DE _____________ TERÁ _____ DIAS.
b. DIA DA SEMANA QUE INICIOU _________________.
c. DIA DA SEMANA QUE TERMINARÁ _____________.
d. O NATAL SERÁ NO  DIA ____ E CAIRÁ NA __________________.
e. O MÊS PASSADO FOI ___________________.
f. O PRÓXIMO MÊS SERÁ _________________.
g. O PRÓXIMO ANO SERÁ _________________.



Quinta-feira, dia 3


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 LEIA NOVAMENTE O TEXTO DA AULA PASSADA: COMBATE A DENGUE
 

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

ASSINALE COM X A RESPOSTA CORRETA:

1. A DENGUE É TRANSMITIDA PELO:
(   ) CORONAVÍRUS
(   ) AEDES AEGYPTI
(   ) VIBRIÃO COLÉRICO


2. O AEDES AEGYPTI É UM:
(   ) VÍRUS
(   ) MICRÓBIO
(   ) MOSQUITO


3. MARQUE X NAS RESPOSTAS CORRETAS:

SÃO SINTOMAS DA DENGUE:
(   ) VÔMITOS
(   ) DOR DE CABEÇA
(   ) DOR DE DENTE
(   ) FEBRE
(   ) DORES MUSCULARES
(   ) FOME
(   ) MANCHAS VERMELHAS


4. ESCREVA TRÊS MEDIDAS QUE DEVEMOS TER PARA EVITAR QUE O MOSQUITO SE MULTIPLIQUE.
    
R: ________________________________________________________




Arte__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 CÍCULO CROMÁTICO


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

 
Entende-se por círculo cromático, como o próprio nome designa uma paleta composta por doze cores, sendo elas:
Três cores primárias: não podem ser obtidas através de outras, como o amarelo, azul e vermelho. 
Três cores secundárias: formadas pela mistura das cores primárias, obtemos laranja, violeta e verde.
Seis cores terciárias: compostas pela mistura das cores secundárias.

Harmonia monocromática: utilizamos a mesma cor com diferentes saturações e luminosidade. Para que não fique sem graça e monótono, pode-se utilizar o preto e branco para destacar os detalhes.







NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Veja os exemplos acima, de desenhos monocromáticos (pintados com tons da MESMA COR). Em seu caderno, faça um desenho de sua preferência e pinte-o de forma monocromática (USANDO APENAS UMA COR), com sua cor preferida. Lembre-se de usar todos os tons da mesma cor ( do mais fraco ao mais escuro)



Sexta-feira, dia 4


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 LEITURA E ENTENDIMENTO DE TEXTO


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

               O CACHORRO XODÓ

      XODÓ VIROU A LATA DE LIXO.

      MAMÃE CATOU TUDO,   COLOCOU NO SACO E DEIXOU NA RUA.

     O LIXEIRO PASSOU E LEVOU TODO O LIXO.



NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
  
LEIA  E RESPONDA:

1. O QUE XODÓ FEZ?
R:__________________________________________


2. ONDE MAMÃE COLOCOU O LIXO?
R: __________________________________________


3. O QUE O LIXEIRO FEZ?
R:__________________________________________


4. QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R:__________________________________________



5. SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS.
XODÓ = ___   ___
LIXO = ___   ___
DEIXOU = ___   ___
LIXEIRO = ___   ___  ___




Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: RESOLVA.


JUCA QUERIA SABER O PESO DOS SEUS CACHORROS.
VEJA O QUE A BALANÇA MARCOU:

CACHORROS

QUILOGRAMAS

TOTÓ

20

BILU

12

PINGO

35

  
  
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

DE ACORDO COM A TABELA RESPONDA:

1. QUAL DOS TRÊS É O MAIS PESADO?
R:


2. QUAL DOS TRÊS É O MAIS LEVE?
R


3. QUANTOS QUILOS O PINGO TEM A MAIS QUE O BILU? (FAZER A CONTA)
R:


4. QUAL É O PESO DOS TRÊS CACHORROS JUNTOS? (FAZER A CONTA)
R:




----------------

Termo 1__________


Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!