Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 30
Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: ALFABETO; LETRA X.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. COPIE O ALFABETO E CIRCULE A LETRA X.
A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z
JUNTE A LETRA X COM AS VOGAIS E FORME A FAMÍLIA SILÁBICA:
X + A = ____
X + E = ____
X + I = _____
X + O = ____
X + U = ____
X + ÃO = ____
AGORA, COPIE A FAMÍLIA SILÁBICA:
XA – XE – XI – XO – XU – XÃO
xa – xe – xi – xo – xu - xão
2. JUNTE AS SÍLABAS FORMANDO PALAVRAS:
XA + LE = ______________
XA + DREZ = ____________
XA + RO + PE = __________
XÍ + CA + RA = ___________
XI + I + TA =_ _____________
XE + RE + TA = ___________
XE + RI + FE = ____________
XO + DÓ = _______________
XO + TE = _______________
XU + XA = _______________
3. CIRCULE A PALAVRA QUE NÃO PERTENCE AO GRUPO.
FRUTAS |
OBJETOS |
ABACAXI AMEIXA MEXERICA MAXIXE PEIXE |
LIXA CAIXA XERIFE CAIXÃO XÍCARA |
Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. FÁBIO COMPROU 32 FIGURINHAS E GANHOU 15 DE SEU IRMÃO. COM QUANTAS FIGURINHAS FÁBIO FICOU? (FAZER A CONTA)
R: FÁBIO FICOU COM _____ FIGURINHAS.
2. NA BIBLIOTECA DA ESCOLA HAVIA 58 LIVROS DE AVENTURA. OS ALUNOS RETIRARAM 12. QUANTOS LIVROS FICARAM? (FAZER A CONTA)
R: FICARAM _____ LIVROS.
3. PARA FAZER UM CREME, SÃO NECESSÁRIOS 12 OVOS. QUANTOS OVOS PRECISO PARA FAZER:
a. 2 CREMES IGUAIS A ESSE?
R:
b. 3 CREMES IGUAIS A ESSE?
R:
Terça-feira, dia 1
Geografia__Estimativa: 1h de estudo
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
MARQUE COM X A RESPOSTA CORRETA:
1. É UMA GRANDE ESTRELA QUE ILUMINA E AQUECE A TERRA:
( ) LUA
( ) SOL
( ) MARTE
2. SÃO ASTROS LUMINOSOS (TEM LUZ PRÓPRIA):
( ) FAROL
( ) LÂMPADAS
( ) ESTRELAS
3. REPRESENTA NOSSO PLANETA:
( ) BOLA DE CRISTAL
( ) GLOBO TERRESTRE
( ) GLOBO RURAL
4. O PLANETA TERRA TEM A FORMA:
( ) QUADRADA
( ) ARREDONDADA
( ) TRIÂNGULAR
História__Estimativa: 1h de estudo
NO DIA 25 DE DEZEMBRO COMEMORAMOS O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO QUE VEIO AO MUNDO PARA LIVRAR OS PECADORES.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
TESTE SEUS CONHECIMENTOS:
MARQUE COM X A RESPOSTA CORRETA:
1. JESUS NASCEU NUMA ESTREBARIA E FOI COLOCADO EM UMA:
( ) CAMA
( ) REDE
( ) MANJEDOURA
2. A MÃE DE JESUS CRISTO É:
( ) MARA
( ) MARIA
( ) MARIANA
3. O NOME DA ESTRELA QUE OS REIS MAGOS SEGUIRAM É:
( ) ESTRELA DALVA
( ) ESTRELA DE BELÉM
( ) ESTRELA CADENTE
4. NO NATAL AS PESSOAS COSTUMAM ENFEITAR UMA:
( ) ÁRVORE
( ) SAIA
( ) CABANA
5. O PAPAI NOEL USA COMO VEÍCULO PARA ENTREGAR OS PRESENTES:
( ) CARRO
( ) ÔNIBUS
( ) TRENÓ
6. EM 25 DE DEZEMBRO COMEMORA-SE O:
( ) CARNAVAL
( ) NATAL
( ) ANO NOVO
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS):
PAUTA: exercício e relaxamento.
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):
Assista o vídeo e acompanhe os movimentos para exercício e relaxamento.
Aula de exercício e relaxamento
Aqui temos alguns exercícios que buscam desenvolver a força muscular, resistência cardiovascular, resistência muscular. Antes de executá-los, procure um lugar adequado e seguro para a prática. Faremos um alongamento preparando o nosso corpo para os próximos exercícios. Os alongamentos ajudam a manter e aumentar a flexibilidade dos nossos músculos. Abaixo, siga os movimentos da imagem, a seta indica a direção na qual o movimento deve seguir. Mantenham a posição do alongamento por aproximadamente 20 segundos.
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):
PAUTA: LUTAS.
Hoje iremos iniciar mais uma jornada de aprendizagens sobre uma temática que é abordada na Educação Física da escola. As LUTAS.
As lutas estão e são parte da história da humanidade há muito tempo. Em várias culturas e partes do mundo existem registros de lutas e atividades de combate. Em cada período da história as lutas tiveram suas características e finalidades. Hoje em dia as lutas estão em espaços de lazer e nos esportes. Nas ruas encontramos as brigas. Falaremos mais adiante dessa diferença, entre lutas e brigas.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
ATIVIDADE 1 – Você provavelmente já deve ter conhecido alguma luta. Visto na televisão, ou até mesmo praticado alguma. E se não conhece, não tem problema, vamos conhecer juntos!!!
Escolha algumas lutas da imagem abaixo pesquise sua origem e características.
Diferentes lutas
Valores Humanos
Você já ouviu falar em Valores Humanos? Os valores humanos podem ser definidos como os princípios morais e éticos que conduzem a vida de uma pessoa. Eles fazem parte da formação de sua consciência e da maneira como vive e se relaciona na sociedade. Os valores humanos funcionam como normas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, honesta e justa. São os valores cultivados por uma pessoa que vão basear suas decisões e demonstrar ao mundo quais os princípios que regem sua vida. Assim, os valores humanos estão sempre sendo expressos em nossas condutas e comportamentos, mesmo que às vezes sem ter consciência. Nas lutas, os valores são importantíssimos de serem observados e praticados, evitando confundirmos luta com briga. Respeito, honestidade, empatia, senso de justiça, solidariedade, coragem são exemplos de valores humanos. Escreva em seu caderno alguns valores humanos que você conhece e que são importantes na sua vida.
Quarta-feira, dia 2
Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS.
ABACAXI = ___________________
FAXINA = ____________________
REMEXE = ___________________
BEXIGA = ____________________
COXA = ______________________
LIXÃO = ______________________
ROXO = ______________________
2. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO.
ABACAXI – XAROPE – AMEIXA
BRUXA - PEIXE - BEXIGA
XUXA NÃO TOMOU O _______________.
A _____________ ASSUSTOU AS CRIANÇAS.
O _____________ESTÁ MADURO.
MAMÃE FRITOU O ________________.
O GATO ESTOUROU A ____________.
CÁTIA PEGOU A LATA DE ______________.
3. LEIA AS FRASES E CIRCULE AS PALAVRAS ESCRITAS COM X.
O XALE DA VOVÓ É ROXO.
XÊNIA DEU O XALE À VOVÓ.
O XALE É MUITO BONITO.
VOVÓ GUARDOU O XALE NA CAIXA.
A CAIXA É UM LUXO!
Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: ESTUDO DO CALENDÁRIO.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. COMPLETE AS FRASES:
a. O MÊS DE _____________ TERÁ _____ DIAS.
b. DIA DA SEMANA QUE INICIOU _________________.
c. DIA DA SEMANA QUE TERMINARÁ _____________.
d. O NATAL SERÁ NO DIA ____ E CAIRÁ NA __________________.
e. O MÊS PASSADO FOI ___________________.
f. O PRÓXIMO MÊS SERÁ _________________.
g. O PRÓXIMO ANO SERÁ _________________.
Quinta-feira, dia 3
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
ASSINALE COM X A RESPOSTA CORRETA:
1. A DENGUE É TRANSMITIDA PELO:
( ) CORONAVÍRUS
( ) AEDES AEGYPTI
( ) VIBRIÃO COLÉRICO
2. O AEDES AEGYPTI É UM:
( ) VÍRUS
( ) MICRÓBIO
( ) MOSQUITO
3. MARQUE X NAS RESPOSTAS CORRETAS:
SÃO SINTOMAS DA DENGUE:
( ) VÔMITOS
( ) DOR DE CABEÇA
( ) DOR DE DENTE
( ) FEBRE
( ) DORES MUSCULARES
( ) FOME
( ) MANCHAS VERMELHAS
4. ESCREVA TRÊS MEDIDAS QUE DEVEMOS TER PARA EVITAR QUE O MOSQUITO SE MULTIPLIQUE.
R: ________________________________________________________
Arte__Estimativa: 1h30 de estudo
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Entende-se por círculo cromático, como o próprio nome designa uma paleta composta por doze cores, sendo elas:
• Três cores primárias: não podem ser obtidas através de outras, como o amarelo, azul e vermelho.
• Três cores secundárias: formadas pela mistura das cores primárias, obtemos laranja, violeta e verde.
• Seis cores terciárias: compostas pela mistura das cores secundárias.
Harmonia monocromática: utilizamos a mesma cor com diferentes saturações e luminosidade. Para que não fique sem graça e monótono, pode-se utilizar o preto e branco para destacar os detalhes.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Veja os exemplos acima, de desenhos monocromáticos (pintados com tons da MESMA COR). Em seu caderno, faça um desenho de sua preferência e pinte-o de forma monocromática (USANDO APENAS UMA COR), com sua cor preferida. Lembre-se de usar todos os tons da mesma cor ( do mais fraco ao mais escuro)
Sexta-feira, dia 4
Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
O CACHORRO XODÓ
XODÓ VIROU A LATA DE LIXO.
MAMÃE CATOU TUDO, COLOCOU NO SACO E DEIXOU NA RUA.
O LIXEIRO PASSOU E LEVOU TODO O LIXO.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
LEIA E RESPONDA:
1. O QUE XODÓ FEZ?
R:__________________________________________
2. ONDE MAMÃE COLOCOU O LIXO?
R: __________________________________________
3. O QUE O LIXEIRO FEZ?
R:__________________________________________
4. QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R:__________________________________________
5. SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS.
XODÓ = ___ ___
LIXO = ___ ___
DEIXOU = ___ ___
LIXEIRO = ___ ___ ___
Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: RESOLVA.JUCA QUERIA SABER O PESO DOS SEUS CACHORROS.
VEJA O QUE A BALANÇA MARCOU:
CACHORROS |
QUILOGRAMAS |
TOTÓ |
20 |
BILU |
12 |
PINGO |
35 |
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
DE ACORDO COM A TABELA RESPONDA:
1. QUAL DOS TRÊS É O MAIS PESADO?
R:
2. QUAL DOS TRÊS É O MAIS LEVE?
R
3. QUANTOS QUILOS O PINGO TEM A MAIS QUE O BILU? (FAZER A CONTA)
R:
4. QUAL É O PESO DOS TRÊS CACHORROS JUNTOS? (FAZER A CONTA)
R:
Termo 1__________
Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!