quarta-feira, 4 de novembro de 2020

SEMANA 27 - 09/11 A 13/11

 Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões. Os alunos deverão registrar, no caderno, o cabeçalho, a data, a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.

Data: 09 / 11 / 2020 (2ª feira)                               5º Ano

E.M. “Coronel Domingos Ferreira

Monte Mor, 09 de novembro de 2020

Hoje é segunda-feira

O dia está _______________

Nome: _______________________

Bom dia!


COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

Atividade:  Pontuação

1-   Copie a piada abaixo e pontue corretamente. (FAZER NO CADERNO)

Joãozinho chega muito animado do primeiro dia de aula na escola e diz para a mãe manhê hoje a professora ensinou pra gente qual é a mão direita muito bem mostre-a para a mamãe Joãozinho orgulhoso mostra para a mãe ótimo parabéns agora me mostre a mão esquerda ah isso ela vai ensinar só amanhã

   ___________________________________________________

   ___________________________________________________

2-   Escreva novamente o texto, corrigindo os erros de ortografia.(FAZER NO CADERNO)

         Aí eu vi um imdio na televizão que não emtendia como as pesoas que viven aqui nas cidades do Brasil ficanfazedo mal uma para as otras. Iso que a gente vê todo o dia de chingaren, baterem e brigaren.

         Na tribo dele nimguén faz isso, proque, como as plamtas e os animais, tudo o que é coisa viva fica viva se nimguén atrapalhar ou matar. Primcipamete as pesoas!

    ____________________________________________________

    ____________________________________________________

3-   Complete as frases, usando as palavras do quadro abaixo.

 

como

mas

pois

porém

porque

conforme

quando

que

tanto

tão

e

Se

visto que

 

 

 

a)   Ontem fomos ao parque __________ ao cinema.

b)  Estudei, _____________ não fui bem na prova.

c)   Já deve ter chegado, ___________ saiu há horas.

d)  A casa caiu ___________ os alicerces cederam.

e)   Peguei de volta o livro ________________ combinado.

f)    Trabalha muito, ____________ não ganha bem.

g)  Ele escorregou _____________ o chão estava molhado.

h)  Gostou da comida, _______________ voltou.

i)     Apareça em casa _____________ você voltar à cidade.

j)     _______ gostou da viagem ______________ quis voltar.

k)   São __________ bonitas ____________ as outras.

l)     Eu já estava em casa ________________ ela chegou.

 

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

Atividade: Frações de um número.

 























COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Livro NAME: Capítulo 11 – Instalações.

Assista ao vídeo abaixo para compreender melhor o que é uma Instalação Artística:


ATIVIDADE I: Observe as imagens das páginas 124 e 125, para responder às questões da seção “Chuva de ideias”, da página 125.

As imagens mostram a obra “Éden”, de Hélio Oiticica. Leia o texto do artista sobre sua obra:

Éden de Hélio Oiticica, ser “dentro” da obra.

Penetrar na obra revela o sentido literal do convite que nos faz re-descobrir as sensações do corpo. Mas para isso é preciso tirar os sapatos - tirá-los literalmente. É, sobretudo, pelos pés que vamos sentir a obra de Hélio. Por isso, nada de contemplação nem de apenas olhar a obra à distância. É preciso o corpo por inteiro. Éden (um dos Penetráveis) de Hélio Oiticica proporciona ao espectador as sensações mais elementares entre o humano e a terra, explorando todos os sentidos.
Corpo móvel que faz a obra ser obra através desse passeio penetrável que nos abre a muitas sensações. É com a obra Éden que entramos ao paraíso que perdemos. Mas precisamos penetrar novamente no paraíso e resgatar essas sensações: um éden onde possamos compreender o corpo. Em pleno movimento vamos penetrando nas coisas pela via do corpo que sente até nos perdermos nas sensações e nos espaços labirínticos de muitos espaços penetráveis aos quais somos convidados.
Pelos pés é que se pode sentir o mundo em sua aspereza, maciez, dureza – das dores ao prazer. Aos pés da terra estamos quando nela penetramos descalços. Desamarrando os cadarços, retirando os sapatos, as meias - ruindo o Éden que nos encobriu de sentir as sensações que vem das coisas da terra: das pedras, da palha, da água, da areia, das cores, das formas...Entrar sentir sair...


Entrar sentir sair
Ao Sol do Éden Oiticica
Abrir os pés
Ao chão do corpo
Ao Éden aberto
Ao caminho simples
Dos dedos que desquer
Velhos sapatos
Ruindo homens
Longinquamente
Em cadarços apertados
Gastos de sola
Descalços no chão
Ao mundo desnudado
Ao solo das faces
Nos pés que somos
(Jefferson Bessa)

 

ATIVIDADE II: Leia a seção “Organizando nossas ideias:  A obra no espaço”, para responder às questões 1 e 2 da página 126.


Data: 10 / 11 / 2020 (3ª feira)                      5º Ano

E.M. ”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 10 de novembro de 2020

Hoje é terça-feira

O dia está _________________________

Nome: ____________________________

Bom dia!

 

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

Atividade: Resolução de situações-problemas

 

1-   Uma fábrica de roupas fez 634 calças por dia. Quantas calças fará em 30 dias?

 

 

 

Resposta: ____________________________________________

 

2-   Beto quer comprar uma camiseta que custa R$ 50,00. Ele já tem R$ 23,50. Quanto falta para Beto comprar a camiseta?

 

 

 

 

Resposta: __________________________________________

 

3-   Um comerciante vendeu 342 balas na sexta-feira e 289 balas no sábado.

a)   Em qual desses dias ele vendeu mais balas?

________________________________________

b)  Quanto a mais?

________________________________________

 

c)   Quantas balas ele vendeu nesses dois dias?

 

 

Resposta: ________________________________________

4-   Uma passagem de ônibus da cidade de Abuí para Batatu custa R$ 16,00. Em uma viagem o vendeu 17 passagens. \quanto ele recebeu?

 

 

 

 

 

Resposta: ___________________________________________

 

5-   Calcule:

5668 + 4568 =

31654 – 19875 =

586 X 29 =

1558 : 15 =

  

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

 ATIVIDADE: História da música na década de 30












































COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Nas próximas aulas veremos um pouco sobre os esportes de rede e quadra dividida

1 – Nessa primeira atividade, a tarefa é acessar o link abaixo e fazer uma leitura da história do voleibol no Brasil. São vários tópicos bem curtinhos, que mostram como o vôlei evoluiu no Brasil, se tornando o segundo esporte mais praticado, e também alguns títulos e nomes importantes da modalidade.

https://www.todamateria.com.br/historia-do-voleibol-no-brasil/

2 – Vamos para prática? Os exercícios abaixo são alguns educativos para controlar a bola e servem de base para aprender os fundamentos do vôlei. Você vai precisar de uma bola, ou pode fazer uma amassando jornais e colocando dentro de uma sacolinha de mercado.

a-   Segure a bola em uma das mãos, jogue-a para cima e pegue com a mesma mão. Execute 10 vezes e repita com a outra mão. Conforme for controlando pode jogar mais alto.

b-  Da mesma forma que o anterior jogue a bola para cima com uma mão, mas pegue com a outra, e continue jogando de uma mão para a outra aumentando a altura conforme controlar a bola. Execute 10 movimentos.

c-   Agora segure a bola com ambas as mãos próxima ao quadril, jogue para cima e apanhe com as duas mãos acima da cabeça. 10 movimentos.

d-  Segure a bola com ambas as mãos acima da cabeça, empurre-a para cima e pegando de volta com ambas as mãos ainda acima da cabeça.  10 movimentos.

3-  Vamos assistir um vídeo bem curtinho com orientações para jogar vôlei.



Data: 11 / 11 / 2020 (4ª feira)                      5º Ano

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 11 de novembro de 2020

Hoje é _______________________

O dia está ____________________

Nome: _________________________

Bom dia!

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

Atividade: Leitura e interpretação de uma tirinha.




 

 








































COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

Atividade: Região Centro-Oeste















































COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Capítulo 11 – Instalações.

·        Leia os textos e observe as imagens da páginas 127 e 128:

“A obra e seus sentidos” – página 127.

“Experimentando uma obra” – página 127.

“Hélio Oiticica” – página 128.

·        De acordo com a leitura e leitura de imagens, responda as questões 4 e 5 da página 128.


Data: 12 / 11 / 2020 (5ª feira)                      5º Ano

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 12 de novembro de 2020

Hoje é quinta-feira

O dia está _____________________

Nome: __________________________

Bom dia!

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

Atividade: Perímetro















































COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

Atividade: Solo



2- Faça uma pesquisa sobre as práticas de subsistência humana que prejudicam o solo.


 Data: 12 / 11 / 2020 (5ª feira)                      5º Ano

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 13 de novembro de 2020

Hoje é sexta-feira

O dia está ___________________________

Nome: ______________________________

Bom dia!

 

COMPONENTENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

Atividade: Produção de texto
















































COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

 

ATIVIDADE:

1.   Faça a relação entre as colunas.


 

 

 

 

 

 



2.   Passe para o inglês as frases abaixo.


 

 

 

 

 

 


3.   Complete a cruzadinha em inglês.



 














COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1-   Na aula passada vimos um vídeo falado sobre os fundamentos. Você conseguiu entender? Leia a definição abaixo sobre a importância e quais são os fundamentos do vôlei.

Fundamento é a base, o alicerce que sustenta determinada coisa. No caso do esporte, podemos dizer então, que os fundamentos são os movimentos básicos e essenciais para sua prática. Quanto melhor a execução técnica dos fundamentos, melhor é a prática do esporte. Por isso eles devem ser aprendidos e aprimorados com treinamento. Como estamos falando aqui de voleibol, então os fundamentos do vôlei são:

a-   Saque

b-  Manchete

c-   Toque

d-  Cortada

e-   Bloqueio  

2-   Vamos para prática? Continuando os educativos para controlar a bola, você vai precisar de uma bola, ou pode fazer uma amassando jornais e colocando dentro de uma sacolinha de mercado.

a-   Segure a bola com a mão esquerda, feche a mão direita, solte a bola e tente bater e rebater (petecar) a bola com a mão direita fechada, dando pequenos toques até 10. Você pode experimentar rebater a bola mudando a posição das mãos, mas sempre fechada.

b-  Repita com a mão esquerda.

c-   Jogue a bola para cima e tente controla-la dando pequenos toques com ambas as mãos, mantendo a bola sempre acima da cabeça. Execute 10 toques.

3-   Vamos jogar? Esse joguinho é bem simples e serve de iniciação ao vôlei. Se você quiser, pode montar uma quadrinha usando cordinha ou cadeiras para dividir a quadra, mas também dá para fazer sem rede. É uma atividade que precisa de um parceiro para jogar.

Se fizer uma rede, cada um fica na sua metade, e se for sem rede fiquem a um certa distância um do outro. Para começar segure a bola com uma das mãos e com a outra bata na bola jogando para seu adversário. Ele segura a bola com ambas as mãos e em seguida solta a bola e bate com uma das mãos de volta para você. Não é apenas bate e rebate, sempre tem que segurar a bola antes de rebater para o campo do adversário. Cada vez que o adversário deixar a bola cair é ponto para quem jogou a bola, ou se um dos dois jogar a bola fora da quadra ou longe do local estipulado, o ponto vai para o outro. Combinem uma partida de 15 pontos e divirtam-se!