Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões. Os alunos deverão registrar, no caderno, o cabeçalho, a data, a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.
Data: 09 / 11 / 2020 (2ª feira) 5º Ano
E.M. “Coronel Domingos Ferreira
Monte Mor, 09 de novembro de 2020
Hoje é segunda-feira
O dia está _______________
Nome: _______________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
Atividade: Pontuação
1- Copie
a piada abaixo e pontue corretamente. (FAZER NO CADERNO)
Joãozinho chega muito animado do primeiro dia
de aula na escola e diz para a mãe manhê hoje a professora ensinou pra gente
qual é a mão direita muito bem mostre-a para a mamãe Joãozinho orgulhoso mostra
para a mãe ótimo parabéns agora me mostre a mão esquerda ah isso ela vai
ensinar só amanhã
___________________________________________________
___________________________________________________
2- Escreva
novamente o texto, corrigindo os erros de ortografia.(FAZER NO CADERNO)
Aí eu vi um imdio na televizão que não
emtendia como as pesoas que viven aqui nas cidades do Brasil ficanfazedo mal
uma para as otras. Iso que a gente vê todo o dia de chingaren, baterem e
brigaren.
Na tribo dele nimguén faz isso,
proque, como as plamtas e os animais, tudo o que é coisa viva fica viva se
nimguén atrapalhar ou matar. Primcipamete as pesoas!
____________________________________________________
____________________________________________________
3- Complete
as frases, usando as palavras do quadro abaixo.
como |
mas |
pois |
porém |
porque |
conforme |
quando |
que |
tanto |
tão |
e |
Se |
visto
que |
|
|
a) Ontem
fomos ao parque __________ ao cinema.
b) Estudei,
_____________ não fui bem na prova.
c) Já
deve ter chegado, ___________ saiu há horas.
d) A casa
caiu ___________ os alicerces cederam.
e) Peguei
de volta o livro ________________ combinado.
f) Trabalha
muito, ____________ não ganha bem.
g) Ele
escorregou _____________ o chão estava molhado.
h) Gostou
da comida, _______________ voltou.
i) Apareça
em casa _____________ você voltar à cidade.
j) _______
gostou da viagem ______________ quis voltar.
k) São __________
bonitas ____________ as outras.
l) Eu já estava em casa ________________ ela chegou.
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
Atividade: Frações de um
número.
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: Capítulo 11 – Instalações.
Assista ao vídeo abaixo para compreender melhor
o que é uma Instalação Artística:
ATIVIDADE I: Observe as imagens das páginas 124
e 125, para responder às questões da seção “Chuva de ideias”, da página 125.
As imagens mostram a obra “Éden”, de Hélio
Oiticica. Leia o texto do artista sobre sua obra:
Éden de Hélio Oiticica, ser “dentro” da obra.
Penetrar na obra revela o
sentido literal do convite que nos faz re-descobrir as sensações do corpo. Mas
para isso é preciso tirar os sapatos - tirá-los literalmente. É, sobretudo,
pelos pés que vamos sentir a obra de Hélio. Por isso, nada de contemplação nem
de apenas olhar a obra à distância. É preciso o corpo por inteiro. Éden (um dos
Penetráveis) de Hélio Oiticica proporciona ao espectador as sensações mais
elementares entre o humano e a terra, explorando todos os sentidos.
Corpo móvel que faz a obra ser obra através desse passeio penetrável que nos
abre a muitas sensações. É com a obra Éden que entramos ao paraíso que
perdemos. Mas precisamos penetrar novamente no paraíso e resgatar essas
sensações: um éden onde possamos compreender o corpo. Em pleno movimento vamos
penetrando nas coisas pela via do corpo que sente até nos perdermos nas
sensações e nos espaços labirínticos de muitos espaços penetráveis aos quais
somos convidados.
Pelos pés é que se pode sentir o mundo em sua aspereza, maciez, dureza – das
dores ao prazer. Aos pés da terra estamos quando nela penetramos descalços.
Desamarrando os cadarços, retirando os sapatos, as meias - ruindo o Éden que
nos encobriu de sentir as sensações que vem das coisas da terra: das pedras, da
palha, da água, da areia, das cores, das formas...Entrar sentir sair...
Entrar sentir sair
Ao Sol do Éden Oiticica
Abrir os pés
Ao chão do corpo
Ao Éden aberto
Ao caminho simples
Dos dedos que desquer
Velhos sapatos
Ruindo homens
Longinquamente
Em cadarços apertados
Gastos de sola
Descalços no chão
Ao mundo desnudado
Ao solo das faces
Nos pés que somos
(Jefferson Bessa)
ATIVIDADE II: Leia a seção
“Organizando nossas ideias: A obra no
espaço”, para responder às questões 1 e 2 da página 126.
Data: 10 / 11 / 2020 (3ª feira) 5º Ano
E.M. ”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 10 de novembro de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________________
Nome: ____________________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
Atividade: Resolução de situações-problemas
1- Uma
fábrica de roupas fez 634 calças por dia. Quantas calças fará em 30 dias?
Resposta: ____________________________________________
2- Beto
quer comprar uma camiseta que custa R$ 50,00. Ele já tem R$ 23,50. Quanto falta
para Beto comprar a camiseta?
Resposta:
__________________________________________
3- Um comerciante
vendeu 342 balas na sexta-feira e 289 balas no sábado.
a) Em
qual desses dias ele vendeu mais balas?
________________________________________
b) Quanto
a mais?
________________________________________
c) Quantas
balas ele vendeu nesses dois dias?
Resposta:
________________________________________
4- Uma
passagem de ônibus da cidade de Abuí para Batatu custa R$ 16,00. Em uma viagem
o vendeu 17 passagens. \quanto ele recebeu?
Resposta: ___________________________________________
5- Calcule:
5668 + 4568 = |
31654 – 19875 = |
586 X 29 = |
1558 : 15 = |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ATIVIDADE:
História da música na década de 30
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
Nas próximas aulas veremos um pouco sobre os esportes de rede e quadra dividida
1 – Nessa primeira atividade, a tarefa é acessar o link abaixo e fazer uma leitura da história do voleibol no Brasil. São vários tópicos bem curtinhos, que mostram como o vôlei evoluiu no Brasil, se tornando o segundo esporte mais praticado, e também alguns títulos e nomes importantes da modalidade.
https://www.todamateria.com.br/historia-do-voleibol-no-brasil/
2 – Vamos para prática? Os exercícios
abaixo são alguns educativos para controlar a bola e servem de base para
aprender os fundamentos do vôlei. Você vai precisar de uma bola, ou pode fazer
uma amassando jornais e colocando dentro de uma sacolinha de mercado.
a-
Segure a bola em uma
das mãos, jogue-a para cima e pegue com a mesma mão. Execute 10 vezes e repita
com a outra mão. Conforme for controlando pode jogar mais alto.
b- Da mesma forma que o anterior jogue a bola para cima com uma mão,
mas pegue com a outra, e continue jogando de uma mão para a outra aumentando a
altura conforme controlar a bola. Execute 10 movimentos.
c-
Agora segure a bola
com ambas as mãos próxima ao quadril, jogue para cima e apanhe com as duas mãos
acima da cabeça. 10 movimentos.
d- Segure a bola com ambas as mãos acima da cabeça, empurre-a para cima e pegando de volta com ambas as mãos ainda acima da cabeça. 10 movimentos.
3- Vamos
assistir um vídeo bem curtinho com orientações para jogar vôlei.
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 11 de novembro de 2020
Hoje é _______________________
O dia está ____________________
Nome: _________________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
Atividade: Leitura e interpretação de uma
tirinha.
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
Atividade: Região Centro-Oeste
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME: Capítulo 11 –
Instalações.
·
Leia os textos e observe as imagens da
páginas 127 e 128:
“A obra e seus sentidos” –
página 127.
“Experimentando uma obra” –
página 127.
“Hélio Oiticica” – página 128.
· De acordo com a leitura e leitura de imagens, responda as questões 4 e 5 da página 128.
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 12 de novembro de 2020
Hoje é quinta-feira
O dia está _____________________
Nome: __________________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
Atividade: Perímetro
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
Atividade: Solo
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 13 de novembro de 2020
Hoje é sexta-feira
O dia está ___________________________
Nome: ______________________________
Bom dia!
COMPONENTENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
Atividade: Produção de texto
COMPONENTE CURRICULAR:
INGLÊS
ATIVIDADE:
1. Faça a relação entre as colunas.
2. Passe para o inglês as frases abaixo.
3. Complete a cruzadinha em inglês.
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1- Na aula
passada vimos um vídeo falado sobre os fundamentos. Você conseguiu entender?
Leia a definição abaixo sobre a importância e quais são os fundamentos do
vôlei.
Fundamento
é a base, o alicerce que sustenta determinada coisa. No caso do esporte,
podemos dizer então, que os fundamentos são os movimentos básicos e essenciais
para sua prática. Quanto melhor a execução técnica dos fundamentos, melhor é a
prática do esporte. Por isso eles devem ser aprendidos e aprimorados com
treinamento. Como estamos falando aqui de voleibol, então os fundamentos do
vôlei são:
a- Saque
b- Manchete
c- Toque
d- Cortada
e- Bloqueio
2- Vamos
para prática? Continuando os educativos para controlar a bola, você vai
precisar de uma bola, ou pode fazer uma amassando jornais e colocando dentro de
uma sacolinha de mercado.
a-
Segure a bola com a
mão esquerda, feche a mão direita, solte a bola e tente bater e rebater
(petecar) a bola com a mão direita fechada, dando pequenos toques até 10. Você
pode experimentar rebater a bola mudando a posição das mãos, mas sempre
fechada.
b- Repita com a mão esquerda.
c- Jogue a bola para cima e tente controla-la dando pequenos toques com ambas as mãos, mantendo a bola sempre acima da cabeça. Execute 10 toques.
3-
Vamos jogar? Esse
joguinho é bem simples e serve de iniciação ao vôlei. Se você quiser, pode
montar uma quadrinha usando cordinha ou cadeiras para dividir a quadra, mas
também dá para fazer sem rede. É uma atividade que precisa de um parceiro para
jogar.
Se fizer
uma rede, cada um fica na sua metade, e se for sem rede fiquem a um certa
distância um do outro. Para começar segure a bola com uma das mãos e com a
outra bata na bola jogando para seu adversário. Ele segura a bola com ambas as
mãos e em seguida solta a bola e bate com uma das mãos de volta para você. Não
é apenas bate e rebate, sempre tem que segurar a bola antes de rebater para o
campo do adversário. Cada vez que o adversário deixar a bola cair é ponto para
quem jogou a bola, ou se um dos dois jogar a bola fora da quadra ou longe do
local estipulado, o ponto vai para o outro. Combinem uma partida de 15 pontos e
divirtam-se!