Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões. Os alunos deverão registrar, no caderno, o cabeçalho, a data, a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.
Data: 09 / 11
/ 2020 (2ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel
Domingos Ferreira.
Monte Mor,
09 de novembro de 2020.
Hoje é
segunda-feira.
Nome
completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à
Atividade:
Leitura e interpretação.
Leia
o texto com muita atenção:
1)Quem foi Santos Dumont?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
3)Qual a descrição que o texto nos traz sobre Santos Dumont?
4)Qual a nacionalidade de Santos Dumont, isto é, em que país ele
nasceu?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
5)Santos Dumont inventou
algo muito importante. Você sabe que invenção
foi esta?
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
6)Paris é um município, estado ou país? Onde ela se está
localizada? Pesquise e
descubra.
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
___________________________________________________________
7)O texto não apresenta
referência de onde foi retirado. No entanto, há algo nele que nos mostra tal
informação. Que algo é este e de onde foi retirado?
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE
1: Complete corretamente as frases.
a) 5.000
é o antecessor de ________________________.
b) 3.199
é o sucessor de __________________________.
c) _________________
é o sucessor de 3.999.
d) ________________ é o antecessor de 4.580.
e) 9.980 é o sucessor de _____________________.
ATIVIDADE
2: Escreva cada número da forma como se lê.
a) 4.070
= _________________________________________________
b) 4.199
= _________________________________________________
c) 5.505
= _________________________________________________
d) 9.007
= _________________________________________________
e) 8.909 = _________________________________________________
ATIVIDADE 3: Complete o espaço entre cada par de números com os sinais < (menor que) ou > (maior que).
a) 2.807
________ 2.809
b) 4.051
________ 4.015
c) 6.325
________ 6.352
d) 9.801
________ 9. 108
e) 7. 978 ________ 9.789
ATIVIDADE
4: Com relação ao número 9.589, responda ao que
se pede.
A) Que
algarismo ocupa a posição das centenas?
______________________________________________________
b) Que algarismo ocupa a posição das dezenas?
_____________________________________________________
c) Que algarismo ocupa a posição das unidades de
milhar?
_____________________________________________________
d) Qual é o valor posicional (relativo) do
algarismo 5?
_____________________________________________________
e) Qual é o sucessor desse número?
_____________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: Capítulo 11 – MATERIAIS
Leitura de imagens:
·
Observe as imagens das páginas 124 e 125
para responder às questões da seção “ Chuva de ideias”, da página 125.
·
Observe as imagens da seção “Organizando
nossas ideias”: Materiais diversos e as obras de arte – páginas 126 e 127.
·
De acordo com as imagens, responda a
Atividade 1, da página 127.
·
Observe a imagem da página 128 “Uma obra,
muitos materiais”, para responder a Atividade 4 dessa página.
Data: 10 / 11 / 2020 (3ª feira) 4º Ano
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel
Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 10 de
novembro de 2020.
Hoje é
terça-feira.
Nome completo:________________________
4º Ano ______
Professora: _______________________.
ATIVIDADE 1: Complete corretamente a tabela da multiplicação.
x |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
2 |
2 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3 |
|
|
9 |
|
|
|
|
|
|
|
4 |
|
|
|
|
20 |
|
|
|
|
|
5 |
|
|
|
|
|
|
|
40 |
|
|
6 |
|
12 |
|
|
|
|
|
|
|
|
7 |
|
|
|
|
|
|
49 |
|
|
|
8 |
|
|
|
|
|
|
|
|
72 |
|
9 |
|
|
27 |
|
|
|
|
|
|
|
10 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
100 |
Exemplo:
A) 232 x 3 =
b) 512 x
2 =
c)
402 x 3 =
d) 301 x
4 =
e)
620 x 5 =
f)
154 x 4 =
g) 243 x
3 =
h) 603 x
6 =
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
Atividade: Leia o texto e responda as
questões no caderno.
Lutas e resistências a escravidão
Existiam várias formas de resistência à
escravidão: suicídios, assassinatos de feitores e de senhores, além de
sabotagem no trabalho, porém a mais usual era a fuga.
Os que fugiam costumavam esconder-se nas matas ou nos arredores
das cidades; sozinhos ou em grupos, organizavam-se para poder sobreviver.
Alguns deles formavam comunidades que foram chamadas de quilombos. Essas
comunidades ficavam, em geral, em locais escondidos no meio da mata e contavam
com sistemas de proteção contra ataques. Houve alguns quilombos próximos a
centros urbanos e, nesses locais, os quilombolas, como eram conhecidos os
habitantes dos quilombos, mantinham contato e comércio com a população local.
Os quilombolas cultivavam seus próprios alimentos, criavam
animais, caçavam, pescavam, trabalhavam com mineração e montavam pequenas
oficinas, onde fabricavam suas roupas, seus móveis e seus instrumentos de
trabalho.
O sistema de justiça nos quilombos era bem severo. Crimes de
adultério, roubo, deserção e homicídio eram punidos até com a pena de morte. A
vida no quilombo era comunitária. Os quilombolas dividiam as tarefas e a
produção. Lá podiam se organizar de acordo com seus costumes e suas tradições,
tanto os trazidos da África quanto os adquiridos no Brasil.
O mais famoso de todos os quilombos foi o de Palmares,
considerada a maior comunidade de escravos fugidos do Brasil. A repressão dos
senhores e das autoridades do governo era muito forte tanto para as fugas
quanto para todas as outras formas de resistência à escravidão.
Questões
1) Os escravizados aceitavam sua situação? Justifique sua resposta.
------------------------------------------------------------------------------------------
2) Quais eram as formas de resistência à escravidão usadas pelos escravizados?
----------------------------------------------------------------------------------------
3) O que eram os
quilombos?
-----------------------------------------------------------------------------------------
4) Como era a vida nos quilombos?
------------------------------------------------------------------------------------------
5) Por que a palavra
quilombo é usada como sinônimo de resistência?
-----------------------------------------------------------------------------------------
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Em uma das aulas foi feita uma pesquisa sobre esportes de campo e taco. São diversos esportes que conhecemos, mas são pouco praticados aqui no país, outros nunca vimos não é. Nessa aula vamos ver um esporte muito fácil e que dá pra brincar em casa. O nome é Gateball. Vamos ler um pouco sobre esse esporte.
O gateball foi criado no Japão em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de entreter as crianças e esquecerem um pouco aquele período. Por ser um jogo fácil e divertido acabou virando um jogo para todas as idades e sexo, pois não tem grandes exigências físicas. O jogo chegou no Brasil em 1978, e ganhou muitos adeptos, principalmente nas comunidades japonesas. É um jogo bem bacana, e se quiser saber mais, pesquise nas fontes abaixo.
https://portal.konbini.com.br/conheca-o-gateball/
https://istoe.com.br/6955_O+RITMO+LENTO+DO+GATEBALL/
2 – Para complementar a descrição acima vamos assistir a reportagem:
https://www.youtube.com/watch?v=65L6nvp76KQ
3- Vamos jogar? Você viu no vídeo que os materiais são taco, bola e arcos. Aqui vamos fazer um jogo adaptado para brincar em casa, então o taco pode ser um bastão, cabo de vassoura ou sarrafo de madeira, e se quiser pode colocar uma caixinha de pasta de dente, papelão, garrafinha plástica, na ponta para ficar como o taco do jogo. A bolinha pode ser papel amassado ou tampinha de garrafa, Os arcos você pode fazer com tiras de papelão, folha de caderno, presas com fita no chão formando um arco, ou usar cadeiras e banquinhos. São várias opções, basta usar a criatividade.
Como jogar: espalhe pelo espaço 5 arcos e numere de 1 a 5 pra saber a sequência que você vai fazer, comece batendo na bolinha até passar por baixo de cada arco e marque quantas batidas você deu até conseguir passar por todos os arcos.
Data:
11 / 11 / 2020 (4ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 11 de novembro de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora:
________________ . 4º Ano _____
.
à Atividade
1 – Ortografia R ou RR.
Separe as palavras nos quadros abaixo:
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
Atividade:
Cruzadinha
1)Separe as sílabas das palavras abaixo.
___________________________________________________
___________________________________________________
____________________________________________________
2) Coloque-as na ordem alfabética.
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME: MATERIAIS.
·
Leia o texto “ Reunir, agregar, juntar,
colecionar, ordenar e compor”, da página 129
·
Observe as imagens das páginas 129 e 130,
ambas são ASSEMBLAGES. Em seguida assista ao vídeo abaixo, que explica melhor
essa linguagem artística:
·
Escreva, em seu caderno, o que entendeu
sobre ASSEMBLAGE.
· Seção: Vamos fazer uma assemblage – página 131: Faça uma assemblage, com os materiais que possui em casa. Não esqueça de dar um nome para a sua obra.
DATA 12/11/2020
(Quinta-feira) 4ºs
ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 12
de novembro de 2020.
Hoje é quinta-feira.
Nome completo:
_________________________________4º Ano ______
Professora: ________________________.
ATIVIDADE
1: Resolva os probleminhas no caderno. Não
se esqueça de registrar as continhas e dar resposta aos problemas.
A)
Em um vestiário
há 12 camisas e em outro, há o dobro desse número. Quantas camisas há no outro
vestiário?
--------------------------------------------------------------------------------------
A)
Júnior e seu
amigo Edgar fazem coleção de carrinhos em miniatura. Júnior possui 32 carrinhos
e Edgar o triplo dessa quantia. Quantos carrinhos Edgar possue?
---------------------------------------------------------------------------------------
B)
Um ônibus
transporta 42 passageiros sentados. Quantos passageiros transportarão em 6
viagens, levando sempre essa quantidade?
---------------------------------------------------------------------------------------
C)
Graça comprou 3
brinquedos, que custaram R$32,50 cada, para presentear seus 3 sobrinhos. Quanto
dinheiro ela gastou?
---------------------------------------------------------------------------------------
D)
Patrícia
comprou 4 caixas de lápis com 52 lápis em cada caixa. Quantos lápis ela
comprou?
----------------------------------------------------------------------------------------
E)
Para o desfile
de 7 de setembro, as professoras do 4º ano organizaram 9 pelotões com 32
crianças cada um. Quantas crianças participaram do desfile?
----------------------------------------------------------------------------------------
F)
Seu José
trabalha como jardineiro. Ele plantou roseiras num jardim retangular. Ele fez 8
fileiras de roseiras com 7 roseiras em cada fileira. Quantas roseiras ele
plantou nesse jardim?
------------------------------------------------------------------------------------------
G) Cida foi ao supermercado e viu que o sorvete estava
em promoção. Nesse supermercado, 2 potes de sorvete custavam R$25,00.
Aproveitou a promoção e comprou 6 potes de sorvete. Quantos reais ela gastou
com essa compra?
-----------------------------------------------------------------------------------------
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
Atividade : Leia o texto com atenção:
Hidrosfera
A água que compõe nosso planeta forma nossa hidrosfera, 3/4
de toda essa água é salgada. A água doce é encontrada nos rios, nos lagos, nas
geleiras, lençóis freáticos e na atmosfera.
A água é essencial para toda a vida em nosso
planeta, ela é encontrada nos estados sólido, líquido e gasoso.
Distribuição de água na hidrosfera:
O ser humano utiliza a água doce para
vários fins, como por exemplo: para o consumo, para geração de energia (por
meio de usinas hidrelétricas), para irrigação, para criação de animais, em
fábricas, etc.
Devemos economizar e preservar a água,
pois apenas 1/4 de toda a água do planeta é doce. E dessa água somente 1/3 está
acessível ao homem, e boa parte dela já está poluída.
Agora responda as questões em seu caderno:
1) O que é hidrosfera?
-----------------------------------------------------------------------------------------
2) Qual é a porcentagem de água doce que existe na
terra?
-----------------------------------------------------------------------------------------
3) Qual é a porcentagem de água salgada?
-----------------------------------------------------------------------------------------
4) Em quais estados podemos encontrar a água?
----------------------------------------------------------------------------------------
5) Onde podemos encontrar água em estado gasoso?
----------------------------------------------------------------------------------------
6) Onde podemos encontrar água em estado sólido?
----------------------------------------------------------------------------------------
7) Onde podemos encontrar água doce em estado
líquido?
----------------------------------------------------------------------------------------
8) Cite alguns exemplos da utilização da água pelo
homem.
---------------------------------------------------------------------------------------
9) O que podemos fazer para preservar a água?
---------------------------------------------------------------------------------------
Data: 13 / 11 / 2020 (6ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel
Domingos Ferreira.
Monte
Mor, 13 de novembro de 2020.
Hoje é quarta-feira.
Nome
completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade: Produção de texto
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1. Numere as palavras de acordo com cada estação.
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
O tema proposto para reflexão é: Esporte não tem gênero. Abaixo tem algumas questões para começar a discussão.
1- Você consegue pensar ou lembrar se já viu algum movimento em algum esporte que não seja recomendado para homens ou mulheres?
2- Você conhece algum esporte ou modalidade esportiva que seja praticada exclusivamente por mulheres ou por homens?
3- Você
sabia que no Brasil , muitos anos atrás o esporte para mulheres era proibido
pela legislação? Leia os artigos abaixo:
"Art. 54. Às mulheres não se permitirá a
prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo,
para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias
instruções às entidades desportivas do país" (DECRETO-LEI Nº 3.199, DE 14
DE ABRIL DE 1941)
Em 1965, o Conselho Nacional de Desportos deliberou:
2. Não é permitida a prática de lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo-aquático, pólo, rugby, hanterofilismo e baseball.
4- Agora
assista o vídeo que fala um pouco das diferenças entre homens e mulheres no
esporte de alto rendimento:
https://www.youtube.com/watch?v=I2kv5SRImKU
5- .Pense
um pouco no esporte brasileiro e tente listar alguns atletas que você conhece.
Faça uma tabela com duas colunas e coloque de um lado os homens e do outro as
mulheres. Escreva o nome e o esporte que joga.