quarta-feira, 4 de novembro de 2020

SEMANA 27 - 09/11 A 13/11

Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões. Os alunos deverão registrar, no caderno, o cabeçalho, a data, a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.

Data: 09 / 11 / 2020 (2ª feira)                               4º Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 09 de novembro de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

 

à Atividade: Leitura e interpretação.

Leia o texto com muita atenção:


COMPREENSÃO DO TEXTO

1)Quem foi Santos Dumont?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

2)No trecho, “Sem contar o chapéu, com abas viradas para baixo, que virou mania em Paris”, a expressão virou mania significa que ele foi o quê?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

3)Qual a descrição que o texto nos traz sobre Santos Dumont?

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________ 

4)Qual a nacionalidade de Santos Dumont, isto é, em que país ele nasceu?

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________ 

5)Santos Dumont inventou algo muito importante. Você sabe que invenção foi esta?

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________ 

6)Paris é um município, estado ou país? Onde ela se está localizada? Pesquise e

descubra.

            __________________________________________________________

            __________________________________________________________

            __________________________________________________________

           ___________________________________________________________ 

7)O texto não apresenta referência de onde foi retirado. No entanto, há algo nele que nos mostra tal informação. Que algo é este e de onde foi retirado?

            __________________________________________________________

            __________________________________________________________

            __________________________________________________________

            __________________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1: Complete corretamente as frases.

a)   5.000 é o antecessor de ________________________.

b)  3.199 é o sucessor de __________________________.

c)   _________________ é o sucessor de 3.999.

d)   ________________ é o antecessor de 4.580.

e)   9.980 é o sucessor de _____________________.

ATIVIDADE 2: Escreva cada número da forma como se lê.

a)   4.070 = _________________________________________________

b)  4.199 = _________________________________________________

c)   5.505 = _________________________________________________

d)  9.007 = _________________________________________________

e)   8.909 = _________________________________________________

ATIVIDADE 3: Complete o espaço entre cada par de números com os sinais < (menor que) ou > (maior que).

a)   2.807 ________ 2.809

b)  4.051 ________ 4.015

c)   6.325 ________ 6.352

d)  9.801 ________ 9. 108

e)   7. 978 ________ 9.789

ATIVIDADE 4: Com relação ao número 9.589, responda ao que se pede.

A)   Que algarismo ocupa a posição das centenas?

______________________________________________________

b) Que algarismo ocupa a posição das dezenas?

_____________________________________________________

c) Que algarismo ocupa a posição das unidades de milhar?

_____________________________________________________

d) Qual é o valor posicional (relativo) do algarismo 5?

_____________________________________________________

e) Qual é o sucessor desse número?

_____________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Livro NAME: Capítulo 11 – MATERIAIS

Leitura de imagens:

·        Observe as imagens das páginas 124 e 125 para responder às questões da seção “ Chuva de ideias”, da página 125.

·        Observe as imagens da seção “Organizando nossas ideias”: Materiais diversos e as obras de arte – páginas 126 e 127.

·        De acordo com as imagens, responda a Atividade 1, da página 127.

·        Observe a imagem da página 128 “Uma obra, muitos materiais”, para responder a Atividade 4 dessa página.

Data: 10 / 11 / 2020 (3ª feira)                               4º Ano

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 10 de novembro de 2020.

Hoje é terça-feira.

Nome completo:________________________ 4º Ano ______

Professora: _______________________.

ATIVIDADE 1: Complete  corretamente a tabela da multiplicação.


x

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

2

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

9

 

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

20

 

 

 

 

 

5

 

 

 

 

 

 

 

40

 

 

6

 

12

 

 

 

 

 

 

 

 

7

 

 

 

 

 

 

49

 

 

 

8

 

 

 

 

 

 

 

 

72

 

9

 

 

27

 

 

 

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

100

 


ATIVIDADE 2: Arme e efetue as operações, seguindo o exemplo. Lembre-se de anotar, com as letras C (centena) , D (dezena) e U (unidade), as respectivas posições.                              

Exemplo: 




      


A) 232 x 3 =

b)  512 x 2 =

c)   402 x 3 =

d)  301 x 4 =

e)   620 x 5 =

f)    154 x 4 =

g)  243 x 3 =

h)  603 x 6 =


COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

Atividade: Leia o texto e responda as questões no caderno.

Lutas e resistências a escravidão

        Existiam várias formas de resistência à escravidão: suicídios, assassinatos de feitores e de senhores, além de sabotagem no trabalho, porém a mais usual era a fuga.
    Os que fugiam costumavam esconder-se nas matas ou nos arredores das cidades; sozinhos ou em grupos, organizavam-se para poder sobreviver. Alguns deles formavam comunidades que foram chamadas de quilombos. Essas comunidades ficavam, em geral, em locais escondidos no meio da mata e contavam com sistemas de proteção contra ataques. Houve alguns quilombos próximos a centros urbanos e, nesses locais, os quilombolas, como eram conhecidos os habitantes dos quilombos, mantinham contato e comércio com a população local.
    Os quilombolas cultivavam seus próprios alimentos, criavam animais, caçavam, pescavam, trabalhavam com mineração e montavam pequenas oficinas, onde fabricavam suas roupas, seus móveis e seus instrumentos de trabalho.
    O sistema de justiça nos quilombos era bem severo. Crimes de adultério, roubo, deserção e homicídio eram punidos até com a pena de morte. A vida no quilombo era comunitária. Os quilombolas dividiam as tarefas e a produção. Lá podiam se organizar de acordo com seus costumes e suas tradições, tanto os trazidos da África quanto os adquiridos no Brasil.
    O mais famoso de todos os quilombos foi o de Palmares, considerada a maior comunidade de escravos fugidos do Brasil. A repressão dos senhores e das autoridades do governo era muito forte tanto para as fugas quanto para todas as outras formas de resistência à escravidão.

Questões

1) Os escravizados aceitavam sua situação? Justifique sua resposta.


     ------------------------------------------------------------------------------------------

2) Quais eram as formas de resistência à escravidão usadas pelos escravizados?


       ----------------------------------------------------------------------------------------

3) O que eram os quilombos?

       -----------------------------------------------------------------------------------------

4) Como era a vida nos quilombos?


       ------------------------------------------------------------------------------------------ 

5) Por que a palavra quilombo é usada como sinônimo de resistência?

        -----------------------------------------------------------------------------------------

 

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Em uma das aulas foi feita uma pesquisa sobre esportes de campo e taco. São diversos esportes que conhecemos, mas são pouco praticados aqui no país, outros nunca vimos não é. Nessa aula vamos ver um esporte muito fácil e que dá pra brincar em casa. O nome é Gateball. Vamos ler um pouco sobre esse esporte.

O gateball foi criado no Japão em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de entreter as crianças e esquecerem um pouco aquele período. Por ser um jogo fácil e divertido acabou virando um jogo para todas as idades e sexo, pois não tem grandes exigências físicas. O jogo chegou no Brasil em 1978, e ganhou muitos adeptos, principalmente nas comunidades japonesas. É um jogo bem bacana, e se quiser saber mais, pesquise nas fontes abaixo.

https://portal.konbini.com.br/conheca-o-gateball/

https://istoe.com.br/6955_O+RITMO+LENTO+DO+GATEBALL/

2 – Para complementar a descrição acima vamos assistir a reportagem:

https://www.youtube.com/watch?v=65L6nvp76KQ

3-  Vamos jogar? Você viu no vídeo que os materiais são taco, bola e arcos.  Aqui vamos fazer um jogo adaptado para brincar em casa, então o taco pode ser um bastão, cabo de vassoura ou sarrafo de madeira, e se quiser pode colocar uma caixinha de pasta de dente, papelão, garrafinha plástica, na ponta para ficar como o taco do jogo.  A bolinha pode ser papel amassado ou tampinha de garrafa, Os arcos você pode fazer com tiras de papelão, folha de caderno, presas com fita no chão formando um arco, ou usar cadeiras e banquinhos. São várias opções, basta usar a criatividade.

Como jogar: espalhe pelo espaço 5 arcos e numere de 1 a 5 pra saber a sequência que você vai fazer, comece batendo na bolinha até passar por baixo de cada arco e marque quantas batidas você deu até conseguir passar por todos os arcos.

Data: 11 / 11 / 2020 (4ª feira)                                4º Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 11 de novembro de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade 1 – Ortografia R ou RR.





Separe as palavras nos quadros abaixo:

 


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

Atividade: Cruzadinha 

1)Separe as sílabas das palavras abaixo.

       ___________________________________________________

       ___________________________________________________

      ____________________________________________________

2) Coloque-as na ordem alfabética.

      ____________________________________________________

      ____________________________________________________

      ____________________________________________________























COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: MATERIAIS.

·        Leia o texto “ Reunir, agregar, juntar, colecionar, ordenar e compor”, da página 129

·        Observe as imagens das páginas 129 e 130, ambas são ASSEMBLAGES. Em seguida assista ao vídeo abaixo, que explica melhor essa linguagem artística:

https://youtu.be/XhKaOuCClEM

·        Escreva, em seu caderno, o que entendeu sobre ASSEMBLAGE.

·        Seção: Vamos fazer uma assemblage – página 131: Faça uma assemblage, com os materiais que possui em casa. Não esqueça de dar um nome para a sua obra.


DATA 12/11/2020 (Quinta-feira)                    4ºs   ANOS                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 12 de novembro de 2020.

Hoje é quinta-feira.

Nome completo: _________________________________4º Ano ______

Professora: ________________________.


ATIVIDADE 1: Resolva os probleminhas no caderno. Não se esqueça de registrar as continhas e dar resposta aos problemas.                                             

A)   Em um vestiário há 12 camisas e em outro, há o dobro desse número. Quantas camisas há no outro vestiário?

--------------------------------------------------------------------------------------

A)   Júnior e seu amigo Edgar fazem coleção de carrinhos em miniatura. Júnior possui 32 carrinhos e Edgar o triplo dessa quantia. Quantos carrinhos Edgar possue?

---------------------------------------------------------------------------------------

B)   Um ônibus transporta 42 passageiros sentados. Quantos passageiros transportarão em 6 viagens, levando sempre essa quantidade?

---------------------------------------------------------------------------------------

C)   Graça comprou 3 brinquedos, que custaram R$32,50 cada, para presentear seus 3 sobrinhos. Quanto dinheiro ela gastou?

---------------------------------------------------------------------------------------

D)   Patrícia comprou 4 caixas de lápis com 52 lápis em cada caixa. Quantos lápis ela comprou?

----------------------------------------------------------------------------------------

E)   Para o desfile de 7 de setembro, as professoras do 4º ano organizaram 9 pelotões com 32 crianças cada um. Quantas crianças participaram do desfile?

----------------------------------------------------------------------------------------

F)   Seu José trabalha como jardineiro. Ele plantou roseiras num jardim retangular. Ele fez 8 fileiras de roseiras com 7 roseiras em cada fileira. Quantas roseiras ele plantou nesse jardim?

------------------------------------------------------------------------------------------

G)  Cida foi ao supermercado e viu que o sorvete estava em promoção. Nesse supermercado, 2 potes de sorvete custavam R$25,00. Aproveitou a promoção e comprou 6 potes de sorvete. Quantos reais ela gastou com essa compra?

-----------------------------------------------------------------------------------------

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS


Atividade :  Leia o texto com atenção:

Hidrosfera

   A água que compõe nosso planeta forma nossa hidrosfera, 3/4 de toda essa água é salgada. A água doce é encontrada nos rios, nos lagos, nas geleiras, lençóis freáticos e na atmosfera.

   A     água é essencial para toda a vida em nosso planeta, ela é encontrada nos estados sólido, líquido e gasoso.

   Distribuição de água na hidrosfera:


   O ser humano utiliza a água doce para vários fins, como por exemplo: para o consumo, para geração de energia (por meio de usinas hidrelétricas), para irrigação, para criação de animais, em fábricas, etc.

   Devemos economizar e preservar a água, pois apenas 1/4 de toda a água do planeta é doce. E dessa água somente 1/3 está acessível ao homem, e boa parte dela já está poluída.

 

Agora responda as questões em seu caderno:

 

1) O que é hidrosfera?

-----------------------------------------------------------------------------------------

2) Qual é a porcentagem de água doce que existe na terra?

-----------------------------------------------------------------------------------------

3) Qual é a porcentagem de água salgada?

----------------------------------------------------------------------------------------- 

4) Em quais estados podemos encontrar a água?

----------------------------------------------------------------------------------------

5) Onde podemos encontrar água em estado gasoso?

----------------------------------------------------------------------------------------

6) Onde podemos encontrar água em estado sólido?

----------------------------------------------------------------------------------------

7) Onde podemos encontrar água doce em estado líquido?

----------------------------------------------------------------------------------------

8) Cite alguns exemplos da utilização da água pelo homem.

--------------------------------------------------------------------------------------- 

9) O que podemos fazer para preservar a água?

---------------------------------------------------------------------------------------

 Data: 13 / 11 / 2020 (6ª feira)                                4º Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa                            

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 13 de novembro de 2020.

Hoje  é quarta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade: Produção de texto






 

 

 

 

 

 

 

             











COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.   Numere as palavras de acordo com cada estação.






Relacione as imagens e palavras.









COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

O tema proposto para reflexão é: Esporte não tem gênero. Abaixo tem algumas questões para começar a discussão.

1-   Você consegue pensar ou lembrar se já viu algum movimento em algum esporte que não seja recomendado para homens ou mulheres?

2-   Você conhece algum esporte ou modalidade esportiva que seja praticada exclusivamente por mulheres ou por homens?

3-   Você sabia que no Brasil , muitos anos atrás o esporte para mulheres era proibido pela legislação? Leia os artigos abaixo:

"Art. 54. Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo, para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias instruções às entidades desportivas do país" (DECRETO-LEI Nº 3.199, DE 14 DE ABRIL DE 1941)

Em 1965, o Conselho Nacional de Desportos deliberou:

2. Não é permitida a prática de lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo-aquático, pólo, rugby, hanterofilismo e baseball.

4-   Agora assista o vídeo que fala um pouco das diferenças entre homens e mulheres no esporte de alto rendimento:

https://www.youtube.com/watch?v=I2kv5SRImKU

5-   .Pense um pouco no esporte brasileiro e tente listar alguns atletas que você conhece. Faça uma tabela com duas colunas e coloque de um lado os homens e do outro as mulheres. Escreva o nome e o esporte que joga.