quarta-feira, 11 de novembro de 2020

SEMANA 28 - 16/11 A 19/11

Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões. Os alunos deverão registrar, no caderno, o cabeçalho, a data, a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.

Data: 16 / 11 / 2020 (2ª feira)                               5º Ano

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 16 de novembro de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   5º Ano ­­­_____ .

 

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

Atividade: Leitura e interpretação de uma tirinha.






























COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

Atividade: Expressões numéricas

1-   Resolva as expressões numéricas de acordo com a regra: primeiro resolve as operações que estiverem dentro dos parênteses, lembrando que resolve as multiplicações e divisões na ordem em que aparecem primeiro, depois as adições e subtrações na ordem em que aparecem primeiro. Não esqueça de resolver uma operação por vez. Observe o exemplo:

 

Exemplo: 500 – (320 : 20 + 24 x 7) + 30 =

                500 – (160 + 24 x 7) + 30 =

                500 – (160 + 168) + 30 =

                500 – 336 + 30 =

                164 + 30 =

                194

 

Agora é com vocês! Siga as regras e façam com atenção.

a)   150 + (26 : 2 + 14 x 8) – 235 =

b)  368 – 194 + (84 : 2 x 5) =

c)   400 – (237 : 3 + 182) + 150 =

d)  890 + (375 x 5 – 1890 : 2) =

e)   3700 – (890 : 2 x 5) + 2400 =


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Livro NAME: Capítulo 12 – Bumba meu Boi.

·        Observe as imagens, de festivais de Bumba Meu Boi, das página 132 e 133 para responder as questões da seção “Chuva De Ideias”.

·        Leia o texto da seção” Organizando Nossas Ideias”, A História do Bumba meu Boi, da página 134.

·        Observe a imagem e leia o texto Personagens, da página 134.

ATIVIDADE: observe a imagem da página 135, continue a ilustração dos personagens da festividade bumba meu boi e pinte seu desenho, de acordo com as cores já sugeridas na imagem.


DATA 17/11/2020  (3ª Feira)                                5º ANO 

E.M. ”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 17 de novembro de 2020

Hoje é terça-feira

O dia está _________________________

Nome: ____________________________

Bom dia!

 


COMPONENTE CURRICULAR: Matemática


Atividade: Resolução de situações-problemas

1-   Num restaurante há 53 mesas e em cada uma cabem 4 pessoas. Qual o número máximo de pessoas que podem jantar neste restaurante?

 

 

 

 

Resposta: _______________________________________________________

 

2-   Um carro percorre 18 quilômetros com 1 litro de gasolina. Quantos quilômetros percorrerá com 42 litros de gasolina?

 

 

Resposta: ______________________________________________________

 

3-   Um carteiro entrega, por dia, 1390 cartas. No mês de abril ele trabalhou 22 dias. Quantas cartas ele entregou neste mês?

 

 

 

Resposta: _______________________________________________________

 

4-   Arme e resolva as operações:

 

a)   1908 x 17 =

b)  3963 x 25 =

c)   4090 x 32 =

d)  2987 x 19 =

e)   3520 x 50 =

f)    29347 : 14 =

g)  93670 :19 =

h)  81763 : 15 =

i)     78900 : 17 =

j)     36093 : 16 =




COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA


 ATIVIDADE:   Proclamação da República e Dia da Bandeira Nacional.































































































































COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Continuando com o voleibol, um dos temas propostos é conhecer o voleibol paralímpico. Nesse caso a modalidade é o vôlei sentado. A primeira tarefa é acessar o site abaixo e ler sobre o esporte. É um texto pequeno e fácil de entender.


2 – A segunda atividade é assistir o vídeo selecionado, onde o professor passa uma explicação simples para compreender melhor o texto lindo anteriormente. Depois tem uma sugestão de outro vídeos com uma reportagens sobre o vôlei sentado e você pode acessar outros vídeos para ver os jogos.


Sugestãos:


3 - Vamos para prática? Na primeira aula sobre o vôlei, a proposta foi montar uma quadrinha usando um espaço pequeno e uma cordinha ou cadeiras para dividir a quadra, e jogar um contra um segurando a bola e tentar jogá-la em um espaço vazio, correto? Nessa aula vamos repetir essa atividade. Divida a quadra usando o que tiver em casa para ser a rede. O objetivo continua sendo jogar a bola no espaço vazio da quadra adversária, mas agora o jogo será sentado como você viu no vídeo. Combine sets pequenos de 10 pontos e não se esqueça de seguir as regras, sempre segurando a bola, não tirar o bumbum do chão quando estiver com a bola, e para deslocar sem a bola sempre sentado.  Bom jogo!


DATA 18/11/2020  (4ª Feira)                                5º ANO 

 E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 18 de novembro de 2020

Hoje é _______________________

O dia está ____________________

Nome: _________________________

Bom dia!

 

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

Atividade: Pronomes





























COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

Atividade: Região Sul

     A região Sul é a menor região brasileira. Todos os estados são banhados pelo mar. Os estados da região Sul são: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

     No estado do Paraná é encontrada a maior floresta das araucárias, árvore típica da região Sul, portanto o maior produtor de pinhões, que são as sementes da araucária.

     No estado de Santa Catarina encontramos belas praias, com grande variedade de animais marinhos. Aparecem também os mangues, lugar onde existem os caranguejos.

     No estado do Rio Grande do Sul, são cultivados soja, milho, arroz, feijão, mandioca, batatinha e grama (mato) para o gado comer.

     O rio Uruguai separa o estado do Rio Grande do Sul de Santa Catarina e da Argentina.

     A atividade mais praticada é o plantio do mato (chá), onde é industrializado e vendido.

     No século XIX e início do século XX, a Região Sul recebeu muitos imigrantes europeus como italianos e alemães, e também japoneses. Écomum encontrar municípios com arquitetura típica, como Blumenau, de colonização alemã.

A Região Sul é chamada de celeiro do Brasil devido a intensa produção agrícola. Nessa região são cultivados: café, trigo, soja, milho, fumo, mandioca, cevada, centeio, cebola, tomate e frutas.























COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Pai Francisco e Catirina.

·        Leia as descrições dos personagens da festividade Bumba meu Boi, Pai Francisco e Catirina, descritos na página 136.

·        Em seguida, desenhe em cada retângulo da página 136, Pai Francisco e Catirina, de acordo com as descrições.


DATA 19/11/2020  (5ª Feira)                                5º ANO 

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 19 de novembro de 2020

Hoje é quinta-feira

O dia está _____________________

Nome: __________________________

Bom dia!

 

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática


Atividade: Gráficos




























COMPONENTE CURRICULAR: Ciências


Atividade: Sistemas do corpo humano.
























De acordo com o texto responda:

1-   O sistema nervoso é formado por quais partes do nosso corpo?

 

___________________________________________________

2-   Em quantas partes ele está dividido e quais são elas?

 

___________________________________________________

3-   O que é medula espinhal?

 

___________________________________________________

4-   O que é o sistema nervoso periférico?

 

____________________________________________________

5-   O que é o nervo ciático?

 

____________________________________________________


DATA 20/11/2020  (6ª Feira)                                5º ANO 

Ponto facultativo: Dia da Consciência Negra