Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões. Os alunos deverão registrar, no caderno, o cabeçalho, a data, a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.
DATA 23/11/2020 (Segunda-feira) 5º s ANOS
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M. “Coronel Domingos Ferreira
Monte Mor, 23 de novembro de 2020
Hoje é segunda-feira
O dia está _______________
Nome: _______________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
Atividade: Leitura e interpretação de
texto
O herói negro
O dia 20 de novembro é muito especial para
a população negra brasileira. É a data em que o Brasil reverencia o heroísmo de
Zumbi de Palmares, símbolo maior da resistência e da luta dos negros contra a
escravidão.
Zumbi nasceu livre em Palmares no anode
1655, mas foi capturado ainda bebê e entregue a um padre Jesuíta. Batizado com
o nome de Francisco, ele teve educação cristã e estudou português e latim. Mas
não abandonou as raízes. Com 15 anos, Zumbi voltou ao Quilombo dos Palmares,
onde se tomou estrategista militar.
Em
20 de novembro de 1695, depois de ser traído por um companheiro, foi preso e
morto pelas tropas portuguesas.
O Quilombo dos Palmares estava localizado na
região da Serra da Barriga, que atualmente faz parte do município de UNIÃO DOS
PALMARES no estado de Alagoas.
Era
constituído por quilombolas (escravos fugitivos das fazendas que viviam nos
quilombos) que tinham sido escravos em fazendas das capitanias da Bahia e
Pernambuco. Tornou-se símbolo da resistência negra à escravidão.
1- Coloque
(V) se for verdadeiro e (F) se for falso:
( ) Zumbi não representa nada para os negros
brasileiros.
( ) Com 19 anos, Zumbi voltou ao Quilombo dos
Palmares.
( ) O quilombo era situado no interior da
Bahia.
( ) Zumbi nasceu em 1955.
2- Zumbi
dos Palmares é considerado como o:
( ) médico do futuro.
( ) homem negro.
( ) herói negro.
3- No dia
20 de novembro é comemorado:
( ) O dia da pátria.
( ) O dia do Zumbi.
( ) O dia da Consciência negra.
4- Qual
era o verdadeiro nome de Zumbi?
__________________________________________________________
5- Complete
a tabela com a palavra do texto, de forma que
todas as informações fiquem corretas:
PAROXÍTONA |
TRISSÍLABA |
|
OXÍTONA |
POLISSÍLABA |
|
PAROXÍTONA |
DISSÍLABA |
|
PAROXÍTONA |
POLISSÍLABA |
|
PROPAROXÍTONA |
TRISSÍLA |
|
COMPONENTE CURRICULAR:
Matemática
Atividade: Quatro operações
1- Arme e resolva com atenção:
a) 3876 +
3760 =
b) 9876 +
789 =
c) 3087 –
1289 =
d) 2090 –
879 =
e) 345 x 32
=
f) 285 x
25 =
g) 43789
: 3 =
h) 34765 : 24 =
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: Capítulo 13 – CENAS DA VIDA.
·
Observe as imagens das páginas 156 e 157,1
para responder as questões da seção “Chuva De Ideias".
·
Observe a obra da seção “Organizando
Nossas Ideias”, da página 158 e responda as questões A, B e C.
·
Observe a obra “A Leiteira”, da página 159
e responda as questões 1 e 2.
E.M. ”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 24 de novembro de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________________
Nome: ____________________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
Atividade: Resolução de situações-problemas
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ATIVIDADE: Cultura Negra
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Para complementar os esporte de rede/quadra dividida pesquise:
a-
Relacione a maior quantidade possível de esportes de rede
b- Quais deles você conhece ou já praticou?
2 –
Uma das atividades mais simples para se fazer em casa sobre esportes de rede é
a peteca. Já tivemos lá no início uma aula sobre a peteca da recreação ao
esporte, e como confeccionar, então mãos à obra, faça uma peteca com material
simples e execute as atividades abaixo:
a- Segure
a peteca com uma das mãos, solte-a e bata com a outra mão aberta, fazendo ela
subir, e pegue antes de cair. Repita o movimento até dominar.
b- Com
apenas uma das mãos bata na peteca para cima, como no exercício anterior, mas
agora ao invés de segurá-la, tente rebater quantas vezes conseguir usando
apenas uma mão.
c- Repita
o exercício com a outra mão.
d- Agora
bata e rebata de uma mão para a outra.
3 – Para
finalizar, convide uma pessoa em sua casa para brincar com você, e jogar um
pouco de peteca, dividindo a quadra com uma cordinha ou até mesmo cadeiras.
DATA 25/11/2020 (Quarta-feira) 5º s ANOS
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 25 de novembro de 2020
Hoje é _______________________
O dia está ____________________
Nome: _________________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE:
1- Escolha
5 palavras e forme frases criativas.
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
Atividade: Região Sul
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: Capítulo 13 – CENAS DA VIDA.
·
Atividade 4: observe a imagem da jarra, da
página 160 e, no quadro ao lado, tente representá-la ( desenhá-la) fielmente à
realidade.
·
Atividade 5: pinte a ilustração da obra “A
leiteira” da página 160.
·
Atividade – VAMOS DECIFRAR UMA CARTA: observe
a carta enigmática da página 161 e escreva qual a mensagem secreta.
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 26 de novembro de 2020
Hoje é quinta-feira
O dia está _____________________
Nome: __________________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
Atividade:
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
Atividade:
Responda:
1- Quais
sãos principais órgãos do sistema urinário?
_________________________________________________________
2- Ligue
corretamente cada órgão a sua função:
Os rins... ... canais que conduzem a urina a
bexiga
Os ureteres são... ... filtram as impurezas
A bexiga... ...
armazena a urina
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 27 de novembro de 2020
Hoje é sexta-feira
O dia está ___________________________
Nome: ______________________________
Bom dia!
COMPONENTENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
Atividade: Produção de texto
Faça
tudo no caderno. Copie o começo e termine.
ATIVIDADE:
1.
Leia
e estude as profissões abaixo.
1. Encontre as palavras abaixo no caça-palavras.
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Além dos esportes de rede/quadra dividida, temos as modalidades de parede de rebote/muro. Existem diversos esportes onde o objetivo principal é lançar, bater ou arremessar a bola ou objeto de mesma função rebatendo contra uma parede.
2 – Partindo dessa definição pesquise quais esportes usam essas características e relacione o máximo que encontrar.
3 – A próxima atividade é pegar uma bola de qualquer tamanho, e encontrar em casa um local numa parede ou muro e executar as atividades abaixo:
a- Lance
a bola na parede e apanhe com as duas mãos, depois repita uma vez com cada mão.
b- Lance
a bola na parede, bata uma palma atrás do corpo e apanhe a bola.
c- Da
mesma forma, mas além da palma atrás, bata mais uma palma na frente e apanhe a
bola.
d- Lance
na parede, tente tocar uma das mãos no chão e apanhe a bola.
4- A próxima sequência é de bater e rebater.
a- Com
uma das mãos segure a bola, e com a outra aberta bata com a palma da mão na
bola fazendo com que ela bata na parede e volte pra você, e segure-a.
b- Repita
o movimento com a outra mão.
c- Agora
solte a bola no chão e quando ela quicar, bata com a palma da mão na bola
fazendo com que ela bata na parede e volte pra você, e segure-a.
d- Agora
a vontade, sem segurar, bata e rebata a bola na parede quantas vezes conseguir,
sempre deixando pingar no chão antes.