quarta-feira, 18 de novembro de 2020

SEMANA 29 - 23/11 A 27/11

  Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões. Os alunos deverão registrar, no caderno, o cabeçalho, a data, a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.

DATA 23/11/2020 (Segunda-feira)                       5º s  ANOS

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M. “Coronel Domingos Ferreira

Monte Mor, 23 de novembro de 2020

Hoje é segunda-feira

O dia está _______________

Nome: _______________________

Bom dia!

 

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

Atividade: Leitura e interpretação de texto 

 

      O herói negro

     O dia 20 de novembro é muito especial para a população negra brasileira. É a data em que o Brasil reverencia o heroísmo de Zumbi de Palmares, símbolo maior da resistência e da luta dos negros contra a escravidão.

     Zumbi nasceu livre em Palmares no anode 1655, mas foi capturado ainda bebê e entregue a um padre Jesuíta. Batizado com o nome de Francisco, ele teve educação cristã e estudou português e latim. Mas não abandonou as raízes. Com 15 anos, Zumbi voltou ao Quilombo dos Palmares, onde se  tomou estrategista militar.

      Em 20 de novembro de 1695, depois de ser traído por um companheiro, foi preso e morto pelas tropas portuguesas.

      O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que atualmente faz parte do município de UNIÃO DOS PALMARES no estado de Alagoas.

     Era constituído por quilombolas (escravos fugitivos das fazendas que viviam nos quilombos) que tinham sido escravos em fazendas das capitanias da Bahia e Pernambuco. Tornou-se símbolo da resistência negra à escravidão.

 

1-   Coloque (V) se for verdadeiro e (F) se for falso:

(    ) Zumbi não representa nada para os negros brasileiros.

(    ) Com 19 anos, Zumbi voltou ao Quilombo dos Palmares.

(    ) O quilombo era situado no interior da Bahia.

     (    ) Zumbi nasceu em 1955.

 

2-   Zumbi dos Palmares é considerado como o:

(    ) médico do futuro.

(    ) homem negro.

(    ) herói negro.

 

3-   No dia 20 de novembro é comemorado:

(    ) O dia da pátria.

(    ) O dia do Zumbi.

(    ) O dia da Consciência negra.

 

4-   Qual era o verdadeiro nome de Zumbi?

__________________________________________________________

 

5-   Complete a tabela com a palavra do texto, de forma que  todas as informações fiquem corretas:

 

PAROXÍTONA

TRISSÍLABA

 

OXÍTONA

POLISSÍLABA

 

PAROXÍTONA

DISSÍLABA

 

PAROXÍTONA

POLISSÍLABA

 

PROPAROXÍTONA

TRISSÍLA

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

Atividade: Quatro operações

1-   Arme e resolva com atenção:

 

a)   3876 + 3760 =

b)  9876 + 789 =

c)   3087 – 1289 =

d)  2090 – 879 =

e)   345 x 32 =

f)    285 x 25 =

g)  43789 : 3 =

h)  34765 : 24 =


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Livro NAME: Capítulo 13 – CENAS DA VIDA.

·        Observe as imagens das páginas 156 e 157,1 para responder as questões da seção “Chuva De Ideias".

·        Observe a obra da seção “Organizando Nossas Ideias”, da página 158 e responda as questões A, B  e C.

·        Observe a obra “A Leiteira”, da página 159 e responda as questões 1 e 2.


 DATA 24/11/2020 (terça-feira)                       5º s  ANOS

E.M. ”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 24 de novembro de 2020

Hoje é terça-feira

O dia está _________________________

Nome: ____________________________

Bom dia!

 

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

Atividade: Resolução de situações-problemas


COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA


 ATIVIDADE: Cultura Negra



COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física


ATIVIDADE:

1 – Para complementar os esporte de rede/quadra dividida pesquise:

a-   Relacione a maior quantidade possível de esportes de rede

b-  Quais deles você conhece ou já praticou?

2 – Uma das atividades mais simples para se fazer em casa sobre esportes de rede é a peteca. Já tivemos lá no início uma aula sobre a peteca da recreação ao esporte, e como confeccionar, então mãos à obra, faça uma peteca com material simples e execute as atividades abaixo:

a-   Segure a peteca com uma das mãos, solte-a e bata com a outra mão aberta, fazendo ela subir, e pegue antes de cair. Repita o movimento até dominar.

b-  Com apenas uma das mãos bata na peteca para cima, como no exercício anterior, mas agora ao invés de segurá-la, tente rebater quantas vezes conseguir usando apenas uma mão.

c-   Repita o exercício com a outra mão.

d-  Agora bata e rebata de uma mão para a outra.

3 –  Para finalizar, convide uma pessoa em sua casa para brincar com você, e jogar um pouco de peteca, dividindo a quadra com uma cordinha ou até mesmo cadeiras.


 DATA 25/11/2020 (Quarta-feira)                       5º s  ANOS

 E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 25 de novembro de 2020

Hoje é _______________________

O dia está ____________________

Nome: _________________________

Bom dia!


COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa



ATIVIDADE:

1-   Escolha 5 palavras e forme frases criativas.

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

 

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

Atividade: Região Sul





COMPONENTE CURRICULAR: ARTE


Livro NAME: Capítulo 13 – CENAS DA VIDA.

·        Atividade 4: observe a imagem da jarra, da página 160 e, no quadro ao lado, tente representá-la ( desenhá-la) fielmente à realidade.

·        Atividade 5: pinte a ilustração da obra “A leiteira” da página 160.

·        Atividade – VAMOS DECIFRAR UMA CARTA: observe a carta enigmática da página 161 e escreva qual a mensagem secreta.


DATA 26/11/2020 (Quinta-feira)                       5º s  ANOS

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 26 de novembro de 2020

Hoje é quinta-feira

O dia está _____________________

Nome: __________________________

Bom dia!

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

Atividade: 

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

Atividade: 





Responda:

1-   Quais sãos principais órgãos do sistema urinário?

_________________________________________________________

 

2-   Ligue corretamente cada órgão a sua função:

 

Os rins...                                        ... canais que conduzem a urina a bexiga

 

Os ureteres são...                          ... filtram as impurezas

 

A bexiga...                                      ... armazena a urina

 



DATA 27/11/2020 (Sexta-feira)                       5º s  ANOS

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 27 de novembro de 2020

Hoje é sexta-feira

O dia está ___________________________

Nome: ______________________________

Bom dia!


COMPONENTENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

Atividade: Produção de texto

 Faça tudo no caderno. Copie o começo e termine.




COMPONENTENTE CURRICULAR: INGLÊS

 

ATIVIDADE:

1.   Leia e estude as profissões abaixo.

 


1.   Encontre as palavras abaixo no caça-palavras.



COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Além dos esportes de rede/quadra dividida, temos as modalidades de parede de rebote/muro. Existem diversos esportes onde o objetivo principal é lançar, bater ou arremessar a bola ou objeto de mesma função rebatendo contra uma parede.

2 – Partindo dessa definição pesquise quais esportes usam essas características e relacione o máximo que encontrar.

3 – A próxima atividade é pegar uma bola de qualquer tamanho, e encontrar em casa um local numa parede ou muro e executar as atividades abaixo:

a-   Lance a bola na parede e apanhe com as duas mãos, depois repita uma vez com cada mão.

b-  Lance a bola na parede, bata uma palma atrás do corpo e apanhe a bola.

c-   Da mesma forma, mas além da palma atrás, bata mais uma palma na frente e apanhe a bola.

d-  Lance na parede, tente tocar uma das mãos no chão e apanhe a bola.

4- A próxima sequência é de bater e rebater.

a-   Com uma das mãos segure a bola, e com a outra aberta bata com a palma da mão na bola fazendo com que ela bata na parede e volte pra você, e segure-a.

b-  Repita o movimento com a outra mão.

c-   Agora solte a bola no chão e quando ela quicar, bata com a palma da mão na bola fazendo com que ela bata na parede e volte pra você, e segure-a.

d-  Agora a vontade, sem segurar, bata e rebata a bola na parede quantas vezes conseguir, sempre deixando pingar no chão antes.