segunda-feira, 30 de novembro de 2020

SEMANA 30 - 30/11 A 04/12

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

DATA  30 / 11 / 2020  (2ª Feira)                   5º ANO                                                                                      

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

E.M. “Coronel Domigos Ferreira

Monte Mor, 30 de novembro de 2020

Hoje é segunda-feira

O dia está _______________

Nome: _______________________

Bom dia!

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

Atividade: Leitura e interpretação de texto



 


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE


Livro NAME: Capítulo 14 – CENAS DA NOITE

·        Leia o texto a seguir, sobre o artista Vincent Van Gogh:

Van Gogh nasceu numa família de classe média alta e começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como alguém sério, quieto e pensativo. Ele trabalhou como vendedor de arte quando jovem e viajou frequentemente, porém entrou em depressão depois de ser transferido para Londres. Van Gogh voltou-se para a religião e passou um tempo como missionário protestante na Bélgica. Ele enfrentou problemas de saúde e solidão até começar a pintar em 1881, mudando-se para a casa de seus pais. Seu irmão mais jovem Theo lhe apoiou financeiramente e os dois mantiveram uma duradoura correspondência. Seus primeiros trabalhos consistiam em naturezas-mortas e representações de camponeses. Van Gogh mudou-se em 1886 para Paris e se encontrou com vanguardistas como Émile Bernard e Paul Gauguin, que estavam opondo-se à sensibilidade impressionista. Ele criou uma nova abordagem para naturezas-mortas e paisagens à medida que produzia suas obras, com suas pinturas ficando com cores mais vivas enquanto desenvolvia um estilo que estabeleceu-se por completo em 1888 na sua estadia em Arles. Durante esse período Van Gogh também ampliou seus temas para englobar oliveiras, ciprestes, campos de trigo e girassóis.

Ele sofria de episódios psicóticos e alucinações, temendo por sua estabilidade mental e frequentemente negligenciando sua saúde física, não comendo direito e bebendo muito. Sua amizade com Gauguin terminou em uma briga com uma lâmina quando Van Gogh, em um ataque de raiva, cortou parte de sua própria orelha esquerda. Ele passou um tempo internado em hospitais psiquiátricos, incluindo um período em Saint-Rémy-de-Provence. Van Gogh ficou sob os cuidados do médico homeopata Paul Gachet depois de ser liberado e mudou-se para o vilarejo de Auvers-sur-Oise. Sua depressão continuou e ele disparou um revólver contra seu peito em 27 de julho de 1890, morrendo de seus ferimentos dois dias depois.

Van Gogh não obteve sucesso durante sua vida, sendo considerado um louco e um fracassado. Ele ficou famoso depois de seu suicídio, existindo na imaginação pública como a quintessência do gênio incompreendido, o artista “onde discursos sobre loucura e criatividade convergem”. Sua reputação começou a crescer no início do século XX enquanto elementos de seu estilo de pintura passaram a ser incorporados pelos fauvistas e expressionistas alemães. Van Gogh alcançou grande sucesso comercial, popular e de crítica nas décadas seguintes, sendo lembrado atualmente como um pintor importante e trágico, cuja personalidade problemática tipifica os ideais românticos do artista torturado.

·        De acordo com as informações do texto, responda as questões da Atividade 1, da seção Organizando Nossas Ideias, da página 164.



DATA  01 / 12 / 2020  (3ª Feira)                   5º ANO                                                                                      

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 01 de dezembro de 2020

Hoje é terça-feira

O dia está _________________________

Nome: ____________________________

Bom dia!

 

Atividade: Resolução de situações-problemas

 

1-   Paulo foi ao shopping com R$ 100,00. Gastou R$ 27,00 com ingresso,    R$ 35,00 com pipoca e refrigerante. Na hora de ir embora chupou um sorvete que pagou 3,50. Quanto sobrou de troco?

 

 

 

Resposta: ________________________________________

 

2-   Joana guardou 4/6 do seu salário para viajar com os amigos. Sabendo que seu salário é de R$ 3476,30, quanto ela guardou para sua viagem?

 

 

 

 

Resposta: ________________________________________

 

3-   Pedro e seu irmão adoram colecionar tampinhas. Pedro tem 1657 a mais que seu irmão. Sabendo que o irmão de Pedro tem 2850, quantas figurinhas Pedro tem?

 

 

Resposta: ________________________________________

 

4-   Calcule:

45009 + 34789 =

67005 – 4798 =

754 X 37 =

846758 : 67 =

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

 ATIVIDADE: Cidadania – ação que pode fazer a diferença!


























Responda:

1-   Além do mencionado no texto, o que devemos fazer em casa para contribuir com o convívio familiar?

_______________________________________________________

2-   O que devemos praticar na escola para termos um bom convívio educacional?

_______________________________________________________ 

3-   E o que devemos fazer para termos um bom convívio social, ou seja, quando formos ao mercado, na igreja, no trânsito?

_______________________________________________________

 

4-   Você acha que a cidadania é praticada por todos? Comente algum fato que te deixou indignado(a)?

_______________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Cubo mágico no papel

Para essa atividade você precisa de papel para fazer o tabuleiro, tampinhas coloridas para fazer as peças, ou no lugar das tampinhas desenhar as fichas e colorir com canetinha ou lápis de cor. São 4 fichas para cada cor. Primeiro desenhe o tabuleiro com 9 casas como no jogo da velha, depois coloque as fichas coloridas espalhadas nas casas, deixando uma livre como no primeiro desenho abaixo. Na sua mão fica uma ficha de cada cor , ou se sua mãe ajudar ela fica com essas fichas, que serão embaralhadas e colocadas uma cor em cima de cada fileira como no segundo desenho. Colocadas as fichas, você vai tentar o mais rápido mover as fichas usando a casa livre, até conseguir formar a fileira da cor da ficha de cada fileira.

Se for jogar em duplas, ai precisa um tabuleiro pra cada pessoa, e após sortear as fichas de cada coluna, quem completar a fileira primeiro ganha.

2 – Futsopro

Nesse jogo vamos trabalhar um pouco a respiração, o nosso fôlego. Se você tiver uma bolinha de ping pong ou similar, ótimo, se não tiver faça uma de papel bem amassado que ela consiga rolar. Arrume algum objeto para fazer os gols (tampinhas, copos, garrafinhas, etc). O campo pode ser sobre uma mesa que é mais fácil, mas pode ser no chão também. Defina o tamanho do campo com seu parceiro. Para jogar, coloque a bolinha no meio do campo, sorteie quem começa a partida, e ai basta soprar a bolinha em direção ao gol do adversário, e ele fará o mesmo. É uma disputa de sopro até sair o gol.  Defina entre vocês em quantos gols a partida acaba. Se tiver mais pessoas para jogar em casa, pode organizar um torneio.

 

DATA  02 / 12 / 2020  (4ª Feira)                   5º ANO                                                                                      

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 02 de dezembro de 2020

Hoje é quarta-feira

O dia está _________________________

Nome: ____________________________

Bom dia!




COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

Atividade:  

Responda:

1-   O que é clima?

________________________________________________

2-   Quais são as características do clima de um determinado lugar?

________________________________________________

3-   Quais são as consequências quando se chove muito?

________________________________________________

4-   O que acontece nos lugares que ficam muito tempo sem chuva?

__________________________________________________

5-   Como é o clima da região Nordeste?

________________________________________________

6-   Como é o clima da região Sul?________________________________________________

7-   Como é o clima da região que você mora?

________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Assista ao vídeo a seguir para conhecer, brevemente, a história da fotografia.

https://youtu.be/VDfwlD139Es

ATIVIDADE:

·        Escreva o que entendeu sobre a história da fotografia doe acordo com o vídeo que você assistiu.

·        Imagine que não exista uma máquina fotográfica, e você precisa muito registrar um momento. Para isso você terá que desenhar uma cena ou um retrato, como se não houvesse fotografia.


DATA  03 / 12 / 2020  (5ª Feira)                   5º ANO      


COMPONENTE CURRICULAR: Matemática


E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 03 de dezembro de 2020

Hoje é quinta-feira

O dia está _____________________

Nome: __________________________

Bom dia!


Atividade: Medidas de comprimento



 

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

Atividade: Sistema digestório



 


DATA  04 / 12 / 2020  (6ª Feira)                   5º ANO  

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 04 de dezembro de 2020

Hoje é sexta-feira

O dia está ___________________________

Nome: ______________________________

Bom dia!

 

COMPONENTENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa


Atividade: Produção de texto ( responda no caderno e faça a produção do texto no caderno).


O Natal está chegando e Papai Noel já começou os preparativos para mais uma noite de entregas de presentes:

Siga as instruções:

1 - Como você imagina que Noel está se preparando?

2 - O que ele faz?

3 - Por quis motivos?

4 - Quais as dificuldades encontradas?

5 - Como ele resolve os problemas que vão surgindo?

Organize suas respostas e produza um belo conto natalino.

Não se esqueça do título!

____________________________________________________

____________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.   Escreva o nome das profissões em inglês. Consulte as atividades da semana anterior.



1.   Faça a tradução das profissões para o português.



COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 -  Futebol de tabuleiro

Para esse jogo você vai precisar de uma folha, um lápis e duas tampinhas ou algo para ser as peças do jogo.

Desenhe um campo de futebol na folha (sulfite ou do caderno), depois divida o campo com 6 linhas igual no desenho. Posicione sua peça no lado direito da sua área do gol. Para jogar tire pedra, papel ou tesoura, e quem ganha tem o direito de movimentar a peça uma linha para frente. Repita a cada jogada, e marca gol quem chegar na última linha primeiro. Feito o gol, começa novamente do ponto de partida. Jogue quantas vezes quiser, ou combine um mínimo de gols.

2 – Desafio da garrafa

Esse jogo é bem legal. Você vai precisar apenas e uma garrafa pet pequena de preferência, e um pedaço de barbante ou algo parecido. Amarre o barbante na boca da garrafa e a outra ponta na sua cintura. O tamanho do barbante é da garrafa no chão até a altura da sua cintura com você em pé. Para executar o desafio coloque a garrafa deitada no chão, e ai você salta para cima tentando fazer a garrafa ficar em pé. Não vale usar as mãos. Tente algumas vezes até conseguir 3 pontos. (1 ponto para cada vez que a garrafa ficar em pé).