OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
DATA 30 / 11 / 2020 (2ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
Data:
30 / 11 / 2020 (2ª feira)
4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 30 de novembro de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora:
________________ . 4º Ano _____
.
à
à Reescreva a fábula substituindo as palavras em destaque por seus antônimos. Use o caderno.
ATIVIDADE 1: Resolva
os probleminhas no caderno. Não se esqueça de registrar as continhas e
dar a resposta aos problemas.
A) Márcia
ganhou 7 pacotes com 30 adesivos em cada pacote. 15 adesivos eram repetidos e
não puderam ser colados no álbum. Quantos adesivos Márcia colou no álbum?
___________________________________________________
B) Hélio
tem 75 figurinhas e quer distribuí-las, igualmente, entre 9 páginas do seu
álbum. Hélio conseguirá colar todas as figurinhas em seu álbum? Por quê?
____________________________________________________
C) Na
volta às aulas, uma papelaria vendeu 1.849 canetas, 1.044 lápis e 828
borrachas. Quantos materiais essa papelaria vendeu?
____________________________________________________
D) Uma
empresa fabricou 147 carrinhos e distribuiu, igualmente, entre 7 lojas. Quantos
carrinhos cada loja recebeu?
_____________________________________________________
E) Em um
colégio havia 3.542 alunos. No primeiro dia de aula faltaram 829 alunos.
Quantos alunos compareceram ao primeiro dia de aula?
____________________________________________________
F) Para uma
apresentação da turma do 3º ano a escola está arrumando as 164 cadeiras do
auditório em 4 filas iguais. Quantos convidados ficarão em cada fila?
____________________________________________________
G) João
Pedro montou uma barraca de sucos na festa da escola, vendeu 10 copos de 200 ml.
Quantos litros de suco ele vendeu?
_____________________________________________________
H) O
zoológico de uma cidade foi visitado por 986 pessoas na sexta feira, por 627 pessoas
no sábado e por 1.388 pessoas no domingo. Quantas pessoas visitaram este
zoológico no fim de semana?
_____________________________________________________
I) Um concessionária precisa
transportar 246 carros num caminhão que pode levar 6 carros por vez. Quantas
viagens o caminhão terá que fazer para transportar todos os carros?
_____________________________________________________
J) Mariana
comprou um tênis e pagou da seguinte forma: uma entrada de R$ 150,00 e mais 4
prestações de R$ 50,00 cada uma. Quanto ela pagou pelo tênis?
_____________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: Capítulo 13 – ARTE MEXICANA
·
Leia o texto e analise o círculo cromático
da página 161: As cores de Frida.
·
Atividade 4- em seu caderno, faça vários
desenhos de um mesmo objeto e pinte os de cores diferentes.
·
ENCARTE 3- Capítulo13: bandeirolas
mexicanas: siga as orientações da página 161 e do encarte 3 para fazer uma
bandeirola mexicana. Você pode fazer em qualquer tipo de folha, de preferência folhas
de seda. Caso não tenha o material específico, use folhas de sulfite, do
caderno de desenho ou do caderno de classe.
Veja alguns exemplos:
DATA 01/12/2020 (Terça-feira)
4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel
Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 01 de
dezembro de 2020.
Hoje é
terça-feira.
Nome completo:___________________
4º Ano ______
Professora: ______________________________________.
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
Atividade: Leia o texto e responda as questões no caderno.
A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
A história nos conta que o povo brasileiro foi formado a partir de misturas de grupos étnicos (raças).O Brasil é um país de grande miscigenação (mistura de povos), ou seja, é um país que tem muitos casamentos entre as várias etnias.
Tudo começou no século XVI, com a chegada dos brancos, mais
precisamente dos portugueses. Com a colonização (pessoas vindo morar no país), misturou-se o sangue dos portugueses com os índios, que já estavam aqui
antes do descobrimento do Brasil. Mais tarde, os negros foram trazidos da África à força pelos portugueses para trabalharem como escravos no cultivo da cana-de-açúcar. Pode-se dizer que a mistura dessas três etnias ou raças deu origem à formação do povo brasileiro: índios, brancos e negros.
Com o passar dos séculos chegaram outros imigrantes (pessoas que vêm de outros países), vindos das mais variadas regiões da Terra.
Esses outros povos que chegavam se misturavam entre si e também com os povos que aqui já estavam. E essa miscigenação pode ser observada no rosto, no corpo, nos hábitos, nas crenças e nos valores de cada brasileiro. Não somos um povo idêntico, com características semelhantes, pois somos resultado da miscigenação, mistura de várias etnias.
Por isso, a maioria da população hoje é mestiça.
http://profasam.blogspot.com/2012/06/formacao-do-povo-brasileiro-historia.html
Questões:
1- PESQUISA NA FAMÍLIA: Você sabe a descendência de sua família? Converse com um adulto de sua família sobre de onde vieram e escreva em seu caderno.
2- Responda em seu caderno:
a) O que é miscigenação?
b) O que é etnia?
c) Porque os negros vieram da África para o Brasil?
d) O que é imigrante?
e) Porque os brasileiros não são todos parecidos como acontece em alguns países do mundo?
f) O que é população?
g) O que significa: POPULAÇÃO BRASILEIRA?
h) Qual é a sua nação?
3- A mistura de quais etnias deu origem à formação do povo brasileiro que temos hoje?
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Futsopro
Nesse jogo vamos trabalhar um pouco a respiração, o nosso fôlego. Se você tiver uma bolinha de ping pong ou similar, ótimo, se não tiver faça uma de papel bem amassado que ela consiga rolar. Arrume algum objeto para fazer os gols (tampinhas, copos, garrafinhas, etc). O campo pode ser sobre uma mesa que é mais fácil, mas pode ser no chão também. Defina o tamanho do campo com seu parceiro. Para jogar, coloque a bolinha no meio do campo, sorteie quem começa a partida, e ai basta soprar a bolinha em direção ao gol do adversário, e ele fará o mesmo. É uma disputa de sopro até sair o gol. Defina entre vocês em quantos gols a partida acaba. Se tiver mais pessoas para jogar em casa, pode organizar um torneio.
2 – Sushi
Para esse jogo você vai precisar de 10 ou mais bolinhas de papel no tamanho aproximado de uma bolinha de gude, 2 palitos de churrasco ou lápis, ou canetas, e uma tigela. O jogo é muito simples, basta espalhar as bolinhas de papel, e segurando os palitos como uma pinça, igual se usa para comer sushi, deve tentar apanhar as bolinhas e ir colocando-as dentro da tigela. Depois que acabar, tente executar com a outra mão.
3 – Desafio da garrafa
Esse jogo é bem legal. Você vai precisar apenas
e uma garrafa pet pequena de preferência, e um pedaço de barbante ou algo
parecido. Amarre o barbante na boca da garrafa e a outra ponta na sua cintura.
O tamanho do barbante é da garrafa no chão até a altura da sua cintura com você
em pé. Para executar o desafio coloque a garrafa deitada no chão, e ai você
salta para cima tentando fazer a garrafa ficar em pé. Não vale usar as mãos.
Tente algumas vezes até conseguir 3 pontos. (1 ponto para cada vez que a
garrafa ficar em pé)
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 02 de dezembro de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora:
________________ . 4º Ano _____
.
à Atividade
1 UBSTANTIVO PRÓPRIO E COMUM
Escreva
substantivos comuns referentes a: (Dê nomes a eles)
a) flor- ______________________________________________________
b) animal-
___________________________________________________
c) cor-
______________________________________________________
d) brinquedos-
_______________________________________________
e) frutas-
____________________________________________________
f) material escolar- ____________________________________________
g) comida- ___________________________________________________
h) doce- _____________________________________________________
i) salgado-
___________________________________________________
Escreva
substantivos próprios:
a) Seu nome- ____________________________________________
b) Nome da sua escola- ____________________________________
c) Nome da sua professora- ________________________________
d) Nome da sua cidade-
____________________________________
e) Nome do seu Estado-
____________________________________
f) Nome do seu país-
______________________________________
g) Estado que não conhece-
________________________________
h) Estado em que já passou férias-
___________________________
i) Nome do seu pai-________________________________________
j) Nome da sua mãe-______________________________________
Dê o plural dos
substantivos composto.
Quarta-feira:
__________________________________
Couve -flor: ___________________________________
Guarda-civil:
__________________________________
Primeira-dama: ________________________________
Para-brisa:
____________________________________
Pimenta-do-reino:
______________________________
Pombo-correio: ________________________________
Salário-família:
________________________________
Girassol:
______________________________________
Pontapé: _____________________________________
Malmequer: ___________________________________
Pisca-pisca:___________________________________
Corre-corre:
___________________________________
Tique-taque: __________________________________
Reco-reco: ____________________________________
Pingue-pongue: ________________________________
Alto-falante:
___________________________________
Beija-flor:
_____________________________________
Sempre-viva: __________________________________
Abaixo-assinado: ______________________________
Escreva mais um
substantivo derivado para os primitivos.
Pedra: pedreira, _____________________________________
Jornal: jornaleiro,
____________________________________
Fogo: fogueira,
______________________________________
Pão: padeiro,
________________________________________
Dente: dentista,
______________________________________
Sorvete: sorveteiro,
___________________________________
Porta: portão,
________________________________________
Jogo: jogada,
________________________________________
Flor: florista,
________________________________________
Chuva: chuveiro, _____________________________________
Limão: limonada,
____________________________________
Jardim: jardinagem,
__________________________________
Cavalo: cavalaria,
____________________________________
Avião: aviador,
_______________________________________
Samba: sambista, ____________________________________
Arte: artista, _________________________________________
Atividade: leia o texto com atenção e responda as questões.
CORREGIÕES HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS
Vamos conhecer melhor a distribuição de água no território brasileiro. Para isso, precisamos identificar as regiões hidrográficas do país.
O Brasil é formado por doze regiões hidrográficas. Cada região hidrográfica é formada por uma bacia hidrográfica, que é o conjunto de terras onde estão localizados um rio principal e seus afluentes.
As doze regiões hidrográficas são: Amazônia, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Paraná, Paraguai, Uruguai, Atlântico Sul.
MAPA: BRASIL: REGIÕES HIDROGRÁFICAS
à
RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO:
1- Quantas são as regiões hidrográficas do Brasil?
2- Como são formadas as regiões hidrográficas?
3- Quais são as regiões hidrográficas do Brasil?
4- Circule no mapa o estado em que fica a região hidrográfica Amazônica?
5- Circule no mapa o estado que fica a região hidrográfica do Uruguai?
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: Capítulo 14- ARTE JAPONESA
· Observe as imagens da página 162 e 163, para responder a seção Chuva De Ideias.
· Leia o texto observe a imagem da seção Organizando Nossas Ideias: Cerejeiras em Monte Fuji, da página 164.
· Encarte 1 – Capítulo14: com base no desenho do Monte Fuji disponível no encarte 1, crie uma paisagem com cerejeiras e pinte.
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 03 de dezembro de 2020.
Hoje é quinta-feira.
Nome completo: __________________4º Ano _____
Professora: _____________________________.
ATIVIDADE 1: O gráfico mostra o resultado
das eleições para representante de uma comunidade. Observe essas informações
para responder às questões. Faça as continhas no caderno.
A)
Quantas pessoas votaram?
____________________________________________________
B)
Quem obteve menos votos?
____________________________________________________
C)
Quem ganhou as eleições?
____________________________________________________
D)
Quantos votos Fabiano obteve a mais que Celeste?
____________________________________________________
E)
Quantos votos Fabiano obteve a menos que Elisa?
____________________________________________________
F)
Quantos votos Elisa obteve a mais que Celeste?
____________________________________________________
G) Qual o
total de votos do mais votado e menos votado?
____________________________________________________
ATIVIDADE 1: O gráfico mostra o resultado
das eleições para representante de uma comunidade. Observe essas informações
para responder às questões. Faça as continhas no caderno.
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
Atividade : Leia o texto com atenção e responda as questões no caderno:
FONTES DE
ENERGIA
As Fontes de Energia são recursos que podem ser transformados em energia, como o sol, as águas,o vento, a eletricidade, o calor, entre outros.
Desde tempos remotos o homem já utilizava o calor do sol como fonte de energia para se aquecer e praticar suas atividades. Com o tempo, aprendeu a usar também o fogo, principalmente para se aquecer em tempos de frio e para preparar alimentos. Assim, na medida em que os tempos foram se passando, o ser humano foi descobrindo novas formas de produzir e utilizar energia.
As fontes de energia podem ser renováveis e não renováveis. As fontes renováveis são aquelas que não se esgotam ou que podem ser reaproveitadas, já as fontes não renováveis são aquelas que, cedo ou
tarde, irão se esgotar.
Algumas
fontes renováveis
- Hidroeletricidade:
Utiliza a força das águas de um rio – que deve ter parte do seu curso
represado, nundando
uma grande área – para mover as turbinas que, ao girarem, produzem
energia.
- Energia
eólica: A força dos ventos move as hélices gigantes, movimentando, assim, um
gerador de energia elétrica.
- Solar: A energia solar é formada por placas bem finas. Quando elas são aquecidas pelo sol, produzem corrente elétrica que é conduzida como forma de energia.
Fontes não
renováveis
- Petróleo:
Ele é retirado do subsolo (geralmente regiões de oceanos).
- Carvão
Mineral: Também é extraído do fundo do solo.
- Gás
natural: Encontrado em jazidas subterrâneas ou produzido a partir de produtos
agrícolas (chamado, assim, de biogás).
https://escolakids.uol.com.br/
Responda:
1. O que são fontes de energia?
2. Qual é a fonte de energia que o homem utilizava antigamente?
3. O que significa fontes renováveis de energia?
4. De onde é retirado o petróleo?
5. Como é chamado a energia produzida pela força dos ventos?
Relacione:
Fontes renováveis ( 1 ) Fontes não renováveis ( 2 )
( ) Energia eólica ( ) Carvão mineral ( ) Energia solar
( ) Hidroeletricidade ( ) Petróleo ( ) Gás natural
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 04 de dezembro de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade 1
Complete as frases com
o plural das palavras abaixo.
ANEL CURRAL ANZOL BOMBOM CANIL
a) Comprei vários ___________________ na loja do shopping.
b) Seu João já fez vários ___________________ nos sítios da redondeza.
c) Pedro levou vários ___________________ para a pescaria.
d) Prefiro ___________________ a docinhos de festa.
e) Os cães estão presos nos
___________________.
Passe as expressões para o plural.
a) órfão feliz
_________________________________________
b) cidadão honesto
_________________________________________
c) réptil perigoso
______________________________________
d) cruz iluminada
_______________________________________
Complete
o texto com a palavra no aumentativo ou diminutivo, de acordo com o contexto.
Uma história que começa pequena e termina grande
Camila sempre teve muitos sonhos. Primeiro, ela sonhou com um lugar onde tudo era pequeno.
No sonho ela chegou a um _________________(lugar) e percebeu que havia muitos_________________ (animais) estranhos. Eles eram muito _____________________ (pequenos).
No ________________(lugar) havia: ___________________ (abelhas), muitas ________________ (aves), __________________(cães), _______________(gatos), ____________________ (formigas), ____________________ (minhocas) e muitas ____________________(pessoas)____________________ (pequenas).
De repente, sentiu um _________________(frio) e um _________________(chuva) e decidiu sair dali para se proteger.
Foi para perto de um _________________(casa grande) onde tudo era grande, e lá havia um________________(cão) muito bravo. Bem perto dali passava um _________________ (rio), e Camila pegou uma_____________ (barco) para voltar para o seu lar. Ao desembarcar, encontrou um _______________(homem), que se aproximou e lhe deu um _______________(copo) com água para matar a sede.
Um barulho muito forte parecia vir de uma floresta, do outro lado de onde estava.
A curiosidade foi grande e Camila foi ver o que estava
Neste instante o relógio despertou e Camila retornou à realidade. Logo foi tomar café com seus pais.
(Kelly Cláudia Gonçalves)
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1. Encontre as palavras abaixo no caça-palavras.
1. Quantas letras têm as palavras abaixo? Coloque o número em INGLÊS.
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Jogo dos palitos
Serão usados nesse jogo 3 palitos para cada participante. Para jogar coloca-se as mãos atrás do corpo, seleciona quantos palitos você vai deixar na mão que fará a jogada (1,2 ou 3). Os demais participantes farão a mesma coisa. Todos colocam a mão fechada com os palitos escolhidos à frente, e cada um tenta adivinhar quantos palitos tem na jogada. Após os palpites, todos abrem as mãos e contam, e quem acertar a quantidade marca ponto tirando um palito seu do jogo. Vence quem terminar seus palitos primeiro.
2 - Sushi
em duplas
É uma variação do jogo feito na aula anterior. Nesse jogo é preciso de coordenação e trabalho de equipe. Dessa vez é um palito para cada jogador, e para pegar a bolinha é preciso que os dois façam a pinça em conjunto e consigam colocar as bolinhas dentro da tigela. Não vale usar a mão livre para ajudar.
3- Labirinto Moçambique.
Para esse jogo é preciso uma folha e uma caneta
para desenhar o labirinto, duas tampinhas para jogar, e um pedacinho de papel
ou outro objeto para disputar quem joga.
Desenho o labirinto como na foto abaixo, e coloque as tampinhas antes da
primeira casa. Para disputar quem faz a jogada, é igual nas brincadeiras de rua
que escolhe os jogadores, coloca o papel na mão atrás das costas, embaralha, e
põe as mãos a frente para o parceiro bater na mão que ele acha que está o
papel. Se ele acertar a mão, ele movimenta sua peça para o labirinto, e ele
errar a mão ai você movimenta sua peça. Alterne uma vez de cada para tirar a
sorte. Vence quem chegar na última casa primeiro.