segunda-feira, 30 de novembro de 2020

SEMANA 30 - 30/11 A 04/12

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

DATA  30 / 11 / 2020  (2ª Feira)                   4º ANO                                                                                      

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA


Data: 30 / 11 / 2020 (2ª feira)                                4º Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 30 de novembro de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

 

à 


à Reescreva a fábula substituindo as palavras em destaque por seus antônimos. Use o caderno.


 COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1: Resolva os probleminhas no caderno. Não se esqueça de registrar as continhas e dar a resposta aos problemas.

                                       

A)  Márcia ganhou 7 pacotes com 30 adesivos em cada pacote. 15 adesivos eram repetidos e não puderam ser colados no álbum. Quantos adesivos Márcia colou no álbum?

___________________________________________________

B)  Hélio tem 75 figurinhas e quer distribuí-las, igualmente, entre 9 páginas do seu álbum. Hélio conseguirá colar todas as figurinhas em seu álbum? Por quê?

____________________________________________________

C)  Na volta às aulas, uma papelaria vendeu 1.849 canetas, 1.044 lápis e 828 borrachas. Quantos materiais essa papelaria vendeu?

____________________________________________________

D)  Uma empresa fabricou 147 carrinhos e distribuiu, igualmente, entre 7 lojas. Quantos carrinhos cada loja recebeu?

_____________________________________________________

E)  Em um colégio havia 3.542 alunos. No primeiro dia de aula faltaram 829 alunos. Quantos alunos compareceram ao primeiro dia de aula?

____________________________________________________

F)  Para uma apresentação da turma do 3º ano a escola está arrumando as 164 cadeiras do auditório em 4 filas iguais. Quantos convidados ficarão em cada fila?

____________________________________________________

G) João Pedro montou uma barraca de sucos na festa da escola, vendeu 10 copos de 200 ml. Quantos litros de suco ele vendeu?

_____________________________________________________

 

H)  O zoológico de uma cidade foi visitado por 986 pessoas na sexta feira, por 627 pessoas no sábado e por 1.388 pessoas no domingo. Quantas pessoas visitaram este zoológico no fim de semana?

_____________________________________________________

I)   Um concessionária precisa transportar 246 carros num caminhão que pode levar 6 carros por vez. Quantas viagens o caminhão terá que fazer para transportar todos os carros?

_____________________________________________________

J)  Mariana comprou um tênis e pagou da seguinte forma: uma entrada de R$ 150,00 e mais 4 prestações de R$ 50,00 cada uma. Quanto ela pagou pelo tênis?

_____________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Livro NAME: Capítulo 13 – ARTE MEXICANA

·        Leia o texto e analise o círculo cromático da página 161: As cores de Frida.

·        Atividade 4- em seu caderno, faça vários desenhos de um mesmo objeto e pinte os de cores diferentes.

·        ENCARTE 3- Capítulo13: bandeirolas mexicanas: siga as orientações da página 161 e do encarte 3 para fazer uma bandeirola mexicana. Você pode fazer em qualquer tipo de folha, de preferência folhas de seda. Caso não tenha o material específico, use folhas de sulfite, do caderno de desenho ou do caderno de classe.

Veja alguns exemplos:


DATA 01/12/2020 (Terça-feira)                       4º s ANOS                                                                                               

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 01 de dezembro de 2020.

Hoje é terça-feira.

Nome completo:___________________ 4º Ano ______

Professora: ______________________________________.

ATIVIDADE 1: Calcule o perímetro dos polígonos abaixo. Se necessário acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=2YquGwSSnlA para compreender melhor sobre perímetro



























COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

Atividade: Leia o texto e responda as questões no caderno.


A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

        A história nos conta que o povo brasileiro foi formado a partir de misturas de grupos étnicos (raças).O Brasil é um país de grande miscigenação (mistura de povos), ou seja, é um país que tem muitos casamentos entre as várias etnias.

        Tudo começou no século XVI, com a chegada dos brancos, mais

precisamente dos portugueses. Com  a colonização (pessoas vindo morar no país), misturou-se o sangue dos portugueses com os índios, que já estavam aqui

antes do descobrimento do Brasil. Mais tarde, os negros foram trazidos da África à força pelos portugueses para trabalharem como escravos no cultivo da cana-de-açúcar. Pode-se dizer que a mistura dessas três etnias ou raças deu origem à formação do povo brasileiro: índios, brancos e  negros.

        Com o passar dos séculos chegaram outros imigrantes (pessoas que vêm de outros países), vindos das mais variadas regiões da Terra.

        Esses outros povos que chegavam se misturavam entre si e também com os povos que aqui já estavam. E essa miscigenação pode ser observada no rosto, no corpo, nos hábitos, nas crenças e nos valores de cada brasileiro. Não  somos um povo idêntico, com características semelhantes, pois somos resultado da miscigenação, mistura de várias   etnias.

        Por isso, a maioria da população hoje é mestiça.

http://profasam.blogspot.com/2012/06/formacao-do-povo-brasileiro-historia.html


Questões:


1- PESQUISA NA FAMÍLIA: Você sabe a descendência de sua família? Converse com um adulto de sua família sobre de onde vieram e escreva em seu caderno.



2- Responda em seu caderno:

a) O que é miscigenação?

b) O que é etnia?

c) Porque os negros vieram da África para o Brasil?

d) O que é imigrante?

e) Porque os brasileiros não são todos parecidos como acontece em alguns países do mundo?

f) O que é população?

g) O que significa: POPULAÇÃO BRASILEIRA?

h) Qual é a sua nação?


3- A mistura de quais etnias deu origem à formação do povo brasileiro que temos hoje?


COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Futsopro

Nesse jogo vamos trabalhar um pouco a respiração, o nosso fôlego. Se você tiver uma bolinha de ping pong ou similar, ótimo, se não tiver faça uma de papel bem amassado que ela consiga rolar. Arrume algum objeto para fazer os gols (tampinhas, copos, garrafinhas, etc). O campo pode ser sobre uma mesa que é mais fácil, mas pode ser no chão também. Defina o tamanho do campo com seu parceiro. Para jogar, coloque a bolinha no meio do campo, sorteie quem começa a partida, e ai basta soprar a bolinha em direção ao gol do adversário, e ele fará o mesmo. É uma disputa de sopro até sair o gol.  Defina entre vocês em quantos gols a partida acaba. Se tiver mais pessoas para jogar em casa, pode organizar um torneio.


2 – Sushi


Para esse jogo você vai precisar de 10 ou mais bolinhas de papel no tamanho aproximado de uma bolinha de gude, 2 palitos de churrasco ou lápis, ou canetas, e uma tigela.  O jogo é muito simples, basta espalhar as bolinhas de papel, e segurando os palitos como uma pinça, igual se usa para comer sushi, deve tentar apanhar as bolinhas e ir colocando-as dentro da tigela.  Depois que acabar, tente executar com a outra mão.


3 – Desafio da garrafa

Esse jogo é bem legal. Você vai precisar apenas e uma garrafa pet pequena de preferência, e um pedaço de barbante ou algo parecido. Amarre o barbante na boca da garrafa e a outra ponta na sua cintura. O tamanho do barbante é da garrafa no chão até a altura da sua cintura com você em pé. Para executar o desafio coloque a garrafa deitada no chão, e ai você salta para cima tentando fazer a garrafa ficar em pé. Não vale usar as mãos. Tente algumas vezes até conseguir 3 pontos. (1 ponto para cada vez que a garrafa ficar em pé)


Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 02 de dezembro de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

 

à Atividade 1 UBSTANTIVO PRÓPRIO E COMUM

*    Escreva substantivos comuns referentes a: (Dê nomes a eles)

 

a) flor- ______________________________________________________

b) animal- ___________________________________________________

c) cor- ______________________________________________________

d) brinquedos- _______________________________________________

e) frutas- ____________________________________________________

f) material escolar- ____________________________________________

g) comida- ___________________________________________________

h) doce- _____________________________________________________

i) salgado- ___________________________________________________

 

*    Escreva substantivos próprios:

 

a) Seu nome- ____________________________________________

b) Nome da sua escola- ____________________________________

c) Nome da sua professora- ________________________________

d) Nome da sua cidade- ____________________________________

e) Nome do seu Estado- ____________________________________

f) Nome do seu país- ______________________________________

g) Estado que não conhece- ________________________________

h) Estado em que já passou férias- ___________________________

i) Nome do seu pai-________________________________________

j) Nome da sua mãe-______________________________________

 

*    Dê o plural dos substantivos composto.

 

Quarta-feira: __________________________________

Couve -flor: ___________________________________

Guarda-civil: __________________________________

Primeira-dama: ________________________________

Para-brisa: ____________________________________

Pimenta-do-reino: ______________________________

Pombo-correio: ________________________________

Salário-família: ________________________________

Girassol: ______________________________________

Pontapé: _____________________________________

Malmequer: ___________________________________

Pisca-pisca:___________________________________

Corre-corre: ___________________________________

Tique-taque: __________________________________

Reco-reco: ____________________________________

Pingue-pongue: ________________________________

Alto-falante: ___________________________________

Beija-flor: _____________________________________

Sempre-viva: __________________________________

Abaixo-assinado: ______________________________

 

*    Escreva mais um substantivo derivado para os primitivos.

 

Pedra: pedreira, _____________________________________

Jornal: jornaleiro, ____________________________________

Fogo: fogueira, ______________________________________

Pão: padeiro, ________________________________________

Dente: dentista, ______________________________________

Sorvete: sorveteiro, ___________________________________

Porta: portão, ________________________________________

Jogo: jogada, ________________________________________

Flor: florista, ________________________________________

Chuva: chuveiro, _____________________________________

Limão: limonada, ____________________________________

Jardim: jardinagem, __________________________________

Cavalo: cavalaria, ____________________________________

Avião: aviador, _______________________________________

Samba: sambista, ____________________________________

Arte: artista, _________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA    

Atividade: leia o texto com atenção e responda as questões.                                                                                     

CORREGIÕES HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS

          Vamos conhecer melhor a distribuição de água no território brasileiro. Para isso, precisamos  identificar as regiões hidrográficas do país.

           O Brasil é formado por doze regiões hidrográficas. Cada região hidrográfica é formada por uma bacia  hidrográfica, que é o conjunto de terras onde estão localizados um rio principal e seus afluentes.

           As doze regiões hidrográficas são: Amazônia, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, São   Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Paraná, Paraguai, Uruguai, Atlântico Sul.

MAPA: BRASIL: REGIÕES HIDROGRÁFICAS







 

à











RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO:

1- Quantas são as regiões hidrográficas do Brasil?

2- Como são formadas as regiões hidrográficas?

3- Quais são as regiões hidrográficas do Brasil?

4- Circule no mapa o estado em que fica a região hidrográfica Amazônica?

5- Circule no mapa o estado que fica a região hidrográfica do Uruguai?



COMPONENTE CURRICULAR: ARTE


Livro NAME: Capítulo 14- ARTE JAPONESA

·        Observe as imagens da página 162 e 163, para responder a seção Chuva De Ideias.

·        Leia o texto observe a imagem da seção Organizando Nossas Ideias: Cerejeiras em Monte Fuji, da página 164.

·        Encarte 1 – Capítulo14: com base no desenho do Monte Fuji disponível no encarte 1, crie uma paisagem com cerejeiras e pinte.


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA


CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 03 de dezembro de 2020.

Hoje é quinta-feira.

Nome completo: __________________4º Ano _____

Professora: _____________________________.


ATIVIDADE 1: O gráfico mostra o resultado das eleições para representante de uma comunidade. Observe essas informações para responder às questões. Faça as continhas no caderno.

A)   Quantas pessoas votaram?

____________________________________________________

B)   Quem obteve menos votos?

____________________________________________________

C)   Quem ganhou as eleições?

____________________________________________________

D)   Quantos votos Fabiano obteve a mais que Celeste?

____________________________________________________

E)   Quantos votos Fabiano obteve a menos que Elisa?

____________________________________________________

F)   Quantos votos Elisa obteve a mais que Celeste?

____________________________________________________

G)  Qual o total de votos do mais votado e menos votado?

____________________________________________________


ATIVIDADE 1: O gráfico mostra o resultado das eleições para representante de uma comunidade. Observe essas informações para responder às questões. Faça as continhas no caderno.


COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Atividade Leia o texto com atenção e   responda as questões no caderno:

FONTES DE ENERGIA

       As Fontes de Energia são recursos que podem ser transformados em energia, como o sol, as águas,o vento, a eletricidade, o calor, entre outros.

       Desde tempos remotos o homem já utilizava o calor do sol como fonte de energia para se aquecer e praticar suas atividades. Com o tempo, aprendeu a usar também o fogo, principalmente para se aquecer em tempos de frio e para preparar alimentos. Assim, na medida em que os tempos foram se passando, o ser humano foi descobrindo novas formas de produzir e utilizar energia.

        As fontes de energia podem ser renováveis e não renováveis. As fontes renováveis são aquelas que não se esgotam ou que podem ser reaproveitadas, já as fontes não renováveis são aquelas que, cedo ou

 tarde, irão se esgotar.

 Algumas fontes renováveis

- Hidroeletricidade: Utiliza a força das águas de um rio – que deve ter parte do seu curso represado, nundando

uma grande área – para mover as turbinas que, ao girarem, produzem energia.

- Energia eólica: A força dos ventos move as hélices gigantes, movimentando, assim, um gerador de energia elétrica.

- Solar: A energia solar é formada por placas bem finas. Quando elas são aquecidas pelo sol, produzem corrente elétrica que é conduzida como forma de energia.

 Fontes não renováveis

- Petróleo: Ele é retirado do subsolo (geralmente regiões de oceanos).

- Carvão Mineral: Também é extraído do fundo do solo.

- Gás natural: Encontrado em jazidas subterrâneas ou produzido a partir de produtos agrícolas (chamado, assim, de biogás). 

https://escolakids.uol.com.br/

Responda:

1. O que são fontes de energia?

2. Qual é a fonte de energia que o homem utilizava antigamente?

3. O que significa fontes renováveis de energia?

4. De onde é retirado o petróleo?

5. Como é chamado a energia produzida pela força dos ventos?


Relacione:

Fontes renováveis ( 1 ) Fontes não renováveis ( 2 )


(    ) Energia eólica        (    ) Carvão mineral         (    ) Energia solar

(    ) Hidroeletricidade    (    ) Petróleo                    (    ) Gás natural


Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 04 de dezembro de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora: ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade 1

*    Complete as frases com o plural das palavras abaixo.

        

ANEL        CURRAL       ANZOL        BOMBOM         CANIL

a) Comprei vários ___________________ na loja do shopping.

b) Seu João já fez vários ___________________ nos sítios da redondeza.

c) Pedro levou vários ___________________ para a pescaria.

d) Prefiro ___________________ a docinhos de festa.

e) Os cães estão presos nos ___________________.

Passe as expressões para o plural.

a) órfão feliz

_________________________________________

b) cidadão honesto

_________________________________________

c) réptil perigoso

______________________________________

d) cruz iluminada

_______________________________________


*    Complete o texto com a palavra no aumentativo ou diminutivo, de acordo com o contexto.

Uma história que começa pequena e termina grande


Camila sempre teve muitos sonhos. Primeiro, ela sonhou com um lugar onde tudo era pequeno.

No sonho ela chegou a um _________________(lugar) e percebeu que havia muitos_________________ (animais) estranhos. Eles eram muito _____________________ (pequenos).

No ________________(lugar) havia: ___________________ (abelhas), muitas ________________ (aves), __________________(cães), _______________(gatos), ____________________ (formigas), ____________________ (minhocas) e muitas ____________________(pessoas)____________________ (pequenas).

De repente, sentiu um _________________(frio) e um _________________(chuva) e decidiu sair dali para se proteger.

Foi para perto de um _________________(casa grande) onde tudo era grande, e lá havia um________________(cão) muito bravo. Bem perto dali passava um _________________ (rio), e Camila pegou uma_____________ (barco) para voltar para o seu lar. Ao desembarcar, encontrou um _______________(homem), que se aproximou e lhe deu um _______________(copo) com água para matar a sede.

Um barulho muito forte parecia vir de uma floresta, do outro lado de onde estava.

A curiosidade foi grande e Camila foi ver o que estava

acontecendo. De repente, um________________(rapaz) saiu correndo atrás de um ___________________(mulher)
que corria atrás de um ________________(cão) que corria atrás de uma ______________(rato). Uma confusão daquelas de deixar qualquer ______________ (cabelo) em pé!

Neste instante o relógio despertou e Camila retornou à realidade. Logo foi tomar café com seus pais.

(Kelly Cláudia Gonçalves)   


COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

Observe e estude o vocabulário abaixo.


1.   Encontre as palavras abaixo no caça-palavras.




 




1.   Quantas letras têm as palavras abaixo? Coloque o número em INGLÊS. 









COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Jogo dos palitos

Serão usados nesse jogo 3 palitos para cada participante.  Para jogar coloca-se as mãos atrás do corpo, seleciona quantos palitos você vai deixar na mão que fará a jogada (1,2 ou 3). Os demais participantes farão a mesma coisa. Todos colocam a mão fechada com os palitos escolhidos à frente, e cada um tenta adivinhar quantos palitos tem na jogada. Após os palpites, todos abrem as mãos e contam, e quem acertar a quantidade marca ponto tirando um palito seu do jogo. Vence quem terminar seus palitos primeiro.

2 -  Sushi em duplas

É uma variação do jogo feito na aula anterior. Nesse jogo é preciso de coordenação e trabalho de equipe. Dessa vez é um palito para cada jogador, e para pegar a bolinha é preciso que os dois façam a pinça em conjunto e consigam colocar as bolinhas dentro da tigela. Não vale usar a mão livre para ajudar.

3- Labirinto Moçambique.

Para esse jogo é preciso uma folha e uma caneta para desenhar o labirinto, duas tampinhas para jogar, e um pedacinho de papel ou outro objeto para disputar quem joga.  Desenho o labirinto como na foto abaixo, e coloque as tampinhas antes da primeira casa. Para disputar quem faz a jogada, é igual nas brincadeiras de rua que escolhe os jogadores, coloca o papel na mão atrás das costas, embaralha, e põe as mãos a frente para o parceiro bater na mão que ele acha que está o papel. Se ele acertar a mão, ele movimenta sua peça para o labirinto, e ele errar a mão ai você movimenta sua peça. Alterne uma vez de cada para tirar a sorte. Vence quem chegar na última casa primeiro.