segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Semana 18 - de 7/112 a 11/12 - 7o ano EJA

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.




Segunda-feira, dia 7


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Leitura e interpretação de texto.


Leia o texto e responda as questões.

Natal de rei
    O “Gloob” exibe amanhã (dia 23) O Natal do Menino Imperador, um especial sobre a amizade de Dom Pedro II, imperador do Brasil, e um menino muito pobre, filho de escravos. Essa aventura se passa quando Pedro II tinha 9 anos e iria passar o Natal sozinho, pois seus pais já haviam morrido. Ele tinha tantos afazeres e responsabilidades que mal tinha tempo para brincar. Mas, quando conhece acidentalmente Dito, o menino escravo, aprende um monte de brincadeiras e estripulias: rodar pião, subir em árvores e andar descalço. Até em um circo ele vai parar na noite da ceia. O especial já foi exibido antes pela “Globo”, mas vale a pena ver de novo no “Gloob”: dia 23, às 11h30 e às 21h30.

Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/estadinho/category/filmes-e-tv/>.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1.  Dom Pedro II conhece Dito porque:
a) o menino imperador tinha muitas coisas para fazer.
b) encontrou com o menino escravo por acaso.
c) Pedro II conhece um monte de brincadeiras.
d) o menino escravo era muito pobre.
 

2. A convivência de Dom Pedro II com Dito fez bem ao menino imperador. Por quê?
 __________________________________


3. Identifique o clímax do especial “O Natal do Menino Imperador”:
___________________________________


4. Marque a passagem que apresenta o assunto do especial de Natal:
a) “[…] a amizade de Dom Pedro II, imperador do Brasil, e um menino muito pobre, filho […]”
b) “Essa aventura se passa quando Pedro II tinha 9 anos e iria passar o Natal sozinho […]”
c) “Ele tinha tantos afazeres e responsabilidades que mal tinha tempo para brincar.”
d) “Mas, quando conhece acidentalmente Dito, o menino escravo, aprende um monte de […]”
 

5. Há uma opinião do autor no trecho:  
a) “O “Gloob” exibe amanhã (dia 23) O Natal do Menino Imperador, um especial sobre […]”
b) “[…] e um menino muito pobre, filho de escravos.”
c) “Ele tinha tantos afazeres e responsabilidades que mal tinha tempo para brincar.”
d) “[…] mas vale a pena ver de novo no “Gloob”: dia 23, às 11h30 e às 21h30.”


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.



Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
  Exercícios de fixação: revisão geral de conteúdos sobre raiz quadrada, operações e geometria.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Resolva os exercícios em seu caderno:

1. Indique usando a simbologia e calcule utilizando a calculadora:

a) a raiz quadrada de 81

b) a raiz quadrada de 225

c) a raiz quadrada de 36

d) a raiz quadrada de 961


2. Mariana comprou quatro panelas e uma frigideira, gastando R$ 212,00 no total. Sabendo que a frigideira custou R$ 36,00, determine quanto custou cada panela, se elas têm o mesmo preço?


3. Uma mesa de pingue-pongue tem a forma de um retângulo que possui 1,50 metros de largura e 2,80 metros de comprimento. Qual é o seu perímetro? Lembre-se que perímetro é a soma da medida de todos os lados.



Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.



Terça-feira, dia 8


Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Unidades de Conservação Brasileiras


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Com o intuito de preservar ambientes do patrimônio natural e cultural do Brasil, foi criada no ano 2000 a Lei Nacional N° 9.985. Conforme essa lei, a União, os estados e os municípios podem criar novas Unidades de Conservação. No Brasil, essas unidades são definidas como áreas que possuem características naturais relevantes e cujo ecossistema necessita de proteção e conservação.
As unidades de conservação ambiental são espaços geralmente formados por áreas contínuas, institucionalizados com o objetivo de preservar e conservar a flora, a fauna, os recursos hídricos, as características geológicas, culturais, as belezas naturais, recuperar ecossistemas degradados, promover o desenvolvimento sustentável, entre outros fatores que contribuem para a preservação ambiental.
A criação dessas unidades de conservação é de fundamental importância para a preservação dos ecossistemas, proporcionado pesquisas científicas, manejo e educação ambiental na busca pela conservação do meio ambiente.
Atualmente o Brasil possui 728 unidades de conservação, sendo que existem diferentes tipos de unidades, cada uma recebendo classificação de acordo com suas características e objetivos a serem atingidos. Essas unidades podem ser destinadas à exploração sustentável de recursos naturais, preservação total do ecossistema, realização de pesquisas, visitação para promover a educação ambiental etc.
Elas são classificadas como: Parques Nacionais, Reservas Biológicas, Reservas Ecológicas, Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Refúgio de Vida Silvestre, Reserva da Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Parque Nacional – Áreas que apresentam características naturais destinadas a pesquisas científicas e educação ambiental;
Reserva Biológica – Unidade de conservação destinada a abrigo de espécies da fauna e da flora com importante significado científico;

Reserva Ecológica – Área de conservação permanente, que objetiva a proteção e a manutenção de ecossistemas;

Estação Ecológica – Espaços destinados à realização de pesquisas básicas aplicadas à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação ambiental;

Áreas de Proteção Ambiental – Unidade de conservação destinada ao desenvolvimento sustentável, sendo que em algumas áreas é permitido o desenvolvimento de atividades econômicas, desde que haja a proteção da fauna, da flora e da qualidade de vida da população local;

Área de Relevante Interesse Ecológico – Área que abriga espécies raras da fauna e flora e que possui grande biodiversidade;

Floresta Nacional – Unidade de conservação estabelecida para garantir a proteção dos recursos naturais, sítios arqueológicos, desenvolvimento de pesquisas científicas, lazer, turismo e educação ambiental;

Reserva Extrativista – Espaço utilizado por populações locais que realizam o extrativismo vegetal e/ou mineral. Essa unidade de conservação objetiva a realização da atividade econômica de forma sustentável;

Refúgio de Vida Silvestre – Área destinada à proteção dos ambientes naturais para a reprodução de espécies da flora local e da fauna migratória;

Reserva da Fauna - Área destinada ao estudo sobre o manejo econômico e sustentável das espécies nativas;

Reserva de Desenvolvimento Sustentável - Visa à preservação da natureza de modo que a qualidade de vida das populações tradicionais seja assegurada;

Reserva Particular do Patrimônio Natural - Área privada que tem por objetivo conservar a diversidade biológica.
 

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1.O que são unidades de conservação?
________________________


2.Quantas unidades de conservação existem atualmente?
________________________


3.O que visa uma reserva de desenvolvimento sustentável?
________________________

 
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Rosinei - 17 98826-1065.



História__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Revisão.


Link: https://forms.gle/kfH4qZUGrhGfmE5G7

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Explique o que foi a Expansão Marítima.

2. O que você entende por escravização da população africana?

3. Qual a primeira atividade no Brasil Colonial? Explique


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Lívia - 19 99652-6587.



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS): 

PAUTA: revisão.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Olá tudo bem, essa semana vamos revisar alguns conteúdos.

Circuito de condicionamento físico
Objetivos: Conhecer e experimentar um tipo de ginástica de condicionamento físico. 
Materiais: Qualquer material ou objeto disponível em casa. 
Procedimentos 
Elabore um circuito de condicionamento físico considerando os materiais disponíveis em sua casa. 

Sugestão de circuito
Sugestão de circuito, um exemplo, faça com o que tem em sua casa: 
Estação 1: fazer abdominais (sobre colchonetes ou tapete); estação 2: subir e descer degraus (podem ser utilizados steps, tijolos, caixas de madeira etc.); estação 3: realizar polichinelos; estação 4: executar flexões de braço (sobre colchonetes ou tapete); e estação 5: pular corda (individualmente). 

Agora vamos alongar.


https://youtu.be/CylRJc7s-9c


Link: https://forms.gle/ox1DueuXZUztyzQw9

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.





TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):

PAUTA: revisão.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Olá tudo bem, essa semana vamos revisar alguns conteúdos.

Circuito de condicionamento físico
Objetivos: Conhecer e experimentar um tipo de ginástica de condicionamento físico. 
Materiais: Qualquer material ou objeto disponível em casa. 
Procedimentos 
Elabore um circuito de condicionamento físico considerando os materiais disponíveis em sua casa. 

Sugestão de circuito
Sugestão de circuito, um exemplo, faça com o que tem em sua casa: 
Estação 1: fazer abdominais (sobre colchonetes ou tapete); estação 2: subir e descer degraus (podem ser utilizados steps, tijolos, caixas de madeira etc.); estação 3: realizar polichinelos; estação 4: executar flexões de braço (sobre colchonetes ou tapete); e estação 5: pular corda (individualmente). 

Exemplo de circuito


https://youtu.be/5cQo6wzoHfE




Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Pedro - 19 99317-0044.

Quarta-feira, dia 9


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
  Filme: Natal de Rei


Assistam ao filme, “Natal de Rei”, que teve a sinopse estudada na aula anterior, acessando o link:




Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.



Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Exercícios de fixação: revisão geral de conteúdos sobre raiz quadrada, operações e geometria.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Realize a leitura da explicação e preencha o quadro no caderno:

4. Na rua onde Solange passa pelo seu médico, há 516 imóveis. Sabendo que a quantidade de imóveis dos dois lados da rua é a mesma, determine quantos imóveis há em cada lado da rua.


5. Determine a massa desconhecida de cada abóbora para que a balança abaixo permaneça equilibrada:

 
6. Descubra o número natural que:

a) elevado ao quadrado dá 256.
b) elevado ao quadrado dá 64.
c) elevado ao quadrado dá 81.
d) elevado ao quadrado dá 625.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.


Quinta-feira, dia 10


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 distribuição da água em nosso planeta. 


IMPORTANTE: não copie o texto! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.

1:  A proposta atual é a leitura de um texto e a análise de um gráfico sobre a distribuição da água em nosso planeta. 

Água doce disponível no planeta
A maior parte da água que cobre nosso planeta encontra-se na forma salgada, cerca de 97%, enquanto apenas cerca de 3% é água doce. Porém, temos outro problema, pois além de termos pouca água doce, grande parte dela não está disponível para consumo porque encontra-se congelada em geleiras e calotas polares. Isso e outros dados sobre distribuição de água doce no planeta estão disponíveis na figura abaixo. 

Disponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEia7RgvawRE3PpDDD7lfJugJUFSubZb9R8_pkzcCiQa-L99hgpmtiBLN3btNrw7HAs2ylffc5BzkEzXrNMuE2QD4XvFiA1RuMKE_l_Zazo_DRvFLx_mUREKS7NeI0Egd-3b2u_zsjxPVJcq/s400/grafico_1_3.gif>. Acesso em 06 mai 2020.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2: Após a leitura do texto acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

1. A maior parte da água no planeta encontra-se na forma salgada ou doce? Esta água é própria para o consumo humano? Justifique sua resposta.
__________________________


2. A água doce do planeta pode ser encontrada em quatro locais, quais são eles? 
_______________________


3. Em que local encontra-se a maior parte da água doce do planeta? Esta água está disponível  para o consumo humano? Justifique sua resposta.
___________________


4. Apesar de corresponder à apenas 0,3% de toda a água doce do planeta, é dali que tiramos a maior parte da água que consumimos. Onde se encontra esta água? O que podemos fazer para manter a qualidade desta fonte de água doce?
___________________


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Franco - 19 98921-4366.



Inglês__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 CHRISTMAS.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.



Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Deise - 19 98715-6564.




Arte__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 música.


Roda Viva
Chico Buarque

Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega o destino pra lá
Roda mundo, roda-gigante
Roda-moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração

A gente vai contra a corrente
Até não poder resistir
Na volta do barco é que sente
O quanto deixou de cumprir
Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega a roseira pra lá
Roda mundo (etc.)

A roda da saia, a mulata
Não quer mais rodar, não senhor
Não posso fazer serenata
A roda de samba acabou
A gente toma a iniciativa
Viola na rua, a cantar
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega a viola pra lá
Roda mundo (etc.)

O samba, a viola, a roseira
Um dia a fogueira queimou
Foi tudo ilusão passageira
Que a brisa primeira levou
No peito a saudade cativa
Faz força pro tempo parar
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega a saudade pra lá
Roda mundo (etc.)





NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Faça uma ilustração do que percebeu sobre a letra da música.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Natália - 19 99747-3440.


Sexta-feira, dia 11


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 Produção de texto


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Escreva um relato expressando sua opinião sobre o Natal. Após o relato, no mesmo texto, em sequência, comente uma curiosidade, um fato, uma emoção, enfim, uma boa lembrança que você tem de um Natal especial na sua vida. Faça em 07 linhas. Dê um título ao seu texto.

______________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Exercícios de fixação: revisão geral de conteúdos sobre sistema monetário.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Realize as atividades a seguir no caderno:

Observe o valor dos produtos abaixo e responda às questões 7 e 8:
  


7. Ao adquirir uma unidade de cada produto, qual o valor total a ser pago?


8. Caso efetue o pagamento com uma nota de R$200,00 quanto receberei de troco?


9. Núbia gastou R$ 348,00 no supermercado. Ela havia levado 2 notas de 20 reais, 3 notas de 10 reais, 1 nota de 100 reais, 1 nota de 5 reais e 4 notas de 50 reais. Sobrou ou faltou dinheiro? Quanto?


10. Adriano comprou uma calça por R$ 48,90, uma camisa por R$ 32,75, uma jaqueta por R$ 85,60 e um par de meias por R$ 8,65.

a) Quanto Adriano gastou?

b) Quanto recebeu de troco, se pagou com as cédulas abaixo?


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.




----------------

7o ano__________


Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!