segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Semana 18 - de 7/112 a 11/12 - 6o ano EJA

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.




Segunda-feira, dia 7


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Leitura e interpretação de texto.


Leia o texto e responda as questões.

Alegrias do Natal

    Natal, pra mim, tem sabor de alegria e surpresas, sabe por quê? Porque em minha casa cada um preparava uma surpresa para o outro. 
Naquele natal, porém, havíamos combinado que ninguém ia dar presente, por causa das despesas com a chegada do nenê (mamãe estava esperando nenê). Eu já havia me conformado em não dar nem receber surpresas.
    Mas quando acordei no dia 25, quase morri de alegria, sabe o que havia no meu quarto? Uma cadeirinha de balanço de madeira com uma almofada de retalhos bem coloridos. Papai havia feito a cadeira e mamãe havia feito a almofada, nem precisa dizer que fiquei muito contente.
    Papai e mamãe ainda dormiam, então chegou a minha vez de fazer minha surpresa, eu havia preparado uma, e estava escondido no meu guarda-roupa.
    A surpresa é que meu presente era para o nenê, que ia nascer. Como eu não podia gastar dinheiro, escolhi um calçãozinho da Madalena, a minha boneca, lavei bem lavadinho, passei bem direitinho, dobrei e coloquei numa sacola. Embrulhei com um papel bem bonitinho e escondi.
    Peguei, então, o pacotinho, entrei bem quietinha no quarto dos meus pais e coloquei o presentinho sabe onde? Bem em cima da barriga da mamãe, depois voltei para o meu quarto.
    Quando eles levantaram, foram até a minha cama e me deram um beijo com gosto diferente, sabe? Eu também dei um beijo diferente neles, não precisamos falar mais nada, porque já havíamos entendido tudo.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1)    Qual é o título do texto?

2)    Quem é o autor do texto?

3)    Quantos parágrafos há no texto?

4)    Qual é o tema principal do texto?

5)    O que a família combinou para aquele natal? Por quê?


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:  Exercícios de fixação sobre tratamento da informação.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Faça a interpretação das tabelas e gráficos e responda em seu caderno:

1. Uma peça de teatro foi apresentada em três sessões, sendo uma em cada dia. A tabela seguinte indica a quantidade de homens e de mulheres que assistiram à peça em cada sessão.
De acordo com os dados da tabela, o número de mulheres que assistiu à peça foi de:
(a) 553
(b) 543
(c) 453
(d) 198


2. O gráfico a seguir representa os dados coletados por uma cantina de escola sobre a venda em março de 2016.
Analisando o gráfico, é correto afirmar que a venda de tortas está abaixo da venda de minipizzas.
(a) as vendas de minipizzas superam as de pastéis em 30 unidades.
(b) a venda de pastel superou a de torta em 30 unidades.
(c) a venda de tortas superou a de minipizzas em 20 unidades.
(d) as vendas de pastel superam 100 unidades em março.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.



Terça-feira, dia 8


Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Escalas gráficas e numéricas


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

A escala expressa a correspondência que existe entre a representação no mapa e a superfície terrestre representada. É por meio dela que podemos saber quantas vezes um espaço teve que ser diminuído para caber numa folha de papel por exemplo.

Classifica-se uma escala pequena quando os elementos reais tiveram que ser diminuídos muitas vezes para serem representados graficamente. Dessa forma a representação é menos detalhada. Para se ter uma ideia basta pensar num mapa-múndi. Sua escala é considerada pequena porque é impossível encontrar uma cidade, por exemplo, já que até mesmo as capitais só podem ser identificadas por um pontinho.
  

Esse tipo de escala é geralmente usada em mapas e representações de grandes áreas.

Já a escala grande é aquela onde a área reproduzida é menor, mas o grau de detalhamento é muito maior. Os tipos mais comuns são as cartas e ainda plantas, quando a escala é muito grande. Dessa forma podemos identificar desde cidades, bairros e até mesmo construções e ruas.

 Tipos de Escalas
As escalas podem ser expressas de duas formas: numericamente e graficamente.

               * Escala Numérica: é aquela em que a correspondência da representação com o terreno é expressa através de números.

 Ex: 1 : 50 000 (isso indica que cada 1 cm do mapa corresponde a 50 000 cm da superfície terrestre).

               Vale lembrar que neste tipo de escala as unidades de medida sempre serão iguais: m e m, cm e cm…
 

         Para calcular e descobrir distâncias e tamanhos basta usar a regra de três. Confira o exemplo:

               Escala: 1 : 50 000
               Distância no mapa: 8 cm
               Distância no terreno: ?
 
               1 cm = 50 000 cm
               8 cm = X cm
 
               X = 50 000. 8 >>> X = 400 000 cm  (se preferir, converta em km)
 
               * Escala gráfica: é aquela em que a correspondência é indicada através de um desenho como este:
 


Perceba que neste tipo de escala gráfica não há a necessidade de fazer cálculos já que a unidade de medida já vem convertida e o cm já vem indicado.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. O que são escalas?
__________________________


2. O que são escalas grandes?
__________________________


3. O que é escala pequena?
__________________________


4. Existem duas formas de escalas quais são elas?
__________________________


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Rosinei - 17 98826-1065.



História__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Revisão.


Link: https://forms.gle/EJDbxweF5CejkSn86

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. O que é patrimônio?

2. O que é História?

3. Qual a importância do Historiador?


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Lívia - 19 99652-6587.



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS): 

PAUTA: revisão.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Olá tudo bem, essa semana vamos revisar alguns conteúdos.

Circuito de condicionamento físico
Objetivos: Conhecer e experimentar um tipo de ginástica de condicionamento físico. 
Materiais: Qualquer material ou objeto disponível em casa. 
Procedimentos 
Elabore um circuito de condicionamento físico considerando os materiais disponíveis em sua casa. 

Sugestão de circuito
Sugestão de circuito, um exemplo, faça com o que tem em sua casa: 
Estação 1: fazer abdominais (sobre colchonetes ou tapete); estação 2: subir e descer degraus (podem ser utilizados steps, tijolos, caixas de madeira etc.); estação 3: realizar polichinelos; estação 4: executar flexões de braço (sobre colchonetes ou tapete); e estação 5: pular corda (individualmente). 

Agora vamos alongar.


https://youtu.be/CylRJc7s-9c


Link: https://forms.gle/ox1DueuXZUztyzQw9

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.





TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):

PAUTA: revisão.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Olá tudo bem, essa semana vamos revisar alguns conteúdos.

Circuito de condicionamento físico
Objetivos: Conhecer e experimentar um tipo de ginástica de condicionamento físico. 
Materiais: Qualquer material ou objeto disponível em casa. 
Procedimentos 
Elabore um circuito de condicionamento físico considerando os materiais disponíveis em sua casa. 

Sugestão de circuito
Sugestão de circuito, um exemplo, faça com o que tem em sua casa: 
Estação 1: fazer abdominais (sobre colchonetes ou tapete); estação 2: subir e descer degraus (podem ser utilizados steps, tijolos, caixas de madeira etc.); estação 3: realizar polichinelos; estação 4: executar flexões de braço (sobre colchonetes ou tapete); e estação 5: pular corda (individualmente). 

Exemplo de circuito


https://youtu.be/5cQo6wzoHfE




Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Pedro - 19 99317-0044.

Quarta-feira, dia 9


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
  Interpretação de texto – continuação da aula anterior.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

6)    Segundo o texto o que era bom no natal? 


7)    Que surpresa o personagem principal ganhou?


8)    Qual foi o presente que o personagem principal deu?


9)    O que aconteceu quando os pais viram o presente em cima da barriga da mamãe?


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:  Exercícios de fixação sobre tratamento da informação.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Faça a interpretação das tabelas e responda em seu caderno:

3. Uma pesquisa com estudantes de duas turmas do 5° ano sobre os programas de televisão preferidos registrou o resultado na tabela abaixo.


De acordo com essa tabela, qual foi o programa de televisão preferido da Turma A?
(a) Desenhos animados. 
(b) Filmes.
(c) Novelas. 
(d) Noticiário.


4. Observe a tabela da primeira fase da Copa do Mundo de 2010.


A seleção que sofreu mais gols foi a

(a) do Brasil.
(b) de Portugal.
(c) da Costa do Marfim.
(d) da Coreia do Norte.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.


Quinta-feira, dia 10


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 ciclo da água. 


IMPORTANTE: não copie o texto! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.


1: A proposta atual é a leitura de um texto e a análise do esquema sobre o ciclo da água. 

O ciclo da água
No esquema abaixo estão ilustrados os principais eventos do ciclo da água e seus nomes. Evaporação, formação das nuvens e precipitação são os principais deles.


Diponível em: <http://aguafontedevida.files.wordpress.com/2008/04/ciclo-da-agua11.jpg>. Acesso em 06 mai 2020.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2: Após a leitura do texto e da análise do esquema acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

1. Qual é a relação do sol com este ciclo? O que ele provoca com a água?
_____________________


2. As nuvens se formam:
A) Quando as plantas absorvem água.
B) Pela evaporação da água de rios, lagos e mares.
C) Pela infiltração da água no solo.
D) Pela chuva.


3. O que é precipitação?
_____________________


4. As chuvas permitem o ciclo da água porque:
A) Possibilitam o retorno da água para os locais de onde ela evaporou.
B) Colaboram com a diminuição da temperatura na Terra.
C) Formam as nuvens.
D) Nenhuma das alternativas acima.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Franco - 19 98921-4366.



Inglês__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 CHRISTMAS.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.





Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Deise - 19 98715-6564.




Arte__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 música.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Flor de Laranjeira E Outras Cantigas
Rubinho do Vale

Quem é aquela que vem lá tão longe, tão longe
É a flor da laranjeira do jirau dão dão

Eu ando por aqui, aqui, aqui
À procura de uma agulha que aqui perdi

Menina volta pra trás e vai dizer seu pai, seu pai
Que uma agulha que se perde não se acha mais

Meu pai mandou dizer se eu não achasse agulha, agulha
Eu tomava uma surra de fazer barulho

Vai dizer para o seu pai
Que uma menina não apanha
Vem prá cá brincar de roda,
Vem dançar, dançar
Pai Francisco entrou na roda
Tocando seu violão, danranrandandão
Vem de lá seu delegado
Pai Francisco caiu na prisão
Como ele vem todo requebrado
Parece um boneco desengonçado

Ai eu entrei na roda
Eu entrei na contra dança
Eu não sei como é que dança
Eu não sei dançar





NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Faça uma ilustração do que percebeu sobre a letra da música.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Natália - 19 99747-3440.


Sexta-feira, dia 11


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 Produção de texto


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Escreva um relato expressando sua opinião sobre o Natal. Após o relato, no mesmo texto, em sequência, comente uma curiosidade, um fato, uma emoção, enfim, uma boa lembrança que você tem de um Natal especial na sua vida. Faça em 07 linhas. Dê um título ao seu texto.

_____________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Continuação sobre as medidas de tempo


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda as questões abaixo no formulário:

5. De acordo com os dados da tabela, o maior número de inscritos pertence ao seguinte ano escolar:


(a) 9o ano. 
(b) 8o ano.
(c) 7o ano. 
(d) 6o ano.


6. O gráfico abaixo mostra o número de desempregados no mundo, em milhões de pessoas, no período de 2000 a 2005.


Com base nesse gráfico, observa-se que a quantidade de pessoas sem trabalho no mundo.
(a) permaneceu a mesma entre 2000 e 2001.
(b) permanece a mesma desde o ano de 2002.
(c) aumentou de 8,5 milhões entre 2001 e 2002.
(d) aumentou de 19 milhões entre 2001 e 2003.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.



 ----------------

6o ano__________


Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!