Gestão em Logística Semana de 07 à 11 de Dezembro de 2020
Para resolver a Atividade.1, consultar o material referente a semana de 14 à 18 de Setembro 2020
Segunda-feira, dia 7
Atividade.1
Uma empresa do
Sul do país distribui seus produtos para o Centro-Oeste brasileiro. O
transporte normalmente utilizado é o ferroviário, que custa 0,10 a tonelada por
km e seu tempo de transito é de 9 dias. Poderiam, também, ser utilizados os
modais aeroviário e rodoviário. Para o modal aeroviário o custo de transporte é
de 160.000,00 e demora 1 dia de viagem. Para o modal rodoviário o custo de
transporte é de 58.500,00 e demora 4 dias de viagem. Sabendo que cada remessa
do produto corresponde a 100 toneladas e que o custo de armazenagem em transito
é de 0,40 o kg por dia e a distância percorrida é de 3.500 km, responda quais
os custos envolvidos nos modais e qual seria o mais vantajoso.
Montar a planilha de comparativo dos custos.
Fórmulas:
Custo de transporte= Custo por tonelada x quantidade de toneladas x distância em quilômetros.
Custo de armazenagem = Custo de armazenagem em transito x remessa em toneladas (transformar em kgs) x tempo de transito.
Para resolver a Atividade.2, consultar o material referente a semana de 14 à 18 de Setembro 2020
Montar a planilha de comparativo dos custos.
Fórmulas:
Custo de transporte= Custo por tonelada x quantidade de toneladas x distância em quilômetros.
Custo de armazenagem = Custo de armazenagem em transito x remessa em toneladas (transformar em kgs) x tempo de transito.
Para resolver a Atividade.2, consultar o material referente a semana de 14 à 18 de Setembro 2020
Terça-feira, dia 8
Atividade.2
Uma padaria localizada na zona Oeste de São Paulo (Bairro Lapa) obteve um contrato para abastecer diariamente, durante um ano, pãezinhos em quatro hotéis da cidade de São Paulo. Um dos hotéis está localizado na zona Sul, outro na Zona Norte, outro na zona Leste e outro na zona Central.
Quantidades para cada hotel:
Zona Sul: 2.300 pãezinhos durante a semana e Sábado e Domingo 2.800 pãezinhos.
Zona Norte: 1.800 pãezinhos durante a semana e Sábado e Domingo 2.100 pãezinhos.
Zona Leste: 3.200 pãezinhos durante a semana e Sábado e Domingo 3.800 pãezinhos.
Zona Central: 4.100 pãezinhos durante a semana e Sábado e Domingo 4.950 pãezinhos.
Calcular o custo do frete semanal para cada hotel sendo que o frete é cobrado um valor de 2,00 para cada embalagem de100 pãezinhos durante a semana e para Sábado e Domingo é cobrado o valor de 2,50 para cada embalagem de 100 pãezinhos.
Para resolver a Atividade.3, consultar o material referente a semana de 21 à 25 de Setembro 2020
Uma padaria localizada na zona Oeste de São Paulo (Bairro Lapa) obteve um contrato para abastecer diariamente, durante um ano, pãezinhos em quatro hotéis da cidade de São Paulo. Um dos hotéis está localizado na zona Sul, outro na Zona Norte, outro na zona Leste e outro na zona Central.
Quantidades para cada hotel:
Zona Sul: 2.300 pãezinhos durante a semana e Sábado e Domingo 2.800 pãezinhos.
Zona Norte: 1.800 pãezinhos durante a semana e Sábado e Domingo 2.100 pãezinhos.
Zona Leste: 3.200 pãezinhos durante a semana e Sábado e Domingo 3.800 pãezinhos.
Zona Central: 4.100 pãezinhos durante a semana e Sábado e Domingo 4.950 pãezinhos.
Calcular o custo do frete semanal para cada hotel sendo que o frete é cobrado um valor de 2,00 para cada embalagem de100 pãezinhos durante a semana e para Sábado e Domingo é cobrado o valor de 2,50 para cada embalagem de 100 pãezinhos.
Para resolver a Atividade.3, consultar o material referente a semana de 21 à 25 de Setembro 2020
Quarta-feira, dia 9
Atividade.3
Vamos calcular quantas caixas
caberão em um palete cujas medidas do palete são:
Largura = 1,0m
Comprimento = 1,2m
Altura = 1,95m (já considerando 0,15m do toco)
Medidas das caixas:
Comprimento = 50cm
Largura = 40cm
Altura = 20cm
OBS.: Calcular pelos dois sistemas (cubagem do palete e da caixa e calcular o arranjo das caixas no palete).
Para resolver a Atividade.4, consultar o material referente a semana de 21 à 25 de Setembro 2020
Largura = 1,0m
Comprimento = 1,2m
Altura = 1,95m (já considerando 0,15m do toco)
Comprimento = 50cm
Largura = 40cm
Altura = 20cm
OBS.: Calcular pelos dois sistemas (cubagem do palete e da caixa e calcular o arranjo das caixas no palete).
Para resolver a Atividade.4, consultar o material referente a semana de 21 à 25 de Setembro 2020
Quinta-feira, dia 10
Atividade.4
Planejar a carga para um veículo Baú cujas medidas segue abaixo:
Comprimento = 10,50m
Largura = 2.40m
Altura = 2.80m
Porém, existem 3 medidas de caixa para carregar nesse veículo conforme segue:
Caixa A: Quantidade 1.200 caixas
Comprimento = 30cm
Largura = 30cm
Altura =30cm
Caixa B: Quantidade 800 caixas
Comprimento = 50cm
Largura = 35cm
Altura = 20cm
Caixa C: Quantidade 500 caixas
Comprimento = 60cm
Largura = 40cm
Altura = 30cm
Calcular a cubagem de cada caixa e somar o total para verificar se caberão no veículo acima.
Alunos, somente uma dica, quando forem fazer planejamento de carga procurem saber o espaço útil do caminhão. Às vezes nem mesmo o dono do caminhão tem essa resposta necessitando buscarmos junto ao fabricante. É diferente você ter um espaço cúbico útil para uma carga à granel (milho ou arroz) por exemplo, e você carregar volumes ou mesmo embalagens de tamanhos e formatos diferentes que não consegue otimizar todo o espaço correndo o risco de ficar mercadoria sem carregar ou o caminhão sair com espaço sobrando.
Para resolver a Atividade.5, consultar o material referente a semana de 28 de Setembro á 02 de Outubro
Planejar a carga para um veículo Baú cujas medidas segue abaixo:
Comprimento = 10,50m
Largura = 2.40m
Altura = 2.80m
Porém, existem 3 medidas de caixa para carregar nesse veículo conforme segue:
Caixa A: Quantidade 1.200 caixas
Comprimento = 30cm
Largura = 30cm
Altura =30cm
Caixa B: Quantidade 800 caixas
Comprimento = 50cm
Largura = 35cm
Altura = 20cm
Caixa C: Quantidade 500 caixas
Comprimento = 60cm
Largura = 40cm
Altura = 30cm
Calcular a cubagem de cada caixa e somar o total para verificar se caberão no veículo acima.
Alunos, somente uma dica, quando forem fazer planejamento de carga procurem saber o espaço útil do caminhão. Às vezes nem mesmo o dono do caminhão tem essa resposta necessitando buscarmos junto ao fabricante. É diferente você ter um espaço cúbico útil para uma carga à granel (milho ou arroz) por exemplo, e você carregar volumes ou mesmo embalagens de tamanhos e formatos diferentes que não consegue otimizar todo o espaço correndo o risco de ficar mercadoria sem carregar ou o caminhão sair com espaço sobrando.
Para resolver a Atividade.5, consultar o material referente a semana de 28 de Setembro á 02 de Outubro
Sexta-feira, dia 11
Atividade.5
A empresa ABC tem 90 caixas de diferentes tamanhos
e pesos para serem transportadas e nos foi solicitado para calcularmos a
cubagem, o peso cubado e o peso real e indicar qual peso devemos utilizar para
cálculo do frete.
Dados das caixa.1:
Comprimento = 0,45m
Largura = 0,30m
Altura = 0,38m
Quantidade: 40 caixas
Peso de cada caixa = 12 kg
Dados da caixa.2:
Comprimento = 0,40m
Largura = 0,30m
Altura = 0,30m
Quantidade: 50 caixas
Peso de cada caixa = 8 kg
Leitura: Filosofia Kaizen
Como surgiu a filosofia Kaizen de melhoria contínua.
A filosofia Kaizen de melhoria contínua surgiu no meio industrial do Japão, logo após a segunda guerra mundial, na década de 50.
A economia do Japão estava com sérias dificuldades devido aos custos e perdas da guerra. Com isso as condições de trabalho dos operários japoneses eram precárias, ainda mais com leis trabalhistas impostas durante a ocupação americana do país.
Os sindicatos lutavam por melhores condições de trabalho e quando a ocupação americana chegou ao fim, o governo do Japão iniciou uma série de estudos e ações para reestruturar a economia e as empresas do país.
Diversas indústrias japonesas aplicaram a filosofia para se tornarem cada vez mais competitivas e se tornaram referências mundiais, o que acabou globalizando o Kaizen.
A Toyota é um ótimo exemplo de indústria que usa o conceito Kaizen e se tornou objeto de estudo de gestores de todo mundo.
O principal responsável pelo surgimento da filosofia foi o professor Masaaki Imai, que é considerado hoje o “pai do Kaizen”. Masaaki é fundador do Kaizen Institute e lançou o livro “Kaizen – The secret to Japan’s competitive success” que é um dos mais importantes do assunto.
Mandamentos da metodologia Kaizen
● Aprenda na prática
●
Elimine
todo desperdício
●
Engaje
todos os colaboradores no processo de melhoria
●
Aumente
a produtividade se baseando em projetos que não
exijam grandes investimentos financeiros
●
Aplique
em todos os setores da fábrica
●
Divulgue
as melhorias obtidas para motivar sua equipe e manter a comunicação
transparente
●
Foque
suas ações no local de maior necessidade
●
Priorize
a melhoria das pessoas que trabalham na sua fábrica.
Benefícios do Kaizen
A ideia principal do Kaizen é a melhoria contínua. Ou seja, há sempre espaço para melhoria e você deve melhorar um pouco mais a cada dia.
Como o Kaizen é mais uma filosofia do que uma técnica específica, ele pode ser aplicado em todas as áreas da empresa. Desde o chão de fábrica ao setor administrativo. Todos os colaboradores da fábrica são responsáveis por identificar gargalos e ineficiências, em todos os níveis da empresa, e poderão sugerir melhorias para os problemas identificados.
O Kaizen
visa melhorias em produtividade, eficácia, segurança e redução de
desperdícios. Quem segue a filosofia ainda encontra mais benefícios, como:
● Menos desperdício – seus recursos são melhores utilizados assim como as habilidades de seus colaboradores.
●
Colaboradores mais satisfeitos – eles têm um impacto direto em como
as coisas são feitas na sua fábrica.
●
Melhoria no compromisso – colaboradores recebem mais
importância em seus trabalhos e ficam mais inclinados a fazerem um bom
trabalho.
●
Melhoria na retenção de talentos – colaboradores satisfeitos e
engajados têm mais chances de continuar trabalhando na sua fábrica
●
Melhoria na competitividade – o aumento da eficiência contribui
com reduções de custos e maior qualidade dos seus produtos, o que faz com que
sua fábrica seja mais competitiva.
●
Melhoria na satisfação dos clientes – com produtos de maior qualidade e
menos falhas, seus clientes ficarão mais satisfeitos e fiéis a sua fábrica.
●
Resolver problemas mais rápido – olhar processos com uma
perspectiva de quem busca soluções permite que seus colaboradores resolvam
problemas continuamente sem depender sempre dos gestores.
●
Melhores equipes – trabalhar em equipe para resolver
problemas ajuda a criar e fortalecer equipes na sua fábrica.
O objetivo
do Kaizen é reduzir desperdícios ao eliminar produção além do necessário, melhoria
da qualidade, melhoria da eficiência, redução de
tempo ocioso e redução de atividades desnecessárias.
Tudo isso significa economizar
dinheiro e transformar perdas em lucros.
A filosofia do Kaizen foi feita para melhorar processos de manufatura no chão de fábrica japonês, e foi um dos elementos que levou ao sucesso das indústrias japonesas com alta qualidade e baixos custos. Entretanto, é possível aplicar o Kaizen e colher seus frutos em toda a indústria, basta pensar nos processos e adaptar a sua realidade.
Dados das caixa.1:
Comprimento = 0,45m
Largura = 0,30m
Altura = 0,38m
Quantidade: 40 caixas
Peso de cada caixa = 12 kg
Dados da caixa.2:
Comprimento = 0,40m
Largura = 0,30m
Altura = 0,30m
Quantidade: 50 caixas
Peso de cada caixa = 8 kg
Como surgiu a filosofia Kaizen de melhoria contínua.
A filosofia Kaizen de melhoria contínua surgiu no meio industrial do Japão, logo após a segunda guerra mundial, na década de 50.
A economia do Japão estava com sérias dificuldades devido aos custos e perdas da guerra. Com isso as condições de trabalho dos operários japoneses eram precárias, ainda mais com leis trabalhistas impostas durante a ocupação americana do país.
Os sindicatos lutavam por melhores condições de trabalho e quando a ocupação americana chegou ao fim, o governo do Japão iniciou uma série de estudos e ações para reestruturar a economia e as empresas do país.
Diversas indústrias japonesas aplicaram a filosofia para se tornarem cada vez mais competitivas e se tornaram referências mundiais, o que acabou globalizando o Kaizen.
A Toyota é um ótimo exemplo de indústria que usa o conceito Kaizen e se tornou objeto de estudo de gestores de todo mundo.
O principal responsável pelo surgimento da filosofia foi o professor Masaaki Imai, que é considerado hoje o “pai do Kaizen”. Masaaki é fundador do Kaizen Institute e lançou o livro “Kaizen – The secret to Japan’s competitive success” que é um dos mais importantes do assunto.
● Aprenda na prática
A ideia principal do Kaizen é a melhoria contínua. Ou seja, há sempre espaço para melhoria e você deve melhorar um pouco mais a cada dia.
Como o Kaizen é mais uma filosofia do que uma técnica específica, ele pode ser aplicado em todas as áreas da empresa. Desde o chão de fábrica ao setor administrativo. Todos os colaboradores da fábrica são responsáveis por identificar gargalos e ineficiências, em todos os níveis da empresa, e poderão sugerir melhorias para os problemas identificados.
● Menos desperdício – seus recursos são melhores utilizados assim como as habilidades de seus colaboradores.
A filosofia do Kaizen foi feita para melhorar processos de manufatura no chão de fábrica japonês, e foi um dos elementos que levou ao sucesso das indústrias japonesas com alta qualidade e baixos custos. Entretanto, é possível aplicar o Kaizen e colher seus frutos em toda a indústria, basta pensar nos processos e adaptar a sua realidade.
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Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!