Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões. Os alunos deverão registrar, no caderno, o cabeçalho, a data, a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.
Data: 14/ 12 / 2020 (2ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 14 de dezembro de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora:
________________ . 4º Ano _____
.
à Atividade
1 UB
LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES PROPOSTAS.
Bela em extinção
Mata
Atlântica pode perder para sempre um de seus mais ilustres moradores: a
onça-pintada.
Terceiro maior felino do mundo e maior predador do Brasil, a
onça-pintada é a rainha das nossas florestas. Mas, infelizmente, seus dias
de realeza podem estar contados: ela está cada vez mais ameaçada e pode desaparecer
para sempre da Mata Atlântica. Por sorte, porém, existem pesquisadores
dispostos a enfrentar uma corrida contra o tempo para salvá-la.
A onça-pintada, terceiro maior felino do mundo, corre risco de
desaparecer – e tudo por causa da ação do homem.
Beatriz de Mello Beisiegel, analista ambiental do Instituto Chico
Mendes de Conservação da Biodiversidade, explica que as duas maiores ameaças à
sobrevivência da onça-pintada são a caça e a destruição dos ambientes naturais
onde ela vive.
“A onça é um animal muito caçado, por esporte, por medo ou mesmo
como forma de ganhar honra, já que em muitas culturas matar uma onça é sinônimo
de força”, explica. “A caça das presas das onças, como porcos-do-mato e veados,
também é enorme e diminui sua fonte de alimento. Para piorar, existem poucas
áreas grandes o suficiente para preservar esses animais”.
O fim definitivo do felino poderia causar uma verdadeira
confusão: sem as onças, as populações dos animais que antes eram suas presas
tenderiam a aumentar. Como suas presas são herbívoras, ou seja, se alimentam de
plantas, isso pode desequilibrar ainda mais a mata. “Toda a ecologia da
floresta pode mudar. Os muitos herbívoros irão exigir mais da vegetação. Como
ficaria a floresta daqui a 500 anos?”, questiona Beatriz.
Segundo a pesquisadora, são três as linhas de ação principais
para salvar as onças. “Temos procurado atuar no controle da caça, no aumento
das áreas de preservação das onças e também no estímulo a novos estudos sobre
esse animal, pois quanto mais o conhecermos, melhor será possível protegê-lo”,
garante.
CARVALHO, Isabelle. Bela em extinção.
Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/bela-em-extincao/>.
Acesso em: 22 fev. 2014.
a) De acordo com o texto, que animal corre o risco de entrar em extinção?
R: _________________________________________________
b)
Para você, o que poderia ser feito para
proteger os animais em extinção?
R:__________________________________________________
c) De acordo com o texto, que ações estão sendo tomadas para evitar esse problema?
R:__________________________________________________
d)
Quem é o principal responsável pelo
problema apontado no texto?
R:__________________________________________________
e) Explique “entrar em extinção”.
R:___________________________________________________
(1) Os pesquisadores
treinam corrida diariamente.
(2) À noite, as onças
correm para fugir do mau tempo.
(3) Os pesquisadores lutam
para evitar a extinção das onças que ainda existem.
(4) Os pesquisadores correm para não serem atacados pelas onças.
g)
Releia este trecho do texto.
[...]
ela está cada vez mais ameaçada e pode desaparecer para sempre da Mata
Atlântica.
A quem
o pronome ela se refere?
R:_______________________________________________
h) Assinale a alternativa
correta. Na frase: Eu não quero que a onça seja extinta, é correto afirmar que
o plural é:
(1)
Nós
não quer que a onça seja extinta.
(2)
Nós
não queremos que a onça seja extinta.
(3)
Eu
e ele não queremos que a onça seja extinta
(4) Você não quer que a onça seja extinta.
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE 1: Resolva os probleminhas sobre Perímetro no caderno. Não se esqueça de registrar as continhas e dar resposta aos problemas.
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: Capítulo 15 – ARTE AFRICANA.
·
Observe as imagens e leia os textos da páginas
171 e 172: Cenas do Brasil colonial; Alaka – o Pano da Costa; África e as
artes; Picasso e as máscaras africanas.
· Atividade: Leia as orientações da página 173 para fazer uma máscara africana.
DATA 15/12/2020 (Terça-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel
Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 15 de
dezembro de 2020.
Hoje é
terça-feira.
Nome completo:_____________________
4º Ano ______
Professora: ______________________.
509 + 256 =
b) 1.478 + 586 =
c)
2.394 + 467 =
d)
2. 521 – 643 =
e)
1.624 – 418 =
f)
3.572 – 205 =
g)
323 x 3 =
h)
482 x 2 =
i)
362 x 3 =
j)
580 x 4 =
k)
36 ÷ 6 =
l)
48 ÷ 2 =
m)
210
÷ 5 =
n)
69 ÷ 3 =
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
Atividade: Aprendemos sobre a formação
do povo brasileiro, a miscigenação e que o mais importante é respeitar as diferenças,
pois é isto que faz do Brasil um país único, uma grande nação com um povo que
não se deixa abater sobre as diversidades. Então assista o vídeo abaixo e
conheça uma música linda que fala sobre a beleza das nossas diferenças.
https://youtu.be/JPqBZXPDGYU
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Queimada de tampinhas
Para essa atividade você precisa de 10
tampinhas de garrafas pet, pois são melhores para essa brincadeira, mas se não
conseguir pode fazer as bolinhas de papel amassado mesmo. O importante é jogar!
Desenhe uma quadra no chão, no tamanho de duas
folhas de sulfite aproximadamente, ou utilizando as próprias folhas sobre uma
mesa, para demarcar o campo da queimada. O jogo é igual a queimada que você
conhece da quadra. Coloque as tampinhas alinhadas na sua quadra e decida quem
começa o jogo. Na sua vez de jogar você pode escolher uma tampinha, colocar
próximo da linha central e tentar queimar o adversário. Se acertar a tampinha
do adversário, esta é queimada e sai do jogo. Depois coloque sua tampinha de
volta no lugar, e será a vez do adversário jogar. Ganha quem queimar todas as
peças do adversário. Para jogar basta
dar um “peteleco” com o dedo na sua tampinha.
2-
Gato mia
Vamos nos divertir um pouco?
Nessa atividade você precisa de um pano para
vendar os olhos. Após estar vendado, a mamãe ou outra pessoa que está brincando
fica em algum local da casa, afastado de você, e vai fazer um curto miado de
gato. Você vai seguir os miados até encontrar o gato. Depois podem trocar de
papéis.
Data: 16 / 12 / 2020 (4ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 16 de dezembro de 2020.
Hoje é quarta-feira.
Nome completo:
Professora:
________________ . 4º Ano _____
.
à Atividade
– Produção de texto: Entendimento. (Use o caderno)
Tendo o texto, “Bela em
extinção”, como referência, escreva o que você entendeu com suas
palavras.
*NOTA: Não esqueça de iniciar a produção com letra maiúscula, fazer parágrafo, colocar pontuação adequada e escrever o início, o meio e o fim.
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
Atividade:
Estudamos
o mapa do Brasil e sua divisão em unidades federativas
(
estados), mas nem sempre foi assim, o território brasileiro passou por diversas
divisões
desde a chegada dos portugueses.
Para conhecer essas divisões
acesse o vídeo abaixo e assista uma animação em que mostra 500 anos de evolução
em poucos minutos .
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: Capítulo 15 – ARTE AFRICANA
·
Observe as imagens das páginas 168 e 169 e
responda as questões da seção”Chuva de ideias”.
·
Leitura: Influência africana na cultura
brasileira- página.170.
·
Responda a atividade 1, da página 170.
·
Atividade complementar – página 189:
responda a questão sobre a imagem das máscaras da página 189.
DATA 17/12/2020 (Quinta-feira) 4ºs ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 17
de dezembro de 2020.
Hoje é quinta-feira.
Nome completo:
_________________4º Ano ______
Professora: _________________________.
ATIVIDA DE 1:
Observe a tabela para responder às perguntas. Faça o registro das continhas no
caderno.
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
Atividade : Durante o ano conhecemos muito sobre o nosso planeta,
mais especificamente sobre assuntos aos quais vivenciamos, mas como foi a
evolução da Terra?
Assista
ao vídeo BREVE HISTÒRIA DA TERRA e descubra.
https://www.youtube.com/watch?v=JKOJqIHn9ZM
Data: 18 / 12 / 2020 (6ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 18 de dezembro de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora:
________________ . 4º Ano _____
.
à Atividade
1
a) Complete as frases a
seguir utilizando verbos nos seguintes tempos verbais: passado, presente e
futuro.
Ontem,
Paula ________________ a carta na central dos Correios. (pegar)
Amanhã, ________________ o encontro dos estudantes da Escola
Paraíso. (ser)
Atualmente,
as pessoas ________________ mais confiantes (estar).
b) Aponte o único conjunto onde há
erro de divisão silábica:
(1) es-ta-cas
; ter-re-no ; sus-pen-sas
(2) cons-tru-ir
; ex-pul-sar ; ins-ta-la-ram
(3) vin-gan-ça
; a-ssa-nha-do ; en-go-lir
(4) me-lhor ;
na-da-res ; ci-men-to
(5) a-ço ;
pás-sa-ros ; in-tei-ra
Reescreva as palavras do exercício 5 separando-as em sílabas.
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
Reescreva
as palavras do exercício 6 em duas colunas uma com l e outra com u. Para isso
pule uma linha. Escreva todas as com l, pule uma linha e escreva as com u.
__________________________________________________________
Reescreva
as palavras do exercício 7, colocando-as em ordem alfabética.
__________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1. Encontre os objetos de mesa, utilizando o código ao lado.
2. Ligue a primeira coluna com a segunda.
3. Resolva o caça-palavras sobre Christmas.
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1- NIM
Esse jogo é no estilo do pega-varetas, e trabalha a concentração e
coordenação motora fina. É jogado com palitos (de dente ou de fósforos. Faça
três fileiras com os palitos, uma embaixo da outra: uma com três palitos, uma
com 5 e a última com 7. Cada jogador tem direito a tirar quantos palitos
quiser, mas somente de uma fileira de cada vez. Assim, pode-se tirar um único
palito da fileira de 7, ou todos da fileira de 3, ou dois da fileira de 5,
passando então a vez ao adversário. Quem ficar com o último palito, perde o
jogo.
2 - PALAVRAS PROIBIDAS
Comece escolhendo quem será o mestre da rodada. O mestre vai
entrevistar o outro participante e em 1 minuto de respostas, não pode falar: é,
não, porque e nem repetir mais de 2 vezes a mesma palavra. Quem conseguir, é um
herói. O mestre tem que ser criativo nas perguntas e perguntar sobre tudo que
quiser, mas tem que ser rápido para fazer o máximo de perguntas em 1 minuto.
Depois invertem-se os papéis.
3 - RAUL GIL
. Joga-se um adedanha pra saber quantos dedos e qual letra do
alfabeto corresponde e ai começa o jogo: "O que é que tem em tal lugar com a letra
tal?". Cada participante tem 30 segundos para dar a sua resposta. Quem não
responder em 30 segundos, é eliminado, cantando "O Raul perguntou, você não acertou,
pegue seu banquinho e saia de mansinho". Ao invés de ser
eliminado, marca-se um ponto, e escolhem novamente outra letra. Combinem um
total de pontos para acabar.