quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

SEMANA 32 - 14/12 A 18/12

 Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões. Os alunos deverão registrar, no caderno, o cabeçalho, a data, a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada. 

 Data: 14/ 12 / 2020 (2ª feira)                                    4º Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 14 de dezembro de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade 1 UB

LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES PROPOSTAS.

Bela em extinção

    Mata Atlântica pode perder para sempre um de seus mais ilustres moradores: a onça-pintada.

    Terceiro maior felino do mundo e maior predador do Brasil, a onça-pintada é a rainha das nossas florestas. Mas, infelizmente, seus dias de realeza podem estar contados: ela está cada vez mais ameaçada e pode desaparecer para sempre da Mata Atlântica. Por sorte, porém, existem pesquisadores dispostos a enfrentar uma corrida contra o tempo para salvá-la.

    A onça-pintada, terceiro maior felino do mundo, corre risco de desaparecer – e tudo por causa da ação do homem.

    Beatriz de Mello Beisiegel, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, explica que as duas maiores ameaças à sobrevivência da onça-pintada são a caça e a destruição dos ambientes naturais onde ela vive.

    “A onça é um animal muito caçado, por esporte, por medo ou mesmo como forma de ganhar honra, já que em muitas culturas matar uma onça é sinônimo de força”, explica. “A caça das presas das onças, como porcos-do-mato e veados, também é enorme e diminui sua fonte de alimento. Para piorar, existem poucas áreas grandes o suficiente para preservar esses animais”.

    O fim definitivo do felino poderia causar uma verdadeira confusão: sem as onças, as populações dos animais que antes eram suas presas tenderiam a aumentar. Como suas presas são herbívoras, ou seja, se alimentam de plantas, isso pode desequilibrar ainda mais a mata. “Toda a ecologia da floresta pode mudar. Os muitos herbívoros irão exigir mais da vegetação. Como ficaria a floresta daqui a 500 anos?”, questiona Beatriz.

    Segundo a pesquisadora, são três as linhas de ação principais para salvar as onças. “Temos procurado atuar no controle da caça, no aumento das áreas de preservação das onças e também no estímulo a novos estudos sobre esse animal, pois quanto mais o conhecermos, melhor será possível protegê-lo”, garante.

 

       CARVALHO, Isabelle. Bela em extinção. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/bela-em-extincao/>. Acesso em: 22 fev. 2014.

a)     De acordo com o texto, que animal corre o risco de entrar em extinção?

    R: _________________________________________________

b)    Para você, o que poderia ser feito para proteger os animais em extinção?

R:__________________________________________________

c)     De acordo com o texto, que ações estão sendo tomadas para evitar esse problema?

     R:__________________________________________________

d)    Quem é o principal responsável pelo problema apontado no texto?

R:__________________________________________________

e)     Explique “entrar em extinção”.

     R:___________________________________________________

 f)“... enfrentar uma corrida contra o tempo...” Essa expressão citada no texto significa que:

(1) Os pesquisadores treinam corrida diariamente.

(2) À noite, as onças correm para fugir do mau tempo.

(3) Os pesquisadores lutam para evitar a extinção das onças que ainda existem.

(4) Os pesquisadores correm para não serem atacados pelas onças.


g)    Releia este trecho do texto.

    [...] ela está cada vez mais ameaçada e pode desaparecer para sempre da Mata Atlântica.

    A quem o pronome ela se refere?

      R:_______________________________________________

    h) Assinale a alternativa correta. Na frase: Eu não quero que a onça seja extinta, é correto afirmar que o plural é:

    (1) Nós não quer que a onça seja extinta.

    (2) Nós não queremos que a onça seja extinta.

    (3) Eu e ele não queremos que a onça seja extinta

     (4) Você não quer que a onça seja extinta.        


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1: Resolva os probleminhas sobre Perímetro no caderno. Não se esqueça de registrar as continhas e dar resposta aos problemas.


























COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Livro NAME: Capítulo 15 – ARTE AFRICANA.

·        Observe as imagens e leia os textos da páginas 171 e 172: Cenas do Brasil colonial; Alaka – o Pano da Costa; África e as artes; Picasso e as máscaras africanas.

·        Atividade: Leia as orientações da página 173 para fazer uma máscara africana.


DATA 15/12/2020 (Terça-feira)            4º s    ANOS

                                                    

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 15 de dezembro de 2020.

Hoje é terça-feira.

Nome completo:_____________________ 4º Ano ______

Professora: ______________________.


ATIVIDADE 1: Arme e efetue as continhas no caderno. Verifique se o resultado está correto fazendo a Operação inversa (Prova real).

                                  

509 + 256 =

b) 1.478 + 586 =

c)   2.394 + 467 =

d)  2. 521 – 643 =

e)   1.624 – 418 =

f)    3.572 – 205 =

g)  323 x 3 =

h)  482 x 2 =

i)     362 x 3 =

j)     580 x 4 =

k)   36 ÷ 6 =

l)     48 ÷ 2 =

m)  210 ÷ 5 =

n)  69 ÷ 3 =


COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA


Atividade: Aprendemos sobre a formação do povo brasileiro, a miscigenação e que o mais importante é respeitar as diferenças, pois é isto que faz do Brasil um país único, uma grande nação com um povo que não se deixa abater sobre as diversidades. Então assista o vídeo abaixo e conheça uma música linda que fala sobre a beleza das nossas diferenças.

 

https://youtu.be/JPqBZXPDGYU


COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física


ATIVIDADE:

1 – Queimada de tampinhas

Para essa atividade você precisa de 10 tampinhas de garrafas pet, pois são melhores para essa brincadeira, mas se não conseguir pode fazer as bolinhas de papel amassado mesmo. O importante é jogar!

Desenhe uma quadra no chão, no tamanho de duas folhas de sulfite aproximadamente, ou utilizando as próprias folhas sobre uma mesa, para demarcar o campo da queimada. O jogo é igual a queimada que você conhece da quadra. Coloque as tampinhas alinhadas na sua quadra e decida quem começa o jogo. Na sua vez de jogar você pode escolher uma tampinha, colocar próximo da linha central e tentar queimar o adversário. Se acertar a tampinha do adversário, esta é queimada e sai do jogo. Depois coloque sua tampinha de volta no lugar, e será a vez do adversário jogar. Ganha quem queimar todas as peças do adversário.  Para jogar basta dar um “peteleco” com o dedo na sua tampinha.







 2- Gato mia

Vamos nos divertir um pouco?

Nessa atividade você precisa de um pano para vendar os olhos. Após estar vendado, a mamãe ou outra pessoa que está brincando fica em algum local da casa, afastado de você, e vai fazer um curto miado de gato. Você vai seguir os miados até encontrar o gato. Depois podem trocar de papéis.


Data: 16 / 12 / 2020 (4ª feira)                               4º Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 16 de dezembro de 2020.

Hoje é quarta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .


à Atividade – Produção de texto: Entendimento. (Use o caderno)


Tendo o texto, Bela em extinção”, como referência, escreva o que você entendeu com suas

palavras.

*NOTA: Não esqueça de iniciar a produção com letra maiúscula, fazer parágrafo, colocar pontuação adequada e escrever o  início, o meio e o fim.   

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA   

Atividade: Estudamos o mapa do Brasil e sua divisão em unidades federativas

( estados), mas nem sempre foi assim, o território  brasileiro passou por diversas

divisões desde a chegada dos portugueses.

                 Para conhecer essas divisões acesse o vídeo abaixo e assista uma animação em que mostra 500 anos de evolução em poucos minutos .

  




COMPONENTE CURRICULAR: ARTE


Livro NAME: Capítulo 15 – ARTE AFRICANA

·        Observe as imagens das páginas 168 e 169 e responda as questões da seção”Chuva de ideias”.

·        Leitura: Influência africana na cultura brasileira- página.170.

·        Responda a atividade 1, da página 170.

·        Atividade complementar – página 189: responda a questão sobre a imagem das máscaras da página 189.


DATA 17/12/2020 (Quinta-feira)                            4ºs   ANOS                                                                                  

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 17 de dezembro de 2020.

Hoje é quinta-feira.

Nome completo: _________________4º Ano ______

Professora: _________________________.


ATIVIDA DE 1: Observe a tabela para responder às perguntas. Faça o registro das continhas no caderno.







COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS


Atividade :  Durante o  ano conhecemos muito sobre o nosso planeta, mais especificamente sobre assuntos aos quais vivenciamos, mas como foi a evolução da Terra?

Assista ao vídeo BREVE HISTÒRIA DA TERRA e descubra.


https://www.youtube.com/watch?v=JKOJqIHn9ZM


Data: 18 / 12 / 2020 (6ª feira)                       4º Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 18 de dezembro de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

 

à Atividade 1

a)     Complete as frases a seguir utilizando verbos nos seguintes tempos verbais: passado, presente e futuro.

    Ontem, Paula ________________ a carta na central dos Correios. (pegar)

    Amanhã, ________________ o encontro dos estudantes da Escola Paraíso. (ser)

    Atualmente, as pessoas ________________ mais confiantes (estar).

 

b)     Aponte o único conjunto onde há erro de divisão silábica:

(1) es-ta-cas ; ter-re-no ; sus-pen-sas

(2) cons-tru-ir ; ex-pul-sar ; ins-ta-la-ram

(3) vin-gan-ça ; a-ssa-nha-do ; en-go-lir

(4) me-lhor ; na-da-res ; ci-men-to

(5) a-ço ; pás-sa-ros ; in-tei-ra

Reescreva as palavras do exercício 5 separando-as em sílabas.

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________


























Reescreva as palavras do exercício 6 em duas colunas uma com l e outra com u. Para isso pule uma linha. Escreva todas as com l, pule uma linha e escreva as com u.

__________________________________________________________

Reescreva as palavras do exercício 7, colocando-as em ordem alfabética.

__________________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.   Encontre os objetos de mesa, utilizando o código ao lado. 













2.   Ligue a primeira coluna com a segunda.























3.   Resolva o caça-palavras sobre Christmas. 




































COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1- NIM

Esse jogo é no estilo do pega-varetas, e trabalha a concentração e coordenação motora fina. É jogado com palitos (de dente ou de fósforos. Faça três fileiras com os palitos, uma embaixo da outra: uma com três palitos, uma com 5 e a última com 7. Cada jogador tem direito a tirar quantos palitos quiser, mas somente de uma fileira de cada vez. Assim, pode-se tirar um único palito da fileira de 7, ou todos da fileira de 3, ou dois da fileira de 5, passando então a vez ao adversário. Quem ficar com o último palito, perde o jogo.

 

2 - PALAVRAS PROIBIDAS

Comece escolhendo quem será o mestre da rodada. O mestre vai entrevistar o outro participante e em 1 minuto de respostas, não pode falar: é, não, porque e nem repetir mais de 2 vezes a mesma palavra. Quem conseguir, é um herói. O mestre tem que ser criativo nas perguntas e perguntar sobre tudo que quiser, mas tem que ser rápido para fazer o máximo de perguntas em 1 minuto. Depois invertem-se os papéis.

 

3 - RAUL GIL

. Joga-se um adedanha pra saber quantos dedos e qual letra do alfabeto corresponde e ai começa o jogo:  "O que é que tem em tal lugar com a letra tal?". Cada participante tem 30 segundos para dar a sua resposta. Quem não responder em 30 segundos, é eliminado, cantando "O Raul perguntou, você não acertou, pegue seu banquinho e saia de mansinho". Ao invés de ser eliminado, marca-se um ponto, e escolhem novamente outra letra. Combinem um total de pontos para acabar.