quinta-feira, 30 de abril de 2020

SEMANA DE 04/05 À 08/05

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, OS ALUNOS DEVERÃO COPIAR E RESOLVER OS CONTEÚDOS NO CADERNO. QUEM TIVER IMPRESSORA PODERÁ IMPRIMIR AS ATIVIDADES, SENDO ASSIM, NÃO HAVERÁ A NECESSIDADE DE COPIAR OS CONTEÚDOS, SOMENTE RESOLVÊ-LOS E COLAR NO CADERNO.
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO CADERNO A DATA EM QUE AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS.

DATA 04/05/2020  ( 2ª FEIRA)                                 2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO ( COPIAR NO CADERNO)

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 04 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _____________________________________________ 2º ANO _____
PROFESSORA__________________________________

BOA TARDE!

   

·         LEIA O TEXTO ABAIXO COM BASTANTE ATENÇÃO E COPIE NO CADERNO, CONTE PARA SEUS PAIS A HISTÓRIA QUE VOCÊ LEU.

O LEÃO E O RATINHO

          AO SAIR DO BURACO O RATINHO DEU DE CARA NAS PATAS DO LEÃO. FICOU PARALISADO, DE PÊLOS EM PÉ, CHEIO DE TERROR. O LEÃO, PORÉM NÃO LHE FEZ MAL NENHUM.
          _____SEGUE EM PAZ, RATINHO, NÃO TENHA MEDO DO SEU REI.
          DIAS DEPOIS O LEÃO CAIU EM UMA REDE. URROU DESESPERADAMENTE, TENTOU ESCAPAR, MAS QUANTO MAIS TENTAVA MAIS PRESO NO LAÇO ELE FICAVA. ATRAÍDO PELOS URROS, APARECEU O RATINHO.
          ____AMOR COM AMOR SE PAGA. – DISSE ELE E PÔS A ROER AS CORDAS DA REDE.
          RAPIDAMENTE CONSEGUIU ROER UMA DAS MALHAS DA REDE. COMO AS CORDAS COMEÇARAM A SE SOLTAR, PODE O LEÃO SE SOLTAR E ESCAPAR.

MORAL: “UMA BOA AÇÃO SE GANHA COM  OUTRA BOA AÇÃO!”
.
ATIVIDADE 1: APÓS A LEITURA DA FÁBULA, RESPONDA:       

A)   QUEM SÃO AS PERSONAGENS DO TEXTO? 
___________________________________________________________

B)   O QUE ACONTECEU QUANDO O RATINHO SAIU DO BURACO? 
___________________________________________________________


C)   O QUE ACONTECEU DIAS DEPOIS COM O LEÃO? 
___________________________________________________________

D)   COMO FOI QUE O RATINHO SALVOU O LEÃO?
___________________________________________________________


E)   QUAL É O TITULO DO TEXTO? 
___________________________________________________________

F)   QUANTOS PARÁGRAFOS TEM O TEXTO? 
___________________________________________________________

G)   QUAL É A MORAL DA FÁBULA? 
___________________________________________________________
___________________________________________________________

ATIVIDADE 2: VAMOS PESQUISAR E REGISTRAR EM SEU CADERNO?

·         O QUE É FÁBULA?

·         PROCURE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DA PALAVRA MORAL.

ATIVIDADE 3: ILUSTRE (DESENHE A FÁBULA- “O LEÃO E O RATINHO”












ATIVIDADE 4: FAZER O ALFABETO COM LETRA CURSIVA ( LETRA DE MÃO)

ATIVIDADE 5: POESIA – QUEM É ELA?

TRABALHA FEITO ABELHINHA
DO NOSSO LAR É A RAINHA
NOS PROTEGE E CARINHA
 A NOSSA BOA _____________________

EU AMO MINHA ____________________
DE TODO MEU CORAÇÃO
QUANDO ME CHAMA DE FILHINHA
FICO CHEIA DE EMOÇÃO.

A)   COMPLETAR OS RETÂNGULOS COM O NOME DE QUEM ESTAMOS FALANDO.
B)   FAZER UM CORAÇÃO E COLAR A FOTO DE SUA MÃE OU DESENHÁ-LA.( NO CADERNO).


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA


ATENÇÃO: RESPONSÁVEIS, CONSIDERANDO QUE NO 2°ANO ALGUMAS CRIANÇAS NÃO REALIZAM A LEITURA COM AUTONOMIA, ORIENTAMOS QUE LEIA O COMANDO DAS ATIVIDADES PARA ELES.


ATIVIDADE

1   AGORA QUE JÁ EXPLORAMOS ALGUNS USOS DOS NÚMEROS, QUE TAL COMPLETAR ESTE QUADRO NUMÉRICO COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO?



RESPONDA:

 A. O QUE HÁ EM COMUM NOS NÚMEROS REGISTRADOS NA COLUNA AMARELA?
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
 B. E NOS NÚMEROS REGISTRADOS NA LINHA LARANJA?
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________



ATIVIDADE 2:

ORGANIZE OS NUMERAIS ABAIXO DO MAIOR PARA O MENOR.

16                              21                         30                        8                       10

_________________________________________________________________________


             ATIVIDADE 3:


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE______________________2° ANOS

ATIVIDADE:


A)   DESENHE FORMAS GEOMÉTRICAS (CÍRCULO.QUADRADO,TRIANGULO,RETÂNGULO) E PINTE COM AS CORES PRIMÁRIAS.




DATA 05/05/2020   ( 3ª FEIRA)                        2°ANO


COMPONENTE CURRICULAR:   MATEMÁTICA

NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR A DATA EM QUE AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS.

ATENÇÃO: RESPONSÁVEIS, CONSIDERANDO QUE NO 2°ANO ALGUMAS CRIANÇAS NÃO REALIZAM A LEITURA COM AUTONOMIA, ORIENTAMOS QUE LEIA O COMANDO DAS ATIVIDADES PARA ELES.


ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE MOR,5 DE MAIO DE 2020.
HOJE É TERÇA-FEIRA.
PROFESSORA___________________2°ANO____
NOME DO ALUNO:_____________________________________


ATIVIDADE 1:



                          
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA


TEMA: DIREITO A UM NOME E SOBRENOME

ATIVIDADE 1 - LEIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA E COPIE EM SEU CADERNO

TUDO QUE EXISTE NO MUNDO TEM UM NOME: OS OBJETOS, OS ANIMAIS, AS RUAS, OUTROS E COM AS PESSOAS NÃO É DIFERENTE!
E TODA CRIANÇA TEM DIREITO A UM NOME E A UM SOBRENOME, ELES SÃO IMPORTANTES PORQUE NOS IDENTIFICAM E NOS AJUDAM A TER A NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE. ( ASSUNTO ESTUDADO DO MATERIAL APOSTILADO NAME, PÁGINAS 244 E 245 )

ATIVIDADE 2 - VAMOS OUVIR A CANÇÃO DE TOQUINHO: 
TODAS AS COISAS TEM NOME.

OBSERVAÇÃO: DAR ENTER EM CIMA  DA CANÇÃO QUE INICIARÁ A MÚSICA.




 ATIVIDADE 3:

A)  ANOTE SEU NOME COMPLETO.
__________________________________________________________________
_________________________________________________________________

B)  CIRCULE DE VERMELHO SEU SOBRENOME.

    C)  AGORA ESCREVA O NOME DE CINCO ( 5 ) OBJETOS QUE USAMOS NA ESCOLA E
 ILUSTRE.
      __________________________________________________________________
      __________________________________________________________________



       COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
        
       ATIVIDADE:

1      
      1 – IDENTIFIQUE NA FIGURA 10 BRINCADEIRAS E ANOTE NO CADERNO OU FOLHA DE ATIVIDADE.



       2 – JOGO DA OBSERVAÇÃO:


       ARRUME UM PARCEIRO, QUALQUER PESSOA DA FAMÍLIA, OU AMIGUINHO QUE ESTEJA COM VOCÊ. FIQUE DE FRENTE UM PARA O OUTRO A UMA DISTÂNCIA DE UNS 5 PASSOS. OBSERVE O PARCEIRO DA CABEÇA AOS PÉS. DETERMINE QUEM SERÁ O PRIMEIRO A COMEÇAR O JOGO, E VIREM DE COSTAS UM PARA O OUTRO. O PRIMEIRO A COMEÇAR O JOGO VAI MUDAR DIVERSOS DETALHES EM SUA ROUPA, OU FISIONOMIA. DADO O SINAL DE PRONTO, VIRAM DE FRENTE NOVAMENTE, E O PARCEIRO TENTA IDENTIFICAR TUDO QUE FOI ALTERADO, MARCANDO PONTOS. AGORA É A VEZ DO SEU PARCEIRO, SÓ REPETIR O PROCEDIMENTO. REALIZE PELO MENOS 3 VEZES CADA UM, E VEJA QUEM FEZ MAIS PONTOS. 

      3 – BOCA DE LEÃO


VOCÊ VIU QUANTAS CORES LINDAS TEM ESSA FLOR CHAMADA BOCA DE LEÃO? UMA BRINCADEIRA ANTIGA COM ESSE NOME É DEVIDO AO COLORIDO DESSA PLANTA. VAMOS BRINCAR? ARRUME UM OU MAIS PARCEIROS EM SUA CASA. UM SERÁ O LÍDER, QUE DEVE DIZER BOCA DE LEÃO, OS DEMAIS IRÃO PERGUNTAR QUAL A COR? O LÍDER FALA UM COR ESCOLHIDA, E TODOS PARTICIPANTES DEVERÃO PROCURAR ALGUM OBJETO QUE TENHA ESSA COR. DEPOIS PODEM IR REVEZANDO QUEM COMANDA.  QUANTO MAIS PESSOAS DA FAMÍLIA BRINCAR JUNTOS, MAIS LEGAL.
POXA! VOCÊ SÓ CONSEGUE BRINCAR SOZINHO? VAMOS ADAPTAR. PEGUE UM PEDAÇO DE PAPEL, RECORTE EM VÁRIOS PEDACINHOS, E ANOTE UMA COR DIFERENTE EM CADA UM. EMBARALHE TUDO E SORTEIE UMA COR. SAIA PROCURANDO PELA CASA ALGUM OBJETO COM A COR SORTEADA, TENTANDO FAZER ISSO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, COMO SE ESTIVESSE JOGANDO COM OUTRO COLEGUINHA.  USE PELO MENOS 5 CORES DIFERENTES, E JOGUE ATÉ ACABAR AS CORES ESCOLHIDAS. 

    DATA 06/05/2020  ( 4ª  FEIRA)                                 2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 06 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _____________________________________________ 2º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
BOA TARDE!

   ATIVIDADE 1: A HISTÓRIA DO LEÃO E O RATINHO É UMA FÁBULA. NA FÁBULA AS PERSONAGENS SÃO ANIMAIS QUE PENSAM E FALAM COMO SE FOSSE GENTE.

   A)   A FÁBULA DO “LEÃO E O RATINHO” TERMINA COM A MORAL:
“UMA BOA AÇÃO SE GANHA COM OUTRA BOA AÇÃO!”

(    ) QUEM FAZ O BEM É RECOMPENSADO
(    ) QUEM AMA DEVE SER PAGO
(    ) O AMOR DEVE SER CORRESPONDIDO

   ATIVIDADE 2: LEIA OS NOMES E DESENHE:

     RATO                                                  
        LEÃO













       ATIVIDADE 3:  FORME FRASES  CRIATIVAS COM AS PALAVRAS:

    RATINHO:
    _________________________________________________________________________

LEÃO:
_________________________________________________________________________________


ATIVIDADE 4: ENUMERE AS FRASES DE ACORDO COM A ORDEM QUE ACONTECE NA HISTÓRIA:

O LEÃO URROU MUITO    (            )                     O LEÃO SOLTOU O RATINHO   (          )


O LEÃO FICOU PRESO NA REDE  (         )           O RATINHO SOLTOU O LEÃO (          )


O LEÃO PRENDEU O RATINHO  (    )               O RATINHO PEDIU O LEÃO QUE O SOLTASSE (  )                                                                                                                      

ATIVIDADE 5: LEITURA  INFORMATIVA


2º DOMINGO DE MAIO
DIA DAS MÃES

          O DIA DAS MÃES NASCEU NOS ESTADOS UNIDOS. SUA IDEALIZADORA FOI UMA PROFESSORA NORTE-AMERICANA CHAMADA ANNA JARVIS, QUE NASCEU EM 1864, NA CIDADE DE WEBSTER, ESTADO DA VIRGÍNIA.
           ANNA PERDEU A MÃE, ANNA REEVES JARVIS, EM 1905. SOFREU MUITO COM ESSA PERDA E PENSOU EM ESTABELECER UM DIA PARA HOMENAGEAR NÃO SÓ A SUA, MAS TODAS AS MÃES DO MUNDO. ESCREVEU ENTÃO UMA CARTA AO GOVERNADOR DO SEU ESTADO, SUGERINDO A COMEMORAÇÃO. O GOVERNADOR, WILLIAM GLASSCOCK, ACEITOU A SUGESTÃO E INSISTIU OFICIALMENTE O DIA DAS MÃES NO ESTADO, EM 1910.
          PARA HOMENAGEAR ANNA, DETERMINOU QUE AS COMEMORAÇÕES SE DESSEM NO SEGUNDO DOMINGO DE MAIO, DATA PRÓXIMA AO FALECIMENTO DE SUA MÃE. EM 1914,              A DATA FOI INCLUIDA NO CALENDÁRIO FEDERAL DOS ESTADOS UNIDOS. ANA JARVIS FEZ MUITAS CONFERÊNCIAS E PALESTRAS SOBRE O TEMA. EMPREGOU TODA A FORTUNA QUE HERDARA NA DIVULGAÇÃO MUNDIAL DA COMEMORAÇÃO. EM POUCO TEMPO, A DATA FOI ACEITA PELA MAIORIA DOS POVOS OCIDENTAIS, E ANNA VIU REALIZADO SEU SONHO.
          A COMEMORAÇÃO CHEGOU AO BRASIL EM 1918, ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DE PORTO ALEGRE. A DATA PASSOU A SER COMEMORADA OFICIALMENTE EM 5 DE MAIO DE 1932, ATRAVÉS DE UM DECRETO QUE INSTITUIU O DIA DAS MÃES NO SEGUNDO DOMINGO DE MAIO.



ATIVIDADE 6: CARTÃO PARA MAMÃE

1-    PEGUE UMA FOLHA DE SULFITE E DOBRE AO MEIO.

2-    FAÇA UM DESENHO ESPECIAL NA CAPA PARA MAMÃE.

3-    ESCREVA UMA MENSAGEM BONITA E CRIATIVA PARA MAMÃE.





COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

TEMA:  QUEM SOU EU?

ATIVIDADE 1 -  LEIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA E COPIE EM SEU CADERNO.  (ASSUNTO ESTUDADO NO MATERIAL APOSTILADO NAME, PÁGINAS 274 E 275 )

AS PESSOAS POSSUEM AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES, PODEM SER PARECIDAS, MAS JAMAIS IGUAIS.
AO NASCER TODA PESSOA RECEBE UM NOME, SOBRENOME ( INDICA A FAMÍLIA À QUAL PERTENCEMOS ) E O CERTIDÃO DE NASCIMENTO, DOCUMENTO EMITIDO EM CARTÓRIO.

ATIVIDADE 2

A)  ANOTAR COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA.

NOME COMPLETO______________________________________
DATA DE NASCIMENTO__________________________________
CIDADE QUE NASCEU___________________________________
PAÍS QUE NASCEU______________________________________
CIDADE QUE MORA_____________________________________


B)  ILUSTRAR NO CADERNO VOCÊ E SUA FAMÍLIA DE CORPO INTEIRO        
( ANOTAR O NOME DE CADA PESSOA AO LADO ).





COMPONENTE CURRICULAR: ARTE______________________________2º ANOS

ATIVIDADE:

A)     INSPIRE-SE NO QUE VOCÊ JÁ  APRENDEU E DESENHE UM AUTORRETRATO. DEPOIS PINTE-O.


DATA 07/05/2020 ( 5ª - FEIRA)                                    2°ANO

COMPONENTE CURRICULAR :MATEMÁTICA
   

NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR A DATA EM QUE AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS.

ATENÇÃO: RESPONSÁVEIS, CONSIDERANDO QUE NO 2°ANO ALGUMAS CRIANÇAS NÃO REALIZAM A LEITURA COM AUTONOMIA, ORIENTAMOS QUE LEIA O COMANDO DAS ATIVIDADES PARA ELES.

   
ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE MOR,7 DE MAIO DE 2020.
HOJE É QUINTA-FEIRA.
PROFESSORA___________________2°ANO____
NOME DO ALUNO:_________________________________ _____

               

 ATIVIDADE 1:

               ATIVIDADE 2:
ATIVIDADE 3:

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS                    

ATIVIDADE 1 -  LEIA A PARÓDIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA.
TEMA: CORONAVÍRUS.
PARÓDIA - É A RECRIAÇÃO DE UM TEXTO OU IMAGEM GERALMENTE JÁ CONHECIDO.
AGORA CANTE A PARÓDIA NO RITMO DA CANTIGA CIRANDA CIRANDINHA.

ESTAMOS EM ALERTA                                                    
COM ESTA EPIDEMIA                                      
É O CORONAVÍRUS                
QUE MATA E CONTAGIA.

É PRECISO TER CUIDADO
PARA NÃO SE CONTAMINAR                                     
USE LENÇO DE PAPEL
QUANDO VOCÊ ESPIRRAR.

É MUITO IMPORTANTE
LAVAR SEMPRE NOSSAS MÃOS
COM ÁGUA LIMPA E CORRENTE
ESFREGANDO COM SABÃO.

ÁLCOOL GEL 70%
TAMBÉM NÃO PODE FALTAR
POIS ASSIM AJUDAREMOS
CORONAVÍRUS ELIMINAR.

OUTRA COISA IMPORTANTE
É NÃO TOMAR MEDICAÇÃO
SEM A PRESCRIÇÃO DO MÉDICO
PRA EVITAR COMPLICAÇÃO.
AUTORA: ADILÉA M. I. GENEROSO


 ATIVIDADE 2 - AGORA RESPONDA:

A) SOBRE QUAL VÍRUS A PARÓDIA ESTÁ FALANDO?
______________________________________________________

B)  ANOTE DOIS CUIDADOS QUE VOCÊ APRENDEU COM A PARÓDIA PARA SE PROTEGER DO CORONAVÍRUS.
______________________________________________________
______________________________________________________

C)  ILUSTRE EM SEU CADERNO UMA AÇÃO QUE NÃO PODEMOS FAZER PARA EVITAR O CORONAVÍRUS E ESCREVA UMA FRASE SOBRE A ILUSTRAÇÃO.





















DATA 08/05/2020 ( 6ª FEIRA)                      2º ANO    

 COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 08 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _____________________________________________ 2º ANO _____
PROFESSORA__________________________________

BOA TARDE!

ATIVIDADE 1: COPIE A POESIA, ENUMERE OS VERSOS E ESTROFES, CIRCULE AS RIMAS:

TODA MÃE É UMA FADA

TODA FADA É UMA MÃE
TODA MÃE É UMA FADA
QUANDO CUIDA COM CARINHO
DE  SUA CRIANÇADA!

TEM MÃE BELA
TEM MÃE ALEGRE
TEM MÃE TRISTE
TEM MÃE CALADA.

MAS TODAS TÊM ENCANTO
DE UMA BELA E LINDA  FADA.

ATIVIDADE 2:  LEIA E COMPREENDA O POEMA:

A)   ESTE TEXTO É:
(        ) UMA FÁBULA             (        )  UM BILHETE          (       ) UM POEMA         
B)   SUA FUNÇÃO É:
(         ) TRANSMITIR UM ENSINAMENTO
(        ) ENSINAR UMA RECEITA
(        ) DESPERTAR SENTIMENTOS E EMOÇÕES    

C)   CIRCULE NO TEXTO A PALAVRA FADA


D)   SEGUNDO O TEXTO, TODA MÃE TEM O ENCANTO:

(       ) DE UMA ROSA       (       ) DE UMA PRINCESA             (       ) DE UMA FADA

E)   NA PRIMEIRA ESTROFE A PALAVRA FADA RIMA COM:
(        ) MÃE          (       ) CARINHO        (        ) CALADA             (        ) FADA

ATIVIDADE 3: COMPLETE:
A)   O POEMA TEM ______________VERSOS E ____________ESTROFES.

ATIVIDADE 4: ENTREVISTA COM A MAMÃE:

A)   COLE UMA FOTO DA MAMÃE OU DESENHE:











B)   NOME COMPLETO DA MAMÃE:




C)   MAMÃE, O QUE É MELHOR EM SER MÃE?










D)   QUAL A MAIOR DIFICULDADE NA MATERNIDADE?










COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS



ATIVIDADE:

1.       PRIMEIRAMENTE, DESENHE EM SEU CADERNO A FLOR ABAIXO;
2.       EM SEGUIDA, ESCREVA AS CORES EM INGLÊS AO LADO DE CADA PÉTALA DA FLOR;
3.       POR ÚLTIMO, PINTE A FLOR COM AS CORES SOLICITADAS;
4.       EM CASO DE DÚVIDAS, CONSULTE O CADERNO OU O LIVRO DE INGLÊS;
5.       LEMBRE-SE DO NOSSO COMBINADO, FAÇA TUDO COM MUITO CAPRICHO;










COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:


1 –  OBSERVE NA FIGURA O POSICIONAMENTO DOS JOGADORES, E RESPONDA AS PERGUNTAS ANOTANDO AS RESPOSTAS NUMA FOLHA.




a       a-      QUAL O JOGADOR MAIS LONGE DO NÚMERO 1?
         b-      QUAL JOGADOR ESTÁ ATRÁS DO NÚMERO 7?
         c -       QUAL JOGADOR ESTÁ À DIREITA DO NÚMERO 10?
         d-      QUANTOS JOGADORES ESTÃO À FRENTE DO NÚMERO 4?
         e-     QUAIS JOGADORES ESTÃO NA MESMA METADE DO CAMPO DO NÚMERO 11?  


2 - ASSISTA O VÍDEO ABAIXO PARA ENTENDER AS LOCALIZAÇÕES INDICADA. DEPOIS PEGUE UMA CADEIRA, OU BANQUINHO, COLOQUE NUM LOCAL ABERTO QUE NÃO TENHA PERIGO DE ACIDENTE. AO LADO DA CADEIRA DESENHE UM CIRCULO, OU COLOQUE UM ARCO SE VOCÊ TIVER, OU UMA FOLHA DE JORNAL, QUALQUER UMA DESSAS OPÇÕES. EM SEGUIDA COLOQUE NOVAMENTE O VÍDEO, E SIGA AS INSTRUÇÕES DA MÚSICA.
                                     
                                       


3 -  OBSERVE A FIGURA ABAIXO. EM SEGUIDA PROCURE ALGUNS MATERIAIS QUE VOCÊ POSSA SUBSTITUIR OS CONES, COMO CADEIRAS, BANCOS, GARRAFAS PLÁSTICAS, NADA QUE OFEREÇA RISCO. COLOQUE A UMA DISTÂNCIA DE ACORDO COM O QUE VOCÊ ACHA QUE CONSEGUE TROCAR DE LUGAR RÁPIDO.  NESSA BRINCADEIRA VOCÊ VAI PRECISAR DA AJUDA DE UMA OU MAIS PESSOAS DA FAMÍLIA.  UM FICA NO CENTRO E O OUTRO, OU DEMAIS PESSOAS PRÓXIMA A CADA OBJETO, CADEIRA, ETC.  A PESSOA TEM QUE TROCAR DE LUGAR PRA QUALQUER OUTRO OBJETO SEM SER PEGO. SE VOCÊ PEGAR O COLEGUINHA, TROQUE DE LUGAR COM ELE.

4 – APROVEITANDO OS MATERIAIS COLOCADOS NA ATIVIDADE , FAÇA 5 MINUTOS DE EXERCÍCIO, SEGUINDO OU CRIANDO A SEQUÊNCIA QUE VOCÊ QUISER. ANDE EM VOLTA DO QUADRADO TODO, ANDE CONTORNANDO CADA OBJETO, ANDE ENTRE ELES, ETC.