quinta-feira, 30 de abril de 2020

Semana 1 - de 4 a 8/5 - EJA 7o ano

Atenção aos comandos
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 4_____


Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Tulipas da Holanda
      Todos os anos, durante a primavera, gente de todo o mundo procura um pequeno parque colorido e perfumado, cheio de lagos e flores, na Holanda.
        Ali se encontra a famosa tulipa, a flor nacional do país. A floricultura é uma fonte de renda na Holanda e a cultura dessa flor constitui a base dessa renda.
      O valor das tulipas está no tamanho das flores e na sua coloração. Suas cores são variadas, mas a Rainha da Noite é a mais apreciada pela sua raridade. É também conhecida como tulipa negra, embora sua cor seja azul-roxo bem escuro.
                       (DIAS, Ieda; CARVALHO, Aciléia. Tulipas da Holanda. In: Bolhas de sabão. Belo Horizonte: Vigília, 1987. Fragmento). 

ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. De acordo com esse texto, a expressão “Rainha da Noite” refere-se:
A) à margem do lago;           
B) à tulipa negra;
C) às cores na primavera;                         
D) às flores dos lagos.

2. De acordo com o texto, qual é uma das fontes de renda na Holanda?
__________________________________
__________________________________

3. Qual tulipa é considerada rara?
__________________________________
__________________________________


ATIVIDADE 3: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Vira-pulga
      “Eu sou um cachorro de cidade. Não tenho raça nenhuma, me chamam injustamente de vira-lata, quando na verdade deviam me chamar de fura-saco, pois não existe mais lata de lixo hoje pela rua. Apesar de ser um vira-lata, ou melhor, um fura-saco, eu tenho nome: Palito, que foi dado por minha dona, que achava o meu latido muito fino...”
Fonte: Diléa Frate. Histórias de acordar. São Paulo. Companhia das Letrinhas. 1996. p. 69. 

ATIVIDADE 4: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. De acordo com o texto Vira-pulga, o cachorro se chama Palito por quê?
A) late finíssimo.
B) é um cachorro de rua.
C) é um fura-saco.
D) não tem nenhuma raça.

2. Associe a coluna de cima com a coluna de baixo:

(A) Cachorro
(B) Chamam
(D) Palito
(D) Fino

(   ) Verbo
(   ) Substantivo próprio
(   ) Adjetivo
(   ) Substantivo comum


3. Quem é a autora do texto?
___________________________________
___________________________________

4. No fragmento, “Apesar de ser um vira-lata, ou melhor, um fura-saco, eu tenho nome”, as palavras grifadas são:
___________________________________
___________________________________


Matemática_________________________

ATIVIDADE 1: Introdução de números negativos e reta numérica. Copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Já sabemos que o conjunto dos Números Inteiros é formado por números positivos e negativos. Vamos relembrar como é feita a construção da reta numérica. Inicialmente com a régua, trace uma linha horizontal de 12 centímetros começando do zero.
____________________________________________
0       '       '     


2. Faça a graduação nesta linha de 1 em 1 centímetro. Lembre-se que no centro da linha marcamos o ponto ZERO. À direita do zero temos os valores positivos e à esquerda do zero os valores negativos. Complete a reta numérica de acordo com a orientação.
__________________________________________________
                        '        '        '       0       '        '        '


3. Os valores positivos e negativos são utilizados em diferentes situações do cotidiano como, por exemplo, em temperaturas, saldo bancário, saldo de gols, profundidades, nos andares de um prédio, etc. Em cada situação abaixo indique com NEGATIVO ou POSITIVO conforme o enunciado:

a) Uma temperatura de 19 graus acima de zero: ____________
b) Um débito de 200 reais na conta bancária: ____________
c) Uma temperatura de 3 graus abaixo de zero: ____________
d) Um crédito de 500 reais: ____________
e) Seis andares acima do térreo: ____________
f) Uma profundidade de 1000 metros: ____________

4. Agora use a imaginação e crie duas situações com a utilização dos números negativos conforme o exemplo.
Exemplo: Fui viajar para uma cidade onde a temperatura estava 5 graus negativos.

I) _________________________________
___________________________________

II) ________________________________
__________________________________



Terça-feira, dia 5_____

Geografia_________________________________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Movimento de Rotação e Translação
Movimento de Rotação: é o movimento que a Terra faz em torno de si mesma, dura 23 horas 56 minutos e 4 segundos. A consequência desse movimento é a alternância entre os dias e as noites.

Movimento de Translação: É o movimento que a Terra faz em torno do sol. O movimento de translação dura 365 dias e 6 horas. A consequência do movimento de translação são as mudanças de estação do ano (primavera, verão, outono e inverno).

Vídeos de apoio:




ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Quanto tempo dura o movimento de rotação e o movimento de Translação?
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_____________________________________

2. Quais são as consequências do movimento de rotação e do movimento de translação?
_____________________________________
_____________________________________

3. Quais são as estações do ano?
_____________________________________
_____________________________________


4. O que é o movimento de rotação e o movimento de translação?
_____________________________________
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História__________________________________

ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Comunidades Tradicionais
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.
- Ao final do texto você encontrará um link de um vídeo para auxiliar no entendimento do assunto abordado.

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Comunidades Tradicionais

Outros modos de vida
Ao assistir ou ler notícias sobre os problemas ambientais, nos parece que todo o planeta produz mercadorias e consome os recursos naturais disponíveis de maneira igual. No entanto, há vários grupos sociais, no Brasil e no mundo, que vivem de maneira sustentável e constituem alternativas ao modelo dominante de produção. É o caso dos grupos conhecidos como povos e comunidades tradicionais.

Comunidades como os indígenas, caiçaras, caboclos, seringueiros, quilombolas, caipiras, entre outros nos mostram que existem diferente modelos de vida, consumo e sociabilidade. Para a maioria deles, a terra não é só um local de produção, mas também um espaço onde podem reproduzir sua cultura, seus hábitos, sua religiosidade e outros conhecimentos transmitidos pela tradição.
Quilombolas:

Você já ouviu falar em comunidades remanescentes de quilombos? São grupos formados por descendentes de escravos africanos que continuaram vivendo nas terras ocupadas pelos seus antepassados. Atualmente, são mais de 2,5 milhões de pessoas e em mais de 3.500 comunidades, espalhadas em um território que ocupa cerca de 9.300 km2 (área menor que a cidade de São Paulo).

Historicamente, essas comunidades foram formadas por grupos de escravos que tiveram acesso à terra de diferentes formas:
- Estabelecendo-se em áreas desocupadas;
- Recebendo terras do Estado como pagamento por serviços prestados;
- Por meio de doação ou herança concedida pelos ex-senhores;
- Por meio de negociação como os ex-senhores;

Apesar de inúmeras diferenças entre as várias comunidades, uma de suas principais semelhanças é a forma como lidam com o ambiente. A terra é coletiva e explorada de acordo com regras comuns a todos. Possuem plantações de arroz, milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar, batata-doce e banana muito próximas ou até mesmo dentro de áreas florestais. A venda do excedente da produção somada ao artesanato são a principal fonte de renda dessa produção.

A terra possui um valor simbólico fundamental para os quilombolas, pois liga esses grupos à sua história de resistência contra a opressão. O maior problema vivido por essas comunidades é que nem sempre elas conseguem garantir a posse das terras que ocupam, apesar do direito previsto na Constituição: “ Aos remanescentes das comunidades dos quilombos, que estejam ocupados suas terras, é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os respectivos títulos” (Constituição do Brasil, 1988, art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias).

Caiçaras
O termo caiçara tem origem no vocabulário Tupi – Guarani caá-içara, que se referia a uma espécie de curral feito de galhos de arvores ficandos na águapara cercar os peixes. Com o passar do tempo, a palavra caiçara passou a ser o nome dado a comunidades de pescadores e pequenos agricultores, espalhadas nas áreas litorâneas dos estados de Paraná, São Paulo e Rio Janeiro.
Historicamente, esse grupo se formou à margem das grandes atividades agrícolas do Brasil, ocupando áreas que não eram propicias às grandes plantações, como costões rochosos, restingas, mangues e encostas da Mata Atlântica. A composição étnica das caiçaras é bastante heterogênea, predominando a mistura de brancos e indígenas e, em menor grau, de brancos, indígenas e negros.
A relação com o ambiente dita a forma como se relacionam entre si. Fazem mutirões para o roçado e campanhas de pesca, utilizando os saberes tradicionais sobre o mar e a floresta que minimizam os danos ao ambiente.
Atualmente, a introdução dos barcos movidos a motor, a instituição de Parques de Preservação estaduais e a procura de turistas por áreas menos ocupadas do litoral tem transformado a vida caiçara e ameaçado a permanência desses povos nas terras que tradicionalmente ocupam. Com isso, compromete-se não apenas a continuidade de modo de vida das caiçaras, mas também a diversidade cultural do país.
LUCAS, Kadine Teixeira. e Martins, Ana Paula. 
Caminhas e Transformar História. 1ª ed. São Paulo: FTD, 1996.

Assista ao vídeo de apoio:


ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. O que são comunidades tradicionais?
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2. Qual a relação dessas comunidades com a terra?
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3. O que são comunidades quilombolas?
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4. Como as comunidades quilombolas lidam com a terra?
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5. Por que a terra é simbólica para os quilombolas?
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6. Atualmente qual o significado de caiçara?
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7. É possível afirmar que a composição étnica dos caiçaras é diversa? Por que?
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8. Como as comunidades caiçaras se organizam?
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Educação Física__________________________________

Fique atento às turmas: 
 - Turma 1, maiores de 18 anos.
 - Turma 2, maiores de 18 anos.

ATIVIDADE Turma 1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios de alongamento para o corpo que podem ser realizados com o auxílio de uma cadeira.



ATIVIDADE Turma 2: A primeira proposta agora é para você fazer junto com a sua família uma pesquisa de todas as brincadeiras com corda que vocês conhecem.

Façam isso escrito em uma folha, ou façam um cartaz, usem a criatividade. Nesse momento é legal vocês registrarem com fotos e vídeos e se puder compartilhem conosco!

A segunda proposta é lógico! Claro! Óbvio! Vamos brincar!!! Com essas brincadeiras já conhecidas por você e sua família! Tirem fotos façam vídeos!! Divirtam-se!! É para todos que estiverem perto brincar, certo?!

SESSÃO PIPOCA!!  Assista ao filme JUMP-IN!
Está disponível gratuitamente no youtube!


Registre cada momento desse programa em família! E se puder compartilhe!

SINOPSE E DETALHES

Izzy Daniels (Corbin Bleu) é um jovem que treina para se tornear um boxeador e seguir os passos de seu pai, Kenneth Daniels (David Reivers). No entanto, quando Izzy acaba participando por acaso de um torneio de pular corda, descobre que o boxe é mais um sonho de seu pai do que algo que Izzy realmente deseja para sua vida.

Depois desse belo filme, aqui fica mais que a minha última proposta fica um desafio!!!

Será que você meu aluno junto com a sua família, seria capaz de fazer uma pequena coreografia usando esse brinquedo fantástico chamado corda?



Quarta-feira, dia 6_____

Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Poema -  Luz de fantasia
Não é fácil ter um sonho
Feito só de poesia
Cheio de imaginação
De esperança e alegria.

Sonho de felicidade
De emoção e de folia
De surpresa e novidade
Feito luz de fantasia.

Sonho assim faz bem à vida
Sonho assim é necessário
Quero um desse de presente
Para o meu aniversário!
(AZEVEDO, Ricardo. Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais! São Paulo: Moderna, 2007, p.57).


ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1) A qual o gênero textual pertence o poema?
_______________________________________

2) Qual é o título do poema?
_______________________________________

3) Quem é o autor do texto?
_______________________________________

4) Quantas estrofes e versos há no poema?
_______________________________________

5) Qual é o tema do texto?
_______________________________________

6) O que a pessoa quer de presente de aniversário?
_______________________________________

7) Escreva em seu caderno todas as palavras que rimam no poema?

_______________________________________



Matemática_________________________

ATIVIDADE 1: Introdução de números negativos e reta numérica. Copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Já sabemos que o conjunto dos Números Inteiros é formado por números positivos e negativos. Vamos relembrar como é feita a construção da reta numérica. Inicialmente com a régua, trace uma linha horizontal de 12 centímetros começando do zero.
____________________________________________
0       '       ' 


2. Faça a graduação nesta linha de 1 em 1 centímetro. Lembre-se que no centro da linha marcamos o ponto ZERO. À direita do zero temos os valores positivos e à esquerda do zero os valores negativos. Complete a reta numérica de acordo com a orientação.
__________________________________________________
                        '        '        '       0       '        '        '


3. Os valores positivos e negativos são utilizados em diferentes situações do cotidiano como, por exemplo, em temperaturas, saldo bancário, saldo de gols, profundidades, nos andares de um prédio, etc. Em cada situação abaixo indique com NEGATIVO ou POSITIVO conforme o enunciado:

a) Uma temperatura de 19 graus acima de zero: ____________
b) Um débito de 200 reais na conta bancária: ____________
c) Uma temperatura de 3 graus abaixo de zero: ____________
d) Um crédito de 500 reais: ____________
e) Seis andares acima do térreo: ____________
f) Uma profundidade de 1000 metros: ____________

4. Agora use a imaginação e crie duas situações com a utilização dos números negativos conforme o exemplo.
Exemplo: Fui viajar para uma cidade onde a temperatura estava 5 graus negativos.

I) _________________________________
___________________________________

II) ________________________________
__________________________________



Quinta-feira, dia 7_____

Ciências__________________________________

ATIVIDADE 1: Vamos relembrar um pouco do que já vimos em sala de aula e durante a apresentação dos seminários sobre o Ciclo da água e seu uso no cotidiano?
Leia um texto sobre este tema.


O ciclo da água e seu fim

Em nosso planeta a água é encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Ela muda de estado constantemente, de acordo com a temperatura do ambiente. É certo que a maior parte dela encontra-se no estado líquido, mas ela também pode estar na forma gasosa quando evapora a partir de rios e mares, ou mesmo a partir da água presente nos seres vivos. Isso ocorre quando transpiramos e liberamos suor ou quando as plantas liberam vapor d’água por meio das folhas. Em ambientes com baixas temperaturas quase toda a água disponível pode se encontrar na forma sólida.

Falar dos estados físicos da água é importante porque é por onde começamos a entender que a água sofre mudanças ao longo do tempo. Podemos dizer que elas ocorrem ao longo do ano com as mudanças de estação, mas também ao longo de um único dia. Essas mudanças são muito importantes, pois garantem movimento da água dentro de um ciclo essencial para a vida na Terra. Quando a água evapora a partir de rios, mares, solo e seres vivos, ela acaba se condensando (voltando à forma liquida como pequenas gotículas) e formando as nuvens. Nuvens garantem chuva e assim o retorno da água para os locais de onde evaporou.

Ora, se a água retorna para onde ela antes saiu, por que algumas pessoas insistem na ideia de que a água do mundo está acabando? A verdade é que isso não está ocorrendo, mas o que pode vir a acabar é a água potável, aquela boa para o consumo dos seres vivos. Isso pode e já está ocorrendo porque por vezes á água da chuva volta para um rio poluído que recebeu esgoto humano ou industrial não tratado. Tratar nossos esgotos é uma medida totalmente essencial para garantirmos o futuro da água potável do planeta.

ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

1- Quais são os três estados físicos da água na natureza?
____________________________________________
____________________________________________


2- A água do mundo está acabando?
 (   ) sim (   )não

Justifique sua reposta:
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________


3- Qual é a medida essencial para garantir água potável?____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________


ATIVIDADE 3: Após a leitura do gráfico abaixo, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

Disponível em: https://prensadebabel.com.br/wp-content/uploads/2018/10/consumo-de-agua-no-brasil.png. Acesso em: 27 abr 2020.

Figura 1. Gráfico de setores demonstrando a distribuição do consumo de água no Brasil de acordo com a atividade econômica ou social.

1- Qual atividade econômica ou social é a responsável pelo maior consumo de água?
_______________________________

Qual é a porcentagem do consumo? ___________________


2- Qual atividade econômica ou social é a responsável pelo menor consumo de água?
_______________________________

Qual é a porcentagem do consumo? _____________


3- Analisando o gráfico acima, você acha justo que algumas propagandas coloquem a população geral como grande vilã do consumo de água no Brasil? Justifique.
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________


Inglês___________________________________

ATIVIDADE 1: Traduza texto abaixo em seu caderno, ela ajudara na interpretação.

                                    Where are you from?

_ No, I am not.
_ Where are you from?
_ I am from Mexico. I am Mexican.
In Mexico we wear big hats.
_ Are you American?
_ Yes, I am. I am from New York,
a big city in the United States.
_ Is that man African?
_ No, he is not African.
_ Where is he from?
_ He is from Germany. He is Germany.
 He is German. He likes beer.
_ Are they Japanese?
_ Oh, no! They are not Japanese.
_ Where are they from?
_ They are from Rome, the capital of Italy.
They like macaroni very much.
And wine, too.
_ Where are you from?
_ I am from Rio, a large city in Brazil.
_ Ah, Brazil! The country of gentle
People, the land of Carnival!
_ Who are they?
_They are Japanese, workers.
_ Are they lazy?
_ No, they are very busy!
They work very hard!
Compact Dynamic English- page 42-45


ATIVIDADE 2: Copie as questões, em seu caderno, e responda.

Marque um X na alternativa correta:

1. New York é:
A) Uma grande cidade dos Estados Unidos.
C) Uma pequena cidade dos Estados Unidos.

2. No México:
A) As pessoas usam grandes chapéus.
B) As pessoas usam grandes lenços na cabeça.

3. Roma:
A) é a capital da França.
B) é a capital da Itália.

4. As pessoas de Roma:
A) gostam de vinho e macarrão.
B) não gostam de vinho, mas de macarrão.

5. Ah, Brazil! The country of gentle People, the land of Carnival! Assinale a alternativa que melhor traduz a frase destacada:
A) Ah, Brasil! O país de pessoas gentis a terra do carnaval.
B) Ah, Brasil! O país de pessoas educadas  a terra do carnaval.

6. De acordo com o texto:
A) Rio de Janeiro é uma bela cidade do Brasil.
B) Rio de Janeiro é uma grande cidade do Brasil.

Arte___________________________________

ATIVIDADE 1: Como já vimos anteriormente nas aulas de arte, 'paisagem é todo espaço que conseguimos ver até a linha do horizonte'. E sua representação se utiliza de perspectiva, que é a impressão de profundidade, o que está mais perto e o que está mais longe, em obras bidimensionais.

Assista o vídeo:


Algumas dicas:




Agora, faça em uma folha de sulfite, ou outro suporte, uma paisagem marinha. Pode ser do alto-mar, embaixo d'água, ou de uma praia, por exemplo.

Cole em seu caderno, ou monte uma pasta com seus trabalhos.



Sexta-feira, dia 8_____

Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

O conselheiro
      Contam que um certo lavrador possuía um burro que o repouso engordara e um boi que o trabalho abatera.

      Um dia, o boi queixou-se ao burro e perguntou-lhe: “Não terás, ó irmão, algum conselho que me salve desta dura labuta?” O burro respondeu: “Finge-te de doente e não comas tua ração. Vendo-te assim, nosso amo não te levará para lavrar o campo e tu descansará”.

      Dizem que o lavrador entendia a linguagem dos animais e compreendeu o diálogo entre o burro e o boi.

Na manhã seguinte, viu que o boi não comera a sua ração: deixou-o e levou o burro em seu lugar. O burro foi obrigado a puxar o arado o dia todo e quase morreu de cansaço, lamentando o conselho que dera ao boi.

      Quando voltou à noite, perguntou-lhe o boi: “Como vais, querido irmão?” Vou muito bem, respondeu o burro, mas ouvi algo que me fez estremecer por tua causa. Ouvi nosso amo dizer: “se o boi continuar doente, deveremos matá-lo para não perdermos sua carne”.

Minha opinião é que tu comas tua ração e voltes para tua tarefa a fim de evitar tamanho infortúnio. O boi concordou e devorou, imediatamente, toda a sua ração.  O lavrador estava ouvindo e riu.
(As mil e umas noites, apud Mansour Chalita. As mais Belas Páginas da Literatura Árabe,
 Rio de Janeiro. Ed. Civilização Brasileira, 196, p.281).

ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Quem é o conselheiro?
(     ) o burro      (     ) o lavrador     (     ) o boi      (     ) o pássaro

2. Quem foi que pediu o conselho? O que motivou esse pedido?
___________________________________________


3. O conselho surtiu o efeito desejado? Justifique sua resposta?
___________________________________________


4. Foi bom para o burro ter dado o conselho ao boi? Por quê?
____________________________________________


5. Por que o burro mudou seu conselho? Justifique.
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________

6. Qual é a principal característica do burro neste texto:
(   ) a maldade      (   ) a esperteza       (   ) a bondade       (   ) a preguiça

7. Qual das alternativas abaixo mais condiz com o texto?
(     ) o lavrador conversava com os animais;
(     ) o boi é um animal guloso;
(     ) o boi é um animal preguiçoso;             
(     ) o burro é um animal esperto;

8. Qual é o gênero deste texto? Justifique sua resposta.
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________


Matemática_________________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Quando representamos a reta numérica, temos dois sentidos a seguir: direita ou esquerda. Agora vamos imaginar a reta numérica como se fosse uma rodovia. O centro da rodovia será considerado o Terminal de Ônibus que fica na entrada do bairro São Clemente.

        X-------------------------------X----------------------------------X

JD PAVIOTTI SÃO CLEMENTE     JD PANORAMA

Representando o São Clemente como o ponto ZERO da reta numérica e considerando uma distância de 4 quilômetros até o Jd Paviotti e a mesma distância até o Jd Panorama, podemos dizer que o Jd. Paviotti é representado pelo ponto – 4 e o Jd. Panorama pelo ponto + 4.

Em quilômetros a distância percorrida deverá ser a mesma. Essa distância, na matemática é chamada de MÓDULO. Para representar o módulo de um número, utilizamos duas barras ao redor deste número. Assim temos:

│– 4│= 4 (Lemos que o módulo de quatro negativo é igual a quatro)

│+ 4│= 4 (Lemos que o módulo de quatro positivo é igual a quatro)



ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Determine o módulo de cada valor apresentado abaixo:

a) │– 12│= b) │+ 15│=

c) │+100│= d) │– 29│=

Não se esqueça. O módulo de um número é a distância deste número até chegar no zero. 

Observação importante: dois números que possuem o mesmo módulo são chamados de números OPOSTOS ou SIMÉTRICOS. Assim dizemos que os número + 4 e – 4 são números opostos ou simétricos.


2. Determine ou de cada número apresentado:

a) o oposto de – 10 é _____  b) o simétrico de + 15 é ¬_____ 

c) o oposto de + 24 é _____ d) o oposto de – 333 é _____


3. Quando pensamos em distância, podemos comparar os valores utilizando os sinais de maior ( > ), menor ( <  ) ou igual ( = ).
A regra é clara: todo número à esquerda sempre é o menor e é pra ele que devemos apontar. Observe os exemplos:
a) 10   <   12
b) – 8  >  – 20
c) 0   >   – 2
d) – 12   <    + 1

Agora e complete as comparações:
e) – 1 _____  + 4
f) – 14 _____ – 3
g) 0  _____ + 5
h) 36  _____100

Lembre-se: quando o número não tem sinal ele é positivo.


7o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
https://forms.gle/rEa9jGJPV6oiCmMg7

Fique bem, fique em casa!