segunda-feira, 18 de maio de 2020

Semana 18/05 á 22/05





OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


DATA 18/05/2020  ( 2ª  FEIRA)                          2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA
·        
     CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 18 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _____________________________________________ 2º ANO
PROFESSORA__________________________________
BOA TARDE!

ATIVIDADE 1: LER E RESPONDER:


A)   QUAL É O TÍTULO DA MÚSICA?_________________
B)   POR QUE O SAPO NÃO TEM CHULÉ?__________________________
C)   QUAL A DANÇA QUE O SAPINHO GOSTA?_________________
D)   COM QUEM O SAPINHO DANÇA?_______________________________

ATIVIDADE 2: COMPLETE O DESENHO DO SAPO 




ATIVIDADE 3: QUANTAS LETRAS?



COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

  ATIVIDADE 1- LIVRO ÁPIS DE MATEMÁTICA

CONTEÚDO : NUMERAIS

PÁGINA  38- EXERCÍCIOS 1 E 2.

PÁGINA 39- EXPLORAR E DESCOBRIR.                                  
ATIVIDADE 2: COMPLETE O QUADRO COM OS NÚMEROS FALTOSOS 

DATA: 18/05/2020  ( 2ª FEIRA)

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE ________________________2° ANOS

ATIVIDADE:

Construa 02 instrumentos musicais com sucatas: Sopro, corda e boa diversão:

AQUI ESTÃO ALGUMAS SUGESTÕES:






















DATA 19/05/2020 (3ª  FEIRA)                            2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO : SITUAÇÕES-PROBLEMAS

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
 MONTE MOR,19 DE MAIO DE 2020.
HOJE É TERÇA-FEIRA.
PROFESSORA___________________2°ANO____


NOME DO ALUNO:___________________________

MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1: LIVRO NAME

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO DA PÁGINA 128 E RESPONDA AS QUESTÕES DA PÁGINA 129.

ATIVIDADE 2: LIVRO NAME ( PÁGINA 150)

           RESOLVA CADA SITUAÇÃO PROBLEMA COMPLETANDO AS LACUNAS A,B,C,D 
.

ATIVIDADE 3: Resolva com atenção


COMPONENTE CURRICULAR:  HISTÓRIA


ATIVIDADE 1: DIREITO A UM NOME A UM SOBRENOME

– LEIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA.
DE ACORDO COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ( ECA ) LIVRO ONDE ESTÁ REGISTRADO OS DIREITOS DETERMINA: A CRIANÇA SERÁ REGISTRADA IMEDIATAMENTE AO SEU NASCIMENTO E TERÁ DIREITO, DESDE O MOMENTO QUE NASCE, A UM NOME, A UMA NACIONALIDADE E, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, A CONHECER SEUS PAIS E A SER CUIDADA POR ELES.


ATIVIDADE 2: 


A)   ESCREVA NO CADERNO O NOME COMPLETO DE SEU PAI___________________

B)   NOME COMPLETO DE SUA MÃE__________________________________________

C)  AGORA ESCREVA SEU NOME COMPLETO E PINTE DE VERMELHO O SOBRENOME DE SUA MÃE E AZUL O SOBRENOME QUE ESTÃO EM SEU NOME. _____________________________________________________________________

D)   VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE TEM O MESMO NOME QUE VOCÊ?

_____________________________________________________________________


ATIVIDADE 3: LEIA A TIRINHA




A) ANOTE NO CADERNO QUAIS OS DIREITOS DA CRIANÇA QUE APARECE NA TIRINHA?
__________________________________________________

B)   SE VOCÊ FOSSE O PRESIDENTE, QUAL DIREITO SERIA LEI? CRIE UM DIREITO
____________________________________________________
____________________________________________________


ATIVIDADE 4:
DE ACORDO COM NOSSOS ESTUDOS FAREMOS O MATERIAL DIDÁTICO COMPLEMENTAR NAME, PÁGINAS 119 E 120. ( MATERIAL ENTREGUE )

1-    RECORTE LETRAS DE REVISTAS E MONTE SEU NOME.

2-    CHARADINHA. ( DICA: DIAS DA SEMANA )


3-    LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES.

DATA 19/05/2020  (3ª Feira)                                                        2º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

Na aula de hoje vamos explorar uma material muito usado na educação física e nos esportes. É a bola.
ATIVIDADE:
1 – Pra começar, vamos observar a figura abaixo e depois responder algumas questões:



a-    Quais esportes você conhece que usam essas bolas? Se não souber, pergunte para alguém da família, mas antes tente sozinho.
b-    Qual bola você acha que é maior?
c-    Qual bola você acha que é a mais pesada

d-    E qual você acha que quica mais?
2 – Vamos explorar um pouco a bola. Para isso você precisa arrumar uma bola comum, ou de algum esporte, que de para realizar as atividades. Vamos lá!
a-    Atividades de segurar:
·         Jogue a bola para cima, deixe ela cair no chão, e assim que ela quicar no chão tente pegá-la de volta
·         Jogue a bola para cima, tente pegar antes de cair no chão.
·         Jogue para cima, bata palmas, quantas conseguir, e ai pegue a bola sem deixar cair.
·         Se tiver uma pessoa para te ajudar nessa atividade, apenas jogue a bola uma para o outro, de jeitos diferentes, sempre tentando pegar a bola. Se não tiver, veja se tem uma parede que você possa jogar a bola nessa parede, e tentar segurar antes de cair.
·         Aproveitando a parede, você pode usar o vídeo como exemplo e criar seus desafios


b-    Atividades de rolar:
Primeiro marque duas linhas, ou coloque algum objeto para marcar uma distância, ou de uma parede na outra, o que for melhor no seu espaço. Vamos tentar realizar as tarefas:
·         Coloque a bola no chão, role ela de uma linha na outra, sempre tocando a mão na bola controlando. Faça um pouco com cada mão.
·         Tente fazer igual o anterior, mas agora usando os pés
·         Atrás de uma das linhas, role a bola igual no boliche, e corra tentando chegar primeiro que a bola na outra linha.

c-    Atividades de quicar:
·         Vamos usar a mesma distância marcada. Usando uma das mãos, tente ir quicando a bola no chão até o outro lado. Depois repita com a outra mão.
3 – Agora vamos descontrair, e assistir um desenho que fala um pouco das bolas.



                                         https://www.youtube.com/watch?v=Ey2eFH8NNQk


DATA 20/05/2020  ( 4ª  FEIRA)                          2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 20 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME ____________________2º ANO _____________
PROFESSORA__________________________________


BOA TARDE!


ATIVIDADE 1: COMPLETE A FRASE COM DESENHO:

ATIVIDADE 2: RECORTE E COLE CORRETAMENTE EM SEU CADERNO



ATIVIDADE 3: COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO



ATIVIDADE 4: COPIE O ALFABETO COM CAPRICHO





COMPONENTE CURRICULAR:  GEOGRAFIA

ATIVIDADE 1: LEIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA - QUEM SOU EU?
O NOME, O SOBRENOME E OS DOCUMENTOS NÃO SÃO AS ÚNICAS COISAS QUE CONSTROEM A IDENTIDADE DE UMA PESSOA. A IDENTIDADE TAMBÉM SE CONSTRÓI PELOS GOSTOS DE CADA PESSOA, PELO MODO COMO PENSA E FAZ AS COISAS.


ATIVIDADE 2: MÃOS À OBRA!!! ESCOLHA UMA PESSOA DE SUA FAMÍLIA E ANOTE O QUE GOSTA NO QUADRO, REGISTRE NO CADERNO.




ÍTENS
VOCÊ
( SEU PARENTE )
________________
JOGO


COR


FRUTA


COMIDA


CARRO


PERSONAGEM


PROFISSSÃO


ROUPA


ANIMAL


BRINCADEIRA


DOCE


ESPORTE




·         PINTE DE AMARELO NO QUADRO O QUE VOCÊS GOSTAM IGUAIS.

ATIVIDADE 3:
 PARA MELHOR COMPREENSÃO DE NOSSOS ESTUDOS, RESPONDA AS QUESTÕES E PREENCHA AS TABELAS DO MATERIAL DIDÁTICO COMPLEMENTAR NAME, PÁGINAS 137 E 138.  (  MATERIAL ENTREGUE )
1-    PREENCHA A FICHA.
2-    ANOTE AS INFORMAÇÕES DE UM FAMILIAR.
3-    DESENHAR TRÊS BRINQUEDOS QUE GOSTA DE BRINCAR.

ATIVIDADE 4: ANOTE UM VALOR QUE VOCÊ APRENDEU COM SUA FAMÍLIA QUE JAMAIS DEIXARÁ DE ACREDITAR, DE SER OU FAZER.
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________



DATA: 20/05/2020  ( 2ª FEIRA)


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE __________________________2° ANOS

1-    Ouça a música O Trenzinho Caipira em 03 versões:

a)    2ª Bachiana de Heitor Villas Lobos- 4° movimento- O Trenzinho Caipira.
b)   O Trenzinho Caipira – com Egberto Gismont
c)    O Trenzinho Caipira- cantado por Maria Betania com letra de Ferreira Goulart.

      Após ouvir as 03 versões solicitar que ele  diga a respeito das peças  ouvidas:


                        Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras Nº 2 - IV. Tocata (O trenzinho do caipira) . Minczuk



                                      O Trenzinho Caipira – com Egberto Gismont



                                           https://www.youtube.com/watch?v=QtJ8ro1NSh0

1-    Qual foi mais interessante?
2-    Instrumentos mais usados.
3-    Qual foi sua preferência?


DATA 21/05/2020 (5ª  FEIRA)                              2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDOS:NUMERAIS/ADIÇÕES/FIGURAS GEOMÉTRICAS

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE MOR,21 DE MAIO DE 2020.
HOJE É QUINTA-FEIRA.
PROFESSORA___________________2°ANO____
NOME DO ALUNO:_____________________________





ATIVIDADE 1

Ø  LIVRO COMPLEMENTAR -PÁGINAS 48 A 53

CAPÍTULO 1: OS NÚMEROS DE 0 Á 10
RESOLVA AS ATIVIDADES DE 01 Á 14.





ATIVIDADE 2:


Ø  RESOLVA AS ADIÇÕES



ATIVIDADE 3
Ø  LIVRO NAME  - PÁGINAS 164 e 165
Recorte no encarte 1, as 7 peças doTangran, tenha cuidado ao usar a tesoura ( exercícios 13,14 e 15).



COMPONENTE CURRICULAR:  CIÊNCIAS

ATIVIDADE 1: A LUA E AS ESTRELAS, LEIA AS CURIOSIDADES SOBRE A LUA E AS ESTRELAS.

A LUA NÃO PODE SER VISTA DE OUTROS PLANETAS, ELA FOI CRIADA QUANDO UMA ROCHA DO TAMANHO DE MARTE ( PLANETA ) BATEU NA TERRA, ISSO HÁ 4,5 BILHÕES DE ANOS, POUCO DEPOIS QUE O SISTEMA SOLAR COMEÇOU A SE FORMAR, AFIRMAÇÕES DE ACORDO COM ESTUDOS DE CIENTISTAS.
AS ESTRELAS SÃO FEITAS DE HIDROGÊNIO E HÉLIO ( GASES ). ESTÃO HÁ QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA DA TERRA, TAMBÉM EXISTEM ESTRELAS MAIORES QUE O SOL. SUAS CORES  VARIAM DE ACORDO COM A TEMPERATURA DE CADA UMA, SÃO ELAS: BRANCAS, AZUIS, LARANJAS E VERMELHAS.
·         QUE TAL OBSERVAR O CÉU HOJE A NOITE E SONHAR COM ESSE UNIVERSO INCRÍVEL!


ATIVIDADE 2: PESQUISE UMA CURIOSIDADE SOBRE A LUA E AS ESTRELAS E ESCREVA EM SEU CADERNO.

________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 3: AGORA PARA CONCLUIRMOS ESSE ASSUNTO FAREMOS O MATERIAL DIDÁTICO

 COMPLEMENTAR NAME AS PÁGINAS DE 97 A 99. ((MATERIAL ENTREGUE )

1-    TRAÇAR O CAMINHO DO ASTRONAUTA.
2-    COLORIR DE ACORDO COM AS LEGENDAS.
3-    ESCREVER O NOME DAS TRÊS FIGURAS.


4-    ESCREVER O QUE MAIS GOSTOU DE APRENDER SOBRE AS CONSTELAÇÕES.



DATA 22/05/2020  ( 6ª  FEIRA)                        2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 22  DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME ________________________ 2º ANO__________
PROFESSORA__________________________________
BOA TARDE!

ATIVIDADE 1: LEIA E COPIE:

ATIVIDADE 2: LEIA E COPIE SEPARANDO AS SÍLABAS:

ATIVIDADE 3: RECORTE E BRINQUE COM O JOGO DA MEMÓRIA






COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:


1.      COPIE OS NÚMEROS EM SEU CADERNO, TRACE UMA LINHA E ESTABELEÇA A CORRESPONDÊNCIA ENTRE ELES.






COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

Nessa aula, vamos continuar explorando a bola. Mas hoje, vamos brincar com alguns joguinhos usando a bola.
Você precisa juntar os seguintes materiais: uma bola, ou bola de meia, garrafas pet, balde ou caixa de papelão, giz ou fita crepe. Você pode adaptar outros materiais que tiver em casa, para fazer as brincadeiras.
ATIVIDADE:

1 –  Vamos assistir esse vídeo, e aprender a fazer uma bola de meia para brincar.

                                        https://www.youtube.com/watch?v=uCTXSjLSpvo
2 – Desenhe 3 ou mais círculos, um dentro do outro. Você pode colocar quantos pontos valem cada circulo. Em seguida fique a um certa distância do circulo jogue a bola rolando, tentando fazer a bola parar dentro. Veja quantos pontos fez. Convide alguém quem estiver em casa para jogar com você.


3 – Coloque uma garrafa pet a um certa distância. Atire a bola tentando acertar a garrafa como se estivesse jogando queimada.
4- Usando garrafa pet, e outros objetos que tiver em casa, vamos jogar boliche.  Não precisa confeccionar o boliche, basta juntar algumas garrafas, mas se quiser junto com os pais fazer o jogo, pode ser legal para brincar outras vezes. O importante aqui é jogar.

                                     https://www.youtube.com/watch?v=n_x4PWa1ey8

5 – Agora, usando um balde, cesto, ou uma caixa de papelão, coloque-a encostada em uma parede distante de você. Lance a bolinha tentando fazer ela parar dentro da caixa. Você pode usar qualquer movimento que fizemos na aula anterior, quicando a bola, jogando direto na caixa, ou bater na parede.