Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 25____
Projeto de Lei n° 351/2020, que antecipa o feriado civil de 9 de julho para a segunda-feira, dia 25 de maio.
Terça-feira, dia 26_____
Geografia_______________________
ATIVIDADE: Espaço urbano e rural. Leia o texto e responda as questões.
Espaço urbano e rural
Os espaços urbano e rural inserem-se como diferentes expressões materializadas no espaço geográfico, compreendidas por suas distintas dinâmicas econômicas, culturais, técnicas e estruturais. Embora componham meios considerados distintos, suas inter-relações são bastante complexas. Por isso, muitas vezes é difícil separar ou compreender a especificidade de cada um desses conceitos.
O conceito de espaço urbano designa a área de elevado adensamento populacional com formação de habitações justapostas entre si, o que chamamos de cidade. Já o conceito de espaço rural.
O conceito de espaço rural refere-se ao conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.
Mapa Mental: Espaço urbano e rural
No entanto, para além dessa definição simples e introdutória, é interessante perceber que rural e urbano são, além de tudo, tipos diferentes de práticas cotidianas. Assim, podem existir práticas rurais no espaço das cidades ou práticas urbanas no espaço do campo. Por exemplo: um cultivo de hortaliças dentro do espaço de uma cidade (embora isso seja cada vez mais raro nos grandes centros urbanos) é um caso de prática rural no meio urbano. Da mesma forma, a existência de um hotel fazenda ou um resort em uma zona afastada da cidade é um exemplo de prática urbana no meio rural.
Uma das principais diferenças entre urbano e rural está, assim, nas práticas socioeconômicas. O espaço rural, Outra diferença entre urbano e rural está na amplitude dos respectivos conceitos. Em termos de escala, a abrangência espacial do meio rural é muito maior, pois ele reúne tantos as áreas transformadas e cultivadas (espaço agrário) pelo homem quanto o espaço natural, pouco transformado ou mantido totalmente sem intervenções antrópicas. Por outro lado, a cidade, embora possua uma maior dinâmica econômica, apresenta-se em espaços mais circunscritos, mesmo com o crescimento desordenado dos espaços urbanos na maioria dos países periféricos e emergentes.
Em termos de hierarquia econômica, podemos dizer que, originalmente, o campo exercia um papel preponderante sobre as cidades. Afinal, foi o desenvolvimento da agricultura e da pecuária que permitiu a formação das primeiras civilizações e o seu posterior desenvolvimento. No entanto, com o avanço da Revolução Industrial e as transformações técnicas por ela produzidas, o meio rural viu-se cada vez mais subordinado ao urbano, uma vez que as práticas agropecuárias e extrativistas passaram a depender cada vez mais das técnicas, tecnologias e conhecimentos produzidos nas cidades.
Atualmente, o urbano e o rural formam uma relação socioeconômica e até cultural bastante ampla, muitas vezes se apresentando de forma não coesa e profundamente marcada pelo avanço das técnicas e pelas transformações produzidas a partir dessa conjuntura. Nessa relação, o espaço geográfico estrutura-se em toda a sua complexidade e transforma-se em reflexo e condicionante das relações sociais e naturais, denunciando as marcas deixadas pelas práticas humanas no meio em que se estabelecem.
Vídeo de apoio:
No PDF acesse o link - https://www.youtube.com/watch?v=KTm_LenP0Ts
1. Defina o que é espaço rural e espaço urbano;
________________________
2. Cite três elementos do campo e três elementos da cidade;
________________________
3. Apontes diferenças entre o espaço rural e o espaço urbano;
________________________
4. Marque U para Zona Urbana e Z para Zona Rural.
( ) Estradas de terra
( ) Muitas casas e prédios
( ) Carros, ônibus, caminhões
( ) Casas simples
( ) Carros de boi, mulas
( ) Grandes avenidas
( ) Grande número de comércio
( ) Poucos moradores
( ) Grande número de plantações
( ) Ruas asfaltadas e movimentadas
( ) Fumaça de fábricas
( ) Criação de gado
( ) Falta de indústrias
( ) Ar puro orvalho e silêncio
( ) Várias indústrias
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Espaço urbano e rural
Os espaços urbano e rural inserem-se como diferentes expressões materializadas no espaço geográfico, compreendidas por suas distintas dinâmicas econômicas, culturais, técnicas e estruturais. Embora componham meios considerados distintos, suas inter-relações são bastante complexas. Por isso, muitas vezes é difícil separar ou compreender a especificidade de cada um desses conceitos.
O conceito de espaço urbano designa a área de elevado adensamento populacional com formação de habitações justapostas entre si, o que chamamos de cidade. Já o conceito de espaço rural.
O conceito de espaço rural refere-se ao conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.
Mapa Mental: Espaço urbano e rural
No entanto, para além dessa definição simples e introdutória, é interessante perceber que rural e urbano são, além de tudo, tipos diferentes de práticas cotidianas. Assim, podem existir práticas rurais no espaço das cidades ou práticas urbanas no espaço do campo. Por exemplo: um cultivo de hortaliças dentro do espaço de uma cidade (embora isso seja cada vez mais raro nos grandes centros urbanos) é um caso de prática rural no meio urbano. Da mesma forma, a existência de um hotel fazenda ou um resort em uma zona afastada da cidade é um exemplo de prática urbana no meio rural.
Uma das principais diferenças entre urbano e rural está, assim, nas práticas socioeconômicas. O espaço rural, Outra diferença entre urbano e rural está na amplitude dos respectivos conceitos. Em termos de escala, a abrangência espacial do meio rural é muito maior, pois ele reúne tantos as áreas transformadas e cultivadas (espaço agrário) pelo homem quanto o espaço natural, pouco transformado ou mantido totalmente sem intervenções antrópicas. Por outro lado, a cidade, embora possua uma maior dinâmica econômica, apresenta-se em espaços mais circunscritos, mesmo com o crescimento desordenado dos espaços urbanos na maioria dos países periféricos e emergentes.
Em termos de hierarquia econômica, podemos dizer que, originalmente, o campo exercia um papel preponderante sobre as cidades. Afinal, foi o desenvolvimento da agricultura e da pecuária que permitiu a formação das primeiras civilizações e o seu posterior desenvolvimento. No entanto, com o avanço da Revolução Industrial e as transformações técnicas por ela produzidas, o meio rural viu-se cada vez mais subordinado ao urbano, uma vez que as práticas agropecuárias e extrativistas passaram a depender cada vez mais das técnicas, tecnologias e conhecimentos produzidos nas cidades.
Atualmente, o urbano e o rural formam uma relação socioeconômica e até cultural bastante ampla, muitas vezes se apresentando de forma não coesa e profundamente marcada pelo avanço das técnicas e pelas transformações produzidas a partir dessa conjuntura. Nessa relação, o espaço geográfico estrutura-se em toda a sua complexidade e transforma-se em reflexo e condicionante das relações sociais e naturais, denunciando as marcas deixadas pelas práticas humanas no meio em que se estabelecem.
Vídeo de apoio:
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Defina o que é espaço rural e espaço urbano;
________________________
2. Cite três elementos do campo e três elementos da cidade;
________________________
3. Apontes diferenças entre o espaço rural e o espaço urbano;
________________________
4. Marque U para Zona Urbana e Z para Zona Rural.
( ) Estradas de terra
( ) Muitas casas e prédios
( ) Carros, ônibus, caminhões
( ) Casas simples
( ) Carros de boi, mulas
( ) Grandes avenidas
( ) Grande número de comércio
( ) Poucos moradores
( ) Grande número de plantações
( ) Ruas asfaltadas e movimentadas
( ) Fumaça de fábricas
( ) Criação de gado
( ) Falta de indústrias
( ) Ar puro orvalho e silêncio
( ) Várias indústrias
História_________________________
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Período Mesolítico
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.
PERÍODO MESOLÍTICO
Foi nesse período intermediário entre o Paleolítico e o Neolítico que o homem deu grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de modo mais seguro. O domínio do fogo foi o maior exemplo desse fato.
Como uso do fogo, o homem conseguia espantar animais, cozinhar carne e outros alimentos, iluminar suas moradias e conseguir calor durante períodos intensos de frio.
Durante o Mesolítico, o homem passou de ser nômade para ser sedentário, pois desenvolveu técnicas de agricultura e de domesticação de animais que lhe possibilitaram cultivar a terra e criar animais, diminuindo assim sua dependência em relação à natureza.
A divisão do trabalho também foi um marco da época. Os homens eram responsáveis pela proteção e sustento das famílias e as mulheres se encarregavam de criar os filhos e cuidar da habitação.
1) Leia as informações e anote P se forem do período Paleolítico e M se forem sobre o período Mesolítico:
Os homens não dominavam a agricultura e nem a domesticação de animais. _____
O domínio da técnica de produzir o fogo permitiu ao homem uma nova perspectiva de vida. _____
O homem tornou-se sedentário. _____
Instrumentos feitos com pedra começaram a ser utilizados na caça. _____
Algumas cenas, principalmente com animais, começaram a ser pintadas nas paredes das cavernas. _____
Os homens acreditavam em fenômenos sobrenaturais para explicar o que não entendiam na natureza. ______
Cultivar a terra e criar animais eram características marcantes nessa época. _____
O homem começou a usar materiais associados às rochas para fazer seus utensílios. ______
A divisão do trabalho para homens e mulheres se tornou mais visível. ______
Foi um período marcado por intensas glaciações, portanto de difícil sobrevivência aos homens. _____
No Mesolítico, o homem passou a domesticar alguns animais e o cachorro foi um dos primeiros desafios nesse sentido.
Leia a notícia abaixo que comprova essa prática humana no Mesolítico:
Encontrada sepultura de cão no sul da Europa, com 7600 anos
Datações por rádio carbono confirmaram que a sepultura de cão mais antiga do sul da Europa foi encontrada em Portugal e que tinha 7600 anos.
Foi descoberta em junho do ano passado, por uma equipe de pesquisadores portugueses e espanhóis, num amontoado de conchas que caçadores coletores deixaram às margens do Sado.
Agora, não só as datações são feitas com amostras das costelas, em Oxford, Reino Unido, determinaram a idade do esqueleto do cão, como também as análises realizadas permitiram concluir que a dieta do animal incluía 25% de proteínas de origem marinha – o que pode refletir a alimentação de seus donos.
Dirigida por Mariana Diniz, do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, e Pablo Arias, da Universidade de Cantábria, a escavação resulta do projeto Sado-Meso, que observa os concheiros da região.
Os amontoados de conchas, deixados pelos últimos caçadores coletores, no Mesolítico, são restos da alimentação que retiravam do Sado.
A sepultura do cão foi encontrada exatamente num desses concheiros, o de Poças de São Bento. Há apenas uma sepultura mais antiga que essa, com 8000 anos, em Muge.
A datação confirma que os caçadores coletores mesolíticos da Península Ibérica praticavam a inumação de cães em necrópoles, prática conhecida no norte da Europa, mas até agora não documentada durante trabalhos de escavação. O caso de Poças de São Bento é também interessante porque está cronologicamente próximo à chegada da agricultura nesta zona da Península Ibérica. Levado num bloco parcialmente por escavar para o Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, o cão de Sado está agora dentro de uma caixa. Estima-se que em breve poderá ser mostrado ao público.
2) Quais os principais acontecimentos do Período Mesolítico?
________________________________
3) Imagine que o cão de Sado será mostrado ao público pela primeira vez.
Sua tarefa é fazer uma ilustração, salientando a importância do evento para a história.
Utilize seus conhecimentos sobre o período Mesolítico para enriquecer as informações do cartaz.
________________________________
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Período Mesolítico
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Foi nesse período intermediário entre o Paleolítico e o Neolítico que o homem deu grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de modo mais seguro. O domínio do fogo foi o maior exemplo desse fato.
Como uso do fogo, o homem conseguia espantar animais, cozinhar carne e outros alimentos, iluminar suas moradias e conseguir calor durante períodos intensos de frio.
Durante o Mesolítico, o homem passou de ser nômade para ser sedentário, pois desenvolveu técnicas de agricultura e de domesticação de animais que lhe possibilitaram cultivar a terra e criar animais, diminuindo assim sua dependência em relação à natureza.
A divisão do trabalho também foi um marco da época. Os homens eram responsáveis pela proteção e sustento das famílias e as mulheres se encarregavam de criar os filhos e cuidar da habitação.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Os homens não dominavam a agricultura e nem a domesticação de animais. _____
O domínio da técnica de produzir o fogo permitiu ao homem uma nova perspectiva de vida. _____
O homem tornou-se sedentário. _____
Instrumentos feitos com pedra começaram a ser utilizados na caça. _____
Algumas cenas, principalmente com animais, começaram a ser pintadas nas paredes das cavernas. _____
Os homens acreditavam em fenômenos sobrenaturais para explicar o que não entendiam na natureza. ______
Cultivar a terra e criar animais eram características marcantes nessa época. _____
O homem começou a usar materiais associados às rochas para fazer seus utensílios. ______
A divisão do trabalho para homens e mulheres se tornou mais visível. ______
Foi um período marcado por intensas glaciações, portanto de difícil sobrevivência aos homens. _____
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Leia a notícia abaixo que comprova essa prática humana no Mesolítico:
Encontrada sepultura de cão no sul da Europa, com 7600 anos
Datações por rádio carbono confirmaram que a sepultura de cão mais antiga do sul da Europa foi encontrada em Portugal e que tinha 7600 anos.
Foi descoberta em junho do ano passado, por uma equipe de pesquisadores portugueses e espanhóis, num amontoado de conchas que caçadores coletores deixaram às margens do Sado.
Agora, não só as datações são feitas com amostras das costelas, em Oxford, Reino Unido, determinaram a idade do esqueleto do cão, como também as análises realizadas permitiram concluir que a dieta do animal incluía 25% de proteínas de origem marinha – o que pode refletir a alimentação de seus donos.
Dirigida por Mariana Diniz, do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, e Pablo Arias, da Universidade de Cantábria, a escavação resulta do projeto Sado-Meso, que observa os concheiros da região.
Os amontoados de conchas, deixados pelos últimos caçadores coletores, no Mesolítico, são restos da alimentação que retiravam do Sado.
A sepultura do cão foi encontrada exatamente num desses concheiros, o de Poças de São Bento. Há apenas uma sepultura mais antiga que essa, com 8000 anos, em Muge.
A datação confirma que os caçadores coletores mesolíticos da Península Ibérica praticavam a inumação de cães em necrópoles, prática conhecida no norte da Europa, mas até agora não documentada durante trabalhos de escavação. O caso de Poças de São Bento é também interessante porque está cronologicamente próximo à chegada da agricultura nesta zona da Península Ibérica. Levado num bloco parcialmente por escavar para o Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, o cão de Sado está agora dentro de uma caixa. Estima-se que em breve poderá ser mostrado ao público.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
________________________________
3) Imagine que o cão de Sado será mostrado ao público pela primeira vez.
Sua tarefa é fazer uma ilustração, salientando a importância do evento para a história.
Utilize seus conhecimentos sobre o período Mesolítico para enriquecer as informações do cartaz.
________________________________
Educação Física__________________
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal
Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c
ATIVIDADE TURMA 2: Atletismo
Baseado no que foi proposto e desenvolvido em aula, vimos alguns fatos sobre o atletismo. Por exemplo, como é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremesso/lançamentos).
No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical.
No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo central do corpo.
Após relembrar o que foi visto em sala de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina.
ATIVIDADES
1. O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. Abaixo, você vê o nome de três desses atletas. Faça uma breve pesquisa sobre a vida desses atletas, o período em que competiam, quais as modalidades que participavam, o que vocês julgarem mais importante em relação a eles.
- João do Pulo:
- Vanderlei Cordeiro de Lima:
- Adhemar Ferreira da Silva:
2. Segue abaixo alguns links para assistirem em relação ao atletismo. Será muito bacana, ao término dos vídeos, vocês apresentarem as experiências em seu caderno:
SALTO EM DISTÂNCIA
SALTO TRIPLO
JOÃO DO PULO
VANDERLEI DE LIMA
Quarta-feira, dia 27_____
Língua Portuguesa_________________
ATIVIDADE: Vídeo aula e exercícios. Leitura e interpretação de texto.
Assista ao vídeo com a professora Letícia Góes que propõe um teste básico de conhecimento em português. Após, realize as atividades.
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=yBjKjnHK-pA
1. Preencha as lacunas:
a. Os chefes estavam de _______ humor naquela segunda-feira. (Mal ou mau)
b. Márcia passou _______ e foi levada para casa. (Mal ou mau)
c. O ____________________ da guarda municipal autorizou a paralisação. (Agente ou a gente)
d. _________________ gosta muito de sair em turma. (Agente ou a gente)
e. Ele foi, _________ a filha ficou. (Mas ou mais)
f. Sou apaixonado por uma garota, _______ ela não me dá bola. (Mas ou mais)
g. Estude ______ e passará no vestibular. (Mas ou mais)
h. As pessoas pareciam _______________ perturbadas. (Meio ou meia)
i. Ela sempre foi _____________ maluquinha. (Meio ou meia)
j. Eles beberam ______________ taça de vinho. (Meio ou meia)
k. ________________ os alunos estão conseguindo realizar as atividades em casa. (Concerteza ou com certeza)
Assista ao vídeo com a professora Letícia Góes que propõe um teste básico de conhecimento em português. Após, realize as atividades.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Preencha as lacunas:
a. Os chefes estavam de _______ humor naquela segunda-feira. (Mal ou mau)
b. Márcia passou _______ e foi levada para casa. (Mal ou mau)
c. O ____________________ da guarda municipal autorizou a paralisação. (Agente ou a gente)
d. _________________ gosta muito de sair em turma. (Agente ou a gente)
e. Ele foi, _________ a filha ficou. (Mas ou mais)
f. Sou apaixonado por uma garota, _______ ela não me dá bola. (Mas ou mais)
g. Estude ______ e passará no vestibular. (Mas ou mais)
h. As pessoas pareciam _______________ perturbadas. (Meio ou meia)
i. Ela sempre foi _____________ maluquinha. (Meio ou meia)
j. Eles beberam ______________ taça de vinho. (Meio ou meia)
k. ________________ os alunos estão conseguindo realizar as atividades em casa. (Concerteza ou com certeza)
Matemática_______________________
ATIVIDADE: potenciação e revisão conteúdos: resolva cada exercício proposto em seu caderno.
Carlos dará início ao programa de condicionamento físico recomendado por sua professora de Educação Física.
Esse programa consiste em caminhadas na pista do clube. O número de voltas, na pista do clube, deve dobrar a cada semana, até que a professora dê outra orientação.
Ao indicar o número de voltas que Carlos dará na pista, durante a terceira semana, não é necessário escrever o fator 2 por três vezes.
Veja:
2 x 2 x 2 = 23 = 8
A uma multiplicação em que todos os fatores são iguais, chamamos de POTENCIAÇÃO.
Agora, complete em seu caderno como podemos representar a 4ª semana de treinamento de Carlos usando potências:
2 x 2 x 2 x 2 = _____ = _____
Exemplos:
a) 21 = 2
b) 22 = 2 x 2 = 4
c) 23 = 2 x 2 x 2 = 8
Assista esta videoaula até 9 minutos com uma explicação sobre a operação chamada de potenciação:
1. Calcule as potências:
2. Resolva o problema utilizando a representação por potências:
Uma árvore tem 3 galhos, cada galho tem 3 ninhos e cada ninho, 3 ovinhos. Quantos ovinhos há nos ninhos?
3. Encontre, no quadro a seguir, duas potências que apresentem o mesmo resultado.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Esse programa consiste em caminhadas na pista do clube. O número de voltas, na pista do clube, deve dobrar a cada semana, até que a professora dê outra orientação.
Ao indicar o número de voltas que Carlos dará na pista, durante a terceira semana, não é necessário escrever o fator 2 por três vezes.
Veja:
2 x 2 x 2 = 23 = 8
A uma multiplicação em que todos os fatores são iguais, chamamos de POTENCIAÇÃO.
Agora, complete em seu caderno como podemos representar a 4ª semana de treinamento de Carlos usando potências:
2 x 2 x 2 x 2 = _____ = _____
Exemplos:
a) 21 = 2
b) 22 = 2 x 2 = 4
c) 23 = 2 x 2 x 2 = 8
Assista esta videoaula até 9 minutos com uma explicação sobre a operação chamada de potenciação:
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=cvrJH5dVzFI
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
2. Resolva o problema utilizando a representação por potências:
Uma árvore tem 3 galhos, cada galho tem 3 ninhos e cada ninho, 3 ovinhos. Quantos ovinhos há nos ninhos?
3. Encontre, no quadro a seguir, duas potências que apresentem o mesmo resultado.
Quinta-feira, dia 28____
Ciências________________________
IMPORTANTE: não copie o texto! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.
ATIVIDADE 1: Vamos relembrar um pouco do que já vimos em sala de aula e durante a apresentação dos seminários sobre o Ciclo da água?
A proposta atual é a leitura deste texto para finalizar nosso estudo sobre o tema.
Principais eventos do ciclo da água: texto final
O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação da água pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e, até mesmo, da gravidade.
O Sol é o responsável por proporcionar energia para que o ciclo aconteça. Sua luz provoca a evaporação da água presente na superfície terrestre.
A água, agora em estado gasoso, sobe para camadas mais altas da atmosfera, onde a temperatura é mais baixa. Ao alcançar determinada altitude, ela passa do estado de vapor para o líquido (condensação) e forma as nuvens, que são, na realidade, uma grande quantidade de gotículas de água. Em locais frios, essas gotículas podem solidificar-se e dar origem à neve ou ao granizo.
Ao iniciar a chuva, processo também chamado de precipitação, a água começa a retornar para a superfície terrestre e é influenciada diretamente pela gravidade. Nesse momento, ela pode atingir rios, lagos e oceanos, infiltrar-se no solo e nas rochas ou pode ser impedida de voltar à superfície terrestre pela vegetação.
ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.
1. Quais são os 3 estados físicos da água?
_________________________
2. Qual é a função do sol no ciclo da água?
_________________________
_________________________
3. O que é condensação?
_________________________
_________________________
4. O que são as nuvens?
_________________________
_________________________
5. Qual é a importância da chuva para o ciclo da água?
_________________________
_________________________
ATIVIDADE 1: Vamos relembrar um pouco do que já vimos em sala de aula e durante a apresentação dos seminários sobre o Ciclo da água?
A proposta atual é a leitura deste texto para finalizar nosso estudo sobre o tema.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Principais eventos do ciclo da água: texto final
O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação da água pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e, até mesmo, da gravidade.
O Sol é o responsável por proporcionar energia para que o ciclo aconteça. Sua luz provoca a evaporação da água presente na superfície terrestre.
A água, agora em estado gasoso, sobe para camadas mais altas da atmosfera, onde a temperatura é mais baixa. Ao alcançar determinada altitude, ela passa do estado de vapor para o líquido (condensação) e forma as nuvens, que são, na realidade, uma grande quantidade de gotículas de água. Em locais frios, essas gotículas podem solidificar-se e dar origem à neve ou ao granizo.
Ao iniciar a chuva, processo também chamado de precipitação, a água começa a retornar para a superfície terrestre e é influenciada diretamente pela gravidade. Nesse momento, ela pode atingir rios, lagos e oceanos, infiltrar-se no solo e nas rochas ou pode ser impedida de voltar à superfície terrestre pela vegetação.
Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm# >. Acesso em 20 mai 2020.
ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Quais são os 3 estados físicos da água?
_________________________
2. Qual é a função do sol no ciclo da água?
_________________________
_________________________
3. O que é condensação?
_________________________
_________________________
4. O que são as nuvens?
_________________________
_________________________
5. Qual é a importância da chuva para o ciclo da água?
_________________________
_________________________
Inglês__________________________
ATIVIDADE:
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=08IF53nV39I
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Complete the blanks with the adjectives, according to the pictures. (Preencha os espaços em branco com os adjetivos, conforme as figuras):
Adjectives It's
2. Complete with the opposites according to the words in the box: (Complete com os opostos de acordo com as palavras abaixo):
poor - cold - slow - sour
cheap - fast - quick - difficult
dirty - hot - easy - sweet - rich
clean - soft - hard - expensive
1. poor _________
2. clean _________
3. easy _________
4. cheap _________
5. soft _________
6. slow _________
7. expensive _________
8. hard _________
9. sweet _________
10. dirty _________
11. fast/quick _________
12. sour _________
13. hot _________
14. difficult/hard _________
15. cold _________
16. rich _________
3. Then complete it using the comparative form of the adjectives in parentheses. ( complete-o usando a forma comparativa dos adjetivos entre parentheses
a) Bob’s motorcycle is _______________ (old) my car.
b) The Eiffel Tower is _______________ (high) the Statue of Liberty.
c) The cake is _______________ (sweet) the ice cream.
d) A car is _______________ (safe) a motorcycle
4. Answer the questions in English: (Responda às perguntas em ingles)
a. Is Paraná State smaller than Brazilian Country? (O estado do Paraná é menor que o país brasileiro?)
________________________
b. Is the car bigger than the bus? (O carro é maior que o ônibus?)
________________________
c. Which is bigger, Maracanã or Beira Rio? (Qual é o maior, Maracanã ou Beira Rio?)
________________________
Adjectives It's
2. Complete with the opposites according to the words in the box: (Complete com os opostos de acordo com as palavras abaixo):
poor - cold - slow - sour
cheap - fast - quick - difficult
dirty - hot - easy - sweet - rich
clean - soft - hard - expensive
2. clean _________
3. easy _________
4. cheap _________
5. soft _________
6. slow _________
7. expensive _________
8. hard _________
9. sweet _________
10. dirty _________
11. fast/quick _________
12. sour _________
13. hot _________
14. difficult/hard _________
15. cold _________
16. rich _________
3. Then complete it using the comparative form of the adjectives in parentheses. ( complete-o usando a forma comparativa dos adjetivos entre parentheses
a) Bob’s motorcycle is _______________ (old) my car.
b) The Eiffel Tower is _______________ (high) the Statue of Liberty.
c) The cake is _______________ (sweet) the ice cream.
d) A car is _______________ (safe) a motorcycle
4. Answer the questions in English: (Responda às perguntas em ingles)
a. Is Paraná State smaller than Brazilian Country? (O estado do Paraná é menor que o país brasileiro?)
________________________
b. Is the car bigger than the bus? (O carro é maior que o ônibus?)
________________________
c. Which is bigger, Maracanã or Beira Rio? (Qual é o maior, Maracanã ou Beira Rio?)
________________________
Para saber mais:
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=A1zesJevehI
Arte___________________________
ATIVIDADE: Formas abstratas.
A arte abstrata não tem a intenção de representar figuras de objetos como realmente são. Ela não se preocupa em representar objetos, pois expressa-se por si mesma, ela é, em si, um objeto de algo e não a representação de algo, uma ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
A arte abstrata utiliza-se somente das formas cores e texturas, sem retratar nenhuma figura.
Agora que você já sabe a diferença entre Arte abstrata e Arte figurativa. Desenhe em seu caderno, ou em uma folha de sulfite, uma composição abstrata. Não se esqueça de dar um título a sua obra.
A arte abstrata não tem a intenção de representar figuras de objetos como realmente são. Ela não se preocupa em representar objetos, pois expressa-se por si mesma, ela é, em si, um objeto de algo e não a representação de algo, uma ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
A arte abstrata utiliza-se somente das formas cores e texturas, sem retratar nenhuma figura.
Agora que você já sabe a diferença entre Arte abstrata e Arte figurativa. Desenhe em seu caderno, ou em uma folha de sulfite, uma composição abstrata. Não se esqueça de dar um título a sua obra.
Sexta-feira, dia 29_____
Língua Portuguesa_______________
ATIVIDADE: Produção de texto
Na aula anterior, você leu e interpretou o texto “A incapacidade de ser verdadeiro”.
Nesta aula, produza em seu caderno, um final diferente para a história.
Na aula anterior, você leu e interpretou o texto “A incapacidade de ser verdadeiro”.
Nesta aula, produza em seu caderno, um final diferente para a história.
____________________________
Matemática_____________________
ATIVIDADE: Revisando conteúdos: resolva cada exercício proposto em seu caderno:
1. Escreva as potências utilizando algarismos:
Exemplo: Dez elevado ao cubo = 103
a) Dois mil e dezesseis elevado à primeira potência.
b) Cinquenta e quatro elevado à zero.
c) Zero elevado à décima primeira potência.
d) Um elevado à vigésima potência.
e) Dois elevado à quarta potência.
f) Dez elevado à sexta potência.
2. Qual o resultado de 43 – 32 ?
A) 1
B) 6
C) 55
D) 91
3. Quantos metros de arame serão necessários para cercar o terreno indicado na figura ao lado, sabendo que vai ser feita uma cerca de 6 fios de arame?
4. Mariana comprou três canetas e uma lapiseira, gastando ao todo R$ 60,00. Sabendo que a lapiseira custou R$ 24,00, quanto custou cada caneta, se elas têm o mesmo preço?
5. Descubra o “segredo” de cada sequência numérica e escreva os quatro números seguintes:
a) 2, 4, 6, 8,___, ___, ___, ___
b) 2, 6, 10, 14,___, ___, ___, ___
c) 15, 30, 45, 60,___, ___, ___, ___
6. Para uma demonstração de ginástica, um professor de Educação Física prepara 64 grupos de alunos. Cada grupo é formado por 25 alunos. Quantos alunos devem participar dessa demonstração?
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Exemplo: Dez elevado ao cubo = 103
a) Dois mil e dezesseis elevado à primeira potência.
b) Cinquenta e quatro elevado à zero.
c) Zero elevado à décima primeira potência.
d) Um elevado à vigésima potência.
e) Dois elevado à quarta potência.
f) Dez elevado à sexta potência.
2. Qual o resultado de 43 – 32 ?
A) 1
B) 6
C) 55
D) 91
3. Quantos metros de arame serão necessários para cercar o terreno indicado na figura ao lado, sabendo que vai ser feita uma cerca de 6 fios de arame?
4. Mariana comprou três canetas e uma lapiseira, gastando ao todo R$ 60,00. Sabendo que a lapiseira custou R$ 24,00, quanto custou cada caneta, se elas têm o mesmo preço?
5. Descubra o “segredo” de cada sequência numérica e escreva os quatro números seguintes:
a) 2, 4, 6, 8,___, ___, ___, ___
b) 2, 6, 10, 14,___, ___, ___, ___
c) 15, 30, 45, 60,___, ___, ___, ___
6. Para uma demonstração de ginástica, um professor de Educação Física prepara 64 grupos de alunos. Cada grupo é formado por 25 alunos. Quantos alunos devem participar dessa demonstração?
Referências:
Apostila 2º Bimestre
M6 - Primário Carioca - 2013
MultiRio - 1995-2020
http://www.multirio.rj.gov.br
----------------
6o ano__________
Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas
Fique bem, fique em casa!