segunda-feira, 25 de maio de 2020

Semana 4 - de 25 a 29/5 - 6o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 25____

Projeto de Lei n° 351/2020, que antecipa o feriado civil de 9 de julho para a segunda-feira, dia 25 de maio.


Terça-feira, dia 26_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: Espaço urbano e rural. Leia o texto e responda as questões.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Espaço urbano e rural
Os espaços urbano e rural inserem-se como diferentes expressões materializadas no espaço geográfico, compreendidas por suas distintas dinâmicas econômicas, culturais, técnicas e estruturais. Embora componham meios considerados distintos, suas inter-relações são bastante complexas. Por isso, muitas vezes é difícil separar ou compreender a especificidade de cada um desses conceitos.

O conceito de espaço urbano designa a área de elevado adensamento populacional com formação de habitações justapostas entre si, o que chamamos de cidade.  Já o conceito de espaço rural.

O conceito de espaço rural refere-se ao conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

Mapa Mental: Espaço urbano e rural

No entanto, para além dessa definição simples e introdutória, é interessante perceber que rural e urbano são, além de tudo, tipos diferentes de práticas cotidianas. Assim, podem existir práticas rurais no espaço das cidades ou práticas urbanas no espaço do campo. Por exemplo: um cultivo de hortaliças dentro do espaço de uma cidade (embora isso seja cada vez mais raro nos grandes centros urbanos) é um caso de prática rural no meio urbano. Da mesma forma, a existência de um hotel fazenda ou um resort em uma zona afastada da cidade é um exemplo de prática urbana no meio rural.

Uma das principais diferenças entre urbano e rural está, assim, nas práticas socioeconômicas. O espaço rural, Outra diferença entre urbano e rural está na amplitude dos respectivos conceitos. Em termos de escala, a abrangência espacial do meio rural é muito maior, pois ele reúne tantos as áreas transformadas e cultivadas (espaço agrário) pelo homem quanto o espaço natural, pouco transformado ou mantido totalmente sem intervenções antrópicas. Por outro lado, a cidade, embora possua uma maior dinâmica econômica, apresenta-se em espaços mais circunscritos, mesmo com o crescimento desordenado dos espaços urbanos na maioria dos países periféricos e emergentes.

Em termos de hierarquia econômica, podemos dizer que, originalmente, o campo exercia um papel preponderante sobre as cidades. Afinal, foi o desenvolvimento da agricultura e da pecuária que permitiu a formação das primeiras civilizações e o seu posterior desenvolvimento. No entanto, com o avanço da Revolução Industrial e as transformações técnicas por ela produzidas, o meio rural viu-se cada vez mais subordinado ao urbano, uma vez que as práticas agropecuárias e extrativistas passaram a depender cada vez mais das técnicas, tecnologias e conhecimentos produzidos nas cidades.

Atualmente, o urbano e o rural formam uma relação socioeconômica e até cultural bastante ampla, muitas vezes se apresentando de forma não coesa e profundamente marcada pelo avanço das técnicas e pelas transformações produzidas a partir dessa conjuntura. Nessa relação, o espaço geográfico estrutura-se em toda a sua complexidade e transforma-se em reflexo e condicionante das relações sociais e naturais, denunciando as marcas deixadas pelas práticas humanas no meio em que se estabelecem.

Vídeo de apoio:
No PDF acesse o link - https://www.youtube.com/watch?v=KTm_LenP0Ts


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Defina o que é espaço rural e espaço urbano;
________________________


2. Cite três elementos do campo e três elementos da cidade;
________________________


3. Apontes diferenças entre o espaço rural e o espaço urbano;
________________________


4. Marque U para Zona Urbana e Z para Zona Rural.

(   ) Estradas de terra
(   ) Muitas casas e prédios
(   ) Carros, ônibus, caminhões
(   ) Casas simples
(   ) Carros de boi, mulas
(   ) Grandes avenidas
(   ) Grande número de comércio
(   ) Poucos moradores
(   ) Grande número de plantações
(   ) Ruas asfaltadas e movimentadas
(   ) Fumaça de fábricas
(   ) Criação de gado
(   ) Falta de indústrias
(   ) Ar puro orvalho e silêncio
(   ) Várias indústrias



História_________________________

ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Período Mesolítico
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

PERÍODO MESOLÍTICO
Foi nesse período intermediário entre o Paleolítico e o Neolítico que o homem deu grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de modo mais seguro. O domínio do fogo foi o maior exemplo desse fato.

Como uso do fogo, o homem conseguia espantar animais, cozinhar carne e outros alimentos, iluminar suas moradias e conseguir calor durante períodos intensos de frio.

Durante o Mesolítico, o homem passou de ser nômade para ser sedentário, pois desenvolveu técnicas de agricultura e de domesticação de animais que lhe possibilitaram cultivar a terra e criar animais, diminuindo assim sua dependência em relação à natureza.

A divisão do trabalho também foi um marco da época. Os homens eram responsáveis pela proteção e sustento das famílias e as mulheres se encarregavam de criar os filhos e cuidar da habitação.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1) Leia as informações e anote P se forem do período Paleolítico e M se forem sobre o período Mesolítico:

Os homens não dominavam a agricultura e nem a domesticação de animais.  _____

O domínio da técnica de produzir o fogo permitiu ao homem uma nova perspectiva de vida. _____

O homem tornou-se sedentário. _____

Instrumentos feitos com pedra começaram a ser utilizados na caça. _____

Algumas cenas, principalmente com animais, começaram a ser pintadas nas paredes das cavernas. _____

Os homens acreditavam em fenômenos sobrenaturais para explicar o que não entendiam na natureza. ______

Cultivar a terra e criar animais eram características marcantes nessa época. _____

O homem começou a usar materiais associados às rochas para fazer seus utensílios. ______

A divisão do trabalho para homens e mulheres se tornou mais visível. ______

Foi um período marcado por intensas glaciações, portanto de difícil sobrevivência aos homens. _____


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

No Mesolítico, o homem passou a domesticar alguns animais e o cachorro foi um dos primeiros desafios nesse sentido.

Leia a notícia abaixo que comprova essa prática humana no Mesolítico:
Encontrada sepultura de cão no sul da Europa, com 7600 anos 
Datações por rádio carbono confirmaram que a sepultura de cão mais antiga do sul da Europa foi encontrada em Portugal e que tinha 7600 anos.

Foi descoberta em junho do ano passado, por uma equipe de pesquisadores portugueses e espanhóis, num amontoado de conchas que caçadores coletores deixaram às margens do Sado.

Agora, não só as datações são feitas com amostras das costelas, em Oxford, Reino Unido, determinaram a idade do esqueleto do cão, como também as análises realizadas permitiram concluir que a dieta do animal incluía 25% de proteínas de origem marinha – o que pode refletir a alimentação de seus donos.

Dirigida por Mariana Diniz, do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, e Pablo Arias, da Universidade de Cantábria, a escavação resulta do projeto Sado-Meso, que observa os concheiros da região.

Os amontoados de conchas, deixados pelos últimos caçadores coletores, no Mesolítico, são restos da alimentação que retiravam do Sado.

A sepultura do cão foi encontrada exatamente num desses concheiros, o de Poças de São Bento. Há apenas uma sepultura mais antiga que essa, com 8000 anos, em Muge.

A datação confirma que os caçadores coletores mesolíticos da Península Ibérica praticavam a inumação de cães em necrópoles, prática conhecida no norte da Europa, mas até agora não documentada durante trabalhos de escavação. O caso de Poças de São Bento é também interessante porque está cronologicamente próximo à chegada da agricultura nesta zona da Península Ibérica. Levado num bloco parcialmente por escavar para o Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, o cão de Sado está agora dentro de uma caixa. Estima-se que em breve poderá ser mostrado ao público.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

2) Quais os principais acontecimentos do Período Mesolítico?
________________________________

3) Imagine que o cão de Sado será mostrado ao público pela primeira vez.
Sua tarefa é fazer uma ilustração, salientando a importância do evento para a história.
Utilize seus conhecimentos sobre o período Mesolítico para enriquecer as informações do cartaz.
________________________________



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado.


Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal

Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c


ATIVIDADE  TURMA  2: Atletismo

Baseado no que foi proposto e desenvolvido em aula, vimos alguns fatos sobre o atletismo. Por exemplo, como é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremesso/lançamentos).

No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical.

No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo central do corpo.

Após relembrar o que foi visto em sala de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina.

ATIVIDADES

1. O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. Abaixo, você vê o nome de três desses atletas. Faça uma breve pesquisa sobre a vida desses atletas, o período em que competiam, quais as modalidades que participavam, o que vocês julgarem mais importante em relação a eles.

  • João do Pulo:
  • Vanderlei Cordeiro de Lima:
  • Adhemar Ferreira da Silva:


2. Segue abaixo alguns links para assistirem em relação ao atletismo. Será muito bacana, ao término dos vídeos, vocês apresentarem as experiências em seu caderno:

SALTO EM DISTÂNCIA
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=-2_c85LYiAI


SALTO TRIPLO
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=t7CzcZmqTvI


JOÃO DO PULO
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=Fi-fVRrHzCs


VANDERLEI DE LIMA
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=zBYufdDIOrE


Quarta-feira, dia 27_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Vídeo aula e exercícios. Leitura e interpretação de texto.

Assista ao vídeo com a professora Letícia Góes que propõe um teste básico de conhecimento em português. Após, realize as atividades.
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=yBjKjnHK-pA


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Preencha as lacunas:

a. Os chefes estavam de _______ humor naquela segunda-feira. (Mal ou mau)

b. Márcia passou _______ e foi levada para casa. (Mal ou mau)

c. O ____________________ da guarda municipal autorizou a paralisação. (Agente ou a gente)

d. _________________ gosta muito de sair em turma. (Agente ou a gente)

e. Ele foi, _________ a filha ficou. (Mas ou mais)

f. Sou apaixonado por uma garota, _______ ela não me dá bola. (Mas ou mais)

g. Estude ______ e passará no vestibular. (Mas ou mais)

h. As pessoas pareciam _______________ perturbadas. (Meio ou meia)

i. Ela sempre foi _____________ maluquinha. (Meio ou meia)

j. Eles beberam ______________ taça de vinho. (Meio ou meia)

k. ________________ os alunos estão conseguindo realizar as atividades em casa. (Concerteza ou com certeza)



Matemática_______________________

ATIVIDADE: potenciação e revisão conteúdos: resolva cada exercício proposto em seu caderno.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Carlos dará início ao programa de condicionamento físico recomendado por sua professora de Educação Física.

Esse programa consiste em caminhadas na pista do clube. O número de voltas, na pista do clube, deve dobrar a cada semana, até que a professora dê outra orientação.

Ao indicar o número de voltas que Carlos dará na pista, durante a terceira semana, não é necessário escrever o fator 2 por três vezes.

Veja:
2 x 2 x 2 = 23 = 8

A uma multiplicação em que todos os fatores são iguais, chamamos de POTENCIAÇÃO.

Agora, complete em seu caderno como podemos representar a 4ª semana de treinamento de Carlos usando potências:

2 x 2 x 2 x 2 = _____ = _____


Exemplos:

a) 21 = 2

b) 22 = 2 x 2 = 4

c) 23 = 2 x 2 x 2 = 8

Assista esta videoaula até 9 minutos com uma explicação sobre a operação chamada de potenciação:


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Calcule as potências:













2. Resolva o problema utilizando a representação por potências:
Uma árvore tem 3 galhos, cada galho tem 3 ninhos e cada ninho, 3 ovinhos. Quantos ovinhos há nos ninhos?


3. Encontre, no quadro a seguir, duas potências que apresentem o mesmo resultado.



Quinta-feira, dia 28____


Ciências________________________

IMPORTANTE: não copie o texto! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.

ATIVIDADE 1: Vamos relembrar um pouco do que já vimos em sala de aula e durante a apresentação dos seminários sobre o Ciclo da água?
A proposta atual é a leitura deste texto para finalizar nosso estudo sobre o tema.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Principais eventos do ciclo da água: texto final

O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação da água pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e, até mesmo, da gravidade.

O Sol é o responsável por proporcionar energia para que o ciclo aconteça. Sua luz provoca a evaporação da água presente na superfície terrestre.

A água, agora em estado gasoso, sobe para camadas mais altas da atmosfera, onde a temperatura é mais baixa. Ao alcançar determinada altitude, ela passa do estado de vapor para o líquido (condensação) e forma as nuvens, que são, na realidade, uma grande quantidade de gotículas de água. Em locais frios, essas gotículas podem solidificar-se e dar origem à neve ou ao granizo.

Ao iniciar a chuva, processo também chamado de precipitação, a água começa a retornar para a superfície terrestre e é influenciada diretamente pela gravidade. Nesse momento, ela pode atingir rios, lagos e oceanos, infiltrar-se no solo e nas rochas ou pode ser impedida de voltar à superfície terrestre pela vegetação.
Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm# >. Acesso em 20 mai 2020.


ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Quais são os 3 estados físicos da água?
_________________________


2. Qual é a função do sol no ciclo da água?
_________________________
_________________________


3. O que é condensação?
_________________________
_________________________


4. O que são as nuvens?
_________________________
_________________________


5. Qual é a importância da chuva para o ciclo da água?
_________________________
_________________________


Inglês__________________________

ATIVIDADE: 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=08IF53nV39I


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Complete the blanks with the adjectives, according to the pictures. (Preencha os espaços em branco com os adjetivos, conforme as figuras):

 Adjectives It's



2. Complete with the opposites according to the words in the box: (Complete com os opostos de acordo com as palavras abaixo):

poor  -  cold  -  slow  -  sour

cheap  -  fast  -  quick  -  difficult

dirty  -  hot  -  easy  -  sweet  -  rich

clean  -  soft  -  hard  -  expensive

1. poor _________
2. clean _________
3. easy _________
4. cheap _________
5. soft _________
6. slow _________
7. expensive _________
8. hard _________
9. sweet _________
10. dirty _________
11. fast/quick _________
12. sour _________
13. hot _________
14. difficult/hard _________
15. cold _________
16. rich _________


3. Then complete it using the comparative form of the adjectives in parentheses. ( complete-o usando a forma comparativa dos adjetivos entre parentheses

a) Bob’s motorcycle is _______________ (old) my car.

b) The Eiffel Tower is _______________ (high) the Statue of Liberty.

c) The cake is _______________ (sweet) the ice cream.

d) A car is _______________ (safe) a motorcycle


4. Answer the questions in English: (Responda às perguntas em ingles)

a. Is Paraná State smaller than Brazilian Country? (O estado do Paraná é menor que o país brasileiro?)
________________________

b. Is the car bigger than the bus? (O carro é maior que o ônibus?)
________________________

c. Which is bigger, Maracanã or Beira Rio? (Qual é o maior, Maracanã ou Beira Rio?)
________________________

Para saber mais:
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=A1zesJevehI



Arte___________________________

ATIVIDADE: Formas abstratas.

A arte abstrata não tem a intenção de representar figuras de objetos como realmente são. Ela não se preocupa em representar objetos, pois expressa-se por si mesma, ela é, em si, um objeto de algo e não a representação de algo, uma ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
A arte abstrata utiliza-se somente das formas cores e texturas, sem retratar nenhuma figura.



Agora que você já sabe a diferença entre Arte abstrata e Arte figurativa. Desenhe em seu caderno, ou em uma folha de sulfite, uma composição abstrata. Não se esqueça de dar um título a sua obra.


Sexta-feira, dia 29_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Produção de texto

Na aula anterior, você leu e interpretou o texto “A incapacidade de ser verdadeiro”.

Nesta aula, produza em seu caderno, um final diferente para a história.
____________________________



Matemática_____________________


ATIVIDADE: Revisando conteúdos: resolva cada exercício proposto em seu caderno:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Escreva as potências utilizando algarismos:
Exemplo: Dez elevado ao cubo = 103

a) Dois mil e dezesseis elevado à primeira potência.

b) Cinquenta e quatro elevado à zero.

c) Zero elevado à décima primeira potência.

d) Um elevado à vigésima potência.

e) Dois elevado à quarta potência.

f) Dez elevado à sexta potência.


2. Qual o resultado de 43 – 32 ?
A) 1
B) 6
C) 55
D) 91


3. Quantos metros de arame serão necessários para cercar o terreno indicado na figura ao lado, sabendo que vai ser feita uma cerca de 6 fios de arame?



4.  Mariana comprou três canetas e uma lapiseira, gastando ao todo R$ 60,00. Sabendo que a lapiseira custou R$ 24,00, quanto custou cada caneta, se elas têm o mesmo preço?


5. Descubra o “segredo” de cada sequência numérica e escreva os quatro números seguintes:
a) 2, 4, 6, 8,___, ___, ___, ___

b) 2, 6, 10, 14,___, ___, ___, ___

c) 15, 30, 45, 60,___, ___, ___, ___


6. Para uma demonstração de ginástica, um professor de Educação Física prepara 64 grupos de alunos. Cada grupo é formado por 25 alunos. Quantos alunos devem participar dessa demonstração?

Referências:
Apostila 2º Bimestre 
M6 - Primário Carioca - 2013
MultiRio - 1995-2020
http://www.multirio.rj.gov.br
----------------



6o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!