segunda-feira, 25 de maio de 2020

Semana 4 - de 25 a 29/5 - 7o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 25____

Projeto de Lei n° 351/2020, que antecipa o feriado civil de 9 de julho para a segunda-feira, dia 25 de maio.


Terça-feira, dia 26_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: urbanização brasileira. Leia o texto e responda as questões.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
A população do Brasil migrou do campo para as cidades ocasionando a urbanização brasileira, que provocou muitas transformações socioespaciais no país.

Hoje, no Brasil, existem muitas cidades e a população da zona urbana é muito maior do que a população da zona rural. Para se ter uma ideia, no Censo do IBGE¹ de 2010, o país possuía uma população de aproximadamente 191 milhões de habitantes, desses, cerca de 161 milhões viviam nas zonas urbanas, enquanto que apenas 29 milhões viviam na zona rural.

Mas nem sempre foi assim, até a década de 1960, a maioria da população morava no campo e a quantidade de cidades era bem menor do que a atual. Nesse período, as cidades existiam para atender às necessidades das atividades desenvolvidas no espaço agrário e das atividades mineradoras, principalmente da cana-de-açúcar, do ouro e do café.

Na década de 1970 o número de habitantes morando nas cidades foi, pela primeira vez, maior do que a população que vivia na zona rural. Esse crescimento do meio urbano proporcionalmente maior do que o do meio rural recebe o nome de Urbanização e no Brasil se iniciou no século XIX, intensificando-se a partir de 1920, motivados, principalmente, pela:

• implantação de indústrias nas cidades brasileiras, que atraiu muitas pessoas da zona rural para a urbana em busca de trabalho e melhores condições de vida, provocando assim o êxodo rural brasileiro.

• implantação de máquinas nas atividades do meio agrário, que substituíram a mão de obra assalariada, que sem trabalho migrou para as grandes cidades.

• concentração de terras na mãos de poucos proprietários, que tinham como comprar as máquinas e produtos agrícolas.

• migração dos pequenos proprietários de terras para as cidades em busca de trabalho assalariado nas indústrias.

• crescimento vegetativo da população brasileira, que cresceu muito nesse período.

Favela, um exemplo das consequências do crescimento desordenado das grandes cidades

A urbanização do Brasil provocou muitas mudanças na organização socioespacial do país, dentre elas se destacam:

• o crescimento da quantidade de cidades;

• o desenvolvimento das redes de transporte e comunicação, que passaram a interligar todas as regiões do Brasil;

• o crescimento desordenado do meio urbano, que crescia sem nenhum planejamento, provocando diversos problemas ambientais e estruturais;

• a formação de favelas, nas quais a população de baixa renda se fixava em razão da baixa valorização dos terrenos;

• a acentuação das desigualdades sociais nos centros urbanos, pois muitas pessoas que chegavam às cidades não possuíam escolaridade e acabavam ficando desempregadas, aumentando, assim, os índices de pobreza e violência nos centros urbanos.
¹Fonte: IBGE, Censo Demográfico 1960, 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010

Vídeo de apoio:
No PDF acesse o link - https://www.youtube.com/watch?v=X1cQ0BCw_5Y


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. O que você entende por cidade?
________________________


2. O intenso processo de urbanização ocorrido no Brasil, principalmente a partir da década de 1950, gerou uma série de problemas, pois a urbanização brasileira não teve o devido planejamento. Quais os principais problemas detectados nas cidades do Brasil?
________________________


3. Quais eram atividades agrárias desenvolvidas na década de 1960?
________________________


4. Segundo o Censo Demográfico de 2010 quantas pessoas moravam no campo e quantas moravam na cidade?
________________________



História_________________________

ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: CULTURA MEDIEVAL
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

CULTURA MEDIEVAL
FONTE: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA
No período medieval, a insegurança, o medo, o caos econômico provocou o aparecimento de um forte espírito de religiosidade. Vivendo num mundo de incertezas, miséria e guerras, o homem medieval buscava na Igreja uma esperança. A Igreja Católica determinava o modo de viver e de pensar das pessoas, impondo regras tidas como verdades absolutas, utilizava a ignorância da população para garantir o seu poder e dissolver a insegurança, mantendo a ordem imposta pela classe dominante.

A vida era miserável, a exploração era intensa e a falta de escolas impedia o acesso ao saber que era restrito ao clero. Portanto, a Igreja se apossava dos novos conhecimentos científicos, reprimindo a reformulação do que era conhecido na Antigüidade; com isso mantinha somente entre os seus membros o acesso aos conhecimentos que eram produzidos.

Impondo normas religiosas e de conduta (confissão obrigatória, dízimo, penitências, batismo,  lealdade  aos senhores, pagamento de impostos, etc...), a Igreja vinculava o cumprimento dessas normas como condição para o indivíduo alcançar o “reino do céu”.

Mantendo o povo na ignorância, a Igreja dominava não só espiritualmente, pois impunha também regras de moral e conduta às pessoas, mas também materialmente já que a Igreja detinha grande parte das terras da Europa Ocidental, o que lhe dava imenso poder de dominação.

EM RESUMO:
O Império Romano do Ocidente sofreu contínuas invasões dos chamados povos bárbaros.
Guerras contínuas provocaram a destruição de cidades e a população buscou refúgio nos campos.
Gradativamente, costumes romanos e germânicos foram se mesclando dando origem ao feudalismo.
O feudalismo implicou numa descentralização do poder político nas mãos da nobreza, numa economia agrícola de subsistência, numa sociedade fechada, sem mobilidade social, inteiramente dominada pela Igreja Católica, que legitimava o sistema feudal.

COM BASE NESTE E NOS TEXTOS ANTERIORES RESPONDA AS QUESTÕES:


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1) Explique o que você entendeu por mobilidade social.
_________________________

2) Observe as semelhanças que existem entre os povos que viveram na Idade Medieval e os povos da atualidade, através da afirmativa: O feudalismo “implicava em muitas injustiças e sofrimentos para os que estavam na base da pirâmide social.”
_________________________

3) Descreva como era o sistema econômico da época medieval.
_________________________



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado.


Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal

Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c


ATIVIDADE  TURMA  2: Atletismo

Baseado no que foi proposto e desenvolvido em aula, vimos alguns fatos sobre o atletismo. Por exemplo, como é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremesso/lançamentos).

No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical.

No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo central do corpo.

Após relembrar o que foi visto em sala de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina.

ATIVIDADES

1. O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. Abaixo, você vê o nome de três desses atletas. Faça uma breve pesquisa sobre a vida desses atletas, o período em que competiam, quais as modalidades que participavam, o que vocês julgarem mais importante em relação a eles.

  • João do Pulo:
  • Vanderlei Cordeiro de Lima:
  • Adhemar Ferreira da Silva:


2. Segue abaixo alguns links para assistirem em relação ao atletismo. Será muito bacana, ao término dos vídeos, vocês apresentarem as experiências em seu caderno:

SALTO EM DISTÂNCIA
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=-2_c85LYiAI


SALTO TRIPLO
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=t7CzcZmqTvI


JOÃO DO PULO
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=Fi-fVRrHzCs


VANDERLEI DE LIMA
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=zBYufdDIOrE


Quarta-feira, dia 27_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Vídeo aula e exercícios. Leitura, compreensão do texto e pontuação.

Assista ao vídeo com a professora Letícia Góes que propõe um teste básico de conhecimento em português. Após, realize as atividades.


PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=yBjKjnHK-pA


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Preencha as lacunas:

a. Os chefes estavam de _______ humor naquela segunda-feira. (Mal ou mau)

b. Márcia passou _______ e foi levada para casa. (Mal ou mau)

c. O ____________________ da guarda municipal autorizou a paralisação. (Agente ou a gente)

d. _________________ gosta muito de sair em turma. (Agente ou a gente)

e. Ele foi, _________ a filha ficou. (Mas ou mais)

f. Sou apaixonado por uma garota, _______ ela não me dá bola. (Mas ou mais)

g. Estude ______ e passará no vestibular. (Mas ou mais)

h. As pessoas pareciam _______________ perturbadas. (Meio ou meia)

i. Ela sempre foi _____________ maluquinha. (Meio ou meia)

j. Eles beberam ______________ taça de vinho. (Meio ou meia)

k. ________________ os alunos estão conseguindo realizar as atividades em casa. (Concerteza ou com certeza)



Matemática_______________________

ATIVIDADE: Leia a explicação a seguir e faça os exercícios no caderno; propriedade distributiva; expressões numéricas.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Expressões Numéricas
As expressões numéricas são necessárias para solucionarmos problemas cotidianos. Através do conhecimento das operações básicas da matemática, bem como da interpretação dos dados contidos nos problemas, podemos organizar o problema, extrair suas informações principais, convertê- lo a um modelo matemático e, por fim, efetuar os cálculos para a sua resolução.

Os elementos de uma expressão numérica
Uma expressão numérica é composta de alguns elementos que deverão ser observados atentamente antes do início de sua resolução. É importante também, antes de explorarmos os elementos em debate, chamar atenção para a ordem das operações matemáticas dispostas na expressão, ou seja, deveremos sempre resolver os produtos (multiplicação) e os quocientes (divisão), para somente após operar com as adições e subtrações.

Em relação aos elementos de uma expressão, podemos destacar os parênteses ( ), os colchetes [ ], as chaves { }, os números e os símbolos de operação. Entre os parênteses, colchetes e chaves, também existe uma sequência resolutiva a ser seguida. Primeiro resolvemos a parte interna dos parênteses, em seguida os colchetes e, logo após, as chaves. Ao concluirmos esse ritual, nos restará uma expressão simples, contendo apenas o que chamamos de adição algébrica.

Considerações sobre os sinais de adição (+) e subtração (-)
I) Quando o sinal de adição (+) anteceder um parêntese, colchete ou chaves, deve-se eliminar o parêntese, o colchete ou chaves, na ordem de resolução, reescrevendo os números internos com o seus sinais originais.

II) Quando o sinal de subtração (-) anteceder um parêntese, colchete ou chaves, deveremos eliminar o parêntese, o colchete ou chaves, na ordem de resolução, reescrevendo os números internos com o seus sinais invertidos.

Assista a videoaula a seguir com explicação e exemplo detalhado: 

Expressão Numérica
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=_asCVKbKVjU


Resolvendo expressões
Vejam as expressões numéricas abaixo resolvidas como exemplos de aplicação. Se achar necessário copie em seu caderno.








Quinta-feira, dia 28____


Ciências________________________

IMPORTANTE: não copie o texto! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.

ATIVIDADE 1: Falamos na aula anterior sobre a pandemia do Covid-19 e a busca por medicamentos e vacina. Vamos pensar um pouco agora sobre a diminuição da procura pela população das vacinas oferecidas pelo SUS? Vamos pensar sobre os motivos que tem levado as pessoas a deixar de se vacinar e vamos ajudar a espalhar informações verdadeiras sobre a importância das vacinas? Vamos lá?
A proposta atual é a leitura de um texto.



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Revista Radis aborda queda da cobertura vacinal no Brasil
15/01/2019
Luiz Felipe Stevanim / Revista Radis

Matéria publicada na revista Radis em dezembro de 2018, com o título original: 'E agora, Zé?'

Pela primeira vez, o Zé Gotinha não sorri. A personagem — conhecida pelo sorriso simpático que a torna cativante para as crianças, desde que foi criada, em 1986 — aparece com a expressão triste e preocupada nas peças publicitárias da campanha divulgada pelo Ministério da Saúde em outubro de 2018. O motivo: as baixas coberturas alcançadas para as principais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação representam uma ameaça real de retorno de doenças comuns no passado, como o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil). As feições descontentes da personagem traduzem uma inquietação que também incomoda profissionais e estudiosos da saúde: por que o Brasil — que tem um Programa Nacional de Imunizações (PNI) reconhecido internacionalmente — vive um contexto em que aumenta a parcela da população sem vacinação adequada?

 […] Temida no passado pelas sequelas permanentes causadas em crianças, como a paralisia, a poliomielite foi eliminada do país depois do último caso, em 1989, graças às ações de vacinação nos postos de saúde e nas campanhas nacionais. O combate à pólio rendeu a tradicional imagem da gotinha aplicada na boca das crianças (atualmente utilizada nas doses de reforço, a partir de 1 ano) — assim como a pergunta dos filhos aos pais nas filas da vacinação: “É gotinha ou injeção?”.

Mas, tanto em 2016 quanto em 2017, a cobertura da vacina contra a pólio ficou, pela primeira vez, mais de 10 pontos percentuais abaixo da meta, que também é de 95%: 84,4%, em 2016; e 83,4%, em 2017. Para a primeira dose de reforço, dada a partir dos 15 meses de vida, a cobertura foi de pouco mais de 77% em 2017 — isso significa que cerca de 23% das crianças que completaram um ano de idade naquele ano não fizeram o esquema vacinal adequado e não estão corretamente imunizadas contra a doença.

 […] O que explica essa diminuição na parcela da população que se vacinou corretamente — se o país oferece 19 vacinas gratuitamente no calendário nacional, com imunizantes para crianças, adolescentes, adultos, idosos e povos indígenas? Diante da circulação crescente de notícias falsas sobre vacinas, nas redes sociais, este fator teria algum peso para que as pessoas deixem de procurar os postos de saúde para se prevenir contra doenças que podem matar? Mesmo com as evidências científicas de que as vacinas são seguras, por que alguns pais e responsáveis não vacinam seus filhos? Radis buscou respostas para essas perguntas, em conversa com profissionais e estudiosos da epidemiologia e da saúde pública, e encontrou razões que vão desde a falsa sensação de segurança contra doenças que diminuíram sua incidência até as falhas de comunicação dos órgãos de saúde com a população. A crise do Sistema Único de Saúde (SUS) também pode pesar nessa conta.
Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/revista-radis-aborda-queda-da-cobertura-vacinal-no-brasil>. Acesso em 20 mai 2020.


ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Qual é o problema a ser resolvido? Por que a personagem do Zé gotinha apareceu na Campanha com a expressão triste e preocupada?
_____________________________
_____________________________

2. A diminuição da procura pelas vacinas oferecidas em calendário anual de vacinação do SUS tem ameaçado o retorno de duas doenças. Quais são elas?
_____________________________
_____________________________

3. O que explica essa diminuição na parcela da população que se vacina corretamente?
_____________________________
_____________________________

4. Qual é a sua sugestão para aumentar a procura e interesse das pessoas por se vacinar corretamente? Resposta pessoal.
_____________________________
_____________________________



Inglês__________________________

ATIVIDADE: Traduza texto no caderno e responda as questões correspondentes:

This is Doug’s family


Doug is the father, he is 42 years old. Alice is the mother and she is 38. Mary, Jean and Jack are his children. Jean and Jack are 12 years old and Mary is only 6 years.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Answer the questions:

a) Doug is ______________ than his children.
(   ) shorter
(   ) taller

b) Doug is __________ in his family.
(   ) the shortest
(   ) the tallest

c) Mary is __________ in his family.
(   ) the oldest
(   ) the youngest

d) Mary is __________ in his family.
(   ) the tallest
(   ) the shortest

e) Jean is __________ Jack.
(   ) shorter than
(   ) as tall as

f) Jean is __________ Mary.
(   ) older than
(   ) younger than

g) Mary is __________ Jack.
(   ) younger than
(   ) older than

h) Jack is __________ Mary.
(   ) taller than
(   ) as tall as

i) Mary is __________ Jack.
(   ) shorter than
(   ) taller than



Arte___________________________

ATIVIDADE: Ready-made

O ready-made nomeia a principal estratégia de fazer artístico de Marcel Duchamp e é uma forma ainda mais radical da arte encontrada. O ready-made  é manifestação radical da intenção de Marcel Duchamp de romper com a artesania da operação artística, uma vez que se trata de apropriar-se de algo que já está feito: escolhe produtos industriais, realizados com finalidade prática e não artística (urinol de louça, pá, roda de bicicleta), e os eleva à categoria de obra de arte.

Caracteriza-se por uma operação de sentido que faz retornar o literário ao problema da arte, contrariando a ênfase modernista na forma do objeto artístico. O conceito de alegoria retorna na forma de uma operação que indicia um significado novo em um objeto concreto. Ao adotar tal operação de sentido, Duchamp termina por implicar mais que a obra de arte; é necessário tratar de toda a constelação estética que envolve a obra e da conjuntura de sentido que a produz, mas também a que a sustenta e sanciona.

Essas obras tiram partido de um deslocamento e manipulação do objeto para tornar o sentido de sua aparição crítico.



É o caso de "Fonte", de 1917. Apresentada no Salão da Sociedade Novaiorquina de artistas independentes, constituída a partir de um mictório invertido. A operação que o caracteriza é o deslocamento de uma situação não artística para o contexto de arte. Tal operação é marcada por sua apresentação como escultura e assinatura. À inversão física do objeto corresponde a inversão de seu sentido, que se espelha no corpo do espectador.

Assista ao vídeo, para entender melhor:

Em PDF use  o link - https://youtu.be/ENoB2b1Nd1Y

Agora, de acordo com as informações do texto e do vídeo apresentadas, escreva em seu caderno as principais características de Ready-made e desenhe em seu caderno, ou em uma folha de sulfite, um Ready-made assine-o também.


Sexta-feira, dia 20_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: história em quadrinhos.



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Você conhece o personagem principal dessa história em quadrinhos? Quem é ele?
______________________________


2. O que acontece nos quadrinhos do 1 ao 7?
______________________________


3. Baseados nas características do personagem Cascão, podemos afirmar que os fatos acontecidos na sequência de balões acima são possíveis? Explique.
______________________________


4. Qual o efeito utilizado pelo autor para caracterizar o “pesadelo” de Cascão?
______________________________


5. O que é agradável a uns pode ser desagradável a outros. Muitos gostariam de viver o pesadelo de Cascão. Por que nesta HQ “A pequenina sereia” é um filme de terror para Cascão?
______________________________



Matemática_____________________

ATIVIDADE: Revisão de conteúdo; expressões com colchetes.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Você sabe o que é alforria? É uma palavra que significa liberdade, ato de dar liberdade a um escravo. Complete os dados que estão faltando na tabela a seguir sobre o número de escravos que recebeu alforria no Brasil entre 1808 e 1831:


2. Griselda vai receber seus quatro netos nas férias de julho e preparou uma surpresa para os meninos que adoram chocolate. Ela comprou 4 caixas com 12 barras de chocolate, 3 caixas com 16 barras de chocolate e 2 caixas com 24 barras de chocolate. Se cada um dos netos comerem duas barras de chocolate por dia, os chocolates vão durar por quantos dias?


3. Resolva as expressões numéricas:

a) 8 + 3 x 15 ÷ 5 =

b) 72 – 72 ÷ 9 x 7  =


4. Clodoaldo Valério irá realizar uma viagem de 2950 km em três dias. Se no primeiro dia percorrer 812 km e no segundo dia, 1017 km, quantos quilômetros deverá percorrer no terceiro dia?


5. Fael comprou um computador que custava 2 000 reais. Ela deu 470 reais de entrada e o resto pagou em 3 prestações iguais. Qual será o valor de cada uma das prestações?


DESAFIO: Resolva a expressão abaixo:
15 + [(3 x 6 – 2) – (10 – 6 ÷ 2) + 1]=

Videoaula explicativo de expressões com colchetes:

PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=qRceiJJ6t6c&t=79s


----------------



7o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!