segunda-feira, 25 de maio de 2020

Semana 4 - de 25 a 29/5 - 8o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 25____

Projeto de Lei n° 351/2020, que antecipa o feriado civil de 9 de julho para a segunda-feira, dia 25 de maio.


Terça-feira, dia 26_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: Os principais blocos econômicos. Leia o texto e depois responda as questões.




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Os principais blocos econômicos

União Europeia (UE)
Sede da União Europeia, na cidade de Bruxelas, Bélgica.

A União Europeia, bloco iniciado com a criação do Belenux, em 1944, é o bloco econômico que representa a maior integração de nações, pois possui todas as características para tal ação. Apesar de adotar uma moeda única no bloco, nem todos os países-membros utilizam o euro. São 27 países participantes desse bloco, os quais, juntos, possuem um PIB maior do que a China (segunda maior potência econômica do mundo).

Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA - do inglês North American Free Trade Agreement). Esse bloco teve seu início em 1989, com adesão de dois países da América do Norte: Canadá e Estados Unidos. As conversas com o México começaram dois anos depois, em 1991. Em 1994, o Nafta entrou em vigor com a adesão dos três países citados após três anos de negociações.
Com uma pequena integração econômica, os três países envolvidos possuem trocas comerciais significativas, com amplo mercado consumidor. Tais trocas possibilitaram uma modernização industrial, além de impulsionar investimentos e fluxos de comércio nos três países. Estima-se que as trocas em mercadorias diárias entre esses países cheguem a 2,6 bilhões de dólares, o que corresponde, aproximadamente, a 108 milhões de dólares por hora.

Acesse também: USMCA – bloco que atualiza o Nafta, conhecido como Nafta 2.0 no link https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/usmca.htm

Mercado Comum do Sul (Mercosul). Criado no início da década de 1990, o Mercosul corresponde ao maior PIB da América Latina, com 10 países envolvidos, havendo desde trocas comerciais até livre circulação de pessoas. O Mercosul corresponde à quinta maior economia do mundo, com um Produto Interno Bruto (PIB) de quase 2,8 trilhões de dólares. Além disso, esse bloco é um espaço privilegiado para investimentos, associações empresariais, turismo, comércio, entre outros cenários econômicos.

Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean - do inglês Association of South East Asian Nations). Esse bloco foi criado em 1967, na Tailândia, com o objetivo de desenvolver países que estão no sudeste da Ásia, como Indonésia, Cingapura, Malásia e outros. Trata-se de um bloco tímido que se encaixa em uma união aduaneira, cujas ações buscam a integração política e econômica dos países-membros.

Asia-Pacific Economic Cooperation (Apec). Com 21 países participantes, esse bloco inclui as nações banhadas pelo oceano Pacífico, como Estado Unidos, Japão, China, Peru, Hong Kong e outros.
Inicialmente quando foi criado, em 1989, era apenas um fórum para decisões econômicas entre as nações. Com o tempo, houve a tentativa de implantar uma zona de livre comércio, mas as disparidades eram imensas.

Apesar de haver uma interdependência gradual entre as nações, ainda há muito que superar para que essa zona de livre comércio seja implementada, haja vista as disputas comerciais entre as três maiores economias do globo presentes nesse bloco: Estados Unidos, China e Japão.

Bandeiras dos 21 países-membros da Apec. 

Vantagens e desvantagens dos blocos econômicos 
Os blocos são vantajosos para a maioria dos países envolvidos, pois a troca econômica é bem ampla, o que contribui para que empresas de um país instalem-se em outro, para a circulação de bens, serviços e capital, além da circulação de pessoas, como o caso da União Europeia e do Mercosul.

Entretanto, as economias mais frágeis do bloco ficam prejudicadas em alguns quesitos, como é o caso do México no NAFTA. Indústrias estadunidenses instalam-se no país latino, usam mão de obra mais barata para produzir suas mercadorias e vendem, com um preço elevado, para mexicanos e estadunidenses, além dos canadenses. O poder de compra dos Estados Unidos é maior que o dos mexicanos, ou seja, a aquisição de um bem não depende, nesse caso, da origem do produto, mas sim do preço que lhe é colocado.

Outra desvantagem, em tempos de globalização, é o protecionismo econômico que há em alguns blocos em relação a produtos que vêm de outros países não pertencentes ao bloco.

Há, também, situações em que a xenofobia está presente, como na União Europeia. Em muitos países, como na França, a Frente Nacional, partido de extrema-direita, defende a França para os franceses, slogan utilizado em algumas eleições e que se posiciona contra a integração dos países. Para esse partido e seus apoiadores, a livre entrada de pessoas deve ser revista, com restrições a determinadas nacionalidades.

Em linhas gerais, nos blocos econômicos, as grandes economias só têm a ganhar, pois, com a ampliação das relações econômicas, a tendência é que os grandes continuem grandes e até maiores. Já para os países com economias mais frágeis, há uma dependência em relação aos países mais fortes, como é o caso do México e do Canadá no Nafta, que dependem do mercado consumidor estadunidense para que suas economias continuem pujantes.

Vídeo de apoio:
No PDF acesse o link - https://www.youtube.com/watch?v=3G65dQBbTFc


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Observe a figura a seguir:

Fonte:<https://commons.wkimedia.org/wiki/File:Map_of_NAFTA.png>.
A região em destaque no mapa representa os países-membros do seguinte megabloco econômico:
a) CEE
b) Alca
c) Apec
d) Nafta


2. A divisão do mundo em Estados nacionais, com fronteiras, moedas e alfândegas, cria barreiras à livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas. A criação de blocos econômicos é uma tentativa de reduzir essas barreiras em escala regional, mas também uma forma de os países-membros se fortalecerem frente ao processo de globalização.
Nesse processo, NÃO constitui uma forma de organização de blocos econômicos:
a) União aduaneira
b) União econômica e monetária
c) Criação de zonas de livre comércio
d) Eliminação das fronteiras físicas


3. Assinale a alternativa que contenha siglas apenas de blocos econômicos:
a) Brics, Mercosul e União Europeia
b) Mercosul, União Europeia e G20
c) Nafta, União Europeia e Apec
d) Apec, União Europeia


4. Quais são as vantagens e desvantagens dos blocos econômicos?
________________________


5. Explique como a xenofobia está presente nos países dos blocos econômicos:
________________________



História_________________________

ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: EXPANSÃO MARÍTIMA
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

A EUROPA E AS NAVEGAÇÕES
FONTE: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA
Com as Grandes Navegações, novos continentes passaram a ser conhecidos pelos europeu, assim como o oceano Atlântico, que teve aos poucos seus segredos desbravados. O poder dos reis, associado à burguesia que financiava as navegações, tornou-se ainda mais forte.

As riquezas obtidas com a exploração das novas terras foram usadas na organização de exércitos para subjugar os nobres resistentes ao processo de centralização. Além disso, foram também, empregadas na montagem de um sistema administrativo que garantia aos monarcas (reis) amplos poderes. A burguesia enriqueceu com a expansão do comércio europeu para outras partes do mundo.

Com as navegações oceânicas, ocorreram diversas mudanças na Europa: Deslocamento do eixo da atividade comercial do Mediterrâneo para o Atlântico; Popularização do consumo das especiarias; Mudanças de hábitos alimentares, com a inclusão de produtos como a batata, o milho, a mandioca, o tomate e o cacau, levados da América para o continente europeu. Mudanças na concepção do mundo (fim da crença de que a Terra era plana, de que existiam sereias, monstros marinhos, etc. nos oceanos);  ampliação do conhecimento da astronomia (descobrem-se as constelações do hemisfério Sul e abre-se o caminho para a teoria heliocêntrica, ou seja, a de que a Terra gira em torno do sol); desenvolvimento da cartografia (arte de compor ou ler mapas); propagação da cultura européia para os outros continentes (inclusive do cristianismo); povoamento e exploração das terras encontradas; grande concentração de metais preciosos na Europa; submissão das populações dos “novos continentes” à escravidão e aos trabalhos obrigatórios.

Os europeus só exploraram a América a partir do final do século XV. Porém, muito antes disso, as terras desse continente já eram habitadas por pessoas que constituíam grupos sociais com modos de vida diferentes entre si.
A chegada dos europeus provocou uma série de mudanças na vida dos povos da América, muitos dos quais foram explorados, escravizados ou simplesmente dizimados.

Para recordar:
Na América existiam grupos de:
Caçadores e coletores como, por exemplo, os jês (Brasil), os esquimós (Alasca).
Sociedades de economia de  subsistência, como os tupis-guaranis (Brasil)   e os pueblos (EUA).

Sociedades mais avançadas com produção agrícola excedente, utilizando irrigação. Era o caso dos incas, maias e astecas; estes povos construíram pirâmides, estradas, cidades, desenvolveram conhecimentos científicos. (astronomia, metalurgia, matemática).

Dos 5 milhões de nativos que viviam aqui no Brasil em 1500, hoje a população indígena está reduzida a cerca de 300 mil.


Para você ter uma noção melhor do que foi esse processo de extermínio, observe:
No século XVI seriam necessários 25 estádios da capacidade de lotação do estádio do Maracanã para acomodação dos 5 milhões de indígenas existentes no Brasil.

Hoje, apenas um pouco mais que 01 estádio seria necessário para colocarmos a população indígena atual.
Cerca de metade dos índios brasileiros, vivem atualmente na região Norte.

Como aconteceu esse processo de extermínio?
Os conquistadores se aproveitavam que as tribos se desentendiam entre si e jogavam umas contra as outras, formando grandes conflitos entre elas.
A Igreja usava de mitos sagrados para realizar a sua dominação sobre os indígenas.

Assim como nas guerras mais recentes (Vietnã e Golfo Pérsico) onde foram usadas armas químicas, portugueses e espanhóis, além de armas de fogo, usaram também bactérias e vírus para derrotar os indígenas da América, no século XVI.


Responda em seu caderno:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1) Sintetize (resuma) as principais formas usadas pelos europeus (portugueses e espanhóis) no processo de conquista dos indígenas americanos.
_____________________________


2) Cite as diferenças entre as civilizações existentes na América e as que chegaram da Europa.
_____________________________


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Cada terra conquistada pelos europeus era transformada em colônia. A América, a partir do final do século XV, passou a pertencer aos europeus e a fazer parte da rota comercial européia, pois enviava produtos tropicais para as metrópoles gerando lucros para Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda.

Observe os conceitos abaixo mencionados:
Você deve procurar compreendê-los, pois são importantes para que possa melhor entender os textos dos módulos.
Metrópole: país que tem colônia fora de suas fronteiras.
Colônia: território dominado por uma metrópole.
Monopólio: direito exclusivo de impor regras e preços na comercialização e na produção que as metrópoles impunham às suas colônias.
Colonização: de uma terra é a  sua  ocupação  pelo elemento humano e a exploração dos seus recursos. Em conseqüência, surgem formas de organização econômica, social   e político-administrativa. Quando a terra a ser colonizada já for habitada, o colonizador tende sempre a impor a sua cultura, como aconteceu na América em geral e outras partes do mundo.




COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

3)  Explique o que significa “colonizar”.
_____________________________



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado.


Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal

Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c


ATIVIDADE  TURMA  2: Atletismo

Baseado no que foi proposto e desenvolvido em aula, vimos alguns fatos sobre o atletismo. Por exemplo, como é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremesso/lançamentos).

No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical.

No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo central do corpo.

Após relembrar o que foi visto em sala de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina.

ATIVIDADES

1. O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. Abaixo, você vê o nome de três desses atletas. Faça uma breve pesquisa sobre a vida desses atletas, o período em que competiam, quais as modalidades que participavam, o que vocês julgarem mais importante em relação a eles.

  • João do Pulo:
  • Vanderlei Cordeiro de Lima:
  • Adhemar Ferreira da Silva:


2. Segue abaixo alguns links para assistirem em relação ao atletismo. Será muito bacana, ao término dos vídeos, vocês apresentarem as experiências em seu caderno:

SALTO EM DISTÂNCIA
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=-2_c85LYiAI


SALTO TRIPLO
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=t7CzcZmqTvI


JOÃO DO PULO
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=Fi-fVRrHzCs


VANDERLEI DE LIMA
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=zBYufdDIOrE


Quarta-feira, dia 27_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE 1: leitura e interpretação de textos com descritores.
Descritor: Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.


1. LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Tormento não tem idade
- Meu filho, aquele seu amigo, o Jorge, telefonou.
- O que é que ele queria?
- Convidou você para dormir na casa dele, amanhã.
- E o que é que você disse?
- Disse que não sabia, mas achava que você iria aceitar o convite.
-Fez mal, mamãe. Você sabe que odeio dormir fora de casa.
- Mas meu filho, o Jorge gosta tanto de você...
- Eu sei que ele gosta de mim. Mas eu não sou obrigado a dormir na casa dele por causa disso, sou?
- Claro que não. Mas...
- Mas o que, mamãe?
- Bem, quem decide é você. Mas, que seria bom você dormir lá, seria.
- Ah, é? E por quê?
- Bem, em primeiro lugar, o Jorge tem um quarto novo de hóspedes e queria estrear com você.
- Ele disse que é um quarto muito lindo. Tem até a TV a cabo.
- Eu não gosto de tevê.
[...]
- Eu faço a maleta para você, meu filho. Eu arrumo suas coisas direitinho. Você vai ver.
- Não, mamãe. Não insista, por favor. Você está me atormentando com isso. Bem, deixe eu lhe lembrar uma coisa, para terminar com essa discussão: amanhã eu não vou a lugar nenhum. Sabe por que, mamãe? Amanhã é meu aniversário. Você esqueceu?
- Esqueci mesmo. Desculpe, filho.
- Pois é. Amanhã estou fazendo 50 anos. E acho que quem faz 50 anos tem o direito de passar a noite com sua mãe, não é verdade?
SCLIAR, Moacyr. Folha de São Paulo, 3 set. 2001, p. C2.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. O trecho dessa narrativa que explica o que resolveu o problema é
A) “─ Ah, é? E por quê?”.
B) “─ Eu não gosto de tevê.”.
C) “─ Amanhã é meu aniversário.”.
D) “─ Esqueci mesmo. Desculpe, filho.”.


2. LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Os Viajantes e a Bolsa de Moedas
Dois homens viajavam juntos ao longo de uma estrada, quando um deles encontrou uma bolsa cheia de alguma coisa. E ele disse: “Veja que sorte a minha, encontrei uma bolsa, e a julgar pelo peso, deve estar cheia de moedas de ouro.”
E lhe diz o companheiro: “Não diga encontrei uma bolsa; mas, nós encontramos uma bolsa, e quanta sorte temos. Amigos de viagem devem compartilhar as tristezas e alegrias da estrada.”

O “sortudo”, claro, se nega a dividir o achado. Então escutam gritos de: “Pega ladrão!”, vindo de um grupo de homens armados com porretes, que se dirigem, estrada abaixo, na direção deles. O viajante “sortudo”, logo entra em pânico, e diz. “Estamos perdidos se encontrarem essa bolsa conosco.” Replica o outro: “Você não disse ‘nós’ antes. Assim, agora fique com o que é seu e diga, ‘Eu estou perdido’.”

Moral da História: Não devemos exigir que alguém compartilhe conosco as desventuras, quando não lhes compartilhamos também as nossas alegrias.
Esopo. Disponível em: <http://sitededicas.uol.com.br> Acesso em: 02 fev. 2010.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

2. O fato que deu origem a essa história foi
A) O amigo ter abandonado o outro companheiro.
B) O viajante ser perseguido por homens armados.
C) Os amigos ficarem perdidos em uma estrada.
D) Os viajantes encontrarem uma bolsa com moedas.


3. LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O gambá
No silêncio circular da praça, a esquina iluminada. O patrão aguardava a hora de apagar as luzes do café. O garçom começou a descer as portas de aço e olhou o relógio: meia-noite e quarenta e cinco. O moço da farmácia chegou para o último cafezinho. Até ser enxotados, uns poucos fregueses de sempre insistiam em prolongar a noite. Mas o bate-papo estava encerrado.

Foi quando o chofer de táxi sustou o gesto de acender o cigarro e deu o alarme: um gambá! Correram todos para ver e, mais que ver, para crer. Era a festa, a insólita festa que a noite já não prometia. Ali, na praça, quase diante do edifício de dez andares, um gambá.

Vivinho da silva, com sua anacrônica e desarmada arquitetura.
No meio da rua – como é que veio parar ali? Um frêmito de batalha animou os presentes.

Todos, pressurosos, foram espiar o recém-chegado. Só o Corcundinha permaneceu imóvel diante da mesa de mármore. O corpo enterrado na cadeira, as grossas botinas mal dispensavam as muletas. O intruso não lhe dizia respeito. Podia sorver devagarinho o seu conhaque.

Encolhido de medo e susto, o gambá não queria desafiar ninguém. Mas seus súbitos inimigos a distância mantinham uma divertida atitude de caça. Ninguém sabia por onde começar a bem-vinda peleja. Era preciso não desperdiçar a dádiva que tinha vindo alvoroçar a noite de cada um dos circunstantes.
REZENDE, Oto Lara. O gambá. In: O elo perdido & outras histórias. 5 ed. São Paulo: Ática, 1998. p.12. Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

3. Nesse texto, qual é o fato que motiva a narrativa?
A) O fechamento do café.
B)  A aparição do gambá.
C)  A perseguição ao recém-chegado.
D)  O descaso do Corcundinha.


4. LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

FUGA
Mal o pai colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo um barulho infernal.
– Para com esse barulho, meu filho – falou, sem se voltar.

Com três anos já sabia reagir como homem ao impacto das grandes injustiças paternas; não estava fazendo barulho, estava só empurrando uma cadeira.

– Pois então para de empurrar a cadeira.
– Eu vou embora – foi a resposta.

Distraído, o pai não reparou que ele juntava ação às palavras, no ato de juntar do chão suas coisinhas, enrolando-as num pedaço de pano. Era a sua bagagem: um caminhão de plástico com apenas três rodas, um resto de biscoito, uma chave (onde diabo meteram a chave da despensa? – a mãe mais tarde irá dizer), metade de uma tesourinha enferrujada, sua única arma para a grande aventura, um botão amarrado num barbante.

A calma que baixou na sala era vagamente inquietante. De repente, o pai olhou ao redor e não viu o menino. Deu com a porta da rua aberta, correu até o portão.

– Viu um menino saindo desta casa? Gritou para o operário que descansava diante da obra do outro lado da rua, sentado no meio-fio.

– Saiu agora mesmo com uma trouxinha – informou ele. [...]

Trouxe-o para casa e o largou novamente na sala – tendo antes o cuidado de fechar a porta da rua e retirar a chave, como ele fizera com a despensa.

– Fique aí quietinho, está ouvindo? Papai está trabalhando.

– Fico, mas vou empurrar esta cadeira.

E o barulho recomeçou.
SABINO, Fernando. Fuga. In: Para gostar de ler. V. 2 Crônicas. São Paulo: Ática, 1995. p. 18-19.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

4. O conflito gerador desse texto tem início, quando o menino
A) Arruma uma trouxinha de coisas.
B) Começa a empurrar a cadeira.
C) Continua a empurrar a cadeira.
D) Cumpre a ameaça de ir embora.
Fonte: soescola.com (questões com descritores)


5. LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Significados da Adolescência
Uma conversa entre um professor e um jovem adolescente...
O professor prossegue na sua explicação:
- Frutos amadurecem... Fruto maduro quer dizer bom, entendes? Bom quer dizer doce...
Responde o jovem adolescente:
- Então o beijo é maduro?
E o professor:
-Não.
E o jovem adolescente:
- Então... O beijo é doce...
E o professor:
- Beijos são complicados... É melhor falar de frutos. Frutos se podem comer... A comida fala...
E o adolescente determinado nas suas descobertas:
- Seres humanos também falam...
E o professor desanimado:
- Falam... Ai, ai, ai... Vai começar de novo.
Disponível em: <http:/www.luso-poemas.net/modules/new/article.php>. Acesso em 20 abril 2011 (P090566EX_SUP)

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

5. O fato que deu origem a essa história foi
A) A explicação do professor.
B) A insistência do aluno.
C) O desânimo do professor.
D) O questionamento do aluno.
Fonte: SAEP


Matemática_______________________

ATIVIDADE: leitura e explicação; resolução de situações problema; revisão de conteúdos; pesos e medidas.


 LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Para comemorar o primeiro dia de retorno às aulas, Eliz e Wesley foram à lanchonete. Eliz pediu um pacote de biscoitos e um suco de laranja. Wesley pediu um hambúrguer e um refresco de maracujá.




Eliz pagou seu lanche com quatro moedas de R$1,00 e duas moedas de R$0,50.



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Responda:

1. São necessárias _____ moedas de 50 centavos para se obter um real. Portanto, cinquenta centavos é a ______________ de um real.

Quando dividimos um inteiro em ________ partes iguais, cada uma dessas partes é a metade do inteiro.


Podemos representar a metade de várias maneiras:

• forma fracionária: 1/2

• forma decimal → 0,5 ou 0,50

• forma de porcentagem → 50%

Também podemos representar de forma gráfica:


Responda no caderno:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Calcule a metade de cada valor:

a) R$10,50

b) R$8,90

c) R$18,46

d) R$77,38


2. Keyson comprou uma bicicleta que custou R$468,00. Ele deu metade do valor de entrada e o restante ele dividiu em quatro prestações. Qual será o valor de cada prestação?


3. Gelsa recebeu seu pagamento este mês e depositou R$623,48 na poupança. Sabendo que este valor corresponde a metade do seu salário, determine o salário de Gelsa.


4. Em uma pesquisa para presidente, Donald Trump obteve 50% das intenções de votos. Explique como podemos demostrar que ele obteve metade das intenções desses votos.


Quinta-feira, dia 28____


Ciências________________________

IMPORTANTE: não copie os textos ou figuras! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.

ATIVIDADE 1: Durante a aula anterior, fizemos uma revisão sobre Macro e Micronutrientes e tratamos dos grupos de alimentos, utilizando para isso a pirâmide alimentar. A proposta atual é definirmos o conceito de saúde e compreendermos algumas “leis” que podem te ajudar numa nutrição saudável.



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O que é saúde para você?
“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de uma doença ou enfermidade”  (OMS, 1946).

Alguns especialistas completam a conceito de saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde): Saúde implica poder adoecer e sair do estado de doente (CANGUILHEM, 2006, p. 148 apud BATISTELLA, 2012).

Mas quais doenças podem ser evitadas ou controladas com uma nutrição de qualidade?
• Prevenção do câncer;
• Combate à depressão;
• Diminuição de doenças cardíacas;
• Diminuição da obesidade.

Mas como sair bem de uma doença e voltar ao estado anterior?
Existem atitudes coletivas/governamentais, como aumento da taxa de emprego para que a população tenha acesso a alimentos saudáveis e diversificados. O uso de propagandas educativas que promovam a escolha de alimentos saudáveis, a vacinação em dia e a conscientização para se evitar a automedicação são também atitudes governamentais importantes. Porém, no fim, o que conta mesmo são as atitudes individuais. Cada um é o único responsável pelas suas escolhas alimentares e existem algumas “leis” que podem te ajudar nestas escolhas. São elas:

1. Lei da Quantidade:
Com base nas necessidades energéticas (Kcal), que podem variar com: idade, sexo (masculino ou feminino), peso e altura, estado biológico (gestante, adolescente) clima, ou tipo de atividade física.

2. Lei da qualidade:
 Baseada na maior variedade possível de alimentos. Opção por alimento coloridos. Há uma dica que sugere descasque mais, desembrulhe menos!

3. Lei da harmonia:
Baseada na proporção entre os grupos de alimentos, como indicado na pirâmide alimentar (exemplo: mais porções de proteína devem ser consumidas por dia, menos de gordura e açúcar).

4. Lei da Adequação:
Se pessoa acamada (doente) ou sedentária, há menos gastos de energia do que uma pessoa em intensa atividade física (trabalhador braçal).


ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. De acordo com o texto, como a OMS define Saúde?
________________________________


2. Uma pessoa saudável pode ficar doente? Justifique.
________________________________


3. Quais doenças podem ser evitadas ou controladas com uma nutrição de qualidade?
________________________________


4. Pesquise na internet o que quer dizer a expressão citada no texto: “descasque mais, desembrulhe menos!”
________________________________


5. Segundo a Lei da Adequação: Quem pode e está em isolamento social durante esta pandemia precisa consumir menor ou maior quantidade de alimentos energéticos do que uma pessoa que está trabalhando, principalmente em atividades pesadas e ao ar livre (exemplo: trabalhador braçal da construção civil)? Justifique.
________________________________



Inglês__________________________

ATIVIDADE: Traduza texto e as questões, não precisa copiar, pode usar o tradutor do celular ou dicionário. No caderno, copie as questões em inglês e responda:


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Bullying in the ping pong game.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Às vezes, alguns alunos não sabem brincar com a amizade e depois pode
acontecer isso ...
Ao ler esses quadrinhos, observe os seguintes aspectos:
• Quem é o público-alvo?
______________________

• Qual é a mensagem desses quadrinhos?
______________________

• Como a mensagem é transmitida, ironicamente, seriamente, cômica ou
dramaticamente?
______________________
                                                   

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada. copie as questões em inglês

Let’s discuss about this comics, Bullying in the ping pong game!

1. Match the columns about the characters:
(1) Tina
(2) Mary.
(3) Teacher

(   ) get Mary’s turn.
(   ) warns Tina
(   ) Tina gets her turn.


2. In the 1st frame Mary takes the racket. How is her face?
(   ) sad
(   ) happy


3. In the 1st frame Tina speaks and the balloon is different. Why is it different?
(   ) Because she is singing.
(   ) Because she screams.


4. What is the color of the rackets?
__________________________


5. Observe the students. What kind of clothes are they wearing?
__________________________
__________________________

6. Write the T or F:
(   ) They are playing soccer.
(   ) They are eating.
(   ) The teacher was sleeping.
(   ) They are playing ping-pong.
(   ) Mary is crying.
(   ) Tina gets Mary’s turn.
(   ) Mary was playing in the Tina’s turn.
(   ) Teacher put Mary in the end of the line.


8. What do you think about the teacher’s attitude?
__________________________


9. Would you like to lost your turn?
__________________________


10. If you lose your turn what would you do?
__________________________


11. Do you take your classmate's turn?
(   ) Yes, I do.
(   ) No, I don’t.
(   ) Just sometimes.


12. Do you think Tina’s attitude was correct? Do you agree with her?
__________________________


13. Read the question and match:
Why should we respect our classmates?
(   ) Because it can bring us serious problems.
(   ) Because it can help us having a good relationship.


14. Remove the adjective of the superlative form from the 3rd frame:
__________________________



Arte___________________________

ATIVIDADE: Artesanato

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina. Tal técnica é praticada desde o período antigo, denominado Neolítico, quando poliam pedras para fabricar armas e objetos de caça e pesca, cerâmica para guardar alimentos e tecelagem para fabricar redes, roupas e colchas.

A partir da Revolução Industrial, que iniciou na Inglaterra, o artesanato foi fortemente desvalorizado, deixou de ser tão importante, já que neste período capitalista o trabalho foi dividido colocando determinadas pessoas para realizarem funções específicas, essas deixaram de participar de todo o processo de fabricação. Além disso, os artesãos eram submetidos à péssimas condições de trabalho e baixa remuneração. Este processo de divisão de trabalho recebeu o nome de linha de montagem.

Hoje, o artesanato voltou a ter prestígio e importância. Continua a buscar elementos naturais para desenvolver suas peças originadas do barro, couro, pedra, folhas e ramos secos entre outros. Em todas as regiões é possível encontrar artesanatos diversificados originados a partir da natureza típica do local e de técnicas específicas.

O artesanato é reconhecido em áreas como a de bijuterias, bordados, cerâmica, vidro, gesso, mosaicos, pinturas, velas, sabonetes, saches, caixas variadas, reciclagem, patchwork, metais, brinquedos, arranjos, apliques, além de várias técnicas distintas utilizadas para a fabricação de peças.






Escreva os tipos de artesanatos que você conhece e em seguida ilustre em seu caderno, ou em uma folha de sulfite o seu preferido. Se possível, fotografe alguns artesanatos que possui em sua casa.


Sexta-feira, dia 20_____


Língua Portuguesa_______________


ATIVIDADE: leitura e interpretação de textos com descritores. Descritor: Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Texto I - As Borboletas
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam na luz
As belas borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então . . .
Oh, que escuridão!
MORAES, Vinícius de. A arca de Noé. Companhia das Letrinhas, 1991.

Aprecie o vídeo:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://youtu.be/CHoTH6DHCaM

Texto II - Borboletas
As borboletas são insetos com dois pares de asas. Vive melhor em regiões tropicais pelo clima quente e alimento abundante.
Existem aproximadamente 200 mil espécies de borboletas, mas somente 120 mil estão registradas. As borboletas se alimentam de vegetais e néctar. Pesam cerca de 0,3 gramas sendo que a maior pode pesar 3 gramas.
Chegam a ter 32 centímetros de asa a asa. As borboletas vivem em média duas semanas.
http://www.brasilescola.com/animais/borboleta.htm

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Esses textos (Borboletas / As Borboletas) falam sobre:
A) Preservação das borboletas.
B) Hábitos das borboletas.
C) Características das borboletas. 
D) Alimentação das borboletas.




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Texto I - Vaca Estrela e boi Fubá. 
Patativa do Assaré.
Eu sou filho do Nordeste, não nego meu naturá
 Mas uma seca medonha me tangeu de lá pra cá
Lá eu tinha o meu gadinho, num é bom nem imaginar,
Minha linda Vaca Estrela e o meu belo Boi Fubá
Quando era de tardezinha eu começava a aboiar
Ê ê ê ê la a a a a ê ê ê ê Vaca Estrela,
Ô ô ô ô Boi Fubá.
Disponível em: <http://letras.terra.com.br/jovens-talentos/448501/>. Fragmento .

Texto II - A Triste Partida
Luíz Gonzaga
...Sem chuva na terra 
Descamba Janeiro,
Depois fevereiro
E o mesmo verão Meu Deus,
meu Deus
Entonce o Nortista
Pensando consigo
Diz: “isso é castigo
não chove mais não”
Ai, ai, ai, ai
Apela pra Março
Que é o mês preferido
Do santo querido
Sinhô São José...
Disponível em: <http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga /82378/>. Fragmento

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

2. Esses textos (músicas) falam sobre:
A) A seca do nordeste.
B) O povo do nordeste.
C) O clima do nordeste.
D)  A vegetação do nordeste.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Texto I - Atrás da porta
A casa do Carlinhos era uma casa antiga, pegada à Escola Dona Carlotinha de Araújo Cintra. Antigamente, quando a avó do Carlinhos estava viva, ela ocupava as duas casas, que eram uma só. Depois que a Dona Carlota morreu, a família separou o casarão em dois.

Uma parte foi doada para a escola. E, na outra, ficou morando a família do Carlinhos. Carlinhos gostava muito da avó, então vivia brincando no quarto que tinha sido dela.

Dona Carlotinha era aquele tipo de avó que todo mundo quer ter: brincava com os netos de teatrinho, de acampamento no quintal, de amarelinha, tocava violão, cantava e contava histórias.

E que histórias! Dava a impressão de que ela sabia todas as histórias do mundo.
De fadas, de lobos ferozes, de meninos e meninas que desobedeciam aos pais (era dessas histórias que Carlinhos mais gostava), de reis, de piratas e de marinheiros.
ROCHA, Ruth. In: Histórias Pescadas. Coleção Literatura em Minha Casa. p. 86. Fragmento.

Texto II - Avó
A avó tem cabelos muito brancos, curtos e lisos. Pouco cabelo. A pele é toda enrugada. Parece que já está virando árvore. O corpo também é pequeno. Ela toda parece um pássaro.

Usa um xale de renda na cabeça e nas mãos carrega sempre um livro sagrado e cheiro de cebola. Tem passos miúdos. Às vezes parece orvalho. Já está quase desaparecendo, dá pra notar. Os olhos pousados em coisas diferentes, invisíveis navios, alguma terra do lado de lá?

Pronto, já fez a oração da manhã, pede por toda a família, o dia já pode começar. Na verdade, seu dia é muito simples. Cozinhar para o avô, preparar biscoitos de nata para os netos, tomar cuidado para não esquecer as coisas, a cabeça cheia de nuvens. Na hora do almoço, chega o avô.
MURRAY, Roseana. Retratos. Programa Gestão da aprendizagem Escolar. p. 37.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

3. Esses dois textos (Atrás da porta e Avó) retratam:
A) A convivência dos netos com as avós. 
B) A lembrança carinhosa das avós. 
C) As brincadeiras dos netos com as avós.
D) As histórias contadas pelas avós.
Fonte: soescola.com (questões com descritores)
Bons Estudos!
Matemática_____________________

ATIVIDADE: Revisão de conteúdo; expressões com colchetes.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Você sabe o que é alforria? É uma palavra que significa liberdade, ato de dar liberdade a um escravo. Complete os dados que estão faltando na tabela a seguir sobre o número de escravos que recebeu alforria no Brasil entre 1808 e 1831:


2. Griselda vai receber seus quatro netos nas férias de julho e preparou uma surpresa para os meninos que adoram chocolate. Ela comprou 4 caixas com 12 barras de chocolate, 3 caixas com 16 barras de chocolate e 2 caixas com 24 barras de chocolate. Se cada um dos netos comerem duas barras de chocolate por dia, os chocolates vão durar por quantos dias?


3. Resolva as expressões numéricas:

a) 8 + 3 x 15 ÷ 5 =

b) 72 – 72 ÷ 9 x 7  =


4. Clodoaldo Valério irá realizar uma viagem de 2950 km em três dias. Se no primeiro dia percorrer 812 km e no segundo dia, 1017 km, quantos quilômetros deverá percorrer no terceiro dia?


5. Fael comprou um computador que custava 2 000 reais. Ela deu 470 reais de entrada e o resto pagou em 3 prestações iguais. Qual será o valor de cada uma das prestações?


DESAFIO: Resolva a expressão abaixo:
15 + [(3 x 6 – 2) – (10 – 6 ÷ 2) + 1]=

Videoaula explicativo de expressões com colchetes:

PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=qRceiJJ6t6c&t=79s


----------------


8o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!