Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 1____
ATIVIDADE: Leitura e interpretação de texto.
A incapacidade de ser verdadeiro
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
– Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.
1. Quando Paulo chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas, o que a mãe fez?
___________________________
2. A preocupação da mãe que a fez levar o filho ao médico deveu-se à... (copie somente a alternativa correta).
A) fábula dos dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
B) história do pedaço de lua, cheio de queijo no pátio da escola.
C) passagem das borboletas pela chácara de Siá Elpídia formando um tapete voador.
D) imaginação do menino ao criar suas histórias fantasiosas.
3. O parecer do médico “Este menino é mesmo um caso de poesia”, sugere que Paulo...(copie somente a alternativa correta).
A) agia dessa forma pelo excesso de castigo.
B) brincava com coisas verdadeiras.
C) era um menino imaginativo e criativo.
D) estava precisando do carinho familiar.
4. Com base na leitura do texto, explique por que Paulo é incapaz de ser verdadeiro.
___________________________
5. Quem é Dona Coló no texto?
___________________________
7. Procure no dicionário o significado da palavra poesia. Identifique e escreva o significado que mais se aproxima de sua resposta anterior.
___________________________
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
A incapacidade de ser verdadeiro
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
– Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.
Andrade, Carlos Drummond de. A incapacidade de ser verdadeiro. In ANDRADE, Carlos Drummond de et al. Deixa que eu conto. São Paulo: Ática, 2003. Literatura em minha casa, v. 2, p.44.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
___________________________
2. A preocupação da mãe que a fez levar o filho ao médico deveu-se à... (copie somente a alternativa correta).
A) fábula dos dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
B) história do pedaço de lua, cheio de queijo no pátio da escola.
C) passagem das borboletas pela chácara de Siá Elpídia formando um tapete voador.
D) imaginação do menino ao criar suas histórias fantasiosas.
3. O parecer do médico “Este menino é mesmo um caso de poesia”, sugere que Paulo...(copie somente a alternativa correta).
A) agia dessa forma pelo excesso de castigo.
B) brincava com coisas verdadeiras.
C) era um menino imaginativo e criativo.
D) estava precisando do carinho familiar.
4. Com base na leitura do texto, explique por que Paulo é incapaz de ser verdadeiro.
___________________________
5. Quem é Dona Coló no texto?
___________________________
7. Procure no dicionário o significado da palavra poesia. Identifique e escreva o significado que mais se aproxima de sua resposta anterior.
___________________________
Referências Bibliográficas
https://www.passeidireto.com/arquivo/69232584/interpretacao-a-incapacidade-de-ser-verdadeiro. Acesso em 19/05/2020.
Matemática_______________________
ATIVIDADE: potenciação e revisão conteúdos: resolva cada exercício proposto em seu caderno.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Observe o quadro a seguir:
Exemplos:
a) 52 - Base: 5 - Expoente: 2
b) 63 - Base: 6 - Expoente: 3
Observe a imagem:
Responda as questões em seu caderno:
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Escreva como se lê as potências abaixo:
2. Indique a base e o expoente de cada potência:
3. Indique na forma de potência. Não precisa calcular o resultado:
a) 3 x 3 =
b) 5 x 5 x 5 =
c) 7 x 7 =
d) 8 x 8 x 8 =
e) 1 x 1 x 1 x 1 x 1 x 1 x 1 =
4. Na segunda–feira, 10 pessoas ficaram sabendo de uma notícia. Na terça-feira, cada pessoa contou a notícia para outras 10 pessoas, e, na quarta-feira, contaram cada qual, para outras 10. Nenhuma dessas pessoas sabia da notícia antes.
a) Quantas pessoas ficaram sabendo da notícia, na quarta-feira?
b) Até quarta feira, quantas pessoas já sabiam da notícia no total?
Terça-feira, dia 2_____
Geografia_______________________
ATIVIDADE: Leia o texto e responda as questões
Transformação no espaço geográfico
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. O espaço geográfico abriga o homem e todos os elementos naturais, tais como relevo, clima, vegetação e tudo que nela está inserido.
O espaço geográfico em sua etapa inicial apresentava somente os aspectos físicos ou naturais presentes, como rios, mares, lagos, montanhas, animais, plantas e toda interação e interdependência entre eles. O surgimento do homem, desde o mais primitivo, que começou a interferir no meio a partir do corte de uma árvore para construção de um abrigo e para caça, impactou e transformou o espaço geográfico.
Nesse primeiro momento, as transformações eram quase que insignificantes, uma vez que tudo que se retirava da natureza servia somente para sanar as necessidades básicas de sobrevivência, processo chamado de “meios de existência”. Toda modificação executada na natureza é proveniente do trabalho humano.
É através do trabalho que o homem é capaz de construir e desenvolver tudo aquilo que é indispensável à sua sobrevivência. O termo “trabalho” significa todo esforço físico e mental humano com finalidade de produzir algo útil a si mesmo ou a alguém.
O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico. A partir da Primeira Revolução Industrial, o homem enfatizou a retirada de recursos dispostos na natureza a fim de abastecer as indústrias de matéria-prima, que é um item primordial nessa atividade, ao passo que a população crescia acompanhada pelo alto consumo de alimentos e bens de consumo.
Com o avanço tecnológico, o homem criou uma série de mecanismos para facilitar a manipulação dos elementos da natureza, máquinas e equipamentos facilitaram a vida do homem e dinamizaram o processo de exploração de recursos, como os minerais, além do desenvolvimento de toda produção agropecuária com a inserção de tecnologias, como tratores, plantadeiras, colheitadeiras e muitos outros.
Na produção agropecuária se faz necessário transformar o meio, pois retira-se toda cobertura vegetal original que é substituída por pastagens e lavouras. Dessas derivam outros impactos como erosão, poluição e contaminação do solo e dos mananciais.
Na extração mineral, o espaço geográfico é bastante atingido, sofrendo profundos impactos e mudando de forma drástica todo arranjo espacial do lugar que está sendo explorado.
Nos centros urbanos, as alterações são percebidas nas construções presentes, essas transformações ocorrem em loteamentos que em um período era somente uma área desabitada e passou a abrigar construções residenciais, além de áreas destinadas ao comércio e indústria. Desse modo, nas cidades de todo mundo sempre ocorrem modificações no espaço, são identificadas nas novas construções, nas reformas de residências, lojas e todas as formas de edificações.
Diante dessas considerações constata-se que o espaço geográfico não é estático, pois até mesmo a deteriorização de um edifício ou monumento é considerado uma alteração do espaço e automaticamente da paisagem, por isso as mudanças são contínuas e dinâmicas. O espaço geográfico é produto do trabalho humano sobre a natureza e todas as relações sociais ao longo da história.
As constantes intervenções humanas no espaço causam uma infinidade de degradação que recentemente tem se voltado contra o homem. Desse modo, a natureza está devolvendo tudo aquilo que as ações antrópicas causaram. São vários os exemplos decorrentes das profundas alterações ocorridas principalmente no último século no planeta, como o aquecimento global, efeito estufa e escassez de água.
As décadas de exploração ocasionaram a extinção, somente no século XX pelo menos 15% das espécies da fauna e da flora foram extintas.
A partir das afirmativas, fica evidente que o homem necessita da natureza para obter seu sustento, no entanto, o que tem sido promovido é uma exploração irracional dos recursos. Se continuar nesse ritmo, provavelmente as próximas gerações enfrentarão sérios problemas. Além disso, a vida de todos os seres vivos na Terra ficará comprometida, inclusive do homem, caso o problema não seja solucionado.
1.No começo da história do homem, a configuração territorial é simplesmente o conjunto dos complexos naturais. À medida que a história vai fazendo-se, a configuração territorial é dada pelas obras dos homens: estradas, plantações, casas, depósitos, portos, fábricas, cidades etc; verdadeiras próteses. Cria-se uma configuração territorial que é cada vez mais o resultado de uma produção histórica e tende a uma negação da natureza natural, substituindo-a por uma natureza inteiramente humanizada”.
Sobre a produção e transformação do espaço, assinale a alternativa correta:
a) O espaço das sociedades é construído a partir de elementos da natureza em sua forma pura.
b) Os diferentes lugares e regiões no mundo capitalista não se diferem muito uns dos outros, pois a produção do espaço é relativamente homogênea e igualitária.
c) Podemos dizer que “produção do espaço” significa a construção pelo homem de seu próprio ambiente.
d) As técnicas de produção pouco interferem na formação do espaço das sociedades.
2.Assinale com (V) se as afirmativas são verdadeira e (F) para as afirmativas falsa , entre as alternativas abaixo, aquela que representa um elemento constitutivo ou participativo da produção do espaço econômico:
a.( ) Urbanização
b ( )Industrialização
c ( ) Mecanização do campo
d ( ) Delimitação de Unidades de Conservação
3. Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e ( F) para afirmativas falsa em relação às características do espaço geográfico:
a ( ) O espaço geográfico é a natureza transformada pelos seres humanos, por meio de seu trabalho ao longo da história.
b ( ) Lugar é a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.
c ( ) Para entendermos o espaço geográfico faz-se necessário compreender a sociedade que o criou e continua a transformá-lo ao longo do tempo.
d ( ) Espaço geográfico é que predominam os aspectos originais da natureza.
4. Assinale, a seguir, a alternativa que melhor indica o conceito atual de espaço geográfico:
a) Compreende o substrato superficial onde habitam os seres vivos terrestres.
b) Abrange o meio físico da Terra e suas dinâmicas naturais, tais como o clima, o relevo e a vegetação.
c) É o resultado da interação mediada pelas técnicas entre as práticas humanas e suas sociedades com a superfície terrestre e seus elementos.
d) É tudo aquilo que pode ser contemplado pela visão em um ambiente imediatamente próximo.
5.Escreva os nomes dos elementos naturais do espaço geográfico:
_________________________
_________________________
_________________________
6.Segundo o texto qual é o significado da expressão trabalho?
_________________________
_________________________
_________________________
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. O espaço geográfico abriga o homem e todos os elementos naturais, tais como relevo, clima, vegetação e tudo que nela está inserido.
O espaço geográfico em sua etapa inicial apresentava somente os aspectos físicos ou naturais presentes, como rios, mares, lagos, montanhas, animais, plantas e toda interação e interdependência entre eles. O surgimento do homem, desde o mais primitivo, que começou a interferir no meio a partir do corte de uma árvore para construção de um abrigo e para caça, impactou e transformou o espaço geográfico.
Nesse primeiro momento, as transformações eram quase que insignificantes, uma vez que tudo que se retirava da natureza servia somente para sanar as necessidades básicas de sobrevivência, processo chamado de “meios de existência”. Toda modificação executada na natureza é proveniente do trabalho humano.
É através do trabalho que o homem é capaz de construir e desenvolver tudo aquilo que é indispensável à sua sobrevivência. O termo “trabalho” significa todo esforço físico e mental humano com finalidade de produzir algo útil a si mesmo ou a alguém.
O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico. A partir da Primeira Revolução Industrial, o homem enfatizou a retirada de recursos dispostos na natureza a fim de abastecer as indústrias de matéria-prima, que é um item primordial nessa atividade, ao passo que a população crescia acompanhada pelo alto consumo de alimentos e bens de consumo.
Com o avanço tecnológico, o homem criou uma série de mecanismos para facilitar a manipulação dos elementos da natureza, máquinas e equipamentos facilitaram a vida do homem e dinamizaram o processo de exploração de recursos, como os minerais, além do desenvolvimento de toda produção agropecuária com a inserção de tecnologias, como tratores, plantadeiras, colheitadeiras e muitos outros.
Na produção agropecuária se faz necessário transformar o meio, pois retira-se toda cobertura vegetal original que é substituída por pastagens e lavouras. Dessas derivam outros impactos como erosão, poluição e contaminação do solo e dos mananciais.
Na extração mineral, o espaço geográfico é bastante atingido, sofrendo profundos impactos e mudando de forma drástica todo arranjo espacial do lugar que está sendo explorado.
Nos centros urbanos, as alterações são percebidas nas construções presentes, essas transformações ocorrem em loteamentos que em um período era somente uma área desabitada e passou a abrigar construções residenciais, além de áreas destinadas ao comércio e indústria. Desse modo, nas cidades de todo mundo sempre ocorrem modificações no espaço, são identificadas nas novas construções, nas reformas de residências, lojas e todas as formas de edificações.
Diante dessas considerações constata-se que o espaço geográfico não é estático, pois até mesmo a deteriorização de um edifício ou monumento é considerado uma alteração do espaço e automaticamente da paisagem, por isso as mudanças são contínuas e dinâmicas. O espaço geográfico é produto do trabalho humano sobre a natureza e todas as relações sociais ao longo da história.
As constantes intervenções humanas no espaço causam uma infinidade de degradação que recentemente tem se voltado contra o homem. Desse modo, a natureza está devolvendo tudo aquilo que as ações antrópicas causaram. São vários os exemplos decorrentes das profundas alterações ocorridas principalmente no último século no planeta, como o aquecimento global, efeito estufa e escassez de água.
As décadas de exploração ocasionaram a extinção, somente no século XX pelo menos 15% das espécies da fauna e da flora foram extintas.
A partir das afirmativas, fica evidente que o homem necessita da natureza para obter seu sustento, no entanto, o que tem sido promovido é uma exploração irracional dos recursos. Se continuar nesse ritmo, provavelmente as próximas gerações enfrentarão sérios problemas. Além disso, a vida de todos os seres vivos na Terra ficará comprometida, inclusive do homem, caso o problema não seja solucionado.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1.No começo da história do homem, a configuração territorial é simplesmente o conjunto dos complexos naturais. À medida que a história vai fazendo-se, a configuração territorial é dada pelas obras dos homens: estradas, plantações, casas, depósitos, portos, fábricas, cidades etc; verdadeiras próteses. Cria-se uma configuração territorial que é cada vez mais o resultado de uma produção histórica e tende a uma negação da natureza natural, substituindo-a por uma natureza inteiramente humanizada”.
Sobre a produção e transformação do espaço, assinale a alternativa correta:
a) O espaço das sociedades é construído a partir de elementos da natureza em sua forma pura.
b) Os diferentes lugares e regiões no mundo capitalista não se diferem muito uns dos outros, pois a produção do espaço é relativamente homogênea e igualitária.
c) Podemos dizer que “produção do espaço” significa a construção pelo homem de seu próprio ambiente.
d) As técnicas de produção pouco interferem na formação do espaço das sociedades.
2.Assinale com (V) se as afirmativas são verdadeira e (F) para as afirmativas falsa , entre as alternativas abaixo, aquela que representa um elemento constitutivo ou participativo da produção do espaço econômico:
a.( ) Urbanização
b ( )Industrialização
c ( ) Mecanização do campo
d ( ) Delimitação de Unidades de Conservação
3. Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e ( F) para afirmativas falsa em relação às características do espaço geográfico:
a ( ) O espaço geográfico é a natureza transformada pelos seres humanos, por meio de seu trabalho ao longo da história.
b ( ) Lugar é a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.
c ( ) Para entendermos o espaço geográfico faz-se necessário compreender a sociedade que o criou e continua a transformá-lo ao longo do tempo.
d ( ) Espaço geográfico é que predominam os aspectos originais da natureza.
4. Assinale, a seguir, a alternativa que melhor indica o conceito atual de espaço geográfico:
a) Compreende o substrato superficial onde habitam os seres vivos terrestres.
b) Abrange o meio físico da Terra e suas dinâmicas naturais, tais como o clima, o relevo e a vegetação.
c) É o resultado da interação mediada pelas técnicas entre as práticas humanas e suas sociedades com a superfície terrestre e seus elementos.
d) É tudo aquilo que pode ser contemplado pela visão em um ambiente imediatamente próximo.
5.Escreva os nomes dos elementos naturais do espaço geográfico:
_________________________
_________________________
_________________________
6.Segundo o texto qual é o significado da expressão trabalho?
_________________________
_________________________
_________________________
História_________________________
ATIVIDADE:
Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Período Neolítico
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.
PERÍODO NEOLÍTICO
Um grande avanço foi o desenvolvimento da metalurgia. A criação de objetos de metais, tais como lanças, ferramentas e machados, permitiu aos homens caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem garantiram alimento necessário para épocas de seca ou inundações.
As comunidades começaram a crescer e surgiu a necessidade da troca. Foi nessa época que aconteceu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.
COPIE AS QUESTÕES EM SEU CADERNO E RESPONDA:
Lembre-se: Todas as respostas estão no texto de apoio, você deve apenas exercitar o registro e compreensão de texto.
Todas as noites das 19h às 21h estou disponível para auxiliar e tirar dúvidas
1. Complete o texto abaixo, com informações referentes aos períodos pré-históricos que estudamos até o presente momento:
A pré-história pode ser dividida em três períodos: ________________, ____________________ e ___________________. Cada um deles tem características próprias e demonstram os avanços do homem da época.
O primeiro período, _______________, tem como característica as comunidades nômades, já que era preciso ____________________________
_______________ devido à necessidade de encontrar nova alimentação e habitação. O homem já começa a produzir utensílios feitos de __________ e a aperfeiçoá-los. Talvez o marco mais importante da época tenha sido o domínio do ____________, que até então era buscado apenas na natureza.
Com esse domínio, os homens começaram a ______________ alimentos, ________________ do frio comum no período, iluminar suas habitações e ainda afugentar __________________________. Com esses avanços, inicia-se o período __________________, no qual o homem passa de nômade para ___________________________, graças aos avanços de conhecimento, que auxiliou nas duas grandes técnicas da época: a _____________________, que permitia a colheita local e o replantio e a ___________________________ , que facilitava o acesso à carne como alimento.
Por fim, o período __________________ já traz uma comunidade complexa, que conseguiu desenvolver um grande diferencial: a ___________________. Com ela, o aprimoramento dos utensílios foi visível: martelos, machados e outros objetos auxiliavam mais na caça e na agricultura, o que permitia uma maior quantidade de alimentos. Com esse aumento, surgiu também o sistema de _____________ entre comunidades e o ____________________ especializado foi resultado de todas essas mudanças.
2. Leia as indicações e explique, com suas palavras, a qual período pertencem e o que você aprendeu sobre o assunto:
a. Divisão de trabalho:
b. Busca de novos locais para viver:
c. Pintura em paredes de cavernas:
d. Início do sistema de troca de mercadorias:
e. Metalurgia:
f. Sedentarismo:
Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Período Neolítico
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.
PERÍODO NEOLÍTICO
FONTE: POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR – JANAÍNA SPOLIDORIO
O período Neolítico ou Idade da Pedra Polida foi quando o homem conseguiu atingir um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Como ele se tornou sedentário, a criação de animais e a agricultura permitiram às comunidades trilharem novos caminhos.
Um grande avanço foi o desenvolvimento da metalurgia. A criação de objetos de metais, tais como lanças, ferramentas e machados, permitiu aos homens caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem garantiram alimento necessário para épocas de seca ou inundações.
As comunidades começaram a crescer e surgiu a necessidade da troca. Foi nessa época que aconteceu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.
COPIE AS QUESTÕES EM SEU CADERNO E RESPONDA:
Lembre-se: Todas as respostas estão no texto de apoio, você deve apenas exercitar o registro e compreensão de texto.
Todas as noites das 19h às 21h estou disponível para auxiliar e tirar dúvidas
1. Complete o texto abaixo, com informações referentes aos períodos pré-históricos que estudamos até o presente momento:
A pré-história pode ser dividida em três períodos: ________________, ____________________ e ___________________. Cada um deles tem características próprias e demonstram os avanços do homem da época.
O primeiro período, _______________, tem como característica as comunidades nômades, já que era preciso ____________________________
_______________ devido à necessidade de encontrar nova alimentação e habitação. O homem já começa a produzir utensílios feitos de __________ e a aperfeiçoá-los. Talvez o marco mais importante da época tenha sido o domínio do ____________, que até então era buscado apenas na natureza.
Com esse domínio, os homens começaram a ______________ alimentos, ________________ do frio comum no período, iluminar suas habitações e ainda afugentar __________________________. Com esses avanços, inicia-se o período __________________, no qual o homem passa de nômade para ___________________________, graças aos avanços de conhecimento, que auxiliou nas duas grandes técnicas da época: a _____________________, que permitia a colheita local e o replantio e a ___________________________ , que facilitava o acesso à carne como alimento.
Por fim, o período __________________ já traz uma comunidade complexa, que conseguiu desenvolver um grande diferencial: a ___________________. Com ela, o aprimoramento dos utensílios foi visível: martelos, machados e outros objetos auxiliavam mais na caça e na agricultura, o que permitia uma maior quantidade de alimentos. Com esse aumento, surgiu também o sistema de _____________ entre comunidades e o ____________________ especializado foi resultado de todas essas mudanças.
2. Leia as indicações e explique, com suas palavras, a qual período pertencem e o que você aprendeu sobre o assunto:
a. Divisão de trabalho:
b. Busca de novos locais para viver:
c. Pintura em paredes de cavernas:
d. Início do sistema de troca de mercadorias:
e. Metalurgia:
f. Sedentarismo:
Educação Física__________________
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE TURMA 1: alongamento sentado.
Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal
Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c
ATIVIDADE TURMA 2:
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.]
OBESIDADE X CORONAVÍRUS
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes com condições crônicas pré-existentes, como diabetes e hipertensão, apresentaram versões mais graves da doença causada pelo novo Coronavírus, a COVID-19.
Isso significa dizer que a infecção se desenvolveu rapidamente para a síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória aguda e outras complicações.
Sabendo que a obesidade anda de mãos dadas com essas doenças crônicas, a preocupação para que ocorra o controle adequado da pressão arterial e dos níveis glicêmicos tende ser ainda maior, além dos cuidados individuais e coletivos como medidas de proteção para assim evitar a COVID-19 e suas complicações.
O boletim do Ministério da Saúde sobre a disseminação do COVID-19 no Brasil, divulgado no início de abril, apontou uma nova tendência relacionada às mortes por Coronavírus: a obesidade estava mais presente nos óbitos de jovens que os de idosos.
Assista o vídeo “qual o risco da obesidade nas complicações da infecção por Coronavirus” Após a leitura do texto faça uma reflexão dando a sua opinião sobre a importância da atividade física no combate a Obesidade.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes com condições crônicas pré-existentes, como diabetes e hipertensão, apresentaram versões mais graves da doença causada pelo novo Coronavírus, a COVID-19.
Isso significa dizer que a infecção se desenvolveu rapidamente para a síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória aguda e outras complicações.
Sabendo que a obesidade anda de mãos dadas com essas doenças crônicas, a preocupação para que ocorra o controle adequado da pressão arterial e dos níveis glicêmicos tende ser ainda maior, além dos cuidados individuais e coletivos como medidas de proteção para assim evitar a COVID-19 e suas complicações.
O boletim do Ministério da Saúde sobre a disseminação do COVID-19 no Brasil, divulgado no início de abril, apontou uma nova tendência relacionada às mortes por Coronavírus: a obesidade estava mais presente nos óbitos de jovens que os de idosos.
Assista o vídeo “qual o risco da obesidade nas complicações da infecção por Coronavirus” Após a leitura do texto faça uma reflexão dando a sua opinião sobre a importância da atividade física no combate a Obesidade.
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=FaXswcQP6Qw
Quarta-feira, dia 3_____
Língua Portuguesa_________________
ATIVIDADE: Leitura e produção de texto
Definição de acróstico
O acróstico é um gênero de composição poética bastante antigo. Consiste em formar palavras ou mesmo frases com as letras iniciais, intermediárias ou finais.
Para construir um acróstico, basta escrever, na vertical, nome de pessoas (Leonardo, Carmilucia, Claudia, Maria Julia), substantivo abstrato (saudade, amor, alegria, esperança), substantivo comum (mãe, pai, filho, mulher) ou até uma frase.
Exemplos de acrósticos
F elicidade maior que se
I nstalou em minha vida…
L uz que ilumina e me mostra o
H orizonte a seguir… Abrigo
O nde repouso meus
S onhos, sem nunca pensar em desistir
A miga
L inda
I nteligente
N obre
E studiosa
Agora é sua vez...!
1. Crie um acróstico com as letras iniciais do seu nome.
2. Crie um acróstico com as letras iniciais de uma palavra que lhe agrada.
3. Escolha uma palavra e crie um acróstico utilizando frases a partir de cada letra, como no exemplo.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Definição de acróstico
O acróstico é um gênero de composição poética bastante antigo. Consiste em formar palavras ou mesmo frases com as letras iniciais, intermediárias ou finais.
Para construir um acróstico, basta escrever, na vertical, nome de pessoas (Leonardo, Carmilucia, Claudia, Maria Julia), substantivo abstrato (saudade, amor, alegria, esperança), substantivo comum (mãe, pai, filho, mulher) ou até uma frase.
Exemplos de acrósticos
F elicidade maior que se
I nstalou em minha vida…
L uz que ilumina e me mostra o
H orizonte a seguir… Abrigo
O nde repouso meus
S onhos, sem nunca pensar em desistir
A miga
L inda
I nteligente
N obre
E studiosa
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Crie um acróstico com as letras iniciais do seu nome.
2. Crie um acróstico com as letras iniciais de uma palavra que lhe agrada.
3. Escolha uma palavra e crie um acróstico utilizando frases a partir de cada letra, como no exemplo.
Fonte: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-com-acrostico/
Matemática_______________________
ATIVIDADE: MÚLTIPLOS E DIVISORES
O número que representa o resultado de uma multiplicação de dois números naturais é chamado de MÚLTIPLO desses números.
Por exemplo:
a) 3 x 5 = 15
O número 15 é múltiplo de 5 e múltiplo de 3.
b) 7 x 8 = 56
O número 56 é múltiplo de 7 e múltiplo de 8.
Um número é DIVISOR de outro quando o resto da divisão entre eles for igual a 0 (zero).
Por exemplo:
a) 3 é divisor de 423, pois quando dividimos 423 por 3 o resto é zero.
b) 2 é divisor 24, pois quando dividimos 24 por 2, o resto é zero.
Um número é DIVISÍVEL por outro, quando o resto da divisão entre eles for igual a 0 (zero).
a) 423 é divisível por 3, pois, como vimos na explicação anterior, quando dividimos 423 por 3 o resto é zero.
b) 24 é divisível por 2, pois, como vimos na explicação anterior, quando dividimos 24 por 2, o resto é zero.
Você pode assistir esta videoaula para ajudar a resolver a atividades a seguir:
No PDF use o link - https://www.youtube.com/watch?v=MVxkuFoRSgc
Agora, resolva em seu caderno:
1. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e justifique:
( ) 35 é múltiplo de 7.
( ) 180 é divisível por 40.
( ) 7 é divisor de 42.
( ) 24 é múltiplo de 144.
( ) 252 é divisível por 12.
( ) 10 é divisor de 5.
( ) 69 é múltiplo de 31.
2. Escreva os primeiros múltiplos de:
a) M (2) = {___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ...}
b) M (3) = {___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ...}
c) M (5) = {___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ...}
d) M (6) = {___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ...}
e) M (8) = {___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ...}
f) M (10) = {___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ...}
3. Observe as listas dos múltiplos da atividade anterior. Escreva abaixo o que você percebeu.
4. Um carteiro tem várias correspondências para entregar numa rua numerada de 1 a 30.
Para as casas pares, ele entregará as contas de gás e para as casas terminadas em 0 ou 5 ele entregará as contas de luz.
a) Quantas casas receberão contas de luz? ________________
b) Quantas casas receberão contas de gás? _________________
c) Quantas casas receberão as duas contas? _________________
d) Quantas casas não receberão contas nem de luz, nem de gás? _____________
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Por exemplo:
a) 3 x 5 = 15
O número 15 é múltiplo de 5 e múltiplo de 3.
b) 7 x 8 = 56
O número 56 é múltiplo de 7 e múltiplo de 8.
Um número é DIVISOR de outro quando o resto da divisão entre eles for igual a 0 (zero).
Por exemplo:
a) 3 é divisor de 423, pois quando dividimos 423 por 3 o resto é zero.
b) 2 é divisor 24, pois quando dividimos 24 por 2, o resto é zero.
Um número é DIVISÍVEL por outro, quando o resto da divisão entre eles for igual a 0 (zero).
a) 423 é divisível por 3, pois, como vimos na explicação anterior, quando dividimos 423 por 3 o resto é zero.
b) 24 é divisível por 2, pois, como vimos na explicação anterior, quando dividimos 24 por 2, o resto é zero.
Você pode assistir esta videoaula para ajudar a resolver a atividades a seguir:
No PDF use o link - https://www.youtube.com/watch?v=MVxkuFoRSgc
Agora, resolva em seu caderno:
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e justifique:
( ) 35 é múltiplo de 7.
( ) 180 é divisível por 40.
( ) 7 é divisor de 42.
( ) 24 é múltiplo de 144.
( ) 252 é divisível por 12.
( ) 10 é divisor de 5.
( ) 69 é múltiplo de 31.
2. Escreva os primeiros múltiplos de:
a) M (2) = {___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ...}
b) M (3) = {___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ...}
c) M (5) = {___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ...}
d) M (6) = {___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ...}
e) M (8) = {___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ...}
f) M (10) = {___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___, ...}
3. Observe as listas dos múltiplos da atividade anterior. Escreva abaixo o que você percebeu.
4. Um carteiro tem várias correspondências para entregar numa rua numerada de 1 a 30.
Para as casas pares, ele entregará as contas de gás e para as casas terminadas em 0 ou 5 ele entregará as contas de luz.
a) Quantas casas receberão contas de luz? ________________
b) Quantas casas receberão contas de gás? _________________
c) Quantas casas receberão as duas contas? _________________
d) Quantas casas não receberão contas nem de luz, nem de gás? _____________
Quinta-feira, dia 4____
Ciências________________________
ATIVIDADE: Poluição da Água;
IMPORTANTE: não copie o texto! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.
ATIVIDADE 1: A proposta atual é a leitura do texto abaixo sobre a Poluição da Água.
Poluição da água
A água que pode ser consumida sem risco para a saúde está extinta na Terra. Isso se deve ao fato que, com o passar dos anos, esse bem tão importante para toda espécie de vida, vem sendo ameaçada pela poluição. É interessante saber como e porque isso vem ocorrendo, e tomar medidas para a prevenção. Mas primeiro vamos saber o que seria uma água potável, ou seja, própria para o consumo.
Para ser considerada potável, a água tem que atender a determinados requisitos quanto a sua natureza física, química e biológica.
Requisitos físicos: Não possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor). A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e o pior, no sabor da água.
Mas o que provoca essas alterações nos aspectos físicos da água? A decomposição da matéria orgânica lançada nos rios, isto é, animais ou plantas apodrecidas podem alterar o cheiro da água. E mais: o esgoto, óleo queimado, produtos de limpeza (detergentes), etc. Quando a água apresentar aspecto leitoso em sua cor, ou cor escura acinzentada, corre o risco de conter restos industriais. Essa coloração na água é chamada de turvação ou turbidez.
Requisitos químicos: sob o ponto de vista químico, alterações na potabilidade da água podem ocorrer devido à presença de tóxicos como chumbo, cádmio, arsênico, e metais pesados como o mercúrio. Podem ocorrer excessos ou ausências de cálcio e magnésio.
Requisitos biológicos: a água para ser considerada biologicamente potável, não pode conter organismos patogênicos que são os causadores de doenças.
ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.
1. O que ameaça a qualidade da água?
_______________________
_______________________
2. Para ser considerada potável a água tem de atender a 3 requisitos. Quais são eles?
_______________________
_______________________
_______________________
3. Complete os espaços em branco:
a. A água inodora não tem: ___________
b. A água insípida não tem: ___________
c. A água incolor não tem: ___________
4. O que provoca alterações nos aspectos físicos da água?
_______________________
_______________________
5. Quais materiais tóxicos podem provocar alterações químicas na água?
_______________________
_______________________
6. O que é necessário para a água ser considerada biologicamente potável?
_______________________
_______________________
IMPORTANTE: não copie o texto! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.
ATIVIDADE 1: A proposta atual é a leitura do texto abaixo sobre a Poluição da Água.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Poluição da água
A água que pode ser consumida sem risco para a saúde está extinta na Terra. Isso se deve ao fato que, com o passar dos anos, esse bem tão importante para toda espécie de vida, vem sendo ameaçada pela poluição. É interessante saber como e porque isso vem ocorrendo, e tomar medidas para a prevenção. Mas primeiro vamos saber o que seria uma água potável, ou seja, própria para o consumo.
Para ser considerada potável, a água tem que atender a determinados requisitos quanto a sua natureza física, química e biológica.
Requisitos físicos: Não possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor). A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e o pior, no sabor da água.
Mas o que provoca essas alterações nos aspectos físicos da água? A decomposição da matéria orgânica lançada nos rios, isto é, animais ou plantas apodrecidas podem alterar o cheiro da água. E mais: o esgoto, óleo queimado, produtos de limpeza (detergentes), etc. Quando a água apresentar aspecto leitoso em sua cor, ou cor escura acinzentada, corre o risco de conter restos industriais. Essa coloração na água é chamada de turvação ou turbidez.
Requisitos químicos: sob o ponto de vista químico, alterações na potabilidade da água podem ocorrer devido à presença de tóxicos como chumbo, cádmio, arsênico, e metais pesados como o mercúrio. Podem ocorrer excessos ou ausências de cálcio e magnésio.
Requisitos biológicos: a água para ser considerada biologicamente potável, não pode conter organismos patogênicos que são os causadores de doenças.
Por Líria Alves Graduada em Química.
Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/poluicao-agua.htm>. Acesso em 26 mai 2020.
ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
_______________________
_______________________
2. Para ser considerada potável a água tem de atender a 3 requisitos. Quais são eles?
_______________________
_______________________
_______________________
3. Complete os espaços em branco:
a. A água inodora não tem: ___________
b. A água insípida não tem: ___________
c. A água incolor não tem: ___________
4. O que provoca alterações nos aspectos físicos da água?
_______________________
_______________________
5. Quais materiais tóxicos podem provocar alterações químicas na água?
_______________________
_______________________
6. O que é necessário para a água ser considerada biologicamente potável?
_______________________
_______________________
Inglês__________________________
ATIVIDADE: texto para traduzir no caderno; use dicionário ou o tradutor do celular; interpretação das questões de 1 a 3.
Who Is Neymar?
When Did Neymar First Start Playing Soccer?
Neymar da Silva Santos Jr. was born on February 5, 1992, in Mogi das Cruzes, São Paulo, Brazil. The son of a former professional soccer player, Neymar followed in his father’s footsteps by playing street games and futsal, an indoor version of the game. He joined the Portuguesa Santista youth club in 1999, and within a few years was one of the most highly regarded young talents in the country [… ]
1. O título do texto, traduzido seria:
A) Quem é Neymar?
B) O que é Neymar?
C) Como é Neymar?
D) Como está Neymar?
2. Na oração:” When Did Neymar First Start Playing Soccer?…”, a palavra grifada significa:
A) Quando
B) Como
C) Quem
D) Onde
3.De acordo com o texto:
I. Neymar nasceu em 05 de fevereiro de 1992.
II. Ele é filho de um ex técnico de futebol.
III. No trecho: Neymar followed in his father’s footsteps…” as palavras grifadas correspondem respectivamente a: passos de seu pai.
IV. Neymar ingressou no clube de jovens Portuguesa Santista em 2000.
Está correto o que se afirma em:
A) I e II
B) I e III
C) apenas em III
D) apenas em IV
Who Is Neymar?
When Did Neymar First Start Playing Soccer?
Neymar da Silva Santos Jr. was born on February 5, 1992, in Mogi das Cruzes, São Paulo, Brazil. The son of a former professional soccer player, Neymar followed in his father’s footsteps by playing street games and futsal, an indoor version of the game. He joined the Portuguesa Santista youth club in 1999, and within a few years was one of the most highly regarded young talents in the country [… ]
https://www.biography.com/people/neymar-21333405-
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
A) Quem é Neymar?
B) O que é Neymar?
C) Como é Neymar?
D) Como está Neymar?
2. Na oração:” When Did Neymar First Start Playing Soccer?…”, a palavra grifada significa:
A) Quando
B) Como
C) Quem
D) Onde
3.De acordo com o texto:
I. Neymar nasceu em 05 de fevereiro de 1992.
II. Ele é filho de um ex técnico de futebol.
III. No trecho: Neymar followed in his father’s footsteps…” as palavras grifadas correspondem respectivamente a: passos de seu pai.
IV. Neymar ingressou no clube de jovens Portuguesa Santista em 2000.
Está correto o que se afirma em:
A) I e II
B) I e III
C) apenas em III
D) apenas em IV
Arte___________________________
ATIVIDADE: Pintura Rupestre; leitura e vídeo; trabalho manual.
Leia o texto atentamente:
A origem das imagens – Pintura Rupestre
As principais características da arte rupestre
Você sabia que os seres humanos já faziam arte antes de inventarem a escrita?
Foi na Pré-história, cerca de 25 mil anos atrás, que o homem registrou desenhos e esculturas que representavam os acontecimentos de seu dia a dia. Este desenhos e esculturas rupestre forneceram importantes informações sobre seu estilo de vida.
As pinturas representavam cenas de caça, sempre representadas com animais selvagens gigantes, a fim de demonstrar a caça de forma mais real possível. Também eram representados rituais religiosos e danças.
Características da Arte Rupestre
Desenhos simples (bonecos esquemáticos, sem rosto definido), com poucas cores.
Embora os desenhos fossem simples, é possível perceber a narrativa, a dramaticidade, contada por eles.
Muitas vezes a figura humana aparece segurando armas, ferramentas ou outros objetos.
O movimento (ou ação) é sugerido pela posição dos braços e das pernas.
Não há proporção entre as imagens de pessoas e animais.
Não existe detalhes do rosto.
Materiais da Pintura Rupestre
As tintas eram feitas de restos de carvão, pigmentos de planta e da terra, que eram misturados ao sangue de animal.
Como pincel os homens das cavernas utilizavam ossos e pelos de animais ou mesmo as próprias mãos.
Vejas os exemplos a seguir:
Assista o vídeo a seguir e, em uma folha sulfite, faça uma pintura rupestre com os materiais que os primitivos usavam na época pré-histórica.
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://youtu.be/5j0qgPXsFuY
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
A origem das imagens – Pintura Rupestre
As principais características da arte rupestre
Você sabia que os seres humanos já faziam arte antes de inventarem a escrita?
Foi na Pré-história, cerca de 25 mil anos atrás, que o homem registrou desenhos e esculturas que representavam os acontecimentos de seu dia a dia. Este desenhos e esculturas rupestre forneceram importantes informações sobre seu estilo de vida.
As pinturas representavam cenas de caça, sempre representadas com animais selvagens gigantes, a fim de demonstrar a caça de forma mais real possível. Também eram representados rituais religiosos e danças.
Características da Arte Rupestre
Desenhos simples (bonecos esquemáticos, sem rosto definido), com poucas cores.
Embora os desenhos fossem simples, é possível perceber a narrativa, a dramaticidade, contada por eles.
Muitas vezes a figura humana aparece segurando armas, ferramentas ou outros objetos.
O movimento (ou ação) é sugerido pela posição dos braços e das pernas.
Não há proporção entre as imagens de pessoas e animais.
Não existe detalhes do rosto.
Materiais da Pintura Rupestre
As tintas eram feitas de restos de carvão, pigmentos de planta e da terra, que eram misturados ao sangue de animal.
Como pincel os homens das cavernas utilizavam ossos e pelos de animais ou mesmo as próprias mãos.
Vejas os exemplos a seguir:
Assista o vídeo a seguir e, em uma folha sulfite, faça uma pintura rupestre com os materiais que os primitivos usavam na época pré-histórica.
Sexta-feira, dia 5_____
Língua Portuguesa_______________
ATIVIDADE: Leitura e interpretação de texto
Leia o texto abaixo e responda as perguntas a seguir.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Vira-pulga
“Eu sou um cachorro de cidade. Não tenho raça nenhuma, me
chamam injustamente de vira-lata, quando na verdade deviam me chamar de
fura-saco, pois não existe mais lata de lixo hoje pela rua.
Apesar de ser um vira-lata, ou melhor, um fura-saco, eu
tenho nome: Palito, que foi dado por minha dona, que achava o meu latido muito
fino...”
Fonte: Diléa Frate. Histórias de acordar. São Paulo.
Companhia das Letrinhas. 1996. p. 69
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. O cachorro se chama Palito porquê?
A) Late finíssimo.
B) É um cachorro de rua.
C) É um fura-saco.
D) Não tem nenhuma raça.
2. Por que o personagem acredita ser chamado “injustamente
de vira-lata”?
________________________
3. Substantivo é como são chamadas as palavras que dão nome
aos seres, objetos, lugares etc. Procure no texto “Vira-pulga” cinco exemplos
de substantivos e escreva-os abaixo.
________________________
4. Observe a tirinha e responda:
a. A qual “boa ação” o personagem Cascão se refere?
A) Não tomar banho.
B) Passear pelas ruas do bairro.
C) Falar com seus amigos por telefone.
D) Atrapalhar o banho dos amigos.
b. Uma pessoa que nunca ouviu falar da Turma da Mônica
entenderia o significado dessa tirinha? Explique.
________________________
Matemática_____________________
ATIVIDADE: Revisão de conteúdos:
1. Se Adanilton tivesse 17 reais a mais do que tem, poderia comprar um par de sapatos que custa 52 reais e uma calça que custa 72 reais. Qual é a quantidade que Adanilton tem?
2. Sérgio e Carlinhos compraram 200 figurinhas. Destas, 36 eram repetidas. Das figurinhas restantes, couberam a Carlinhos 10 figurinhas a mais que a Sérgio. Quantas figurinhas couberam a Carlinhos?
3. Pedro tem 9 anos e sua irmã tem 11 Qual será a soma de suas idades daqui a 20 anos?
4. Um carro bem regulado percorre 12 quilômetros com um litro de gasolina Se numa viagem foram consumidos 46 litros, qual a distância em quilômetros que o carro percorreu?
5. Seu Osvaldo deu R$ 4.700,00 de entrada na compra de um carro e pagou mais 6 prestações de R$ 2.300,00. Quanto custou o carro do Osvaldo?
6. Observe as figuras abaixo e calcule os seus respectivos perímetros:
7. O gráfico mostra o número de medalhas olímpicas conquistadas por alguns países.
Observe as seguintes afirmações:
Agora, após identificar quantas medalhas cada país conquistou, associe cada letra do gráfico com o nome do país correspondente:
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Se Adanilton tivesse 17 reais a mais do que tem, poderia comprar um par de sapatos que custa 52 reais e uma calça que custa 72 reais. Qual é a quantidade que Adanilton tem?
2. Sérgio e Carlinhos compraram 200 figurinhas. Destas, 36 eram repetidas. Das figurinhas restantes, couberam a Carlinhos 10 figurinhas a mais que a Sérgio. Quantas figurinhas couberam a Carlinhos?
3. Pedro tem 9 anos e sua irmã tem 11 Qual será a soma de suas idades daqui a 20 anos?
4. Um carro bem regulado percorre 12 quilômetros com um litro de gasolina Se numa viagem foram consumidos 46 litros, qual a distância em quilômetros que o carro percorreu?
5. Seu Osvaldo deu R$ 4.700,00 de entrada na compra de um carro e pagou mais 6 prestações de R$ 2.300,00. Quanto custou o carro do Osvaldo?
6. Observe as figuras abaixo e calcule os seus respectivos perímetros:
7. O gráfico mostra o número de medalhas olímpicas conquistadas por alguns países.
Observe as seguintes afirmações:
- A Itália conquistou 20 medalhas a mais que o Canadá.
- O Brasil conquistou o dobro das medalhas do México.
- Os Estados Unidos conquistaram o maior número de medalhas.
- A Alemanha conquistou uma medalha a menos que o dobro das medalhas de Cuba.
Agora, após identificar quantas medalhas cada país conquistou, associe cada letra do gráfico com o nome do país correspondente:
Apostila 1º / 2° Bimestre
Material Didático Carioca - 2020
http://www.multirio.rj.gov.br
----------------
6o ano__________
Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas
Fique bem, fique em casa!