segunda-feira, 1 de junho de 2020

Semana 5 - de 1 a 5/6 - 8o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 1____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: Leitura e interpretação com descritores
Descritor: Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Texto I - Monte Castelo

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,

Sem amor, eu nada seria.

É só o amor, é só o amor

Que conhece o que é verdade;
O amor é bom, não quer o mal,
 Não sente inveja ou se envaidece.

Amor é fogo que arde sem se ver;
ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;
dor que desatina sem doer.

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,

Sem amor eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer;

É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;

É cuidar que se ganha em se perder.
É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence o vencedor;

É um ter com quem nos mata lealdade,
Tão contrário a si é o mesmo amor.

Estou acordado, e todos dormem, todos dormem, todos dormem.
Agora vejo em parte,

Mas então veremos face a face.
É só o amor, é só o amor

Que conhece o que é verdade.

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,

Sem amor eu nada seria.
Legião Urbana. As quatro estações. EMI, 1989 – Adaptação de Renato Russo: I Coríntios 13 e Soneto 11, de Luís de Camões.
Aprecie o vídeo:


Em PDF use  o link - https://youtu.be/ctAWPmcHoF8


Texto II - Soneto 11

Amor é fogo que arde sem se ver;
ferida que dói e não se sente;
um contentamento descontente;
dor que desatina sem doer;

um não querer mais que bem querer;
solitário andar por entre a gente;
nunca contentar-se de contente;
cuidar que se ganha em se perder;

querer estar preso por vontade;
servir a quem vence o vencedor;
ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo amor?
Luís Vaz de Camões. Obras completas. Lisboa: Sá da Costa, 1971.

Aprecie o vídeo:


Em PDF use  o link - https://youtu.be/3hS9jLJsMGc

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1. O texto I difere do texto II
A) Na constatação de que o amor pode levar até à morte.
B) Na exaltação da dor causada pelo sofrimento amoroso.
C) Na expressão da beleza do sentimento dos que amam.
D) Na rejeição da aceitação passiva do sofrimento amoroso.




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Texto I - O ESPELHO
Marcello Migliaccio
Falar mal da TV virou moda. É "in" repudiar a baixaria, desancar o onipresente eletrodoméstico. E, num país em que os domicílios sem televisão são cada vez mais raros, o que não falta é especialista no assunto. Se um dia fomos uma pátria de 100 milhões de técnicos de futebol, hoje, mais do que nunca, temos um considerável rebanho de briosos críticos televisivos.
[..]
Mas, quando os "especialistas" criticam a TV, estão olhando para o próprio umbigo. Feita à nossa imagem e semelhança, ela é resultado do que somos enquanto rebanho globalizado. [...]
Aqui e ali, alguns vão argumentar que cultivam pensamentos mais nobres e que não se sentem representados no vídeo.
[...]
Folha de S. Paulo, 19/10/2003.

Texto II - A influência negativa da televisão para as crianças
Jussara de Barros
Bem diziam os Titãs, grupo de rock nacional, quando cantavam que “a televisão me deixou burro demais”. A verdade é que, ao pé da letra dessa música, a televisão coloca-nos dentro de jaulas, como animais. Assim, paralisa o desenvolvimento de pensamentos críticos e avaliativos que se desenvolvem em outras formas de diversão, além de influenciar crianças e adolescentes com cenas de violência, maldade, psicopatia e sexo explícito a todo o momento e sem qualquer responsabilidade.
Fonte: http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao
Vocabulário
“in” [inglês] – na moda brioso – orgulhoso, vaidoso
onipresente – que está presente em todos os lugares.

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2. Os textos divergem sobre o mesmo tema: a influência da televisão. A afirmação do texto 1 que contradiz o texto 2 é:

A) “Falar mal da TV virou moda. É "in” repudiar a baixaria, desancar o onipresente eletrodoméstico.”

B) “Feita à nossa imagem e semelhança, ela [a TV] é resultado do que somos [...].”

C) “E, num país em que os domicílios sem televisão são cada vez mais raros, o que não falta é especialista no assunto.

D) “Aqui e ali, alguns vão argumentar que cultivam pensamentos mais nobres [...].”




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Texto I - Sei lá... a vida tem sempre razão

Tem dias que eu fico pensando na vida
E sinceramente não vejo saída.

Como é, por exemplo, que dá pra entender:
A gente mal nasce, começa a morrer.

Depois da chegada vem sempre a partida,

Porque não há nada sem separação.

Sei lá, sei lá, a vida é uma grande ilusão.
Sei lá, sei lá, só sei que ela está com a razão.

A gente nem sabe que males se apronta.
Fazendo de conta, fingindo esquecer

Que nada renasce antes que se acabe,
E o sol que desponta tem que anoitecer.

De nada adianta ficar-se de fora.
A hora do sim é o descuido do não.

Sei lá, sei lá, só sei que é preciso paixão.
Sei lá, sei lá, a vida tem sempre razão.
TOQUINHO; MORAES, Vinícius de. Disponível em: <http:// letras.terra.com.br/toquinho/87372/>.

Aprecie o vídeo:


Em PDF use  o link - https://youtu.be/AC9EmJIoGfY

Texto II - Canção do dia de sempre

Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...

E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.

Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,

Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...

QUINTANA, Mário. Dispo
nível em: <http://www. pensador.info/textos_sobre_vida/> .

Aprecie o vídeo:


Em PDF use  o link - https://youtu.be/88zbz8_E_HM

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

3. Esses dois textos apresentam ideias complementares.
A) Convergentes.
B) Complementares.
C) Opostas.
D) Similares.

Vocabulário:
Convergente: que segue ou se direciona para o mesmo lugar.
Similar: semelhante


Matemática_______________________

ATIVIDADE: leitura e explicação; resolução de situações problema; revisão de conteúdos; pesos e medidas.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Wesley pagou seu lanche com três moedas de um real, uma de cinquenta centavos e quatro de vinte e cinco centavos.


Observe:

Preencha no caderno:

São necessárias ______________ moedas de R$ 0,25 para se obter um real.

Quando dividimos um inteiro em _____________ partes iguais, cada uma dessas partes é a quarta parte do inteiro.

A quarta parte é equivalente à fração _____________.

Portanto:

Portanto:
Efetue a divisão e prove que 1/4 = 0,25
Assista esta videoaula no link abaixo sobre transformação de frações em números decimais.


PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=ih98tccoCsM

Podemos encontrar frações equivalentes e transformar frações em números decimais. Observe:

I) Transformando em número decimal

II) Representando frações equivalentes


Quando dividimos o numerador de uma fração pelo seu denominador, achamos o número decimal equivalente a esta fração.

Agora copie as questões no caderno e resolva:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Transforme as frações em números decimais:


2. Pinte a fração indicada na primeira figura e represente, na segunda, a fração equivalente à primeira. Observe o denominador que corresponde a segunda representação:

a)

b)


3. Para conseguir certa tonalidade de azul um pintor usa 2 latas de tinta branca para 5 latas de tinta azul escuro.
Então quantas latas de tinta branca ele precisa para diluir em 10 latas de tinta azul escuro?
A) 5 latas de tinta.
B) 10 latas de tinta.
C) 4 latas de tinta.
D) 7 latas de tinta. 


Terça-feira, dia 2_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: Leia o texto e depois responda as questões




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Fontes de energia
As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum tipo de energia. A energia, por sua vez, é utilizada para propiciar o deslocamento de veículos, gerar calor ou produzir eletricidade para os mais diversos fins.

As fontes de energia também possuem relação com questões ambientais, pois, dependendo das formas de utilização dos recursos energéticos, graves impactos sobre a natureza podem ser ocasional

Conforme a capacidade natural de reposição de recursos, as fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis.

Fontes renováveis de energia 
As fontes renováveis de energia, como o próprio nome indica, são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. Algumas delas, como o vento e a luz solar, são permanentes, mas outras, como a água, podem acabar, dependendo da forma como são usadas pelo ser humano. Vale lembrar que nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala.

Energia eólica
O vento é um recurso energético renovável e, portanto, inesgotável. Em algumas regiões do planeta, sua frequência e intensidade são suficientes para geração de eletricidade por meio de equipamentos específicos para essa função. Basicamente, os ventos ativam as turbinas dos aerogeradores, fazendo com que os geradores convertam a energia mecânica produzida em energia elétrica.

Atualmente, a energia eólica não é tão difundida no mundo em razão do alto custo de seus equipamentos. Todavia, alguns países, como Estados Unidos, China e Alemanha, já vêm adotando esse recurso substancialmente. As principais vantagens dessa fonte de energia são a não emissão de poluentes na atmosfera e os baixos impactos ambientais.

Mapa Mental: Fontes Alternativas de Energia

Energia solar
A energia solar é o aproveitamento da luz do sol para gerar eletricidade e aquecer a água para uso. É também uma fonte inesgotável de energia, haja vista que o Sol – ao menos na sua configuração atual – existirá por bilhões de anos.

Há duas formas de aproveitamento da energia solar: a fotovoltaica e a térmica. Na primeira forma, são utilizadas células específicas que empregam o “efeito fotoelétrico” para produzir eletricidade. A segunda forma, por sua vez, utiliza o aquecimento da água tanto para uso direto quanto para geração de vapor, que atuará em processos de ativação de geradores de energia. É importante lembrar que podem ser utilizados também outros tipos de líquidos.

Em razão dos elevados custos, a energia solar ainda não é muito utilizada. Todavia, seu aproveitamento vem crescendo gradativamente, tanto com a instalação de placas em residências, indústrias e grandes empreendimentos quanto com a construção de usinas solares especificamente voltadas para a geração de energia elétrica.

Energia hidrelétrica
A energia hidrelétrica corresponde ao aproveitamento da água dos rios para movimentação das turbinas de eletricidade. No Brasil, essa é a principal fonte de energia elétrica, ao lado das termoelétricas, haja vista o grande potencial que o país possui em termos de disponibilidade de rios propícios para a geração de hidreletricidade.

Nas usinas hidrelétricas, constroem-se barragens no leito do rio para represamento da água que será utilizada no processo de geração de eletricidade. Nesse caso, o mais aconselhável é que as barragens sejam construídas em rios que apresentem desníveis em seus terrenos a fim de diminuir a superfície inundada. Por isso, é mais recomendável a instalação dessas usinas em rios de planalto, embora também seja possível instalá-las em rios de planícies, porém com impactos ambientais maiores.

Biomassa
A utilização da biomassa consiste na queima de substâncias de origem orgânica para produção de energia. Ocorre por meio da combustão de materiais como lenha, bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, restos florestais e até excrementos de animais. É considerada uma fonte de energia renovável, porque o dióxido de carbono produzido durante a queima é utilizado pela própria vegetação na realização da fotossíntese. Isso significa que, desde que seja controlado, seu uso é sustentável por não alterar a macro composição da atmosfera terrestre.

Os biocombustíveis, de certa forma, são considerados um tipo de biomassa, pois também são produzidos a partir de vegetais de origem orgânica para geração de combustíveis. O exemplo mais conhecido é o etanol produzido da cana-de-açúcar, mas podem existir outros compostos advindos de vegetais distintos, como a mamona, o milho e muitos outros.

Energia das marés (maremotriz)
A energia das marés – ou maremotriz – é o aproveitamento da subida e da descida das marés para produção de energia elétrica. Funciona de forma relativamente semelhante a de uma barragem comum. Além das barragens, são construídas eclusas e diques que permitem a entrada e a saída de água durante as cheias e as baixas das marés, propiciando a movimentação das turbinas.

As fontes renováveis de energia são recursos energéticos que se regeneram a curto prazo.

Fontes não renováveis de energia
As fontes não renováveis de energia são aquelas que poderão esgotar-se em um futuro relativamente próximo. Alguns recursos energéticos, como o petróleo, possuem seu esgotamento estimado para algumas poucas décadas, o que eleva o caráter estratégico desses elementos.

Combustíveis fósseis
A queima de combustíveis fósseis pode ser empregada tanto para o deslocamento de veículos quanto para a produção de eletricidade em estações termoelétricas. Os três tipos principais são petróleo, carvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso.

Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento. Segundo a Agência Internacional de Energia, cerca de 81,63% de toda a matriz energética global advém dos três principais combustíveis fósseis citados acima. Essas fontes representam 56,8% da matriz energética brasileira. Assim, muitos países dependem da exportação desses produtos, enquanto outros tomam medidas geopolíticas para consegui-los.

Outra questão bastante discutida a respeito dos combustíveis fósseis refere-se aos altos índices de poluição gerados por sua queima. Muitos estudiosos apontam que eles são os principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e pelo agravamento dos problemas vinculados ao aquecimento global.

Energia nuclear (atômica)
Na energia nuclear – também chamada de energia atômica –, a produção de eletricidade ocorre por intermédio do aquecimento da água, que se transforma em vapor e ativa os geradores. Nas usinas nucleares, o calor é gerado em reatores a partir da fissão nuclear do urânio-235, um material altamente radioativo.

Embora as usinas nucleares sejam menos poluentes do que outras estações semelhantes, como as termoelétricas, são alvo de muitas polêmicas, pois o vazamento do lixo nuclear produzido e a ocorrência de acidentes podem gerar graves impactos e muitas mortes. No entanto, com a emergência da questão sobre o aquecimento global, seu uso vem sendo reconsiderado por muitos países.

Cada tipo de energia apresenta suas vantagens e desvantagens. No momento, não há nenhuma fonte que se apresente absolutamente mais viável que as demais. Algumas são baratas e abundantes, mas geram graves impactos ambientais; outras são limpas e sustentáveis, mas inviáveis financeiramente. O mais aconselhável é que exista, nos diferentes territórios, uma diversidade nas matrizes energéticas para que se atenuem os problemas. No entanto, isso não acontece no Brasil e em boa parte dos demais países.

As fontes não renováveis de energia, como os combustíveis fósseis, correspondem aos recursos energéticos que podem esgotar-se na natureza.


Vantagens e desvantagens do uso de fontes de energia

Fontes renováveis

Energia eólica
Vantagem: É considerada uma fonte limpa por não emitir gases poluentes à atmosfera.
Desvantagem: A instalação de aerogeradores eólicos provoca modificação na paisagem e prejudica a rota imigratória de aves.

Energia solar
Vantagem: É uma fonte de energia limpa, abundante em diversas áreas e apresenta bom custo-benefício.
Desvantagem:O aproveitamento desse tipo de energia ainda requer avanços tecnológicos que viabilizem economicamente seu uso.

Energia hidrelétrica
Vantagem: É uma fonte de energia limpa, com baixo custo operacional e renovação a curto prazo.
Desvantagem: Provoca danos ambientais, impactando a biodiversidade e a população residente no local de construção das usinas.

Biomassa
Vantagem: É uma fonte de energia pouco poluente cujos recursos são renováveis a curto prazo.
Desvantagem: Seu uso pode impactar os recursos hídricos em virtude da demanda de água utilizada. Pode provocar também aumento do desmatamento para destinação de áreas para agricultura.

Energia das marés
Vantagem: É considerada uma fonte de energia limpa por agredir minimamente o meio ambiente.
Desvantagem: Para que seu uso seja viabilizado economicamente, requer avanços tecnológicos.

Fontes não renováveis

Combustíveis fósseis
Vantagem: Possuem alta eficiência energética: sua queima libera grandes quantidades de energia. Apresenta facilidade na localização de reservatórios, na extração e no processamento. Por isso, são mais baratos do que as fontes alternativas de energia.
Desvantagem: O uso intenso desse tipo de fonte de energia tem provocado redução relevante dos reservatórios. A queima desses combustíveis libera gases poluentes à atmosfera, levando à danificação da camada de ozônio e à intensificação o aquecimento global.

Energia nuclear
Vantagem: O uso dessa fonte de energia não libera gases de efeito estufa e não depende de fatores climáticos para viabilizar seu uso.
Desvantagem: É uma energia cara em relação às outras fontes energéticas. Seu uso apresenta alto potencial de risco de acidentes nucleares.

As diferentes fontes de energia, tanto as renováveis como as não renováveis, apresentam vantagens e desvantagens.

Fontes de energia no Brasil
Cerca de 42% da produção da matriz energética brasileira é proveniente de fontes renováveis de energia, como uso de biomassa, etanol, recursos hídricos, energia solar e energia eólica. Sendo assim, a matriz energética brasileira é mais renovável que a matriz mundial, que se baseia, principalmente, no uso de combustíveis fósseis para produção de energia. Dessa forma, pode-se dizer que, se comparado aos outros países, o Brasil emite menos gases de efeito estufa.

Existem, hoje, no Brasil, 536 usinas eólicas, nas quais funcionam cerca de 6,6 mil cataventos, número que coloca o Brasil como líder na América Latina nesse tipo de produção de energia. Contudo, a principal fonte de energia do Brasil ainda é proveniente das usinas hidrelétricas, que representam, aproximadamente, 64% do potencial elétrico do país. A produção de energia proveniente do uso de biomassa corresponde a cerca de 9,2% da matriz energética brasileira, já a eólica representa em torno de 8,5% da matriz.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Exercícios sobre fontes de energia

1. Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica, são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:
a) não provocarem impacto ambiental.
b) independerem de condições climáticas.
c) a energia gerada poder ser armazenada.
d) utilizarem fontes de energia renováveis.

2. Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?
a) Termelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.
b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.
c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.
d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.
e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.


3. A procura por novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis fósseis).
Escreva (RN) para as afirmativas que contém recursos renováveis e (N) para as afirmativas  que apresenta um tipo de recurso energético não renovável.

a. (  )Biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma região.
b. (  )Hidrogênio, usado como célula combustível.
c. (  )Biogás, utilização das bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano.
d. (  )Carvão mineral, extraído da terra pelo processo de mineração.


4. As fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis, mas também em primárias e secundárias. A primeira divisão refere-se à capacidade de recomposição de uma dada fonte energética, enquanto a segunda está relacionada com a forma pela qual é encontrada e transformada pelo homem.
Diante dessas considerações, analise as afirmativas a seguir:

I. O Petróleo refinado pode ser considerado uma fonte de energia secundária e não renovável.
II. A energia solar, na sua função de aquecimento do ambiente e iluminação da Terra, deve ser entendida como uma fonte primária.
III. O Etanol, em virtude de sua produção agrícola geralmente ineficiente, não pode mais ser considerado uma fonte de energia renovável.
IV. Podemos concluir que toda energia primária é renovável.

Estão corretas as alternativas:
a) I e II
b) II e IV
c) I, II e III
d) IV


5. Cite três exemplos  de fontes de energias Renováveis e três exemplos de fontes de energia Não renováveis;
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6. Quais são as vantagens e as desvantagens das fontes de energia renováveis e não renováveis;
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História_________________________

ATIVIDADE: 


Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DOS AFRICANOS
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.


INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DOS AFRICANOS
FONTE: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA

No Brasil, a maioria das famílias descendem de pessoas que vieram de outros países (os imigrantes). Mas como será que isso aconteceu se os primeiros habitantes do Brasil eram os índios?

Isto aconteceu porque no século XVI, os povos europeus iniciaram o processo de colonização da América e conseqüentemente do Brasil. É importante lembrar que em uma outra época, muitos imigrantes também vieram para o Brasil.

Vamos entender melhor essa história?

Você já ouviu falar em escravidão, certo?

Durante muito tempo, por 350 anos, os africanos viveram esse pesadelo em terras brasileiras. Até que no século XIX tiveram que enfrentar mais um desafio: as Teorias raciais que chegaram ao Brasil.

Mas que teorias eram essas?
Os Pensadores como o francês Joseph Auguste de Gobineau, o alemão Richard e o inglês Houston S. Chamberlain, tentaram  explicar  a sociedade humana.

Eles concluíram que alguns grupos humanos eram fortes e outros fracos.Os fortes teriam herdado certas características que os tornavam superiores e os autorizavam a comandar e explorar outros povos.

Por conta dessas e outras, nasceu a fórmula básica do racismo:

Portadores de pele escura (os negros e os não-europeus) = raça inferior;

Portadores de pele alva (os brancos) = raça superior.

Bem, intelectuais, médicos, advogados, políticos brasileiros se entusiasmam com a ideia de que a raça branca era superior. No entanto, as teorias raciais trouxeram consigo um problema sério para o Brasil. A elite (os ricos) brasileira desejava apresentar o Brasil como um país branco, igualzinho à Europa. Mas como explicar que, de fato, o país era majoritariamente negro (nesta época, 1872, o censo indicava que 55% da população era negra), e que o Brasil enriqueceu com o trabalho escravo?

A partir de 1869, nas Assembleias Legislativas de todo o país, começaram a ocorrer acalorados discursos que exaltavam a mão-de-obra européia como ideal para substituir o trabalhador escravo e o liberto.

Iniciava-se, então, a campanha imigrantista, que tinha dois objetivos:

Valorizar o imigrante branco;

Convencer a elite do país de que o progresso só viria se fossem importados imigrantes brancos.

Como resultado prático dos debates sobre o branqueamento, foi colocado em ação um projeto que visava transformar o Brasil num país branco.

Assim, o governo de São Paulo:

Em 1881, passou a pagar metade dos custos de transporte dos imigrantes, devendo o restante ser pago ao fazendeiro que o importara;

Em 1884, começou a devolver aos imigrantes os gastos com passagens;

Em 1885, passou a pagar diretamente o custo do transporte dos imigrantes europeus.

Desta forma, entre 1871 e 1920, cerca de 3 390 000 imigrantes chegaram ao Brasil, dos quais entre outros:
1 373 000 eram italianos;
901 000, portugueses;
500 000, espanhóis.

É bom lembrar que esse número se aproxima dos cerca de 4 000 000 de africanos trazidos para o Brasil entre 1520 e 1850.


COPIE AS QUESTÕES EM SEU CADERNO E RESPONDA:
Lembre-se: Todas as respostas estão no texto de apoio, você deve apenas exercitar o registro e compreensão de texto.
Todas as noites das 19h às 21h estou disponível para auxiliar e tirar dúvidas

1) Por que podemos afirmar que: no Brasil a maioria das famílias descendem de pessoas que vieram de outros países (os imigrantes)?

2) O que são teorias racistas?

3) O que os governos fizeram para incentivar a vinda de imigrantes europeus para o Brasil?

4) Relate as injustiças que você pode perceber no texto abordado nesta aula.



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: 

Aprecie os vídeos de apoio: alongamento sentado.


Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal:


Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c



ATIVIDADE  TURMA  2: 



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.]

OBESIDADE X CORONAVÍRUS
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes com condições crônicas pré-existentes, como diabetes e hipertensão, apresentaram versões mais graves da doença causada pelo novo Coronavírus, a COVID-19.

Isso significa dizer que a infecção se desenvolveu rapidamente para a síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória aguda e outras complicações.

Sabendo que a obesidade anda de mãos dadas com essas doenças crônicas, a preocupação para que ocorra o controle adequado da pressão arterial e dos níveis glicêmicos tende ser ainda maior, além dos cuidados individuais e coletivos como medidas de proteção para assim evitar a COVID-19 e suas complicações.

O boletim do Ministério da Saúde sobre a disseminação do COVID-19 no Brasil, divulgado no início de abril, apontou uma nova tendência relacionada às mortes por Coronavírus: a obesidade estava mais presente nos óbitos de jovens que os de idosos.

Assista o vídeo “qual o risco da obesidade nas complicações da infecção por Coronavirus”   Após a leitura do texto faça uma reflexão dando a sua opinião sobre a importância da atividade física no combate a Obesidade.



Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=FaXswcQP6Qw


Quarta-feira, dia 3_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: leitura, compreensão e interpretação com descritores.
Descritor: Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Coloque compreensão e interpretação com descritores, o título do texto, o número da questão e a resposta completa escolhida. 
Ex: 1. texto Eu sou Clara. C) Horror ao aparecimento da celulite.


1. Leia o texto abaixo com atenção para responder à questão:

Eu sou Clara
Sabe, toda a vez que me olho no espelho, ultimamente, vejo o quanto eu mudei por fora. Tudo cresceu: minha altura, meus cabelos lisos e pretos, meus seios. Meu corpo tomou novas formas: cintura, coxas, bumbum. Meus olhos (grandes e pretos) estão com um ar mais ousado. Um brilho diferente. Eu gosto dos meus olhos. São bonitos. Também gosto dos meus dentes, da minha franja... Meu grande problema são as orelhas. Acho orelha uma coisa horrorosa, não sei por que (nunca vi ninguém com uma orelha bonitona, bem-feita). Ainda bem que cabelo cobre orelha!

Chego à conclusão de que tenho mais coisas que gosto do que desgosto em mim. Isso é bom, muito bom. Se a gente não gostar da gente, quem é que vai gostar? (Ouvi isso em algum lugar...) Pra eu me gostar assim, tenho que me esforçar um monte.

Tomo o maior cuidado com a pele por causa das malditas espinhas (babo quando vejo um chocolate!). Não como gordura (é claro que maionese não falta no meu sanduíche com batata frita, mas tudo light...) nem tomo muito refri (celulite!!!). Procuro manter a forma. Às vezes sinto vontade de fazer tudo ao contrário: comer, comer, comer... Sair da aula de ginástica, suando, e tomar três garrafas de refrigerante geladinho. Pedir cheese bacon com um mundo de maionese.

Engraçado isso. As pessoas exigem que a gente faça um tipo e o pior é que a gente acaba fazendo. Que droga! Será que o mundo feminino inteiro tem que ser igual? Parecer com a Luíza Brunet ou com a Bruna Lombardi ou sei lá com quem? Será que tem que ser assim mesmo?

Por que um monte de garotas que eu conheço vivem cheias de complexos? Umas porque são mais gordinhas. Outras porque os cabelos são crespos ou porque são um pouquinho narigudas.

Eu não sei como me sentiria se fosse gorda, ou magricela, ou nariguda, ou dentuça, ou tudo junto. Talvez sofresse, odiasse comprar roupas, não fosse a festas... Não mesmo! Bobagem! Minha mãe sempre diz que beleza é “um conceito muito relativo”. O que pode ser bonito pra uns, pode não ser pra outros. Ela também fala sempre que existem coisas muito mais importantes que tornam uma mulher atraente: inteligência e charme, por exemplo. Acho que minha mãe está coberta de razão!
Pois bem, eu sou Clara. Com um pouco de tudo e muito de nada.
RODRIGUES, Juciara. Difícil decisão. São Paulo: Atual, 1996.

No trecho “...nem tomo muito refri (celulite!!!).” (ℓ.25), a repetição do “ponto de exclamação” sugere que a personagem tem
A) Incerteza quanto às causas da celulite.
B) Medo da ação do refrigerante.
C) Horror ao aparecimento da celulite.
D) Preconceito contra os efeitos da celulite.


2. Leia o texto para responder à questão abaixo:

Boa Ação
(...) De repente, zapt, a cusparada veio lá do alto do edifício e varreu-lhe o braço direito que nem onda de ressaca. Horror, nojo, revolta: no meio das três sensações, o triste consolo de não ter sido no rosto, nem mesmo no vestido.

Como limpar “aquilo” sem se sujar mais? Teve ímpeto de atravessar a rua, a praia, meter-se de ponta cabeça no mar. Depois veio a ideia de entrar no primeiro edifício, apertar a primeira campainha, rogar em pranto à dona da casa: “Me salve desta imundície!”
ANDRADE, Carlos Drummond de. Boa ação. In: Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971.

O uso das aspas no trecho “Me salve desta imundície!” revela
A) a revolta pela situação vivida.
B) a intenção de fala do personagem.
C) o destaque dado a palavras do texto.
D) o estranhamento da personagem diante do fato.


3. Leia atenciosamente o texto abaixo e responda à pergunta.

Essa Velhinha
Desculpe entrar assim sem pedir licença...
Doença!
Não,... quem está doente?
Mas quem está doente?
Não – Sorriu o homem -, a senhora entendeu errado.
Resfriado?
Ora... quer dizer... bem, eu estava lá fora e ...
Xi! Catapora?
Senhora, por favor não confunda...
Caxumba!!! Cuidado, menino, isso é perigoso... Sabe, sei fazer um chazinho muito bom pra caxumba.

Os pontos de exclamação em Caxumba!!!, exprimem:
A) Entusiasmo.
B) Dor.
C) Espanto.
D) Tristeza.


4. Leia o texto abaixo para responder ao que se pede.

Nomes das montanhas
Pico da Neblina, Monte Pascoal, Dedo de Deus, Pico das Agulhas Negras... São muitos os nomes das montanhas. Estas que citamos são apenas uma amostra das mais famosas que estão espalhadas pelo Brasil.

Os nomes dados aos elementos da paisagem tinham função semelhante à de um mapa: serviam para indicar rotas de caça, de água, de tipos de alimentos ou mesmo de abrigos referentes aos lugares por onde precisariam tornar a passar.
FARIA, Antonio Paulo. Ciência Hoje. 2 ed, n. 180, p. 07, jul. 2007. Fragmento.

Na primeira linha, as reticências (...) foram usadas para
A) Citar uma montanha que é a mais famosa de todas.
B) Destacar algumas montanhas que o autor prefere.
C) Indicar que há outras montanhas além daquelas citadas.
D) Iniciar uma explicação ao leitor sobre as montanhas.


5. Leia o texto abaixo para responder à questão:

Tintura milionária
A apresentadora Angélica recebeu uma proposta de 1,5 milhões de reais de uma gigante de tinturas para cabelos para pintar de ruivo suas louras melenas. Não topou. Não porque se importe de ficar ruiva – mas é que achou pouco.
(VEJA, nº19, 12 de maio de 2004, p. 37)

O travessão ( ) foi usado no texto para:
A) Comentar a quantia que seria paga.
B) Destacar a opinião do autor. 
C) Explicar a cor da tintura.
D) Iniciar a fala da apresentadora.
Fonte: sóescola.com



Matemática_______________________

ATIVIDADE: Porcentagem.



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Porcentagem envolve diversas situações com que nos deparamos frequentemente em nosso cotidiano, por exemplo, em indicadores econômicos, resultados de pesquisas ou promoções. Entendemos porcentagem como sendo a razão entre um número qualquer e 100, sendo representada pelo símbolo %. Utilizamos a ideia de porcentagem para representar partes de algo inteiro.



Veja os exemplos seguintes que mostram as diferentes representações de porcentagens. Lembre-se, para “transformar” a porcentagem em fração, basta dividir o número que acompanha o símbolo % por 100; para “transformar” a fração em forma decimal, basta realizar a divisão.

Exemplos:

Perceba que quando escrevemos a porcentagem 100% é o mesmo que considerar um inteiro, ou seja, quando consideramos 100% de algo, estamos levando em conta o total daquilo.

Como calcular a porcentagem?
Para realizar o cálculo da porcentagem de um valor, basta multiplicar esse valor pela porcentagem em sua forma decimal ou fracionária.

Exemplos
a) Calcule 50% de 600.
Sabemos que 50% = 0,50, assim, basta fazer a substituição e multiplicar os valores. Veja:
0,50 x 600 = 300

Assim, 50% de 600 é igual a 300.


b) Lucas comprou uma TV de 800,00 com 20% de desconto. Quanto ele pagou nesta TV?
20% = 0,20
0,20 x 800 = 160 (desconto)
Para encontrar o valor pago na TV diminuímos o valor do desconto do valor total:
800 – 160 = 640,00

Resposta: Lucas pagou R$640,00 nesta TV.


Agora, responda no caderno:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Calcule:
a) 30% de 120
b) 40% de 800
c) 2% de 400
d) 15% de 240
e) 12% de 250
f) 4% de 9000


2. Resolva os problemas:

a) Um estacionamento possui 150 vagas. Se ainda existem 40% de vagas sobrando, quantos carros há no estacionamento?

b) Em determinada loja, uma geladeira estava sendo vendida conforme o anúncio:

Quanto será pago nesta geladeira caso o cliente decida pagar a geladeira à vista?

c) Uma bicicleta custava R$ 950,00. Sabendo que esta bicicleta está sendo vendida em até oito prestações com um acréscimo de 20% sobre o preço, determine qual o valor da bicicleta se esta for comprada parcelada?

d) Para a próxima excursão ao parque aquático, Lucas, que foi o aluno destaque do bimestre, ganhou desconto de 30% no valor do ingresso. Se o ingresso custava R$ 90,00 qual o valor do desconto e quanto Lucas irá pagar pelo mesmo?


Quinta-feira, dia 4____


Ciências________________________

ATIVIDADE: Leis para uma Nutrição Saudável

IMPORTANTE: não copie os textos ou figuras! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

ATIVIDADE 1: Durante a aula anterior, tratamos do conceito de saúde e estudamos algumas “leis” que podem nos ajudar numa nutrição saudável. A proposta atual é nos aprofundarmos nestas Leis. Para isso, utilizaremos parte do texto anterior para você reler. Mas preste atenção: as perguntas são diferentes! Vamos lá?

Leis para uma Nutrição Saudável

Cada um é o único responsável pelas suas escolhas alimentares e existem algumas “leis” que podem te ajudar nestas escolhas. São elas:

1. Lei da Quantidade:
Com base nas necessidades energéticas (Kcal), que podem variar com: idade, sexo (masculino ou feminino), peso e altura, estado biológico (gestante, adolescente) clima, ou tipo de atividade física.

2. Lei da qualidade:
 Baseada na maior variedade possível de alimentos. Opção por alimento coloridos. Há uma dica que sugere descasque mais, desembrulhe menos!

3. Lei da harmonia:
Baseada na proporção entre os grupos de alimentos, como indicado na pirâmide alimentar (exemplo: mais porções de proteína devem ser consumidas por dia, menos de gordura e açúcar).

4. Lei da Adequação:
Se pessoa acamada (doente) ou sedentária, há menos gastos de energia do que uma pessoa em intensa atividade física (trabalhador braçal).


ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. O tempo mudou um pouco na última semana, certo? Com base na Lei da quantidade, temos uma maior necessidade de energia no verão ou inverno? Justifique.
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2. Assinale, em cada alternativa, quem tem maior necessidade energética:
a. (   ) homem ou (   ) mulher

b. (   ) idoso ou (   ) criança

c. (   ) mulher de 25 anos ou
    (   ) mulher de 25 anos e gestante


3. Na aula anterior foi solicitado que você pesquisasse a expressão “descasque mais, desembrulhe menos!”? Com base nesta pesquisa, uma pessoa que resolva comer à noite, enquanto resolve estas atividades, uma caixa inteira de bombom estará descascando ou desembrulhando mais? Essa escolha é saudável?
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4. Certa pessoa costuma almoçar e jantar todos os dias: arroz, feijão e um tipo de carne. Ela está seguindo a Lei da Harmonia? Se não, o que ela poderia acrescentar a estas refeições para se adequar?
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Inglês__________________________

ATIVIDADE: Prepositions of plac; adverbs  of frequency.

1. Analise as imagens abaixo e complete as lacunas com as preposições: on, in, under, in front of, behind, far, near.


2. Leia o texto abaixo e coloque a tradução na ordem correta utilizando as letras entre parênteses:
-Eu estou com uma terrível dor de cabeça.
-Espere um momento. Eu darei a você um comprimido de aspirina.
(a)I  have         (   ) a              (   ) moment.
(b) Wait           (   ) you          (   ) headache.
(c) I will give  (   ) a terrible  (   ) an aspirin pill.


3. Analise o texto abaixo:
O advérbio never significa “nunca”, portanto a tradução dessa frase ao pé da letra seria:
A) A zoeira nunca termina.
B) A zoeira nunca acaba.
C) A zoeira nunca começa.
D) A zoeira nunca passa.


4. Analise os trechos de música e os advérbios de frequência grifados nelas, após classifique-os de acordo com seus  significados em português. Associe a coluna de cima, com a coluna de baixo:

a. Never
b. Always
c. Sometimes
d. Frequently

(  ) às vezes
(  ) frequentemente
(  ) nunca
(  )  sempre



Arte___________________________

ATIVIDADE: Ler o texto e responder as questões.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

ARTES VISUAIS
O mundo da arte é concreto e vivo podendo ser observado, compreendido e apreciado.

Através da experiência artística o ser humano desenvolve sua imaginação e criação aprendendo a conviver com seus semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar sua realidade. A arte dá e encontra forma e significado como instrumento de vida na busca do entendimento de quem somos, onde estamos e o que fazemos no mundo.

Desta maneira, quando o ser humano faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa nos mostrar exatamente como as coisas são no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão. A função da arte e o seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas sim, na representação simbólica do mundo humano.

Para existir a arte são precisos três elementos: o artista, o observador e a obra de arte.

O ser humano, ao longo de seu desenvolvimento, tem procurado encontrar formas de registrar essa imaginação ou realidade captada, através de pinturas, desenhos, esculturas, gravuras ou filmes, ou seja, através de representações imagéticas.

A principal diferença entre imagem e representação imagética é que imagem é tudo aquilo que nosso sentido da visão pode captar registrando tanto o que é realidade quanto imaginação, e representação imagética são imagens carregadas de significados organizados ou não de maneira consciente – com valores artísticos.

Hoje em dia, além das formas tradicionais (desenho, pintura, escultura, gravura, arquitetura), existe o cinema, a televisão, o computador e a Internet. Através dessas novas tecnologias surgiram também várias manifestações artísticas que são produzidas basicamente utilizando-se das suas possibilidades e inovações. Através da TV encontramos várias manifestações de produções artísticas, como, por exemplo, telenovelas, seriados, filmes ou desenhos animados. Estes ligados diretamente às artes cênicas, porém utilizando mecanismo de representação imagética das artes visuais, como o vídeo. Nesse caso, são linguagens artísticas que se fundem, se unem. Podemos denominar essa linguagem artística como “audiovisual” – união de som e de imagem. Outras manifestações com elementos artísticos que estão presentes nas imagens do nosso cotidiano são as publicações gráficas como os jornais, as revistas, os livros, os outdoors, os panfletos, entre outras.
Azevedo Junior, José Garcia de. Apostila de Arte – Artes Visuais. São Luís: Imagética Comunicação e Design,


1- Quais os elementos necessários para que possa existir Arte?
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2- O que acontece quando o ser humano faz Arte?
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3- Qual a principal diferença entre  imagem e representação imagética?
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4- Cite diferentes manifestações artísticas encontradas na TV, segundo o texto.
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5- Que manifestações artísticas você conhece?
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Sexta-feira, dia 5_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Leitura e interpretação textual com descritores. Descritor: Identificar efeitos de ironia ou humor no texto


Mafalda é uma garotinha de seis anos que sempre lança perguntas desconcertantes para os adultos.
QUINO, J. L Mafalda. Tradução de Mônica S. M. da Silva, São nPaulo: Martins Fontes, 1988.


1.  O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda:
A) Não demonstrou interesse pela leitura do dicionário.
B) Tentava ler um dicionário, que é uma obra muito extensa.
C) Causou surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.
D) Queria apenas consultar o dicionário para tirar uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava.


2. Leia o texto abaixo:

O cabo e o soldado
Um cabo e um soldado de serviço dobravam a esquina, quando perceberam que a multidão fechada em círculo observava algo. O cabo foi logo verificar do que se tratava.
Não conseguindo ver nada, disse, pedindo passagem:
— Eu sou irmão da vítima.
Todos olharam e logo o deixaram passar.
Quando chegou ao centro da multidão, notou que ali estava um burro que tinha acabado de ser atropelado e, sem graça, gaguejou dizendo ao soldado:
— Ora essa, o parente é seu.
Revista Seleções. Rir é o melhor remédio. 12/98, p.91.

No texto, o traço de humor está no fato de:
A) O cabo e um soldado terem dobrado a esquina.
B) No cabo ter ido verificar do que se tratava.
C) Todos terem olhado para o cabo.
D) Ter sido um burro a vítima do atropelamento.


3. Leia o texto parar responder à questão:

Passaram-se dois dias e dois ladrões tentaram entrar na nossa casa. Um ficou do lado de fora enquanto o outro pulou o muro. Eu, que sempre fui muito esperta, já estava alerta; quando ele entrou e me viu correr para impedi-lo, seu sangue gelou nas veias, pois sou muito grande e forte (30 cm de altura).

Esse trecho o efeito de ironia é causado:
A) Pela reação do ladrão ao encontrar uma cadela na casa. 
B) Pela velocidade com que a cadela avançou sobre o ladrão.
C) Pelo contraste entre o tamanho da cadela e sua caracterização.
D) Pelo número de dias decorridos até os ladrões aparecerem.


4. Leia o texto abaixo.

O visitante vai passando pelo corredor do hospital, quando vê o amigo saindo disparado, cheio de tubos, da sala de cirurgia:
– Aonde é que você vai, rapaz?
– Tá louco, bicho, vou cair fora!
– Mas, qual é, rapaz?! Uma simples operação de apendicite! Você tira isso de letra. E o paciente:
– Era o que a enfermeira estava dizendo lá dentro: “Uma operaçãozinha de nada, rapaz! Coragem! Você tira isso de letra! Vai fundo, homem!”
– Então, por que você está fugindo?
– Porque ela estava dizendo isso era pro médico que ia me operar!
Disponível em: <http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid...>. Acesso em: 17: jul. 2009.

O humor desse texto reside no fato de o
A) Visitante ver o amigo saindo disparado da sala.
B) Rapaz estar com medo da operação de apendicite.
C) Paciente ter visto a enfermeira falando com o médico.
D) Médico também estar com medo de fazer a operação.


5. Leia atenciosamente o texto abaixo.
Juquinha, o terrível
Sabendo que o filho não era chegado a assuntos religiosos, a mãe estranha ao ver  Juquinha ajoelhado no quarto, de mãos postas.           
– O que está fazendo, meu filho?
– Rezando para que o Rio Amazonas vá para a Bahia – responde o menino.
– Mas por quê?
– Porque foi isso que eu escrevi na prova de Geografia.
Almanaque Brasil, maio 2001.

O que torna esse texto engraçado é a
A) curiosidade da mãe sobre o filho.
B) mãe estranhar a atitude do filho.
C) primeira resposta do filho.
D) segunda resposta do filho.


Atividade de Produção textual: Diário (ainda que esqueçam de escrever um ou outro dia não desistam, retomem a produção sempre que for possível.)

Bons estudos!!!

Matemática_____________________

ATIVIDADE: Revisão de conteúdo

1. O preço de uma geladeira numa determinada loja custa R$ 1.200,00 à vista ou R$ 1.504,00 em até 10 parcelas mensais. Verifique qual será o valor que o cliente irá economizar se comprar a geladeira à vista.
A) R$ 200,00.
B) R$ 304,00.
C) R$ 500,00.
D) R$ 250,00.


2. Os elevadores de passageiros possuem normas técnicas de segurança para prevenir e evitar acidentes. Supondo que um elevador residencial, com capacidade de 300 kg, transporte 3 pessoas com 75 kg cada. Quantos kg, no máximo, deverá ter o próximo passageiro para que não haja sobrecarga do elevador por excesso de capacidade?


3. Pedro, Joaquim, Paula e Carla viajaram para lugares diferentes. Observe as temperaturas abaixo de cada lugar e marque a resposta correta:


A) A temperatura da Itália é mais baixa que a da Argentina.
B) A temperatura mais alta é a do Paraguai.
C) Paula está no lugar mais frio.
D) Pedro está no lugar mais frio


4. Alice mora em no bairro Jardim Colina que apresentou problema no abastecimento de água nets semana. A casa de Alice está sem água e por isso ela vai até a casa de sua vizinha que possui um poço. Ela leva 3 garrafas de 2 litros para abastecer de água. Considerando que Alice gasta meio minuto para encher cada 1 litro de água, quanto tempo Alice vai gastar para encher as 3 garrafas.
A) 30 segundos
B) 90 segundos
C) 120 segundos
D) 180 segundos


5. Depois que acabou o período de isolamento social em função do coronavírus, uma loja de departamentos anunciou uma promoção relâmpago: um celular que custava R$ 1.200,00 estava sendo vendido por R$ 950,00. Um computador que custava R$ 1.530,00 estava sendo vendido por R$ 1.050,00. Assinale abaixo, o valor dos respectivos descontos:
A) R$ 350,00 e R$ 950,00
B) R$ 250,00 e R$ 480,00
C) R$ 160,00 e R$ 300,00
D) R$ 200,00 e R$ 500,00


6. Um atleta correu da marca de 06 metros até a marca de 20 metros. Ele parou para descansar na metade do percurso. Em que marca ele parou?
A) 11m
B) 12m
C) 13m
D) 14m


7. Joana assistiu a um filme que tem duração de 160 minutos. O filme começou às 14 h. A que horas Joana terminará de assistir ao filme?
A) 2 h e 30 minutos.
B) 2 h e 48 minutos.
C) 16 h e 40 minutos.
D) 3 h e 20 minutos.

FONTE: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/busca?mult=&cat=&tip=15701&proj=&txt=

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8o ano__________

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Fique bem, fique em casa!