segunda-feira, 1 de junho de 2020

Semana 01/06 à 05/06


OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


DATA 01/06/2020  ( 2ª  FEIRA)                 2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 01 DE JUNHO DE  2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME ____________________________ 2º ANO
PROFESSORA_________________________

BOA TARDE!

ATIVIDADE : LER E RESPONDER:

ATIVIDADE 1: CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME


-CAPÍTULO 2 – VIVER É CONVIVER - 
PÁGINAS 12 A 14

1-    SEGUIR A COMANDA DO LIVRO

2-    TRABALHAR LETRA CURSIVA / TRAVA-LÍNGUA / PESQUISA (TR, DR, LH)






COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO : NUMERAIS

CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 CAPÍTULO 2 -NÚMEROS MAIORES QUE 10 E ADIÇÃO
Ø  NA PÁGINA 54

1-    LEIA A COMANDA E REALIZE O EXERCÍCIO, PREENCHENDO OS QUADRADINHOS COM OS NÚMEROS SEQUENTES. FAÇA COM ATENÇÃO.

2-    FAÇA O NÚMERO QUE VEM ANTES.

3-    PREENCHA COM O NÚMERO QUE VEM DEPOIS.


Ø  NA PÁGINA 55

Ø  EXERCÍCIO 4

COLOQUE O NÚMERO QUE VEM ANTES E DEPOIS

 (VIZINHOS). SE TIVER DÚVIDAS OLHE NO 


QUADRO 

DE NUMERAIS.


Ø  EXERCÍCIO 5










COMPONENTE CURRICULAR: ARTE ___   2° ANOS


ATIVIDADE: “QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA”.

CANTE E ILUSTRE A CANÇÃO.
USE CADERNO DE DESENHO OU FOLHA SULFITE.
LAPIS DE COR OU GIZ DE CERA PARA PINTAR.

MÚSICA: PEIXE VIVO

COMO PODE O PEIXE VIVO
VIVER FORA DA ÁGUA FRIA
COMO PODE O PEIXE VIVO
VIVER FORA DA ÁGUA FRIA

COMO PODEREI VIVER
COMO PODEREI VIVER
SEM A  TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA
SEM A TUA SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA

OS PASTORES DESTA ALDEIA
JÁ ME FAZEM ZOMBARIA
OS PASTORES DESTA ALDEIA
JÁ ME FAZEM ZOMBARIA.

POR ME VEREM ASSIM CHORANDO
POR ME  VEREM ASSIM CHORANDO
SEM A TUA COMPANHIA
SEM A TUA COMPANHIA

QUERO UM BEIJO E UM ABRAÇO.




DATA 02/06/2020 (3ª  FEIRA)                           2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO: SITUAÇÕES-PROBLEMAS


EM CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE MOR,02 DE JUNHO DE 2020.
HOJE É TERÇA-FEIRA.
PROFESSORA___________________2°ANO____
NOME DO ALUNO:________________________



    ATIVIDADE 1: CONTEÚDO- SITUAÇÕES PROBLEMAS

Ø 
LIVRO ÁPIS

Ø  PÁGINA 98


·         EXERCÍCIO 4-




IMPORTANTE:LEIA PARA A CRIANÇA E FOQUE PARA ELA AS ETAPAS:

COMPREENDER

          2°   PLANEJAR

                  3°EXECUTAR

                       4° VERIFICAR

                             5° RESPONDER


PEÇA PARA  QUE A CRIANÇA DESENHE REPRESENTANDO O PENSAMENTO   


COMPONENTE CURRICULAR:  HISTÓRIA -

 FERIADOS ANTECIPADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO


ATIVIDADE 1:  LEIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA E COMPARTILHE AS INFORMAÇÕES.

REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 - FERIADO ESTADUAL

O ESTADO DE SÃO PAULO ESTAVA INSATISFEITO COM O GOVERNO PROVISÓRIO DE GETÚLIO VARGAS QUE DUROU DOIS ANOS. OS PAULISTAS PEDIAM NOVAS ELEIÇÕES. HOUVE GRANDE MANIFESTAÇÃO ( DE JULHO A OUTUBRO ) DE GRUPOS COM FAZENDEIROS, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, COMERCIÁRIOS E PROFISSIONAIS LIBERAIS. HOUVE REAÇÃO POLICIAL E MORRERAM QUATRO ESTUDANTES, O QUE MARCOU ESSE FERIADO 9 DE JULHO.
OS PAULISTAS EXIGIAM NO GOVERNO, A DEMOCRACIA E MAIOR PARTICIPAÇÃO NA VIDA POLÍTICA DO BRASIL.

CORPUS CHRISTI ( 11 DE JUNHO ) FERIADO MUNICIPAL
A FESTA DO CORPUS CHRISTI FOI MARCADA NO DIA 8 DE SETEMBRO DE 1264. ACONTECE SEMPRE 60 DIAS DEPOIS DO DOMINGO DE PÁSCOA, É LEMBRADA POR CONFECCIONAR OS TAPETES DECORATIVOS NAS RUAS EM ALGUMAS CIDADES COM DIVERSOS MATERIAIS: BORRA DE CAFÉ, SAL COLORIDO, AREIA, FLORES, FARINHAS E OUTROS.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ( 20 DE NOVEMBRO ) FERIADO MUNICIPAL
COMEMORA-SE O DIA DA MORTE DO LIDER NEGRO, ZUMBI DOS PALMARES EM 1695, ELE É SÍMBOLO DA LUTA, DIREITOS E RESISTÊNCIA DOS NEGROS ESCRAVIZADOS.
O OBJETIVO É TRAZER COMO REFLEXÃO A IMPORTÂNCIA DO POVO E DA CULTURA AFRICANA NA CONSTRUÇÃO DO NOSSO PAÍS.
A DATA É COMEMORADA EM TODO O PAÍS, EM 2003 INCLUIDA NO CALENDÁRIO ESCOLAR, EM 2011 FOI DETERMINADO O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM 20 DE NOVEMBRO, EM ALGUNS ESTADOS É FERIADO (MATO GROSSO, RIO DE JANEIRO, ALAGOAS, AMAZONAS, AMAPÁ E RIO GRANDE DO SUL ) E MAIS DE 1000 CIDADES, EM OUTRAS CIDADES OS VEREADORES QUE DECIDEM.



ATIVIDADE 2: RESPONDA.
A)   O QUE OS PAULISTAS EXIGIAM DO GOVERNO DURANTE AS MANIFESTAÇÕES EM 9 DE JULHO?
________________________________________________________________________________________________


B)   QUAL ARTE É LEMBRADA CONFECCIONADA EM 11 DE JUNHO E QUAIS MATERIAIS AS PESSOAS UTILIZAM?
________________________________________________________________________________________________

C)   CRIE UM TAPETE UTILIZANDO SOMENTE FIGURAS GEOMÉTRICAS E PINTE BEM COLORIDO. ( CADA FORMA PINTE DA MESMA COR  )









A)   REPRESENTE COM DESENHOS COMO VOCÊ RECONHECE UM NEGRO.


A)   ASSINALE O NOME CORRETO DO LIDER NEGRO QUE LUTOU E MORREU BUSCANDO OS DIREITOS DOS NEGROS.

(   ) BOB MARLEY
(   ) ZUMBI DOS PALMARES
(   ) DANILO PALMEIRA


                                                                                         
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

NA AULA DE HOJE VAMOS REVER ALGUMAS ATIVIDADES QUE EXPLORAMOS COM OS DIVERSOS MATERIAIS QUE USAMOS. VOCÊ VAI PRECISAR JUNTAR AQUELES MATERIAIS QUE USOU NAS AULAS, SUBSTITUINDO COM O QUE TIVER EM CASA.
BASTÃO: PODE SER CABO DE VASSOURA, UM CANO DE PVC OU METAL.
CORDA: PODE SER CORDINHA DE VARAL, UM FIO, OU ATÉ AQUELE LENÇOL ENROLADO
BOLA: DE ALGUM ESPORTE, OU QUALQUER BOLA SIMPLES PARA BRINCAR.

ATIVIDADE:

1 – ATIVIDADES COM A CORDA

COLOQUE A CORDA ESTICADA NO CHÃO E SIGA AS TAREFAS:

a-      AMARRE AS PONTAS EM DUAS CADEIRAS OU OUTRO LUGAR QUE FIQUE NA ALTURA DOS JOELHOS. SALTE A CORDA DE UM LADO PARA O OUTRO 10 VEZES.
b-      SOLTE A CORDA E TENTE PULAR COM OS DOIS PÉS AO MESMO TEMPO. CONTE QUANTOS SALTOS VOCÊ CONSEGUE, E TENTE REPETIR ALGUMAS VEZES.
c-      AGORA REPITA APENAS COM UM DOS PÉS. APÓS TENTAR ALGUMAS VEZES, TROQUE O PÉ.
d-      VAMOS TENTAR PULAR A CORDA, PASSANDO UM PÉ DE CADA VEZ, COMO O GALOPE OU COMO BRINCAMOS NA QUADRA O PASSO DO CHAPEUZINHO VERMELHO.

2 – ATIVIDADES COM BASTÃO

a-    PRIMEIRO VAMOS REPETIR ALGUMAS DE EQUILÍBRIO. TENTE EQUILIBRAR NAS DIVERSAS PARTES DO CORPO,
b-    FIQUE PRÓXIMO À UMA PAREDE, CADEIRA, ETC À UNS 5 PASSOS DE DISTÂNCIA. EQUILIBRE O BASTÃO EM PÉ NO CHÃO, SOLTE E CORRA TOCAR NA PAREDE E VOLTE PEGAR ANTES DO BASTÃO CAIR. REPITA 5 VEZES.
c-    GINÁSTICA COM BASTÃO. SIGA AS TAREFAS ABAIXO E TENTE REPETIR 10 VEZES CADA MOVIMENTO:
- SENTADO COM AS PERNAS ESTENDIDAS, SEGURE O BASTÃO COM AS DUAS MÃOS E TENTE ENCOSTAR O BASTÃO NOS PÉS.
- EM PÉ, SEGURE O BASTÃO NA ALTURA DOS OMBROS E ESTENDA OS BRAÇOS ERGUENDO O BASTÃO ACIMA DA CABEÇA.

3 – ATIVIDADES COM BOLA. VAMOS REPETIR ALGUMAS ATIVIDADES DOS VÁRIOS TIPOS QUE FIZEMOS. MARQUE UMA LINHA DE SAÍDA, E UNS 10 PASSOS PARA FRENTE, MARQUE A LINHA DE CHEGADA. REPITA 5 VEZES CADA EXERCÍCIO.

a-    CONDUZA A BOLA ROLANDO, DANDO TOQUINHOS COM A MÃO ATÉ A CHEGADA E VOLTE.
b-    AGORA CONDUZA A BOLA COM O PÉ.
c-    QUICANDO A BOLA.

d-    ESCOLHA UMA BRINCADEIRA QUE FIZEMOS COM BOLA NAS OUTRAS AULAS E DIVIRTA-SE



DATA 03/06/2020  ( 4ª  FEIRA)                             2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 03 DE JUNHO DE 2020
HOJE É QUARTA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _________________________ 2º ANO_________
PROFESSORA__________________________________
BOA TARDE!


ATIVIDADE 1: CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME

·         LÍNGUA PORTUGUESA – UNIDADE 1 – SER CRIANÇA

-CAPÍTULO 2 – VIVER É CONVIVER - 
PÁGINAS 15 A 17

1-    SEGUIR A COMANDA DO LIVRO

2-    TRABALHAR LETRA CURSIVA / TRAVA-LÍNGUA/

 ALFABETO CURSIVO MAIÚSCULO E MINÚSCULO/

 PARLENDA.







COMPONENTE CURRICULAR:  GEOGRAFIA 

LOCALIZAÇÃO, MAPA DO BRASIL.

ATIVIDADE 1: LEIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA E OBSERVE O MAPA.

RETOMANDO O CONTEÚDO DO DIA ANTERIOR DE HISTÓRIA.
AS MANIFESTAÇÕES DE 9 DE JULHO OCORRERAM NO ESTADO DE SÃO PAULO ( SP ), LOCALIZE NO MAPA E REPRODUZA ( IGUAL ) O ESPAÇO DO ESTADO DE SÃO PAULO EM SEU CADERNO E PINTE SE VERDE.




ATIVIDADE 2: PESQUISE NO MAPA, GOOGLE OU EM LIVROS COMO É A SIGLA DOS ESTADOS QUE COMEMORAM O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E ANOTE NO CADERNO:
  
EXEMPLO: MATO GROSSO – MT

 RIO DE JANEIRO_________________________________

ALAGOAS_______________________________________

 AMAZONAS_____________________________________

AMAPÁ _________________________________________

RIO GRANDE DO SUL _____________________________






ATIVIDADE 3: RESPONDA. CONSULTE SUA FAMÍLIA

A)   EM QUAL ESTADO VOCÊ NASCEU?
________________________________________________

B)   EM QUAL CIDADE VOCÊ MORA COM SUA FAMÍLIA? EM QUAL ESTADO?
________________________________________________

C)   VOCÊ TEM FAMÍLIA QUE MORA EM OUTRO ESTADO? QUAL?
_______________________________________________


ATIVIDADE 4: DESENHE SUA CASA E O ESPAÇO ONDE VOCÊ MORA ( COMO É EM VOLTA, O QUE POSSUEM) TODOS OS DETALHES E PINTE BEM BONITO.





COMPONENTE CURRICULAR: ARTE ____2° ANOS


1     - ATIVIDADE : “QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA.”

CANTE E ILUSTRE A CANÇÃO:

USE O CADERNO DE DESENHO OU FOLHA SULFITE PARA DESENHAR.
LAPIS DE COR OU GIZ DE CERA PARA PINTAR.

MÚSICA:

CIRANDA, CIRANDINHA
CIRANDA, CIRANDINHA
VAMOS TODOS CIRANDAR
VAMOS TODOS CIRANDAR
VAMOS DAR A MEIA VOLTA
VOLTA E MEIA VAMOS DAR


O ANEL QUE TU ME DESTES
ERA VIDRO E SE QUEBROU
O AMOR QUE TU ME TINHAS
ERA POUCO E SE ACABOU


POR ISSO DONA ROSA
ENTRE DENTRO DESSA RODA
DIGA UM VERSO BEM BONITO
DIGA ADEUS E VÁ EMBORA.


DATA 04/06/2020 (5ª  FEIRA)                               2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDOS:SISTEMA MONETÁRIO/ SUBTRAÇÕES/ SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE MOR,04 DE JUNHO DE 2020.
HOJE É QUINTA-FEIRA.
PROFESSORA___________________2°ANO____


NOME DO ALUNO:_______________________________


   ATIVIDADE 1: SISTEMA MONETÁRIO

Ø  LIVRO ÁPIS

Ø  PÁGINA 28






                         UTILIZANDO O DINHEIRO

Ø    RECORTE AS NOTINHAS DO MATERIAL DE APOIO (Páginas 223,225 e 227).

Ø    FAZER O RECONHECIMENTO DAS NOTINHAS COM UMA PESSOA DE CASA.

Ø    NO EXERCÍCIO 2 – LEIA PARA A CRIANÇA E PEÇA PARA PREENCHA OS ESPAÇOS.


Ø  PÁGINA 29

Ø  NO EXERCÍCIO 3 – LEIA PARA A CRIANÇA, PEÇA QUE USE AS NOTAS RECORTADAS E DEPOIS PREENCHA OS ESPAÇOS.


Ø  NO EXERCÍCIO 4-     BRINQUE COM A CRIANÇA CONFORME ORIENTAÇÃO   DA ATIVIDADE.




ATIVIDADE 2   -  SUBTRAÇÃO

 LIVRO ÁPIS 



Ø  PÁGINA 109


v  EXERCÍCIOS 1 E 2.









ATIVIDADE 3:




COMPONENTE CURRICULAR:  CIÊNCIAS 

TERRA EM MOVIMENTO


ATIVIDADE 1: LER E REFLETIR!

VOCÊ JÁ OBSERVOU QUE A TERRA SE MOVIMENTA?
DURANTE O DIA TEMOS A IMPRESSÃO QUE O SOL QUE MOVIMENTA NO CÉU.
IMAGINE VOCÊ DENTRO DO CARRO OU ÔNIBUS, PARECE QUE SÃO AS COISAS AO REDOR QUE ESTÃO EM MOVIMENTO.

A)   COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO.


   
             ESQUERDO                            PLANETA TERRA                                  SOL



ATIVIDADE 2: VAMOS INVESTIGAR!


ILUSTRE O SOL EM QUE LADO ESTÁ EM SUA CASA, E ESCREVA ( ATRÁS, NA FRENTE, LADO DIREITO , LADO ESQUERDO OU EM CIMA )










A) QUANDO VOCÊ ACORDA O SOL ESTÁ_________________





B) QUANDO VOCÊ ALMOÇA O SOL                                       ESTÁ___________________




C) QUANDO SÃO 17 HORAS O SOL                                      ESTÁ____________________


A)   O QUE VOCÊ OBSERVOU DURANTE A INVESTIGAÇÃO?

(   ) O SOL SE MOVIMENTA
(   ) A CASA SE MOVIMENTA
(   ) A TERRA SE MOVIMENTA


 SUGIRO ASSISTIR O VÍDEO: DIA E NOITE UM EFEITO DE ROTAÇÃO DA TERRA



DATA 05/06/2020  ( 6ª  FEIRA)                         2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 05 DE JUNHO DE 2020

HOJE É SEXTA-FEIRA

O DIA ESTÁ ____________________

NOME _______________________  2º ANO__________

PROFESSORA__________________________________


BOA TARDE!



ATIVIDADE 1:CONFECCIONAR UM LIVRINHO : MEIO 

AMBIENTE



·         PINTAR, RECORTAR E MONTAR



























Componente curricular: INGLÊS


DATA:  05 -06-2020 (6ª - SEXTA-FEIRA)          2º ANO

 

ATIVIDADE:

1.      EM SEU CADERNO, REESCREVA 2 (DUAS) VEZES AS PALAVRAS ABAIXO, DE FORMA A PRATICAR A LETRA CURSIVA.

 

 

APPLE   ______________________                ______________________   

Apple   ______________________                 ______________________

apple    ______________________                ______________________                               

 

 

ALLIGATOR  __________________               ________________________

Alligator       __________________               ________________________


alligator       __________________               _________________________




DATA 05/06/2020  (6ª FEIRA)                              2º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

NESSA AULA, VAMOS FAZER TIPO UMA PROVINHA, TESTAR OS CONHECIMENTOS QUE APRENDEMOS COM OS MATERIAIS. VOCÊ PRECISA PEGAR UMA FOLHA PARA ANOTAR OS RESULTADOS.

ATIVIDADE:

1 -  OLHE AS FIGURAS ABAIXO, E COLOQUE OS NOMES DE CADA MATERIAL.










2 – IDENTIFIQUE NA FIGURA QUAL ESPORTE CADA BOLA É UTILIZADA.



3 – ESCREVA UMA BRINCADEIRA PARA CADA MATERIAL USADO NA ATIVIDADE 1.

4 – DE TODAS AS ATIVIDADES COM OS MATERIAIS, FAÇA DESCREVA QUAL VOCÊ ACHOU MAIS FÁCIL DE CONTROLAR E QUAL VOCÊ TEVE MAIS DIFICULDADE, MAS FALE O POR QUE ACHOU MAIS DIFÍCIL.


5 – PARA FINALIZAR, ESCOLHA UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU USANDO OS MATERIAIS E FAÇA UM DESENHO ILUSTRANDO A BRINCADEIRA.