segunda-feira, 11 de maio de 2020

Semana 2 - de 11 a 15/5 - 7o ano EJA

Atenção aos comandos
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Segunda-feira, dia 11_____

Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: leitura de texto.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

A ilha do tesouro
Com a morte do pirata Billy Bones na Almirante Benbow, a hospedaria de seus pais, Jim Hawkins, um menino de 12 anos, abriu o baú do velho lobo do mar e descobriu, além de moedas de várias nacionalidades, o mapa de uma ilha onde haveria um tesouro enterrado pelo terrível Capitão Flint.

Jim mostrou o mapa para o Dr. Livesey e Lorde Trelawney, homens influentes da região. Logo partiram, no navio Hispaniola, para uma expedição à ilha. A tripulação tem, como cozinheiro, Long John Silver, veterano no mar que havia trabalhado no barco de Flint. Silver os ajuda a escolher o restante da tripulação, homens experientes, entre os quais alguns aliados de Long John – que, como tantos outros piratas, queria mesmo era pegar o tesouro.

A partir daí, começa uma eletrizante aventura, com lutas, armadilhas, mortes sangrentas, barcos à deriva, tempestades, descobertas impressionantes.

Numa trama cheia de traições e muitas reviravoltas, “A ilha do tesouro” tem todos os ingredientes para manter o suspense, e é um clássico para ler e reler muitas vezes – e, muito provavelmente, uma fonte na qual beberam os autores da série “Piratas do Caribe”.
Autor do livro: Robert Louis Stevenson. Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-a-ilha-do-tesouro-6o-ano/#more-68998

ATIVIDADE 2: interpretação de texto.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Pode-se afirmar que o texto A ilha do tesouro é:
A) um conto.
B) uma crônica.
C) uma reportagem.

2. O menino Jim Hawkins “abriu o baú do velho lobo do mar”, por quê?
A) o pirata Billy Bones morreu.
B) ele queria encontrar moedas diferentes.
C) ele sabia da existência de um mapa do tesouro.

3. A expressão “homens influentes da região” apresenta os personagens:
_____________________________

4. Na frase “A partir daí, começa uma eletrizante aventura [...]”, o adjetivo usado para caracterizar a aventura poderia ser substituído por:
A) “inovadora”.
B) “interessante”.
C) “arrebatadora”.

5. No fragmento “[...] “A ilha do tesouro” tem todos os ingredientes para manter o suspense e é um clássico para ler e reler muitas vezes [...]”, o autor do texto:
A) recomenda o livro “A ilha do tesouro”.
B) conta um trecho do livro “A ilha do tesouro”.
C) levanta uma hipótese sobre o livro “A ilha do tesouro”.


 
Matemática_________________________

ATIVIDADE: Nesta semana, dando continuidade à revisão de números negativos, vamos relembrar como é feita a adição e subtração de números inteiros. Para isso observe os exemplos a seguir e se achar necessário copie-os em seu caderno para estudos posteriores:

Leia a explicação - atividade de leitura, não precisa copiar.

Exemplo 1: Um carro percorreu em uma rodovia 200 quilômetros. Parou em um posto de combustível e conveniência para descansar e a seguir percorreu mais 180 quilômetros chegando ao seu destino. Qual o total de quilômetros percorridos nesta viagem?

(+200) + (+180) = + 380 quilômetros percorridos.

Exemplo 2: Um submarino estava navegando em uma profundidade de 50 metros abaixo do nível do mar. A seguir desceu mais 70 metros até atingir um coral de recifes. Qual a profundidade deste submarino?

(–50) + (–70) = – 120 metros de profundidade.

Exemplo 3: O saldo bancário de Daniel está negativo em 700 reais. Caso ele deposite 400 reais em sua conta, qual será o seu novo saldo?

(–700) + (+400) = – 300 reais de saldo

Exemplo 4: Um alpinista escalou 900 metros em um monte. Após um deslizamento de neve, teve que descer 100 metros. Qual altitude o alpinista se encontra?

(+900) + (–100) = + 800 metros de altitude.

Nos exemplos 1 e 2 resolvemos uma soma de números com sinais iguais. É possível observar que quando somamos números com sinais iguais, somamos o módulo do número e repetimos o sinal. De maneira simplificada:

• (+200) + (+180) = + (200 + 180) = + 380
(soma tudo que você tem)

• (–50) + (–70) = – (50 + 70) = – 120
(soma tudo que você deve)

Nos exemplos 3 e 4 é apresentada a soma de dois números de sinais opostos. Neste caso, subtraímos os valores e repetimos o sinal do número com o maior módulo. Assim:

• (–700) + (+400) = – (700 – 400) = – 300
(devo 700 e pago 400; fico devendo 300)

• (+900) + (–100) = + (900 – 100) = + 800
(tenho 900 e gasto 100; fico com 800).


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Agora, copie em seu caderno e resolva as operações as seguir:

a) (+1247) + (+8196) = 

b) (–754) + (+488) =

c) (+711) + (–237) =

d) (–5979) + (–7256) =


2. Um balão estava voando a 2756 metros de altitude quando um vento fez o balão subir mais 867 metros. Qual a nova altura que o balão se encontra?


3. Danilo estava com saldo positivo de R$436,00 em sua conta bancária. Foi feito o pagamento de um cheque no valor de R$628,00 e o saldo de Danilo ficou negativo. Qual o valor do saldo de Danilo após o pagamento deste cheque?


4. Em um campeonato de futebol, um time fez 45 gols a favor, porém sofreu 60 gols contra. Qual o saldo de gols deste time? O saldo deste time ficou positivo ou negativo? Explique.


5. Observe a sequência de pontos obtidos por Corona em um jogo de cartas: ganhou 10, perdeu 5, ganhou 7, perdeu 9, ganhou 3, ganhou 4, perdeu 2, perdeu 5, perdeu 3 e ganhou 8. Ela montou uma expressão para determinar sua pontuação final.

Copie no caderno a expressão e resolva para Corona, determinando quantos pontos ela fez:
(+10) + (–5) + (+7) + (–9) + (+3) + (+4) + (–2) + (–5) + (–3) + (+8)


6. Efetue as operações em seu caderno eliminando os parênteses:

a) (+15) + (–1) + (–10) =

b) (+35) + (–100) + (+60) =

c) (+18) + (–18) =

d) (–12) + (–19) =


Terça-feira, dia 12_____

Geografia_______________________

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Na Reforma Agrária o governo desapropria terras improdutivas de fazendeiros e entrega a agricultores sem Terra.

Não se trata apenas de desapropriar e entregar aos agricultores mas adotar políticas que apoiem os pequenos proprietários, que aumentem a produção de alimentos básicos gerem empregos e renda combatendo a fome e a miséria.

Em 1983, surgiu um movimento que reivindicavam a reforma agrária o MST (MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA) o primeiro encontro ocorreu na cidade de Cascavel no estado do Paraná. Hoje o movimento alcança 24 estados.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. O que significa MST?
_____________________________

2. Explique o que é Reforma Agrária?
_____________________________

3. Em que ano surgiu o MST?
_____________________________

4. Em que cidade e estado ocorreu o 1º encontro do MST?
_____________________________

5. O Brasil é composto por 26 estados em quantos dos estados o MST atua?
_____________________________


História_________________________

ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Feudalismo
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.
- Ao final do texto você encontrará um link de um vídeo para auxiliar no entendimento do assunto abordado.

FEUDALISMO
Você já leu algo a respeito de enormes castelos com pontes movediças para protegê-los de invasores? Castelos habitados por reis, princesas, condes, marqueses, barões e muitos outros nobres?
Nas leituras você certamente ficou sabendo como se realizavam as batalhas, geralmente para defender a honra dos senhores, donos das terras (senhores feudais).
Isso tudo diz respeito a um período da história da Europa chamado Medieval, ou Idade Média.
Os castelos existem até hoje em muitos países europeus, mas o modo de vida das pessoas mudou completamente.
O Brasil não teve as características da época medieval, porque a América passou por uma evolução sócio-econômico-cultural diferenciada da Europa.
Ao compreender a história medieval, você entenderá melhor o processo histórico desenvolvido entre o período do século V ao XV, na Europa.
Você aprendeu que no século XVI, o mundo conhecido dos europeus se limitava à Europa, Oriente Médio e África.
Nessa época, a América ainda não era conhecida dos europeus, e a Europa era por eles considerada o centro do mundo.

Mas, como era a vida na Europa medieval?
Se você morasse na Europa no período medieval, viveria num mundo povoado por reis, nobres (senhores feudais) e sacerdotes morando em castelos, e por servos morando em pequenas aldeias e em propriedades coletivas situadas em volta dos castelos.

O período medieval estendeu-se do século IV ao XV.
Durante séculos, o Império Romano dominou grande parte da Europa. Uma poderosa estrutura administrativa, com exércitos e estradas que interligavam todo o território, possibilitou aos romanos impor às populações dessa parte do continente seu domínio, seu modo de vida e seus costumes.

A partir do século III, esse cenário começaria a se alterar, quando diversos povos de origem germânica, eslava e, posteriormente, árabe, invadiram a parte ocidental da Europa iniciando um novo modo de vida com características e particularidades próprias.

No início, essas invasões foram realizadas pacificamente, mas com o tempo tomaram-se violentas, o que gerou destruição e insegurança em várias áreas da Europa.

Veja o que aconteceu na Europa na Idade Média, durante a invasão dos bárbaros.
Algumas populações dominadas pelos romanos receberam bem os povos invasores, porque eles representavam a libertação da exploração romana.  Entretanto, alguns resistiram e outros se refugiaram nos campos procurando proteção nas grandes propriedades rurais.

Os povos invasores após pilharem as cidades, se dirigiram aos campos provocando destruição e mudanças que foram estruturando um novo tipo de vida na Europa. Esse novo tipo de vida contendo características do mundo romano e do modo de viver dos invasores, é chamado de feudalismo.

Feudalismo: sistema político, econômico, social e cultural que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média.
FONTE: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA

VÍDEO DE APOIO:
SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/s95LZ6bq-H8


COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO:
1) Onde ocorreu o Feudalismo?
_______________________________

2) Qual é o período que classificamos como Idade Média?
_______________________________

3) Quais as características da Idade Média?
_______________________________

4) O que você entende por Feudalismo?
_______________________________

5) Faça uma ilustração com as características da Idade Média na Europa.
_______________________________


Educação Física__________________

Fique atento às turmas:
 - Turma 1, maiores de 18 anos que puderem se exercitar.
 - Turma 2, menores de 18 anos SEM AFASTAMENTO.

ATIVIDADE Turma 1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios de alongamento para o corpo que podem ser realizados com o auxílio de uma cadeira.

SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/xcM3aaBl-8U

ATIVIDADE Turma 2: Atletismo

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

O que é Atletismo?
Atletismo é o grupo de modalidades esportivas que reúne corrida, salto e arremesso. As provas de atletismo podem ocorrer no campo, na rua ou no estádio, de forma individual ou por revezamento de atletas.

Sugestão de brincadeiras e jogos que podemos fazer para desenvolver o Atletismo.
- Corridas
- Pega pega
- Rouba bandeira
- Salto em altura com a corda
- Salto em distancia (risco no chão, corda etc..)
- Lançar a bola no alvo


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Responda as questões!
1. O atletismo teve origem em qual civilização?
(  ) Asiática
(  ) Mesopotâmia
(  ) Maia
(  ) Grega
(  ) Chinesa

2. Assinale a opção que corresponde a corridas de velocidade.
(  ) 800 mt
(  ) 1000 mt
(  ) 100 mt
(  ) 600 mt
(  ) 1.200 mt

Dica de filme

SINOPSE E DETALHES

Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.

Depois desse belo filme, aqui fica  minha proposta uma Sugestão/desafio!!!

Crie uma atividade de atletismo, pode ser circuito/corridas, saltos ou arremessos.

Registre cada momento desse programa em família! E se puder compartilhe!

Quarta-feira, dia 13_____

Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE 1: Leitura de texto

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

O herói
 “_ Papai, o que é um herói?
Eu pergunto porque tenho grande vontade de ser herói também …

Será que posso ser herói sem entrar numa guerra?
Será que posso ser herói sem odiar os homens
E sem matar alguém?”

O homem que já sofrera as mais fundas angústias
E as mais feias misérias
Trabalhando a aridez de uma terra infecunda
Para que não faltasse o pão no pequenino lar;

O homem que as mais humildes ilusões perdera
No seu cotidiano e ingrato labutar;
Aquele homem, ao ouvir a pergunta do filho:
_ “Papai, o que é um herói?”

Nada soube dizer, nada pôde explicar…
                                         
Tomou de uma peneira E cantando saiu, outra vez a semear!
(Judas Isgorogota)

ATIVIDADE 2: Interpretação de texto

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Preencha os dados abaixo com informações relativas à estrutura do poema O herói.

a. Título e Autor:

b. Número de estrofes:

c. Número de versos:


2. Qual dúvida inquietava o garoto, personagem do poema?
___________________________


3. Na visão do autor, o que é ser herói? 
___________________________


4. Foram utilizados diferentes adjetivos para caracterizar a dura vida do pai do garoto. Explique a que cada um deles se refere, pode usar dicionário do celular:

a. fundas:

b. feias:

c. infecunda:

d. pequenino: 

(https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-do-poema-o-heroi-de-judas-isgorogota-6o-ano/)


 
Matemática________________________

ATIVIDADE: Na subtração de números inteiros devemos eliminar os parênteses observando o oposto de cada número e a seguir resolver utilizando a seguinte regra:

Leia a explicação - atividade de leitura, não precisa copiar.

Sinais iguais: soma e repete o sinal dos números.

Sinais diferentes: subtrai e mantem o sinal do maior número.

Observe os exemplos a seguir:
a) (+10) – (–12) = + 10 + 12 = + 22

Observe que o oposto do – 12 é + 12; tenho 10 e tenho 12, então tenho 22.
b) (+19) – (+13) = +19  – 13 = + 6

Observe que o oposto do + 13 é – 13; tenho 19 e gasto 13, então sobra 6.
c) (–20) – (+10) = – 20 – 10 = –30

Observe que o oposto do + 10 é – 10; devo 20 e devo 10, então devo 30.
d) (–15) – (–11) = –15 + 11 = – 4

Observe que o oposto do – 11 é + 11; devo 15 e tenho 11, então devo 4.


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Agora, copie em seu caderno e resolva as operações as seguir, eliminado os parênteses:

a) (+124) – (+81) =
b) (–74) – (+95) =
c) (– 27) – (–72) =
d) (+57) – (–76) =

2. Em um dia frio na Europa, a temperatura mínima foi de – 8°C. Já a temperatura máxima foi de apenas + 5°C. Efetue a operação no caderno e determine a variação de temperatura neste dia. Lembre-se que para calcular a variação devemos subtrair a maior temperatura da menor.


3. A professora Marta estava com saldo positivo de R$300,00. Durante os quatro primeiro dias do mês de maio, ela fez a seguinte movimentação:

• primeiro dia: depositou R$ 150,00
• segundo dia: retirou R$ 250,00
• terceiro dia: retirou R$ 800,00
• quarto dia: depositou R$ 100,00
Em seu caderno, faça os cálculos necessários e determine qual é o saldo final da professora Marta após esses cinco dias? O saldo ficou negativo ou positivo?


4. Calcule o valor de cada expressão em seu caderno:

a) (+12) + (+15) – (–23)

b) (+10) – (–7) + (–25) – (–50)


5. Lívia ganhou R$400,00 de presente do dia das mães. Comprou online os seguintes itens:

• uma blusa por R$ 116,00
• uma calça por R$ 75,00
• um tênis por R$ 168,00

Escreva no caderno uma expressão para representar a quantia que sobrou para Lívia e determine quanto sobrou pra ela resolvendo esta expressão.


6 - Sabendo que as letras A = +10; B = – 15 e C = + 20, calcule em seu caderno:

a) A + B

b) A + C

c) B + C

d) A – B

e) A – C

f) B – C


7. Determine qual das expressões abaixo tem como resultado – 10 e resolva em seu caderno.

(     ) 80 + 20 –  60 –  10

(     ) 30 –  10 – 10 + 20

(     ) 10 – 10 + 10  –  20

(     ) – 10 – 30 + 20 + 50


Quinta-feira, dia 14_____

Ciências__________________________

IMPORTANTE: não copie o texto! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.


ATIVIDADE 1: Vamos relembrar um pouco do que já vimos em sala de aula e durante a apresentação dos seminários sobre o Ciclo da água e seu uso no cotidiano?

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

A proposta atual é a leitura de um texto e a análise de um gráfico sobre este tema.

Água doce disponível no planeta
A maior parte da água que cobre nosso planeta encontra-se na forma salgada, cerca de 97%, enquanto apenas cerca de 3% é água doce. Porém, temos outro problema, pois além de termos pouca água doce, grande parte dela não está disponível para consumo porque encontra-se congelada em geleiras e calotas polares. Isso e outros dados sobre distribuição de água doce no planeta está disponível na figura abaixo.

Diponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEia7RgvawRE3PpDDD7lfJugJUFSubZb9R8_pkzcCiQa-L99hgpmtiBLN3btNrw7HAs2ylffc5BzkEzXrNMuE2QD4XvFiA1RuMKE_l_Zazo_DRvFLx_mUREKS7NeI0Egd-3b2u_zsjxPVJcq/s400/grafico_1_3.gif>. Acesso em 06 mai 2020.


ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. A maior parte da água no planeta encontra-se na forma salgada ou doce? Esta água é própria para o consumo humano? Justifique sua resposta.
________________________________

2. A água doce do planeta pode ser encontrada em quatro locais, quais são eles?
________________________________

3. Em que local encontra-se a maior parte da água doce do planeta? Esta água está disponível  para o consumo humano? Justifique sua resposta.
________________________________

4. Apesar de corresponder à apenas 0,3% de toda a água doce do planeta, é dali que tiramos a maior parte da água que consumimos. Onde se encontra esta água? O que podemos fazer para manter a qualidade desta fonte de água doce?
________________________________



Inglês____________________________

ATIVIDADE: Countries and Nationalities; formas afirmativa, negativa e interrogativa.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Match the columns below with Countries and Nationalities (pode copiar as colunas lado a lado)
a. United States
b. Spain
c. Brazil
d. Jamaica
e. Japan
f. Portugal
g. Australia
h. Canada
i. France
j. Germany
k .India
l. South Africa

(   ) Japanese
(   ) German
(   ) Portuguese
(   ) American
(   ) Australian
(   ) South African
(   ) French
(   ) Indian
(   ) Canadian
(   ) Spanish
(   ) Jamaican
(   ) Brazilian


2. Copie, em ordem alfabética, o nome dos países.
United States - Brazil - Japan - Canada  - Portugal


3. Assinale na alternativa que apresenta a forma interrogativa de cada sentença abaixo:
a. She is a student.
(   )She is not a student.
(   )Is she a student?

b. You  are good.
(   ) You are good? 
(   ) Are you good?

c. They are at school.
(   ) They are not school.
(   ) Are they at school?

d. We are rich.
(   )We are not rich. 
(   )Are we rich?

e. She is on vacation.
(   ) Is she on vacation? 
(   )She is on vacation?

f. It is her cat.
(   )It is not cat.   
(   )Is it her cat?

4. Passe as frases abaixo para a forma afirmativa, ou para a forma negativa.

a. I am not a doctor.
___________________

b. I am a student.
___________________

c. She is not at school.
___________________

d.It is a cat.
___________________

e. We are at the park.
___________________

f. They are lions.
___________________

5. Faça a tradução do cartão. Pode usar dicionário ou o tradutor do celular.

































Para concluir este final de semana temos uma data muito especial.

Então disponibilizei este cartão para que, quem puder,  imprimir, colorir e escrever algumas palavras

Depois entregue para sua mãe e esposa, que são pessoas muitos especiais.
Bora lá alegrar vida delas!!!


Arte_____________________________

ATIVIDADE: Land Art, também conhecida como Earth Art ou Earthwork, se refere ao tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra.
Veja alguns exemplos abaixo:



























Assista ao vídeo:

SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/Z8_IRhKnZnA

SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/Z8_IRhKnZnA

Agora, em seu caderno ou em uma folha de sulfite, ilustre uma ideia de Land Art que poderia ser feita em sua casa, numa parede ou no quintal.

Sexta-feira, dia 15_____

Língua Portuguesa________________

ATIVIDADE 1: Produção de texto

Na aula anterior você estudou e analisou o poema “O herói”, que tal recontá-lo?

Baseando-se nele, escreva um texto (história) em prosa (ou seja, sem o uso de versos) bem interessante.

Acrescente informações e detalhes que enriqueçam a narrativa. Seu texto deve conter aproximadamente 15 linhas e não esqueça de dar um título a ele.

No caderno - atividade de escrita que será corrigida/revisada.


Matemática______________________

ATIVIDADE: Multiplicação e divisão de números inteiros

Leia a explicação - atividade de leitura, não precisa copiar.

Para multiplicar números inteiros devemos utilizar uma regra sinais. Abaixo a tabela e alguns exemplos de como proceder:

Tabela com a regra de sinais:
Sinal
Sinal
Resultado
+
+
+
+
+
+








a) (–5) x (–8) = + 40

5 vezes 8 é igual a 40 e menos como menos fica mais
b) (+8) x (–7) = – 56

8 vezes 7 é igual a 56 e mais como menos fica menos

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Resolva as multiplicações abaixo em seu caderno:

a) (–12) x (–8) =

b) (+9) x (–13) =

c) (+15) x (+15) =

d) (–16) x (+7) =

2. Calcule:

a) o dobro de – 125

b) o triplo de + 77

c) o quíntuplo de – 12

d) o dobro do dobro de + 125


Leia a explicação - atividade de leitura, não precisa copiar.

Para dividir números inteiros devemos utilizar a mesma regra de sinais. Observe:
a) (–24) : (–4) = + 6

24 dividido por 4 é igual a 6 e menos com menos fica mais conforme a tabela.
b) (–30) : (+2) = –15

30 dividido por 2 é igual a 15 e menos com mais fica menos conforme a tabela.


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

3. Resolva as divisões abaixo em seu caderno:

a) (–72) : (+8) =

b) (+91) : (+7) =

c) (–225) : (–5) =

d) (+174) : (–3) =


4. Copie as frases em seu caderno completando com as palavras positivo ou negativo.

a) O produto de um número inteiro positivo com um número inteiro negativo resulta em um número inteiro _______________.

b) O produto de um número inteiro positivo com um número inteiro ________________ resulta em um número inteiro positivo.

c) O produto de um número inteiro negativo com um número inteiro negativo resulta em um número inteiro _______________.


5. Copie no caderno e determine o valor da expressão numérica: (+10) x (–7) + (–90) : (+3)


6. Para finalizar, vamos utilizar os números negativos em gráficos. Será utilizado o gráfico da questão 36 da Prova ENCCEJA 2019 para o Ensino Fundamental.

O gráfico apresenta as taxas de variação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no período de 2000 a 2013.













Qual foi a taxa de variação ocorrida entre os anos de 2009 e 2010?
A) – 7,2 %
B) + 7,2 %
C) – 7,8 %
D) + 7,8 %


7o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
https://forms.gle/rEa9jGJPV6oiCmMg7

Fique bem, fique em casa!