Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 11_____
Língua Portuguesa____________________
ATIVIDADE: Leitura e interpretação de textos com respostas no caderno.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
O trabalho indígena
Os primeiros trabalhadores brasileiros foram os indígenas. Nas aldeias, o trabalho dos homens é diferente do trabalho das mulheres, e as crianças, desde cedo, ajudam os pais a executá-lo.
Os homens, guerreiros, são responsáveis pela caça, pesca, preparo da roça, pela segurança. As mulheres cuidam da lavoura e das crianças, tecem redes, cestos e modelam peças em cerâmica.
O trabalho é realizado com a colaboração de todos os membros da aldeia, por isso os indígenas sabem fazer de tudo, não há um que saiba fazer mais que o outro. Quando os portugueses chegaram ao Brasil para colonizá-lo, precisaram de mão-de-obra para a construção de suas casas e para o trabalho na lavoura de cana-de-açúcar. Conseguiram isso escravizando indígenas.
Muitos não aceitaram essa condição e rebelaram-se contra os brancos, atacando suas vilas ou fugindo para o sertão. Esse comportamento fez os colonizadores pensarem que os indígenas eram "preguiçosos" e acabaram até difundindo esta ideia quando, na verdade, trabalhavam muito para o seu próprio sustento.
Alguns indígenas tornaram-se companheiros fiéis dos portugueses e ajudavam-nos como guias para penetrar no sertão ou como soldados no combate aos invasores de outras nações (franceses, holandeses).
Os homens, guerreiros, são responsáveis pela caça, pesca, preparo da roça, pela segurança. As mulheres cuidam da lavoura e das crianças, tecem redes, cestos e modelam peças em cerâmica.
O trabalho é realizado com a colaboração de todos os membros da aldeia, por isso os indígenas sabem fazer de tudo, não há um que saiba fazer mais que o outro. Quando os portugueses chegaram ao Brasil para colonizá-lo, precisaram de mão-de-obra para a construção de suas casas e para o trabalho na lavoura de cana-de-açúcar. Conseguiram isso escravizando indígenas.
Muitos não aceitaram essa condição e rebelaram-se contra os brancos, atacando suas vilas ou fugindo para o sertão. Esse comportamento fez os colonizadores pensarem que os indígenas eram "preguiçosos" e acabaram até difundindo esta ideia quando, na verdade, trabalhavam muito para o seu próprio sustento.
Alguns indígenas tornaram-se companheiros fiéis dos portugueses e ajudavam-nos como guias para penetrar no sertão ou como soldados no combate aos invasores de outras nações (franceses, holandeses).
Fonte: Caderno 4, 1º segmento, EJA. Editora Didática Suplegraf, página 134
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Quem foram os primeiros trabalhadores brasileiros?
2. O que os homens indígenas fazem?
3. O que as mulheres indígenas fazem?
4. Separe as sílabas das palavras:
indígenas:
aldeias:
homens:
mulheres:
crianças:
pais:
guerreiros:
portugueses:
Matemática_________________________
ATIVIDADE: Classes numéricas; decomposição e leitura de números por extenso.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Componha as ordens:
2C + 9D + 7U = 297
6C + 8D + 2U = ___________
8C + 5D + 3U = ___________
5C + 4D + 9U = ___________
4C + 1D + 5U = ___________
7C + 5D + 0U = ___________
2. Decomponha em unidades:
928= 900 + 20 + 8
371= ______________________
164= ______________________
289= ______________________
736= ______________________
403= ______________________
3. Escreva os numerais correspondentes a:
Seiscentos e setenta e um: ______________________
Cento e cinquenta e quatro: ______________________
Novecentos e dezoito: ______________________
Quatrocentos e noventa e sete: ______________________
Trezentos e sessenta e nove: ______________________
Quinhentos e três: ______________________
Duzentos e oitenta: ______________________
4. Escreva o valor absoluto e relativo dos algarismos nos numerais:
369:
257:
Terça-feira, dia 12_____
Geografia_______________________
ATIVIDADE: Leitura e interpretação de textos sobre o Brasil, com respostas no caderno.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Nós moramos em um Município: Monte Mor.
O Município onde moramos faz parte de um Estado: São Paulo.
O Estado de São Paulo, no qual moramos, faz parte de um País: Brasil.
O nome completo do nosso país é República Federativa do Brasil.
O Brasil é um país muito grande. Suas terras ocupam a maior parte da América do Sul.
O Brasil é formado por 26 estados e um Distrito Federal
Cada estado é formado por vários municípios. Um conjunto de municípios forma o estado. Um conjunto de estados forma o país.
Cada estado tem a sua capital, uma cidade onde se localiza a sede do governo.
No Distrito Federal fica a cidade de Brasília, que é a capital do Brasil. Em Brasília moram o presidente da República e os seus auxiliares.
Os governantes do povo brasileiro são:
• Do Município: prefeito (Thiago Assis)
• Do Estado: governador (João Dória)
• Do País: presidente da República (Jair Bolsonaro)
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Escreva o nome completo do nosso país: ________________________________.
2. O Brasil é formado por ____ estados e ____ Distrito Federal.
3. Escreva quem governa e o nome do governante de cada lugar:
a) Município: ________________ - ______________
b) Estado: ________________ - _______________
c) País: ________________ - ________________
História_________________________
ATIVIDADE: Leitura e interpretação de textos sobre o A chegada dos portugueses ao Brasil, com respostas no caderno.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
A chegada dos portugueses ao Brasil
No ano de 1500, o rei de Portugal, D. Manuel, organizou uma esquadra com treze caravelas que saiu em viagem para o mar.
Essa esquadra era comandada por Pedro Álvares Cabral.
A esquadra partiu de Portugal no dia 9 de março.
No dia 22 de abril a esquadra avistou um monte, ao qual foi dado o nome de Monte Pascoal.
No dia 23 de abril a esquadra ancorou junto ao ilhéu da Coroa Vermelha, que hoje se chama baía Cabrália, no estado da Bahia e entrou em contato com os índios.
O lugar escolhido para ancorar os navios recebeu o nome de Porto Seguro.
Inicialmente, Cabral deu à nova terra o nome de Ilha da Vera Cruz, pois os portugueses acharam que o Brasil era uma grande ilha.
Depois, ao verificarem que não se tratava de uma ilha, mudaram o nome para Terra de Santa Cruz.
Mais tarde, por existir aqui muito pau-brasil, árvore de madeira avermelhada, a nossa terra recebeu o nome de Brasil.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Leia o texto e escreva no caderno o nome:
a) Do rei de Portugal: ________________
b) Do comandante da esquadra: _______________________
c) Do monte avistado pela esquadra: ______________________
d) Do lugar escolhido para ancorar os navios: __________________
2. Leia o texto e escreva no caderno a data em que:
a) A esquadra partiu de Portugal: ________________
b) A esquadra avistou um monte: _______________
3. Escreva no caderno os três nomes dados ao Brasil:
1º:____________________
2º:____________________
3º:____________________
No ano de 1500, o rei de Portugal, D. Manuel, organizou uma esquadra com treze caravelas que saiu em viagem para o mar.
Essa esquadra era comandada por Pedro Álvares Cabral.
A esquadra partiu de Portugal no dia 9 de março.
No dia 22 de abril a esquadra avistou um monte, ao qual foi dado o nome de Monte Pascoal.
No dia 23 de abril a esquadra ancorou junto ao ilhéu da Coroa Vermelha, que hoje se chama baía Cabrália, no estado da Bahia e entrou em contato com os índios.
O lugar escolhido para ancorar os navios recebeu o nome de Porto Seguro.
Inicialmente, Cabral deu à nova terra o nome de Ilha da Vera Cruz, pois os portugueses acharam que o Brasil era uma grande ilha.
Depois, ao verificarem que não se tratava de uma ilha, mudaram o nome para Terra de Santa Cruz.
Mais tarde, por existir aqui muito pau-brasil, árvore de madeira avermelhada, a nossa terra recebeu o nome de Brasil.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Leia o texto e escreva no caderno o nome:
a) Do rei de Portugal: ________________
b) Do comandante da esquadra: _______________________
c) Do monte avistado pela esquadra: ______________________
d) Do lugar escolhido para ancorar os navios: __________________
2. Leia o texto e escreva no caderno a data em que:
a) A esquadra partiu de Portugal: ________________
b) A esquadra avistou um monte: _______________
3. Escreva no caderno os três nomes dados ao Brasil:
1º:____________________
2º:____________________
3º:____________________
Educação Física__________________
Fique atento às turmas:
- Turma 1, maiores de 18 anos que puderem se exercitar.
- Turma 2, menores de 18 anos SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE Turma 1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios de alongamento para o corpo que podem ser realizados com o auxílio de uma cadeira.
SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/xcM3aaBl-8U
ATIVIDADE: Leitura e interpretação de textos com respostas no caderno.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
ATIVIDADE: ordem numeral e grandezas.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Observe os numerais e responda:
275 – 139 – 847 – 482 – 504 – 391
1. Escreva:
a) O maior deles: ________
b) O menor deles: ________
c) Os pares: ________________
d) Os ímpares: ________________
2. Some (+) os dois numerais maiores.
3. Subtraia (-) os dois numerais menores.
4. Coloque os numerais em ordem:
a) Crescente: ________________
b) Decrescente: _______________
5. Escreva por extenso o nome de cada numeral:
275: ________________________
139: ________________________
847: ________________________
482: ________________________
504: ________________________
391: ________________________
ATIVIDADE: A linha é o principal elemento do desenho e pode ter diferentes características. Ela pode ser, por exemplo, reta, curva, mista ou pontilhada. As imagens abaixo mostram alguns exemplos de tipos diferentes de linhas.
Veja os vídeos:
SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/gtYgrJI9NsI
SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/TqPn-10zU5s
ATIVIDADE: Resolução de problemas matemáticos
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Numa caixa cabem 35 livros. Quantos livros podem ser colocados em 8 caixas iguais a essa?
2. Em uma indústria trabalham 532 homens e 218 mulheres. Quantas pessoas trabalham nessa indústria?
3. Dona Ana comprou 14 balas para repartir entre seus 2 filhos? Quantas balas cada um ganhou?
4. Carlos tinha 300 reais. Comprou uma mobilete por 120 reais. Quanto sobrou para Carlos?
5. Juca já subiu 361 metros de uma montanha, mas para chegar no topo faltam 482 metros. Quantos metros Juca vai escalar, se chegar até o topo?
6. Laura tem 2 caixas para guardar seus 15 bombons. Quantos bombons caberão em cada caixa? Quantos sobrarão sem guardar?
7. Uma família consome 12 pães por dia. Quantos pães essa família consome em uma semana?
8. Um sorveteiro saiu com 84 sorvetes e voltou com 15. Quantos sorvetes ele vendeu?
- Turma 1, maiores de 18 anos que puderem se exercitar.
- Turma 2, menores de 18 anos SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE Turma 1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios de alongamento para o corpo que podem ser realizados com o auxílio de uma cadeira.
Quarta-feira, dia 13_____
Língua Portuguesa__________________
ATIVIDADE: Leitura e interpretação de textos com respostas no caderno.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Trabalho escravo
O trabalho escravo existiu em nosso país durante trezentos e cinquenta anos. Milhões de negros foram trazidos da Africa para realizar uma dura rotina de trabalho. Eles eram negociados e geravam lucros para os traficantes e para os proprietários de terras no Brasil.
Os escravos trabalharam nos engenhos de cana-de-açúcar, depois na mineração e nas lavouras de café. Além disso, eles eram ferreiros, pedreiros, carregadores, vaqueiros, trabalhadores domésticos, etc.
1. Quem eram os escravos?
2. Quantos anos durou o trabalho escravo no Brasil?
3. Copie e complete as frases de acordo com o texto:
Os escravos eram negociados e geravam ___________ para os_________________ e para os proprietários de _____________ no Brasil.
4. Copie e complete as frases com onde os escravos trabalharam:
a) Nos _____________ de ____________
b) Na ______________
c) Nas _____________ de _____________
5. Os escravos trabalharam em outros serviços. Que profissões exerciam?
____________________________
____________________________
6. Copie em seu caderno
Os portugueses trouxeram muitos negros da África para trabalharem como escravos no Brasil.
Os escravos eram vendidos aos senhores de engenho e donos de fazendas.
Os escravos trabalhavam muito sob as vistas do feitor, não ganhavam nada, eram maltratados e não tinham direito algum.
Quando desobedeciam aos seus senhores (donos) ou faziam alguma coisa errada, apanhavam de chicote do feitor, sofriam castigos e, muitas vezes, até morriam.
Eles moravam em senzalas sem o mínimo conforto.
Muitos deles se revoltavam e tentavam fugir, mas eram perseguidos e castigados.
Alguns deles conseguiam fugir e iam viver nos quilombos.
Os quilombos eram lugares onde os negros moravam, trabalhavam e tinham uma vida normal.
Quando algum quilombo era descoberto, os negros eram presos e devolvidos para os seus donos.
No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que acabou com a escravidão no Brasil, mas não garantiu uma boa qualidade de vida para eles.
O trabalho escravo existiu em nosso país durante trezentos e cinquenta anos. Milhões de negros foram trazidos da Africa para realizar uma dura rotina de trabalho. Eles eram negociados e geravam lucros para os traficantes e para os proprietários de terras no Brasil.
Os escravos trabalharam nos engenhos de cana-de-açúcar, depois na mineração e nas lavouras de café. Além disso, eles eram ferreiros, pedreiros, carregadores, vaqueiros, trabalhadores domésticos, etc.
Fonte: Caderno 4, 1º segmento, EJA. Editora Didática Suplegraf, página 135.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Quem eram os escravos?
2. Quantos anos durou o trabalho escravo no Brasil?
3. Copie e complete as frases de acordo com o texto:
Os escravos eram negociados e geravam ___________ para os_________________ e para os proprietários de _____________ no Brasil.
4. Copie e complete as frases com onde os escravos trabalharam:
a) Nos _____________ de ____________
b) Na ______________
c) Nas _____________ de _____________
5. Os escravos trabalharam em outros serviços. Que profissões exerciam?
____________________________
____________________________
6. Copie em seu caderno
Os portugueses trouxeram muitos negros da África para trabalharem como escravos no Brasil.
Os escravos eram vendidos aos senhores de engenho e donos de fazendas.
Os escravos trabalhavam muito sob as vistas do feitor, não ganhavam nada, eram maltratados e não tinham direito algum.
Quando desobedeciam aos seus senhores (donos) ou faziam alguma coisa errada, apanhavam de chicote do feitor, sofriam castigos e, muitas vezes, até morriam.
Eles moravam em senzalas sem o mínimo conforto.
Muitos deles se revoltavam e tentavam fugir, mas eram perseguidos e castigados.
Alguns deles conseguiam fugir e iam viver nos quilombos.
Os quilombos eram lugares onde os negros moravam, trabalhavam e tinham uma vida normal.
Quando algum quilombo era descoberto, os negros eram presos e devolvidos para os seus donos.
No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que acabou com a escravidão no Brasil, mas não garantiu uma boa qualidade de vida para eles.
Matemática________________________
ATIVIDADE: ordem numeral e grandezas.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Observe os numerais e responda:
275 – 139 – 847 – 482 – 504 – 391
1. Escreva:
a) O maior deles: ________
b) O menor deles: ________
c) Os pares: ________________
d) Os ímpares: ________________
2. Some (+) os dois numerais maiores.
3. Subtraia (-) os dois numerais menores.
4. Coloque os numerais em ordem:
a) Crescente: ________________
b) Decrescente: _______________
5. Escreva por extenso o nome de cada numeral:
275: ________________________
139: ________________________
847: ________________________
482: ________________________
504: ________________________
391: ________________________
Quinta-feira, dia 14_____
Ciências__________________________
ATIVIDADE: Leitura e interpretação de textos sobre higiene, com respostas no caderno.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Higiene mental
Cuidar da saúde da mente também é muito importante. Para isso, devemos:
• Viver em ambiente tranquilo;
• Ler bons livros, jornais, revistas etc.;
• Ter pensamentos positivos;
• Praticar atividades físicas (esportes, caminhadas, dança etc.);
• Ouvir música;
• Ter bons sentimentos;
• Ter divertimentos (ir a cinemas, parques, assistir a bons programas de televisão etc.);
• Ter pensamentos positivos;
• Procurar ficar bem informado.
Higiene social
O ser humano vive em sociedade, ou seja, nós vivemos em grupo. Para nosso bem-estar, devemos observar alguns princípios:
• Cuidar do bem-estar de todos;
• Respeitar os direitos das pessoas;
• Ajudar as pessoas, tratando-as com educação e delicadeza;
• Manter diálogo com as pessoas;
• Manter limpos todos os lugares, recolher o lixo nos lugares adequados;
• Conservar as calçadas;
• Economizar água e energia elétrica;
• Conservar os bens públicos, como lâmpadas etc.;
• Fazer silêncio após às 22 horas.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Com suas palavras (não é para copiar), explique que devemos fazer para cuidar da saúde da nossa mente e para o nosso bem-estar.
2. Escreva no caderno o que você mudou no seu modo de viver devido à pandemia do COVID-19.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Higiene mental
Cuidar da saúde da mente também é muito importante. Para isso, devemos:
• Viver em ambiente tranquilo;
• Ler bons livros, jornais, revistas etc.;
• Ter pensamentos positivos;
• Praticar atividades físicas (esportes, caminhadas, dança etc.);
• Ouvir música;
• Ter bons sentimentos;
• Ter divertimentos (ir a cinemas, parques, assistir a bons programas de televisão etc.);
• Ter pensamentos positivos;
• Procurar ficar bem informado.
Higiene social
O ser humano vive em sociedade, ou seja, nós vivemos em grupo. Para nosso bem-estar, devemos observar alguns princípios:
• Cuidar do bem-estar de todos;
• Respeitar os direitos das pessoas;
• Ajudar as pessoas, tratando-as com educação e delicadeza;
• Manter diálogo com as pessoas;
• Manter limpos todos os lugares, recolher o lixo nos lugares adequados;
• Conservar as calçadas;
• Economizar água e energia elétrica;
• Conservar os bens públicos, como lâmpadas etc.;
• Fazer silêncio após às 22 horas.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Com suas palavras (não é para copiar), explique que devemos fazer para cuidar da saúde da nossa mente e para o nosso bem-estar.
2. Escreva no caderno o que você mudou no seu modo de viver devido à pandemia do COVID-19.
Arte_____________________________
ATIVIDADE: A linha é o principal elemento do desenho e pode ter diferentes características. Ela pode ser, por exemplo, reta, curva, mista ou pontilhada. As imagens abaixo mostram alguns exemplos de tipos diferentes de linhas.
Veja os vídeos:
Crie em seu caderno, ou em uma folha de sulfite, um desenho com apenas uma linha.
Sexta-feira, dia 15_____
Língua Portuguesa________________
ATIVIDADE: Leitura e interpretação de textos com respostas no caderno.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
O trabalho do migrante
Leia o depoimento de dona Martha:
Vim para o Brasil com 14 anos, em 1925; nunca havia trabalhado antes e quando aqui cheguei fui para o cafezal no lugar indicado pelos alemães. Eu fazia canteiros e apanhava café. Tinha cobra em tudo quanto é canto.
Na primeira fazenda em que ficamos, eu e minha família, tinha uma casa grande com vários quartos, um para cada família; banheiros e cozinha eram comunitários. Comíamos pão caseiro com ovo cru. Os donos da fazenda davam café com casca já torrado. Bebíamos, mas o gosto era muito ruim. A comunicação era feita com gestos.
Mudamos para outra fazenda onde tinha umas casas para as famílias dos Imigrantes batata-doce; abobrinha, chuchu, batata. Fazíamos colchões com palha de milho e saco. Trocávamos coisas que trouxemos da Alemanha (canecas, casacos, etc) por animais (porcos e galinhas).
Antes de sair o sol, eu ia para a roça e minha mãe ficava cozinhando, lavando e na hora do almoço levava a comida e já ficava para trabalhar também.
Na fazenda algumas pessoas já falavam um pouco de alemão.
A vida no cafezal era muito difícil. Ganhávamos pouco. Carregávamos sacos de café nas costas e subíamos morros para levá-los até o armazém. Lá em cima, ficava uma pessoa controlando quem trazia os sacos e anotava quantos eram trazidos, pois pagavam por quantidade.
Apesar de toda a dificuldade, foram tempos de muita amizade e colaboração, até as árvores e plantas parecia que lançavam galhos para ajudar a gente a subir os morros.
Além da urbanização, deve-se aos italianos o processo de industrialização começado em São Paulo.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Em que ano dona Martha veio para o Brasil?
2. Quantos anos dona Martha tinha quando veio para o Brasil?
3. Onde foi o primeiro trabalho de dona Martha? O que ela fazia?
4. Complete a frase, com as palavras que faltam e estão no texto.
Dona Martha diz que a vida no cafezal era muito _________________, mas, apesar de toda a dificuldade, foram tempos de ____________________ e ____________________.
5. Por que a maioria dos imigrantes veio para o Brasil
6. Que cidades foram fundadas pelos imigrantes e hoje são grandes centros?
7. O que se deve aos alemães e italianos?
8. Além da urbanização, deve-se aos italianos o processo de _____________ começado em São Paulo.
( ) comercialização
( ) industrialização
9. Imigrante é a pessoa que entra num país estranho para nele viver. Você já viveu em um lugar e achou estranho? O que mais estranhou?
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
O trabalho do migrante
Leia o depoimento de dona Martha:
Vim para o Brasil com 14 anos, em 1925; nunca havia trabalhado antes e quando aqui cheguei fui para o cafezal no lugar indicado pelos alemães. Eu fazia canteiros e apanhava café. Tinha cobra em tudo quanto é canto.
Na primeira fazenda em que ficamos, eu e minha família, tinha uma casa grande com vários quartos, um para cada família; banheiros e cozinha eram comunitários. Comíamos pão caseiro com ovo cru. Os donos da fazenda davam café com casca já torrado. Bebíamos, mas o gosto era muito ruim. A comunicação era feita com gestos.
Mudamos para outra fazenda onde tinha umas casas para as famílias dos Imigrantes batata-doce; abobrinha, chuchu, batata. Fazíamos colchões com palha de milho e saco. Trocávamos coisas que trouxemos da Alemanha (canecas, casacos, etc) por animais (porcos e galinhas).
Antes de sair o sol, eu ia para a roça e minha mãe ficava cozinhando, lavando e na hora do almoço levava a comida e já ficava para trabalhar também.
Na fazenda algumas pessoas já falavam um pouco de alemão.
A vida no cafezal era muito difícil. Ganhávamos pouco. Carregávamos sacos de café nas costas e subíamos morros para levá-los até o armazém. Lá em cima, ficava uma pessoa controlando quem trazia os sacos e anotava quantos eram trazidos, pois pagavam por quantidade.
Apesar de toda a dificuldade, foram tempos de muita amizade e colaboração, até as árvores e plantas parecia que lançavam galhos para ajudar a gente a subir os morros.
(Joana Martha Gorisheck Berthold)
A maioria dos imigrantes veio para o Brasil para trabalhar na lavoura, e acabaram fundando cidades que hoje são grandes centros como Blumenau, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Americana, etc.
Aos alemães e italianos deve-se principalmente a urbanização das regiões sul e sudeste do pais.Além da urbanização, deve-se aos italianos o processo de industrialização começado em São Paulo.
Fonte: Caderno 4, 1º segmento, EJA. Editora
Didática Suplegraf, páginas 141 e 142
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Em que ano dona Martha veio para o Brasil?
2. Quantos anos dona Martha tinha quando veio para o Brasil?
3. Onde foi o primeiro trabalho de dona Martha? O que ela fazia?
4. Complete a frase, com as palavras que faltam e estão no texto.
Dona Martha diz que a vida no cafezal era muito _________________, mas, apesar de toda a dificuldade, foram tempos de ____________________ e ____________________.
5. Por que a maioria dos imigrantes veio para o Brasil
6. Que cidades foram fundadas pelos imigrantes e hoje são grandes centros?
7. O que se deve aos alemães e italianos?
8. Além da urbanização, deve-se aos italianos o processo de _____________ começado em São Paulo.
( ) comercialização
( ) industrialização
9. Imigrante é a pessoa que entra num país estranho para nele viver. Você já viveu em um lugar e achou estranho? O que mais estranhou?
Matemática______________________
ATIVIDADE: Resolução de problemas matemáticos
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Numa caixa cabem 35 livros. Quantos livros podem ser colocados em 8 caixas iguais a essa?
2. Em uma indústria trabalham 532 homens e 218 mulheres. Quantas pessoas trabalham nessa indústria?
3. Dona Ana comprou 14 balas para repartir entre seus 2 filhos? Quantas balas cada um ganhou?
4. Carlos tinha 300 reais. Comprou uma mobilete por 120 reais. Quanto sobrou para Carlos?
5. Juca já subiu 361 metros de uma montanha, mas para chegar no topo faltam 482 metros. Quantos metros Juca vai escalar, se chegar até o topo?
6. Laura tem 2 caixas para guardar seus 15 bombons. Quantos bombons caberão em cada caixa? Quantos sobrarão sem guardar?
7. Uma família consome 12 pães por dia. Quantos pães essa família consome em uma semana?
8. Um sorveteiro saiu com 84 sorvetes e voltou com 15. Quantos sorvetes ele vendeu?