segunda-feira, 11 de maio de 2020

Semana de 11 a 15/5 - EJA Alfabetização

ATENÇÃO AOS COMANDOS

LEIA O TEXTO - ATIVIDADE DE LEITURA, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - ATIVIDADE DE ESCRITA E RESOLUÇÃO QUE SERÁ CORRIGIDA/REVISADA.


Segunda-feira, dia 11_____

Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE: VOGAIS; LISTAS DE PALAVRAS; ACRÓSTICO; LISTA DE PALAVRAS.

COPIE NO CADERNO - ATIVIDADE DE ESCRITA E RESOLUÇÃO QUE SERÁ CORRIGIDA/REVISADA.

1. CIRCULE AS VOGAIS DAS PALAVRAS:
M A C A C O
B O N E C A
P I R U L I T O
C O R U J A
A B A C A T E
A V I Ã O


2. TROQUE A LETRA INICIAL DA PALAVRA BOLA E FORME NOVAS PALAVRAS:

 ______ OLA

 ______OLA

 ______ OLA

 ______OLA

 ______ OLA

 ______OLA


3. SEPARE AS PALAVRAS ABAIXO EM DUAS LISTAS:

BALEIA       ABACAXI     UVA   BOI    AMORA     

BANANA     VACA           MACACO    CAJU      BODE

FRUTAS: ____________________

ANIMAIS: ___________________


4. ACRÓSTICO: PARA CADA LETRA ESCREVA UMA PALAVRA.
Q-
U-
E-
R-
I-
D-
A-

M-
A-
M-
Ã-
E-


5. USE SEUS CONHECIMENTOS E ESCREVA O QUE SE PEDE.

UMA COMIDA: ___________________
UM ANIMAL: ___________________
UMA FRUTA: ___________________
UMA CIDADE: ___________________
UM OBJETO: ___________________
UM SENTIMENTO: ___________________
 

Matemática_________________________

ATIVIDADE: DIAS DA SEMANA, FIGURAS GEOMÉTRICAS E ANTECESSOR E SUCESSOR.

COPIE NO CADERNO - ATIVIDADE DE ESCRITA E RESOLUÇÃO QUE SERÁ CORRIGIDA/REVISADA.

1. ESCREVA O NOME DE CADA DIA DA SEMANA.
1º DIA - ___________________
2º DIA - ___________________
3º DIA - ___________________
4º DIA - ___________________
5º DIA - ___________________
6º DIA - ___________________
7º DIA - ___________________

2. DESENHE AS FIGURAS GEOMÉTRICAS:

TRIÂNGULO

RETÂNGULO

CÍRCULO

QUADRADO


3. FAÇA UM TRIÂNGULO NO NÚMERO MAIOR:

42 – 21 – 16 – 59 – 72 – 38 


4. FAÇA UM CÍRCULO NO NÚMERO MENOR:

37 – 8  – 26 – 78 – 53 – 15 – 64


5. ESCREVA QUEM VEM ANTES E QUEM VEM DEPOIS.
______ 16 ______
______ 47 ______
______ 28 ______
______ 51 ______
______ 32 ______
______ 63 ______



Terça-feira, dia 12_____

Geografia_______________________

ATIVIDADE: CIDADES VIZINHAS;  HIDROGRAFIA; BAIRRO.

COPIE NO CADERNO - ATIVIDADE DE ESCRITA E RESOLUÇÃO QUE SERÁ CORRIGIDA/REVISADA.

1. VOCÊ MORA NO MUNICÍPIO DE MONTE MOR. ESCREVA O NOME DE TRÊS CIDADES QUE SÃO VIZINHAS DE MONTE MOR.
________________________________

2. QUAL É O NOME DO RIO QUE PASSA POR MONTE MOR? MARQUE UM X.
(   ) RIO TIETÊ
(   ) RIO PIRACICABA
(   ) RIO CAPIVARI

3. ASSINALE COM X O QUE HÁ EM SEU BAIRRO.
(   ) CASAS
(   ) CINEMA
(   ) SOBRADOS
(   ) BANCO
(   ) EDIFÍCIOS
(   ) HOSPITAL
(   ) PRAÇA
(   ) PADARIA
(   ) ESCOLA
(   ) FARMÁCIA
(   ) IGREJA
(   ) AÇOUGUE


História_________________________

ATIVIDADE: CÓPIA E LEITURA DE TEXTO.

1. COPIE NO CADERNO, DEPOIS LEIA 2 VEZES.

COPIE NO CADERNO - ATIVIDADE DE ESCRITA E RESOLUÇÃO QUE SERÁ CORRIGIDA/REVISADA.

LIBERTAÇÃO   DOS   ESCRAVOS

OS   NEGROS   FORAM   TRAZIDOS   DA   ÁFRICA   PARA   O   BRASIL   PARA   TRABALHAR   COMO   ESCRAVOS

TRABALHAVAM   MUITO.   ERAM   CASTIGADOS   QUANDO   NÃO   OBEDECIAM   A   SEUS   DONOS.

ZUMBI   FOI   UM   NEGRO   QUE   LUTOU   PELO   SEU   POVO.   CRIOU   O   QUILOMBO   DOS   PALMARES,   ONDE   ERA   O   LÍDER.   PARA   LÁ   IAM   OS   ESCRAVOS   QUE   FUGIAM   DE   SEUS   DONOS.

A   LEI   ÁUREA,   FOI   ASSINADA   PELA   PRINCESA   ISABEL,   NO   DIA   13   DE   MAIO   DE   1888,   ENCERROU   A   ESCRAVIDÃO   NO   BRASIL.   MAS   NÃO   GARANTIU   UMA   BOA   QUALIDADE   DE   VIDA   PARA   ELES.


Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS   QUE   PUDEREM   SE   EXERCITAR.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS   SEM   AFASTAMENTO.

ATIVIDADE   TURMA   1:   ALONGAMENTO   SENTADO.   VAMOS   FAZER   EXERCÍCIOS   DE   ALONGAMENTO   PARA   O   CORPO   QUE   PODEM   SER   REALIZADOS   COM   O   AUXÍLIO   DE   UMA   CADEIRA.



SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/xcM3aaBl-8U


ATIVIDADE  TURMA  2:  ATLETISMO

LEIA  O  TEXTO  -  ATIVIDADE  DE  LEITURA,  NÃO  PRECISA  COPIAR.

O  QUE  É  ATLETISMO?
ATLETISMO  É  O  GRUPO  DE  MODALIDADES  ESPORTIVAS  QUE  REÚNE  CORRIDA,  SALTO  E  ARREMESSO.  AS  PROVAS  DE  ATLETISMO  PODEM  OCORRER  NO  CAMPO,  NA  RUA  OU  NO  ESTÁDIO,  DE  FORMA  INDIVIDUAL  OU  POR  REVEZAMENTO  DE  ATLETAS.

SUGESTÃO  DE  BRINCADEIRAS  E  JOGOS  QUE  PODEMOS  FAZER  PARA  DESENVOLVER  O  ATLETISMO.
-  CORRIDAS
-  PEGA  PEGA
-  ROUBA  BANDEIRA
-  SALTO  EM  ALTURA  COM  A  CORDA
-  SALTO  EM  DISTANCIA  (RISCO  NO  CHÃO,  CORDA  ETC..)
-  LANÇAR  A  BOLA  NO  ALVO


COPIE  NO  CADERNO  -  ATIVIDADE  DE  ESCRITA  E  RESOLUÇÃO  QUE  SERÁ  CORRIGIDA/REVISADA.

RESPONDA  AS  QUESTÕES!
1.  O  ATLETISMO  TEVE  ORIGEM  EM  QUAL  CIVILIZAÇÃO?
(    )  ASIÁTICA
(    )  MESOPOTÂMIA
(    )  MAIA
(    )  GREGA
(    )  CHINESA

2.  ASSINALE  A  OPÇÃO  QUE  CORRESPONDE  A  CORRIDAS  DE  VELOCIDADE.
(    )  800  MT
(    )  1000  MT
(    )  100  MT
(    )  600  MT
(    )  1.200  MT

DICA  DE  FILME

SINOPSE  E  DETALHES

CINEBIOGRAFIA  DE  JESSE  OWENS  (STEPHAN  JAMES),  ATLETA  NEGRO  AMERICANO  QUE  GANHOU  QUATRO  MEDALHAS  DE  OURO  NAS  OLIMPÍADAS  DE  BERLIM,  EM  1936,  SUPERANDO  CORREDORES  ARIANOS  EM  PLENO  REGIME  NAZISTA  DE  ADOLF  HITLER.

DEPOIS  DESSE  BELO  FILME,  AQUI  FICA    MINHA  PROPOSTA  UMA  SUGESTÃO/DESAFIO!!!

CRIE  UMA  ATIVIDADE  DE  ATLETISMO,  PODE  SER  CIRCUITO/CORRIDAS,  SALTOS  OU  ARREMESSOS.

REGISTRE  CADA  MOMENTO  DESSE  PROGRAMA  EM  FAMÍLIA!  E  SE  PUDER  COMPARTILHE!


Quarta-feira, dia 13_____

Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: ORDEM ALFABÉTICA; SÍLABAS; MASCULINO E FEMININO.

COPIE NO CADERNO - ATIVIDADE DE ESCRITA E RESOLUÇÃO QUE SERÁ CORRIGIDA/REVISADA.

1. LEIA AS 26 PALAVRAS E COLOQUE-AS EM ORDEM ALFABÉTICA (OBSERVE A PRIMEIRA LETRA DE CADA UMA):

DAMA BONÉ ILHA AMOR ÉGUA ÓLEO

HIENA NOME PERA JIPE LÁPIS KIWI

MÃO QUADRO FOGO TADEU XALE VÉU

RUA UNHA YOPA GIRAFA SALA CABIDE

WILSON ZEBRA

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z


2. ESCREVA PALAVRAS INICIADAS POR:
BI - _______________________
BO - _______________________
BU - _______________________
BE - _______________________
BA - _______________________


3. INVERTA O GÊNERO, ESCREVENDO A PALAVRA NO FEMININO:
O MACACO = ____________________
O CAVALO = ____________________
O HOMEM = ____________________
O RATO = ____________________
O LEÃO = ____________________
O GATO = ____________________
O PAI = ____________________


4. SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS, CONTE E COLOQUE O NÚMERO QUE ENCONTRAR . VEJA O EXEMPLO:
BIDU = BI – DU = 2
BEXIGA = ____________________
BIGODE = ____________________
ABACATE = ____________________
CABIDE = ____________________
BOCA = ____________________
BEBIDA = ____________________
BANANA = ____________________
BODE = ____________________
BOM = ____________________

 
Matemática________________________

ATIVIDADE: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, GRANDEZAS E MEDIDAS, ESCRITA POR EXTENSO.

COPIE NO CADERNO - ATIVIDADE DE ESCRITA E RESOLUÇÃO QUE SERÁ CORRIGIDA/REVISADA.

O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUERIA SABER QUANTO PESAVAM SEUS ALUNOS. VEJA O QUE O BALANÇO MARCOU.

NOME - QUILOGRAMAS
EDU     -        20 Kg
CAIO   -        13 Kg
DUDU -        45 Kg

RESPONDA:
1. QUAL  DOS TRÊS ALUNOS É O MAIS PESADO?
________________________________

2. QUAL DELES É O MAIS LEVE?
________________________________


3. QUANTOS QUILOS DUDU TEM A MAIS QUE CAIO?
________________________________


4. QUANTO CAIO E EDU PESAM JUNTOS? (FAZER A CONTA).
________________________________


5. QUANTO PESAM OS TRÊS ALUNOS JUNTOS? (FAZER A CONTA).
________________________________


6. ESCREVA COMO SE LÊ:
20 - ____________________________
13 - ____________________________
45 - ____________________________
32 - ____________________________
78 - ____________________________
33 - ____________________________


Quinta-feira, dia 14_____

Ciências__________________________

ATIVIDADE: ESTADOS FÍSICOS, UTILIDADES E CUIDADOS COM A ÁGUA; ACRÓSTICO; PROTEÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS.

COPIE NO CADERNO - ATIVIDADE DE ESCRITA E RESOLUÇÃO QUE SERÁ CORRIGIDA/REVISADA.

1. ESCREVA O NOME DOS TRÊS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA.
________________________________


2. LISTE ALGUMAS DAS UTILIDADES DA ÁGUA.
________________________________


3. QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM A ÁGUA? POR QUÊ?
________________________________


4. ACRÓSTICO: PARA CADA LETRA ESCREVA UMA PALAVRA.

Á =
G =
U =
A =

L =
I =
M =
P =
A =


5. O QUE É PRECISO FAZER PARA SE PROTEGER E NÃO CONTRAIR O CORONAVÍRUS?
________________________________



Arte_____________________________

ATIVIDADE: A linha é o principal elemento do desenho e pode ter diferentes características. Ela pode ser, por exemplo, reta, curva, mista ou pontilhada. As imagens abaixo mostram alguns exemplos de tipos diferentes de linhas.














Veja os vídeos:

SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/gtYgrJI9NsI

SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/TqPn-10zU5s

Crie em seu caderno, ou em uma folha de sulfite, um desenho com apenas uma linha.


Sexta-feira, dia 15_____

Língua Portuguesa________________

ATIVIDADE: LEITURA E ENTENDIMENTO DO TEXTO.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

TIRADENTES
NO   DIA   21   DE   ABRIL   COMEMORAMOS   A   MORTE   DO   NOSSO   HERÓI,   TIRADENTES.

ELE   FOI   PRESO   E   ENFORCADO,   PORQUE   QUERIA   LIBERTAR   O   BRASIL   DE   PORTUGAL.


SEU   NOME   ERA   JOAQUIM   JOSÉ   DA   SILVA   XAVIER.   FOI   ENFORCADO   NO   DIA   21   DE   ABRIL   DE   1792.


COPIE NO CADERNO - ATIVIDADE DE ESCRITA E RESOLUÇÃO QUE SERÁ CORRIGIDA/REVISADA.

1. SOBRE O TEXTO TIRADENTES, RESPONDA COM ATENÇÃO:

A) POR QUE TIRADENTES FOI ENFORCADO?
_____________________________

B) QUAL É O NOME COMPLETO DE TIRADENTES?
 ____________________________

C) EM QUE DIA TIRADENTES FOI ENFORCADO?
_____________________________

D) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
_____________________________

E) CIRCULE A RESPOSTA CORRETA. TIRADENTES É CONSIDERADO:
NOSSO HERÓI
NOSSO PAI

2. SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS:
ENFORCADO . ____ ______ _____ _____
LIBERTAR . _____ _______ _______
PRESO . ______ _____
BRASIL . ______ _______


Matemática______________________

ATIVIDADE: ADIÇÃO, ORDEM NUMÉRICA, GRANDEZAS E MEDIDAS.

COPIE NO CADERNO - ATIVIDADE DE ESCRITA E RESOLUÇÃO QUE SERÁ CORRIGIDA/REVISADA.

1. ARME E SOME AS DEZENAS COM CUIDADO.
A) 30 + 20 =
B) 40 + 30 =
C) 20 + 10 =
D) 50 + 30 =
E) 10 + 10 =
F) 30 + 10 =
G) 10 + 50 =
H) 50 + 40 =


2. OBSERVE OS RESULTADOS DAS CONTINHAS QUE VOCÊ FEZ E FAÇA O QUE  SE PEDE.

A) COPIE OS RESULTADOS DO MENOR PARA O MAIOR.
____________________________

B) AGORA, COPIE OS RESULTADOS DO MAIOR PARA O MENOR.
____________________________

C) COMPLETE:
O RESULTADO MAIOR É __________
O RESULTADO MENOR É _________

D) ACHE A SOMA ENTRE O RESULTADO MAIOR E O RESULTADO MENOR (FAZER A CONTA).


Termo 1__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
https://forms.gle/igRuQ2nQiZS2nyh7A

Fique bem, fique em casa!