segunda-feira, 11 de maio de 2020

Semana de 11/05 a 15/05



Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões, os alunos deverão colocar no caderno o cabeçalho a data e a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.


DATA  11/05/2020  (2ªFeira)                                       5ºANO                                                                                              

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 11 de maio de 2020
Hoje é segunda-feira
Nome completo___________________
Professora______________________

Bom dia!

“ Que a paz de Deus se faça presente na tua vida e no teu lar”

ATIVIDADE: Compreensão textual:

1 – Responda sempre quando tiver certeza, se tiver alguma dúvida volte ao texto, releia a pergunta, para tirar sua dúvida;
2 – Respeite os sinais de pontuação e capriche em sua letra;

ACREDITAMOS EM VOCÊ!

O Dia das Mães, segundo domingo do mês de Maio, neste dia comemoramos o dia das mamães, a pessoa que nos deu a vida, que nos ama, nos acolhe, cuida da gente.
Às vezes a mamãe não é quem nos deu a vida diretamente, e sim aquela que cuida da gente, nunca se esqueça que mãe é aquela que está sempre perto nos ajudando em tudo. Assista o vídeo do link abaixo, e veja uma história sobre as mães:



                   https://www.youtube.com/watch?v=1dqZD9gq3ys   

Leia o texto e resolva os exercícios:

Texto: Mãe de todos os tipos
De: Chris Bueno

Todo mundo tem mãe
Até mãe tem mãe também
E tem mãe de tudo quanto é tipo
Que tipo de mãe você tem?

                        Tem mãe que é meio desligada,
Nunca lembra onde pôs a escova,
a chave, o aspirador…

Tem mãe que é conectada,
Não sai da frente do computador
Tem mãe que adora música
E sempre entra na dança

                                                                       Tem mãe que adora brincar,
E nunca esquece que também já foi criança

Tem mãe que é mais brava,
E gosta de tudo certinho
Tem mãe que é um doce,
E vive fazendo carinho


 Responda as questões abaixo:

1- Toda mãe é mãezona, mas cada uma tem um jeitinho só dela: Brava, ciumenta, carinhosa, amiga ou grudenta… De que tipo é a sua mãe? Por quê?

2- Até há pouco tempo atrás, o papel das mães era basicamente cuidar da casa e dos filhos. Você acha que atualmente houve mudanças neste papel? Explique.

3- Na história observamos que há vários tipos de mães: brava, boazinha, engraçada, moderna, mas todas tinham uma coisa em comum. O que vocês acham que toda mãe têm em comum?

4 – Que tal preparar uma linda cartinha para sua mamãe?? Faça com carinho e bem caprichado.


DATA 11/05/2020  (2ª Feira)                                                       5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:-    Páginas 58 a 65 do livro ÁPIS. Resolver no livro.



DATA: 11/05/2020                                     


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Capítulo 2.

Faça a leitura de imagens das páginas 20 e 21, para responder as questões da “Chuva de ideias” da página 21.

Para responder á pergunta 1 da página 22, leia o texto e observe as imagens da página, para saber como é feito um Mosaico.


DATA 12/05/2020  (3ª Feira)                                            5º ANO                                                                                                
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 12 de maio de 2020
Hoje é terça-feira
Nome:___________________
Professora___________________

Bom dia!

 Que a paz de Deus se faça presente na tua vida e no teu lar”

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

 ATIVIDADE:  Páginas 66 e 67 do livro ÁPIS.

-    Arme e resolva as adições e subtrações abaixo:

  a) 3876+2546=        b) 8765+3879=         c) 4360+3786=      d) 98765+7654=                      e) 8764-4876=         f) 3020-1876=          g) 9000-4673=        h) 5089-3789=



DATA 12_/ 05__/2020  (3ª Feira)                                       5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

ATIVIDADE: Chegada do portugueses ao Brasil

Leia o texto:
Os Portugueses Chegam ao Brasil
           
 Há mais de 500 anos, o rei de Portugal, D. Manuel, organizou uma esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, que teria como rota a região onde é o Brasil e depois seguiria para as índias. Essa rota era conveniente porque seguia o fluxo da correnteza dos oceanos.
            As embarcações comandadas por Cabral chamavam-se caravelas e eram movidas a vento.
            Em meio à viagem, no dia 22 de abril de 1500, os portugueses avistaram um monte, nas terras do nosso atual Brasil. Recebeu o nome de Monte Pascoal, pois era época de Páscoa.
Quando desembarcaram, os portugueses puderam perceber que se tratava de uma terra coberta
de florestas e povoada por povos indígenas.
            Antes de receber seu atual nome, Brasil, nossa pátria teve os nomes de Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz. O atual nome se deve ao fato de que na época havia uma grande quantidade de uma madeira avermelhada, chamada pau-brasil.
            O Brasil, então, acabou se tornando colônia de Portugal até 1822, quando de sua independência, oficialmente em 7 de Setembro.

Entenda melhor clicando nesse vídeo:

                                  https://www.youtube.com/watch?v=PhD9SqTBxqE

AGORA RESPONDA AS QUESTÕES:

1 – Quem era o rei de Portugal na época da chegada dos portugueses?

2 – A quem o rei de Portugal deu o comando da esquadra que deveria descobrir um novo caminho marítimo para as Índias?

3 – Como se chamavam as embarcações da esquadra e como elas eram?

4 – O que os portugueses avistaram no dia 22 de abril de 1500?

5 – O que os portugueses puderam perceber da nova terra assim que chegaram?

6 – Por que a nova terra recebeu o nome de Brasil?



 DATA 12/05/2020  (3ª Feira)                                                   5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

Vamos relembrar e praticar um pouco dos lançamentos

1 – Você sabe o que é Fair Play? Vamos fazer uma pesquisa sobre esse assunto. Em uma folha, ou seu caderno de atividade, escreva sua pesquisa contendo:
a    -    Qual o significado da palavra fair-play.
b    -   Onde ele pode ser aplicado.
c    -    É obrigatório ter o fair-play? Como funciona dentro de um esporte.

2 – Vamos assistir o vídeo a seguir, e preste atenção nas situações demonstradas.

                                   https://www.youtube.com/watch?v=-z-jcO40Gp4

3 -  Agora você vai pesquisar 3 momentos diferentes de fair play em esportes diferentes. Vídeo é legal para assistir a situação e ver a emoção do momento, mas anote o que aconteceu em cada uma das 3 situações que você escolheu. Se quiser ler matérias sobre o assunto, também existem várias reportagens no google, mas da mesma forma, escolha 3 e anote o que aconteceu.

4 – Após você ter estudado um pouco sobre esse assunto, descreva algumas situações que podemos aplicar o fair-play na escola e educação física.


COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 13 de maio de 2020
Hoje é quarta-feira
Nome completo___________________
Professora______________________

ATIVIDADE: Leia o texto com bastante atenção:

O mistério das bicicletas

Dino está devorando o café da manhã.
- Quero ser o primeiro a chegar ao Esconderijo esta manhã - ele explica para a mamãe.
- Vamos de bicicleta até o acampamento para fazer um piquenique na hora do almoço.
- Fiz um sanduíche para você - a mamãe sorri. Ele agarra o lanche e sai correndo para pegar a bicicleta no jardim.
- O que é isso? - ele diz surpreso. A bicicleta dele sumiu!
No lugar dela, está uma bicicleta diferente. - Mas essa é a bicicleta do Giro! - ele diz, abanando a cabeça.
Como sua bicicleta havia sumido, ele pega a de Giro e sai pedalando para o esconderijo.
Todos os amigos dele estavam lá, conversando agitados.
- Não consigo entender - diz a zebra Zig. - As nossas bicicletas desapareceram, mas, no lugar delas, encontramos as bicicletas da Silvia e da Babi!
A mesma coisa havia acontecido com todo mundo.
Ninguém conseguia resolver o mistério.
- Bem, todos conseguimos nossas bicicletas de volta - diz o dinossauro Dino, tomando a iniciativa. - Então, vamos deixar como está.
No jantar, Dino conta para a mamãe e o papai sobre o mistério das bicicletas. Eles olham um para o outro e caem na risada.
- Não! - exclamou Dino. Ele não fazia ideia de que os adultos pudessem ser tão travessos e engraçados.
Feliz dia da mentira!

Responda as questões no caderno de Português.

1) Qual é o título do texto? Quantos parágrafos tem o texto?

2) Por que Dino está devorando o café da manhã?

3) Como Dino e os amigos vão até o acampamento?

4) Quando Dino sai correndo para pegar a bicicleta no jardim, o que ele observa?

5) Como sua bicicleta havia sumido, ele pega a de Giro e sai pedalando para o esconderijo. Quando chega lá, o que os amigos falam para ele?

6) No jantar, Dino conta para a mamãe e o papai sobre o mistério das bicicletas. Como os pais dele reagem?

7) O papai e a mamãe de Dino dizem a ele que é o dia da mentira, e por isso, o que eles fizeram?

8) Observe as palavras abaixo e faça uma pesquisa escrevendo em seu caderno o masculino das palavras: 

BARONEZA               MADRINHA                  ESPOSA               PATROA
ELEFANTA                 EMBAIXATRIZ             PAVOA                  DUQUEZA
NORA                         ÉGUA                           VACA                    MARQUEZA
LADRA                       PRINCESA                   MÃE                      ÓRFÃ
MADRASTA               AMAZONA                   MADRE                 ABELHA
RÉ                             CABRA


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA


ATIVIDADE: A divisão política do Brasil e suas regiões

Leia o texto abaixo:

Atualmente, o Brasil é dividido em 27 unidades federativas. Cada estado brasileiro é uma unidade federativa, isto é, uma parte do Brasil.
O Distrito Federal, onde está situada Brasília, a capital do nosso país, também é uma unidade federativa.
Por isso, podemos dizer que o território brasileiro é dividido em 27 unidades federativas: 26 estados e o Distrito Federal.
Os estados brasileiros estão situados em cinco regiões: Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.
Em tamanho a região Norte é a maior, mas é a menor em população. A região Sudeste é a mais populosa.
Observe o mapa do Brasil, suas regiões e unidades federativas na página 274 do Livro Integrado NAME ou outro mapa do Brasil de sua preferência. (Geografia)

Moramos no município de Monte Mor, estado de São Paulo, na região Sudeste do Brasil.




Responda em seu caderno:

1) O Brasil é formando por quantas unidades federativas?

2) Qual é a capital do nosso país?

3) Em quantas regiões está dividida o Brasil? Quais são elas?

4) Qual estado que você mora? Está situada em qual região brasileira?

5) Qual região brasileira é a maior?

6) Qual região brasileira tem o maior número de população?

7) Pinte no mapa da sua região cada estado de uma cor diferente.


DATA: 13/05/2020



COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Gregos e romanos.

Observe o mosaico da página 23 e responda a questão 2.

Em seguida, como propõe a questão 3: desenhe, em seu caderno, um animal que você mais goste.



DATA 14/05/2020  (5ª Feira)                                              5º ANO      
                                                                  

E.M. “Coronel Domingos
Monte Mor, 14 de maio de 2020
Hoje é quinta-feira
Nome:___________________
Professora________________

Bom dia!

“Todos os dias a força divina nos abastece de forma generosa. Preenchendo a nossa alma com amor e muita fé.”

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

Atividades:
1   
      -    Páginas 68 a 73 do livro ÁPIS. Resolver as atividades no livro.


COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS


Atividades:

Livro Name paginas 196 e 197 fazer no livro.
1    
    

DATA 08 /05 /2020  (6ª Feira)                                                 5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa


ATIVIDADE: Classificação quanto o número de sílabas:



O que é?
Exemplos
Monossílaba
Palavras com 1 sílaba
Ex:pé, pá, um.
Dissílaba
Palavras com 2 sílabas
Ex: lupa,mala, bola
Trissílaba
Palavras com 3 sílabas
Ex: cabana, escola, mochila
Polissílaba
Palavras com 4 ou mais sílabas
Ex: serenata, televisão


Assista esse vídeo para entender melhor: https://www.youtube.com/watch?v=5ru7LlDNv04





1 - Leia o Texto:


2-Encontre no texto acima e registre no seu caderno, 5 palavras que sejam monossílabas, 5 dissílabas, 5 trissílabas e 5 polissílabas.

3- Copie AS PALAVRAS no seu caderno e separe e classifique as sílabas em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba:

                                                                             
                         DIVISÃO SILÁBICA                                 CLASSIFICAÇÃO

Chave                 
Descer
Recreio
Escola
Dicionário
Guitarra
Exceção
Cooperação
Mãe
Relógio
Delícia

Atleta
Passarinho
Carrinho
Carinho
Absurdo
Aptidão
Abrupto
Adolescente
Cambalhota
Mundial


COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

DATA:  15 -05-2020 (6ª - SEXTA-FEIRA)                                   5º ANO


Atividade:

1.    Olá, crianças! Vamos revisar o vocabulário referente a praia (on the beach);


2.    Primeiramente, em seu caderno, escreva as palavras em inglês;


3.    Em seguida, faça a tradução das palavras para o português;


4.    Por último, faça ilustrações para cada uma das palavras;


5.    Em caso de dúvidas, consulte o caderno e o livro de inglês, onde fizemos atividades sobre esse conteúdo;


6.    Lembre-se do nosso combinado, faça tudo com muito capricho. Bons estudos!


·         Sea

·         Boat

·         Surfer

·         Surfboard

·         Wave

·         Coconut palm

·         Bucket and spades

·         Sunshade

 


DATA 15/05/2020  (6ª Feira)                                              5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE: (NÃO É NECESSÁRIO COPIAR AS INSTRUÇÕES)

Nesta aula, vamos tentar controlar um pouco mais a bola. Você precisa arrumar uma bola de qualquer esporte e tentar fazer as atividades

1 –   Controle de bola embaixadinha:
     
       -    Segure a bola com as mãos e solte batendo com a coxa fazendo a bola voltar nas mãos    e segura. Repita umas 5 vezes em cada coxa.
b     -    Agora repita o movimento batendo uma vez em cada coxa e segura.
c    -    É a vez dos pés. Solte a bola, tente bater com um dos pés e segura. Também tente executar 5 movimentos com cada pé.
d    -    Da mesma forma, agora alternando uma vez com um pé, e uma com outro e segura.
e    -    Agora completo, solte a bola e tente bater com qualquer parte do corpo, e quantas vezes conseguir sem segurar a bola.

2- Controle de bola com as mãos
a  
      -    Segure a bola nas mãos, gire ela ao redor da cintura como se estivesse desenhando o número zero. Faça 5 movimentos para cada lado do corpo.
b    -    O mesmo exercício, mas aqui você vai fechar as pernas, e desenhar o zero em volta dos joelhos. 5 movimentos para cada lado.
c    -    Agora afaste as pernas, e segurando a bola passe ela entre as pernas como se estivesse desenhando o número 8. Execute 10 movimentos.

3 – Controle em movimento
a   
      -    Repita os movimentos do exercício 2 a, e 2 c, só que agora andando. Marque uma distância de ida e volta e execute 3 vezes essa distância.
b    -    Use a mesma distância, e tente levar a bola com os pés controlando-a com pequenos toques, ou com a planta do pé conduzindo a bola até o outro lado.

4 – Joguinhos de habilidade:
a   
 -    Jogue a bola para cima e segure ela com as mãos atrás do corpo.
b    -    Comece com a bola atrás do corpo e tente jogar por cima da cabeça e pegar na frente.
c    -    Junte o zerinho em volta do corpo, em volta dos joelhos, do pescoço, de uma perna só, com o 8 entre as pernas, misture tudo e monte uma sequência passando a bola por vários lugares do corpo.

5 – Só para descontrair, vamos assistir vídeo:

                                  https://www.youtube.com/watch?v=G2TeGzx90FY



                                   https://www.youtube.com/watch?v=JqZnc2EAczI