Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões, os alunos deverão colocar no caderno o cabeçalho a data e a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.
DATA 11/05/2020 (2ªFeira) 5ºANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 11 de maio de 2020
Hoje é segunda-feira
Nome completo___________________
Professora______________________
Bom dia!
“ Que a paz de Deus se faça presente na tua vida e no teu lar”
ATIVIDADE: Compreensão textual:
1 – Responda sempre quando tiver
certeza, se tiver alguma dúvida volte ao texto, releia a pergunta, para tirar
sua dúvida;
2 – Respeite os sinais de pontuação
e capriche em sua letra;
ACREDITAMOS EM VOCÊ!
O Dia
das Mães, segundo domingo do mês de Maio, neste dia comemoramos o dia das
mamães, a pessoa que nos deu a vida, que nos ama, nos acolhe, cuida da gente.
Às
vezes a mamãe não é quem nos deu a vida diretamente, e sim aquela que cuida da
gente, nunca se esqueça que mãe é aquela que está sempre perto nos ajudando em
tudo. Assista o vídeo do link abaixo, e veja uma história sobre as mães:
Leia
o texto e resolva os exercícios:
Texto: Mãe de todos os tipos
De: Chris Bueno
Todo
mundo tem mãe
Até
mãe tem mãe também
E tem
mãe de tudo quanto é tipo
Que
tipo de mãe você tem?
Tem
mãe que é meio desligada,
Nunca lembra onde pôs a escova,
a chave, o aspirador…
Tem mãe que é conectada,
Não sai da frente do computador
Tem mãe que adora música
E sempre entra na dança
Tem
mãe que adora brincar,
E nunca esquece que também já foi
criança
Tem
mãe que é mais brava,
E
gosta de tudo certinho
Tem
mãe que é um doce,
E
vive fazendo carinho
Responda as questões abaixo:
1- Toda mãe é mãezona, mas cada uma tem um
jeitinho só dela: Brava, ciumenta, carinhosa, amiga ou grudenta… De que tipo é
a sua mãe? Por quê?
2- Até há pouco tempo atrás, o papel das mães
era basicamente cuidar da casa e dos filhos. Você acha que atualmente houve
mudanças neste papel? Explique.
3- Na história observamos que há vários tipos
de mães: brava, boazinha, engraçada, moderna, mas todas tinham uma coisa em
comum. O que vocês acham que toda mãe têm em comum?
4 – Que tal preparar uma linda cartinha para
sua mamãe?? Faça com carinho e bem caprichado.
DATA 11/05/2020
(2ª Feira) 5º
ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:-
Páginas
58 a 65 do livro ÁPIS. Resolver no livro.
DATA: 11/05/2020
|
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE:
Livro NAME: Capítulo 2.
Faça a leitura de imagens das
páginas 20 e 21, para responder as questões da “Chuva de ideias” da página 21.
Para responder á pergunta 1 da página 22, leia o texto e observe as imagens da página, para saber como é feito um Mosaico.
DATA 12/05/2020
(3ª Feira) 5º
ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 12 de maio de 2020
Hoje é terça-feira
Nome:___________________
Professora___________________
Bom dia!
Que a paz de Deus se faça presente na tua vida e no teu lar”
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE: Páginas
66 e 67 do livro ÁPIS.
- Arme e resolva as adições e subtrações abaixo:
a) 3876+2546= b) 8765+3879= c) 4360+3786= d) 98765+7654= e)
8764-4876= f) 3020-1876= g) 9000-4673= h) 5089-3789=
DATA 12_/
05__/2020 (3ª Feira) 5º
ANO
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ATIVIDADE: Chegada do portugueses ao Brasil
Leia o texto:
Os
Portugueses Chegam ao Brasil
Há mais de 500 anos, o rei de Portugal, D. Manuel, organizou uma esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, que teria como rota a região onde é o Brasil e depois seguiria para as índias. Essa rota era conveniente porque seguia o fluxo da correnteza dos oceanos.
As embarcações comandadas por Cabral
chamavam-se caravelas e eram movidas a vento.
Em meio à viagem, no dia 22 de abril
de 1500, os portugueses avistaram um monte, nas terras do nosso atual Brasil.
Recebeu o nome de Monte Pascoal, pois era época de Páscoa.
Quando
desembarcaram, os portugueses puderam perceber que se tratava de uma terra
coberta
de
florestas e povoada por povos indígenas.
Antes de receber seu atual nome,
Brasil, nossa pátria teve os nomes de Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz.
O atual nome se deve ao fato de que na época havia uma grande quantidade de uma
madeira avermelhada, chamada pau-brasil.
O Brasil, então, acabou se tornando
colônia de Portugal até 1822, quando de sua independência, oficialmente em 7 de
Setembro.
Entenda
melhor clicando nesse vídeo:
AGORA RESPONDA AS QUESTÕES:
1 –
Quem era o rei de Portugal na época da chegada dos portugueses?
2 – A
quem o rei de Portugal deu o comando da esquadra que deveria descobrir um novo
caminho marítimo para as Índias?
3 –
Como se chamavam as embarcações da esquadra e como elas eram?
4 – O
que os portugueses avistaram no dia 22 de abril de 1500?
5 – O
que os portugueses puderam perceber da nova terra assim que chegaram?
6 –
Por que a nova terra recebeu o nome de Brasil?
DATA 12/05/2020
(3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE:
Vamos relembrar e praticar um pouco dos lançamentos
1 – Você sabe o que é Fair Play? Vamos fazer uma pesquisa
sobre esse assunto. Em uma folha, ou seu caderno de atividade, escreva sua
pesquisa contendo:
a - Qual o
significado da palavra fair-play.
b - Onde
ele pode ser aplicado.
c - É
obrigatório ter o fair-play? Como funciona dentro de um esporte.
2 – Vamos assistir o vídeo a seguir, e preste atenção nas
situações demonstradas.
3 - Agora você vai
pesquisar 3 momentos diferentes de fair play em esportes diferentes. Vídeo é
legal para assistir a situação e ver a emoção do momento, mas anote o que
aconteceu em cada uma das 3 situações que você escolheu. Se quiser ler matérias
sobre o assunto, também existem várias reportagens no google, mas da mesma
forma, escolha 3 e anote o que aconteceu.
4 – Após você ter estudado um pouco sobre esse assunto,
descreva algumas situações que podemos aplicar o fair-play na escola e educação
física.
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 13 de maio de 2020
Hoje é quarta-feira
Nome completo___________________
Professora______________________
ATIVIDADE: Leia
o texto com bastante atenção:
O mistério das bicicletas
Dino
está devorando o café da manhã.
-
Quero ser o primeiro a chegar ao Esconderijo esta manhã - ele explica para a
mamãe.
-
Vamos de bicicleta até o acampamento para fazer um piquenique na hora do
almoço.
-
Fiz um sanduíche para você - a mamãe sorri. Ele agarra o lanche e sai correndo
para pegar a bicicleta no jardim.
-
O que é isso? - ele diz surpreso. A bicicleta dele sumiu!
No
lugar dela, está uma bicicleta diferente. - Mas essa é a bicicleta do Giro! -
ele diz, abanando a cabeça.
Como
sua bicicleta havia sumido, ele pega a de Giro e sai pedalando para o
esconderijo.
Todos
os amigos dele estavam lá, conversando agitados.
-
Não consigo entender - diz a zebra Zig. - As nossas bicicletas desapareceram,
mas, no lugar delas, encontramos as bicicletas da Silvia e da Babi!
A
mesma coisa havia acontecido com todo mundo.
Ninguém
conseguia resolver o mistério.
-
Bem, todos conseguimos nossas bicicletas de volta - diz o dinossauro Dino,
tomando a iniciativa. - Então, vamos deixar como está.
No
jantar, Dino conta para a mamãe e o papai sobre o mistério das bicicletas. Eles
olham um para o outro e caem na risada.
-
Não! - exclamou Dino. Ele não fazia ideia de que os adultos pudessem ser tão
travessos e engraçados.
Feliz
dia da mentira!
Responda as questões no caderno de Português.
1)
Qual é o título do texto? Quantos parágrafos tem o texto?
2) Por
que Dino está devorando o café da manhã?
3)
Como Dino e os amigos vão até o acampamento?
4)
Quando Dino sai correndo para pegar a bicicleta no jardim, o que ele observa?
5)
Como sua bicicleta havia sumido, ele pega a de Giro e sai pedalando para o
esconderijo. Quando chega lá, o que os amigos falam para ele?
6) No
jantar, Dino conta para a mamãe e o papai sobre o mistério das bicicletas. Como
os pais dele reagem?
7) O
papai e a mamãe de Dino dizem a ele que é o dia da mentira, e por isso, o que
eles fizeram?
8)
Observe as palavras abaixo e faça uma pesquisa escrevendo em seu caderno o
masculino das palavras:
BARONEZA MADRINHA ESPOSA PATROA
ELEFANTA EMBAIXATRIZ PAVOA DUQUEZA
NORA ÉGUA VACA MARQUEZA
LADRA PRINCESA MÃE ÓRFÃ
MADRASTA AMAZONA MADRE ABELHA
RÉ CABRA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
ATIVIDADE:
A divisão política do Brasil e suas regiões
Leia o texto abaixo:
Atualmente,
o Brasil é dividido em 27 unidades federativas. Cada estado brasileiro é uma
unidade federativa, isto é, uma parte do Brasil.
O
Distrito Federal, onde está situada Brasília, a capital do nosso país, também é
uma unidade federativa.
Por
isso, podemos dizer que o território brasileiro é dividido em 27 unidades
federativas: 26 estados e o Distrito Federal.
Os
estados brasileiros estão situados em cinco regiões: Centro-Oeste, Norte,
Nordeste, Sul e Sudeste.
Em
tamanho a região Norte é a maior, mas é a menor em população. A região Sudeste
é a mais populosa.
Observe
o mapa do Brasil, suas regiões e unidades federativas na página 274 do Livro
Integrado NAME ou outro mapa do
Brasil de sua preferência. (Geografia)
Moramos
no município de Monte Mor, estado de São Paulo, na região Sudeste do Brasil.
Responda
em seu caderno:
1) O
Brasil é formando por quantas unidades federativas?
2)
Qual é a capital do nosso país?
3) Em
quantas regiões está dividida o Brasil? Quais são elas?
4)
Qual estado que você mora? Está situada em qual região brasileira?
5)
Qual região brasileira é a maior?
6)
Qual região brasileira tem o maior número de população?
7)
Pinte no mapa da sua região cada estado de uma cor diferente.
DATA: 13/05/2020
|
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE:
Livro NAME: Gregos e romanos.
Observe o mosaico da página 23 e responda a questão 2.
Em seguida, como propõe a
questão 3: desenhe, em seu caderno, um animal que você mais goste.
DATA 14/05/2020 (5ª Feira) 5º ANO
E.M. “Coronel Domingos
Monte Mor, 14 de maio de 2020
Hoje é quinta-feira
Nome:___________________
Professora________________
Bom dia!
“Todos os dias a força divina nos abastece de forma
generosa. Preenchendo a nossa alma com amor e muita fé.”
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
Atividades:
1
- Páginas
68 a 73 do livro ÁPIS. Resolver as atividades no livro.
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
Atividades:
Livro Name paginas 196 e 197 fazer no livro.
1
DATA 08 /05
/2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Classificação quanto o número de sílabas:
O que é?
|
Exemplos
|
|
Monossílaba
|
Palavras com 1 sílaba
|
Ex:pé, pá, um.
|
Dissílaba
|
Palavras com 2 sílabas
|
Ex: lupa,mala, bola
|
Trissílaba
|
Palavras com 3 sílabas
|
Ex: cabana, escola, mochila
|
Polissílaba
|
Palavras com 4 ou mais sílabas
|
Ex: serenata, televisão
|
2-Encontre no texto acima e registre no seu
caderno, 5 palavras que sejam monossílabas, 5 dissílabas, 5 trissílabas e 5
polissílabas.
3- Copie AS PALAVRAS no seu caderno e separe
e classifique as sílabas em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba:
Chave
Descer
Recreio
Escola
Dicionário
Guitarra
Exceção
Cooperação
Mãe
Relógio
Delícia
Atleta
Passarinho
Carrinho
Carinho
Absurdo
Aptidão
Abrupto
Adolescente
Cambalhota
Mundial
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
DATA:
15 -05-2020 (6ª - SEXTA-FEIRA) 5º
ANO
Atividade:
1.
Olá, crianças! Vamos revisar o
vocabulário referente a praia (on the beach);
2.
Primeiramente, em seu caderno,
escreva as palavras em inglês;
3.
Em seguida, faça a tradução das
palavras para o português;
4.
Por último, faça ilustrações para
cada uma das palavras;
5.
Em caso de dúvidas, consulte o
caderno e o livro de inglês, onde fizemos atividades sobre esse conteúdo;
6.
Lembre-se do nosso combinado,
faça tudo com muito capricho. Bons estudos!
·
Sea
·
Boat
·
Surfer
·
Surfboard
·
Wave
·
Coconut palm
·
Bucket and spades
·
Sunshade
DATA 15/05/2020
(6ª Feira) 5º
ANO
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE: (NÃO É NECESSÁRIO COPIAR AS INSTRUÇÕES)
Nesta
aula, vamos tentar controlar um pouco mais a bola. Você precisa arrumar uma
bola de qualquer esporte e tentar fazer as atividades
1 – Controle de
bola embaixadinha:
- Segure
a bola com as mãos e solte batendo com a coxa fazendo a bola voltar nas mãos e segura.
Repita umas 5 vezes em cada coxa.
b - Agora
repita o movimento batendo uma vez em cada coxa e segura.
c - É a
vez dos pés. Solte a bola, tente bater com um dos pés e segura. Também tente
executar 5 movimentos com cada pé.
d - Da
mesma forma, agora alternando uma vez com um pé, e uma com outro e segura.
e - Agora
completo, solte a bola e tente bater com qualquer parte do corpo, e quantas
vezes conseguir sem segurar a bola.
2- Controle de bola com as mãos
a
- Segure
a bola nas mãos, gire ela ao redor da cintura como se estivesse desenhando o
número zero. Faça 5 movimentos para cada lado do corpo.
b - O
mesmo exercício, mas aqui você vai fechar as pernas, e desenhar o zero em volta
dos joelhos. 5 movimentos para cada lado.
c - Agora
afaste as pernas, e segurando a bola passe ela entre as pernas como se
estivesse desenhando o número 8. Execute 10 movimentos.
3 – Controle em movimento
a
- Repita
os movimentos do exercício 2 a, e 2 c, só que agora andando. Marque uma
distância de ida e volta e execute 3 vezes essa distância.
b - Use a
mesma distância, e tente levar a bola com os pés controlando-a com pequenos
toques, ou com a planta do pé conduzindo a bola até o outro lado.
4 – Joguinhos de habilidade:
a
- Jogue
a bola para cima e segure ela com as mãos atrás do corpo.
b - Comece
com a bola atrás do corpo e tente jogar por cima da cabeça e pegar na frente.
c - Junte
o zerinho em volta do corpo, em volta dos joelhos, do pescoço, de uma perna só,
com o 8 entre as pernas, misture tudo e monte uma sequência passando a bola por
vários lugares do corpo.
5 – Só para descontrair, vamos assistir vídeo: