sexta-feira, 15 de maio de 2020

semana de 18/05 a 22/05



Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões. Os alunos deverão registrar, no caderno, o cabeçalho, a data, a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.
 

                                                            




Data: 18 / 05 / 2020 (2ª feira)                                                          4ºs   Anos


Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 18 de maio de 2020.
Hoje  é segunda-feira.
Nome completo: ______________________________________          
Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

Atividade 1: Livro NAME – teoria,  página 58, questão 11. Produção de texto, ‘Diálogo’. (realizar no livro). Siga as orientações do enunciado no livro.
§  Na produção de texto, ‘diálogo’, usa-se dois pontos e travessão. Observe o exemplo.
Zeus chamou Prometeu e disse-lhe:
---- Prometeu, você ficará responsável por inspecionar o trabalho do seu irmão.

Atividade  2. Livro NAME – teoria, página 58. Leitura de texto.
§  Leia o texto, “As maiores invenções da humanidade”, e responda as questões  da página 60.

Atividade  3. Livro NAME – teoria, página 61, ‘Linguagem e estilo’.
§  Questão 17. Sujeito e predicado.
Nessa atividade você deverá usar os lápis de cores azul e verde para sublinhar, passar um
traço embaixo do que se pede. Exemplo.

a)    Alguns homens  arredondaram uma enorme pedra
           (azul)                           (verde)
SUJEITO: QUEM FEZ ---- ALGUNS HOMENS (Azul)
PREDICADO: O QUE ELES FIZERAM  ------- ARREDONDARAM UMA ENORME PEDRA (verde)
§  Questão 18. Verbo.
A questão 18 retoma o que é verbo. Leia com atenção e use seu conhecimento adquirido nas atividades passadas.
§  Questão 19. Formação de frases. (realizar no caderno)
A questão 19 deverá ser realizada no caderno. Para isso escreva, questão 19 do livro de teoria da página 61.

Atividade 4. Livro NAME – teoria, páginas 62 e 63. Ortografia Ç, S e SS.
§  Para realizá-la corretamente consulte no dicionário. É de extrema importãncia.

DATA 18/05/2020 (Segunda-feira)                                                        4º s ANOS                                 
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE 1: Copie e responda no caderno as perguntas da seção CHUVA DE IDEIAS (Livro Name  - páginas 136 e 137),  Capítulo 3. MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO.

ATIVIDADE 2:  Livro Name  - Faça a leitura das páginas 138 e 139 com atenção e resolva as atividades das páginas 140, 141, 142 e 143 no próprio livro. (As atividades pendentes no livro devem ser concluídas).

DATA:18/05/2020 ( segunda- feira1h)

4° ano – EF I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Leia as informações a seguir antes de realizar a atividade.

Escultura: A arte de representar um objeto em relevo ou em três dimensões, moldando pedra, madeira, ou outro material. Seu meio de expressão é o volume e a forma. Ou seja, assim como os outros monumentos estudados anteriormente, trata- se de uma obra tridimensional.
Assista ao vídeo para entender mais sobre tridimensionalidade.


                                                    https://youtu.be/VIipPlHN3lQ

ATIVIDADE: Livro NAME: A partir das informações do texto e do vídeo acima apresentados, leia atentamente ao enunciado da página 22 e responda à questão proposta.


DATA 19/05/2020 (Terça-feira)                                                         4º s ANOS                                                                                               
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 19 de maio de 2020.
Hoje é terça-feira.
Nome completo:______________________________________ 4º Ano ______
Professora: ______________________________________.

ATIVIDADE 1: Clicar no  link   https://www.youtube.com/watch?v=a1_OFOABwsA  para assistir o vídeo Aprenda a Divisão / Vídeos Educativos para Crianças.




ATIVIDADE 2:  Livro Name: (Repartindo quantidades) páginas  144, 145, 146 e 147. Leia com atenção as explicações e resolva as atividades propostas no próprio livro. (As atividades pendentes no livro devem ser concluídas).


 DATA  19 / 05 / 2020  (3ª Feira)                                                       4º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ATIVIDADE: LIVRO NAME – CAPÍTULO 4 – PÁGINAS 240 à  244.
 REALIZAR  A LEITURA CUIDADOSA DOS TEXTOS  E RESPONDER  AS QUESTÕES.

DATA 19/05/2020  (3ª Feira)                                                     4º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

A partir desta aula, vamos começar a estudar um pouco sobre ginástica geral.
ATIVIDADE:

1-    A primeira atividade é assistir o vídeo sobre a Ginástica Geral. Preste atenção nos movimentos e nas explicações.


                                  https://www.youtube.com/watch?v=MRsoG4c4NOw

2-    Que vídeo bacana, dá vontade de sair fazendo todos os movimentos não acham? Mas vamos com calma e começar a preparar nosso corpo para as atividades. Tente realizar as atividades abaixo:
a-    Aquecimento: vamos aquecer um pouco corpo antes. Em pé gire a cabeça para direita e para a esquerda 10 movimentos, depois para cima e para baixo 10 movimentos. Agora gire os braços para frente e depois para trás, abaixe e levante, também uns 10 movimentos.

b-    Vamos tentar executar movimentos o mais parecido com as fotos abaixo, de acordo como que você consegue. Quando conseguir ficar na posição da foto conte até 10 e relaxe.

c-    carrinho de mão – Igual na brincadeira da carriola que fazemos na escola, ao invés de alguém segurar seus pés, coloque um pano no chão, junte os pés em cima desse panos e tente andar com as mãos como na carriola. A foto para lembrar como é a carriola.

                   https://santicultural2013.files.wordpress.com/2017/11/brincadeiras.jpg

3-    Agora vamos tentar realizar 2 movimentos da ginástica, bem fáceis e que as crianças brincam muito.  Separe uns 10 minutos para praticar cada uma delas. Se você ainda não sabe fazer, é o tempo bom para treinar. Se você já sabe, então dentro desse tempo, pratique para melhorar o movimento e a postura como nas fotos.

Vela
Ponte

Data: 20 / 05 / 2020 (4ª QUARTA-FEIRA)                                4ºs   Anos

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 20 de maio de 2020.
Hoje  é quarta-feira.
Nome completo:               
Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .


Atividade 1: Livro NAME – teoria,  páginas 63 e 64. Leitura de texto.
§  Leia o texto, “Faça um avião de papel incrementado”, e responda as questões  22, 23, 24 e 25
da página 65.

Atividade 2: Produção de texto.
§  Na questão 26, ‘Compreensão do texto’, a sugestão é para ser conversado com os colegas.
Você pode realizá-la com sua família. Registre sua conclusão no caderno produzindo um pequeno texto entre 10 e 15 linhas.

Atividade 3: Pesquisa com registro no caderno.
§  Questão 27. Pesquisa, seguindo as orientações do livro.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

DATA 20 /05 / 2020  (4ª Feira)                                                       4º ANO                                                                                                


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

ATIVIDADE: LIVRO NAME – CAPÍTULO 4 -   PÁGINAS 276 À 279.
REALIZAR  A LEITURA CUIDADOSA DOS TEXTOS  E RESPONDER AS QUESTÕES . 
DATA: 20/05/2020 ( quarta- feira1h)                                         4° ano 

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Bidimensionalidade e tridimensionalidade.


O mundo bidimensional

            As duas dimensões são comprimento e largura. Estas em conjunto estabelecem uma superfície plana, sobre a qual podem ser dispostas marcas visíveis planas que não tem profundidade, podem ser figurativas ou abstratas. É uma criação humana. O desenho, a pintura, a impressão, o tingimento ou mesmo a escrita são atividades que levam diretamente a formação do mundo bidimensional.

O mundo Tridimensional

          Vivemos, de fato, em um mundo tridimensional. O que vemos à nossa frente não é uma imagem plana, tendo somente comprimento e largura, mas um espaço com profundidade física, a terceira dimensão. Qualquer objeto pequeno, leve e próximo pode ser pego e girado em nossas mãos. Cada movimento do objeto mostra um formato diferente porque a relação o objeto e nossos olhos foi modificada. È na mente humana que o mundo tridimensional ganha o seu significado.

         As dimensões primárias são: comprimento, largura e profundidade. E possuí também: cor, textura, ponto, linha, direção, posição, contrastes...

ATIVIDADE: Livro NAME: Observe novamente as imagens da seção “chuva de ideias” nas páginas 20 e 21 para fazer atividade da página 23. Tornar uma  forma tridimensional em bidimensional, ou seja, desenhar uma das esculturas apresentadas.

DATA 21/05/2020 (Quinta-feira)                                              4ºs ANOS                                                                                            
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

CABEÇALHO  (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 21 de maio de 2020.
Hoje é quinta-feira.
Nome completo: _____________________________________4º Ano ______
Professora: _________________________________________.

ATIVIDADE 1: Clicar no  link  https://www.youtube.com/watch?v=u3UiqdWije0  para assistir o vídeo Matemática sem segredos – Multiplicação.


ATIVIDADE 2:   Caderno de Atividades Complementares Name

ü  Página 48: Resolva as multiplicações no livro. Não se esqueça de armar as continhas.

ü  Página 49: Leia com atenção os probleminhas e resolva-os no próprio livro. 

DATA  21 / 05 / 2020  (5ª Feira)                                             4º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
ATIVIDADE: LIVRO NAME – CAPÍTULO 4 -  PÁGINAS 204 À 208.

 REALIZAR  A LEITURA CUIDADOSA DOS TEXTOS  E RESPONDER AS QUESTÕES.

Data: 22/ 05 / 2020 (6ª feira)                                                   4ºs   Anos

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 22 de maio de 2020.
Hoje  é sexta-feira.
Nome completo:               
Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .


Atividade 1: Livro NAME – teoria,  páginas 66, 67, 68, 69 e 70. Gramática.
§  Leia com atenção o que são verbos para  realizar as atividades 28 da página 66, 29 e 30 da
página 67, 31 da página 68, 32, 33 e 34 da página 69, 35 da página 70.

Atividade 2: Livro NAME – teoria,  página 71.
§  Na página 71 há um jogo da memória com as invenções da humanidade. Esse tipo de jogo desenvolve o raciocínio lógico e faz com que o cérebro consolide o conhecimento adquirido com mais facilidade. Você poderá jogar com sua família. Para isso recorte o encarte 1 do capítulo 3, leia as instruções e bom jogo.



Componente curricular: INGLÊS

DATA: 22 -05-2020 (6ª - SEXTA-FEIRA)                                                 4º ANO

ATIVIDADE:

1.      Em seu caderno, assinale a alternativa correta. Em caso de dúvidas, consulte o caderno e o livro de inglês. Bons estudos!

 

                              

   (     ) motorbike

   (     ) ship

   (     ) bike

 

 

 

  (     ) plane

  (     ) boat 

 (     ) helicoptero 

 

  (     ) car

    (     ) bus

    (     ) truck

 

 

     

   (     ) boat

   (     ) plane

   (     ) train

 

                          

 (     ) ship


 (     ) truck


 (     ) train

 


DATA 22/05/2020  (6ª Feira)                                                          4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

Nesta aula vamos fazer alguns movimentos específicos da ginástica. Procure um espaço em sua casa que não ofereça perigo, e se tiver alguém para ajudar é melhor. Você vai precisar de um colchão ou colchonete se tiver, senão vamos adaptar com um cobertor ou toalha de banho, tapete, algo macio que tiver em casa.

ATIVIDADE:

1 -  Antes de começar vamos aquecer como na aula anterior, mexendo a cabeça para cima e para baixo, para os lados, girando os braços, deitado abrace as duas pernas.
2 – Vamos repetir os movimentos da aula anterior
a-      Vela
b-      Ponte
3 – Agora vamos tentar executar os movimentos abaixo. Se tiver alguém para ajudar é bom. Senão basta tomar cuidado para não se machucar e faça no seu limite que conseguir. Você tem as fotos para ajudar e o vídeo da aula anterior para rever
a-      Rolamento para frente (cambalhota)

                                            

b-      Tripé, três apoios ou elefantinho como a professora fala no vídeo da aula anterior
                                  https://i.ytimg.com/vi/3yikfOJErFk/maxresdefault.jpg
                              efault.jpghttps://i.ytimg.com/vi/WbfcBD39CR0/maxresd

c      -      Parada de mão na parede

https://www.wikihow.com/images/thumb/9/91/Work-up-to-a-Handstand-Push-Up-Step-10-Version-2.jpg/v4-728px-Work-up-to-a-Handstand-Push-Up-Step-10-Version-2.jpg.webp