sexta-feira, 15 de maio de 2020

SEMANA DE 18/05 A 22/05



Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões. Os alunos deverão registrar, no caderno, o cabeçalho, a data, a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.


 

Data: 18 / 05 / 2020 (2ª feira)                                                          5ºs   Anos

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 18 de maio de 2020.
Hoje  é segunda-feira.
Nome completo: ______________________________________          
Professora:  ________________ .   5º Ano ­­­_____ .

ATIVIDADE: Morfologia


VÍDEO AULA:                          https://youtu.be/MMHbr0yhfaI



                                                   https://youtu.be/7GFZS0G4Sj

Exercícios do Livro Integrado Name

           Página 38, exercícios 9 e 10.
Página 40, exercício 11
Página 41, exercícios 12 e 13
Página 42, exercício 14
Página 43, exercícios 15, 16 e 17

Observação: Os alunos que já fizeram essas lições apenas revisar e atentar os erros cometidos.

DATA 18/05/2020  (2ª Feira)                                                           5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

Multiplicação e cálculo mental. Estude a tabuada para a realização das atividades.
ATIVIDADE:

1-    Páginas 78 a 83 do livro ÁPIS.


DATA: 18/05/2020 ( segunda- feira1h)

5° ano – EF I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Assista ao vídeo sobre um mosáico.



ATIVIDADE: Assista ao vídeo acima que explica como fazer um mosaico. Em seguida faça em seu caderno um lindo mosaico. Lembre-se de fazer um desenho grande para preenchê-lo com as pecinhas, que podem ser de papel, plástico, arroz, feijão etc.

DATA 19/05/2020  (3ª Feira)                                                         5º ANO                                                                                                
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 19 de maio de 2020
Hoje é terça-feira
Nome:___________________
Bom dia!

“ Que Deus nos conceda um dia abençoado e cheio de vitórias”

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE: Fazer as atividades no livro Ápis. Divisões
1    
    -    Páginas 84 e 87 


DATA  19_/ 05__/2020  (3ª Feira)                                      5º ANO                                                                                             
COMPONENTE CURRICULAR: História

ATIVIDADE: Brasil Imperial

Ler todo o capítulo 3 do livro integrado Name (página 232 em diante) e Revisar todo conteúdo estudado sobre o assunto no caderno e no livro, pode também pesquisar na internet e responder as questões no livro integrado Name:

Página 234, exercício 1
Página 235, exercício 2
Página 237, exercícios 3 e 4
Página 239, exercícios 1 e 2.

Observação: Os alunos que já fizeram essas lições apenas revisar e atentar os erros cometidos.


DATA 19/05/2020  (3ª Feira)                                                    5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

A partir desta aula, vamos começar a estudar um pouco sobre ginástica geral.

ATIVIDADE:

1-    A primeira atividade é assistir o vídeo sobre a Ginástica Geral. Preste atenção nos movimentos e nas explicações.


                                     https://www.youtube.com/watch?v=MRsoG4c4NOw

2-    Agora nesta aula vamos fazer alguns exercícios de preparação para o corpo. Siga os exercícios abaixo
a-    Prancha. Na posição da foto você vai tentar contar até 30 sem deixar o corpo cair. Fique o mais reto que você conseguir. Descanse um pouco e repita 3 vezes.











b-    Prancha lateral. Da mesma forma que a anterior, deite de lado, faça o apoio e ai tente executar a prancha, também contando até 30, descanse e repita 3 vezes. Esse exercício é preciso repetir com o outro lado do corpo.








   







c-    Agachamento. Comece em pé, abaixe devagar, e conte ate 10 e levante. Repita 5 vezes.




3-    Agora vamos executar alguns movimentos da ginástica, como já aprendemos em algumas aulas
a-    Vela: deitado, tentar fazer igual na foto.



b-    Avião. Tente executar o mais reto possível, e veja quanto tempo consegue permanecer na posição, depois repita com a outra perna.


c-    Ponte. Deitado de costas, tente subir o máximo que conseguir e segure na posição um pouco.







       





DATA _20 /_05_/2020  (4ª quartaFeira)                                5º ANO                          

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 20 de maio de 2020.
Hoje  é quarta-feira.
Nome completo: ______________________________________          
Professora:  ________________ .   5º Ano ­­­_____ .

                                                                     
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Ortografia

Usa-se a letra “G”:
a) substantivos terminados em -agem, -igem, -ugem: agiotagem, aragem, barragem, contagem, coragem, garagem, malandragem, miragem, viagem; fuligem, impigem (ou impingem), origem, vertigem; ferrugem, lanugem, rabugem, salsugem.
     exceção: pajem e lambujem
b) palavras terminadas em -ágio, -égio, -igio, -ógio, -úgio: adágio, contágio, estágio, pedágio; colégio, egrégio; litígio, prestígio; necrológio, relógio; refúgio, subterfúgio.
Usa-se a letra “J”:
a) verbos terminados em -jar: arranjar (arranjo, arranje, arranjem, por exemplo); despejar (despejo, despeje, despejem); enferrujar (enferruje, enferrujem), viajar (viajo, viaje, viajem).
b) palavras de origem tupi, africana, árabe ou exótica: jê, jiboia, pajé, jirau, caçanje, alfanje, alforje, canjica, jerico, manjericão, Moji.
c) palavras derivadas de outras que já apresentam j: gorjear, gorjeio, gorjeta (derivadas de gorja); cerejeira (derivada de cereja); laranjeira (de laranja); lisonjear, lisonjeiro (de lisonja); lojinha, lojista (de loja); sarjeta (de sarja); rijeza, enrijecer (de rijo); varejista (de varejo).

Importante:


berinjela, cafajeste, granja, intrujice, jeito, jejum, jerimum, jérsei, jiló, laje, majestade, objeção, objeto, ojeriza, projétil (ou projetil), rejeição, traje, trejeito.
aborígine, agilidade, algema, apogeu, argila, auge, bege, bugiganga, cogitar, drágea, faringe, fugir, geada, gengiva, gengibre, gesto, gibi, herege, higiene, impingir, monge, rabugice, tangerina, tigela, vagem.

Leia todo conteúdo da página 44 do seu livro integrado Name e faça atividade 18 e 19 e também as atividades de 20 a 31, das páginas 45 a 50.

Observação: Os alunos que já fizeram essas lições apenas revisar e atentar os erros cometidos




DATA: 20/05/2020 (quarta- feira)

5° ano – EF I

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia 

ATIVIDADE: Conhecer as funções dos mapas 

Leia toda a unidade 3 do seu livro integrado NAME (início na página 268) e depois faça as atividades seguintes das páginas 270 a 273, exercícios 1 a 5. 
  • Exercício 1, página 274 e 275. 

Observação: Os alunos que já fizeram essas lições apenas revisar e atentar os erros cometidos. 


DATA: 20/05/2020 (quarta- feira1h)

5° ano – EF I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Assista ao vídeo sobre o Império Bizantino:

                         https://www.youtube.com/watch?v=R6wIlCWT7Dg&feature=youtu.be

Livro NAME: Leia o texto e observe bem as imagens da página 24.


ATIVIDADE: A partir das informações do vídeo e do livro, escreva em seu caderno o que entendeu sobre o Império Bizantino e sua arte.

DATA 21/05/2020  (5ª Feira)                                                           5º ANO                                                                 
E.M. “Coronel Domingos
Monte Mor, 21 de maio de 2020
Hoje é quinta-feira
Nome:______________________
Bom dia!

“Lindo e abençoado seja o seu dia.”

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

Atividades: Revisão das atividades trabalhadas.
    
     Páginas 97 e 98 do livro ÁPIS.

2     - Arme e resolva:

a)    287 x 24 =
b)    432 x 12 =
c)    838 x 16 =
d)    58346 : 3 =
e)    42657 : 4 =

f)     8374 : 9 =

DATA 21/05/2020  (5ª Feira)                                                            5º ANO                                                                 
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

Atividades:

1-    Faça uma pesquisa sobre os tipos de rochas e solos que existem em nosso país e registre no caderno.

DATA 22 /05 /2020  (6ª Feira)                                         5º ANO                                                                                                
Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 22 de maio de 2020.
Hoje  é sexta-feira.
Nome completo: ______________________________________          
Professora:  ________________ .   5º Ano ­­­_____ .


COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Leitura

Leia o pequeno livreto abaixo:

  




































  1. Agora que você leu o livreto anote abaixo as palavras que não entendeu, teve dificuldades ou achou diferente:
  2. Depois pesquise em um dicionário, se tiver em casa, ou na internet essas palavras.

   Dicionário online: https://dicionario.priberam.org/ basta digitar a palavra que deseja e clicar em buscar.
  1. Fazer uma descrição. Leia e faça o exercício 1 da página 51 do seu livro integrado NAME. Descrever é simplesmente explicar em detalhes algo que você leu, viu ou observou, usando suas próprias palavras. Siga as orientações e também observe as dicas do livro.
Assista o vídeo com a professora Aline Cristina Pacheco; (NÃO É PRECISO FAZER A ESCRITA DE TEXTO QUE ELA PROPÕE), apenas registrar com suas palavras no caderno o que significa crônica para você, tudo bem?

VÍDEO

                                      


  1. Agora que você assistiu o vídeo da crônica: Macacos me mordam; do escritor Fernando Sabino, copiar a pergunta e responder no caderno. Não se esqueça da letra maiúscula!
a)    O que aconteceu de marcante nessa história?
b)    Como ocorrem a sequência dos acontecimentos?
c)    Por que os personagens tiveram problemas com a encomenda dos macacos? Por que aconteceu essa confusão?
d)    O que esses problemas causaram? Qual foi a consequência para o personagem principal?
e)    Explique com suas palavras o que entendeu que é uma crônica.

Observação: lembre de consultar o caderno e todo material estudado sobre o tema crônicas na sala de aula, inclusive as folhas impressas que foram coladas no caderno.


COMPONENTE CURRICULAR - INGLÊS


ATIVIDADE

1.       Em seu caderno, faça a tradução dos meses para o português.


MONTHS - ENGLISH

MESES – TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS

JANUARY

 

FEBRUARY

 

MARCH

 

APRIL

 

MAY

 

JUNE

 

JULY

 

AUGUST

 

SEPTEMBER

 

OCTOBER

 

NOVEMBER

 

DECEMBER

 

 

DATA 22/05/2020  (6ª Feira)                                                   5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física



Nesta aula vamos fazer alguns movimentos específicos da ginástica. Procure um espaço em sua casa que não ofereça perigo, e se tiver alguém para ajudar é melhor. Você vai precisar de um colchão ou colchonete se tiver, senão vamos adaptar com um cobertor ou toalha de banho, tapete, algo macio que tiver em casa.



ATIVIDADE:
1 -  Antes de começar vamos aquecer como na aula anterior, mexendo a cabeça para cima e para baixo, para os lados, girando os braços, deitado abrace as duas pernas.
2 – Vamos repetir os movimentos da aula anterior
a-    Vela
b-    Ponte
3 – Agora vamos tentar executar os movimentos abaixo. Se tiver alguém para ajudar é bom. Senão basta tomar cuidado para não se machucar e faça no seu limite que conseguir. Você tem as fotos para ajudar e o vídeo da aula anterior para rever
a-    Rolamento para frente (cambalhota)



                                https://www.youtube.com/watch?v=MRsoG4c4NO

b-    Tripé, três apoios ou elefantinho como a professora fala no vídeo da aula anterior

c-    Parada de mão na parede