domingo, 24 de maio de 2020

Semana de 25/05 à 29/05



OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


DATA 25/05/2020  ( 2ª  FEIRA)                       2º ANO

FERIADO ESTADUAL - 09 DE JULHO 
Projeto de Lei n° 351/2020, que antecipa o feriado civil de 9 de julho para a segunda-feira, dia 25 de maio.


DATA 26/05/2020 (3ª FEIRA)                          2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO : SITUAÇÕES-PROBLEMAS

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE MOR,26 DE MAIO DE 2020.
HOJE É TERÇA-FEIRA.
PROFESSORA___________________2°ANO____
NOME DO ALUNO:______________________________________

ATIVIDADE 1

NO LIVRO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Ø NA PÁGINA 74


*EXERCÍCIO 4


LEIA A SITUAÇÃO PROBLEMA E DESENHE AS 

QUANTIDADES PARA RESOLVER.


Ø NA PÁGINA 75
*EXERCÍCIO 7
LEIA A SITUAÇÃO PROBLEMA E DESENHE PARA DAR A RESPOSTA.


EXPLICAÇÃO: DESENHE O PERSONAGEM, COLOQUE AS BOLINHAS QUE ELE DEU PARA O IRMÃO E AS BOLINHAS QUE FICARAM, E DEPOIS CONTE QUANTAS ELE TINHA.

Ø NA PÁGINA 76

*EXERCÍCIOS 8 E 9

OBSERVAÇÃO: PEÇA PARA CRIANÇA REPRESENTAR COM DESENHOS, ASSIM COMPREENDERÁ E TERÁ SUCESSO NA ATIVIDADE.


COMPONENTE CURRICULAR:  HISTÓRIA

ATIVIDADE 1:  LEIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA E COPIE EM SEU CADERNO - DIREITO DE BRINCAR.

NESTE BIMESTRE CONHECEMOS ALGUNS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, VIMOS QUE O ECA (  ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE )  CUIDA APENAS DESSES DIREITOS E UM DELES É O DIREITO DE BRINCAR.
TODAS AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A UMA VIDA DIGNA, SAUDÁVEL E FELIZ!

OBSERVE AS BRINCADEIRAS.





ATIVIDADE 2: MUITO BOM FALARMOS DE DIREITOS.  AGORA É A SUA VEZ!!!
A)   ANOTE EM SEU CADERNO AS BRINCADEIRAS DO QUADRO ACIMA QUE VOCÊ BRINCA.
______________________________________________
______________________________________________


B) TODOS NÓS APRENDEMOS ALGO COM NOSSOS PAIS,QUE TAL VOCÊ ESCREVER O NOME DE UMA BRINCADEIRA QUE APRENDEU COM SEUS PAIS!
   _______________________________________________
   _______________________________________________


ATIVIDADE 3: DE ACORDO COM OS ASSUNTOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA, RESPONDA NO MATERIAL DIDÁTICO COMPLEMENTAR NAME AS PÁGINAS 121 E 122. (  MATERIAL ENTREGUE )

A)   QUAL É A BRINCADEIRA DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA?
     ________________________________________________

B)   ESSA BRINCADEIRA É INDIVIDUAL OU EM GRUPO?
     ________________________________________________
C)   DESENHE UMA CRIANÇA QUE VIVE SEM SEUS DIREITOS GARANTIDOS.
     ________________________________________________


SUGESTÃO DE VÍDEO PARA VER COM SUA FAMÍLIA: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS OBRAS DE IVAN CRUZ.

                                                                                         
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

Na aula de hoje vamos explorar outro material muito usado na educação física e nas brincadeiras. É a corda. Você vai precisar arrumar corda, ou algum tipo de fio que substitua, ou a mamãe pegar um lençol fininho e enrolar é uma opção.

ATIVIDADE:

1 – Vamos fazer algumas atividades simples.
Coloque a corda esticada no chão e siga as tarefas:
a-      Ande seguindo a corda até o final dela, com um pé de cada lado, mas sem pisar na corda. Volte pelo mesmo caminho, e faça isso umas 3 vezes.
b-      Agora comece de um lado da corda e pule para o outro lado, pule de volta e assim até chegar no final.
c-      Repita a atividade de pular de um lado para o outro, mas agora com um pé só, e na volta troque o pé.
d-      Agora ande em cima da corda colocando um pé a frente do outro, como se estivesse equilibrando na corda bamba.
e-      Desarrume a corda, colocando ela em curvas, zigue-zague, e ande em cima novamente.
2 – Agora pegue a corda e amarre as pontas em duas cadeiras, grade, pilar, ou qualquer lugar q ela fique a uma certa altura. Se a mamãe ou mais alguém de casa puder ajudar, amarre uma ponta e ela segura a outra, te orientando nos comandos. Siga as atividades.
Comece com a corda baixa, na altura dos joelhos.
a-    Passe por cima, primeiro uma perna, depois a outra
b-    Agora passe por cima com um salto
c-    A corda esta baixa, então tente colocar as mãos no chão do outro lado, e depois passe uma perna de cada vez.
d-    Ainda com a corda baixa, vamos passar por baixo da corda rolando
e-    Agora vamos tentar passar por baixo rastejando.
3 – Essa atividade se você quiser imprimir pode, mas não precisa. Você precisa apenas seguir as cordas e descobrir qual a corda de cada criança.



4 – Pesquisa: Anote as questões numa folha e pergunte para a mamãe, o papai, os avós, quanto mais pessoas entrevistadas, mais legal para conhecer.

a-    Você brincava de corda quando criança?
b-    Quais brincadeiras com a corda você conhece?
c-    Qual a que você mais gostava?

d-    Lembra de alguma música para pular corda?


DATA 27/05/2020  ( 4ª  FEIRA)                             2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA


  CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 27 DE MAIO DE 2020
HOJE É QUARTA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME ________________________ 2º ANO__________
PROFESSORA__________________________________
BOA TARDE!

ATIVIDADE 1: LER E RESPONDER:

ATIVIDADE 1: CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME

·        LÍNGUA PORTUGUESA – UNIDADE 1 – SER CRIANÇA

CAPÍTULO 1 – AMIGOS - PÁGINAS 06 A 08



1-    SEGUIR A COMANDA DO LIVRO – LEITURA DA IMAGEM E INTERPRETÁ-LA

2-    TRABALHANDO O ALFABETO





COMPONENTE CURRICULAR:  GEOGRAFIA

ATIVIDADE 1: LEIA E COPIE EM SEU CADERNO - DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS

GRUPO SOCIAL É TODA REUNIÃO DE DUAS OU MAIS PESSOAS ASSOCIADAS PELA REUNIÃO, POIS POSSUEM OS MESMOS INTERESSES E OBJETIVOS.  (PÁGINA 282 MATERIAL DIDÁTICO NAME ) ASSUNTO ESTUDADO NESTE BIMESTRE.

ATIVIDADE 2: OBSERVE O QUADRO DE TARSILA DO AMARAL QUE PINTOU EM 1925.


ASSINALE COM UM X A RESPOSTA CORRETA:

A)   QUAL GRUPO SOCIAL REPRESENTA NO QUADRO?

(   ) CLUBE
(   ) ESCOLA
(   ) FAMÍLIA

B)   NO QUADRO DE TARSILA DO AMARAL ELA REPRESENTOU AS PESSOAS EM  GRUPO OU INDIVIDUAL?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

AGORA FAREMOS O MATERIAL DIDÁTICO COMPLEMENTAR NAME, PÁGINAS 139 E 140,
( MATERIAL ENTREGUE ).

1)    ASSINALE AS ATIVIDADES QUE SÃO REALIZADAS EM GRUPO.

2)    ESCREVA O NOME DE UM GRUPO SOCIAL QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER PARTE E DEPOIS DESENHE.

3)    LIGAR CADA CRIANÇA AO GRUPO SOCIAL QUE PERTENCE.


SUGESTÃO DE LEITURA COM A FAMÍLIA: AS FAMÍLIAS NÃO SÃO TODAS IGUAIS, DE TANGO BOOKS.



COMPONENTE CURRICULAR: ARTE _____2° ANOS

ATIVIDADE: Mosaico

a)Recorte vários pedacinhos de papel de sua preferência ex: revistas, jornais, cartolina.
b)Folha sulfite para seu mosaico OU NO CADERNO.
c) cola branca.

2- Desenhe uma mão aberta grande pode ser de adulto.

a)    Faça linhas curvas dentro da mão. Depois pinte usando cores primárias dentro dos espaços.
b)   Depois pinte usando cores primárias dentro dos espaços.
c)    Se quiser pode pintar na parte de fora do desenho ficará muito bonito.



DATA 28/05/2020 (5ª  FEIRA)                               2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDOS:NUMERAIS/ADIÇÕES/GRÁFICO

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE MOR,28 DE MAIO DE 2020.
HOJE É QUINTA-FEIRA.
PROFESSORA___________________2°ANO____
NOME DO ALUNO:__________________________

NUMERAIS

CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Ø PÁGINA 78


*EXERCÍCIO 13 – ESCREVER O NÚMERO QUE VEM

 ANTES (OLHE O QUADRO DE NUMERAIS OU NO


 CALENDÁRIO)


*EXERCÍCIO 14- ESCREVER O NÚMERO QUE VEM DEPOIS.



*EXERCÍCIO 15- DESAFIOS PARA VOCÊ.




SUCESSOR= VEM DEPOIS
ANTECESSOR= VEM ANTES

ADIÇÕES


Ø PÁGINA 73- CAPÍTULO 5 – ADICIONANDO E SUBTRAINDO UNIDADES



*EXERCÍCIOS 1 E 2

LEIA OS COMANDOS DAS ATIVIDADES E FAÇA O QUE SE PEDE


Ø PÁGINA 74
*EXERCÍCIOS 3 -RESOLVA AS ADIÇÕES


*EXERCÍCIO 5- COMPLETE COM DOIS CUJA A SOMA É 11



9 +2=11


GRÁFICO

PÁGINA 93

·       EXERCÍCIO 7

             OBSERVE O GRÁFICO E RESPONDA AS QUESTÕES
DICA: CADA TIRINHA É UM ALUNO







COMPONENTE CURRICULAR:  CIÊNCIAS

ATIVIDADE 1: LEIA COM SUA FAMÍLIA - FONTES DE LUZ

DISCUTIMOS NESSE BIMESTRE SOBRE A LUZ NATURAL ( SOL)  E ARTIFICIAL ( LÂMPADAS E OUTROS). A ENERGIA DO SOL É ABSORVIDA PELO AMBIENTE, PELOS OBJETOS E PELOS SERES VIVOS E PODE PROVOCAR MUDANÇAS.

A)   ESCREVA EM SEU CADERNO O QUE ACONTECERÁ COM SEU CORPO SE FICAR NO SOL PARADO POR 15 MINUTOS E POR QUÊ?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

B)   E QUANDO ESTAMOS COM UM SORVETE DELICIOSO ANDANDO NA RUA?
________________________________________________
________________________________________________

C)   QUE TAL HOJE BRINCARMOS COM A LANTERNA DE SEU CELULAR? FAÇA GESTOS COM AS MÃOS E IRÁ SE DIVERTIR, SUGESTÃO CABEÇAS DE BICHOS, PODERÁ CRIAR OUTROS. BOA DIVERSÃO, RELATE EM SEU CADERNO SOBRE O QUE VOCÊ CRIOU.
______________________________________________
______________________________________________

ATIVIDADE 2: FAREMOS O LIVRO DIDÁTICO NAME COMPLEMENTAR, PÁGINAS 100 E 101 PARA COMPREENDER MELHOR ESSE ASSUNTO. ( MATERIAL ENTREGUE)


A)   CIRCULE AS FONTES ARTIFICIAIS DE LUZ.




A)   ILUSTRE UMA SOMBRA QUE VOCÊ FEZ COM A LÂMPADA DE SEU QUARTO.



SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS COM LÂMPADAS ( LUZ DO CELULAR ) NO QUARTO COM SUA FAMÍLIA: ESCONDE-ESCONDE, DETETIVE ( PROCURAR ALGO ), TEATRO COM SOMBRAS ( USE OBJETOS ) E CAÇA AO TESOURO ( COM PISTAS ATÉ ENCONTRAR O TESOURO ( DOCE OU BRINQUEDO ). DIVIRTA-SE!!!!









DATA 29/05/2020 (6ª  FEIRA)                               2º ANO


COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 29 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEXTA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________

NOME ________________________ 2º ANO________

PROFESSORA________________________________

BOA TARDE!




ATIVIDADE 1: CADERNO DE ATIVIDADES

 COMPLEMENTARES NAME 

·         LÍNGUA PORTUGUESA – UNIDADE 1 – SER CRIANÇA
CAPÍTULO 1 –AMIGOS – PÁGINAS 09 A 11

1-    SEGUIR A COMANDA DO LIVRO

2-    ALFABETO





COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.    COPIE EM SEU CADERNO A ATIVIDADE. ESTABELEÇA A RELAÇÃO ENTRE NÚMEROS, CORES E PALAVRAS.

2.    EXEMPLO: PINTE A PALAVRA ONE DE AMARELO, QUE REPRESENTA O NÚMERO 1. BONS ESTUDOS!

 


 

                                                                                         
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

Nessa aula, vamos continuar explorando a Corda. Mas hoje, vamos brincar com algumas brincadeiras de corda. Para isso, hoje é necessário que alguém da família brinque com você. Você precisa apenas de uma corda, ou aquele lençol fino e enroladinho para parecer com uma corda.

ATIVIDADE:

1 – Vamos começar com a sugestão desse vídeo? Assista e pode repetir as brincadeiras que estão nele

                                     https://www.youtube.com/watch?v=QG3xymHlK4U

2 – Agora desafie a pessoa que está te ajudando para um cabo de guerra. Trace uma linha no chão, e quem conseguir puxar o outro para o seu lado, vence. 





3 – Lembra da pesquisa da aula anterior? Peça para a pessoa te ensinar uma brincadeira com corda que ela brincava quando criança.
4 – Desafio: Comece com a corda alta. Amarre uma ponta em algum lugar, e uma pessoa segura a outra ponta. Tente passar por baixo, dançando e jogando o corpo para trás, e vá abaixando a corda a cada vez que conseguir passar. Depois troque de lugar com quem está segurando. Se quiser coloque uma música pra brincar.



5 – E finalmente vamos pular corda? Agora você vai tentar pular sozinho como conseguir, o importante é tentar. Coloque a musica abaixo, e divirta-se.



                                     https://www.youtube.com/watch?v=DJLtmvy1dSQ