domingo, 24 de maio de 2020

Semana de 25/05 à 29/05



OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.





FERIADO ESTADUAL - 09 DE JULHO 
Projeto de Lei n° 351/2020, que antecipa o feriado civil de 9 de julho para a segunda-feira, dia 25 de maio


DATA 26/05/2020  ( 3ª  FEIRA)                          3º ANO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 26 DE MAIO DE 2020.
HOJE  É TERÇA – FEIRA.
PROFESSORA: ____________________ 3º ANO: ______
NOME: ________________________________            

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1: Situações problema. Leia com atenção e resolva os problemas.

a)    Recebi 20 quilos de uvas. Dei 6 quilos para meu irmão e 5 para meu primo. Com quantos quilos de uva eu fiquei?

Resposta: _______________________________________

b)    Numa granja havia 136 galinhas num galinheiro e 40 em outro. O granjeiro vendeu 54 galinhas. Quantas galinhas ainda havia?
Resposta:_______________________________________

c)    Um pasteleiro fez 84 pastéis de carne e 72 de queijo. Vendeu 135 pastéis. Quantos ainda não foram vendidos?     Resposta:_______________________________________


ATIVIDADE 2 :  Quadro de centenas. Vimos que 1 centena = 10 dezenas = 100 unidades. Assim, o número que representa 1 centena é o  100. Sabendo disso, complete corretamente a tabela.


Quantidade de centenas
Números
Como se lê
1 centena
100
Cem
2 centenas

Duzentos
3 centenas

Trezentos
4 centenas

Quatrocentos
5 centenas

Quinhentos
6 centenas

Seiscentos
7 centenas

Setecentos
8 centenas

Oitocentos
9 centenas

Novecentos


COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

Atividade 1 -   Respondam se próximo do lugar onde você estuda existem áreas:
Destinadas ao lazer ? Quais são e como são essas áreas? (praças,parques,cinemas,teatros,outros)
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________

Destinadas  ao comércio? Que tipo de comércio são encontrados nestas áreas? (mercados,padaria, loja de roupas,bar , lanchonetes,outros)
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________

Destinadas á prestação  de serviços? Quais são estes  serviços?(outras escolas,posto de saúde, hospitais, bancos, escritórios,sapataria, outros)
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________

Atividade 2 - LIVRO INTEGRADO NAME - PÁGINA 255

Após ler o texto  escrever no livro as respostas da atividade 1 ( LETRAS A,B,C)

 Escreverão  como imaginam que será o município de Monte Mor daqui a alguns anos, assinalarão  com x nas respostas de como acham que será  o mundo  daqui alguns anos e também responderão se as atitudes deles poderão  fazer diferença no futuro da cidade , país e mundo deles e porque.


                                                                                         
COMPONENTE CURRICULAR: ED. FÍSICA (1H)

Ø  Hoje você é o professor! Os alunos deverão realizar os exercícios de alongamentos que aprenderam em aula e auxiliar seus pais para que eles executem também, não esquecer de que em cada posição deverão segurar e contar até 20, lentamente, devemos alongar membros superiores e depois membros inferiores. Segue exemplos para não esquecer nenhum exercício!
Exercícios de alongamento

  • Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;
  • Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
  • Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
  • Restringe os riscos de disfunções da coluna;
  • Melhora a postura;
  • Diminui a tensão muscular;
  • Suaviza a irritabilidade muscular;
  • Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;
  • Diminui a incidência de cãibras.

Vamos praticar um pouco?
·          Mantenha cada posição por 20 segundos. Alongue os dois lados.

·         Repita estes exercícios todos os dias!


Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa , do canal Portal Coop . 



Agora responda:

1-    Como você se sentiu ao executar esses exercícios junto com seus familiares?

2-    Você conhece algum outro exercício ou atividade que possa ser feito com seus familiares? Se sim, qual?

3-    Você sabe ou já ouviu falar sobre Yoga? Pesquise com a ajuda de um adulto sobre essa modalidade de ginástica.


DATA 27/05/2020  ( 4ª  FEIRA)                           3º ANO


COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA
·         
     CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 27 DE MAIO DE 2020
HOJE É QUARTA -FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME ____________________________ 3º ANO _____
PROFESSORA__________________________________

BOM DIA!


ATIVIDADE 1: CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME

CAPÍTULO 1- LER É PRECISO

·         LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE 1 - LENDO O MUNDO 

-CAPÍTULO 1 – LER É PRECISO - PÁGINAS 06 A 11.

1-    Seguir a comanda do livro – leitura e interpretação

2-    Trabalhar com dicionário


3-    Separação de sílabas



COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

Atividade 1 -  Observe a imagem  abaixo e responda:



·         Há  transformações  nessa paisagem?
______________________________________________
      

·        O que o homem fez  nesta  paisagem?
______________________________________________
         
Atividade 2 -  Leia  o texto com muita atenção e  responda:


A rua de Pedro

   A rua de Pedro no passado era calma com poucos automóveis circulando.
   Com o passar do tempo, houve  o aumento do número de moradias, lojas  e comércio, transformando rua calma em uma rua movimentada. A rua ganhou asfalto e um sinal de trânsito, conhecido como semáforo.
   As ruas vão se modificando conforme vão sendo ocupadas.
   As  pessoas precisam ter próximos as suas casas: comércio, escola, hospital,transporte e muitas outras coisas para facilitar suas vidas.
  Todas essas necessidades vão transformando os lugares.


·        Como era a rua de Pedro no passado?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
·        Como está a rua de Pedro  nos dias de hoje?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
·        É possível jogar  bola ou empinar  pipa  na rua de Pedro? Por quê?
____________________________________________________________
____________________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE ________3°ANOS

ATIVIDADE:
       
a)    Faça casas e pinte-as com cores sóbrias e cores vibrantes.

Cores sóbrias: decore de forma discreta e elegante. Branco, cinza, preto, marrom, bege 

Uma cor vibrante e cheia de energia, o laranja, vermelho, azul, verde,violeta.etc..

2-    Vamos construir uma maquete? O  stimula o otimismo, por ser uma cor feliz e acolhedora. É uma boa escolha para chamar a atenção
2-    Vamos construir uma maquete? O pátio de nossa escola : para isso vai precisar de:

a)    Uma caixa de sapato ou outra de papelão pequena;
b)    Alguns materiais recicláveis de sua preferência e se quiser e tiver guache use e mãos a obra.



DATA 28/05/2020  ( 5ª  FEIRA)                         3º ANO


E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 28 DE MAIO DE 2020.
HOJE  É QUINTA – FEIRA.
PROFESSORA: __________________   3º ANO:______
NOME: ________________________________________    

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA


ATIVIDADE: Adição e subtração. Caderno de Atividades Complementares, página 62, 63 e 64.
1-    Escreva os números nos quadros e depois resolva as adições.
2-    O problema está todo recortado em tiras. Reescreva o problema corretamente e resolva.
3-    Exercício 3,4 e 5. Resolva os problemas pintando quadradinhos.


COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Atividade 1 -  Pesquise  sobre  movimentos da Terra: rotação  e translação e escreva no caderno.
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________



Atividade 2 -  Ler o texto da página 218 do livro integrado e responder as perguntas em seguida de acordo com o texto lido.
·        No texto fala de quantos movimentos ?
·         Quais  são eles?
  



DATA 29/05/2020  ( 6ª  FEIRA)                           3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 29 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEXTA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME ____________________________3º ANO _____
PROFESSORA_______________________________

BOM DIA!


ATIVIDADE 1: Reescrita da fábula:




ATIVIDADE 2: Monte a coruja e faça um painel criativo:



COMPONENTE CURRICULAR:      INGLÊS

ATIVIDADE:

1.    COPIE NO SEU CADERNO AS PALAVRAS E OS DESENHOS COMO NO MODELO E TRACE UMA LINHA E ESTABELEÇA A RELAÇÃO ENTRE AS PALAVRAS E AS CORES. BONS ESTUDOS!


 


COMPONENTE CURRICULAR: ED.FÍSICA(1H)

ATIVIDADE: jogos e brincadeiras

1 FAZER OS ALONGAMENTOS ILUSTRADOS ABAIXO FICANDO 20 SEGUNDOS EM CADA POSIÇÃO


2 ABC DA ATVIDADE FÍSICA “VAMOS NOS MEXER”

Soletre o seu nome e faça a sequência de exercícios

A-   10 polichinelos
B-   20 corridas no lugar
C-   15 pulinhos
D-   10 sapinhos
E-   Cabeça, ombro, joelho e pé (10 repetições)
F-   Estátua aviãozinho (contar até 10)
G-  10 pulinhos com uma perna só
H-    20 polichinelos
I-     10 abdominais
J-    Estátua com 1 pé só (contar até 10)
K-   20 corridinhas no lugar
L-    Corrida com 1 pé só (vai com um pé e volta com o outro)
M-  15 pulinhos
N-   1 cambalhota (no sofá ou tapete)
O-  Cabeça, ombro, joelho e pé (5 repetições)
P-   Estátua aviãozinho (contar até 10)
Q-  10 sapinhos
R-   10 abdominais
S-   Estátua com 1 pé só (contar até 10)
T-   15 polichinelos
U-   15 corridinhas no lugar
V-   Cabeça, ombro, joelho e pé (5 repetições)
W-  30 polichinelos
X-   2 cambalhotas (no sofá ou tapete)
Y-   20 sapinhos

Z-   Corrida com 1 pé só (vai com um pé e volta com o outro)