segunda-feira, 1 de junho de 2020

SEMANA DE 01 A 05 DE JUNHO

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

Data: 01/ 06 / 2020 (2ª feira)            5º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 01 de junho de 2020.
Hoje  é segunda-feira.
Nome completo:               
Professora:  ________________ .   5º Ano ­­­_____ .

ATIVIDADE: Separação de sílaba

1) BRINCANDO COM AS PALAVRAS: COPIE EM SEU CADERNO E REALIZE AS ATIVIDADES.

EM NOSSAS AULAS APRENDEMOS QUE CADA PEDAÇO DE PALAVRA PRONUNCIADO DE UMA SÓ VEZ RECEBE O NOME DE SÍLABA. SEPARE AS PALAVRAS ABAIXO EM SÍLABAS E REGISTRE QUANTAS SÍLABAS COMPÕEM CADA UMA.

 EX: CASA = CA – SA = 2 SÍLABAS

  1. LOBO = _______
  2. MADEIRA = _______
  3. PALHA = _______
  4. PORQUINHOS = _______
  5. TIJOLO = _______
  6. IRMÃO = _______
  7. MÁ = _______
  8. PALHAÇADA = ________
  9. BRINCADEIRA = ________
  10. RELÓGIO = _________
  11. FLÚOR = __________
  12. HELICÓPTERO _______
  13. ÍMÃ _________
2 - Sabemos que quando a palavra possui uma única sílaba se chama de monossílaba, quando possui duas sílabas chama-se dissílaba, quando possui três sílabas é trissílaba e as palavras com mais de três sílabas são classificadas de polissílabas, pois possui muitas sílabas. Sabendo disso reescreva as palavras da tarefa anterior e ao seu lado diga sua classificação quanto ao número de sílaba:

3 - RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:

a)Como é classificada a palavra que possui apenas um única sílaba?

b) As palavras dissílabas são classificadas assim porque?

c)    Dê três exemplos de palavras polissílabas.

d)As palavras órfão e órfã possuem a mesma classificação quanto ao número de sílaba. Qual a classificação dessas palavras? Qual característica que ambas possuem em comum?

e)Há palavras que dão nomes as coisas.Como chamamos essas palavras na língua portuguesa? Dê dois exemplos.



f) Sabemos que há palavras que dão características ou qualidades aos nomes, como por exemplo cachorro bonito, cachorro é um nome e bonito dá sua qualidade, assim também podemos dizer cachorro preto, e preto denomina a característica do cachorro. Como chamamos essas palavras que dão características e qualidades aos nomes? Dê um exemplo bem criativo de uma frase e sublinhe a palavra que dá qualidade.


DATA 01/06/2020  (2ª Feira)              5º ANO                                                                                          
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:

1-    Fazer no livro as páginas 136 a 143 do livro NAME. FRAÇÕES:

Números fracionários para indicar medidas;
Escrita e leitura de uma fração;
Fração como parte de um todo.


As frações correspondem a uma representação das partes de um todo. Ela determina a divisão de partes iguais sendo que parte é uma fração do inteiro.



DATA: 01/06/2020 segunda- feira1h)

5° ano 

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: atividades complementares sobre a arte egípcia das páginas 49 e 50.
Lembre-se das três regras da arte egípcia: lei da frontalidade, lei áulica e a regra da cor.
A lei da frontalidade consiste em sempre representar as pessoas com cabeça pernas e braços de perfil, olhos e tronco de frente.
A lei áulica consiste em desenhar sempre a figura mais importante maior que as demais.
A regra da cor consiste em pintar o homem com tons mais terrosos, como marrom e vermelho e as mulheres com tons mais amarelados, como amarelo e bege.

DATA 02/06/2020  (3ª Feira)              5º ANO                                                                                            
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 02 de junho de 2020
O dia está _________________
Nome:___________________

Bom dia!

“ Todas as manhãs é um presente de Deus!”

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE: FRAÇÃO.

1-   A fração de uma quantidade consiste em dividir essa quantidade pelo denominador e multiplicar pelo numerador. Assista ao vídeo para poder realizar as atividades corretamente.

    Livro NAME Páginas 143 a 147 .Fração de uma quantidade.   
2-Caderno de Atividades Complementares.Páginas 48 e atividade 4 da página 50.



                                             https://www.youtube.com/watch?v=cEMqoI0ESfw


DATA  02_/ 06__/2020  (3ª Feira)                   5º ANO                                                                                          
COMPONENTE CURRICULAR: História

ATIVIDADE: Pesquise e faça um texto explicando sobre o descobrimento do Brasil. E dê sua opinião argumentando se você acha que os portugueses chegaram ao Brasil por acaso ou já teriam conhecimento das terras antes de 1500. Por que?


DATA 02/06/2020  (3ª Feira)    5º ANO                                                                                           
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Vamos assistir os vídeos de duas apresentações de ginástica, e preste atenção quando os atletas são chamados, antes de iniciarem suas sequências, eles se apresentam erguendo a mão e mantendo uma postura por alguns segundos.

                   
              Solo Feminino https://www.youtube.com/watch?v=8ENziPd9syk


               Solo masculino https://www.youtube.com/watch?v=5VLT6EBN7tM

2- Primeiro vamos relembrar os movimentos que fizemos nas aulas anteriores: vela, ponte, avião, tripé que é a parada com apoio da cabeça, estrela , rolamento de frente e costas, e parada de mão. Se você não lembra pelos nomes, visite as fotos nas aulas anteriores, ou de uma espiada no google.  Agora o exercício é tentar unir dois movimentos diferentes e tentar executar. Você escolhe quais você acha mais fácil juntar. Abaixo são apenas exemplos:
a)    Comece fazendo o avião e desce no rolamento de frente (cambalhota)
b)    Da ponte tente ir para parada de mão
c)    Da estrela termina parando no avião
d)    Começando na vela, encolhendo as pernas faz o rolamento de costas



3- Agora você vai montar um trabalho para a próxima aula. Pode começar colocando a ideia no papel, depois use o restante da aula para testar. Você vai montar uma sequência de ginástica com os movimentos que você mais aprendeu e consegue fazer. Tente variar alguns movimentos diferentes dentro da sequência, podendo repetir.  Você pode colocar uma música que você goste. Você pode praticar nos outros dias e apresentar na próxima aula. Bom trabalho.



DATA _03 /_06_/2020  (4ª Feira)                         5º ANO                     



E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 03 de junho de 2020
O dia está _________________
Nome:___________________


                                                                           
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE:  Compreensão textual

O chamado Descobrimento do Brasil ocorreu oficialmente em 22 de abril de 1500, quando a esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral chegou às terras do atual Sul da Bahia. Entretanto, inúmeros historiadores questionam se o termo correto a ser utilizado é “descobrimento”. A pergunta que permeia esse questionamento é como pode o Brasil ter sido descoberto se antes da chegada dos portugueses, e durante milhares de anos, já havia pessoas habitando as terras brasileiras? No caso os índios já habitavam o Brasil e toda a América.
Desse ponto de vista, a chegada de Cabral ao território brasileiro representou mais o início de uma conquista que um descobrimento. Conquista da terra, mas também domínio, exploração e aculturamento dos povos que habitavam o continente. Esse foi o sentido da colonização brasileira iniciada por Cabral. O que se desenhou a partir daí foi o conflito entre povos que partilhavam modos de viver e cultura distintos, no qual o europeu procurou cristianizar e escravizar os indígenas para colocar em andamento seu processo colonizador.
Historiadores apontam documentos da época que indicam que outros navegadores já conheciam as terras brasileiras. O navegador português Duarte Pacheco Pereira possivelmente chegou ao território brasileiro em 1498, a serviço do rei D. Manuel I. O italiano Américo Vespúcio em finais de 1499 e os espanhóis Vicente Yañez Pinzón e Diego de Lepe teriam navegado na costa brasileira meses antes de Cabral, em 1500.

Responda as perguntas conforme seu entendimento do texto acima:

1 - Qual o assunto principal do texto?

2 - As esquadras de Pedro Álvares chegaram a quais terras do Brasil?

3 - Conforme o texto menciona no segundo parágrafo  o que representou  a chegada de Cabral ao Brasil?

4 - Quantos parágrafos possui o texto?

5 - Ao ler o texto podemos ter certeza que a chegada dos portugueses somente ocorreu em 1500 e que forma os primeiros povos a encontrarem essas terras? Por que?

6 - Explique o que o texto menciona sobre os conflitos entre os povos e os europeus.

7 - Copie o trecho que está no primeiro parágrafo questionando sobre o Brasil ter sido descoberto.

8 - Quando os portugueses chegaram ao Brasil quem se encontrava já habitando a terra? Aponte o trecho que comprova isso no texto.

 COMPONENTE CURRICULAR: Geografia



ATIVIDADE: Mapa do mundo

1 - Pesquise e desenhe no seu caderno o mapa do mundo (somente descrevendo os continentes, não há necessidade de por nome aos países)  e desenhe a linha que dividia o mundo através do tratado de tordesilhas.

Obs: Não esqueça de pintar para ficar bem bonito.

DATA: 03/06/2020 ( quarta- feira1h)

5° ano – EF I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Pablo Picasso

Pablo Picasso (1881-1973) foi um pintor espanhol. "A Pomba da Paz", "Guernica", "Les Demoiselles d'Avignon", são algumas de suas obras mais importantes. Foi um dos criadores do "Cubismo", um dos mais destacados movimentos de arte do século XX.

ATIVIDADE: Livro NAME: Leitura de imagens – Capítulo 3 ”Pablo Picasso”: observe atentamente as imagens das páginas 28 e 29 para responder às questões da seção “Chuva de ideias” da página 29.




DATA 04/06/2020  (5ª Feira)                                  5º ANO                                                   
E.M. “Coronel Domingos
Monte Mor, 04 de junho de 2020
Hoje é quinta-feira
O dia está ___________________
Nome:______________________

Bom dia!

“Que seu dia seja de paz, tranquilidade e que a presença de Deus esteja em seu lar e em todos os lugares que você passar!”

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

Atividades:    Páginas 148 a 154 do livro NAME.  

Comparação de frações;

  Comparar frações significa analisar qual representa a maior ou menor quantidade ou se elas são iguais. Quando os denominadores são iguais, basta compararmos somente o valor dos numeradores.

 Frações equivalentes.

Frações equivalentes são frações que representam a mesma parte de um todo. Para encontrar as frações equivalentes devemos multiplicar o numerador e o denominador por um mesmo número natural diferente de zero. E para sabermos se são frações equivalentes, devemos dividir o numerador e o denominador por um mesmo número natural, que não seja o zero



                                  https://www.youtube.com/watch?v=PHt6hp2u36E


COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

Atividades: Ler os textos das páginas 204 a 211 para realizar as atividades no livro.

Tremores de terra:
Deriva dos continentes;
Terremotos, maremotos e Tsunamis.


Para os alunos que já realizaram essas atividades, favor fazer a revisão no caderno para corrigir possíveis erros.



Data: 05/ 06 / 2020 (6ª feira)               5º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 05 de junho de 2020.
Hoje  é segunda-feira.
Nome completo:               
Professora:  ________________ .   5º Ano ­­­_____ .

ATIVIDADE: Exercícios no livro Ápis de língua portuguesa:

     Ler o conteúdo explicativo e os exercícios da página 55 a 61
     Fazer o mesmo na página 93.
Caso tenha dúvida faça uma pesquisa, consulte outras seções do livro e o conteúdo estudado em sala de aula.

COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

DATA:  05 -06-2020 (6ª - SEXTAFEIRA)     5º ANO

ATIVIDADE:

1. Olá crianças! Assitam ao vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=F4cNXNrmn34




2.  Em seguida, trace uma linha e estabeleça a relação entre as palavras, cores e objetos.





DATA 05/06/2020  (6ª Feira)         5º ANO                                                                                          
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

Hoje vamos encerrar essa parte da ginástica, então temos duas atividades.

ATIVIDADE:

1 – Essa atividade serve como alongamento e aquecimento para sua apresentação. É um desafio muito simples e legal para ver o que você consegue fazer. A figura abaixo tem 31 posições. Você vai escolher quais você quiser, de acordo com sua condição, e tente fazer o mais parecido com a imagem. Das 31 posições, escolha apenas 10.



2 – Agora é a hora da sua apresentação. Você vai executar a sequência que elaborou e treinou na aula anterior. Seria legal se você conseguir reunir os pais, ou as pessoas que moram com você e apresentar para eles. Se não der, faça sozinho mesmo, e use a imaginação como se estivesse na escola apresentando para os colegas. Também pode fotografar sua apresentação para mostrar quando voltarmos. Boa sorte.