OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
|
Data: 01/ 06 / 2020 (2ª feira) 5º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 01 de junho de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 5º Ano _____ .
ATIVIDADE:
Separação
de sílaba
1) BRINCANDO COM AS PALAVRAS: COPIE EM SEU CADERNO E REALIZE AS ATIVIDADES.
EM NOSSAS AULAS APRENDEMOS QUE
CADA PEDAÇO DE PALAVRA PRONUNCIADO DE UMA SÓ VEZ RECEBE O NOME DE SÍLABA. SEPARE AS PALAVRAS ABAIXO EM SÍLABAS E REGISTRE QUANTAS
SÍLABAS COMPÕEM CADA UMA.
EX: CASA = CA – SA =
2 SÍLABAS
- LOBO = _______
- MADEIRA = _______
- PALHA = _______
- PORQUINHOS = _______
- TIJOLO = _______
- IRMÃO = _______
- MÁ = _______
- PALHAÇADA = ________
- BRINCADEIRA = ________
- RELÓGIO = _________
- FLÚOR = __________
- HELICÓPTERO _______
- ÍMÃ _________
2 - Sabemos que quando a palavra possui uma única sílaba se
chama de monossílaba, quando possui duas sílabas chama-se dissílaba, quando
possui três sílabas é trissílaba e as palavras com mais de três sílabas são
classificadas de polissílabas, pois possui muitas sílabas. Sabendo disso
reescreva as palavras da tarefa anterior e ao seu lado diga sua classificação
quanto ao número de sílaba:
3 - RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:
a)Como é
classificada a palavra que possui apenas um única sílaba?
b) As
palavras dissílabas são classificadas assim porque?
c) Dê
três exemplos de palavras polissílabas.
d)As
palavras órfão e órfã possuem a mesma classificação quanto ao número de sílaba.
Qual a classificação dessas palavras? Qual característica que ambas possuem em
comum?
e)Há
palavras que dão nomes as coisas.Como chamamos essas palavras na língua
portuguesa? Dê dois exemplos.
f) Sabemos
que há palavras que dão características ou qualidades aos nomes, como por
exemplo cachorro bonito, cachorro é um nome e bonito dá sua qualidade, assim também
podemos dizer cachorro preto, e preto denomina a característica do cachorro.
Como chamamos essas palavras que dão características e qualidades aos nomes? Dê
um exemplo bem criativo de uma frase e sublinhe a palavra que dá qualidade.
DATA 01/06/2020 (2ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
1-
Fazer no livro as páginas
136 a 143 do livro NAME. FRAÇÕES:
Números
fracionários para indicar medidas;
Escrita e
leitura de uma fração;
Fração como
parte de um todo.
As
frações correspondem a uma representação das partes de um todo. Ela determina a
divisão de partes iguais sendo que parte é uma fração do inteiro.
DATA: 01/06/2020 segunda- feira1h)
|
5° ano
|
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME: atividades
complementares sobre a arte egípcia das páginas 49 e 50.
Lembre-se das três regras da arte egípcia: lei da
frontalidade, lei áulica e a regra da cor.
A lei da frontalidade consiste em sempre representar as
pessoas com cabeça pernas e braços de perfil, olhos e tronco de frente.
A lei áulica consiste em desenhar sempre a figura mais
importante maior que as demais.
A regra da cor consiste em pintar o homem com tons mais
terrosos, como marrom e vermelho e as mulheres com tons mais amarelados, como
amarelo e bege.
DATA 02/06/2020 (3ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 02 de junho de 2020
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
“ Todas as manhãs é um presente de Deus!”
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE: FRAÇÃO.
1- A
fração de uma quantidade consiste em dividir essa quantidade pelo denominador e
multiplicar pelo numerador. Assista ao vídeo para poder realizar as atividades
corretamente.
Livro NAME Páginas 143 a 147 .Fração de uma quantidade.
2-Caderno de Atividades Complementares.Páginas 48 e atividade
4 da página 50.
DATA 02_/ 06__/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: História
ATIVIDADE:
Pesquise e faça um texto explicando sobre o descobrimento do Brasil. E dê sua
opinião argumentando se você acha que os portugueses chegaram ao Brasil por
acaso ou já teriam conhecimento das terras antes de 1500. Por que?
DATA 02/06/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
ATIVIDADE:
1 – Vamos assistir os vídeos de duas apresentações de
ginástica, e preste atenção quando os atletas são chamados, antes de iniciarem
suas sequências, eles se apresentam erguendo a mão e mantendo uma postura por
alguns segundos.
2- Primeiro vamos relembrar os movimentos que fizemos nas
aulas anteriores: vela, ponte, avião, tripé que é a parada com apoio da cabeça,
estrela , rolamento de frente e costas, e parada de mão. Se você não lembra
pelos nomes, visite as fotos nas aulas anteriores, ou de uma espiada no google.
Agora o exercício é tentar unir dois
movimentos diferentes e tentar executar. Você escolhe quais você acha mais
fácil juntar. Abaixo são apenas exemplos:
a) Comece
fazendo o avião e desce no rolamento de frente (cambalhota)
b) Da
ponte tente ir para parada de mão
c) Da
estrela termina parando no avião
d) Começando
na vela, encolhendo as pernas faz o rolamento de costas
3- Agora você vai montar um trabalho para a próxima aula.
Pode começar colocando a ideia no papel, depois use o restante da aula para
testar. Você vai montar uma sequência de ginástica com os movimentos que você
mais aprendeu e consegue fazer. Tente variar alguns movimentos diferentes
dentro da sequência, podendo repetir.
Você pode colocar uma música que você goste. Você pode praticar nos
outros dias e apresentar na próxima aula. Bom trabalho.
DATA _03 /_06_/2020 (4ª Feira)
5º
ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 03 de junho de 2020
O dia está _________________
Nome:___________________
COMPONENTE
CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Compreensão textual
O
chamado Descobrimento do Brasil ocorreu oficialmente em 22 de abril de 1500,
quando a esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral chegou às terras do atual
Sul da Bahia. Entretanto, inúmeros historiadores questionam se o termo correto
a ser utilizado é “descobrimento”. A pergunta que permeia esse questionamento é
como pode o Brasil ter sido descoberto se antes da chegada dos portugueses, e
durante milhares de anos, já havia pessoas habitando as terras brasileiras? No
caso os índios já habitavam o Brasil e toda a América.
Desse
ponto de vista, a chegada de Cabral ao território brasileiro representou mais o
início de uma conquista que um descobrimento. Conquista da terra, mas também
domínio, exploração e aculturamento dos povos que habitavam o continente. Esse
foi o sentido da colonização
brasileira iniciada por Cabral. O que se desenhou a partir daí foi o
conflito entre povos que partilhavam modos de viver e cultura distintos, no
qual o europeu procurou cristianizar e escravizar os indígenas para colocar em
andamento seu processo colonizador.
Historiadores
apontam documentos da época que indicam que outros navegadores já conheciam as
terras brasileiras. O navegador português Duarte Pacheco Pereira possivelmente
chegou ao território brasileiro em 1498, a serviço do rei D. Manuel I. O
italiano Américo Vespúcio em finais de 1499 e os espanhóis Vicente Yañez Pinzón
e Diego de Lepe teriam navegado na costa brasileira meses antes de Cabral, em
1500.
Responda as perguntas conforme seu entendimento
do texto acima:
1 - Qual o assunto principal do texto?
2 - As esquadras de Pedro Álvares chegaram a
quais terras do Brasil?
3 - Conforme o texto menciona no segundo
parágrafo o que representou a chegada de Cabral ao Brasil?
4 - Quantos parágrafos possui o texto?
5 - Ao ler o texto podemos ter certeza que a
chegada dos portugueses somente ocorreu em 1500 e que forma os primeiros povos
a encontrarem essas terras? Por que?
6 - Explique o que o texto menciona sobre os
conflitos entre os povos e os europeus.
7 - Copie o trecho que está no primeiro
parágrafo questionando sobre o Brasil ter sido descoberto.
8 - Quando os portugueses chegaram ao Brasil
quem se encontrava já habitando a terra? Aponte o trecho que comprova isso no
texto.
ATIVIDADE:
Mapa
do mundo
1 - Pesquise e desenhe no seu caderno o mapa do mundo
(somente descrevendo os continentes, não há necessidade de por nome aos
países) e desenhe a linha que dividia o
mundo através do tratado de tordesilhas.
Obs: Não esqueça de pintar para ficar bem bonito.
DATA: 03/06/2020 ( quarta- feira1h)
|
5° ano – EF I
|
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Pablo Picasso
Pablo Picasso (1881-1973) foi um pintor espanhol.
"A Pomba da Paz", "Guernica", "Les Demoiselles
d'Avignon", são algumas de suas obras mais importantes. Foi um
dos criadores do "Cubismo", um dos mais destacados
movimentos de arte do século XX.
ATIVIDADE: Livro NAME: Leitura
de imagens – Capítulo 3 ”Pablo Picasso”: observe atentamente as imagens das páginas
28 e 29 para responder às questões da seção “Chuva de ideias” da página 29.
DATA 04/06/2020 (5ª Feira) 5º ANO
E.M.
“Coronel Domingos
Monte
Mor, 04 de junho de 2020
Hoje é
quinta-feira
O dia
está ___________________
Nome:______________________
Bom
dia!
“Que
seu dia seja de paz, tranquilidade e que a presença de Deus esteja em seu lar e
em todos os lugares que você passar!”
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
Atividades: Páginas
148 a 154 do livro NAME.
Comparação de
frações;
Comparar
frações significa analisar qual representa a maior ou menor quantidade ou se
elas são iguais. Quando os denominadores são iguais, basta compararmos somente
o valor dos numeradores.
Frações
equivalentes.
Frações equivalentes são frações que representam a mesma parte de um todo. Para encontrar as frações equivalentes devemos multiplicar o numerador e o denominador por um mesmo número natural diferente de zero. E para sabermos se são frações equivalentes, devemos dividir o numerador e o denominador por um mesmo número natural, que não seja o zero
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
Atividades: Ler os textos das páginas 204 a 211 para realizar as atividades no livro.
Tremores de terra:
Deriva dos continentes;
Terremotos, maremotos e Tsunamis.
Para os
alunos que já realizaram essas atividades, favor fazer a revisão no caderno
para corrigir possíveis erros.
Data: 05/ 06 / 2020 (6ª feira) 5º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 05 de junho de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 5º Ano _____ .
ATIVIDADE:
Exercícios no livro Ápis de língua
portuguesa:
● Ler o
conteúdo explicativo e os exercícios da página 55 a 61
● Fazer
o mesmo na página 93.
Caso tenha dúvida faça uma
pesquisa, consulte outras seções do livro e o conteúdo estudado em sala de
aula.
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
DATA:
05 -06-2020 (6ª - SEXTAFEIRA) 5º
ANO
ATIVIDADE:
1. Olá crianças! Assitam ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=F4cNXNrmn34
2. Em seguida, trace uma linha e estabeleça a relação entre as palavras, cores e objetos.
DATA 05/06/2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
Hoje
vamos encerrar essa parte da ginástica, então temos duas atividades.
ATIVIDADE:
1 – Essa atividade serve como
alongamento e aquecimento para sua apresentação. É um desafio muito simples e
legal para ver o que você consegue fazer. A figura abaixo tem 31 posições. Você
vai escolher quais você quiser, de acordo com sua condição, e tente fazer o
mais parecido com a imagem. Das 31 posições, escolha apenas 10.
2 – Agora é a hora da sua
apresentação. Você vai executar a sequência que elaborou e treinou na aula
anterior. Seria legal se você conseguir reunir os pais, ou as pessoas que moram
com você e apresentar para eles. Se não der, faça sozinho mesmo, e use a imaginação
como se estivesse na escola apresentando para os colegas. Também pode
fotografar sua apresentação para mostrar quando voltarmos. Boa sorte.