sexta-feira, 5 de junho de 2020

Semana 6 - de 8 a 12/6 - 6o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Segunda-feira, dia 8____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: Leitura e ortografia - essa semana estudaremos palavras escritas com G ou J. Leia atentamente o texto para responder as questões.                       


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Animais selvajens
Há uma grande diversidade de animais selvajens (ou silvestres) por todo o mundo, e todos possuem grande importância para o equilíbrio da natureza. Muitos são tirados de seu habitat natural e colocados em cativeiro, sendo prejudicados e prejudicando os ecossistemas naturais. A principal causa é o comércio ilegal que aumenta a cada dia, e junto com ele, a extinção de várias espécies.

Todo animal possui um papel fundamental e uma beleza única. Portanto é imprescindível a conscientização da sociedade, que compra por achar “bonito”, e por pensar que é um ato de "boa ação" com a natureza cuidar de um deles. Mas pelo contrário, o animal vive sem liberdade e não pode ajir segundo seus instintos. Não podemos impedir a maneira natural dos animais viverem, nem aceitar que eles sejam contrabandeados, sofram maus tratos, e morram. [...].

Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-ortografia-g-ou-j-6o-e-7o-anos/


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Identifique erros no texto (colocados propositalmente) referentes à ortografia. Em seguida, reescreva as palavras de forma adequada:
__________________
__________________


2. Complete com a letra G ou com a letra J:

tra___etória

cere___a

ferru___em

via___ei

ti___ela

lo___ista

vestí____io

reló___io

ma___estade

can___ica

pedá___io

___iló

an___elical

privilé___io

tra____e

pa___em

___iboia

cora___em

canoa ___em

cirur___ia

va___em

vare____ista

pa___é

re___eitar



Matemática_______________________

ATIVIDADE: Fatores ou divisores de um número natural
Leia a explicação a seguir:




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Dizer 18 é múltiplo de 3 é o mesmo que dizer 3 é divisor de 18, ou ainda que 3 é fator de 18.

Por que fator?

Vamos escrever 18 como multiplicação (produto) de dois números naturais. Temos as seguintes possibilidades:

18 = 1 x 18
18 = 2 x 9
18 = 3 x 6

Observe que o número 18 possui 6 fatores ou divisores: 1, 2, 3, 6, 9 e 18.

Veja outros exemplos:

1. Divisores ou fatores de 15: 1, 3, 5, 15.

15 = 1 x 15
15 = 3 x 5

2. Divisores ou fatores de 25: 1, 5, 25.

25 = 1 x 25
25 = 5 x 5

3. Divisores ou fatores de 7: 1, 7.

7 = 1 x 7



Agora, em seu caderno responda os exercícios a seguir:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Escreva em seu caderno:

a) os divisores ou fatores de 5.
_____, _____

b) os divisores ou fatores de 6.
_____, _____, _____, _____

c) os divisores ou fatores de 16.
_____, _____, _____,_____, _____

d) os divisores ou fatores de 24.
_____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____


2. Observe os números do quadro:


a) Qual é divisor de 32?
_____

b) 5 é divisor de qual número?
_____

c) 7 é divisor de dois números. Quais são?
_____, _____

d) Quais são os dois divisores de 12?
_____, _____


3. Qual é o maior e o menor divisor do número 32?
_____, _____


4. Marque a alternativa correta: os números 10 e 15 são:
A) divisíveis por 60.
B) divisíveis por 100.
C) divisores de 60.
D) divisores de 100


Terça-feira, dia 9_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: leia o texto e responda as questões


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Origem e Formação da Terra

A origem da Terra
De acordo com os cientistas, nosso planeta deveria ter sido uma enorme massa pastosa incandescente que ao longo do tempo se resfriou, desprendendo gases e vapores.

Uma parte desses vapores, que deveria ser o vapor-d’água, à medida que se afastava da massa incandescente, resfriava-se e se transformava em água líquida, caindo em forma de chuva. Assim, repetindo-se por muitas vezes, a superfície da Terra foi se esfriando lentamente e grandes quantidades de água foram nela se acumulando.

Ao longo do tempo, ela sofreu muitas outras transformações. Os continentes, os oceanos e até a composição do ar mudaram para a Terra ser o que é hoje.

A Biosfera
A biosfera (bio = vida), a nossa “esfera de vida”, é o ambiente onde vivemos, onde a vida surge e se mantém, brotando dos solos, penetrando nas águas e flutuando no mar. Ela é formada por três grandes porções: a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera ou crosta terrestre.


A atmosfera (atmo = gás, vapor) é uma grossa camada de ar que abriga as nuvens e dá calor ao céu. Fornece o ar que respiramos e atua como um “cobertor”, protegendo e cobrindo a Terra.

A hidrosfera (hidro = água) é formada por grandes quantidades de água na forma líquida: os rios, lençóis de água subterrâneos, lagos e oceanos. Esta porção fornece a água de que tanto precisamos. A hidrosfera apresenta também água no estado sólido (gelo) localizada nas regiões onde a temperatura é abaixo de zero graus Celsius, como nos polos.

As montanhas, os desertos, as planícies, outras áreas de terra firme e até alguns quilômetros abaixo da superfície do solo fazem parte da litosfera (lito = pedra) ou crosta terrestre. Nossas riquezas naturais (ex: ouro, ferro, alumínio, petróleo, etc.) e outras matérias-primas para diversos fins nas indústrias são retiradas desta porção.

No entanto, o ar, a água e o solo não são suficientes para nos manter vivos. Há outros fatores importantes para a vida, como a temperatura, a luz, a salinidade, a pressão, etc. É importante saber que, a quantidade de cada um desses fatores e o tempo de exposição aos mesmos variam em cada ambiente da Terra, proporcionando as mais variadas formas de vida. É só você imaginar os animais ou plantas que vivem em um deserto e compará-los com os que vivem nas florestas, que notará grandes diferenças de hábitos e características.

Você sabia que a Terra é formada por três camadas? As camadas que formam a Terra são:

1. Crosta terrestre: é a camada superficial da Terra, considerada fina e rochosa;

2. Manto: é sólido e está presente abaixo da crosta;

3. Núcleo: é a camada mais interna da Terra e que possui  temperatura altíssima. Ele é dividido em núcleo externo (composto por níquel e ferro líquido) e núcleo interno ( composto por níquel e ferro sólido).



1. Crosta terrestre



Principais características da crosta terrestre:
• Parte mais externa da Terra;
• A crosta envolve todo o planeta;
• Composta por rochas ricas em silício, magnésio e alumínio;
• Formada por 0 a 40 km de espessura;
• A crosta tem muitas porções sólidas que foram definidas como placas tectônicas, que se movem sobre o manto terrestre;
• A Descontinuidade de Mohorovicic divide a crosta do manto terrestre.

2. Manto



Principais características do manto:
• Camada mais extensa da Terra;
• Está abaixo da crosta da Terra;
• Formada por rochas, como o silício e o magnésio que estão em estado líquido;
• Dividido em duas partes: manto superior e manto inferior;
• A litosfera, que é composta pela crosta terrestre e manto superior, possui entre 70 a 10 quilômetros de espessura;
• A temperatura do núcleo terrestre é tão alta que o até ferro pode se fundir lá.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. O estudo das ondas sísmicas e dos campos magnéticos permitiu o descobrimento e a caracterização de três importantes camadas internas da Terra: a Litosfera, o Manto e o Núcleo. Com relação a esse tema, estão corretas as afirmações abaixo:

I. ( ) O Manto envolve o núcleo terrestre, ocupa a maior parte do volume do planeta e se comporta como um fluido que se move lentamente.
II. ( ) A Crosta Oceânica, uma porção da Litosfera, é composta fundamentalmente por rochas graníticas e não apresenta, em suas camadas inferiores, rochas basálticas.
III. ( ) Sob a Litosfera existe uma camada de rocha menos rígida, conhecida como Astenosfera; trata-se de uma zona de baixa velocidade sobre a qual “flutuam” as placas litosféricas.
IV. ( ) O Núcleo é formado basicamente por níquel e alumínio; essa camada, que produz o campo magnético do planeta, apresenta elevadas temperaturas.
V. ( ) A Litosfera acha-se dividida em blocos mais ou menos rígidos designados como “placas”; essas placas são deslocadas por correntes de convecção que se formam no Manto

a) V, F, V, F, V
b) V, V, F, F, V
c) F, F, V, V, V
d) V, F, V, F, F
e) F, V, F, F, V


2. Leia o fragmento de texto a seguir:
Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.
(Benjamin Franklin, 1782, em uma carta para o geólogo francês Abbé J. L. Giraud-Soulavie in PRESS, frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006).
Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se afirmar que:
a) a crosta é uma camada única constituída de uma placa tectônica dividida em duas seções.
b) a litosfera é a camada mais densa e se mantém em movimento devido às correntes convectivas.
c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas “descontinuidades”.
d) ela é formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfície para o centro.
e) o núcleo divide-se em duas partes: superior e inferior e seu material é o magma.


3. Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na sequência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.
a) I – Núcleo interno, II – Núcleo externo, III – Manto e IV – Crosta.
b) I – Núcleo externo, II – Núcleo interno, III – Manto e IV – Crosta.
c) I – Crosta, II – Núcleo externo, III – Manto e IV – Núcleo interno.
d) I – Núcleo interno, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Crosta.
e) I – Crosta, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Núcleo Interno.


4. Quais são as camadas da Terra?
____________________________
____________________________

5.Explique cada uma das camadas da Terra;
____________________________
____________________________


6. Quais são as esferas da Terra?
____________________________
____________________________


7. Explique cada uma das esferas da terra:
____________________________
____________________________



História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: EXERCÍCIOS DE REVISÃO PRÉ HISTÓRIA
- Orientações: Registre todas as questões de revisão em seu caderno


EXERCÍCIOS DE REVISÃO PRÉ HISTÓRIA
FONTE: POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR – JANAÍNA SPOLIDORIO 
                   
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Estudamos três períodos pertencentes à Pré-história. Quais são eles, na ordem cronológica?
A) Mesolítico, Neolítico e Paleolítico.
B) Paleolítico, Neolítico e Mesolítico.
C) Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
D) Neolítico, Mesolítico e Paleolítico.
E) Neolítico, Paleolítico e Mesolítico.


2. Leia as afirmações abaixo:

I – Os homens do Período Mesolítico tinham como uma das características principais o nomadismo, portanto mudavam com frequência seu local de moradia.
II – A agricultura e a criação de animais foram evoluções que o homem atingiu no Período Paleolítico.
III – A metalurgia surgiu como avanço no Período Neolítico.

A) As afirmações I e II estão corretas.
B) Apenas a afirmação II está correta.
C) Todas as afirmações estão incorretas.
D) Apenas a afirmação III está correta.
E) As afirmações II e III estão incorretas.


3. Qual das alternativas abaixo se refere apenas ao Período Paleolítico?
A) Desenvolvimento da agricultura e desenhos a dedo nas paredes das cavernas.
B) Intensas glaciações e domínio do fogo.
C) Nomadismo e criação de animais.
D) Ritos mágicos e metalurgia.
E) Uso de pedras para fazer instrumentos e sistema de troca.


4. As alternativas abaixo que marcam, respectivamente, o Período Paleolítico e o Neolítico são:
A) Metalurgia e domínio do fogo.
B) Nomadismo e agricultura.
C) Sedentarismo e ritos mágicos.
D) Agricultura e metalurgia.
E) Domínio do fogo e divisão de trabalho especializado.


5. Assinale apenas a alternativa INCORRETA:
A) O domínio do fogo foi essencial para a sobrevivência do homem paleolítico.
B) A agricultura e a criação de animais permitiram ao homem armazenar produtos, o que levou ao sistema de troca.
C) O homem mesolítico dividia tarefas para homens e tarefas para mulheres.
D) A dependência do homem pela natureza levava o homem a se deslocar para novas moradias em busca de recursos de sobrevivência no Paleolítico.

E) A metalurgia foi o maior avanço no Mesolítico, já que o uso de metais facilitou avanços que levaram ao sedentarismo.



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado.


Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal


Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c



ATIVIDADE  TURMA  2: alimentação saudável na quarentena.

Qual o papel de uma alimentação saudável durante a pandemia do coronavirus?



     A escolha correta dos alimentos pode contribuir para a manutenção e recuperação da sua saúde
     A função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde.
     Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações do Coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade. Com isso, o cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação.    Uma vez que estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde. Assista o vídeo a seguir:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - 
https://www.youtube.com/watch?v=whKHTDFtvNo

Continuando a atividade sobre alimentação saudável elabore NO SEU CADERNO um cardápio para a refeição de um dia, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar que seja adequado a alimentação saudável e que possa ajudar na imunidade contra o COVID-19.


Quarta-feira, dia 10_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Cruzadinha


Fonte: https://i.pinimg.com/originals/e4/1e/24/e41e2439903c25290e02a8251d0d46a1.jpg


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Para realizar essa atividade, escreva as palavras nos números abaixo, sem precisar usar os quadrinhos.

1.
7.
2.
8.
3.
9.
4.
10.
5.
11.
6.
12.



Matemática_______________________

ATIVIDADE: Números primos




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Leia a explicação a seguir:
Existem números que têm apenas dois divisores: a unidade e o próprio número, isto é só é possível ser dividido por 1 e por ele mesmo.

Observe os exemplos:

a) número 13

13 = 1 x 13

Portanto, só é possível dividir o número 13 por 1 e por ele mesmo.

b) número 17

17 = 1 x 17

Portanto, só é possível dividir o número 17 por 1 e por ele mesmo.

Esses números são chamados de números primos.

Quando um número não é primo ele é chamado de número composto.

Observe os exemplos:

a) número 15:

15 = 1 x 15
15 = 3 x 5

O número 15 é divisível por 1 e por ele mesmo, mas também é divisível por 3 e por 5.

O número 15 é composto.

b) número 16:

16 = 1 x 16
16 = 2 x 8
16 = 4 x 4

O número 16 é composto.

Agora, assista a videoaula sobre números primos e compostos:

No PDF use o link - https://www.youtube.com/watch?v=cnKAsX7_Sag


Resolva estes exercícios em seu caderno:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Explique por que:

a) 37 é um número primo.

b) 25 não é um número primo.

c) 21 não é um número primo.

d) 13 é um número primo.


2. Quais destes números são primos?
_____, _____, _____, _____, _____


3. Escreva V para verdadeiro ou F para falso em cada afirmativa abaixo:

a) (     ) Número primo é aquele que possui 2 divisores: o zero e ele mesmo.

b) (     ) O 0 (zero) é divisor de todos os números.

c) (     ) Todo número é múltiplo de si mesmo.

d) (     ) O menor divisor de um número é ele mesmo.

e) (     ) O número um não é um número primo.

f) (     ) A sequência dos divisores de 24 é: 1, 2, 3, 8, 12, 24.

g) (      ) Os múltiplos de 12 são: 12, 24, 36, 48...


Quinta-feira, dia 11____


Feriado de Corpus Christi - Leitura para conhecimento

Corpus Christi é uma data comemorativa que faz parte do calendário católico em homenagem ao sacramento da eucaristia. A comemoração foi instituída pela Igreja no século XIII.

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.


O que é comemorado em Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.


Os tapetes são uma tradição realizada durante o dia de Corpus Christi em muitas partes do Brasil. 

A comemoração de Corpus Christi faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas igrejas anglicanas. A data não é comemorada por cristãos ortodoxos nem pelos protestantes. No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui a partir da influência dos portugueses.

Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes. Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc.


Qual a origem histórica de Corpus Christi?

A origem da comemoração dessa data remonta ao século XIII, oficialmente em 1264, durante o pontificado de papa Urbano IV (papa da Igreja de 1261 a 1264). A criação de uma comemoração em homenagem ao sacramento da Eucaristia foi resultado da influência dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga que nasceu nas proximidades da cidade de Liège, em 1193.

Os relatos sobre Juliana de Mont Cornillon indicam que ela dizia ter, durante anos, visões e sonhos que traziam uma mensagem divina acerca da importância de se criar uma festa que comemorasse de maneira apropriada o sacramento da eucaristia. Esses relatos influenciaram inicialmente Roberto de Thourotte, bispo da diocese de Liège, que autorizou a realização de uma comemoração para 1247.

O bispo de Thourotte nunca chegou, de fato, a presenciar a comemoração ser realizada, pois acabou falecendo antes disso. No entanto, os relatos de Juliana impactaram outra pessoa em Liége: o arcediago Jacques Pantaleon. Esse arcediago nasceu em Troyes, na França, e em 1261 seria entronizado papa sob o nome de Urbano IV, que, conforme mencionamos, foi o responsável por oficializar a criação dessa celebração.

Além dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, outro acontecimento narrado sensibilizou o papa a criar Corpus Christi. Os relatos afirmam que, em 1264, um sacerdote da Boêmia chamado Pedro de Praga foi a Roma para se encontrar com Urbano IV. Durante seu retorno à Boêmia, Pedro de Praga deteve-se em Bolsena e lá realizou o sacramento da eucaristia. Durante o sacramento, conta-se que sangue começou a verter da hóstia consagrada.

Esse suposto milagre ficou conhecido como Milagre de Bolsena, e seu relato rapidamente se espalhou, alcançando o próprio papa, que, pouco tempo depois, oficializou a criação de Corpus Christi. Aos poucos, a festa difundiu-se por outras localidades da Europa. Corpus Christi teve sua importância ratificada durante o século XIV, e práticas comuns à festa foram criadas com o passar do tempo.

Corpus Christi foi criado no século XIII como forma de se comemorar o sacramento da eucaristia


Por Daniel Neves
Graduado em História
SILVA, Daniel Neves. "Corpus Christi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/corpus-christi.htm. Acesso em 01 de junho de 2020.


Sexta-feira, dia 12_____



PONTO FACULTATIVO MUNICIPAL




----------------



6o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!