sexta-feira, 5 de junho de 2020

Semana 6 - de 8 a 12/6 - 7o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Segunda-feira, dia 8____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: Leitura e ortografia - essa semana estudaremos palavras escritas com G ou J. Leia atentamente o texto para responder as questões.                       


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Animais selvajens
Há uma grande diversidade de animais selvajens (ou silvestres) por todo o mundo, e todos possuem grande importância para o equilíbrio da natureza. Muitos são tirados de seu habitat natural e colocados em cativeiro, sendo prejudicados e prejudicando os ecossistemas naturais. A principal causa é o comércio ilegal que aumenta a cada dia, e junto com ele, a extinção de várias espécies.

Todo animal possui um papel fundamental e uma beleza única. Portanto é imprescindível a conscientização da sociedade, que compra por achar “bonito”, e por pensar que é um ato de "boa ação" com a natureza cuidar de um deles. Mas pelo contrário, o animal vive sem liberdade e não pode ajir segundo seus instintos. Não podemos impedir a maneira natural dos animais viverem, nem aceitar que eles sejam contrabandeados, sofram maus tratos, e morram. [...].

Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-ortografia-g-ou-j-6o-e-7o-anos/


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1. Identifique erros no texto (colocados propositalmente) referentes à ortografia. Em seguida, reescreva as palavras de forma adequada:
__________________
__________________


2. Complete com a letra G ou com a letra J:

tra___etória

cere___a

ferru___em

via___ei

ti___ela

lo___ista

vestí____io

reló___io

ma___estade

can___ica

pedá___io

___iló

an___elical

privilé___io

tra____e

pa___em

___iboia

cora___em

canoa ___em

cirur___ia

va___em

vare____ista

pa___é

re___eitar


Matemática_______________________

ATIVIDADE: Explicação sobre porcentagem


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Se você assistir a TV hoje, provavelmente encontrará dados representados por meio de porcentagens.

Aprender porcentagens e os cálculos relacionados a elas nos ajuda a entender e utilizar melhor essas informações.

O símbolo % se identifica com centésimos. Veja exemplos:

Assim, podemos determinar que toda fração de denominador 100 pode ser escrita na forma de porcentagem.


E 100% (cem por cento), quanto é?

• Se uma classe tem 30 alunos, esses 30 alunos correspondem a 100% dos alunos da classe.

• Se tenho R$ 80,00 na carteira, então R$ 80,00 correspondem a 100% do que tenho na carteira.


50%, 25% e 10%
Quando lemos um anúncio como este abaixo, sabemos que as mercadorias estão sendo vendidas pela metade do preço. Por quê?


Porque se 100% é o total, 50% é a metade do total.


Para calcular 50% de um total, basta dividi-lo por 2.

• 50% de 30 é 15, porque 30 : 2 = 15

• 50% de 46 é 23

• 50% de 7 é 3,5

• 50% de 0,8 é 0,4


Como calcular 25% de um número?
Para calcular 25% de um número, basta dividi-lo por 4, pois:


• 25% de 12 é 3, porque 12 : 4 = 3

• 25% de 200 é 50, porque 200 : 4 =50

• 25% de 26 é 6,5, porque 26 : 4 = 6,5

• 25% de 3 é 0,75, porque 3 : 4 = 0,75


10% de um valor
Agora, imagine-se aproximando do caixa de uma loja e vendo o aviso abaixo:

Como sua compra soma R$ 20,00, você calcula:

20 : 10 = 2, e conclui que terá R$ 2,00 de desconto se pagar a compra à vista.

Você sabe por que, para calcular 10% de um valor, basta dividi-lo por 10?

• 10% de 50 é 5

• 10% de 160 é 16


Terça-feira, dia 9_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: leia o texto e responda as questões




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Problemas urbanos do Brasil
Brasil está crescendo cada dia mais, seu processo de urbanização ocorreu a partir de 1950 quando se intensificou a chegada de indústrias no país.  Em busca de melhores condições de vida as pessoas saiam da vida rural e se instalavam nas cidades a procura de emprego. Portanto o Brasil não estava preparado e nem devidamente planejado para essa migração em alta escala de pessoas, contribuindo com várias consequências desastrosas ligadas a urbanização. Com todo esse processo de crescimento a marginalidade, o abandono, a fome, e a falta de moradia criaram um verdadeiro transtorno com um grande aumento da violência e poluição. Esse problema esta cada dia pior, porém existe a conscientização e aos poucos o governo estabelece novas regras nas quais os problemas urbanos sejam amenizados. Para saber mais sobre os problemas urbanos que destroem com o meio ambiente e a saúde das pessoas fique atento aos próximos tópicos.

O trânsito é um dos problemas urbanos que mais cresce e trazem problemas as populações com o excesso de automóveis transitando nas ruas aumentam se a poluição desestabilizando o meio ambiente, provocando estresse nas pessoas e sem contar as muitas horas perdidas dentro dos automóveis. As possíveis soluções para o trânsito urbano no Brasil é a implementação de incentivo aos transportes públicos e claro com melhores condições com investimentos nas infraestruturas desses transportes. Túneis vias expressas, modal rodoviário taxas mais baratas e investimentos urbanos que sem dúvida iria melhorar o transito no Brasil principalmente nas grandes cidades.

Com a alta taxa de crescimento nas grandes cidades do Brasil um dos principais problemas urbanos é a grande produção de lixo. Esse aglomerado de lixo traz muitos malefícios tanto para a saúde como para o meio ambiente. Essa questão é um problema socioeconômico, pois muitos recursos que são enviados no tratamento do lixo não chegam ao seu destino. A falta de estrutura o abandono político em solucionar o problema criam alternativas erradas como lixões espalhados por todo o Brasil a céu aberto causando problemas ao solo e a saúde pública com proliferações de insetos e doenças. Uma das alternativas beneficiadoras é a conscientização da importância da reciclagem, que através desse processo muitos materiais são reutilizados gerando menos lixo abandonado.

As morarias inadequadas no Brasil sua grande maioria é devido a falta de infraestrutura urbana, que faz com que cresçam cada vez mais favelas em morros com condições precárias e sub-humanas ainda existam. Essas áreas urbanas onde vivem famílias pobres geralmente não são atendidas com escolas, posto de saúde e policiamento fazendo com que cresça a revolta e a criminalidade. As únicas opções que pessoas pobres sem condições algumas têm é a ocupação em terrenos até mesmo em áreas de risco para sobreviver. Esses problemas urbanos do Brasil precisam de reformas sérias por parte do governo para mudar a situação dessas pessoas que muitas das vezes procuram o caminho errado por falta de melhor oportunidade.

Os processos de urbanização do Brasil como sabemos é fruto de uma industrialização tardia, realizada num país subdesenvolvido e que trouxe uma série de problemas. Problemas relacionados com o tipo de desenvolvimento do qual, por um lado, aumenta a riqueza de uma minoria e, por outro, agrava-se o problema da maioria dos habitantes.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Quando e a partir de que ano se intensificou a urbanização brasileira?
____________________________
____________________________


2. Porque as pessoas saiam do campo e iam para as cidades em busca do que?
____________________________
____________________________


3. Sobre a urbanização brasileira e os problemas sociais dela decorrentes, avalie as proposições a seguir:

I) A urbanização brasileira – intensificada a partir da década de 1950 – possui íntima associação com a industrialização, que se iniciou no mesmo período. O expressivo êxodo rural ocorrido desde então contribui para o agravamento das questões sociais nos centros urbanos;
II) O inchaço das cidades e a falta de infraestrutura adequada para atender os moradores são problemas causados exclusivamente pelo fenômeno acelerado do êxodo rural;
III) Questões relacionadas com o desemprego, desigualdade social, violência e exclusão social estão entre os grandes problemas enfrentados nos centros urbanos brasileiros desde a intensificação da urbanização no país.

Estão corretas as alternativas:
a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) Todas as alternativas.
e) Apenas a alternativa I

4. A questão da moradia no Brasil, em especial nos grandes centros urbanos, é um problema social que ocorre em muitos municípios. Sobre essa questão, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:
a) Mesmo tendo diversas opções de moradia, áreas impróprias para a ocupação, como as margens de rios e encostas de morros, são escolhidas por alguns grupos populacionais, principalmente por razões culturais e afetivas.
b) As ocupações em áreas irregulares e a ampliação e surgimento de favelas são consequências de um processo de urbanização desordenado e sem planejamento.
c) Em muitas situações, as pessoas que não conseguem obter renda suficiente para custear sua habitação acabam utilizando as ruas da cidade como espaço de moradia.
d) A questão da moradia no Brasil não se restringe à falta de uma casa para as famílias. Ela é muito mais ampla e envolve problemas relacionados com a ausência de saneamento básico, asfaltamento das ruas, iluminação pública e redes de água tratada.
e) A ausência de moradias e/ou infraestrutura para os habitantes é um problema que atinge camadas específicas da população, em especial os menos favorecidos economicamente.


5. Sobre os problemas sociais nas cidades do Brasil, avalie as proposições a seguir:
I) A questão da violência nas cidades tem ampliado a sensação de insegurança e a descrença nos serviços de segurança pública. Noticiários relatam assassinatos, assaltos, sequestros, agressões e outros tipos de violência diariamente;
II) Problemas relacionados com a infraestrutura (iluminação pública, redes de água, esgoto e energia elétrica, asfaltamento, segurança e lazer) não são considerados relevantes para a análise dos problemas sociais urbanos, como as questões de moradia;
III) A deficiência no planejamento e execução de políticas públicas no espaço urbano são alguns dos principais responsáveis pela gênese e perpetuação dos problemas sociais nas cidades brasileiras;
IV) A desigualdade social provoca o agravamento dos problemas sociais. Uma distribuição de renda mais igualitária contribuiria para a diminuição dos problemas de saúde, moradia, educação e segurança nos espaços urbanos brasileiros.

Assinale a alternativa correta:
a) F, V, V, F
b) V, F, V, V
c) F, V, F, V
d) V, V, F, F
e) V, F, F, F


6. São considerados problemas sociais urbanos, exceto:
a) A erosão causada pela retirada da mata ciliar.
b) Os serviços de saúde oferecidos para a população das cidades muitas vezes são ineficientes e insuficientes.
c) A baixa qualidade do ensino público que atende a população de baixa renda.
d) A questão da violência e da ineficiência das políticas de segurança pública.
e) Falta de habitações e infraestrutura para toda a população



História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: AS CRUZADAS
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.


O RENASCIMENTOS COMERCIAL E URBANO
FONTE: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA

Com as Cruzadas os europeus passaram a conhecer e fazer uso de novos produtos trazidos do Oriente, como gengibre, pimenta, canela, cravo-da-índia, óleo de arroz, açúcar, amêndoas, etc. Tapetes vieram substituir a palha e o junco usados para forrar o chão dos castelos. As sedas e os brocados modificaram as vestimentas, e espelhos de vidro substituíram os discos de metal polido usados até então.

Como você já estudou, com as Cruzadas, os europeus recuperaram o controle do mar Mediterrâneo, o que facilitou muito o transporte de mercadorias por essa região.

Os mercadores europeus, principalmente os italianos, passaram a ir mais vezes ao Oriente e a levar maior quantidade de mercadorias da Ásia para a Europa. Essas mercadorias eram vendidas em feiras realizadas no interior da Europa, onde o comércio foi reativado.

À medida que o comércio foi se expandindo, foram surgindo cidades exatamente nos locais das feiras. Por razões de segurança, os mercadores procuravam realizar as feiras em lugares próximos a uma zona fortificada, cercada de muralhas, chamada burgo, onde se erguia a catedral, o palácio do bispo e, por vezes, o castelo do senhor das terras. Os burgos garantiam a defesa do lugar.

Com o tempo, prósperos mercadores passaram a se estabelecer nesses povoados. Ali também se instalaram diversas oficinas de artesãos: sapateiros, ourives, ferreiros, oleiros, carpinteiros, etc. Assim, em volta da primeira zona fortificada surgiu um novo núcleo, também cercado de muralhas, que foi se tornando mais importante que o primeiro. Os moradores desta segunda zona fortificada (artesãos e comerciantes) chamavam-se burgueses e passaram a constituir uma nova classe social: a burguesia. Os burgueses eram homens livres, desvinculados do sistema feudal. As cidades enfim, tornaram-se locais onde havia segurança e liberdade para aqueles que desejavam romper com a rigidez da sociedade feudal.

Quanto mais o comércio crescia, mais as cidades se desenvolviam e maiores passavam a ser as necessidades de mercadorias para abastecer os consumidores europeus.

Diante disso, os comerciantes europeus perceberam que necessitavam controlar não somente a venda final dos produtos, mas também as rotas comerciais pelas quais os produtos chegavam à Europa. Mais ainda, precisavam de novas fontes produtoras e novos produtos que pudessem proporcionar lucros no processo de compra e venda.

Em uma situação assim, o que você faria? Ficaria sentado esperando um milagre ou buscaria encontrar meios para obter mais mercadorias?
Os comerciantes europeus incentivaram a segunda possibilidade. Abriam-se as portas para a expansão marítima européia. Mas este é assunto para a nossa próxima apostila.

COPIE AS QUESTÕES EM SEU CADERNO E RESPONDA:

Lembre-se: Todas as respostas estão no texto de apoio, você deve apenas exercitar o registro e compreensão de texto.
Todas as noites das 19h às 21h estou disponível para auxiliar e tirar dúvidas

1. O que você entendeu por Renascimento Cultural e Científico?

2. Qual a ligação entre as Cruzadas e o Renascimento Cultural e Científico?

3. Quem eram os burgueses?

4. O que eram os burgos?



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado.


Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal


Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c



ATIVIDADE  TURMA  2: alimentação saudável na quarentena.

Qual o papel de uma alimentação saudável durante a pandemia do coronavirus?



     A escolha correta dos alimentos pode contribuir para a manutenção e recuperação da sua saúde
     A função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde.
     Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações do Coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade. Com isso, o cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação.    Uma vez que estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde. Assista o vídeo a seguir:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - 
https://www.youtube.com/watch?v=whKHTDFtvNo

Continuando a atividade sobre alimentação saudável elabore NO SEU CADERNO um cardápio para a refeição de um dia, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar que seja adequado a alimentação saudável e que possa ajudar na imunidade contra o COVID-19.


Quarta-feira, dia 10_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Cruzadinha


Fonte: https://i.pinimg.com/originals/e4/1e/24/e41e2439903c25290e02a8251d0d46a1.jpg


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1. Para realizar essa atividade, escreva as palavras nos números abaixo, sem precisar usar os quadrinhos.

1.
7.
2.
8.
3.
9.
4.
10.
5.
11.
6.
12.



Matemática_______________________

ATIVIDADE: Exercícios sobre porcentagem

Resolva as questões abaixo em seu caderno:


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1. Sabendo que a malha quadriculada abaixo apresenta 100 quadradinhos, determine qual é a porcentagem dos quadradinhos referente a:

a) letra A

b) letra B

c) letra C


2. Escreva cada porcentagem em forma de número decima, conforme o exemplo:

a) 20% = 0,20

b) 6% =

c) 12% =

d) 1% =

e) 100% =


3. Determine:

a) 50% de 600 reais

b) 25% de 4.000 reais

c) 10% de 2.800 ovos

d) 50% de 1300 quilos

e) 100% de 400 pessoas


Quinta-feira, dia 11____


Feriado de Corpus Christi - Leitura para conhecimento

Corpus Christi é uma data comemorativa que faz parte do calendário católico em homenagem ao sacramento da eucaristia. A comemoração foi instituída pela Igreja no século XIII.

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.


O que é comemorado em Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.


Os tapetes são uma tradição realizada durante o dia de Corpus Christi em muitas partes do Brasil. 

A comemoração de Corpus Christi faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas igrejas anglicanas. A data não é comemorada por cristãos ortodoxos nem pelos protestantes. No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui a partir da influência dos portugueses.

Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes. Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc.


Qual a origem histórica de Corpus Christi?

A origem da comemoração dessa data remonta ao século XIII, oficialmente em 1264, durante o pontificado de papa Urbano IV (papa da Igreja de 1261 a 1264). A criação de uma comemoração em homenagem ao sacramento da Eucaristia foi resultado da influência dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga que nasceu nas proximidades da cidade de Liège, em 1193.

Os relatos sobre Juliana de Mont Cornillon indicam que ela dizia ter, durante anos, visões e sonhos que traziam uma mensagem divina acerca da importância de se criar uma festa que comemorasse de maneira apropriada o sacramento da eucaristia. Esses relatos influenciaram inicialmente Roberto de Thourotte, bispo da diocese de Liège, que autorizou a realização de uma comemoração para 1247.

O bispo de Thourotte nunca chegou, de fato, a presenciar a comemoração ser realizada, pois acabou falecendo antes disso. No entanto, os relatos de Juliana impactaram outra pessoa em Liége: o arcediago Jacques Pantaleon. Esse arcediago nasceu em Troyes, na França, e em 1261 seria entronizado papa sob o nome de Urbano IV, que, conforme mencionamos, foi o responsável por oficializar a criação dessa celebração.

Além dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, outro acontecimento narrado sensibilizou o papa a criar Corpus Christi. Os relatos afirmam que, em 1264, um sacerdote da Boêmia chamado Pedro de Praga foi a Roma para se encontrar com Urbano IV. Durante seu retorno à Boêmia, Pedro de Praga deteve-se em Bolsena e lá realizou o sacramento da eucaristia. Durante o sacramento, conta-se que sangue começou a verter da hóstia consagrada.

Esse suposto milagre ficou conhecido como Milagre de Bolsena, e seu relato rapidamente se espalhou, alcançando o próprio papa, que, pouco tempo depois, oficializou a criação de Corpus Christi. Aos poucos, a festa difundiu-se por outras localidades da Europa. Corpus Christi teve sua importância ratificada durante o século XIV, e práticas comuns à festa foram criadas com o passar do tempo.

Corpus Christi foi criado no século XIII como forma de se comemorar o sacramento da eucaristia


Por Daniel Neves
Graduado em História
SILVA, Daniel Neves. "Corpus Christi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/corpus-christi.htm. Acesso em 01 de junho de 2020.


Sexta-feira, dia 12_____



PONTO FACULTATIVO MUNICIPAL




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7o ano__________

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