sexta-feira, 5 de junho de 2020

Semana 6 - de 8 a 12/6 - 8o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 8____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: Leitura, de compreensão e interpretação textual.



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato.
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
BANDEIRA, Manuel. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Ática, 1985


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. O que motivou o bicho a catar restos foi
A) A própria fome.
B) A imundice do pátio.
C) Ao cheiro da comida.
D) A amizade pelo cão.

2. Este texto é
A) Uma receita culinária.
B) Um cartaz.
C) Um poema.
D) Uma notícia.

3. Neste texto foi usado
A) Versos.
B) Parágrafos.
C) Desenhos.
D) Slogans.

4. No texto a palavra DETRITOS significa
A) Grama.
B) Retos de lixo.
C) Asfalto.
D) A vasilha.

5. “O bicho, meu Deus, era um homem”
O verso acima dá a impressão de
A) Espanto
B) Alegria
C) Brincadeira
D) Suavidade


6. Justifique sua escolha da resposta dada à questão 5.
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Matemática_______________________

ATIVIDADE: Proporcionalidade


Leia a explicação abaixo:



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O que é grandeza?
Grandeza é tudo o que pode ser medido ou contado: comprimento, área, temperatura, massa, tempo, velocidade, quantias em dinheiro…

Muitas grandezas relacionam-se de forma especial. Observando a variação de uma delas, podemos prever a variação da outra.

A Matemática estuda a relação entre grandezas, produzindo um conhecimento que podemos usar para resolver problemas de nosso dia a dia.

Ficou interessado? Então vamos em frente!

Razão
Pense num lindo dia de verão...



As instruções do rótulo comparam a quantidade de suco concentrado com a quantidade de água necessária para o preparo: 1 para 5. Dizemos que 1 para 5 é a razão entre a quantidade de suco e a quantidade de água.

A razão pode ser representada por um quociente. Observe:

Veja a tabela:


Pra fazer qualquer quantidade de refresco, basta aumentar ou diminuir as quantidades de suco concentrado e de água de forma proporcional. O que isso significa?

As quantidades de suco concentrado e de água mudam, mas a razão entre elas devem ser sempre 1 : 5 (1 para 5).


Agora, em seu caderno, faça um resumo explicando o que entendeu sobre grandezas e razão.

Dê outro exemplo no qual podemos aplicar o conceito de grandezas e razão em nosso cotidiano.


Responda:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Num tanque de combustível há 5 litros de álcool e 10 litros de gasolina. Determine as razões das medidas usando fração:

a) do álcool para a gasolina;

b) da gasolina para a mistura;

c) do álcool para a mistura


2. Uma loja anuncia que está vendendo:

Se esta loja anunciasse
o preço seria o mesmo, apesar da variação dos números que aparecem na frase?


Terça-feira, dia 9_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: leia o texto e responda as questões




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Matriz energética brasileira
A matriz energética brasileira é bastante diversificada e refere-se ao conjunto de fontes de energia utilizadas para atender à demanda de produção energética do país.
O consumo de fontes de energia não renováveis (fontes que se esgotam com o tempo) é maior que o de fontes renováveis (fontes que se renovam na natureza em um curto espaço de tempo). Apesar disso, o Brasil possui uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo.

Ao contrário da tendência mundial de uso de fontes não renováveis de energia, a matriz energética no Brasil é uma das mais renováveis do mundo industrializado.

Uso de fontes renováveis*
Mundo – 14,1%
Brasil – 43,5%

Uso de fontes não renováveis*
Mundo – 85,9%
Brasil – 56,5%
* Em nações industrializadas

Cerca de 43% da produção de energia no país provém de fontes renováveis, como hidráulica, biomassa (usada na produção de biocombustíveis), etanol (empregado na produção da cana-de-açúcar), além das energias eólica e solar. O uso dessas fontes renováveis de energia tem sido uma alternativa ao uso do petróleo na matriz energética brasileira.

O uso das usinas hidrelétricas para obtenção de energia representa 75% da geração elétrica no Brasil, que conta com 140 usinas operando na geração de energia.

Biocombustíveis no Brasil 
O etanol, derivado da cana-de-açúcar, alcançou, no ano de 2015, a marca de 37 bilhões de litros produzidos. O uso desse biocombustível como alternativa ao uso da gasolina (produzida por meio da queima de combustíveis fósseis) evitou que o país emitisse, nos últimos 30 anos, cerca de 800 milhões de toneladas de gás carbônico à atmosfera.

Segundo o Atlas Eólico Nacional, no que tange à produção de energia eólica em comparação aos países da América Latina e ao Caribe, o Brasil é o que possui maior capacidade de produção de energia por meio dos ventos.

A energia solar é ainda a menos utilizada no Brasil para geração de energia elétrica. Em 2015, apenas 0,01% da energia foi proveniente da geração fotovoltaica.

De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética, o uso da biomassa representou, em 2015, 8% da produção

de energia, sendo, portanto, uma fonte bastante relevante para a matriz energética brasileira.

Por apresentar um grande potencial de uso de fontes renováveis, o Brasil emite menos gases de efeito estufa por habitante do que a maioria das nações no mundo todo. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, no entanto, o país ainda enfrenta obstáculos de ordem econômica e operacional para a expansão do uso de fontes renováveis.

Vantagens e desvantagens da matriz energética brasileira
A matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo, o que é uma grande vantagem se considerarmos que a matriz energética mundial é completamente dependente do uso de combustíveis fósseis.

Apesar disso, o Brasil ainda depende de combustíveis fósseis para geração de energia, o que representa a maior desvantagem da matriz energética brasileira. Existem alguns obstáculos que impedem a expansão da geração de energia por meio de recursos renováveis. A energia eólica, por exemplo, só pode ser produzida em locais em que há bastante movimentação de ar. Já a energia solar é produzida somente no período diurno e em locais de grande insolação. Além disso, são necessários investimentos tecnológicos para que seja viabilizado o maior uso das fontes renováveis.

Outra desvantagem da matriz energética brasileira está relacionada à energia hidráulica. Responsável pela maior produção de energia no país, o uso dessa fonte energética causa grandes impactos socioambientais. A instalação de usinas hidrelétricas modifica o meio ambiente, altera o ciclo biológico dos rios, bem como a vida das famílias que moram próximas às áreas de instalação. Além disso, há alteração dos solos e impactos na biodiversidade aquática dos rios que são utilizados para geração de energia.
para geração de energia.

Matriz elétrica brasileira 
Matriz elétrica representa o conjunto de fontes de energia para produção de energia elétrica, sendo, portanto, uma matriz energética. Boa parte da produção elétrica brasileira é proveniente da energia hidráulica, logo a matriz elétrica do Brasil é também bastante renovável.


Gráfico da matriz elétrica brasileira


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. De todo o potencial hidrelétrico brasileiro (258 mil MW de potência), 30% já foram aproveitados. O maior potencial disponível está na Bacia Amazônica (100 mil MW), do qual menos de 1% foi aproveitado. A exploração de boa parte do potencial da bacia tem como fator restritivo:

A) a grande variação do volume de águas nos leitos dos principais rios durante os meses de primavera e verão.
B) a presença de unidades de conservação e de terras indígenas em vários pontos da bacia hidrográfica.
C) a pouca profundidade dos leitos fluviais, o que impede a instalação de turbinas e demais equipamentos.
D) o relevo formado por baixos planaltos geologicamente instáveis que dificultam a construção de barragens.
E) o baixo desenvolvimento econômico e a fraca integração regional, que desestimulam grandes investimentos.


2. De todo o potencial hidrelétrico brasileiro (258 mil MW de potência), 30% já foram aproveitados. O maior potencial disponível está na Bacia Amazônica (100 mil MW), do qual menos de 1% foi aproveitado. A exploração de boa parte do potencial da bacia tem como fator restritivo:

A) a grande variação do volume de águas nos leitos dos principais rios durante os meses de primavera e verão.
B) a presença de unidades de conservação e de terras indígenas em vários pontos da bacia hidrográfica.
C) a pouca profundidade dos leitos fluviais, o que impede a instalação de turbinas e demais equipamentos.
D) o relevo formado por baixos planaltos geologicamente instáveis que dificultam a construção de barragens.
E) o baixo desenvolvimento econômico e a fraca integração regional, que desestimulam grandes investimentos.


3. A energia eólica passou a ser utilizada de forma sistemática para produção de eletricidade a partir da década de 1970, na Europa e depois nos Estados Unidos.
No Brasil, essa energia:

A) apresenta um forte potencial no litoral nordestino.
B) é largamente concentrada na Amazônia.
C) representa cerca de 10% da matriz energética.
D) tem maior produção concentrada no Sudeste.
E) concorre diretamente com fontes tradicionais, como o carvão.


3. Qual é a vantagem e desvantagem da matriz energética brasileira?
___________________________
___________________________


4. Qual é a maior matriz energética brasileira e segundo o gráfico matriz energética brasileira, qual é a sua porcentagem?
___________________________
___________________________


5. Sobre a matriz energética brasileira, assinale a alternativa INCORRETA:

A) A matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo industrializado.
B) O petróleo e seus derivados ainda são a fonte de energia mais utilizada no Brasil.
C) O Brasil emite menos gases de efeito estufa por habitante do que a maioria das nações do mundo.
D) A energia eólica e a solar representam juntas cerca de 75% da geração de eletricidade no Brasil.
E) O Nordeste é o maior produtor de energia eólica do país. Já a energia solar é difundida em outras regiões, visto que vivemos em um país com alta insolação em virtude da sua localização.


6. A respeito das matrizes energéticas mundial e brasileira, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas. Em seguida, escolha a alternativa correta:

I. ( ) A matriz energética mundial é caracterizada pelo intenso uso de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral.
II. ( ) As fontes renováveis de energia representam, aproximadamente, 14% da matriz energética mundial (somadas as energias eólica, solar, geotérmica, hidráulica e biomassa).
III. ( ) A energia solar é a fonte renovável mais utilizada no Brasil, seguida pela energia hidráulica.
IV. ( ) Cerca de 14% da produção de energia no Brasil é proveniente de fontes renováveis de energia.

A) VVVF
B) VVFV
C) VVFF
D) VFVF



História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: ANTIGO REGIME
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.


ANTIGO REGIME
FONTE: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA
E o que será colonização?
Colonização é a conquista e dominação de um povo sobre o outro.

Nos séculos XI e XVI a Europa passava por um processo de ampliação do comércio e a burguesia constituída estava disposta a aumentar seus lucros.

Absolutismo: forma de governo em que o poder está centralizado nas mãos de um rei que recebe o poder de Deus e como tal é seu representante na Terra

O  absolutismo  real  estava diretamente ligado ao sucesso dos negócios, pois quanto mais lucro tivesse a burguesia, mais impostos chegariam às mãos dos rei fortalecendo o seu poder.

Assim, de acordo com o pensamento econômico da época, essas novas terras deveriam gerar lucros e, portanto, deveriam ser conquistadas e colonizadas.

Terminada a fase inicial da conquista era necessário passar à colonização, isto é, ocupar e explorar economicamente as novas terras.

A partir dos séculos XVI e XVII, espanhóis, portugueses, ingleses, franceses e holandeses procuraram ocupar e aproveitar ao máximo as terras da América formando seus impérios coloniais.

Metrópole: na época da colonização era capital de um reino que exercia domínio sobre outras terras. Metrópole, hoje, significa cidade importante que exerce influência política, econômica e social sobre as cidades menores de uma região.

Cada área colonizada apresentou características próprias. Entretanto, alguns aspectos foram comuns em todos os processos de colonização:

Dependência econômica: as metrópoles monopolizavam o comércio das colônias, impondo preços regras de comércio; Dependência política: as leis e governantes eram impostos pela metrópole; Dependência cultural: assim como as leis, os governantes, as regras econômicas, a língua, a religião, a educação, os costumes também foram impostos pela metrópole.

COPIE AS QUESTÕES EM SEU CADERNO E RESPONDA:
Lembre-se: Todas as respostas estão no texto de apoio, você deve apenas exercitar o registro e compreensão de texto.
Todas as noites das 19h às 21h estou disponível para auxiliar e tirar dúvidas

1. Explique o que você entendeu sobre colonização.

2 .O que é Absolutismo?

3. Explique os conceitos de Metrópole no Período Colonial e hoje em dia.

4. As colônias eram dependentes das metrópoles certo? Por que isso acontecia?



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado.


Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal


Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c



ATIVIDADE  TURMA  2: alimentação saudável na quarentena.

Qual o papel de uma alimentação saudável durante a pandemia do coronavirus?



     A escolha correta dos alimentos pode contribuir para a manutenção e recuperação da sua saúde
     A função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde.
     Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações do Coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade. Com isso, o cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação.    Uma vez que estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde. Assista o vídeo a seguir:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - 
https://www.youtube.com/watch?v=whKHTDFtvNo

Continuando a atividade sobre alimentação saudável elabore NO SEU CADERNO um cardápio para a refeição de um dia, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar que seja adequado a alimentação saudável e que possa ajudar na imunidade contra o COVID-19.


Quarta-feira, dia 10_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Leitura compreensão e interpretação textual.




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

A raposa e as uvas
Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.
“Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.
Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. A frase que expressa uma opinião é
A) “a raposa passeava por um pomar.”
B) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.”
C) “a raposa afastou-se da videira”
D) “aposto que estas uvas estão verdes”


2. Numere as frases de acordo com a ordem dos acontecimentos do texto:
(     ) Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira.
(     ) A raposa deu um salto sem sucesso.
(     ) A raposa passeava por um pomar.
(     ) A raposa encontrou uvas.


3. A frase “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas” significa que
A) A raposa foi presa por um cacho de uvas.
B) As uvas estavam presas.
C) As uvas chamaram tanto a atenção da raposa, que ela se sentiu atraída por elas.
D) A raposa e a uva foram capturadas por pessoas que conseguem o que querem.


4. Qual o objetivo da raposa:
A) conseguir uvas para matar a sede e adoçar a boca.
B) capturar uvas para outras pessoas.
C) descansar a sombra de uma videira.
D) conseguir uvas verdes para fazer doce.


5. “Exausta e frustrada a raposa se afastou...”, as palavras que substituem (têm o mesmo significado) as palavras grifadas são:
A) Alegre e saltitante
B) Cansada e decepcionada
C) Triste e cansada
D) Decidida e decepcionada


6. Leia o texto abaixo e responda à questão

O que disse o passarinho

Um passarinho me contou
que o elefante brigou
com a formiga só porque
enquanto dançavam (segundo ele)
ela pisou no pé dele!
Um passarinho me contou
que o jacaré se engasgou
e teve de cuspi-lo inteirinho
quando tentou engolir,
imaginem só, um porco-espinho!

Um passarinho me contou
que o namoro do tatu e a tartaruga
deu num casamento de fazer dó:
cada qual ficou morando em sua casca
em vez de morar numa casca só.

Um passarinho me contou
que a ostra é muito fechada,
que a cobra é muito enrolada
que a arara é uma cabeça oca,
e que o leão-marinho e a foca...

Xô xô, passarinho, chega de fofoca!
PAES, José Paulo. O que disse o passarinho. In: ____.
Um passarinho me contou. São Paulo: Editora Ática, 1996.

A pontuação usada no final do verso “e que o leão-marinho e a foca...” (ℓ. 20) sugere que o passarinho
A) Está cansado.
B) Está confuso.
C) Não tem mais fofocas para contar.
D) Ainda tem fofocas para contar.



Matemática_______________________

ATIVIDADE: Proporções.


Leia a explicação abaixo:



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Uma igualdade entre razões é uma proporção.

No exemplo que vimos do refresco, formamos proporções. Veja uma delas:

Veja mais alguns exemplos de proporções:

As proporções apresentam uma propriedade importante. Acompanhe:
Essa propriedade é útil na resolução de problemas.


Agora, resolva os exercícios em seu caderno:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Complete as igualdades de modo a obter proporções.


2. Num jardim há cravos e rosas na razão de 8 para 11. Há 88 rosas. Descubra qual é o número de cravos existentes no jardim.


3. Margarete utilizou a seguinte receita para fazer um bolo:
Que quantidade de açúcar será necessária se Margarete fizer o bolo com 140 gramas de farinha?


4. Observe as figuras:
Calcule quanto irá custar:
a) 5 chocolates?
b) 2 latas de óleo?
c) 1 kg de batata
d) 7 kg de batata?


Quinta-feira, dia 11____


Feriado de Corpus Christi - Leitura para conhecimento

Corpus Christi é uma data comemorativa que faz parte do calendário católico em homenagem ao sacramento da eucaristia. A comemoração foi instituída pela Igreja no século XIII.

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.


O que é comemorado em Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.


Os tapetes são uma tradição realizada durante o dia de Corpus Christi em muitas partes do Brasil. 

A comemoração de Corpus Christi faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas igrejas anglicanas. A data não é comemorada por cristãos ortodoxos nem pelos protestantes. No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui a partir da influência dos portugueses.

Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes. Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc.


Qual a origem histórica de Corpus Christi?

A origem da comemoração dessa data remonta ao século XIII, oficialmente em 1264, durante o pontificado de papa Urbano IV (papa da Igreja de 1261 a 1264). A criação de uma comemoração em homenagem ao sacramento da Eucaristia foi resultado da influência dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga que nasceu nas proximidades da cidade de Liège, em 1193.

Os relatos sobre Juliana de Mont Cornillon indicam que ela dizia ter, durante anos, visões e sonhos que traziam uma mensagem divina acerca da importância de se criar uma festa que comemorasse de maneira apropriada o sacramento da eucaristia. Esses relatos influenciaram inicialmente Roberto de Thourotte, bispo da diocese de Liège, que autorizou a realização de uma comemoração para 1247.

O bispo de Thourotte nunca chegou, de fato, a presenciar a comemoração ser realizada, pois acabou falecendo antes disso. No entanto, os relatos de Juliana impactaram outra pessoa em Liége: o arcediago Jacques Pantaleon. Esse arcediago nasceu em Troyes, na França, e em 1261 seria entronizado papa sob o nome de Urbano IV, que, conforme mencionamos, foi o responsável por oficializar a criação dessa celebração.

Além dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, outro acontecimento narrado sensibilizou o papa a criar Corpus Christi. Os relatos afirmam que, em 1264, um sacerdote da Boêmia chamado Pedro de Praga foi a Roma para se encontrar com Urbano IV. Durante seu retorno à Boêmia, Pedro de Praga deteve-se em Bolsena e lá realizou o sacramento da eucaristia. Durante o sacramento, conta-se que sangue começou a verter da hóstia consagrada.

Esse suposto milagre ficou conhecido como Milagre de Bolsena, e seu relato rapidamente se espalhou, alcançando o próprio papa, que, pouco tempo depois, oficializou a criação de Corpus Christi. Aos poucos, a festa difundiu-se por outras localidades da Europa. Corpus Christi teve sua importância ratificada durante o século XIV, e práticas comuns à festa foram criadas com o passar do tempo.

Corpus Christi foi criado no século XIII como forma de se comemorar o sacramento da eucaristia


Por Daniel Neves
Graduado em História
SILVA, Daniel Neves. "Corpus Christi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/corpus-christi.htm. Acesso em 01 de junho de 2020.


Sexta-feira, dia 12_____



PONTO FACULTATIVO MUNICIPAL




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8o ano__________

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