sexta-feira, 5 de junho de 2020

Semana 6 - de 8 a 12/6 - 9o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Segunda-feira, dia 8____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: Leitura de textos e questões com descritores. Descritor: Estabelecer relações entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Lembrete: tese é a ideia principal defendida pelo autor, e argumentos são as justificativas que sustentarão a tese.




LEIA OS TEXTOS - atividade de leitura, não precisa copiar.

1. Leia o texto abaixo:
Os filhos podem dormir com os pais?
(Fragmento)
Maria Tereza – Se é eventual, tudo bem. Quando é sistemático, prejudica a intimidade do casal. De qualquer forma, é importante perceber as motivações subjacentes ao pedido e descobrir outras maneiras aceitáveis de atendê-las. Por vezes, a criança está com medo, insegura, ou sente que tem poucas oportunidades de contato com os pais. Podem ser criados recursos próprios para lidar com seus medos e inseguranças, fazendo ela se sentir mais competente.
Posternak – Este hábito é bem frequente. Tem a ver com comodismo – é mais rápido atender ao pedido dos filhos que aguentar birra no meio da madrugada; e com culpa – “coitadinho, eu saio quando ainda dorme e volto quando já está dormindo”. O que falta são limites claros e concretos. A criança que “sacaneia” os pais para dormir também o faz para comer, escolher roupa ou aceitar as saídas familiares.
ISTOÉ, setembro de 2003 -1772.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

O argumento usado para mostrar que os pais agem por comodismo encontra-se na alternativa:
A) A birra na madrugada é pior.
B) A criança tem motivações subjacentes.
C) O fato é muitas vezes eventual.
D) Os limites estão claros.

2. Leia o texto abaixo:
O que é ser adotado
Os alunos do primeiro ano, da professora Débora, discutiam a fotografia de uma família. Um menino na foto tinha os cabelos de cor diferente dos outros membros da família.
Um aluno sugeriu que ele talvez fosse adotado e uma garotinha disse:
– Sei tudo de filhos adotados porque sou adotada.
– O que é ser adotado? – outra criança perguntou.
– Quer dizer que você cresce no coração da mãe, em vez de crescer na barriga.
DOLAN, George. Você Não Está Só. Ediouro

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

O aluno sugeriu que a criança da foto tinha sido adotada porque:
A) Os cabelos dela eram diferentes.
B) Estava na foto da família.
C) Pertencia a uma família.
D) Cresceu na barriga da mãe.


3. Leia o texto abaixo.
O LEÃO E O RATO
Diz que um leão enorme ia andando chateado, não muito rei dos animais, porque tinha acabado de brigar com a mulher e esta lhe dissera poucas e boas.

Ainda com as palavras da mulher o aborrecendo, o leão subitamente se defrontou com um pequeno rato, o ratinho menor que ele já tinha visto.

Pisou-lhe a cauda e, enquanto o rato forçava inutilmente para fugir, o leão gritou: “Miserável criatura, estúpida, ínfima, vil, torpe: não conheço na criação nada mais insignificante e nojento. Vou lhe deixar com vida apenas para que você possa sofrer toda a humilhação do que lhe disse, você, desgraçado, inferior, mesquinho, rato!” E soltou-o.

O rato correu o mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão: “Será que Vossa Excelência poderia escrever isso para mim? Vou me encontrar agora mesmo com uma lesma que eu conheço e quero repetir isso para ela com as mesmas palavras”.
FERNANDES, Millôr. Fábulas Fabulosas.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

O rato queria repetir as mesmas palavras para a lesma, porque
A) Achou bonitas as palavras que o leão lhe disse e queria agradar a lesma.
B) Conhecia a lesma e sabia que ela gostava de palavras bonitas e difíceis.
C)  Foi humilhado pelo leão e descontava sua raiva na lesma, que era menor que ele.
D) Tinha brigado também com a mulher, que por raiva, lhe dissera poucas e boas.


4. Leia o texto para responder à questão abaixo:
O IMPÉRIO DA VAIDADE
Você sabe por que a televisão, a publicidade, o cinema e os jornais defendem os músculos torneados, as vitaminas milagrosas, as modelos longilíneas e as academias de ginástica? Porque tudo isso dá dinheiro. Sabe por que ninguém fala do afeto e do respeito entre duas pessoas comuns, mesmo meio gordas, um pouco feias, que fazem piquenique na praia? Porque isso não dá dinheiro para os negociantes, mas dá prazer para os participantes.

O prazer é físico, independentemente do físico que se tenha: namorar, tomar milk-shake, sentir o sol na pele, carregar o filho no colo, andar descalço, ficar em casa sem fazer nada. Os melhores prazeres são de graça − a conversa com o amigo, o cheiro do jasmim, a rua vazia de madrugada −, e a humanidade sempre gostou de conviver com eles. Comer uma feijoada com os amigos, tomar uma caipirinha no sábado também é uma grande pedida. Ter um momento de prazer é compensar muitos momentos de desprazer. Relaxar, descansar, despreocupar-se, desligar-se da competição, da áspera luta pela vida − isso é prazer.

Mas vivemos num mundo onde relaxar e desligar-se se tornou um problema. O prazer gratuito, espontâneo, está cada vez mais difícil. O que importa, o que vale, é o prazer que se compra e se exibe, o que não deixa de ser um aspecto da competição. Estamos submetidos a uma cultura atroz, que quer fazer-nos infelizes, ansiosos, neuróticos. As filhas precisam ser Xuxas, as namoradas precisam ser modelos que desfilam em Paris, os homens não podem assumir sua idade.

Não vivemos a ditadura do corpo, mas seu contrário: um massacre da indústria e do comércio. Querem que sintamos culpa quando nossa silhueta fica um pouco mais gorda, não porque querem que sejamos mais saudáveis − mas porque, se não ficarmos angustiados, não faremos mais regimes, não compraremos mais produtos dietéticos, nem produtos de beleza, nem roupas e mais roupas. Precisam da nossa impotência, da nossa insegurança, da nossa angústia.

O único valor coerente que essa cultura apresenta é o narcisismo.
LEITE, Paulo Moreira. O império da vaidade. Veja, 23 ago. 1995. p. 79.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

O autor pretende influenciar os leitores para que eles
A) Evitem todos os prazeres cuja obtenção depende de dinheiro.
B) Excluam de sua vida todas as atividades incentivadas pela mídia.
C) Fiquem mais em casa e voltem a fazer os programas de antigamente.
D) Sejam mais críticos em relação ao incentivo do consumo pela mídia


5. Leia o texto para responder à questão abaixo:
O namoro na adolescência
Um namoro, para acontecer de forma positiva, precisa de vários ingredientes: a começar pela família, que não seja muito rígida e atrasada nos seus valores, seja conversável, e, ao mesmo tempo, tenha limites muito claros de comportamento.

O adolescente precisa disto, para se sentir seguro. O outro aspecto tem a ver com o próprio adolescente e suas condições internas, que determinarão suas necessidades e a própria escolha. São fatores inconscientes, que fazem com que a Mariazinha se encante com o jeito tímido do João e não dê pelota para o herói da turma, o Mário. Aspectos situacionais, como a relação harmoniosa ou não entre os pais do adolescente, também influenciarão o seu namoro. Um relacionamento em que um dos parceiros vem de um lar em crise, é, de saída, dose de leão para o outro, que passa a ser utilizado como anteparo de todas as dores e frustrações.

Geralmente, esta carga é demais para o outro parceiro, que também enfrenta suas crises pelas próprias condições de adolescente. Entrar em contato com a outra pessoa, senti-la, ouvi-la, depender dela afetivamente e, ao mesmo tempo, não massacrá-la de exigências, e não ter medo de se entregar, é tarefa difícil em qualquer idade. Mas é assim que começa este aprendizado de relacionar-se afetivamente e que vai durar a vida toda.
SUPLICY, Marta. A condição da mulher. São Paulo:  Brasiliense, 1984

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Para um namoro acontecer de forma positiva, o adolescente precisa do apoio da família.
O argumento que defende essa ideia é
A) A família é o anteparo das frustrações.
B) A família tem uma relação harmoniosa.
C) O adolescente segue o exemplo da família.
D) O apoio da família dá segurança ao jovem.
Sóescola.com (questões com descritores)


Matemática_______________________

ATIVIDADE: Operações com números positivos e números negativos.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1) Efetue os cálculos:
a) ( + 16 ) + ( + 31 ) =
b) ( - 12 ) + ( + 20 ) =
c) ( + 26 ) + ( - 15 ) =
d) ( - 19 ) + ( + 11 ) =
e) ( - 36 ) + ( + 25 ) =
f) ( + 9 ) + ( - 28 ) =


2) Em certo jogo, cada participante retira cinco fichas de um monte e soma os valores indicados nas cartas, podendo esse valor ser positivo ou  negativo. Vence o participante que obtiver  a maior soma.
Observe as cartas retiradas por dois participantes e em uma partida.
CAROL:  +8, -6,  -12,  +15,  -3
TIAGO: -17,  +6,  +13,  +5,  -4

a) Qual o menor valor obtido entre as fichas retiradas por Carol?_________________

b) Qual o menor valor obtido entre as fichas retiradas por Tiago?_________________

c) Calcule a soma dos valores que cada participante obteve.
Carol______
Tiago______

d) Qual participante venceu a partida?
_________________


3) Qual par de números, entre os apresentados  abaixo, deve ser somado para que o resultado seja 12?
+25,   -8,   -12,   +19,   -5,    +21,   +17
Resposta__________


4) Para cada item, escreva o saldo bancário ao final das operações.

a) Saldo inicial de R$ 589,40, cheque debitado de R$ -385,69 e depósito de R$ 185,00. Resposta_____________________

b) Saldo inicial de R$ 276,25, cheque debitado de R$195,00 e saque de R$ 120,35. Resposta________________

c) Saldo inicial de R$ 897,09 saque de R$ 670,00 e cheque debitado de R$ 120,00. Resposta_______________


Terça-feira, dia 9_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: leia o texto e responda as questões




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Continente Americano
O Continente Americano é uma porção de terras banhadas pelo Oceano Atlântico a leste e pelo Oceano Pacífico a oeste. Trata-se de dois blocos continentais ao norte e ao sul unidos por um istmo (pequena faixa de terras situadas entre dois mares). Observe o mapa abaixo:


Com uma população de quase 1 bilhão de habitantes e uma área territorial de 42.549.00 km², a América é o segundo maior continente (atrás apenas da Ásia) e conta com 14,2% da população mundial. Ao todo, são 35 países independentes e 16 colônias.

Eventualmente, esse continente é chamado de “Novo Mundo”, mas isso não significa que ele seja mais novo realmente que os demais continentes, pois essa denominação foi criada após o descobrimento pelos europeus, tratando-se, portanto, de uma visão eurocêntrica da América.

Na verdade, sob o ponto de vista geológico, o continente americano é considerado antigo, pois o seu relevo demonstra evidências de que esteja há mais tempo exposto aos agentes externos de transformação (vento, água, chuvas, clima, entre outros).

Falando em relevo, a estrutura física da América apresenta duas grandes cadeias de montanhas, uma localizada ao Norte, chamada de Montanhas Rochosas, e outra localizada ao Sul, chamada de Cordilheira dos Andes, ambas localizadas na parte oeste do continente e originadas pelo contato entre placas tectônicas.

Na parte leste da América – tanto no Norte como no Sul – existem alguns planaltos. São eles: Planalto Guiano (norte da América do Sul), Planalto Central Brasileiro, Planalto da Patagônia (na Argentina), Escudos Canadenses e os Montes Apalaches (oeste dos Estados Unidos).

Em termos de localização, a América encontra-se em três hemisférios diferentes ao mesmo tempo: o Norte, o Sul e o Oeste, sendo cortado pela Linha do Equador, pelo Trópico de Câncer e pelo Trópico de Capricórnio, sendo o único continente a se situar em todas as zonas térmicas da Terra.

Esse continente possui vários tipos de divisões regionais, das quais podemos destacar duas. Uma divide-o em América do Norte, Central e do Sul, e a outra o divide em América Latina e Anglo-Saxônica.

A América do Norte possui apenas três países: Canadá, Estados Unidos e México.

A América do Sul possui doze países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

A América Central possui vinte países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.

As regionalizações do continente americano
Dessa forma, a América Latina engloba todos os países da América do Sul e Central em conjunto com o México, enquanto a América Anglo-Saxônica conta apenas com Estados Unidos e Canadá

No campo econômico, registram-se na América grandes índices de desigualdade. Os países que fazem parte da América do Norte são os únicos desenvolvidos do continente, apresentando a maior parte do Produto Interno Bruto deste. Além disso, alguns países como Brasil, México, Argentina e Uruguai são considerados nações emergentes. Os demais são classificados como subdesenvolvidos.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Com extensão territorial de 42 milhões de quilômetros quadrados, a América é o segundo maior continente. Essa grande porção territorial é subdividida em três grandes regiões, denominadas subcontinentes. Cite os três subcontinentes da América e indique três países de cada um deles.
___________________________
___________________________


2. Analise as afirmativas sobre os aspectos humanos da América e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.

A) A população continental é bastante miscigenada, com origens dos povos indígenas, negros africanos, asiáticos e europeus (principalmente: espanhóis, portugueses, ingleses, franceses, italianos e alemães).
B) Com 925,2 milhões de habitantes, o continente americano é o mais populoso do planeta.
C) Apesar de apresentar a maior quantidade de países, a América Central é o subcontinente americano menos habitado.
D) Entre os três subcontinentes da América, a América do Sul é o que possui o maior contingente populacional.
E) Estados Unidos e Canadá, ambos da América do Norte, apresentam os melhores indicadores sociais de todo o continente.


3. Relacione a coluna dos países com as respectivas capitais:
1 - Canadá
2 - Haiti
3 - Paraguai
4 - México
5 - Brasil
6 - Colômbia
7 - Cuba
8 - Argentina
9 - Estados Unidos
10 - Costa Rica
11 - Venezuela
12 - Jamaica

Caracas (  )
Assunção (  )
Havana (  )
São José (  )
Ottawa (  )
Brasília (  )
Kingston (  )
Cidade do México (  )
Bogotá (  )
Buenos Aires (  )
Porto Príncipe (  )
Washington (  )


4. A América apresenta características econômicas distintas conforme cada região. Destaque as principais atividades desenvolvidas em cada subcontinente e cite os blocos econômicos do continente americano.
___________________________
___________________________



História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. 
- É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: 

DESTA VEZ VOCÊS NÃO PRECISAM COPIAR, APENAS LEIAM E TIREM AS INFORMAÇÕES PARA RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.
ESSE TEXTO COMPLEMENTA O ASSUNTO TRATADO NA SEMANA ANTERIOR:


CONSEQUÊNCIAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
FONTE: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA
GUERRA FRIA
O mundo ficou dividido entre duas potências militares: Estados Unidos e União Soviética. Tal situação permitiu a criação da Guerra Fria, o conflito político ideológico entre ambas, marcando as relações internacionais até 1990.

Enquanto os países do Leste Europeu se tornaram “satélites” da União Soviética, os Estados Unidos criaram o Plano Marshall para reerguer a economia da Europa Ocidental, impedindo o crescimento de partidos de esquerda na região.

A Alemanha tornou-se uma nação dividida em duas: Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (comunista).

Os criminosos de guerra foram julgados pelo Tribunal de Nuremberg.

Foi fundada a Organização das Nações Unidas,cujo objetivo principal é manter a paz e provocar o desenvolvimento e a justiça entre os povos, meta esta nem sempre atingida.

O conflito ceifou milhares de vidas, desestruturou economias e deixou profundas marcas na humanidade que podem ser sentidas ainda nos dias de hoje.

A CRISE MUNDIAL DE 1929
O ano de 1929 foi um ano de crise mundial. O Brasil sofreu muito as consequências desta crise. Os Estados Unidos eram os maiores produtores de artigos industrializados do mundo, assim como os maiores compradores de café do Brasil.

No final dos anos vinte, a indústria norte-americana cresceu muito, produzindo muito mais do que poderia vender. Logo, os prejuízos foram maiores do que os lucros, gerando a falência da maioria das fábricas e o desemprego, quando ocorreu a famosa “quebra da Bolsa de Nova Iorque”. Se não vendiam, os norte- americanos não tinham lucro, logo, não podiam comprar. Com isso, deixaram de comprar o café brasileiro. Se a situação para os cafeicultores já estava ruim antes da crise de 1929, com ela, os cafeicultores tiveram muito prejuízo. O governo federal não tinha mais recursos para comprar dos cafeicultores o café excedente (de acordo com o Convênio de Taubaté), nem tinha onde estocar tanto café. Milhares de sacas de café eram queimadas pelo governo, enquanto os cafeicultores sofriam com a crise econômica.


COPIE AS QUESTÕES EM SEU CADERNO E RESPONDA:
Lembre-se: Todas as respostas estão no texto de apoio, você deve apenas exercitar o registro e compreensão de texto.
Todas as noites das 19h às 21h estou disponível para auxiliar e tirar dúvidas

1. Cite e explique três consequências da Segunda Guerra Mundial.

2. O que foi a Guerra Fria?

3. Explique a Crise Mundial de 1929.

4. Como a Crise Mundal de 1929 atingiu o Brasil?



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1:  alongamento sentado.


Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal


Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c



ATIVIDADE  TURMA  2: alimentação saudável na quarentena.

Qual o papel de uma alimentação saudável durante a pandemia do coronavirus?



     A escolha correta dos alimentos pode contribuir para a manutenção e recuperação da sua saúde
     A função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde.
     Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações do Coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade. Com isso, o cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação.    Uma vez que estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde. Assista o vídeo a seguir:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - 
https://www.youtube.com/watch?v=whKHTDFtvNo

Continuando a atividade sobre alimentação saudável elabore NO SEU CADERNO um cardápio para a refeição de um dia, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar que seja adequado a alimentação saudável e que possa ajudar na imunidade contra o COVID-19.


Quarta-feira, dia 10_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Leitura de textos e questões com descritores (continuação).
Descritor: Estabelecer relações entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Lembrete: tese é a ideia principal defendida pelo autor, e argumentos são as justificativas que sustentarão a tese



LEIA OS TEXTOS - atividade de leitura, não precisa copiar.

1. Leia o texto abaixo e responda.
EDUCAÇÃO DE HOJE ADIA O FIM DA ADOLESCÊNCIA
Há pouco tempo recebi uma mensagem que me provocou uma boa reflexão. O interessante é que não foi o conteúdo dela que fisgou minha atenção, e sim sua primeira linha, em que os remetentes se identificavam. Para ser clara, vou reproduzi-la: “Somos dois adolescentes, com 21 e 23 anos...”.
Minha primeira reação foi sorrir: agora, os jovens acreditam que a adolescência se estende até, pelo menos, aos 23 anos?! Mas, em seguida, eu me dei conta do mais importante dessa história: que a criança pode ser criança quando é tratada como tal, e o mesmo acontece com o adolescente. Os dois jovens adultos se veem como adolescentes, porque, de alguma maneira, contribuímos para tanto.
A adolescência tinha época certa para começar até um tempo atrás, ou seja, com a puberdade, época das grandes mudanças físicas. E terminar também: era quando o adolescente, finalmente, assumia total responsabilidade sobre sua vida e tornava-se adulto. Agora, as crianças já começam a se comportar e a se sentir como adolescentes muito tempo antes da puberdade se manifestar e, pelo jeito, continuam se comportando e vivendo assim por muito mais tempo. Qual é a parcela de responsabilidade dos adultos e educadores?
Fonte: Disponível em: http://www.santanna.g12.br/professores/ana_paula_port/atividade_reforco_lp_9anos.pdf. Acesso em: 30 maio 2012. Adaptado.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

A oração destacada no texto estabelece com a oração seguinte uma relação de
A) Adição. (soma informação à ideia)
B) Condição. (imposição necessária para a realização da ideia)
C) Oposição. (opõe-se à ideia)
D) Explicação. (explica a ideia)


2. Leia o texto abaixo.
Que mudanças no clima afetaram a humanidade?
Não é exagero dizer que a história da humanidade sempre esteve ligada às transformações climáticas. Sobretudo até o século 20, quando ainda não havia tecnologia suficiente para tornar mais toleráveis as variações bruscas ou prolongadas de tempo e temperatura. Essas alterações fizeram o homem descer das árvores, extinguiram civilizações, impulsionaram migrações e decidiram guerras. Para exemplificar o que foi dito, vale relembrar dois fatos históricos: em 2007, a concentração de poluentes no ar eleva a temperatura do planeta para os níveis mais altos dos últimos 150 mil anos; em junho de 1944, as forças aliadas precisaram esperar semanas pelo melhor clima para o desembarque na Normandia, decisivo na derrota Nazista; em 1812, o inverno rigorosíssimo aniquila as tropas de Napoleão Bonaparte que haviam invadido a Rússia; em 1788, a seca causa a quebra de safras e espalha a fome. O fato contribui, ainda que secundariamente, para a Revolução Francesa em 1789, como lenda.
Mundo estranho. Edição 65, julho 2007. p. 48.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Um dos argumentos que sustenta a ideia defendida nesse texto é:
A) Mudanças climáticas decidiram guerras.
B) Até o século XX a tecnologia controlava o clima.
C) Mudanças climáticas afetam apenas a Europa.
D) Migrações e climas são fenômenos independentes.


3. Leia o texto abaixo e responda.
Ai, que sono!
A cabeça fica pesada, os olhos não param abertos, os movimentos se tornam vagarosos... Aos poucos, você vai se desligando de tudo e quase nem ouve mais a TV nem as vozes das pessoas ao redor. Está na hora de ir para a cama!
Dormir é gostoso. Tanto que dá a maior preguiça acordar de manhã. Cair no sono também é importante para a saúde, porque ajuda a descansar e recarregar as energias.
Além disso, enquanto dormimos, muitas coisas acontecem em nosso corpo.
Os sentidos funcionam, mas o cérebro reage menos aos estímulos. Porém, se você tiver uma sensação na pele ou sentir um cheiro, isso pode influenciar seus sonhos.
As pálpebras se fecham para evitar a entrada de luz. Nós somos programados para descansar quando está escuro.
A respiração fica mais lenta. Com os órgãos funcionando devagar precisamos de menos oxigênio. Os ouvidos praticamente se desligam. Só ouvimos sons bem altos, como o do despertador
tocando.
O organismo libera maior quantidade de substâncias que estimulam o crescimento e renovam as células.
A temperatura do corpo cai e sentimos um pouquinho de frio.
Recreio. n. 468, p. 12.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Durante o sono, a respiração é mais lenta, porque
A) A temperatura do corpo diminui.
B) As pálpebras se fecham.
C) O corpo precisa de menos oxigênio.
D) Os ouvidos se desligam.


4. Leia o texto abaixo.
Uma nova geografia
As fronteiras entre os países sempre foram estabelecidas por guerras ou por tratados diplomáticos. Em tempos atuais, são definidas também pelo aquecimento global. Uma nova demarcação entre Itália e França deverá ser aprovada no Parlamento italiano no final deste mês. Com o derretimento das geleiras, verificou-se que “nem sempre a linha do cume coincide com a montanha que está por baixo”, afirmou o deputado Franco Narducci, autor do projeto de lei. Onde não há mais neve a divisão será o topo da rocha. [...]
Uma comissão de especialistas italianos e suíços verificou recentemente a diminuição das galerias em torno do monte Cervino, também chamado de Matterhorn no lado suíço. A linha exata formada pelas montanhas será estabelecida por imagens aéreas. O deputado Narducci irá propor a mesma negociação para França e Áustria, diz a CNN. [..]
Revista da Semana. Ed. 83. São Paulo: Abril, abr. 2009. p. 26.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

De acordo com esse texto, o aquecimento global redefine fronteiras entre países da Europa por causa
A) Da linha formada pelas montanhas.
B) Das ações dos políticos dos países.
C) Do derretimento das geleiras.
D) Dos tratados diplomáticos.


5. Leia o texto abaixo.
Português popular
O Brasil anda mesmo em alta no mundo, e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade.
Segundo a coluna do jornalista Anselmo Góis, no jornal O Globo, o Comitê Olímpico Internacional
(COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções “linguísticas”: a chance de aprender a língua russa – por causa dos Jogos de Inverno em Sogi, que serão realizados em 2014 – e o português – haja vista a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016 com sede no Rio de Janeiro. Resultado: apenas 5 pessoas, em meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo. Em contrapartida, os outros 200 preferiram estudar a língua falada no Brasil.
Nosso idioma vai muito bem, obrigado.
Língua Portuguesa, ano 4, n. 53, mar. 2010, p. 11.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Nesse texto, qual é o argumento utilizado pelo autor para sustentar sua tese?
A) “O Brasil anda mesmo em alta no mundo, e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade.”.
B) “...  o  Comitê  Olímpico  Internacional  (COI)  ofereceu  aos  seus  300  funcionários  duas  opções ‘linguísticas’:...”.
C) “... haja vista a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016 com sede no Rio de Janeiro.”.
D) “... apenas 5 pessoas, em meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo.”.
Sóescola.com (questões com descritores)


Matemática_______________________

ATIVIDADE: Operações com números positivos e números negativos.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1) Nas adições, determine o número correspondente a cada ____ (espaço)

a) ( -31 ) + 0 = ___

b) 0 + ___ = 28

c) ___ + ( +14 ) = + 14

d) ___ + ( - 14 ) = - 14

e) ( +7 ) + ( -5 ) + ( -7 ) = ___

f) ( +12 ) + ___ + (-12 ) = -8


2) O saldo bancário atual de Marcos é -R$123,50, ou seja, R$ 123,50 negativo. Quantos reais ele deve depositar para ficar com saldo zero? Resposta_____________


3) Em certa localidade , a temperatura às 3h era -4,8 °C e às 7h era  0°C. Quantos graus aumentou a temperatura das 3h às 7h? Resposta_________________


4) No futebol, o saldo de gols de uma equipe corresponde à diferença entre o número de gols marcados e o número de gols sofridos. Resposta_________________


5) Efetue os cálculos:

a) 2 x (-5) =
b) 4 x (-8) =
c) (-7) x 3 =
d) (-9) x 6 =
e) (-5) x (-4) =
f) (-6) x ( -7) =


Quinta-feira, dia 11____


Feriado de Corpus Christi - Leitura para conhecimento

Corpus Christi é uma data comemorativa que faz parte do calendário católico em homenagem ao sacramento da eucaristia. A comemoração foi instituída pela Igreja no século XIII.

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.


O que é comemorado em Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.


Os tapetes são uma tradição realizada durante o dia de Corpus Christi em muitas partes do Brasil. 

A comemoração de Corpus Christi faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas igrejas anglicanas. A data não é comemorada por cristãos ortodoxos nem pelos protestantes. No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui a partir da influência dos portugueses.

Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes. Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc.


Qual a origem histórica de Corpus Christi?

A origem da comemoração dessa data remonta ao século XIII, oficialmente em 1264, durante o pontificado de papa Urbano IV (papa da Igreja de 1261 a 1264). A criação de uma comemoração em homenagem ao sacramento da Eucaristia foi resultado da influência dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga que nasceu nas proximidades da cidade de Liège, em 1193.

Os relatos sobre Juliana de Mont Cornillon indicam que ela dizia ter, durante anos, visões e sonhos que traziam uma mensagem divina acerca da importância de se criar uma festa que comemorasse de maneira apropriada o sacramento da eucaristia. Esses relatos influenciaram inicialmente Roberto de Thourotte, bispo da diocese de Liège, que autorizou a realização de uma comemoração para 1247.

O bispo de Thourotte nunca chegou, de fato, a presenciar a comemoração ser realizada, pois acabou falecendo antes disso. No entanto, os relatos de Juliana impactaram outra pessoa em Liége: o arcediago Jacques Pantaleon. Esse arcediago nasceu em Troyes, na França, e em 1261 seria entronizado papa sob o nome de Urbano IV, que, conforme mencionamos, foi o responsável por oficializar a criação dessa celebração.

Além dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, outro acontecimento narrado sensibilizou o papa a criar Corpus Christi. Os relatos afirmam que, em 1264, um sacerdote da Boêmia chamado Pedro de Praga foi a Roma para se encontrar com Urbano IV. Durante seu retorno à Boêmia, Pedro de Praga deteve-se em Bolsena e lá realizou o sacramento da eucaristia. Durante o sacramento, conta-se que sangue começou a verter da hóstia consagrada.

Esse suposto milagre ficou conhecido como Milagre de Bolsena, e seu relato rapidamente se espalhou, alcançando o próprio papa, que, pouco tempo depois, oficializou a criação de Corpus Christi. Aos poucos, a festa difundiu-se por outras localidades da Europa. Corpus Christi teve sua importância ratificada durante o século XIV, e práticas comuns à festa foram criadas com o passar do tempo.

Corpus Christi foi criado no século XIII como forma de se comemorar o sacramento da eucaristia


Por Daniel Neves
Graduado em História
SILVA, Daniel Neves. "Corpus Christi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/corpus-christi.htm. Acesso em 01 de junho de 2020.


Sexta-feira, dia 12_____




PONTO FACULTATIVO MUNICIPAL




----------------



9o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!